Vamos lá.
Escolhendo a rota
Nesse tutorial escolhi a rota Abu Dhabi-Dubai. Vc pode dar partida em alguma rampa ou portão, ou na pista. No primeiro caso a aeronave estará desligada; no segundo, já está quase pronta para decolagem. A partida vc pode escolher direto ou algum "ponto". No direto uma linha é diretamente ligada ao próximo ponto na rota. Mas vc pode também escolher algum ponto de partida, é de sua livre escolha. É recomendado não utilizar partida direta se vc pretende ativar o piloto automático assim que levantar voo e fique fora da trajetória da rota. Recomendo escolher algum ponto de partida de acordo com o número da pista que vc quer como decolagem. Vc pode deletar os pontos: basta clickar em cima de algum e escolher a opção de deletar; a rota é alterada automaticamente para o próximo ponto.
Veja que na chegada eu também escolhi direto. Vc pode escolher algum ponto específico e editar deletando algum ponto.
Na opção Reg. Nav vc escolhe a altitude de cruzeiro, e essa opção é selecionada automaticamente no computador do 747. Na rota deste tutorial escolhi 10000 pés.
Como referência da altitude para escolher, veja essa tabela abaixo:
Pra finalizar, escolha alguma aerovia, não escolha a opção de GPS nem VOR.
Pouso automático
Se vc quiser utilizar o piloto automático da aeronave vc precisa escolher a aproximação por ILS (mesmo se não for usar o pouso automático, é recomendado atualizar a aproximação por ILS também). NEM Todos os aeroportos possuem o ILS. Não escolha a opção automático, escolha como na foto.
Um pouco mais sobre ILS, caso tenha interesse:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_pouso_por_instrumentos
Vc pode criar rotas e carregá-las no mapa do mundo. Um bom site é o
https://www.simbrief.com (grátis, mas precisa criar conta).
Ligando e configurando a aeronave
O checklist do jogo também cobre parte do que vou mostrar aqui.
Vou utilizar as duas imagem abaixo como referência dos instrumentos que vc vai usar.
No círculo amarelo da primeira image acima, onde fica a parte elétrica:
1. Coloque o STANDBY POWER para a posição auto;
2. Retire a capinha de proteção, aperte o botão BATTERY para ligar a bateria, depois recoloque a proteção. OPCIONAL; caso esteja de noite, vc pode ligar a NAV, que é a luz de navegação, que fica na parte circulada em azul claro na primeira imagem acima.
Para ligar todos os instrumentos, vc precisa de mais "potência". Temos duas opções:
a) ligar a APU (auxiliary power unit): gire a "tomada" da apu até a posição START e segure por uns 2 segundos; ela vai voltar para a posição do meio, em ON. Após a APU ligar e começar a fornecer energia, uma luz com o nome "AVAIL" vai aparecer nos botões APU GEN 1 e APU GEN 2.
APERTE esses dois botões APU GEN 1 e APU GEN 2. Vc vai perceber um aumento do som e da intensidade das luzes. Cuidado que a APU consome combustível. Se vc não quiser gastar combustível,use a opção B abaixo.
A APU é um motor que gera energia elétrica para o avião. Ela fica na cauda, onde fica um buraquinho. Geralmente quem fornece essa energia são os geradores dos motores, só que neste estágio eles ainda estão desligados.
b) outra opção é se conectar a geradores externos, que são uns aparelhos da estrutura do aeroporto. Eles nem sempre estão disponíveis. APERTE qualquer um dos botões EXT POWER 1 ou EXT POWER 2.
Com todos os instrumentos funcionando, podemos configurar algumas coisas. Vamos configurar algumas coisas no "PC" do avião, que fica na segunda imagem de referência que eu postei acima, marcado com o nome "PC" em branco.
Computador
Na tela inicial em que o computador ligou, escolha a opção "POS INIT" clickando na última linha da direita.
Nessa tela POS INIT digite o código do aeroporto onde vc se encontra e insira em uns quadrados brancos embaixo de REF AIRPORT. Para fazer isso vc vai clickar na segunda linha da esquerda. A tela não é touchscreen.
Ainda na mesma tela, vc precisa copiar a informação que se encontra embaixo de GPS POS. Pra fazer isso click na quarta linha da direira (de cima pra baixo). Ao fazer isso as coordenadas dos GPS vão aparecer lá embaixo. Em seguida, click na penúltima linha da direita, onde tem uns quadrados em branco, assim vc cola as coordenadas.
