Metal Gear Solid zerado! Foram ai 67h de gameplay o/
Como um fã da série, não há pouco o que falar, sem contar que apreciei e muito todo o conteudo do jogo, por mais que ainda pretenda fazer novamente no futuro. Abaixo farei comentarios do jogo, o texto será GIGANTE e será colocado em spoiler apenas para não ocupar muito espaço na pagina porém, NÃO HÁ SPOILERS, se você zerou, se não zerou, pode ler a vontade, não haverá nenhuma revelação lá.
É o melhor da série? Sem duvidas... E com duvidas! Metal Gear sempre foi um jogo acima da média, BEM acima em varios setores, qualquer um dos games presentes não partem do "jogo bom", parte do "meu deus esse jogo é espetacular", pronto, é dai que eles partem, do quão espetacular eles serão, e dai tudo depende do que você vai gostar mais, e isso dependerá do seu estilo, do que te agrada mais. Um cara que gosta de uma linguagem cyber pode gostar mais do 2, uma coisa mais retro em ambientes naturais? MGS3, um clima mais urbano com guerras cívis? MGS4. Infiltrações e ciencia? Talvez MGS1, ao meu ver, é completamente dependente do jogador. A história de cada também é um grande fator, alguma irá lhe trazer mais afinidade, e isso é completamente relativo.
Logo, eu mesmo não sei onde colocar Metal Gear Solid V ai, sem duvidas é o game mais completo e maior de toda a saga [mas com toda certeza], a presença de um mundo aberto cheio de missões, com uma ambientação perfeita, dando ao jogador o poder de gerenciar uma base com um oceano de recursos pra gerenciar armas e acessórios é sem duvidas uma experiencia incrível, confirmando o jogo nos "pilares" do GOTY, onde The Witcher 3 reinava sozinho até aqui, não mais.
Resumindo, MGSV conta a sua história de uma maneira diferente, porém, com aquela pegada de sempre. A série evoluiu e deixou muitos conceitos de lado e isso pode incomodar alguns jogadores mais desinformados, já que agora o jogo é de mundo aberto e geralmente jogos assim costumam não trazer uma narrativa tão profunda quanto a poderosa história e narrativa de MGS3, mas em contra partida trouxe uma imensidão de novidades nunca vista antes em jogos deste estilo.
Talvez este seja o grande "finale" pra série, já que foi uma excelente despedida para o Kojima. É um game com poucos defeitos e muitas qualidades e também, varias mudanças, mas certamente vai agradar os fãs e os não fãs. Espero que a série não continue mais sem seu criador, porque duvido e MUITO da qualidade do que vem por ai sem a mente do mesmo.
Como um fã da série, não há pouco o que falar, sem contar que apreciei e muito todo o conteudo do jogo, por mais que ainda pretenda fazer novamente no futuro. Abaixo farei comentarios do jogo, o texto será GIGANTE e será colocado em spoiler apenas para não ocupar muito espaço na pagina porém, NÃO HÁ SPOILERS, se você zerou, se não zerou, pode ler a vontade, não haverá nenhuma revelação lá.
Metal Gear Solid não é apenas mais uma série de jogos, mas sim, uma das melhores, série que sempre aprendeu a evoluir juntamente com a tecnologia imposta, desde sempre houveram cutscenes bem trabalhadas como filmes, inclusive, foi uma grande referencia pra muita desenvolvedora sua forma de contar história, e que história...
Porém, este vem com mudanças, e mudanças drasticas, porém, evolução. Não temos nada "linear", por mais que MGS3 e 4 abriram um pouco os horizontes, ainda tínhamos uma maneira linear de passa-lo, algo que não acontece aqui, oferendo novas missões, side missions, a possibilidade de se fazer uma missão depois de ser surpreendido com uma 3 missões a frente do nada, além do já comentado muito aberto, mas vamos lá...
