[TÓPICO OFICIAL] Microsoft Flight Simulator

Meu jogo resolveu ficar meio bugado, tem horas que não aparece as nuvens no mapa mundi, e agora a pouco eu fui fazer um voo perto do furacão e a água estava sem textura.

Acho que pode ter algo relacionado ao aeroporto que adicionei (que o amigo umas páginas atrás disponibilizou).

Meu jogo é do gamepass, não tinha a pasta community e por isso eu criei uma.
vc deu mole aí. a versão gamepass tem sim essa pasta:

C:\Users\"seu usuario"\AppData\Local\Packages\Microsoft.FlightSimulator_"seu codigo"\LocalCache\Packages\Community
 
Não sou simuleiro e nem aviador...mas me divertindo com o jogo. Fiz um voo na Nova Zelandia...que lugar bonito...de quebra peguei uma transição de tempo aberto para chuvoso com direito a um arco iris, acho que esse é o ponto forte desse FS..é muito bem feito e real essa transição.

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Quando vi o arco iris e vi que ia pegar mudança no tempo começei a gravar.....muito bem feito essa transição.


Mano, você lembra onde estava na segunda foto? Queria ver esse lugar
 
De coordenadas eu não sou bom...mas postei acima...golfo do mexico, passou por cuba(decolei de cancum) e esta indo em direção ao Texas...chega la amanha

Quando voce abra o globo no MFS e da zoom ele ja mostra o clima e o furacão. E essa imagem foi de mais cedo..ele deve estar um pouco mais pra cima, mas por ai.
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Ué.

Achei o furacão no mapa mundi, mas no mapa mesmo já indicava ventinho de 10 nós ou menos em qualquer ponto dele que eu clicava. Fui lá pra ver e tinha só umas nuvenzinhas de nada. Será que é bug?
 
Meu jogo resolveu ficar assim não sei porque.

O que alterei recentemente: Bing mapas estava desativado, e entrei no mapa com modo tempo real + jogadores em tempo real = ativados.

Vou testar sem essas mudanças.

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Esqueci de postar mais IBAGENS

Fui voar pelas Bahamas estes dias, de tirar o fôlego!

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Ontem fui conhecer as girafas e os elefantes da Fauna!
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Olha a qualidade desse elefante, fiquei de cara.
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E depois, pirâmides e um voo noturno no Cairo
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vo para de entrar nesse tópico, a vontade com de comprar um joystick ta como:mondie:
 
Nem joguei ontem, e hoje não joguei quase nada. Mas fui tentado pela tempestade...

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E aí já me deu vontade de fazer um voo curto. :haha:
 
Alguma solução pra quando o mouse para de interagir com os controles do painel? Tenho que ficar usando os comandos do controle do Xone. Que saco.
 
V7:


Só que traz um monte de coisa inútil. Vou esperar o installer pra vc se tem opção de escolher as pinturas que quero somente
 
Decidi fazer a mesma rota que o Voo "Força Aérea Uruguaia 571" realizou em 13 outubro de 1972, para quem não sabe é o famoso acidente com o time de rugby nas montanhas geladas das Cordilheiras dos Andes, inexplicável a sensação ao se passar no local da queda, um lugar tão inóspito e isolado do resto do mundo, MSF 2020 traduziu em imagens oque aqueles bravos guerreiros suportaram por 2 meses:

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Cordilheira e a chegada em Santiago - Chile:

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Local do Acidente:
Coordenadas: 34° 45′ 54″ S, 70° 17′ 11″ W

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Alguma solução pra quando o mouse para de interagir com os controles do painel? Tenho que ficar usando os comandos do controle do Xone. Que saco.

C tá apertando com o botão esquerdo? Isso faz a camera entrar em modo "foco" e não interage com controles, aperta de novo o botão esquerdo do mouse pra sair do modo foco
 
C tá apertando com o botão esquerdo? Isso faz a camera entrar em modo "foco" e não interage com controles, aperta de novo o botão esquerdo do mouse pra sair do modo foco

Esquerdo ou direito? Direito uso o zoom. Esquerdo uso pra confirmar as opções quando vou selecionar alguma coisa no painel.
 
Passei quase a noite inteira rodando ao norte de Pequim desnorteado procurando a muralha da China. Quando eu desisti e fui procurar a footage no youtube, descubro que a muralha nem existe no FS, foi mapeada como se fosse uma estradinha de terra com casas no lugar das watch towers. :mil:
 
Esquerdo ou direito? Direito uso o zoom. Esquerdo uso pra confirmar as opções quando vou selecionar alguma coisa no painel.

Kcta cerebro bugado, tava falando do direito mesmo kkkk
 
E aê galera, blz?
Fiquei com vontade de instalar o jogo, acho que roda aqui viu? kkk
assino o xbox game pass ultimate, então tá bem fácil pra testar, e fora que ainda tenho um manche da própria microsoft que foi lançado junto com o Flight simulator 2000, na época comprei esse manche por que eu tinha comprado o jogo original, agora vou ter que tirá-lo do fundo do armário.
Minha config é:
i7 7700k
gtx 1070 FTW
32gb ram
 
Pra quem quiser um guiazinho basico de algumas coisas pra fazer (isso é mais pra vc simular)
A parte mega util é o guia de numero das pistas em relação a NSWE + graus, pra saber qual pista solicitar pouso conforme sua posição, mto util!

 
Recomendo fortemente o cenário freeware da orbx. Bem legal a pistinha em um cenário campestre, muito bem feito e bonito. Na cabeceira da pista tem poste de energia que dá um toque especial na aproximação. E grátis!
 
Quanto ao FSeconomy, é bom e facil de aprender? Criei a conta semana passada...

Ontem sem querer ativei meu trial de 14 dias do OnAir, ainda nem tive tempo de testar!!


Tem o AirHauler que esta vindo tambem!
 
Tô vendo que tem muita gente aqui querendo aprender a utilizar os procedimentos e aeronaves, então decidi fazer um tutorial básico para iniciantes, desde a escolha da rota até o pouso. Não sou veterano nesse negócio, pelo contrário. Tem uns 2 meses que comecei no primeiro "simulador", ainda tem um monte de coisa pra aprender. Segue abaixo no spoiler.
Vamos lá.
Escolhendo a rota
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Nesse tutorial escolhi a rota Abu Dhabi-Dubai. Vc pode dar partida em alguma rampa ou portão, ou na pista. No primeiro caso a aeronave estará desligada; no segundo, já está quase pronta para decolagem. A partida vc pode escolher direto ou algum "ponto". No direto uma linha é diretamente ligada ao próximo ponto na rota. Mas vc pode também escolher algum ponto de partida, é de sua livre escolha. É recomendado não utilizar partida direta se vc pretende ativar o piloto automático assim que levantar voo e fique fora da trajetória da rota. Recomendo escolher algum ponto de partida de acordo com o número da pista que vc quer como decolagem. Vc pode deletar os pontos: basta clickar em cima de algum e escolher a opção de deletar; a rota é alterada automaticamente para o próximo ponto.
Veja que na chegada eu também escolhi direto. Vc pode escolher algum ponto específico e editar deletando algum ponto.
Na opção Reg. Nav vc escolhe a altitude de cruzeiro, e essa opção é selecionada automaticamente no computador do 747. Na rota deste tutorial escolhi 10000 pés.
Como referência da altitude para escolher, veja essa tabela abaixo:
p5EdASQ.png

Pra finalizar, escolha alguma aerovia, não escolha a opção de GPS nem VOR.
Pouso automático
Se vc quiser utilizar o piloto automático da aeronave vc precisa escolher a aproximação por ILS (mesmo se não for usar o pouso automático, é recomendado atualizar a aproximação por ILS também). NEM Todos os aeroportos possuem o ILS. Não escolha a opção automático, escolha como na foto.
Um pouco mais sobre ILS, caso tenha interesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_pouso_por_instrumentos
Vc pode criar rotas e carregá-las no mapa do mundo. Um bom site é o https://www.simbrief.com (grátis, mas precisa criar conta).
Ligando e configurando a aeronave
O checklist do jogo também cobre parte do que vou mostrar aqui.
Vou utilizar as duas imagem abaixo como referência dos instrumentos que vc vai usar.

