Esse tópico tem como finalidade centralizar qualquer informação sobre o próximo console da Microsoft para melhor organização do fórum.
Várias são rumores e estão sujeitas a confirmação e/ou modificação.
O que for postado será atualizado sempre que possível.
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ESPECIFICAÇÕES (não confirmadas oficialmente)
Unidade Central de Processamento:
O VGLeaks continua a sua saga de vazamentos de números e especificações técnicas que estão antecipando detalhes sobre a nova geração de consoles. Após uma série de revelações sobre o Orbis e chip gráfico do PlayStation 4, é a vez do Durango ser debulhado pelo veículo e ter suas entranhas reveladas ao mundo.
O diagrama de blocos do VGLeaks da constituição tecnológica da Durango, quase certamente uma fuga de documentação oficial da Microsoft. É um design complexo indicativo de uma máquina que é para mais do que jogos - algo apoiado pela presença de uma entrada HDMI.
CPU - O cérebro da máquina
O processador do Durango utiliza a arquitetura x64 e conta com oito núcleos, rodando cada um deles a 1,6 GHz. Segundo a fonte, ele em pouco se difere do modelo adotado pela Sony, possuindo 32 KB de memória cache L1 e 4 MB de cache L2.
Cada núcleo do processador possui ao menos um processo (thread) de hardware, totalmente independente do restante, não tendo que compartilhar recursos. Cada um desses threads é supostamente capaz de realizar duas operações por ciclo (clock).
Diferenças nos detalhes
"Xbox 720" virá com uma placa de vídeo de 800MHz, que usa codinome "Durango". O site VgLeaks divulgou dados técnicos mais detalhados sobre essa GPU, e o que mais chama atenção é o fato de não ter a tradicional VRAM, mas sim a ESRAM com 32MB.
Uma nova técnica, chamada de Compressed Antialiasing, também facilitaria a melhoria gráfica no console. A ideia, aqui, é utilizar a maioria dos benefícios dos sistemas tradicionais de suavização, mas com utilização de recursos muito mais relaxada e reduzida.
A ESRAM possui algumas vantagens sobre a VRAM tradicional. Dentre elas a taxa de transferência que é de 102.4 GB/s contra 68GB/s da VRAM. Outra vantagem é ter uma baixa latência e a "falta de contenção" com relação a outros componentes como CPU, I/O e saídas de vídeo, ou seja, a memória não fica "retida" nesses componentes como acontece com as VRAM's.
Dentre as vantagens citadas, a que mais se destaca é a baixa latência, que é extremamente importante para sustentar o desempenho máximo dos blocos de cor (CBs - Color Blocks) e blocos de profundidade (DBs - Depth Blocks), o que resulta em uma visualização sempre suave na tela.
Além dos 32MB de ESRAM (aparentemente poucos, não?), o chip gráfico do Xbox 720 terá dois sistemas de memória cache: o L1 e o L2.
A GPU terá quatro cache L2 de 128KB, totalizando 512KB compartilhado, e doze cache L1 correspondente aos doze Shader Cores que o sistema terá. Cada cache L1 terá 16KB, totalizando 192KB não-compartilhado.
GPU - Mastigando os gráficos da nova geração
Uma vista sobre o núcleo gráfico da Durango por via do acesso único do VGLeaks a documentação da Microsoft. Vemos 12 unidades computacionais GCN com acesso a 32MB de rápida RAM embutida, por sua vez ligados aos Data Move Engines.
Um dos pontos centrais do Durango diz respeito aos núcleos de processamento gráfico. Conforme já visto na tabela, a GPU é composta por 12 grandes unidades de processamento, chamado de Shader Core (SC), formados por 4 unidades menores de processamento, chamado de SIMD, e um scheduler (responsável por gerenciar o acesso dos recursos do sistema para os threads, processos e fluxos de dados).
Por sua vez, cada um dos quatro SIMDs presente no SC é um processador de vetor no que diz respeito ao funcionamento dos vetores de threads, sendo capaz de lidar com 16 threads por ciclo de operação.
Deste modo, a GPU Durango é formada por 768 Stream Processors, graças ao conjunto 12 Shader Cores x 4 SIMDs x 16 threads. Levando-se em conta os números apresentados pelo vgleaks, o Durango tem um poder computacional de 1,2TFLOPs. Este valor é praticamente o mesmo do 1,28 TFLOPs de uma Radeon HD 7770. A título comparativo, especula-se que o Wii U é equipado com uma versão baseada na Radeon HD 4770.
Maiores informações sobre a GPU com mais detalhes técnicos e informações, segue o link abaixo:
São 3 páginas ao total:
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O truque da memória
Apesar de utilizar memória RAM do tipo DDR3 (mais lenta que a GDDR5 que estará, de acordo com boatos, no Orbis), o esquema divulgado pelo VG Leaks apresenta uma arquitetura bastante inteligente que consegue compensar isso. Ao ligar a GPU do console simultaneamente às memórias RAM e SRAM, a largura de banda é otimizada para 170 GB por segundo.