Começando pelo lado técnico, nada a reclamar. O visual é bom, não é nada "meu deus que gráfico maravilhoso" mas é muito bonito, talvez por ter sido lançado pra duas gerações e ter ficado competente na geração anterior isso venha a ser justificado. É bonito sim, mas com certeza não vai impressionar os que gostam de jogar de tudo e já viram muita coisa. A dublagem é padrão da série, excelente, a mudança do David Heyter, apesar de controversa, ficou excelente também a dublagem do Kiefer de 24h, combinou perfeitamente também. A movimentação, modelagem dos personagens, também são ótimas, é tudo realista demais, os movimentos dos personagens ingame, nas cutscenes, é tudo fluido e bem feito, quando tu pega um inimigo e o imobiliza, se tu virar a camera entende perfeitamente porque ele ta imobilizado, haja detalhes!
A história do jogo bem, ela mudou sua forma de ser contada. Temos menos cutscenes gigantescas, temos menos dialogos, é algo parecido com o "suporte" que nos oferenciam via rádio nos outros jogos, havia varios dialogos explicando coisas, missões, ambientes... Tanto que há toca fitas que falam MUITA coisa da história. Sim, há cutscenes, mas elas são "normais", são menores e geralmente estão presentes em momentos chaves. Logo, nada de 20 minutos sentado aproveitando uma cutscene genial,
As cutscenes são ótimas e realmente remetem a filmes da maior qualidade possível, elas aparecem até em grande quantidade, e algumas delas você até se posiciona melhor porque tu vai ver algo da maior qualidade em termos de enquadramento, dialogos, desenvolvimento de cena, tudo de filme, utilizando daquele padrão altissimo que a série sempre trouxe, porém, como já comentei, são menores. Há MUITO MAIS conteudo em fitas do que em cutscenes... Eu não fui muito com a cara disso, gostava mais do metodo antigo, mas isso não tira a qualidade do titulo. Se você se resumir apenas ao que é visto, você vai boiar pesado em varios temas, mesmo sendo um veterano da série.
Algo excepcional que adicionaram no jogo foram os "companheiros", que variam. Um cavalo é excelente para se mover, a Quiet é excelente pra infiltrações mais diretas, quando o jogador não ta nem ai e sai matando todo mundo, o Dog é recomendadissmo pra quem vai no stealth, cada um tem suas particularidades. Ou seja, gosta de stealth? O dog vai marcar todos os inimigos e aliados pra você, quer matar todo mundo? Quiet, quer se mover rápido? Cavalo, tem até material mais pesado que não quero comentar... O mais legal ainda é que há "Níveis" desses companheiros, no inicio é basico, depois novos comandos vão sendo adicionados quando sua afinidade vai subindo, cara, não tem como, é top, e top demais.
O unico porém relacionado a isso é que não sei ao certo o quanto eles ficam disponiveis, nem sempre fica muito claro para que aquilo serve, você vê o Dog por exemplo e, dependendo, ou você acha que é um animal normal e nem leva ele ou mesmo faz outra coisa com algum outro que inibe a possibilidade de recruta-lo, e nada disso é muito claro. Como eu sabia dos opcionais [alguns a história vai te levar pra eles e eles entrarão nas opções obrigatóriamente] não sei o quanto que influencia, mas quando fiz o que tinha que fazer, fiquei me perguntando se iria fazer algo se não soubesse ou ignoraria.
Como já comentei, este ultimo jogo trouxe bastante coisa nova pra série principal, como missões, missões paralelas, mandar soldados fazerem algumas, coletar itens... Algumas coisas vieram do jogo pra portatil, mas é a primeira vez que aparecem na série principal. As missões principais são rankeadas, então seu desempenho conta muito, as sides são mais despretenciosas, dando mais liberdade ao jogador não importando como ele faça. Há missões de resgate, eliminação, destruição, encontrar caras especificos, animais... É relativamente variado, excelente pra quem gosta de stealth.
Algo simples porém fantastico quanto as missões é que elas não são por pontos, elas existem desde o inicio. Por exemplo, você tem que encontrar e capturar uma carga de um comboio, mas você não sabe de onde, nem por onde e nem pra onde ele vai, então você consegue a informação do destino, ótimo, posteriormente, do ponto de saida e logo, você tem a rota do alvo, escolhe onde atacar e pronto, missão concluida. Mas se você der restart na missão e ir correndo pro ponto de partida, a carga estará lá prontinha pra ser extraida, com a segurança ainda sendo organizada... O que da pra falar disso? Excepcional. Geralmente essas coisas são por pontos, tu só ativa o ponto B ao ir no A primeiro, aqui não, a missão existe e vai acontecer, basta você descobrir quando... Sério, pode ser "simples" pra alguns, mas não acho.