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crsdOeD.jpg

No círculo amarelo da primeira image acima, onde fica a parte elétrica:
1. Coloque o STANDBY POWER para a posição auto;
2. Retire a capinha de proteção, aperte o botão BATTERY para ligar a bateria, depois recoloque a proteção. OPCIONAL; caso esteja de noite, vc pode ligar a NAV, que é a luz de navegação, que fica na parte circulada em azul claro na primeira imagem acima.
Para ligar todos os instrumentos, vc precisa de mais "potência". Temos duas opções:
a) ligar a APU (auxiliary power unit): gire a "tomada" da apu até a posição START e segure por uns 2 segundos; ela vai voltar para a posição do meio, em ON. Após a APU ligar e começar a fornecer energia, uma luz com o nome "AVAIL" vai aparecer nos botões APU GEN 1 e APU GEN 2.
APERTE esses dois botões APU GEN 1 e APU GEN 2. Vc vai perceber um aumento do som e da intensidade das luzes. Cuidado que a APU consome combustível. Se vc não quiser gastar combustível,use a opção B abaixo.
A APU é um motor que gera energia elétrica para o avião. Ela fica na cauda, onde fica um buraquinho. Geralmente quem fornece essa energia são os geradores dos motores, só que neste estágio eles ainda estão desligados.
b) outra opção é se conectar a geradores externos, que são uns aparelhos da estrutura do aeroporto. Eles nem sempre estão disponíveis. APERTE qualquer um dos botões EXT POWER 1 ou EXT POWER 2.
Com todos os instrumentos funcionando, podemos configurar algumas coisas. Vamos configurar algumas coisas no "PC" do avião, que fica na segunda imagem de referência que eu postei acima, marcado com o nome "PC" em branco.
Computador
Na tela inicial em que o computador ligou, escolha a opção "POS INIT" clickando na última linha da direita.
Nessa tela POS INIT digite o código do aeroporto onde vc se encontra e insira em uns quadrados brancos embaixo de REF AIRPORT. Para fazer isso vc vai clickar na segunda linha da esquerda. A tela não é touchscreen.
Ainda na mesma tela, vc precisa copiar a informação que se encontra embaixo de GPS POS. Pra fazer isso click na quarta linha da direira (de cima pra baixo). Ao fazer isso as coordenadas dos GPS vão aparecer lá embaixo. Em seguida, click na penúltima linha da direita, onde tem uns quadrados em branco, assim vc cola as coordenadas.
Ainda na mesma tela, click na última linha da esquerda, em INDEX, que é o menu. Depois escolha a terceira opção da esquerda, PERF. Aqui vc encontra dados da performance. Ao entrar nessa nessa tela uma luz verde vai se ascender em cima da tecla EXEC .Aperte essa tecla.
Na primeira linha da direita em CRZ ALT, vc pode alterar a altitude de cruzeiro. O resto dessa página é inútil.
Mude para outra página clickando em THRUST LIM, na última linha da direita. Ignore o conteúdo essa página, vc só quis passar por ela para acessar outra página clickando em TAKE OFF.
Na página de TAKE OFF encontramos o FLAPS da decolagem: use FLAPS 10 (ou FLAPS 20); e temos as V1, V2 e VR. Essas velocidades são anunciadas por uma voz durante a decolagem.
V1: velocidade de decisão: a partir dessa velocidade não é possível abortar a decolagem.
VR: velocidade de rotação, ou seja, a partir de quando vc começa a levantar o nariz do avião.
V2 é a velocidade que vc vai inserir no piloto automático.
Infelizmente quase nada está funcionando no computador. OPCIONALMENTE vc pode ainda
- Apertar tecla DEP ARR: aqui vc tem opção de mudar a pista de decolagem e pouso, assim como a aproximação. Porém, nós já escolhemos tudo isso antes.
- Apertar a tecla RTE para ver informações da rota ou alterá-la.
Antes de terminar no computador, aperte a tecla NAV RAD e verifique a informação embaixo de ILS-MLS, como na foto abaixo. Essa informação é sobre a aproximação por ILS que vamos fazer.
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Configuração da decolagem
1. Configure o AUTOBRAKE para a posição RTO, que significa Rejected Take off. Caso vc reduza a potência durante a decolagem o avião vai automaticamente frear usando força máxima. Eu circulei em vermelho na segunda foto de referência a localização do autobrake.
2. Configure o COMPENSADOR. Na segunda imagem de referencia tem uma tela que eu chamei de T3. Nessa tela tem um medidor de nome "STAB" e uma faixa verde. Essa faixa verde é a faixa de valores usados na decolagem. O PC do avião iria calcular qual valor a gente colocaria aqui, infelizmente não foi simulado aqui. Ele já vem configurado dentro da faixa verde, mas muito pra baixo na barra. Vc pode colocar o nariz para cima um pouco, subindo na barra verde. O COMPENSADOR vc muda utilizando o respectivo comando nas configurações de controle, em superfícies de compensação.
As próximas informações têm referencia na foto abaixo:
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3. Coloque a V2 que mencionei antes no piloto automático.
4. Heading da pista. Se vc não sabe essa informação, só espere alinhar na pista para decolagem, gire a parte superior do botão embaixo onde tem HDG. Na tela T2 da foto de referencia no inicio do tutorial vc vai ver uma linha pontilhada rosa se mexendo. Coloque a linha alinhada com a pista.
5. Ative os botões a seguir: FD, AT ARM, LNAV, VNAV.
6. Gire o botão embaixo de ALT nessa última foto e coloque a altitude de cruzeiro do seu voo. No meu caso é 10000.
7. FLAPS para a decolagem.
8. Coloque os ANTI-ICE em AUTO. Circulei de rosa onde se encontram na primeira foto de referencia.
9. Aperte o botão WINDOW HEAT, também encontrado na parte rosa.
10. Ligue todas as bombas de combustível (ou as que vc sabe que tem combustível; vc pode ver essa informação na tela T6 da foto), também na parte rosa. Após isso, caso algum botão fique com a luz PRESS, significa que não tem combustível no respectivo tanque, então vc aperta de novo para desligar a bomba. A luz vai desaparecer. Os nomes das bombas são as seguintes: MAIN 1 e MAN 4, OVR2 MAIN, MAIN 3 OVRD, CTR L e CTR R, STAB L e STAB R.
11. Aperte a tecla B no seu teclado para ajustar o altímetro. Por padrao o valor é 29.92. Dependendo do clima, ao apertar B o valor vai se alterar. Destaquei a informação do altímetro na foto abaixo.
pCbe8Ww.jpg

Ligando os motores
Eu não consegui ligar os motores sem a APU estar ligada. Na vida real existe um procedimento, mas exige botões que não estão funcionando no simulador.
1. Ligue a luz BEACON, na tradução "rádio farol". Na primeira foto de referencia eu circulei com azul claro o local das luzes. A luz BEACON vc só desliga após desligar os motores.

