[TÓPICO OFICIAL] METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

Metal Gear Solid zerado! Foram ai 67h de gameplay o/

Como um fã da série, não há pouco o que falar, sem contar que apreciei e muito todo o conteudo do jogo, por mais que ainda pretenda fazer novamente no futuro. Abaixo farei comentarios do jogo, o texto será GIGANTE e será colocado em spoiler apenas para não ocupar muito espaço na pagina porém, NÃO HÁ SPOILERS, se você zerou, se não zerou, pode ler a vontade, não haverá nenhuma revelação lá.

Metal Gear Solid não é apenas mais uma série de jogos, mas sim, uma das melhores, série que sempre aprendeu a evoluir juntamente com a tecnologia imposta, desde sempre houveram cutscenes bem trabalhadas como filmes, inclusive, foi uma grande referencia pra muita desenvolvedora sua forma de contar história, e que história...

Porém, este vem com mudanças, e mudanças drasticas, porém, evolução. Não temos nada "linear", por mais que MGS3 e 4 abriram um pouco os horizontes, ainda tínhamos uma maneira linear de passa-lo, algo que não acontece aqui, oferendo novas missões, side missions, a possibilidade de se fazer uma missão depois de ser surpreendido com uma 3 missões a frente do nada, além do já comentado muito aberto, mas vamos lá...

Começando pelo lado técnico, nada a reclamar. O visual é bom, não é nada "meu deus que gráfico maravilhoso" mas é muito bonito, talvez por ter sido lançado pra duas gerações e ter ficado competente na geração anterior isso venha a ser justificado. É bonito sim, mas com certeza não vai impressionar os que gostam de jogar de tudo e já viram muita coisa. A dublagem é padrão da série, excelente, a mudança do David Heyter, apesar de controversa, ficou excelente também a dublagem do Kiefer de 24h, combinou perfeitamente também. A movimentação, modelagem dos personagens, também são ótimas, é tudo realista demais, os movimentos dos personagens ingame, nas cutscenes, é tudo fluido e bem feito, quando tu pega um inimigo e o imobiliza, se tu virar a camera entende perfeitamente porque ele ta imobilizado, haja detalhes!

A história do jogo bem, ela mudou sua forma de ser contada. Temos menos cutscenes gigantescas, temos menos dialogos, é algo parecido com o "suporte" que nos oferenciam via rádio nos outros jogos, havia varios dialogos explicando coisas, missões, ambientes... Tanto que há toca fitas que falam MUITA coisa da história. Sim, há cutscenes, mas elas são "normais", são menores e geralmente estão presentes em momentos chaves. Logo, nada de 20 minutos sentado aproveitando uma cutscene genial,

As cutscenes são ótimas e realmente remetem a filmes da maior qualidade possível, elas aparecem até em grande quantidade, e algumas delas você até se posiciona melhor porque tu vai ver algo da maior qualidade em termos de enquadramento, dialogos, desenvolvimento de cena, tudo de filme, utilizando daquele padrão altissimo que a série sempre trouxe, porém, como já comentei, são menores. Há MUITO MAIS conteudo em fitas do que em cutscenes... Eu não fui muito com a cara disso, gostava mais do metodo antigo, mas isso não tira a qualidade do titulo. Se você se resumir apenas ao que é visto, você vai boiar pesado em varios temas, mesmo sendo um veterano da série.

Algo excepcional que adicionaram no jogo foram os "companheiros", que variam. Um cavalo é excelente para se mover, a Quiet é excelente pra infiltrações mais diretas, quando o jogador não ta nem ai e sai matando todo mundo, o Dog é recomendadissmo pra quem vai no stealth, cada um tem suas particularidades. Ou seja, gosta de stealth? O dog vai marcar todos os inimigos e aliados pra você, quer matar todo mundo? Quiet, quer se mover rápido? Cavalo, tem até material mais pesado que não quero comentar... O mais legal ainda é que há "Níveis" desses companheiros, no inicio é basico, depois novos comandos vão sendo adicionados quando sua afinidade vai subindo, cara, não tem como, é top, e top demais.

O unico porém relacionado a isso é que não sei ao certo o quanto eles ficam disponiveis, nem sempre fica muito claro para que aquilo serve, você vê o Dog por exemplo e, dependendo, ou você acha que é um animal normal e nem leva ele ou mesmo faz outra coisa com algum outro que inibe a possibilidade de recruta-lo, e nada disso é muito claro. Como eu sabia dos opcionais [alguns a história vai te levar pra eles e eles entrarão nas opções obrigatóriamente] não sei o quanto que influencia, mas quando fiz o que tinha que fazer, fiquei me perguntando se iria fazer algo se não soubesse ou ignoraria.

Como já comentei, este ultimo jogo trouxe bastante coisa nova pra série principal, como missões, missões paralelas, mandar soldados fazerem algumas, coletar itens... Algumas coisas vieram do jogo pra portatil, mas é a primeira vez que aparecem na série principal. As missões principais são rankeadas, então seu desempenho conta muito, as sides são mais despretenciosas, dando mais liberdade ao jogador não importando como ele faça. Há missões de resgate, eliminação, destruição, encontrar caras especificos, animais... É relativamente variado, excelente pra quem gosta de stealth.

Algo simples porém fantastico quanto as missões é que elas não são por pontos, elas existem desde o inicio. Por exemplo, você tem que encontrar e capturar uma carga de um comboio, mas você não sabe de onde, nem por onde e nem pra onde ele vai, então você consegue a informação do destino, ótimo, posteriormente, do ponto de saida e logo, você tem a rota do alvo, escolhe onde atacar e pronto, missão concluida. Mas se você der restart na missão e ir correndo pro ponto de partida, a carga estará lá prontinha pra ser extraida, com a segurança ainda sendo organizada... O que da pra falar disso? Excepcional. Geralmente essas coisas são por pontos, tu só ativa o ponto B ao ir no A primeiro, aqui não, a missão existe e vai acontecer, basta você descobrir quando... Sério, pode ser "simples" pra alguns, mas não acho.

Logo, elas são variadas e bem abertas, dando varios formas do jogador conclui-las, dependendo da sua perspicácia com as informações lhe passadas ou mesmo por sorte. Por exemplo, numa determinada missão, não tinha uma ferramenta e tentei passar "no braço" mesmo, fiquei mais de 1h nela e não dei conta de cumprir, então, fui lá e obtive essa ferramenta. Em quanto tempo em terminei a missão? 4 minutos! Apenas porque tinha a informação total da missão e fui direto faze-la além de claro, estar com o material necessario. Adeus linearidade, de fato.

A IA do jogo é o padrão da série, sempre excelente e surpreendente. Eles são muito espertos e reagem de diversas formas diferentes a qualquer coisa na qual você os expoe. Ao suspeitarem de algo, dependendo eles vão verificar, dependendo chamam alguém pra ir com eles, são sensíveis a ruídos não só de passos, é sem duvidas uma das melhores IA's que já vi. Tu quebra uma camera e eles vão checar porque a camera ta quebrada e podem ficar em alerta se ver que alguém atirou nela, sem contar que eles se organizam bem quando te detectam afim de te matar.

O modo stealth é uma evolução de MGS4, ele é completamente fluido e há varias opções de se fazer a mesma coisa, interrogar inimigos, descobrindo suas posições ou mesmo informações valiosas sobre a missão é excelente, dando um aspecto mais realista ao jogo. Interromper comunicações, desligar geradores ou queima-los com agua, sério, é daora ver os caras desesperados relatando baixas mas com o rádio quebrado, eles levam um "se vira ai rapaz" dos caras. Alguns elementos dos jogos anteriores permaneceu, como a caixa classica, mas bater na parede pra chamar atenção ou mesmo coisas icônicas que te faziam rir como Playboys também foram removidas, por mais que dê pra colocar uma mulher nas caixas, enfim.