Logo, elas são variadas e bem abertas, dando varios formas do jogador conclui-las, dependendo da sua perspicácia com as informações lhe passadas ou mesmo por sorte. Por exemplo, numa determinada missão, não tinha uma ferramenta e tentei passar "no braço" mesmo, fiquei mais de 1h nela e não dei conta de cumprir, então, fui lá e obtive essa ferramenta. Em quanto tempo em terminei a missão? 4 minutos! Apenas porque tinha a informação total da missão e fui direto faze-la além de claro, estar com o material necessario. Adeus linearidade, de fato.
A IA do jogo é o padrão da série, sempre excelente e surpreendente. Eles são muito espertos e reagem de diversas formas diferentes a qualquer coisa na qual você os expoe. Ao suspeitarem de algo, dependendo eles vão verificar, dependendo chamam alguém pra ir com eles, são sensíveis a ruídos não só de passos, é sem duvidas uma das melhores IA's que já vi. Tu quebra uma camera e eles vão checar porque a camera ta quebrada e podem ficar em alerta se ver que alguém atirou nela, sem contar que eles se organizam bem quando te detectam afim de te matar.
O modo stealth é uma evolução de MGS4, ele é completamente fluido e há varias opções de se fazer a mesma coisa, interrogar inimigos, descobrindo suas posições ou mesmo informações valiosas sobre a missão é excelente, dando um aspecto mais realista ao jogo. Interromper comunicações, desligar geradores ou queima-los com agua, sério, é daora ver os caras desesperados relatando baixas mas com o rádio quebrado, eles levam um "se vira ai rapaz" dos caras. Alguns elementos dos jogos anteriores permaneceu, como a caixa classica, mas bater na parede pra chamar atenção ou mesmo coisas icônicas que te faziam rir como Playboys também foram removidas, por mais que dê pra colocar uma mulher nas caixas, enfim.
Sair no modo rambo também funciona, fiz isso algumas vezes mas sempre opto por não faze-lo. Antigamente na serie, você seria alvejado facilmente se fosse detectado com vários inimigos na area, agora esta bem simples e você consegue improvisar, logo, isso reflete na dificuldade. Não que o jogo seja fácil, há muitos inimigos que tu toma hit kill sem nem ver, mas o auto recovery sempre facilita mais as coisas.
O jogo evoluiu algo que apareceu no Peace Walker, que era o gerenciamento de uma base, onde você recrutava pessoas para obter diversas vantagens taticas. Em TPP, esse aspecto foi muito melhorado, trazendo tudo num nível superior. Recrutar agentes pelo Fulton, por missões, coletando prisioneiros, cara, é muito bem feito e vai fazer você gastar umas boas horas. Varios equipamentos vão exigindo níveis especificos em cada area para serem desenvolvidos, então, é importantíssimo você gastar um tempo nisso.
Logo, além de expandir recursos humanos, será necessário expandir a propria base, criando novas plataformas até um certo limite, em algum determinado momento, o jogador precisará dispensar alguns voluntários, já que no inicio o raking deles é baixo mas você os captura mesmo assim, isso claro, dependendo do seu gameplay. Apesar de bem construida e realista, a mesma tem uma péssima navegação, é chatinho fazer as poucas coisas que você precisa fazer lá. Verificar algum prisioneiro? Verificar status de alguma coisa? Procurar alguém? Não é identificado com precisão no mapa, é o ponto negativo da base.
Com a expansão, vão sendo criadas pontes para ligar as plataformas, mesmo havendo carros e tudo mais, eu não gostei dessa navegação. Você pode optar também por subir num helicóptero e parar no heliponto da area onde você quer ir, mas mesmo assim, nada muita o fato de ser um pouco demorado e você ter que achar a galera mesmo assim. É tudo por area, algo que você quer pode ou não aparecer no mapa, tem coisa que eu encontrei na pura sorte pois não havia nada por lá, enfim... Nada muito sério, felizmente tu fica pouco tempo por lá.