Geralmente os pilotos ligam os motores durante o pushback. Lembre do freio de mão (e da fonte de alimentação externa, se vc tinha solicitado antes), destacado em azul claro na segunda foto. Caso vc esteja iniciando o taxi, ative a luz de TAXI, que se encontra destacada em azul claro na primeira foto.

2. Dê o motor de partida dos motores 3 e 4, localizado na foto abaixo:
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3. Imediatamente após o passo 2 ligue as válvulas de combustível 3 e 4 que eu destaquei de verde na segunda foto de referencia.

4. Repita os passos 2 e 3 acima para os motores 1 e 2.

OBS: aparentemente vc pode ligar os 4 motores ao mesmo tempo.
Os motores fica assim após ligarem:
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5. Quando os geradores dos motores começarem a produzir energia, os botões ao lado de onde tem escrito GEN CONT deixarão de ter uma luz vermelha escrito OFF. Agora vc vai DESLIGAR a APU, girando a tomada para a posição OFF.

6. Considerando que vc já esteja na pista da decolagem, desligue a de taxi (se tiver muito escuro, deixe ligada) e ligue essas luzes: Luz de pouso (LANDING LIGHTS), NAV (se vc não tinha ligado antes) e STROBE. As luzes WING e LOGO também podem ser ligadas, fica a seu critério. Um pouco sobre as luzes abaixo:
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9aY8dL8.jpg

Sobre a obrigatoriedade das luzes as "regras" não são seguidas num padrão igual com todos os pilotos. Resumo de cada uma delas abaixo:
BEACON: ligue antes de movimentar o aviaõ ou antes de ligar os motores. Desligue no final do voo, após desligar o motor.
NAV: luzes verdes e vermelhas na ponta das asas. Use entre o por do sol e o nascer.
STROBE: luz que pisca bem forte. Ligue antes da decolagem; desligue após o taxi no aeroporto de destino.
RWY L e TURNOFF R: opcional, ilumina a lateral durante o taxi e manobras.
LANDING: usado nos pousos e decolagem, e também abaixo de 10000 pés, seja descendo para pouso ou decolando. Depois dessa altitude vc desliga.

Decolagem
Único checklist do pouso é o FLAP, que vc já configurou antes. Aperte a tecla LEGS do computador, assim vc acompanha o progresso da sua rota.

1. Em termos simples, leve a potência à metade, espere uns 2 ou 3 segundos e aperte a função TO GA (Take-off Go Around, em português vc encontra nas configurações dos controles com o nome "manete de potencia automático decolagem arremetida"). Essa função não está funcionando aqui no botão que escolhi no controle, só funciona clickando no botão da foto abaixo, onde marquei em vermelho abaixo. Se vc não conseguir ativar, simplesmente leve as manetes de potencia completamente à frente.
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Vamos falar um pouco sobre o PFD (Primary Flight Display) da foto abaixo:
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Do lado esquerdo onde marquei em verde é a sua velocidade: 155 em roxo é a velocidade que vc colocou no piloto automático; veja que apareceu a V1 ali, de 142, e em seguida aparecerão as VR e V2 e as velocidades limites dos FLAPS, que falarei adiante.
Do lado direito superior onde marquei uma seta rosa está a altitude que vc colocou no piloto automático (10000 no caso).
Em branco que marquei na direita vc encontra a velocidade vertical em pés/min. Cuidado aqui, esse valor de 5440 é a sua altitude atual, EM RELAÇÃO ao nível do mar.
Em azul claro circulei onde vai aparecer sua altitude em relação ao solo abaixo de vc. Ela só aparece quando vc está no ar em ate 2500 pés acima do solo embaixo.
As setas em amarelo são os graus de inclinação em relação ao horizonte.
A cruz rosa no centro é o FLIGHT DIRECTOR, a tecla FD nao painel que circulei em amarelo na segunda foto de tutorial.
Os números 1, 2 e 3 em vernelho são os modos do avião: 1- é o modo do autothrottle; 2- é a navegação horizontal; 3- é a navegação vertical. LNAV e RNAV em branco são as teclas que vc apertou do piloto automático. Ao levantar voo e ativar o piloto, o LNAV e VNAV ficarão verdes.
O número 29.92 é a pressão que vc colocou no altímetro.
Voltando à decolagem
Nós paramos no passo 1. Agora, ganhando velocidade durante a decolagem vc vai escutar uma voz anunciando a V1. Logo após a V1 vem a VR, que é quando vc começa a mexer seu controle ou manche pra fazer o avião subir. Incline uns 15 graus. O compensador que já vem configurado no avião faz com que vc comece a sair do solo bem antes da VR.

2. Após sair do solo com inclinação positiva, vc recolhe o trem de pouso. Aqui vc já pode ativar o piloto automático, apertando qualquer das teclas da foto abaixo, onde circulei de vermelho. Onde circulei de laranja, vc desliga o piloto automático:
Na mesma foto vou destacar o limite de velocidade dos FLAPS que vc precisa observar e outras coisas.
fR3A0ji.jpg


Em amarelo vc tem os limites de velocidade para cada FLAPS e do trem de pouso. Vc pode simplesmente recolher todos os FLAPS de uma vez logo após a decolagem. Mas se vc quiser fazer "profissionalmente" vc tem a referencia dos FLAPS no mesmo local onde eu mostrei as V1, VR e V2. Veja na foto abaixo onde marquei em amarelo:
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Na decolagem dessa foto eu decolei com FLAPS 10. Quando chegar no número 5 dentro do círculo amarelo vc coloca FLAPS 5; chegou no 1, vc coloca FLAPS 1, etc.
Outras funções do piloto automático eu vou explicar em outro tutorial. Voltando ao nosso voo:
Vc decolou, recolheu os flaps e trem de pouso e ativou o piloto automático. Vc está subindo com as funções LNAV e VNAV ligadas:
LNAV= navegação lateral: o avião vai seguir a trajetória do plano de voo;
VNAV= navegação vertical: o avião vai seguir a altitude e velocidade encontrada na página LEGS do computador e vai obedecer as restrições que vc encontra na página VNAV, também no PC de Bordo. Essa função VNAV, pra variar, não funciona direito. Depois entro em detalhes. Veja ao lado dos botões LNAV e VNAV vc tem a velocidade, embaixo de IAS/MACH. A tela não está mostrando um valor por causa da função VNAV, que também controla o autothrottle. Vc pode intervir nessa velocidade clickando no botão giratório embaixo do indicador de velocidade, e ao fazer, um valor irá aparecer. Escolha é sua em aumentar ou diminuir. Voltando de novo ao voo:

3. Passando dos 10000 pés vc desliga as luzes: LANDING, TAXI, RWY L e OFF (se bem que essas duas ficam no tem de pouso).

4. Chegando nos 18000 pés vc está passando pela altitude de transição. Aperte o botão do altimetro como em amarelo na foto abaixo. STD irá aparecer na tela PFD:
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Também nessa foto acima:
Em vermelho: esses quadrados vermelhos são as velocidades limites, no caso eu estava muito lento. Caso apareça em cima, significa a velocidade limite que vc não pode passar.
Em rosa: velocidade do vento e direção; GS: velocidade em relação solo, corrigida pelo vento; TAS: velocidade corrigida pela densidade do ar.
Em azul: quanto falta para o próximo ponto, em milhas náuticas; 18:15 é o horário estimado em que vc vai passar pelo ponto.
Continuando....