Ainda na mesma tela, click na última linha da esquerda, em INDEX, que é o menu. Depois escolha a terceira opção da esquerda, PERF. Aqui vc encontra dados da performance. Ao entrar nessa nessa tela uma luz verde vai se ascender em cima da tecla EXEC .Aperte essa tecla.
Na primeira linha da direita em CRZ ALT, vc pode alterar a altitude de cruzeiro. O resto dessa página é inútil.
Mude para outra página clickando em THRUST LIM, na última linha da direita. Ignore o conteúdo essa página, vc só quis passar por ela para acessar outra página clickando em TAKE OFF.
Na página de TAKE OFF encontramos o FLAPS da decolagem: use FLAPS 10 (ou FLAPS 20); e temos as V1, V2 e VR. Essas velocidades são anunciadas por uma voz durante a decolagem.
V1: velocidade de decisão: a partir dessa velocidade não é possível abortar a decolagem.
VR: velocidade de rotação, ou seja, a partir de quando vc começa a levantar o nariz do avião.
V2 é a velocidade que vc vai inserir no piloto automático.
Infelizmente quase nada está funcionando no computador. OPCIONALMENTE vc pode ainda
- Apertar tecla DEP ARR: aqui vc tem opção de mudar a pista de decolagem e pouso, assim como a aproximação. Porém, nós já escolhemos tudo isso antes.
- Apertar a tecla RTE para ver informações da rota ou alterá-la.
Antes de terminar no computador, aperte a tecla NAV RAD e verifique a informação embaixo de ILS-MLS, como na foto abaixo. Essa informação é sobre a aproximação por ILS que vamos fazer.
Configuração da decolagem
1. Configure o AUTOBRAKE para a posição RTO, que significa Rejected Take off. Caso vc reduza a potência durante a decolagem o avião vai automaticamente frear usando força máxima. Eu circulei em vermelho na segunda foto de referência a localização do autobrake.
2. Configure o COMPENSADOR. Na segunda imagem de referencia tem uma tela que eu chamei de T3. Nessa tela tem um medidor de nome "STAB" e uma faixa verde. Essa faixa verde é a faixa de valores usados na decolagem. O PC do avião iria calcular qual valor a gente colocaria aqui, infelizmente não foi simulado aqui. Ele já vem configurado dentro da faixa verde, mas muito pra baixo na barra. Vc pode colocar o nariz para cima um pouco, subindo na barra verde. O COMPENSADOR vc muda utilizando o respectivo comando nas configurações de controle, em superfícies de compensação.
As próximas informações têm referencia na foto abaixo:
3. Coloque a V2 que mencionei antes no piloto automático.
4. Heading da pista. Se vc não sabe essa informação, só espere alinhar na pista para decolagem, gire a parte superior do botão embaixo onde tem HDG. Na tela T2 da foto de referencia no inicio do tutorial vc vai ver uma linha pontilhada rosa se mexendo. Coloque a linha alinhada com a pista.
5. Ative os botões a seguir: FD, AT ARM, LNAV, VNAV.
6. Gire o botão embaixo de ALT nessa última foto e coloque a altitude de cruzeiro do seu voo. No meu caso é 10000.
7. FLAPS para a decolagem.
8. Coloque os ANTI-ICE em AUTO. Circulei de rosa onde se encontram na primeira foto de referencia.
9. Aperte o botão WINDOW HEAT, também encontrado na parte rosa.
10. Ligue todas as bombas de combustível (ou as que vc sabe que tem combustível; vc pode ver essa informação na tela T6 da foto), também na parte rosa. Após isso, caso algum botão fique com a luz PRESS, significa que não tem combustível no respectivo tanque, então vc aperta de novo para desligar a bomba. A luz vai desaparecer. Os nomes das bombas são as seguintes: MAIN 1 e MAN 4, OVR2 MAIN, MAIN 3 OVRD, CTR L e CTR R, STAB L e STAB R.
11. Aperte a tecla B no seu teclado para ajustar o altímetro. Por padrao o valor é 29.92. Dependendo do clima, ao apertar B o valor vai se alterar. Destaquei a informação do altímetro na foto abaixo.
Ligando os motores
Eu não consegui ligar os motores sem a APU estar ligada. Na vida real existe um procedimento, mas exige botões que não estão funcionando no simulador.