Sair no modo rambo também funciona, fiz isso algumas vezes mas sempre opto por não faze-lo. Antigamente na serie, você seria alvejado facilmente se fosse detectado com vários inimigos na area, agora esta bem simples e você consegue improvisar, logo, isso reflete na dificuldade. Não que o jogo seja fácil, há muitos inimigos que tu toma hit kill sem nem ver, mas o auto recovery sempre facilita mais as coisas.

O jogo evoluiu algo que apareceu no Peace Walker, que era o gerenciamento de uma base, onde você recrutava pessoas para obter diversas vantagens taticas. Em TPP, esse aspecto foi muito melhorado, trazendo tudo num nível superior. Recrutar agentes pelo Fulton, por missões, coletando prisioneiros, cara, é muito bem feito e vai fazer você gastar umas boas horas. Varios equipamentos vão exigindo níveis especificos em cada area para serem desenvolvidos, então, é importantíssimo você gastar um tempo nisso.

Logo, além de expandir recursos humanos, será necessário expandir a propria base, criando novas plataformas até um certo limite, em algum determinado momento, o jogador precisará dispensar alguns voluntários, já que no inicio o raking deles é baixo mas você os captura mesmo assim, isso claro, dependendo do seu gameplay. Apesar de bem construida e realista, a mesma tem uma péssima navegação, é chatinho fazer as poucas coisas que você precisa fazer lá. Verificar algum prisioneiro? Verificar status de alguma coisa? Procurar alguém? Não é identificado com precisão no mapa, é o ponto negativo da base.

Com a expansão, vão sendo criadas pontes para ligar as plataformas, mesmo havendo carros e tudo mais, eu não gostei dessa navegação. Você pode optar também por subir num helicóptero e parar no heliponto da area onde você quer ir, mas mesmo assim, nada muita o fato de ser um pouco demorado e você ter que achar a galera mesmo assim. É tudo por area, algo que você quer pode ou não aparecer no mapa, tem coisa que eu encontrei na pura sorte pois não havia nada por lá, enfim... Nada muito sério, felizmente tu fica pouco tempo por lá.

A base inclusive é fundamental pro jogo, pois além de ter muitos eventos da história, nela esta todo seu poder de fogo. Logo, quanto mais gente, quanto mais niveis eles tiverem, mais armas você terá e mais opções no campo de batalha tu vai ter. No inicio você pode ter uma pistola tranquilizante mas futuramente, pode ter um rifle com tranquilizantes pra pegar inimigos nas torres de forma seca e simples, sem contar a pistola de agua que pode não parecer mais quebra um GRANDE galho em infiltrações, bom, como eu comentei, gerenciar a base e refazer umas missões pra capturar uns negos A++ ou S++ é sempre bom, por mais que você precise upar o óculos pra identifica-los.

É o melhor da série? Sem duvidas... E com duvidas! Metal Gear sempre foi um jogo acima da média, BEM acima em varios setores, qualquer um dos games presentes não partem do "jogo bom", parte do "meu deus esse jogo é espetacular", pronto, é dai que eles partem, do quão espetacular eles serão, e dai tudo depende do que você vai gostar mais, e isso dependerá do seu estilo, do que te agrada mais. Um cara que gosta de uma linguagem cyber pode gostar mais do 2, uma coisa mais retro em ambientes naturais? MGS3, um clima mais urbano com guerras cívis? MGS4. Infiltrações e ciencia? Talvez MGS1, ao meu ver, é completamente dependente do jogador. A história de cada também é um grande fator, alguma irá lhe trazer mais afinidade, e isso é completamente relativo.

Logo, eu mesmo não sei onde colocar Metal Gear Solid V ai, sem duvidas é o game mais completo e maior de toda a saga [mas com toda certeza], a presença de um mundo aberto cheio de missões, com uma ambientação perfeita, dando ao jogador o poder de gerenciar uma base com um oceano de recursos pra gerenciar armas e acessórios é sem duvidas uma experiencia incrível, confirmando o jogo nos "pilares" do GOTY, onde The Witcher 3 reinava sozinho até aqui, não mais.

Resumindo, MGSV conta a sua história de uma maneira diferente, porém, com aquela pegada de sempre. A série evoluiu e deixou muitos conceitos de lado e isso pode incomodar alguns jogadores mais desinformados, já que agora o jogo é de mundo aberto e geralmente jogos assim costumam não trazer uma narrativa tão profunda quanto a poderosa história e narrativa de MGS3, mas em contra partida trouxe uma imensidão de novidades nunca vista antes em jogos deste estilo.

Talvez este seja o grande "finale" pra série, já que foi uma excelente despedida para o Kojima. É um game com poucos defeitos e muitas qualidades e também, varias mudanças, mas certamente vai agradar os fãs e os não fãs. Espero que a série não continue mais sem seu criador, porque duvido e MUITO da qualidade do que vem por ai sem a mente do mesmo.
 
jogo extremente bem otimizado...tanto q o topico de performance ta as moscas. prova q quase ninguem ta reclamndo de baixo rendimento...parabens Kojima , seu lindo
 
As missões Paralelas de tiro espalhadas pela mother base são obrigatórias para progresso do jogo ou até mesmo outras paralelas?

Que baguio chato meu deus vlw !!!

No vídeo abaixo é mostrado a localização de todos os alvos. Ele contém um pequeno spoiler pois o cara joga com um personagem diferente de Snake, mas para quem estiver travado nessas missões (como eu tava, na plataforma de comando e na parte de P&D, essa a PIOR DE TODAS) é a melhor assistir e ver como que passa :joia:



Metal Gear Solid zerado! Foram ai 67h de gameplay o/

Como um fã da série, não há pouco o que falar, sem contar que apreciei e muito todo o conteudo do jogo, por mais que ainda pretenda fazer novamente no futuro. Abaixo farei comentarios do jogo, o texto será GIGANTE e será colocado em spoiler apenas para não ocupar muito espaço na pagina porém, NÃO HÁ SPOILERS, se você zerou, se não zerou, pode ler a vontade, não haverá nenhuma revelação lá.

Metal Gear Solid não é apenas mais uma série de jogos, mas sim, uma das melhores, série que sempre aprendeu a evoluir juntamente com a tecnologia imposta, desde sempre houveram cutscenes bem trabalhadas como filmes, inclusive, foi uma grande referencia pra muita desenvolvedora sua forma de contar história, e que história...

Porém, este vem com mudanças, e mudanças drasticas, porém, evolução. Não temos nada "linear", por mais que MGS3 e 4 abriram um pouco os horizontes, ainda tínhamos uma maneira linear de passa-lo, algo que não acontece aqui, oferendo novas missões, side missions, a possibilidade de se fazer uma missão depois de ser surpreendido com uma 3 missões a frente do nada, além do já comentado muito aberto, mas vamos lá...

Começando pelo lado técnico, nada a reclamar. O visual é bom, não é nada "meu deus que gráfico maravilhoso" mas é muito bonito, talvez por ter sido lançado pra duas gerações e ter ficado competente na geração anterior isso venha a ser justificado. É bonito sim, mas com certeza não vai impressionar os que gostam de jogar de tudo e já viram muita coisa. A dublagem é padrão da série, excelente, a mudança do David Heyter, apesar de controversa, ficou excelente também a dublagem do Kiefer de 24h, combinou perfeitamente também. A movimentação, modelagem dos personagens, também são ótimas, é tudo realista demais, os movimentos dos personagens ingame, nas cutscenes, é tudo fluido e bem feito, quando tu pega um inimigo e o imobiliza, se tu virar a camera entende perfeitamente porque ele ta imobilizado, haja detalhes!