5. Chegando na altitude de cruzeiro vc vai desativar a Função VNAV, só para garantir. ( vou fazer mais testes sobre ela). Só coloquei a função VNAV nesse tutorial porque ela controla também a velocidade, assim vc não precisaria se preocupar com overspeed durante a decolagem e subida.
Pra fazer isso aperte o botão HOLD, destacado em amarelo abaixo:
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Descendo....

A função VNAV faria essa descida para nós, faria... Vamos descer na raça mesmo. Se vc estiver a uns 40000 pés e o aeroporto é em baixa altitude, recomendo vc começar a descer faltando 100 milhas náuticas até o destino. Na FOTO acima eu marquei de amarelo a função que iremos usar para descer.
Lembre de controlar a velocidade do piloto automático, deixe ir na banguela. Na página LEGS vc encontra informação de velocidade e altitude em cada ponto. Infelizmente, cagaram na maioria dos pontos da sua rota e vc terá informação com zeros, quando deveria ter números de referencia.

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6. Ajuste o AUTOBRAKE. Geralmente 2 é um bom valor. Se pista for muito curta ou em altas altidudes , escolha um valor maior. Escolha a altitude de algum ponto a umas 15 MN do aeroporto. Veja na foto acima que o ponto modus tem na sua linha, no canto direito: 0/FL200. O zero é uma restrição de velocidade, FL200 significa 2000 pés. Vc vai selecionar uma dessas altitudes no painel do piloto automático na segunda foto acima, em amarelo. Aperte o botão V/S, e em seguida, role o botão para cima com a razão de descida desejada. O número de descida é negativo. Escolha entre 2000 e 3000. Esse é um número que vc vai pegando um jeito com o tempo. Às vezes vc vai descer muito rápido, outras muito lento.
Esta função V/S também não está muito confiável . Comigo o avião não descia na razão que escolhia. Vamos ter de falar sobre os spoilers, também chamado de speedbrake. Na segunda foto desse tutorial eu marquei onde fica.
Em DN ele está recolhido.
ARM é a posição para o pouso. Recomendo vc colocar algum botão no controle para armar ele nessa posição.
Em qualquer posição até UP, ele está "ativado", criando arrasto,que vc muito provavelmente vai precisar na descida e aproximação.
Agora vc precisa saber quando estará a 100 milhas do aeroporto. Acesse a página LEGS no PC e escolha a opção REG NAV na barra de ferramentas.
df6xwWO.jpg

Veja que enquanto no PC do avião ele informa a distância de cada ponto desde a origem, na página REG NAV ela informa a distância do ponto desde o ponto imediatamente anterior. Veja como vc acha melhor pra achar esse ponto de descida.
Seguindo...

7. Vc está descendo. A 18000 pés aperte o botão do altímetro de novo. Desta vez um número verde irá aparecer. APERTE a tecla B no seu teclado para atualizar o valor. Na sua aproximação a torre de controle irá lhe informar um valor também.

8. A 10 mil pés, ligue as LANDING LIGHTS, faróis de pouso, e se quiser a TAXI e RWY L e TURNOFF R.

Pouso

O ponto crítico chegou. De verdade os pilotos dividem as tarefas, mas aqui vc está sozinho. Seguir todos os procedimentos à risca requer atenção.
Recomendo que vc desligue o piloto automático após a captura do LOC e G/S que vou falar abaixo e tente pousar manualmente.
O piloto automático está fazendo umas cagadas monstras, pousando já no final ou simplesmente passando direto sobre a pista, sem pousar.
A função de pausa ativa tá bugada, vc pode perder completamente o controle da aeronave ao retornar ao voo.
Diretrizes Básicas:
- Um dos erros mais comuns é diminuir completamente a potência dos motores. Geralmente vc só diminui a potência quando prestes a tocar a pista, especialmente se vc quiser ter uma aterrizagem suave.
- Cuide da sua velocidade com o piloto automático e da razão de descida, sempre atento à página LEGS ou REG NAV e ao seu mapa na tela T2. Na página LEGS vc vai ver a altitude dos últimos pontos da sua rota, use-os como referencia.
-Velocidade de referencia a uns 10 ou 15 milhas do aeroporto: 180 a 200 nós.
-Velocidade do pouso: geralmente entre 135 (quando bem leve) e 160 (bem pesado) nós. Em aeroportos com altitude elevada esse valor é maior.
-Vc vai começar a usar os FLAPS à medida que sua velocidade diminui. Preste atenção que aqui é diferente da decolagem.. No mesmo local onde aparece as v1, V2 e VR na tela T1, vai aparecer de novo a referencia dos FLAPS, assim como na decolagem:
quando aparecer UP, siginifica flaps 1 (lembrando que vc estava usando FLAPS em UP, posição "normal");
quando aparecer 1, significa FLAPS 5;
quando aparecer 5, significa FLAPS 10, etc.
OBS: vc não precisa ficar olhando para a tela procurando esses valores. Basta decorar os limites e ir administrando. Lembre que o FLAPS para o pouso é o 30, máximo, e que os FLAPS criam arrasto, ajudam vc a frear, mas principalmente criam sustentação em baixas velocidades.
-Desça o trem de pouso e FLAPS 20 quando estiver em uns 180 nós, após o último ponto antes do destino, a umas 10 milhas. Esses são valores apenas de referencia. Veja a imagem abaixo, mostrando a palavra UP, que significa que vc pode usar o FLAP 1. Aqui vc já pode colocar FLAPS 30 ou esperar quando estiver a umas 5 milhas do aeroporto.
e3al2EN.png


Assim que vc chega perto do aeroporto seu avião vai capturar a tramissão do ILS que vai guiar o avião para o pouso, seja manual ou não.
Veja na foto acima, uma concha roxa bem em cima de "CRS 284". Lá na parte superior esquerda IGWQ e DME 22.6. Isso significa que vc vai ativar a função LOC do piloto automático. Na sua comunicação com a torre na aproximação, ela vai lhe informar sobre a aproximação ILS, o ponto com a respectiva altitude e velocidade. Essa função LOC vc pode deixar pra ativar bem antes do ultimo ponto antes do destino. Função LOC abaixo destacada:
sCUjFJY.jpg


Depois de ativar LOC, a tecla tem que ficar com uma luz verde. Se não ficar, significa que vc ainda está longe para captar o sinal. Mesmo se ficar com a luz verde vc precisa "capturar" o localizador. Quando captura, o nome LOC fica verde como na foto abaixo:
kTd6LlQ.jpg


Após isso, vc aperta o botão APP, que fica embaixo da LOC. Selecione a velocidade do pouso: entre 135 e 160 nós, aproximadamente.
Obs: vc pode apertar diretamente o botão APP, que ativa tanto o LOC como o G/S, não vai fazer diferença.
Veja circulado em vermelho na foto acima, apareceu um G/S em branco. Isso é o glide slope, que orienta a aeronave verticalmente. Mas vc também precisa capturar. O avião faz isso sozinho, mas vc precisa estar na altitude correta. Na página LEGS vc encontra a altitude do último ponto. É importante chegar nesse ponto na altitude indicada, a uns 180 nós de velocidade. Após a captura sua tela vai ficar assim, aí vc desce o trem de pouso, arme o spoiler e configure o AUJTO brake em algum nível de 1 ao máximo.
6HeCf6u.jpg


Veja na foto acima, após a captura do LOC e G/S. Marquei em vermelho as conchas roxas. Caso pouse manualmente, vc usa elas como referencia de sua altitude e alinhamento com a pista. Isso significa que vc vai conseguir pousar mesmo sem qualquer visibilidade, mesmo manualmente.
No caso da foto, eu já estou na posição perfeita.
Se a concha está a sua esquerda, significa que pista está a sua esquerda, ou seja, vire o avião à esquerda.
Se está acima, significa que vc tem que subir, ou seja, vc está abaixo da altitude ideal.
Pra vc nunca esquecer disso, pense assim: Siga a concha. Ela está acima, suba com o avião. Ela está à esquerda, vire à esquerda.