1. Ligue a luz BEACON, na tradução "rádio farol". Na primeira foto de referencia eu circulei com azul claro o local das luzes. A luz BEACON vc só desliga após desligar os motores.
Geralmente os pilotos ligam os motores durante o pushback. Lembre do freio de mão (e da fonte de alimentação externa, se vc tinha solicitado antes), destacado em azul claro na segunda foto. Caso vc esteja iniciando o taxi, ative a luz de TAXI, que se encontra destacada em azul claro na primeira foto.
2. Dê o motor de partida dos motores 3 e 4, localizado na foto abaixo:
3. Imediatamente após o passo 2 ligue as válvulas de combustível 3 e 4 que eu destaquei de verde na segunda foto de referencia.
4. Repita os passos 2 e 3 acima para os motores 1 e 2.
OBS: aparentemente vc pode ligar os 4 motores ao mesmo tempo.
Os motores fica assim após ligarem:
5. Quando os geradores dos motores começarem a produzir energia, os botões ao lado de onde tem escrito GEN CONT deixarão de ter uma luz vermelha escrito OFF. Agora vc vai DESLIGAR a APU, girando a tomada para a posição OFF.
6. Considerando que vc já esteja na pista da decolagem, desligue a de taxi (se tiver muito escuro, deixe ligada) e ligue essas luzes: Luz de pouso (LANDING LIGHTS), NAV (se vc não tinha ligado antes) e STROBE. As luzes WING e LOGO também podem ser ligadas, fica a seu critério. Um pouco sobre as luzes abaixo:
Sobre a obrigatoriedade das luzes as "regras" não são seguidas num padrão igual com todos os pilotos. Resumo de cada uma delas abaixo:
BEACON: ligue antes de movimentar o aviaõ ou antes de ligar os motores. Desligue no final do voo, após desligar o motor.
NAV: luzes verdes e vermelhas na ponta das asas. Use entre o por do sol e o nascer.
STROBE: luz que pisca bem forte. Ligue antes da decolagem; desligue após o taxi no aeroporto de destino.
RWY L e TURNOFF R: opcional, ilumina a lateral durante o taxi e manobras.
LANDING: usado nos pousos e decolagem, e também abaixo de 10000 pés, seja descendo para pouso ou decolando. Depois dessa altitude vc desliga.
Decolagem
Único checklist do pouso é o FLAP, que vc já configurou antes. Aperte a tecla LEGS do computador, assim vc acompanha o progresso da sua rota.
1. Em termos simples, leve a potência à metade, espere uns 2 ou 3 segundos e aperte a função TO GA (Take-off Go Around, em português vc encontra nas configurações dos controles com o nome "manete de potencia automático decolagem arremetida"). Essa função não está funcionando aqui no botão que escolhi no controle, só funciona clickando no botão da foto abaixo, onde marquei em vermelho abaixo. Se vc não conseguir ativar, simplesmente leve as manetes de potencia completamente à frente.
Vamos falar um pouco sobre o PFD (Primary Flight Display) da foto abaixo:
Do lado esquerdo onde marquei em verde é a sua velocidade: 155 em roxo é a velocidade que vc colocou no piloto automático; veja que apareceu a V1 ali, de 142, e em seguida aparecerão as VR e V2 e as velocidades limites dos FLAPS, que falarei adiante.
Do lado direito superior onde marquei uma seta rosa está a altitude que vc colocou no piloto automático (10000 no caso).
Em branco que marquei na direita vc encontra a velocidade vertical em pés/min. Cuidado aqui, esse valor de 5440 é a sua altitude atual, EM RELAÇÃO ao nível do mar.
Em azul claro circulei onde vai aparecer sua altitude em relação ao solo abaixo de vc. Ela só aparece quando vc está no ar em ate 2500 pés acima do solo embaixo.
As setas em amarelo são os graus de inclinação em relação ao horizonte.
A cruz rosa no centro é o FLIGHT DIRECTOR, a tecla FD nao painel que circulei em amarelo na segunda foto de tutorial.
Os números 1, 2 e 3 em vernelho são os modos do avião: 1- é o modo do autothrottle; 2- é a navegação horizontal; 3- é a navegação vertical. LNAV e RNAV em branco são as teclas que vc apertou do piloto automático. Ao levantar voo e ativar o piloto, o LNAV e VNAV ficarão verdes.
O número 29.92 é a pressão que vc colocou no altímetro.