A história do jogo bem, ela mudou sua forma de ser contada. Temos menos cutscenes gigantescas, temos menos dialogos, é algo parecido com o "suporte" que nos oferenciam via rádio nos outros jogos, havia varios dialogos explicando coisas, missões, ambientes... Tanto que há toca fitas que falam MUITA coisa da história. Sim, há cutscenes, mas elas são "normais", são menores e geralmente estão presentes em momentos chaves. Logo, nada de 20 minutos sentado aproveitando uma cutscene genial,

As cutscenes são ótimas e realmente remetem a filmes da maior qualidade possível, elas aparecem até em grande quantidade, e algumas delas você até se posiciona melhor porque tu vai ver algo da maior qualidade em termos de enquadramento, dialogos, desenvolvimento de cena, tudo de filme, utilizando daquele padrão altissimo que a série sempre trouxe, porém, como já comentei, são menores. Há MUITO MAIS conteudo em fitas do que em cutscenes... Eu não fui muito com a cara disso, gostava mais do metodo antigo, mas isso não tira a qualidade do titulo. Se você se resumir apenas ao que é visto, você vai boiar pesado em varios temas, mesmo sendo um veterano da série.

Algo excepcional que adicionaram no jogo foram os "companheiros", que variam. Um cavalo é excelente para se mover, a Quiet é excelente pra infiltrações mais diretas, quando o jogador não ta nem ai e sai matando todo mundo, o Dog é recomendadissmo pra quem vai no stealth, cada um tem suas particularidades. Ou seja, gosta de stealth? O dog vai marcar todos os inimigos e aliados pra você, quer matar todo mundo? Quiet, quer se mover rápido? Cavalo, tem até material mais pesado que não quero comentar... O mais legal ainda é que há "Níveis" desses companheiros, no inicio é basico, depois novos comandos vão sendo adicionados quando sua afinidade vai subindo, cara, não tem como, é top, e top demais.

O unico porém relacionado a isso é que não sei ao certo o quanto eles ficam disponiveis, nem sempre fica muito claro para que aquilo serve, você vê o Dog por exemplo e, dependendo, ou você acha que é um animal normal e nem leva ele ou mesmo faz outra coisa com algum outro que inibe a possibilidade de recruta-lo, e nada disso é muito claro. Como eu sabia dos opcionais [alguns a história vai te levar pra eles e eles entrarão nas opções obrigatóriamente] não sei o quanto que influencia, mas quando fiz o que tinha que fazer, fiquei me perguntando se iria fazer algo se não soubesse ou ignoraria.

Como já comentei, este ultimo jogo trouxe bastante coisa nova pra série principal, como missões, missões paralelas, mandar soldados fazerem algumas, coletar itens... Algumas coisas vieram do jogo pra portatil, mas é a primeira vez que aparecem na série principal. As missões principais são rankeadas, então seu desempenho conta muito, as sides são mais despretenciosas, dando mais liberdade ao jogador não importando como ele faça. Há missões de resgate, eliminação, destruição, encontrar caras especificos, animais... É relativamente variado, excelente pra quem gosta de stealth.

Algo simples porém fantastico quanto as missões é que elas não são por pontos, elas existem desde o inicio. Por exemplo, você tem que encontrar e capturar uma carga de um comboio, mas você não sabe de onde, nem por onde e nem pra onde ele vai, então você consegue a informação do destino, ótimo, posteriormente, do ponto de saida e logo, você tem a rota do alvo, escolhe onde atacar e pronto, missão concluida. Mas se você der restart na missão e ir correndo pro ponto de partida, a carga estará lá prontinha pra ser extraida, com a segurança ainda sendo organizada... O que da pra falar disso? Excepcional. Geralmente essas coisas são por pontos, tu só ativa o ponto B ao ir no A primeiro, aqui não, a missão existe e vai acontecer, basta você descobrir quando... Sério, pode ser "simples" pra alguns, mas não acho.

Logo, elas são variadas e bem abertas, dando varios formas do jogador conclui-las, dependendo da sua perspicácia com as informações lhe passadas ou mesmo por sorte. Por exemplo, numa determinada missão, não tinha uma ferramenta e tentei passar "no braço" mesmo, fiquei mais de 1h nela e não dei conta de cumprir, então, fui lá e obtive essa ferramenta. Em quanto tempo em terminei a missão? 4 minutos! Apenas porque tinha a informação total da missão e fui direto faze-la além de claro, estar com o material necessario. Adeus linearidade, de fato.

A IA do jogo é o padrão da série, sempre excelente e surpreendente. Eles são muito espertos e reagem de diversas formas diferentes a qualquer coisa na qual você os expoe. Ao suspeitarem de algo, dependendo eles vão verificar, dependendo chamam alguém pra ir com eles, são sensíveis a ruídos não só de passos, é sem duvidas uma das melhores IA's que já vi. Tu quebra uma camera e eles vão checar porque a camera ta quebrada e podem ficar em alerta se ver que alguém atirou nela, sem contar que eles se organizam bem quando te detectam afim de te matar.

O modo stealth é uma evolução de MGS4, ele é completamente fluido e há varias opções de se fazer a mesma coisa, interrogar inimigos, descobrindo suas posições ou mesmo informações valiosas sobre a missão é excelente, dando um aspecto mais realista ao jogo. Interromper comunicações, desligar geradores ou queima-los com agua, sério, é daora ver os caras desesperados relatando baixas mas com o rádio quebrado, eles levam um "se vira ai rapaz" dos caras. Alguns elementos dos jogos anteriores permaneceu, como a caixa classica, mas bater na parede pra chamar atenção ou mesmo coisas icônicas que te faziam rir como Playboys também foram removidas, por mais que dê pra colocar uma mulher nas caixas, enfim.

Sair no modo rambo também funciona, fiz isso algumas vezes mas sempre opto por não faze-lo. Antigamente na serie, você seria alvejado facilmente se fosse detectado com vários inimigos na area, agora esta bem simples e você consegue improvisar, logo, isso reflete na dificuldade. Não que o jogo seja fácil, há muitos inimigos que tu toma hit kill sem nem ver, mas o auto recovery sempre facilita mais as coisas.

O jogo evoluiu algo que apareceu no Peace Walker, que era o gerenciamento de uma base, onde você recrutava pessoas para obter diversas vantagens taticas. Em TPP, esse aspecto foi muito melhorado, trazendo tudo num nível superior. Recrutar agentes pelo Fulton, por missões, coletando prisioneiros, cara, é muito bem feito e vai fazer você gastar umas boas horas. Varios equipamentos vão exigindo níveis especificos em cada area para serem desenvolvidos, então, é importantíssimo você gastar um tempo nisso.

Logo, além de expandir recursos humanos, será necessário expandir a propria base, criando novas plataformas até um certo limite, em algum determinado momento, o jogador precisará dispensar alguns voluntários, já que no inicio o raking deles é baixo mas você os captura mesmo assim, isso claro, dependendo do seu gameplay. Apesar de bem construida e realista, a mesma tem uma péssima navegação, é chatinho fazer as poucas coisas que você precisa fazer lá. Verificar algum prisioneiro? Verificar status de alguma coisa? Procurar alguém? Não é identificado com precisão no mapa, é o ponto negativo da base.

Com a expansão, vão sendo criadas pontes para ligar as plataformas, mesmo havendo carros e tudo mais, eu não gostei dessa navegação. Você pode optar também por subir num helicóptero e parar no heliponto da area onde você quer ir, mas mesmo assim, nada muita o fato de ser um pouco demorado e você ter que achar a galera mesmo assim. É tudo por area, algo que você quer pode ou não aparecer no mapa, tem coisa que eu encontrei na pura sorte pois não havia nada por lá, enfim... Nada muito sério, felizmente tu fica pouco tempo por lá.

A base inclusive é fundamental pro jogo, pois além de ter muitos eventos da história, nela esta todo seu poder de fogo. Logo, quanto mais gente, quanto mais niveis eles tiverem, mais armas você terá e mais opções no campo de batalha tu vai ter. No inicio você pode ter uma pistola tranquilizante mas futuramente, pode ter um rifle com tranquilizantes pra pegar inimigos nas torres de forma seca e simples, sem contar a pistola de agua que pode não parecer mais quebra um GRANDE galho em infiltrações, bom, como eu comentei, gerenciar a base e refazer umas missões pra capturar uns negos A++ ou S++ é sempre bom, por mais que você precise upar o óculos pra identifica-los.