CHECKLIST do pouso (lembrar do AUTOBRAKE, caso for usar):
-Trem de pouso;
-Spoiler na posição armada
-FLAPS

jFLt4Uq.jpg


Foto acima durante pouso em Amsterdã. Destaquei em amarelo que existem quatro luzes vermelhas. Quando vc ver 2 vermelhas e duas brancas, significa que vc está na altitude correta. No pouso da foto eu estava um pouco alto.
Destaquei também em vermelho a quantidade de potência dos motores durante o pouso, apenas para salientar que normalmente vc não chega nessa altitude já com as manetes recuadas.

Assim que a manete recuar ao tocar o solo vc ativa o reversor dos motores.

Use uma rota curta como a desse tutorial para treinar a descida e captura do LOC e G/S. Vc precisa da prática. Vai ser difícil vc acertar tudo na primeira após ler aqui.

Após o pouso

Vc pousou, vai começar o caminho até algum portão ou rampa:

1. Ligue a luz TAXI e/ou RWY L e TURN OFF, desligue a LANDING lights e STROBE. Desligue o radar do clima;
2. Ligue a APU; (apenas uma formalidade, efeito prático quase zero para vc. Não esqueça de ligar o gerador da APU também);
3. Recolha os FLAPS para a posição UP;
4. Speedbrake ou spoiler na posição DOWN.
5. Após estacionar, freio de mão;
6. Autobrake na posição OFF;
7. Desligue os motores. Basta clickar nas 4 válvulas de combustível que eu marquei de verde na segunda foto do tutorial;
8. Click nos botões das válvulas de combustível, marcados em rosa na primeira foto; vc está desligando elas.
9. Desligue as luzes BEACON e TAXI;
10. Desligue a APU;
11. Desligue a NAV light;
12. Gire a tomada STANDBY POWER para a posição OFF;
13. Desligue a BATERIA.

É isso. Nem tudo precisa ser na ordem que coloquei aqui.
Lembre de se comunicar com a torre.
Abaixo tem os checklists de cada fase do voo.
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Galera, espero que isso seja útil para alguém. Espero que eles arrumem também várias coisas que não funcionam correto. Esse tutorial ficou muito mais longo do que esperava, talvez tenha esquecido alguma coisa importante. Vá treinando, se acostumando com as coisas.
Talvez esse tutorial tenha ficado longo e cansativo, só com um vídeo pra explicar melhor algumas coisas. Vou ver isso depois. Valeu.
 
Última edição:
que putaria esse gerenciamento da microsoft, baixa o launcher instala no disco C, ai o jogo pede pra escolher o diretorio pra baixar os 99%, ai vc escolhe outra unidade, ai o jogo seta como default de cache uma unidade C,

o pessoal é muito despreocupado com isso, Acabei de excluir 99gb de instalação do fs20, e não sei em que unidade o trem ta instalado, Como meu disco C perdeu 100gb de ora pra outra estou com uma leve suspeita.

mas na instalação escolhi o disco D, ssd com 140gb de espaço livre, ai essa bagaça me come 100gb do disco C e deixa o ssd D vazio.
 
Tô vendo que tem muita gente aqui querendo aprender a utilizar os procedimentos e aeronaves, então decidi fazer um tutorial básico para iniciantes, desde a escolha da rota até o pouso. Não sou veterano nesse negócio, pelo contrário. Tem uns 2 meses que comecei no primeiro "simulador", ainda tem um monte de coisa pra aprender. Segue abaixo no spoiler.
Vamos lá.
Escolhendo a rota
Q1nqLnk.jpg

Nesse tutorial escolhi a rota Abu Dhabi-Dubai. Vc pode dar partida em alguma rampa ou portão, ou na pista. No primeiro caso a aeronave estará desligada; no segundo, já está quase pronta para decolagem. A partida vc pode escolher direto ou algum "ponto". No direto uma linha é diretamente ligada ao próximo ponto na rota. Mas vc pode também escolher algum ponto de partida, é de sua livre escolha. É recomendado não utilizar partida direta se vc pretende ativar o piloto automático assim que levantar voo e fique fora da trajetória da rota. Recomendo escolher algum ponto de partida de acordo com o número da pista que vc quer como decolagem. Vc pode deletar os pontos: basta clickar em cima de algum e escolher a opção de deletar; a rota é alterada automaticamente para o próximo ponto.
Veja que na chegada eu também escolhi direto. Vc pode escolher algum ponto específico e editar deletando algum ponto.
Na opção Reg. Nav vc escolhe a altitude de cruzeiro, e essa opção é selecionada automaticamente no computador do 747. Na rota deste tutorial escolhi 10000 pés.
Como referência da altitude para escolher, veja essa tabela abaixo:
p5EdASQ.png

Pra finalizar, escolha alguma aerovia, não escolha a opção de GPS nem VOR.
Pouso automático
Se vc quiser utilizar o piloto automático da aeronave vc precisa escolher a aproximação por ILS (mesmo se não for usar o pouso automático, é recomendado atualizar a aproximação por ILS também). NEM Todos os aeroportos possuem o ILS. Não escolha a opção automático, escolha como na foto.
Um pouco mais sobre ILS, caso tenha interesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_pouso_por_instrumentos
Vc pode criar rotas e carregá-las no mapa do mundo. Um bom site é o https://www.simbrief.com (grátis, mas precisa criar conta).
Ligando e configurando a aeronave
O checklist do jogo também cobre parte do que vou mostrar aqui.
Vou utilizar as duas imagem abaixo como referência dos instrumentos que vc vai usar.