A base inclusive é fundamental pro jogo, pois além de ter muitos eventos da história, nela esta todo seu poder de fogo. Logo, quanto mais gente, quanto mais niveis eles tiverem, mais armas você terá e mais opções no campo de batalha tu vai ter. No inicio você pode ter uma pistola tranquilizante mas futuramente, pode ter um rifle com tranquilizantes pra pegar inimigos nas torres de forma seca e simples, sem contar a pistola de agua que pode não parecer mais quebra um GRANDE galho em infiltrações, bom, como eu comentei, gerenciar a base e refazer umas missões pra capturar uns negos A++ ou S++ é sempre bom, por mais que você precise upar o óculos pra identifica-los.
Porém, este vem com mudanças, e mudanças drasticas, porém, evolução. Não temos nada "linear", por mais que MGS3 e 4 abriram um pouco os horizontes, ainda tínhamos uma maneira linear de passa-lo, algo que não acontece aqui, oferendo novas missões, side missions, a possibilidade de se fazer uma missão depois de ser surpreendido com uma 3 missões a frente do nada, além do já comentado muito aberto, mas vamos lá...
Começando pelo lado técnico, nada a reclamar. O visual é bom, não é nada "meu deus que gráfico maravilhoso" mas é muito bonito, talvez por ter sido lançado pra duas gerações e ter ficado competente na geração anterior isso venha a ser justificado. É bonito sim, mas com certeza não vai impressionar os que gostam de jogar de tudo e já viram muita coisa. A dublagem é padrão da série, excelente, a mudança do David Heyter, apesar de controversa, ficou excelente também a dublagem do Kiefer de 24h, combinou perfeitamente também. A movimentação, modelagem dos personagens, também são ótimas, é tudo realista demais, os movimentos dos personagens ingame, nas cutscenes, é tudo fluido e bem feito, quando tu pega um inimigo e o imobiliza, se tu virar a camera entende perfeitamente porque ele ta imobilizado, haja detalhes!
A história do jogo bem, ela mudou sua forma de ser contada. Temos menos cutscenes gigantescas, temos menos dialogos, é algo parecido com o "suporte" que nos oferenciam via rádio nos outros jogos, havia varios dialogos explicando coisas, missões, ambientes... Tanto que há toca fitas que falam MUITA coisa da história. Sim, há cutscenes, mas elas são "normais", são menores e geralmente estão presentes em momentos chaves. Logo, nada de 20 minutos sentado aproveitando uma cutscene genial,
As cutscenes são ótimas e realmente remetem a filmes da maior qualidade possível, elas aparecem até em grande quantidade, e algumas delas você até se posiciona melhor porque tu vai ver algo da maior qualidade em termos de enquadramento, dialogos, desenvolvimento de cena, tudo de filme, utilizando daquele padrão altissimo que a série sempre trouxe, porém, como já comentei, são menores. Há MUITO MAIS conteudo em fitas do que em cutscenes... Eu não fui muito com a cara disso, gostava mais do metodo antigo, mas isso não tira a qualidade do titulo. Se você se resumir apenas ao que é visto, você vai boiar pesado em varios temas, mesmo sendo um veterano da série.
Algo excepcional que adicionaram no jogo foram os "companheiros", que variam. Um cavalo é excelente para se mover, a Quiet é excelente pra infiltrações mais diretas, quando o jogador não ta nem ai e sai matando todo mundo, o Dog é recomendadissmo pra quem vai no stealth, cada um tem suas particularidades. Ou seja, gosta de stealth? O dog vai marcar todos os inimigos e aliados pra você, quer matar todo mundo? Quiet, quer se mover rápido? Cavalo, tem até material mais pesado que não quero comentar... O mais legal ainda é que há "Níveis" desses companheiros, no inicio é basico, depois novos comandos vão sendo adicionados quando sua afinidade vai subindo, cara, não tem como, é top, e top demais.
O unico porém relacionado a isso é que não sei ao certo o quanto eles ficam disponiveis, nem sempre fica muito claro para que aquilo serve, você vê o Dog por exemplo e, dependendo, ou você acha que é um animal normal e nem leva ele ou mesmo faz outra coisa com algum outro que inibe a possibilidade de recruta-lo, e nada disso é muito claro. Como eu sabia dos opcionais [alguns a história vai te levar pra eles e eles entrarão nas opções obrigatóriamente] não sei o quanto que influencia, mas quando fiz o que tinha que fazer, fiquei me perguntando se iria fazer algo se não soubesse ou ignoraria.