Voltando à decolagem
Nós paramos no passo 1. Agora, ganhando velocidade durante a decolagem vc vai escutar uma voz anunciando a V1. Logo após a V1 vem a VR, que é quando vc começa a mexer seu controle ou manche pra fazer o avião subir. Incline uns 15 graus. O compensador que já vem configurado no avião faz com que vc comece a sair do solo bem antes da VR.
2. Após sair do solo com inclinação positiva, vc recolhe o trem de pouso. Aqui vc já pode ativar o piloto automático, apertando qualquer das teclas da foto abaixo, onde circulei de vermelho. Onde circulei de laranja, vc desliga o piloto automático:
Na mesma foto vou destacar o limite de velocidade dos FLAPS que vc precisa observar e outras coisas.
Em amarelo vc tem os limites de velocidade para cada FLAPS e do trem de pouso. Vc pode simplesmente recolher todos os FLAPS de uma vez logo após a decolagem. Mas se vc quiser fazer "profissionalmente" vc tem a referencia dos FLAPS no mesmo local onde eu mostrei as V1, VR e V2. Veja na foto abaixo onde marquei em amarelo:
Na decolagem dessa foto eu decolei com FLAPS 10. Quando chegar no número 5 dentro do círculo amarelo vc coloca FLAPS 5; chegou no 1, vc coloca FLAPS 1, etc.
Outras funções do piloto automático eu vou explicar em outro tutorial. Voltando ao nosso voo:
Vc decolou, recolheu os flaps e trem de pouso e ativou o piloto automático. Vc está subindo com as funções LNAV e VNAV ligadas:
LNAV= navegação lateral: o avião vai seguir a trajetória do plano de voo;
VNAV= navegação vertical: o avião vai seguir a altitude e velocidade encontrada na página LEGS do computador e vai obedecer as restrições que vc encontra na página VNAV, também no PC de Bordo. Essa função VNAV, pra variar, não funciona direito. Depois entro em detalhes. Veja ao lado dos botões LNAV e VNAV vc tem a velocidade, embaixo de IAS/MACH. A tela não está mostrando um valor por causa da função VNAV, que também controla o autothrottle. Vc pode intervir nessa velocidade clickando no botão giratório embaixo do indicador de velocidade, e ao fazer, um valor irá aparecer. Escolha é sua em aumentar ou diminuir. Voltando de novo ao voo:
3. Passando dos 10000 pés vc desliga as luzes: LANDING, TAXI, RWY L e OFF (se bem que essas duas ficam no tem de pouso).
4. Chegando nos 18000 pés vc está passando pela altitude de transição. Aperte o botão do altimetro como em amarelo na foto abaixo. STD irá aparecer na tela PFD:
Também nessa foto acima:
Em vermelho: esses quadrados vermelhos são as velocidades limites, no caso eu estava muito lento. Caso apareça em cima, significa a velocidade limite que vc não pode passar.
Em rosa: velocidade do vento e direção; GS: velocidade em relação solo, corrigida pelo vento; TAS: velocidade corrigida pela densidade do ar.
Em azul: quanto falta para o próximo ponto, em milhas náuticas; 18:15 é o horário estimado em que vc vai passar pelo ponto.
Continuando....
5. Chegando na altitude de cruzeiro vc vai desativar a Função VNAV, só para garantir. ( vou fazer mais testes sobre ela). Só coloquei a função VNAV nesse tutorial porque ela controla também a velocidade, assim vc não precisaria se preocupar com overspeed durante a decolagem e subida.
Pra fazer isso aperte o botão HOLD, destacado em amarelo abaixo:
Descendo....
A função VNAV faria essa descida para nós, faria... Vamos descer na raça mesmo. Se vc estiver a uns 40000 pés e o aeroporto é em baixa altitude, recomendo vc começar a descer faltando 100 milhas náuticas até o destino. Na FOTO acima eu marquei de amarelo a função que iremos usar para descer.
Lembre de controlar a velocidade do piloto automático, deixe ir na banguela. Na página LEGS vc encontra informação de velocidade e altitude em cada ponto. Infelizmente, cagaram na maioria dos pontos da sua rota e vc terá informação com zeros, quando deveria ter números de referencia.