É o melhor da série? Sem duvidas... E com duvidas! Metal Gear sempre foi um jogo acima da média, BEM acima em varios setores, qualquer um dos games presentes não partem do "jogo bom", parte do "meu deus esse jogo é espetacular", pronto, é dai que eles partem, do quão espetacular eles serão, e dai tudo depende do que você vai gostar mais, e isso dependerá do seu estilo, do que te agrada mais. Um cara que gosta de uma linguagem cyber pode gostar mais do 2, uma coisa mais retro em ambientes naturais? MGS3, um clima mais urbano com guerras cívis? MGS4. Infiltrações e ciencia? Talvez MGS1, ao meu ver, é completamente dependente do jogador. A história de cada também é um grande fator, alguma irá lhe trazer mais afinidade, e isso é completamente relativo.

Logo, eu mesmo não sei onde colocar Metal Gear Solid V ai, sem duvidas é o game mais completo e maior de toda a saga [mas com toda certeza], a presença de um mundo aberto cheio de missões, com uma ambientação perfeita, dando ao jogador o poder de gerenciar uma base com um oceano de recursos pra gerenciar armas e acessórios é sem duvidas uma experiencia incrível, confirmando o jogo nos "pilares" do GOTY, onde The Witcher 3 reinava sozinho até aqui, não mais.

Resumindo, MGSV conta a sua história de uma maneira diferente, porém, com aquela pegada de sempre. A série evoluiu e deixou muitos conceitos de lado e isso pode incomodar alguns jogadores mais desinformados, já que agora o jogo é de mundo aberto e geralmente jogos assim costumam não trazer uma narrativa tão profunda quanto a poderosa história e narrativa de MGS3, mas em contra partida trouxe uma imensidão de novidades nunca vista antes em jogos deste estilo.

Talvez este seja o grande "finale" pra série, já que foi uma excelente despedida para o Kojima. É um game com poucos defeitos e muitas qualidades e também, varias mudanças, mas certamente vai agradar os fãs e os não fãs. Espero que a série não continue mais sem seu criador, porque duvido e MUITO da qualidade do que vem por ai sem a mente do mesmo.

TL|DR :haha:

Fora do spoiler eu li, mas dentro, sem chance pois vou abdicar de tempo de gameplay pra ler aquela muro enorme :bwahaha:

De todo jeito, 67h foram no Steam ou no contador do jogo? No contador do Steam, estou com 100h, mas no jogo devo ter ao menos 10-15h a menos. Conseguiu pelo menos completar toda a base? Porque eu tenho quase certeza que você não pesquisou nem metade dos itens que se encontram disponíveis hehe :haha:

Estou com 33% de progresso, fiz todas as missões secundárias disponíveis até então e fiz até a missão 19, faltando só a 18 pra liberar mais coisas. Tô gastando muito tempo fazendo loot pra poder evoluir logo a minha base (combustível, hello?? :damn:) e ter recursos rápidos para a pesquisa de novos itens; sempre uso essa tática nos jogos de mundo aberto, focando na história principal apenas quando for necessário (e quando estiver mais forte, com habilidades/itens melhores). Pra você ter ideia, nesse ponto do jogo, eu tô com meus buddies com afinidade máxima (e tenho todas as snipers da Quiet, exceto uma mais forte), tô com minha base quase completada, faltando apenas as últimas plataformas da unidade de combate, inteligência e médica; também já tenho granada imobilizante, tranquilizante, mina eletromagnética, mina tranquilizante, quase todos os upgrades do braço biônico do Boss (exceto o braço foguete explosivo e uma atualização pro braço foguete comum), e já uso sniper tranquilizante silenciada (que ajuda muito, mas que ainda pode te deixar na mão se o tiro não for certeiro) e uma 12 imobilizadora silenciada, que montei com partes de outras armas que liberei :coolface: Dá até aflição quando você faz diversas missões secundárias, espera um bom tempo para pesquisa dos itens e da plataforma ficarem prontas (e bota tempo nisso...), e o jogo nem 1% avança! :bua:

Vou ver se foco mais hoje nas missões principais, pois quero liberar logo aquela roupa do cachorro que faz com que ele nocauteie o inimigo ao invés de matar com a faquinha.

Falouws :cool:
 
Metal Gear Solid zerado! Foram ai 67h de gameplay o/

Como um fã da série, não há pouco o que falar, sem contar que apreciei e muito todo o conteudo do jogo, por mais que ainda pretenda fazer novamente no futuro. Abaixo farei comentarios do jogo, o texto será GIGANTE e será colocado em spoiler apenas para não ocupar muito espaço na pagina porém, NÃO HÁ SPOILERS, se você zerou, se não zerou, pode ler a vontade, não haverá nenhuma revelação lá.

Metal Gear Solid não é apenas mais uma série de jogos, mas sim, uma das melhores, série que sempre aprendeu a evoluir juntamente com a tecnologia imposta, desde sempre houveram cutscenes bem trabalhadas como filmes, inclusive, foi uma grande referencia pra muita desenvolvedora sua forma de contar história, e que história...

Porém, este vem com mudanças, e mudanças drasticas, porém, evolução. Não temos nada "linear", por mais que MGS3 e 4 abriram um pouco os horizontes, ainda tínhamos uma maneira linear de passa-lo, algo que não acontece aqui, oferendo novas missões, side missions, a possibilidade de se fazer uma missão depois de ser surpreendido com uma 3 missões a frente do nada, além do já comentado muito aberto, mas vamos lá...

Começando pelo lado técnico, nada a reclamar. O visual é bom, não é nada "meu deus que gráfico maravilhoso" mas é muito bonito, talvez por ter sido lançado pra duas gerações e ter ficado competente na geração anterior isso venha a ser justificado. É bonito sim, mas com certeza não vai impressionar os que gostam de jogar de tudo e já viram muita coisa. A dublagem é padrão da série, excelente, a mudança do David Heyter, apesar de controversa, ficou excelente também a dublagem do Kiefer de 24h, combinou perfeitamente também. A movimentação, modelagem dos personagens, também são ótimas, é tudo realista demais, os movimentos dos personagens ingame, nas cutscenes, é tudo fluido e bem feito, quando tu pega um inimigo e o imobiliza, se tu virar a camera entende perfeitamente porque ele ta imobilizado, haja detalhes!

A história do jogo bem, ela mudou sua forma de ser contada. Temos menos cutscenes gigantescas, temos menos dialogos, é algo parecido com o "suporte" que nos oferenciam via rádio nos outros jogos, havia varios dialogos explicando coisas, missões, ambientes... Tanto que há toca fitas que falam MUITA coisa da história. Sim, há cutscenes, mas elas são "normais", são menores e geralmente estão presentes em momentos chaves. Logo, nada de 20 minutos sentado aproveitando uma cutscene genial,

As cutscenes são ótimas e realmente remetem a filmes da maior qualidade possível, elas aparecem até em grande quantidade, e algumas delas você até se posiciona melhor porque tu vai ver algo da maior qualidade em termos de enquadramento, dialogos, desenvolvimento de cena, tudo de filme, utilizando daquele padrão altissimo que a série sempre trouxe, porém, como já comentei, são menores. Há MUITO MAIS conteudo em fitas do que em cutscenes... Eu não fui muito com a cara disso, gostava mais do metodo antigo, mas isso não tira a qualidade do titulo. Se você se resumir apenas ao que é visto, você vai boiar pesado em varios temas, mesmo sendo um veterano da série.

Algo excepcional que adicionaram no jogo foram os "companheiros", que variam. Um cavalo é excelente para se mover, a Quiet é excelente pra infiltrações mais diretas, quando o jogador não ta nem ai e sai matando todo mundo, o Dog é recomendadissmo pra quem vai no stealth, cada um tem suas particularidades. Ou seja, gosta de stealth? O dog vai marcar todos os inimigos e aliados pra você, quer matar todo mundo? Quiet, quer se mover rápido? Cavalo, tem até material mais pesado que não quero comentar... O mais legal ainda é que há "Níveis" desses companheiros, no inicio é basico, depois novos comandos vão sendo adicionados quando sua afinidade vai subindo, cara, não tem como, é top, e top demais.