Como já comentei, este ultimo jogo trouxe bastante coisa nova pra série principal, como missões, missões paralelas, mandar soldados fazerem algumas, coletar itens... Algumas coisas vieram do jogo pra portatil, mas é a primeira vez que aparecem na série principal. As missões principais são rankeadas, então seu desempenho conta muito, as sides são mais despretenciosas, dando mais liberdade ao jogador não importando como ele faça. Há missões de resgate, eliminação, destruição, encontrar caras especificos, animais... É relativamente variado, excelente pra quem gosta de stealth.
Algo simples porém fantastico quanto as missões é que elas não são por pontos, elas existem desde o inicio. Por exemplo, você tem que encontrar e capturar uma carga de um comboio, mas você não sabe de onde, nem por onde e nem pra onde ele vai, então você consegue a informação do destino, ótimo, posteriormente, do ponto de saida e logo, você tem a rota do alvo, escolhe onde atacar e pronto, missão concluida. Mas se você der restart na missão e ir correndo pro ponto de partida, a carga estará lá prontinha pra ser extraida, com a segurança ainda sendo organizada... O que da pra falar disso? Excepcional. Geralmente essas coisas são por pontos, tu só ativa o ponto B ao ir no A primeiro, aqui não, a missão existe e vai acontecer, basta você descobrir quando... Sério, pode ser "simples" pra alguns, mas não acho.
Logo, elas são variadas e bem abertas, dando varios formas do jogador conclui-las, dependendo da sua perspicácia com as informações lhe passadas ou mesmo por sorte. Por exemplo, numa determinada missão, não tinha uma ferramenta e tentei passar "no braço" mesmo, fiquei mais de 1h nela e não dei conta de cumprir, então, fui lá e obtive essa ferramenta. Em quanto tempo em terminei a missão? 4 minutos! Apenas porque tinha a informação total da missão e fui direto faze-la além de claro, estar com o material necessario. Adeus linearidade, de fato.
A IA do jogo é o padrão da série, sempre excelente e surpreendente. Eles são muito espertos e reagem de diversas formas diferentes a qualquer coisa na qual você os expoe. Ao suspeitarem de algo, dependendo eles vão verificar, dependendo chamam alguém pra ir com eles, são sensíveis a ruídos não só de passos, é sem duvidas uma das melhores IA's que já vi. Tu quebra uma camera e eles vão checar porque a camera ta quebrada e podem ficar em alerta se ver que alguém atirou nela, sem contar que eles se organizam bem quando te detectam afim de te matar.
O modo stealth é uma evolução de MGS4, ele é completamente fluido e há varias opções de se fazer a mesma coisa, interrogar inimigos, descobrindo suas posições ou mesmo informações valiosas sobre a missão é excelente, dando um aspecto mais realista ao jogo. Interromper comunicações, desligar geradores ou queima-los com agua, sério, é daora ver os caras desesperados relatando baixas mas com o rádio quebrado, eles levam um "se vira ai rapaz" dos caras. Alguns elementos dos jogos anteriores permaneceu, como a caixa classica, mas bater na parede pra chamar atenção ou mesmo coisas icônicas que te faziam rir como Playboys também foram removidas, por mais que dê pra colocar uma mulher nas caixas, enfim.
Sair no modo rambo também funciona, fiz isso algumas vezes mas sempre opto por não faze-lo. Antigamente na serie, você seria alvejado facilmente se fosse detectado com vários inimigos na area, agora esta bem simples e você consegue improvisar, logo, isso reflete na dificuldade. Não que o jogo seja fácil, há muitos inimigos que tu toma hit kill sem nem ver, mas o auto recovery sempre facilita mais as coisas.
O jogo evoluiu algo que apareceu no Peace Walker, que era o gerenciamento de uma base, onde você recrutava pessoas para obter diversas vantagens taticas. Em TPP, esse aspecto foi muito melhorado, trazendo tudo num nível superior. Recrutar agentes pelo Fulton, por missões, coletando prisioneiros, cara, é muito bem feito e vai fazer você gastar umas boas horas. Varios equipamentos vão exigindo níveis especificos em cada area para serem desenvolvidos, então, é importantíssimo você gastar um tempo nisso.