6. Ajuste o AUTOBRAKE. Geralmente 2 é um bom valor. Se pista for muito curta ou em altas altidudes , escolha um valor maior. Escolha a altitude de algum ponto a umas 15 MN do aeroporto. Veja na foto acima que o ponto modus tem na sua linha, no canto direito: 0/FL200. O zero é uma restrição de velocidade, FL200 significa 2000 pés. Vc vai selecionar uma dessas altitudes no painel do piloto automático na segunda foto acima, em amarelo. Aperte o botão V/S, e em seguida, role o botão para cima com a razão de descida desejada. O número de descida é negativo. Escolha entre 2000 e 3000. Esse é um número que vc vai pegando um jeito com o tempo. Às vezes vc vai descer muito rápido, outras muito lento.
Esta função V/S também não está muito confiável . Comigo o avião não descia na razão que escolhia. Vamos ter de falar sobre os spoilers, também chamado de speedbrake. Na segunda foto desse tutorial eu marquei onde fica.
Em DN ele está recolhido.
ARM é a posição para o pouso. Recomendo vc colocar algum botão no controle para armar ele nessa posição.
Em qualquer posição até UP, ele está "ativado", criando arrasto,que vc muito provavelmente vai precisar na descida e aproximação.
Agora vc precisa saber quando estará a 100 milhas do aeroporto. Acesse a página LEGS no PC e escolha a opção REG NAV na barra de ferramentas.
Veja que enquanto no PC do avião ele informa a distância de cada ponto desde a origem, na página REG NAV ela informa a distância do ponto desde o ponto imediatamente anterior. Veja como vc acha melhor pra achar esse ponto de descida.
Seguindo...
7. Vc está descendo. A 18000 pés aperte o botão do altímetro de novo. Desta vez um número verde irá aparecer. APERTE a tecla B no seu teclado para atualizar o valor. Na sua aproximação a torre de controle irá lhe informar um valor também.
8. A 10 mil pés, ligue as LANDING LIGHTS, faróis de pouso, e se quiser a TAXI e RWY L e TURNOFF R.
Pouso
O ponto crítico chegou. De verdade os pilotos dividem as tarefas, mas aqui vc está sozinho. Seguir todos os procedimentos à risca requer atenção.
Recomendo que vc desligue o piloto automático após a captura do LOC e G/S que vou falar abaixo e tente pousar manualmente.
O piloto automático está fazendo umas cagadas monstras, pousando já no final ou simplesmente passando direto sobre a pista, sem pousar.
A função de pausa ativa tá bugada, vc pode perder completamente o controle da aeronave ao retornar ao voo.
Diretrizes Básicas:
- Um dos erros mais comuns é diminuir completamente a potência dos motores. Geralmente vc só diminui a potência quando prestes a tocar a pista, especialmente se vc quiser ter uma aterrizagem suave.
- Cuide da sua velocidade com o piloto automático e da razão de descida, sempre atento à página LEGS ou REG NAV e ao seu mapa na tela T2. Na página LEGS vc vai ver a altitude dos últimos pontos da sua rota, use-os como referencia.
-Velocidade de referencia a uns 10 ou 15 milhas do aeroporto: 180 a 200 nós.
-Velocidade do pouso: geralmente entre 135 (quando bem leve) e 160 (bem pesado) nós. Em aeroportos com altitude elevada esse valor é maior.
-Vc vai começar a usar os FLAPS à medida que sua velocidade diminui. Preste atenção que aqui é diferente da decolagem.. No mesmo local onde aparece as v1, V2 e VR na tela T1, vai aparecer de novo a referencia dos FLAPS, assim como na decolagem:
quando aparecer UP, siginifica flaps 1 (lembrando que vc estava usando FLAPS em UP, posição "normal");
quando aparecer 1, significa FLAPS 5;
quando aparecer 5, significa FLAPS 10, etc.
OBS: vc não precisa ficar olhando para a tela procurando esses valores. Basta decorar os limites e ir administrando. Lembre que o FLAPS para o pouso é o 30, máximo, e que os FLAPS criam arrasto, ajudam vc a frear, mas principalmente criam sustentação em baixas velocidades.
-Desça o trem de pouso e FLAPS 20 quando estiver em uns 180 nós, após o último ponto antes do destino, a umas 10 milhas. Esses são valores apenas de referencia. Veja a imagem abaixo, mostrando a palavra UP, que significa que vc pode usar o FLAP 1. Aqui vc já pode colocar FLAPS 30 ou esperar quando estiver a umas 5 milhas do aeroporto.