O unico porém relacionado a isso é que não sei ao certo o quanto eles ficam disponiveis, nem sempre fica muito claro para que aquilo serve, você vê o Dog por exemplo e, dependendo, ou você acha que é um animal normal e nem leva ele ou mesmo faz outra coisa com algum outro que inibe a possibilidade de recruta-lo, e nada disso é muito claro. Como eu sabia dos opcionais [alguns a história vai te levar pra eles e eles entrarão nas opções obrigatóriamente] não sei o quanto que influencia, mas quando fiz o que tinha que fazer, fiquei me perguntando se iria fazer algo se não soubesse ou ignoraria.

Como já comentei, este ultimo jogo trouxe bastante coisa nova pra série principal, como missões, missões paralelas, mandar soldados fazerem algumas, coletar itens... Algumas coisas vieram do jogo pra portatil, mas é a primeira vez que aparecem na série principal. As missões principais são rankeadas, então seu desempenho conta muito, as sides são mais despretenciosas, dando mais liberdade ao jogador não importando como ele faça. Há missões de resgate, eliminação, destruição, encontrar caras especificos, animais... É relativamente variado, excelente pra quem gosta de stealth.

Algo simples porém fantastico quanto as missões é que elas não são por pontos, elas existem desde o inicio. Por exemplo, você tem que encontrar e capturar uma carga de um comboio, mas você não sabe de onde, nem por onde e nem pra onde ele vai, então você consegue a informação do destino, ótimo, posteriormente, do ponto de saida e logo, você tem a rota do alvo, escolhe onde atacar e pronto, missão concluida. Mas se você der restart na missão e ir correndo pro ponto de partida, a carga estará lá prontinha pra ser extraida, com a segurança ainda sendo organizada... O que da pra falar disso? Excepcional. Geralmente essas coisas são por pontos, tu só ativa o ponto B ao ir no A primeiro, aqui não, a missão existe e vai acontecer, basta você descobrir quando... Sério, pode ser "simples" pra alguns, mas não acho.

Logo, elas são variadas e bem abertas, dando varios formas do jogador conclui-las, dependendo da sua perspicácia com as informações lhe passadas ou mesmo por sorte. Por exemplo, numa determinada missão, não tinha uma ferramenta e tentei passar "no braço" mesmo, fiquei mais de 1h nela e não dei conta de cumprir, então, fui lá e obtive essa ferramenta. Em quanto tempo em terminei a missão? 4 minutos! Apenas porque tinha a informação total da missão e fui direto faze-la além de claro, estar com o material necessario. Adeus linearidade, de fato.

A IA do jogo é o padrão da série, sempre excelente e surpreendente. Eles são muito espertos e reagem de diversas formas diferentes a qualquer coisa na qual você os expoe. Ao suspeitarem de algo, dependendo eles vão verificar, dependendo chamam alguém pra ir com eles, são sensíveis a ruídos não só de passos, é sem duvidas uma das melhores IA's que já vi. Tu quebra uma camera e eles vão checar porque a camera ta quebrada e podem ficar em alerta se ver que alguém atirou nela, sem contar que eles se organizam bem quando te detectam afim de te matar.

O modo stealth é uma evolução de MGS4, ele é completamente fluido e há varias opções de se fazer a mesma coisa, interrogar inimigos, descobrindo suas posições ou mesmo informações valiosas sobre a missão é excelente, dando um aspecto mais realista ao jogo. Interromper comunicações, desligar geradores ou queima-los com agua, sério, é daora ver os caras desesperados relatando baixas mas com o rádio quebrado, eles levam um "se vira ai rapaz" dos caras. Alguns elementos dos jogos anteriores permaneceu, como a caixa classica, mas bater na parede pra chamar atenção ou mesmo coisas icônicas que te faziam rir como Playboys também foram removidas, por mais que dê pra colocar uma mulher nas caixas, enfim.

Sair no modo rambo também funciona, fiz isso algumas vezes mas sempre opto por não faze-lo. Antigamente na serie, você seria alvejado facilmente se fosse detectado com vários inimigos na area, agora esta bem simples e você consegue improvisar, logo, isso reflete na dificuldade. Não que o jogo seja fácil, há muitos inimigos que tu toma hit kill sem nem ver, mas o auto recovery sempre facilita mais as coisas.

O jogo evoluiu algo que apareceu no Peace Walker, que era o gerenciamento de uma base, onde você recrutava pessoas para obter diversas vantagens taticas. Em TPP, esse aspecto foi muito melhorado, trazendo tudo num nível superior. Recrutar agentes pelo Fulton, por missões, coletando prisioneiros, cara, é muito bem feito e vai fazer você gastar umas boas horas. Varios equipamentos vão exigindo níveis especificos em cada area para serem desenvolvidos, então, é importantíssimo você gastar um tempo nisso.

Logo, além de expandir recursos humanos, será necessário expandir a propria base, criando novas plataformas até um certo limite, em algum determinado momento, o jogador precisará dispensar alguns voluntários, já que no inicio o raking deles é baixo mas você os captura mesmo assim, isso claro, dependendo do seu gameplay. Apesar de bem construida e realista, a mesma tem uma péssima navegação, é chatinho fazer as poucas coisas que você precisa fazer lá. Verificar algum prisioneiro? Verificar status de alguma coisa? Procurar alguém? Não é identificado com precisão no mapa, é o ponto negativo da base.

Com a expansão, vão sendo criadas pontes para ligar as plataformas, mesmo havendo carros e tudo mais, eu não gostei dessa navegação. Você pode optar também por subir num helicóptero e parar no heliponto da area onde você quer ir, mas mesmo assim, nada muita o fato de ser um pouco demorado e você ter que achar a galera mesmo assim. É tudo por area, algo que você quer pode ou não aparecer no mapa, tem coisa que eu encontrei na pura sorte pois não havia nada por lá, enfim... Nada muito sério, felizmente tu fica pouco tempo por lá.

A base inclusive é fundamental pro jogo, pois além de ter muitos eventos da história, nela esta todo seu poder de fogo. Logo, quanto mais gente, quanto mais niveis eles tiverem, mais armas você terá e mais opções no campo de batalha tu vai ter. No inicio você pode ter uma pistola tranquilizante mas futuramente, pode ter um rifle com tranquilizantes pra pegar inimigos nas torres de forma seca e simples, sem contar a pistola de agua que pode não parecer mais quebra um GRANDE galho em infiltrações, bom, como eu comentei, gerenciar a base e refazer umas missões pra capturar uns negos A++ ou S++ é sempre bom, por mais que você precise upar o óculos pra identifica-los.

É o melhor da série? Sem duvidas... E com duvidas! Metal Gear sempre foi um jogo acima da média, BEM acima em varios setores, qualquer um dos games presentes não partem do "jogo bom", parte do "meu deus esse jogo é espetacular", pronto, é dai que eles partem, do quão espetacular eles serão, e dai tudo depende do que você vai gostar mais, e isso dependerá do seu estilo, do que te agrada mais. Um cara que gosta de uma linguagem cyber pode gostar mais do 2, uma coisa mais retro em ambientes naturais? MGS3, um clima mais urbano com guerras cívis? MGS4. Infiltrações e ciencia? Talvez MGS1, ao meu ver, é completamente dependente do jogador. A história de cada também é um grande fator, alguma irá lhe trazer mais afinidade, e isso é completamente relativo.

Logo, eu mesmo não sei onde colocar Metal Gear Solid V ai, sem duvidas é o game mais completo e maior de toda a saga [mas com toda certeza], a presença de um mundo aberto cheio de missões, com uma ambientação perfeita, dando ao jogador o poder de gerenciar uma base com um oceano de recursos pra gerenciar armas e acessórios é sem duvidas uma experiencia incrível, confirmando o jogo nos "pilares" do GOTY, onde The Witcher 3 reinava sozinho até aqui, não mais.