Os Data Move Engines da Durango são desenhados para transportar dados em redor de um complexo sistema de 8GB de DDR3 e 32MB de ESRAM, enquanto providencia apoio ao processador para compressão e descompressão. Os que esperam melhorias tipo 'ingrediente secreto' para melhorar a performance gráfica provavelmente não vão ficar muito contentes.
Conexão de redes
Estes são alguns componentes presentes no console para realizar algumas tarefas específicas e, desse modo, amplificar o potencial do hardware. Enquanto o site VG Leaks promete revelar nas próximas semanas a função exata de cada elemento do console. Veja abaixo:
Os números confirmam um rumor antigo: em processamento bruto, falando apenas da GPU, o novo Xbox fica cerca de 33% abaixo de seu principal concorrente, o PlayStation 4.
O grande destaque aqui, como já havia sido comentado antes, são os 32 MB de memória ESRAM, uma unidade de alta velocidade que serviria, principalmente, para o sistema de antialiasing do console. Dessa forma, o recurso não consumiria processamento central da GPU, e sim, contaria com uma fonte individual para ser utilizada após a renderização das imagens pela placa.
O novo "Xbox 720" terá ainda uma interação nova e completa com a Xbox Live, sendo uma parte integrante e obrigatória do console. Vale destacar que o acessório Kinect 2.0 será lançado junto com o console, com maior qualidade, alcance, resolução e funcionalidades.
Conexão Permanente, Blu-Ray e sem Jogos Usados
Agora, o destaque é o seu concorrente direto, o "Xbox 720", da Microsoft. Mais uma vez a conceituada revista EDGE, que não costuma errar, divulgou algumas notícias sobre o console.
As principais são péssimas para os jogadores que costumam comprar jogos usados e para aqueles que não têm uma internet banda larga com boa velocidade. Aliás, as notícias não estão afetando apenas os jogadores, como vocês verão mais abaixo.
Fontes da revista informaram que o "Xbox 720" exigirá uma conexão de banda larga constante e conectada para que o console funcione. Apesar disso, os jogos ainda serão vendidos em mídia física, além das suas versões digitais.
Para as versões que usarem a mídia física, os jogos virão com um serial de ativação, tendo ou não multiplayer online. Ou seja, qualquer jogo para o novo console da Microsoft exigirá uma validação online, impossibilitando assim o comércio de jogos usados além do uso de jogos "emprestados".
Bastou essa notícia ser vinculada na EDGE para que as reações negativas já fossem sentidas. A GameStop, maior rede de lojas de games dos EUA teve uma queda de 6,8% nas Ações da Bolsa de Valores, de acordo com a Forbes. O pior é que 28% das vendas da GameStop são de games usados e "semi-usados", ou seja, games de mostruário. Para completar a desgraça, 48% do lucro da empresa vem justamente do mercado de jogos usados. Todos esses dados são do balanço final da empresa em 2012.
A Microsoft entrou em contato com a EDGE, apenas disse que "Nós não comentamos rumores ou especulações." e finalizou: “Nós estamos sempre pensando sobre a próxima geração, mas agora nós não temos nada para compartilhar neste momento."
Hardware Final
As fontes da revista EDGE informaram que os rumores sobre as especificações técnicas são totalmente precisas, tirando apenas o espaço em disco - seria de 640GB -, que pode variar. Então o "Xbox 720" usará um processador AMD de oito núcleos x64 de 1.6GHz com codinome Bulldozer, uma placa de vídeo com suporte a DirectX 11 com 800MHz e ainda 8GB de memória RAM DDR3. Além disso, trará um leitor de Blu-ray, com discos de até 50GB de capacidade máxima.
Fontes:
Obrigado ao usuário brender pelas informações premiliminares traduzidas. O mesmo foi convidado a criar o tópico, mas recusou devido a falta de tempo.
Unidade Central de Processamento:
- Arquitetura x64
- Oito núcleos de processamento a correr a 1.6GHz
- Cada segmento de processamento tem a sua própria cache de instruções 32KB L1 e cache de dados 32 KB L1
- Cada módulo de quatro núcleos de processamento tem um cache de 2MB L2 resultando num total de 4MB de cache L2
- Cada núcleo tem um segmento de equipamento completamente independente sem partilha de recursos de execução
- Cada segmento de equipamento pode enviar duas instruções por relógio
- Processador gráfico D3D11.1 classe 800-MHz personalizado
- 12 núcleos shader que providenciam um total de 768 segmentos
- Cada segmento pode executar uma multiplicação em escala e operação de adição (MADD) por ciclo de relógio
- No pico de performance, o núcleo gráfico pode efetivamente executar 1.2 mil milhões de operações por segundo
- Sensor de Interface Natural de Utilizador de Alta Fidelidade (NUI) sempre presente
- 8GB de DDR3 RAM (68GB/s de largura de banda)
- 32MB de rápida SRAM (ESRAM)embutida (102GB/s)
- Da perspetiva do núcleo gráfico as larguras de banda da memória do sistema e ESRAM são paralelas providenciando picos combinados de largura de banda a 170GB/sec.