PyvqzUx.jpg

crsdOeD.jpg

No círculo amarelo da primeira image acima, onde fica a parte elétrica:
1. Coloque o STANDBY POWER para a posição auto;
2. Retire a capinha de proteção, aperte o botão BATTERY para ligar a bateria, depois recoloque a proteção. OPCIONAL; caso esteja de noite, vc pode ligar a NAV, que é a luz de navegação, que fica na parte circulada em azul claro na primeira imagem acima.
Para ligar todos os instrumentos, vc precisa de mais "potência". Temos duas opções:
a) ligar a APU (auxiliary power unit): gire a "tomada" da apu até a posição START e segure por uns 2 segundos; ela vai voltar para a posição do meio, em ON. Após a APU ligar e começar a fornecer energia, uma luz com o nome "AVAIL" vai aparecer nos botões APU GEN 1 e APU GEN 2.
APERTE esses dois botões APU GEN 1 e APU GEN 2. Vc vai perceber um aumento do som e da intensidade das luzes. Cuidado que a APU consome combustível. Se vc não quiser gastar combustível,use a opção B abaixo.
A APU é um motor que gera energia elétrica para o avião. Ela fica na cauda, onde fica um buraquinho. Geralmente quem fornece essa energia são os geradores dos motores, só que neste estágio eles ainda estão desligados.
b) outra opção é se conectar a geradores externos, que são uns aparelhos da estrutura do aeroporto. Eles nem sempre estão disponíveis. APERTE qualquer um dos botões EXT POWER 1 ou EXT POWER 2.
Com todos os instrumentos funcionando, podemos configurar algumas coisas. Vamos configurar algumas coisas no "PC" do avião, que fica na segunda imagem de referência que eu postei acima, marcado com o nome "PC" em branco.
Computador
Na tela inicial em que o computador ligou, escolha a opção "POS INIT" clickando na última linha da direita.
Nessa tela POS INIT digite o código do aeroporto onde vc se encontra e insira em uns quadrados brancos embaixo de REF AIRPORT. Para fazer isso vc vai clickar na segunda linha da esquerda. A tela não é touchscreen.
Ainda na mesma tela, vc precisa copiar a informação que se encontra embaixo de GPS POS. Pra fazer isso click na quarta linha da direira (de cima pra baixo). Ao fazer isso as coordenadas dos GPS vão aparecer lá embaixo. Em seguida, click na penúltima linha da direita, onde tem uns quadrados em branco, assim vc cola as coordenadas.
Ainda na mesma tela, click na última linha da esquerda, em INDEX, que é o menu. Depois escolha a terceira opção da esquerda, PERF. Aqui vc encontra dados da performance. Ao entrar nessa nessa tela uma luz verde vai se ascender em cima da tecla EXEC .Aperte essa tecla.
Na primeira linha da direita em CRZ ALT, vc pode alterar a altitude de cruzeiro. O resto dessa página é inútil.
Mude para outra página clickando em THRUST LIM, na última linha da direita. Ignore o conteúdo essa página, vc só quis passar por ela para acessar outra página clickando em TAKE OFF.
Na página de TAKE OFF encontramos o FLAPS da decolagem: use FLAPS 10 (ou FLAPS 20); e temos as V1, V2 e VR. Essas velocidades são anunciadas por uma voz durante a decolagem.
V1: velocidade de decisão: a partir dessa velocidade não é possível abortar a decolagem.
VR: velocidade de rotação, ou seja, a partir de quando vc começa a levantar o nariz do avião.
V2 é a velocidade que vc vai inserir no piloto automático.
Infelizmente quase nada está funcionando no computador. OPCIONALMENTE vc pode ainda
- Apertar tecla DEP ARR: aqui vc tem opção de mudar a pista de decolagem e pouso, assim como a aproximação. Porém, nós já escolhemos tudo isso antes.
- Apertar a tecla RTE para ver informações da rota ou alterá-la.
Antes de terminar no computador, aperte a tecla NAV RAD e verifique a informação embaixo de ILS-MLS, como na foto abaixo. Essa informação é sobre a aproximação por ILS que vamos fazer.
vqB6iZr.jpg

Configuração da decolagem
1. Configure o AUTOBRAKE para a posição RTO, que significa Rejected Take off. Caso vc reduza a potência durante a decolagem o avião vai automaticamente frear usando força máxima. Eu circulei em vermelho na segunda foto de referência a localização do autobrake.
2. Configure o COMPENSADOR. Na segunda imagem de referencia tem uma tela que eu chamei de T3. Nessa tela tem um medidor de nome "STAB" e uma faixa verde. Essa faixa verde é a faixa de valores usados na decolagem. O PC do avião iria calcular qual valor a gente colocaria aqui, infelizmente não foi simulado aqui. Ele já vem configurado dentro da faixa verde, mas muito pra baixo na barra. Vc pode colocar o nariz para cima um pouco, subindo na barra verde. O COMPENSADOR vc muda utilizando o respectivo comando nas configurações de controle, em superfícies de compensação.
As próximas informações têm referencia na foto abaixo:
8oHj07L.jpg

3. Coloque a V2 que mencionei antes no piloto automático.
4. Heading da pista. Se vc não sabe essa informação, só espere alinhar na pista para decolagem, gire a parte superior do botão embaixo onde tem HDG. Na tela T2 da foto de referencia no inicio do tutorial vc vai ver uma linha pontilhada rosa se mexendo. Coloque a linha alinhada com a pista.
5. Ative os botões a seguir: FD, AT ARM, LNAV, VNAV.
6. Gire o botão embaixo de ALT nessa última foto e coloque a altitude de cruzeiro do seu voo. No meu caso é 10000.
7. FLAPS para a decolagem.
8. Coloque os ANTI-ICE em AUTO. Circulei de rosa onde se encontram na primeira foto de referencia.
9. Aperte o botão WINDOW HEAT, também encontrado na parte rosa.
10. Ligue todas as bombas de combustível (ou as que vc sabe que tem combustível; vc pode ver essa informação na tela T6 da foto), também na parte rosa. Após isso, caso algum botão fique com a luz PRESS, significa que não tem combustível no respectivo tanque, então vc aperta de novo para desligar a bomba. A luz vai desaparecer. Os nomes das bombas são as seguintes: MAIN 1 e MAN 4, OVR2 MAIN, MAIN 3 OVRD, CTR L e CTR R, STAB L e STAB R.
11. Aperte a tecla B no seu teclado para ajustar o altímetro. Por padrao o valor é 29.92. Dependendo do clima, ao apertar B o valor vai se alterar. Destaquei a informação do altímetro na foto abaixo.
pCbe8Ww.jpg

Ligando os motores
Eu não consegui ligar os motores sem a APU estar ligada. Na vida real existe um procedimento, mas exige botões que não estão funcionando no simulador.
1. Ligue a luz BEACON, na tradução "rádio farol". Na primeira foto de referencia eu circulei com azul claro o local das luzes. A luz BEACON vc só desliga após desligar os motores.

Geralmente os pilotos ligam os motores durante o pushback. Lembre do freio de mão (e da fonte de alimentação externa, se vc tinha solicitado antes), destacado em azul claro na segunda foto. Caso vc esteja iniciando o taxi, ative a luz de TAXI, que se encontra destacada em azul claro na primeira foto.

2. Dê o motor de partida dos motores 3 e 4, localizado na foto abaixo:
xd1Vo0O.jpg


3. Imediatamente após o passo 2 ligue as válvulas de combustível 3 e 4 que eu destaquei de verde na segunda foto de referencia.

4. Repita os passos 2 e 3 acima para os motores 1 e 2.

OBS: aparentemente vc pode ligar os 4 motores ao mesmo tempo.
Os motores fica assim após ligarem:
gHYq7RT.jpg


5. Quando os geradores dos motores começarem a produzir energia, os botões ao lado de onde tem escrito GEN CONT deixarão de ter uma luz vermelha escrito OFF. Agora vc vai DESLIGAR a APU, girando a tomada para a posição OFF.

6. Considerando que vc já esteja na pista da decolagem, desligue a de taxi (se tiver muito escuro, deixe ligada) e ligue essas luzes: Luz de pouso (LANDING LIGHTS), NAV (se vc não tinha ligado antes) e STROBE. As luzes WING e LOGO também podem ser ligadas, fica a seu critério. Um pouco sobre as luzes abaixo:
9aY8dL8.jpg

9aY8dL8.jpg

Sobre a obrigatoriedade das luzes as "regras" não são seguidas num padrão igual com todos os pilotos. Resumo de cada uma delas abaixo:
BEACON: ligue antes de movimentar o aviaõ ou antes de ligar os motores. Desligue no final do voo, após desligar o motor.
NAV: luzes verdes e vermelhas na ponta das asas. Use entre o por do sol e o nascer.
STROBE: luz que pisca bem forte. Ligue antes da decolagem; desligue após o taxi no aeroporto de destino.
RWY L e TURNOFF R: opcional, ilumina a lateral durante o taxi e manobras.
LANDING: usado nos pousos e decolagem, e também abaixo de 10000 pés, seja descendo para pouso ou decolando. Depois dessa altitude vc desliga.

Decolagem
Único checklist do pouso é o FLAP, que vc já configurou antes. Aperte a tecla LEGS do computador, assim vc acompanha o progresso da sua rota.