Resumindo, MGSV conta a sua história de uma maneira diferente, porém, com aquela pegada de sempre. A série evoluiu e deixou muitos conceitos de lado e isso pode incomodar alguns jogadores mais desinformados, já que agora o jogo é de mundo aberto e geralmente jogos assim costumam não trazer uma narrativa tão profunda quanto a poderosa história e narrativa de MGS3, mas em contra partida trouxe uma imensidão de novidades nunca vista antes em jogos deste estilo.

Talvez este seja o grande "finale" pra série, já que foi uma excelente despedida para o Kojima. É um game com poucos defeitos e muitas qualidades e também, varias mudanças, mas certamente vai agradar os fãs e os não fãs. Espero que a série não continue mais sem seu criador, porque duvido e MUITO da qualidade do que vem por ai sem a mente do mesmo.

Dei só uma lida por cima do spoiler, e, vc tá dizendo que PW não faz parte da série principal, só porque não era originalmente um jogo de Console e sim de portatil?? Pq se for, vc está muito, mas muito enganado caro amigo.

E sobre a sua conclusão, tb super errada, quem é fã da série amou a primeira metade do jogo e terminou com um gosto amargo na boca. É um jogo incompleto com uma história medíocre que deixa ainda mais buracos na série. É só a maior decepção do ano, vc vai jogando e quando vai ver o jogo acaba, mas não responde quase nada, nem a principal pergunta de Por que Big Boss se tornou um terrorista nuclear?? Essa pergunta era pra ter sido respondida no jogo, mas não foi, ninguém sabe ainda, e parece que nunca saberemos pq o jogo não teve fim. Já foi descoberto que o jogo era pra ter 3 capítulos, mas nem o primeiro capítulo termina sem deixar pontas soltas.

Pelo menos o gameplay é sim o melhor da série.
 
No vídeo abaixo é mostrado a localização de todos os alvos. Ele contém um pequeno spoiler pois o cara joga com um personagem diferente de Snake, mas para quem estiver travado nessas missões (como eu tava, na plataforma de comando e na parte de P&D, essa a PIOR DE TODAS) é a melhor assistir e ver como que passa :joia:





TL|DR :haha:

Fora do spoiler eu li, mas dentro, sem chance pois vou abdicar de tempo de gameplay pra ler aquela muro enorme :bwahaha:

De todo jeito, 67h foram no Steam ou no contador do jogo? No contador do Steam, estou com 100h, mas no jogo devo ter ao menos 10-15h a menos. Conseguiu pelo menos completar toda a base? Porque eu tenho quase certeza que você não pesquisou nem metade dos itens que se encontram disponíveis hehe :haha:

Estou com 33% de progresso, fiz todas as missões secundárias disponíveis até então e fiz até a missão 19, faltando só a 18 pra liberar mais coisas. Tô gastando muito tempo fazendo loot pra poder evoluir logo a minha base (combustível, hello?? :damn:) e ter recursos rápidos para a pesquisa de novos itens; sempre uso essa tática nos jogos de mundo aberto, focando na história principal apenas quando for necessário (e quando estiver mais forte, com habilidades/itens melhores). Pra você ter ideia, nesse ponto do jogo, eu tô com meus buddies com afinidade máxima (e tenho todas as snipers da Quiet, exceto uma mais forte), tô com minha base quase completada, faltando apenas as últimas plataformas da unidade de combate, inteligência e médica; também já tenho granada imobilizante, tranquilizante, mina eletromagnética, mina tranquilizante, quase todos os upgrades do braço biônico do Boss (exceto o braço foguete explosivo e uma atualização pro braço foguete comum), e já uso sniper tranquilizante silenciada (que ajuda muito, mas que ainda pode te deixar na mão se o tiro não for certeiro) e uma 12 imobilizadora silenciada, que montei com partes de outras armas que liberei :coolface: Dá até aflição quando você faz diversas missões secundárias, espera um bom tempo para pesquisa dos itens e da plataforma ficarem prontas (e bota tempo nisso...), e o jogo nem 1% avança! :bua:

Vou ver se foco mais hoje nas missões principais, pois quero liberar logo aquela roupa do cachorro que faz com que ele nocauteie o inimigo ao invés de matar com a faquinha.

Falouws :cool:


Contador da STEAM, o do jogo tem 62h, um pouquinho a menos. Eu não sei como funciona o contador do jogo, durante a campanha, muitas vezes o contador de alguma coisa reinicia, acho que quando você da retry, algo do tipo.

E sim, não liberei tudo na motherbase não, levaria muito tempo, parte disso quero numa futura gameplay. Dificilmente saio explorando tudo de primeira, além de levar bastante horas, pode "desgastar" mais o jogo e fazer com que eu demore mais pra jogar, futuramente posso ver isso. Apesar que sou um cara bem basico, acho que a imensa maioria das coisas eu liberei apenas pra gastar o dinheiro que tava acumulado, porque como uso stealth bruto, uma pistolinha era mais que suficiente :X

Dei só uma lida por cima do spoiler, e, vc tá dizendo que PW não faz parte da série principal, só porque não era originalmente um jogo de Console e sim de portatil?? Pq se for, vc está muito, mas muito enganado caro amigo.

E sobre a sua conclusão, tb super errada, quem é fã da série amou a primeira metade do jogo e terminou com um gosto amargo na boca. É um jogo incompleto com uma história medíocre que deixa ainda mais buracos na série. É só a maior decepção do ano, vc vai jogando e quando vai ver o jogo acaba, mas não responde quase nada, nem a principal pergunta de Por que Big Boss se tornou um terrorista nuclear?? Essa pergunta era pra ter sido respondida no jogo, mas não foi, ninguém sabe ainda, e parece que nunca saberemos pq o jogo não teve fim. Já foi descoberto que o jogo era pra ter 3 capítulos, mas nem o primeiro capítulo termina sem deixar pontas soltas.

Pelo menos o gameplay é sim o melhor da série.

Quando eu digo "série principal" me refiro a MGS1/2/3/4/5, não disse que é um spin off, até porque esse jogo é uma "continuação direta" desses eventos. Você viu as tapes? Muita coisa é respondida por lá, por mais que algumas coisas tenham ficado sem resposta, não foi tão insatisfatório pra mim
 
Quando eu digo "série principal" me refiro a MGS1/2/3/4/5, não disse que é um spin off, até porque esse jogo é uma "continuação direta" desses eventos. Você viu as tapes? Muita coisa é respondida por lá, por mais que algumas coisas tenham ficado sem resposta, não foi tão insatisfatório pra mim

Mas PW ainda é da série principal, mesmo sem ter o numero, assim como MG e MG2 tb são, msm sendo antigos.
E sim eu vi todas as tapes, elas não respondem quase nada e só deixam mais dúvidas. E claro que o fim não vai ser insatisfatório pra todo mundo, mas como eu disse, pra quem é fã que ficou aguardando 5 anos pelo desenvolvimento desse jogo ficando no hype, e recebeu "isso", esse jogo incompleto, foi muito decepcionante.
 
Mas PW ainda é da série principal, mesmo sem ter o numero, assim como MG e MG2 tb são, msm sendo antigos.
E sim eu vi todas as tapes, elas não respondem quase nada e só deixam mais dúvidas. E claro que o fim não vai ser insatisfatório pra todo mundo, mas como eu disse, pra quem é fã que ficou aguardando 5 anos pelo desenvolvimento desse jogo ficando no hype, e recebeu "isso", esse jogo incompleto, foi muito decepcionante.

Cara, expectativas geram frustrações, um amigo diz isso. Quando eu digo "série principal" eu não digo sobre enredo, foi um game lançado pra um portátil, ou seja, ele é mais simples em todos os termos tecnicos possíveis, por isso que não o considero "no mesmo nível" dos outros. A história sim faz parte, mas como deu pra notar, é algo que não discuto, por ser spoiler e tal.