Assim que vc chega perto do aeroporto seu avião vai capturar a tramissão do ILS que vai guiar o avião para o pouso, seja manual ou não.
Veja na foto acima, uma concha roxa bem em cima de "CRS 284". Lá na parte superior esquerda IGWQ e DME 22.6. Isso significa que vc vai ativar a função LOC do piloto automático. Na sua comunicação com a torre na aproximação, ela vai lhe informar sobre a aproximação ILS, o ponto com a respectiva altitude e velocidade. Essa função LOC vc pode deixar pra ativar bem antes do ultimo ponto antes do destino. Função LOC abaixo destacada:
Depois de ativar LOC, a tecla tem que ficar com uma luz verde. Se não ficar, significa que vc ainda está longe para captar o sinal. Mesmo se ficar com a luz verde vc precisa "capturar" o localizador. Quando captura, o nome LOC fica verde como na foto abaixo:
Após isso, vc aperta o botão APP, que fica embaixo da LOC. Selecione a velocidade do pouso: entre 135 e 160 nós, aproximadamente.
Obs: vc pode apertar diretamente o botão APP, que ativa tanto o LOC como o G/S, não vai fazer diferença.
Veja circulado em vermelho na foto acima, apareceu um G/S em branco. Isso é o glide slope, que orienta a aeronave verticalmente. Mas vc também precisa capturar. O avião faz isso sozinho, mas vc precisa estar na altitude correta. Na página LEGS vc encontra a altitude do último ponto. É importante chegar nesse ponto na altitude indicada, a uns 180 nós de velocidade. Após a captura sua tela vai ficar assim, aí vc desce o trem de pouso, arme o spoiler e configure o AUJTO brake em algum nível de 1 ao máximo.
Veja na foto acima, após a captura do LOC e G/S. Marquei em vermelho as conchas roxas. Caso pouse manualmente, vc usa elas como referencia de sua altitude e alinhamento com a pista. Isso significa que vc vai conseguir pousar mesmo sem qualquer visibilidade, mesmo manualmente.
No caso da foto, eu já estou na posição perfeita.
Se a concha está a sua esquerda, significa que pista está a sua esquerda, ou seja, vire o avião à esquerda.
Se está acima, significa que vc tem que subir, ou seja, vc está abaixo da altitude ideal.
Pra vc nunca esquecer disso, pense assim: Siga a concha. Ela está acima, suba com o avião. Ela está à esquerda, vire à esquerda.
CHECKLIST do pouso (lembrar do AUTOBRAKE, caso for usar):
-Trem de pouso;
-Spoiler na posição armada
-FLAPS
Foto acima durante pouso em Amsterdã. Destaquei em amarelo que existem quatro luzes vermelhas. Quando vc ver 2 vermelhas e duas brancas, significa que vc está na altitude correta. No pouso da foto eu estava um pouco alto.
Destaquei também em vermelho a quantidade de potência dos motores durante o pouso, apenas para salientar que normalmente vc não chega nessa altitude já com as manetes recuadas.
Assim que a manete recuar ao tocar o solo vc ativa o reversor dos motores.
Use uma rota curta como a desse tutorial para treinar a descida e captura do LOC e G/S. Vc precisa da prática. Vai ser difícil vc acertar tudo na primeira após ler aqui.
Após o pouso
Vc pousou, vai começar o caminho até algum portão ou rampa:
1. Ligue a luz TAXI e/ou RWY L e TURN OFF, desligue a LANDING lights e STROBE. Desligue o radar do clima;
2. Ligue a APU; (apenas uma formalidade, efeito prático quase zero para vc. Não esqueça de ligar o gerador da APU também);
3. Recolha os FLAPS para a posição UP;
4. Speedbrake ou spoiler na posição DOWN.
5. Após estacionar, freio de mão;
6. Autobrake na posição OFF;
7. Desligue os motores. Basta clickar nas 4 válvulas de combustível que eu marquei de verde na segunda foto do tutorial;
8. Click nos botões das válvulas de combustível, marcados em rosa na primeira foto; vc está desligando elas.
9. Desligue as luzes BEACON e TAXI;
10. Desligue a APU;
11. Desligue a NAV light;
12. Gire a tomada STANDBY POWER para a posição OFF;
13. Desligue a BATERIA.
É isso. Nem tudo precisa ser na ordem que coloquei aqui.
Lembre de se comunicar com a torre.
Abaixo tem os checklists de cada fase do voo.