1. Em termos simples, leve a potência à metade, espere uns 2 ou 3 segundos e aperte a função TO GA (Take-off Go Around, em português vc encontra nas configurações dos controles com o nome "manete de potencia automático decolagem arremetida"). Essa função não está funcionando aqui no botão que escolhi no controle, só funciona clickando no botão da foto abaixo, onde marquei em vermelho abaixo. Se vc não conseguir ativar, simplesmente leve as manetes de potencia completamente à frente.
yzij1Vj.jpg


Vamos falar um pouco sobre o PFD (Primary Flight Display) da foto abaixo:
2HOm1JB.jpg


Do lado esquerdo onde marquei em verde é a sua velocidade: 155 em roxo é a velocidade que vc colocou no piloto automático; veja que apareceu a V1 ali, de 142, e em seguida aparecerão as VR e V2 e as velocidades limites dos FLAPS, que falarei adiante.
Do lado direito superior onde marquei uma seta rosa está a altitude que vc colocou no piloto automático (10000 no caso).
Em branco que marquei na direita vc encontra a velocidade vertical em pés/min. Cuidado aqui, esse valor de 5440 é a sua altitude atual, EM RELAÇÃO ao nível do mar.
Em azul claro circulei onde vai aparecer sua altitude em relação ao solo abaixo de vc. Ela só aparece quando vc está no ar em ate 2500 pés acima do solo embaixo.
As setas em amarelo são os graus de inclinação em relação ao horizonte.
A cruz rosa no centro é o FLIGHT DIRECTOR, a tecla FD nao painel que circulei em amarelo na segunda foto de tutorial.
Os números 1, 2 e 3 em vernelho são os modos do avião: 1- é o modo do autothrottle; 2- é a navegação horizontal; 3- é a navegação vertical. LNAV e RNAV em branco são as teclas que vc apertou do piloto automático. Ao levantar voo e ativar o piloto, o LNAV e VNAV ficarão verdes.
O número 29.92 é a pressão que vc colocou no altímetro.
Voltando à decolagem
Nós paramos no passo 1. Agora, ganhando velocidade durante a decolagem vc vai escutar uma voz anunciando a V1. Logo após a V1 vem a VR, que é quando vc começa a mexer seu controle ou manche pra fazer o avião subir. Incline uns 15 graus. O compensador que já vem configurado no avião faz com que vc comece a sair do solo bem antes da VR.

2. Após sair do solo com inclinação positiva, vc recolhe o trem de pouso. Aqui vc já pode ativar o piloto automático, apertando qualquer das teclas da foto abaixo, onde circulei de vermelho. Onde circulei de laranja, vc desliga o piloto automático:
Na mesma foto vou destacar o limite de velocidade dos FLAPS que vc precisa observar e outras coisas.
fR3A0ji.jpg


Em amarelo vc tem os limites de velocidade para cada FLAPS e do trem de pouso. Vc pode simplesmente recolher todos os FLAPS de uma vez logo após a decolagem. Mas se vc quiser fazer "profissionalmente" vc tem a referencia dos FLAPS no mesmo local onde eu mostrei as V1, VR e V2. Veja na foto abaixo onde marquei em amarelo:
3Qr7Vuy.jpg


Na decolagem dessa foto eu decolei com FLAPS 10. Quando chegar no número 5 dentro do círculo amarelo vc coloca FLAPS 5; chegou no 1, vc coloca FLAPS 1, etc.
Outras funções do piloto automático eu vou explicar em outro tutorial. Voltando ao nosso voo:
Vc decolou, recolheu os flaps e trem de pouso e ativou o piloto automático. Vc está subindo com as funções LNAV e VNAV ligadas:
LNAV= navegação lateral: o avião vai seguir a trajetória do plano de voo;
VNAV= navegação vertical: o avião vai seguir a altitude e velocidade encontrada na página LEGS do computador e vai obedecer as restrições que vc encontra na página VNAV, também no PC de Bordo. Essa função VNAV, pra variar, não funciona direito. Depois entro em detalhes. Veja ao lado dos botões LNAV e VNAV vc tem a velocidade, embaixo de IAS/MACH. A tela não está mostrando um valor por causa da função VNAV, que também controla o autothrottle. Vc pode intervir nessa velocidade clickando no botão giratório embaixo do indicador de velocidade, e ao fazer, um valor irá aparecer. Escolha é sua em aumentar ou diminuir. Voltando de novo ao voo:

3. Passando dos 10000 pés vc desliga as luzes: LANDING, TAXI, RWY L e OFF (se bem que essas duas ficam no tem de pouso).

4. Chegando nos 18000 pés vc está passando pela altitude de transição. Aperte o botão do altimetro como em amarelo na foto abaixo. STD irá aparecer na tela PFD:
uAqvgy0.jpg


Também nessa foto acima:
Em vermelho: esses quadrados vermelhos são as velocidades limites, no caso eu estava muito lento. Caso apareça em cima, significa a velocidade limite que vc não pode passar.
Em rosa: velocidade do vento e direção; GS: velocidade em relação solo, corrigida pelo vento; TAS: velocidade corrigida pela densidade do ar.
Em azul: quanto falta para o próximo ponto, em milhas náuticas; 18:15 é o horário estimado em que vc vai passar pelo ponto.
Continuando....

5. Chegando na altitude de cruzeiro vc vai desativar a Função VNAV, só para garantir. ( vou fazer mais testes sobre ela). Só coloquei a função VNAV nesse tutorial porque ela controla também a velocidade, assim vc não precisaria se preocupar com overspeed durante a decolagem e subida.
Pra fazer isso aperte o botão HOLD, destacado em amarelo abaixo:
P3J4GgO.jpg


Descendo....

A função VNAV faria essa descida para nós, faria... Vamos descer na raça mesmo. Se vc estiver a uns 40000 pés e o aeroporto é em baixa altitude, recomendo vc começar a descer faltando 100 milhas náuticas até o destino. Na FOTO acima eu marquei de amarelo a função que iremos usar para descer.
Lembre de controlar a velocidade do piloto automático, deixe ir na banguela. Na página LEGS vc encontra informação de velocidade e altitude em cada ponto. Infelizmente, cagaram na maioria dos pontos da sua rota e vc terá informação com zeros, quando deveria ter números de referencia.

I9peVjg.jpg


6. Ajuste o AUTOBRAKE. Geralmente 2 é um bom valor. Se pista for muito curta ou em altas altidudes , escolha um valor maior. Escolha a altitude de algum ponto a umas 15 MN do aeroporto. Veja na foto acima que o ponto modus tem na sua linha, no canto direito: 0/FL200. O zero é uma restrição de velocidade, FL200 significa 2000 pés. Vc vai selecionar uma dessas altitudes no painel do piloto automático na segunda foto acima, em amarelo. Aperte o botão V/S, e em seguida, role o botão para cima com a razão de descida desejada. O número de descida é negativo. Escolha entre 2000 e 3000. Esse é um número que vc vai pegando um jeito com o tempo. Às vezes vc vai descer muito rápido, outras muito lento.
Esta função V/S também não está muito confiável . Comigo o avião não descia na razão que escolhia. Vamos ter de falar sobre os spoilers, também chamado de speedbrake. Na segunda foto desse tutorial eu marquei onde fica.
Em DN ele está recolhido.
ARM é a posição para o pouso. Recomendo vc colocar algum botão no controle para armar ele nessa posição.
Em qualquer posição até UP, ele está "ativado", criando arrasto,que vc muito provavelmente vai precisar na descida e aproximação.
Agora vc precisa saber quando estará a 100 milhas do aeroporto. Acesse a página LEGS no PC e escolha a opção REG NAV na barra de ferramentas.
df6xwWO.jpg

Veja que enquanto no PC do avião ele informa a distância de cada ponto desde a origem, na página REG NAV ela informa a distância do ponto desde o ponto imediatamente anterior. Veja como vc acha melhor pra achar esse ponto de descida.
Seguindo...