Quanto ao que eu disse nas primeiras palavras acima, eu sou fã da série também, já joguei todos eles em ordem aleatória [a primeira vez], depois zerei em ordem de lançamento, depois cronologica e depois de lançamento de novo, sou fãnzasso. Porém, em jogo nenhum, eu fico esperando por coisas, talvez seja por isso que você se frustrou e eu não. Eu quero inicialmente entender o que ta acontecendo ali e depois ligo aquilo com o que aconteceu antes e depois na série, não fico muito "hum, terei resposta disso, daquilo", se tiver eu farei tal ligação, se não tiver? Talvez fique pra proxima.

Infelizmente ninguém sabe o que vai acontecer agora, se teremos algum proximo, se não teremos, o script provavelmente não ta pronto e mesmo numa sequencia duvido MUITO de sua qualidade, mas enfim...
 
Queria ver como vc saia contra o Peace Walker então, a batalha do Sahelanthropus eu achei a mais fácil batalha contra Metal Gear de toda a série, mas eu já tava com Rocket Launchers e Grenade Launcher com bastante upgrades até. :haha:
No Peace Walker a batalha foi quase meia hora, e uns 6 supply drops.
ja estou velho e sem paciência, mas que é um put@ contradição é,
um jogo de espionagem, passa o jogo inteiro sendo "invisível" pra depois enfrentar um robô gigante?
e pelo visto vou ter que enfrentar de novo né? o moleque vai usar o robô?

jogo extremente bem otimizado...tanto q o topico de performance ta as moscas. prova q quase ninguem ta reclamndo de baixo rendimento...parabens Kojima , seu lindo
é bem otimizado mas tem cenas que caiu 20 fps aqui,
quando aparecem aqueles inimigos com uma armadura tipo de pedra e na cena do robô gigante dando a chicotada
 
Contador da STEAM, o do jogo tem 62h, um pouquinho a menos. Eu não sei como funciona o contador do jogo, durante a campanha, muitas vezes o contador de alguma coisa reinicia, acho que quando você da retry, algo do tipo.

E sim, não liberei tudo na motherbase não, levaria muito tempo, parte disso quero numa futura gameplay. Dificilmente saio explorando tudo de primeira, além de levar bastante horas, pode "desgastar" mais o jogo e fazer com que eu demore mais pra jogar, futuramente posso ver isso. Apesar que sou um cara bem basico, acho que a imensa maioria das coisas eu liberei apenas pra gastar o dinheiro que tava acumulado, porque como uso stealth bruto, uma pistolinha era mais que suficiente :X

Sim, o contador zera quando você reinicia a missão ou quando você usa o checkpoint pra voltar atrás. Acredito que aquele contador seja para mostrar quanto tempo você passou fazendo missões de forma efetiva, sem considerar esse tempo perdido nos retries ou checkpoints, ou mesmo nos cuidados da sua MB (a quarta plataforma que o diga, esperar quase 4 HORAS e sem poder usar o Phantom Cigar pra acelerar o processo? Sacanagem... :kidding: ) e da sua staff (dispensar soldados mais fracos, mandar grupos para missões de expedição, etc.).

Eu sou do cara que, dificilmente, rejoga algum game, então é por isso que estou gastando muito tempo explorando os postos (nas side ops), fazendo loot, recrutando soldados pra MB, etc., pra conseguir terminar o jogo com a maior porcentagem de término possível. Eu também gosto de, antes de realizar uma missão, visitar os postos de comando onde ela será realizada, a fim de conhecer o local para me ajudar a elaborar estratégias de fuga e de deixar um pouco mais fácil também (já que os dispositivos que você destruiu, como antenas de rádio e painel de energia, permanecem assim caso você use o free roam e realize a missão logo em seguida). O problema é que, como tem muita coisa pra fazer (infiltrar nos postos, pesquisar itens, gerenciar a base e a staff) e muitas delas exigem tempo considerável pra ficarem prontas ou para serem executadas, o jogo está começando a se tornar cansativo para mim, tendo em vista que só tenho jogado ele e sempre utilizo a mesma estratégia (stealth, a fim de poupar a vida dos soldados que desejo recrutar). Poderia variar um pouco, com uso de armas de fogo e explosivos, mas corro o risco de me estressar ainda mais, pois os guardas tem boa mira e Snake não é tão resistente quando usa os uniformes de infiltração, então acabaria morrendo com muita facilidade e perderia todo o progresso que conquistei depois do último checkpoint :feelbad: Eu até queria dar uma variada com outros jogos, mas infelizmente como o MGS tem prendido muito minha atenção (além de precisar de muito tempo pra gerenciar tudo), acabo me focando apenas nele :(

Eu também só uso basicamente a pistola tranquilizante, mas como ela não tem silenciador infinito (ainda) e nem dardos aos montes, não dá pra depender apenas dela, ainda mais com um bocado de soldados com capacete e colete aparecendo aos pontes. Por isso, acabei optando por pesquisar snipers com tranquilizantes e, com a ajuda do armeiro mestre, consegui montar uma com mira 2x a 8x e silenciador; além disso, montei uma 12 imobilizadora também, que só não uso porque teria que trocá-la pelo fuzil de assalto e ele não tem penetração suficiente para destruir o rádio, as antenas e o painel de energia.

Até o final do ano vai sair muita coisa que pretendo jogar, então infelizmente não tenho condições de me focar apenas no MGS, como estou fazendo agora. Assim que zerar, provavelmente deixarei ele de lado e só voltarei a jogar para testar o modo online quando ele sair em Janeiro do ano que vem.

Falouws :cool:
 
ja estou velho e sem paciência, mas que é um put@ contradição é,
um jogo de espionagem, passa o jogo inteiro sendo "invisível" pra depois enfrentar um robô gigante?
e pelo visto vou ter que enfrentar de novo né? o moleque vai usar o robô?

Não é contradição, é literalmente o nome do jogo. Em todos os Metal Gears vc tem uma batalha contra um metal gear (tirando o 3, que Shagohod n eh considerado metal gear), a parte espionagem é opcional, em todos os jogos vc pode ir matando tudo que se move quase sempre, só não é ideal e tb não é o foco.

E não, pq o jogo veio incompleto e cortaram a batalha do Eli com o metal gear, então a única batalha era aquela lá, e dpois tem só uma versão EXTREME da msm batalha, que vc morre mais rapido, mas é opcional.
 
Não é contradição, é literalmente o nome do jogo. Em todos os Metal Gears vc tem uma batalha contra um metal gear (tirando o 3, que Shagohod n eh considerado metal gear), a parte espionagem é opcional, em todos os jogos vc pode ir matando tudo que se move quase sempre, só não é ideal e tb não é o foco.

E não, pq o jogo veio incompleto e cortaram a batalha do Eli com o metal gear, então a única batalha era aquela lá, e dpois tem só uma versão EXTREME da msm batalha, que vc morre mais rapido, mas é opcional.
só tinha jogado o 1 no ps1, não lembro disso mas, tirando esse inferno, o resto é bom demais
fazia tempo que não jogava um jogo grande, geralmente só jogo futebol, corrida, gta e algum survival horror
 
As missões Paralelas de tiro espalhadas pela mother base são obrigatórias para progresso do jogo ou até mesmo outras paralelas?

Que baguio chato meu deus vlw !!!

Eu tentei umas 5 vezes, desisti kkk, acho que você so não vai ganhar o dinheiro com ela.
 
Quem não gostou do jogo, poderia citar os motivos?

Eu to achando excelente. Só senti falta de umas cut-scenes mais longas. O helicoptero que poderia ter a opção de pular a animação, ou por ex. tu escolher a missão na base e já cortar para o helicoptero pousando em terra, sem ficar esperando ele chegar pra escolher a missão e tal, achei chatinho e repetitivo toda hora isso.

No mais é tudo que eu gosto em um jogo, kojima - que já elogiou o gta pelo tamanho e detalhes - apostou nessa idéia de mundo aberto que pra mim é a melhor evolução que os jogos tiveram, sair do caminho pronto, dos corredores lineares e ter várias possibilidades, seja de escolher qual base, missão, sub missão se quer fazer, seja o modo que vai chegar ao objetivo.