Logo, além de expandir recursos humanos, será necessário expandir a propria base, criando novas plataformas até um certo limite, em algum determinado momento, o jogador precisará dispensar alguns voluntários, já que no inicio o raking deles é baixo mas você os captura mesmo assim, isso claro, dependendo do seu gameplay. Apesar de bem construida e realista, a mesma tem uma péssima navegação, é chatinho fazer as poucas coisas que você precisa fazer lá. Verificar algum prisioneiro? Verificar status de alguma coisa? Procurar alguém? Não é identificado com precisão no mapa, é o ponto negativo da base.
Com a expansão, vão sendo criadas pontes para ligar as plataformas, mesmo havendo carros e tudo mais, eu não gostei dessa navegação. Você pode optar também por subir num helicóptero e parar no heliponto da area onde você quer ir, mas mesmo assim, nada muita o fato de ser um pouco demorado e você ter que achar a galera mesmo assim. É tudo por area, algo que você quer pode ou não aparecer no mapa, tem coisa que eu encontrei na pura sorte pois não havia nada por lá, enfim... Nada muito sério, felizmente tu fica pouco tempo por lá.
A base inclusive é fundamental pro jogo, pois além de ter muitos eventos da história, nela esta todo seu poder de fogo. Logo, quanto mais gente, quanto mais niveis eles tiverem, mais armas você terá e mais opções no campo de batalha tu vai ter. No inicio você pode ter uma pistola tranquilizante mas futuramente, pode ter um rifle com tranquilizantes pra pegar inimigos nas torres de forma seca e simples, sem contar a pistola de agua que pode não parecer mais quebra um GRANDE galho em infiltrações, bom, como eu comentei, gerenciar a base e refazer umas missões pra capturar uns negos A++ ou S++ é sempre bom, por mais que você precise upar o óculos pra identifica-los.
É o melhor da série? Sem duvidas... E com duvidas! Metal Gear sempre foi um jogo acima da média, BEM acima em varios setores, qualquer um dos games presentes não partem do "jogo bom", parte do "meu deus esse jogo é espetacular", pronto, é dai que eles partem, do quão espetacular eles serão, e dai tudo depende do que você vai gostar mais, e isso dependerá do seu estilo, do que te agrada mais. Um cara que gosta de uma linguagem cyber pode gostar mais do 2, uma coisa mais retro em ambientes naturais? MGS3, um clima mais urbano com guerras cívis? MGS4. Infiltrações e ciencia? Talvez MGS1, ao meu ver, é completamente dependente do jogador. A história de cada também é um grande fator, alguma irá lhe trazer mais afinidade, e isso é completamente relativo.
Logo, eu mesmo não sei onde colocar Metal Gear Solid V ai, sem duvidas é o game mais completo e maior de toda a saga [mas com toda certeza], a presença de um mundo aberto cheio de missões, com uma ambientação perfeita, dando ao jogador o poder de gerenciar uma base com um oceano de recursos pra gerenciar armas e acessórios é sem duvidas uma experiencia incrível, confirmando o jogo nos "pilares" do GOTY, onde The Witcher 3 reinava sozinho até aqui, não mais.
Resumindo, MGSV conta a sua história de uma maneira diferente, porém, com aquela pegada de sempre. A série evoluiu e deixou muitos conceitos de lado e isso pode incomodar alguns jogadores mais desinformados, já que agora o jogo é de mundo aberto e geralmente jogos assim costumam não trazer uma narrativa tão profunda quanto a poderosa história e narrativa de MGS3, mas em contra partida trouxe uma imensidão de novidades nunca vista antes em jogos deste estilo.
Talvez este seja o grande "finale" pra série, já que foi uma excelente despedida para o Kojima. É um game com poucos defeitos e muitas qualidades e também, varias mudanças, mas certamente vai agradar os fãs e os não fãs. Espero que a série não continue mais sem seu criador, porque duvido e MUITO da qualidade do que vem por ai sem a mente do mesmo.