7. Vc está descendo. A 18000 pés aperte o botão do altímetro de novo. Desta vez um número verde irá aparecer. APERTE a tecla B no seu teclado para atualizar o valor. Na sua aproximação a torre de controle irá lhe informar um valor também.

8. A 10 mil pés, ligue as LANDING LIGHTS, faróis de pouso, e se quiser a TAXI e RWY L e TURNOFF R.

Pouso

O ponto crítico chegou. De verdade os pilotos dividem as tarefas, mas aqui vc está sozinho. Seguir todos os procedimentos à risca requer atenção.
Recomendo que vc desligue o piloto automático após a captura do LOC e G/S que vou falar abaixo e tente pousar manualmente.
O piloto automático está fazendo umas cagadas monstras, pousando já no final ou simplesmente passando direto sobre a pista, sem pousar.
A função de pausa ativa tá bugada, vc pode perder completamente o controle da aeronave ao retornar ao voo. Diretrizes Básicas:
- Cuide da sua velocidade com o piloto automático e da razão de descida, sempre atento à página LEGS ou REG NAV e ao seu mapa na tela T2. Na página LEGS vc vai ver a altitude dos últimos pontos da sua rota, use-os como referencia.
-Velocidade de referencia a uns 10 ou 15 milhas do aeroporto: 180 a 200 nós.
-Velocidade do pouso: geralmente entre 135 e 145 nós. Em aeroportos com altitude elevada esse valor é maior.
-Vc vai começar a usar os FLAPS à medida que sua velocidade diminui. Preste atenção que aqui é diferente da decolagem.. No mesmo local onde aparece as v1, V2 e VR na tela T1, vai aparecer de novo a referencia dos FLAPS, assim como na decolagem:
quando aparecer UP, siginifica flaps 1 (lembrando que vc estava usando FLAPS em UP, posição "normal");
quando aparecer 1, significa FLAPS 5;
quando aparecer 5, significa FLAPS 10, etc.
OBS: vc não precisa ficar olhando para a tela procurando esses valores. Basta decorar os limites e ir administrando. Lembre que o FLAPS para o pouso é o 30, máximo, e que os FLAPS criam arrasto, ajudam vc a frear, mas principalmente criam sustentação em baixas velocidades.
-Desça o trem de pouso e FLAPS 30 quando estiver em uns 180 nós, após o último ponto antes do destino, a umas 10 milhas. Esses são valores apenas de referencia. Veja a imagem abaixo, mostrando a palavra UP, que significa que vc pode usar o FLAP 1.
e3al2EN.png


Assim que vc chega perto do aeroporto seu avião vai capturar a tramissão do ILS que vai guiar o avião para o pouso, seja manual ou não.
Veja na foto acima, uma concha roxa bem em cima de "CRS 284". Lá na parte superior esquerda IGWQ e DME 22.6. Isso significa que vc vai ativar a função LOC do piloto automático. Na sua comunicação com a torre na aproximação, ela vai lhe informar sobre a aproximação ILS, o ponto com a respectiva altitude e velocidade. Essa função LOC vc pode deixar pra ativar bem antes do ultimo ponto antes do destino. Função LOC abaixo destacada:
sCUjFJY.jpg


Depois de ativar LOC, a tecla tem que ficar com uma luz verde. Se não ficar, significa que vc ainda está longe para captar o sinal. Mesmo se ficar com a luz verde vc precisa "capturar" o localizador. Quando captura, o nome LOC fica verde como na foto abaixo:
kTd6LlQ.jpg


Após isso, vc aperta o botão APP, que fica embaixo da LOC. Selecione a velocidade do pouso: entre 135 e 150 nós, aproximadamente.
Veja circulado em vermelho na foto acima, apareceu um G/S em branco. Isso é o glide slope, que orienta a aeronave verticalmente. Mas vc também precisa capturar. O avião faz isso sozinho, mas vc precisa estar na altitude correta. Na página LEGS vc encontra a altitude do último ponto. É importante chegar nesse ponto na altitude indicada, a uns 180 nós de velocidade. Após a captura sua tela vai ficar assim, aí vc desce o trem de pouso, arme o spoiler e configure o AUJTO brake em algum nível de 1 ao máximo.
6HeCf6u.jpg


Veja na foto acima, após a captura do LOC e G/S. Marquei em vermelho as conchas roxas. Caso pouse manualmente, vc usa elas como referencia de sua altitude e alinhamento com a pista. Isso significa que vc vai conseguir pousar mesmo sem qualquer visibilidade, mesmo manualmente.
No caso da foto, eu já estou na posição perfeita.
Se a concha está a sua esquerda, significa que pista está a sua esquerda, ou seja, vire o avião à esquerda.
Se está acima, significa que vc tem que subir, ou seja, vc está abaixo da altitude ideal.
Pra vc nunca esquecer disso, pense assim: Siga a concha. Ela está acima, suba com o avião. Ela está à esquerda, vire à esquerda.

CHECKLIST do pouso (lembrar do AUTOBRAKE, caso for usar):
-Trem de pouso;
-Spoiler na posição armada
-FLAPS

Assim que a manete recuar ao tocar o solo vc ativa o reversor dos motores.

Use uma rota curta como a desse tutorial para treinar a descida e captura do LOC e G/S. Vc precisa da prática. Vai ser difícil vc acertar tudo na primeira após ler aqui.

Após o pouso

Vc pousou, vai começar o caminho até algum portão ou rampa:

1. Ligue a luz TAXI e/ou RWY L e TURN OFF, desligue a LANDING lights e STROBE;
2. Ligue a APU; (apenas uma formalidade, efeito prático quase zero para vc. Não esqueça de ligar o gerador da APU também);
3. Recolha os FLAPS para a posição UP;
4. Speedbrake ou spoiler na posição DOWN.
5. Após estacionar, freio de mão;
6. Autobrake na posição OFF;
7. Desligue os motores. Basta clickar nas 4 válvulas de combustível que eu marquei de verde na segunda foto do tutorial;
8. Click nos botões das válvulas de combustível, marcados em rosa na primeira foto; vc está desligando elas.
9. Desligue as luzes BEACON e TAXI;
10. Desligue a APU;
11. Desligue a NAV light;
12. Gire a tomada STANDBY POWER para a posição OFF;
13. Desligue a BATERIA.

É isso. Nem tudo precisa ser na ordem que coloquei aqui.
Lembre de se comunicar com a torre.
Abaixo tem os checklists de cada fase do voo.
wO9DfdG.jpg

Yz8smKv.jpg

8RZk6ed.jpg

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AX0TV0R.jpg

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EOhp09x.jpg
Galera, espero que isso seja útil para alguém. Espero que eles arrumem também várias coisas que não funcionam correto. Esse tutorial ficou muito mais longo do que esperava, talvez tenha esquecido alguma coisa importante. Vá treinando, se acostumando com as coisas.
Talvez esse tutorial tenha ficado longo e cansativo, só com um vídeo pra explicar melhor algumas coisas. Vou ver isso depois. Valeu.
Tragam um homem para esse prêmio!


Cara, muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento!!
 

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