Jogo assim eu acho viciante pq tu quer sempre evoluir mais pra contar com equips melhores, novos parceiros, novas missões. E com a variedade de opções tu tem várias estratégias diferentes pra terminar uma missão, ou tomar uma base para recrutar melhores membros. Por isso não achei o jogo tão repetitivo, claro que ir na mesma base 100x é meio chatinho depois de um tempo, mas com o decorrer do jogo, tu já pensa em maneiras diferentes, usa equipamentos diferentes e parceiros pra invadir, então sempre tem uma maneira de variar a jogabilidade e não ser massante.

Tomara que o fallout seja (como costuma) tão grande e viciante quanto o mgs, e se possível com uma boa história e um char principal interessante (coisa que não é muito da série), ai sim vai ser demais.
 
Galera que não gostou certamente pegou o hype train mas sem saber do que se trata MGS em sua essência, achando que seria um Splinter Cell da vida quando, apesar da similaridade superficial, são mundo totalmente diferentes. Ambos com suas qualidades, claro.

Estou jogando o GZ sem pressa, conhecendo alguns detalhes pois o único da série que joguei foi aquele de PS1. Quando der, pegarei a Legacy para o PS3 (jogar será OUTRA história). Essa semana planejo fechar o GZ e aí começo o PP. Meta será zerar antes do Fallout 4.

:medo:
 
Eu não manjo nada de metal gear e to gostando demais, eu não sou muito chato com jogos, difícil eu não gostar, pra eu não gostar o jogo tem que ser ruim a nível rambo.
 
Eu não manjo nada de metal gear e to gostando demais, eu não sou muito chato com jogos, difícil eu não gostar, pra eu não gostar o jogo tem que ser ruim a nível rambo.

Tem essa também. Muitos esperam realidade, coerência com a vida real e afins.

Enfim, me digam algo: Vi uns vídeos por aí do heli chegando tocando alto algumas músicas. Real isso? Porque se for... :lindo:
 
Tem essa também. Muitos esperam realidade, coerência com a vida real e afins.

Enfim, me digam algo: Vi uns vídeos por aí do heli chegando tocando alto algumas músicas. Real isso? Porque se for... :lindo:
Aqui não, deve ter como e eu não sei como que faz, mas dá pra por músicas personalizadas.
 
Também não joguei a maioria dos jogos da série, mas como gostei do MGS 3 e joguei muito (+ de 100 horas) o Peace Walker no PSP, fiquei no hype quando vi os gameplays mostrando as semelhanças com ambas (a mother base é toda uma evolução do PW). Enfim, to no fim do capítulo 1 e sem arrependimento nenhum, inclusive estou achando a história boa e intrigante, mas o ponto máximo é a jogabilidade mesmo.

EDIT:
Enfim, me digam algo: Vi uns vídeos por aí do heli chegando tocando alto algumas músicas. Real isso? Porque se for... :lindo:
Dá sim, tem na pasta do jogo uma pasta custommusic (ou algo assim), é só jogar os mp3 lá e ativar pelo IDroid no jogo mesmo (pelo teclado é a tecla "G" para definir como sendo do Helicoptero).
 
Também não joguei a maioria dos jogos da série, mas como gostei do MGS 3 e joguei muito (+ de 100 horas) o Peace Walker no PSP, fiquei no hype quando vi os gameplays mostrando as semelhanças com ambas (a mother base é toda uma evolução do PW). Enfim, to no fim do capítulo 1 e sem arrependimento nenhum, inclusive estou achando a história boa e intrigante, mas o ponto máximo é a jogabilidade mesmo.

EDIT:

Dá sim, tem na pasta do jogo uma pasta custommusic (ou algo assim), é só jogar os mp3 lá e ativar pelo IDroid no jogo mesmo (pelo teclado é a tecla "G" para definir como sendo do Helicoptero).
Tem alguma tecla de atalho pra pausar sem precisar ir no idroid?
 
Tem essa também. Muitos esperam realidade, coerência com a vida real e afins.

Enfim, me digam algo: Vi uns vídeos por aí do heli chegando tocando alto algumas músicas. Real isso? Porque se for... :lindo:
Um dos upgrades do heli é alto falante, daí vc pode botar pra tocar qualquer musica nele. Aqui no PC vc pode botar qualquer musica que vc quiser em uma pasta especifica que permite vc ouvir dentro do jogo.
 
Sim, o contador zera quando você reinicia a missão ou quando você usa o checkpoint pra voltar atrás. Acredito que aquele contador seja para mostrar quanto tempo você passou fazendo missões de forma efetiva, sem considerar esse tempo perdido nos retries ou checkpoints, ou mesmo nos cuidados da sua MB (a quarta plataforma que o diga, esperar quase 4 HORAS e sem poder usar o Phantom Cigar pra acelerar o processo? Sacanagem... :kidding: ) e da sua staff (dispensar soldados mais fracos, mandar grupos para missões de expedição, etc.).

Eu sou do cara que, dificilmente, rejoga algum game, então é por isso que estou gastando muito tempo explorando os postos (nas side ops), fazendo loot, recrutando soldados pra MB, etc., pra conseguir terminar o jogo com a maior porcentagem de término possível. Eu também gosto de, antes de realizar uma missão, visitar os postos de comando onde ela será realizada, a fim de conhecer o local para me ajudar a elaborar estratégias de fuga e de deixar um pouco mais fácil também (já que os dispositivos que você destruiu, como antenas de rádio e painel de energia, permanecem assim caso você use o free roam e realize a missão logo em seguida). O problema é que, como tem muita coisa pra fazer (infiltrar nos postos, pesquisar itens, gerenciar a base e a staff) e muitas delas exigem tempo considerável pra ficarem prontas ou para serem executadas, o jogo está começando a se tornar cansativo para mim, tendo em vista que só tenho jogado ele e sempre utilizo a mesma estratégia (stealth, a fim de poupar a vida dos soldados que desejo recrutar). Poderia variar um pouco, com uso de armas de fogo e explosivos, mas corro o risco de me estressar ainda mais, pois os guardas tem boa mira e Snake não é tão resistente quando usa os uniformes de infiltração, então acabaria morrendo com muita facilidade e perderia todo o progresso que conquistei depois do último checkpoint :feelbad: Eu até queria dar uma variada com outros jogos, mas infelizmente como o MGS tem prendido muito minha atenção (além de precisar de muito tempo pra gerenciar tudo), acabo me focando apenas nele :(

Eu também só uso basicamente a pistola tranquilizante, mas como ela não tem silenciador infinito (ainda) e nem dardos aos montes, não dá pra depender apenas dela, ainda mais com um bocado de soldados com capacete e colete aparecendo aos pontes. Por isso, acabei optando por pesquisar snipers com tranquilizantes e, com a ajuda do armeiro mestre, consegui montar uma com mira 2x a 8x e silenciador; além disso, montei uma 12 imobilizadora também, que só não uso porque teria que trocá-la pelo fuzil de assalto e ele não tem penetração suficiente para destruir o rádio, as antenas e o painel de energia.

Até o final do ano vai sair muita coisa que pretendo jogar, então infelizmente não tenho condições de me focar apenas no MGS, como estou fazendo agora. Assim que zerar, provavelmente deixarei ele de lado e só voltarei a jogar para testar o modo online quando ele sair em Janeiro do ano que vem.

Falouws :cool:

É ai que ta, a arte do stealth que eu uso é gerar o menor impacto possível na base, ou seja, pegar menos negos, então, fica mais lento pra entrar e sair porém, é mais seguro... Eu desenvolvi o relacionamento com a Quiet pra ela poder usar um rifle silencioso pra pegar os caras das torres mas pouco utilizei, eu tento pegar só caras que estão no meu caminho ou que eu queira pra base, logo, atirar de longe nem sempre é uma vantagem
 
refiz a missão de resgatar o Kaz pra pegar rank S, sai com ele sem nem alertar os guardas e nem os caveiras e não ganhei o bonus No Trace(Sem Rastros), não sei se é da missão ou sei la se fiz algo de errado...



:lol2::lol2::lol2::lol2: amanhã eu vejo se da certo
 
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