- Disco rígido sempre presente
- Drive 50GB 6x Blu-ray
- Gigabit Ethernet
- WiFi e WiFi Direct
- Move engines
- Codificadores de imagem, vídeo e áudio
- Equipamento de cancelamento eco multicanal Kinect (MEC)
- Motores criptografia para encriptação e desencriptação e hashing
O VGLeaks continua a sua saga de vazamentos de números e especificações técnicas que estão antecipando detalhes sobre a nova geração de consoles. Após uma série de revelações sobre o Orbis e chip gráfico do PlayStation 4, é a vez do Durango ser debulhado pelo veículo e ter suas entranhas reveladas ao mundo.
O diagrama de blocos do VGLeaks da constituição tecnológica da Durango, quase certamente uma fuga de documentação oficial da Microsoft. É um design complexo indicativo de uma máquina que é para mais do que jogos - algo apoiado pela presença de uma entrada HDMI.
CPU - O cérebro da máquina
O processador do Durango utiliza a arquitetura x64 e conta com oito núcleos, rodando cada um deles a 1,6 GHz. Segundo a fonte, ele em pouco se difere do modelo adotado pela Sony, possuindo 32 KB de memória cache L1 e 4 MB de cache L2.
Cada núcleo do processador possui ao menos um processo (thread) de hardware, totalmente independente do restante, não tendo que compartilhar recursos. Cada um desses threads é supostamente capaz de realizar duas operações por ciclo (clock).
Diferenças nos detalhes
"Xbox 720" virá com uma placa de vídeo de 800MHz, que usa codinome "Durango". O site VgLeaks divulgou dados técnicos mais detalhados sobre essa GPU, e o que mais chama atenção é o fato de não ter a tradicional VRAM, mas sim a ESRAM com 32MB.
Uma nova técnica, chamada de Compressed Antialiasing, também facilitaria a melhoria gráfica no console. A ideia, aqui, é utilizar a maioria dos benefícios dos sistemas tradicionais de suavização, mas com utilização de recursos muito mais relaxada e reduzida.
A ESRAM possui algumas vantagens sobre a VRAM tradicional. Dentre elas a taxa de transferência que é de 102.4 GB/s contra 68GB/s da VRAM. Outra vantagem é ter uma baixa latência e a "falta de contenção" com relação a outros componentes como CPU, I/O e saídas de vídeo, ou seja, a memória não fica "retida" nesses componentes como acontece com as VRAM's.
Dentre as vantagens citadas, a que mais se destaca é a baixa latência, que é extremamente importante para sustentar o desempenho máximo dos blocos de cor (CBs - Color Blocks) e blocos de profundidade (DBs - Depth Blocks), o que resulta em uma visualização sempre suave na tela.
Além dos 32MB de ESRAM (aparentemente poucos, não?), o chip gráfico do Xbox 720 terá dois sistemas de memória cache: o L1 e o L2.
A GPU terá quatro cache L2 de 128KB, totalizando 512KB compartilhado, e doze cache L1 correspondente aos doze Shader Cores que o sistema terá. Cada cache L1 terá 16KB, totalizando 192KB não-compartilhado.
GPU - Mastigando os gráficos da nova geração
Uma vista sobre o núcleo gráfico da Durango por via do acesso único do VGLeaks a documentação da Microsoft. Vemos 12 unidades computacionais GCN com acesso a 32MB de rápida RAM embutida, por sua vez ligados aos Data Move Engines.
Um dos pontos centrais do Durango diz respeito aos núcleos de processamento gráfico. Conforme já visto na tabela, a GPU é composta por 12 grandes unidades de processamento, chamado de Shader Core (SC), formados por 4 unidades menores de processamento, chamado de SIMD, e um scheduler (responsável por gerenciar o acesso dos recursos do sistema para os threads, processos e fluxos de dados).
Por sua vez, cada um dos quatro SIMDs presente no SC é um processador de vetor no que diz respeito ao funcionamento dos vetores de threads, sendo capaz de lidar com 16 threads por ciclo de operação.
Deste modo, a GPU Durango é formada por 768 Stream Processors, graças ao conjunto 12 Shader Cores x 4 SIMDs x 16 threads. Levando-se em conta os números apresentados pelo vgleaks, o Durango tem um poder computacional de 1,2TFLOPs. Este valor é praticamente o mesmo do 1,28 TFLOPs de uma Radeon HD 7770. A título comparativo, especula-se que o Wii U é equipado com uma versão baseada na Radeon HD 4770.
Maiores informações sobre a GPU com mais detalhes técnicos e informações, segue o link abaixo:
São 3 páginas ao total:
Clique Aqui para abrir
O truque da memória
Apesar de utilizar memória RAM do tipo DDR3 (mais lenta que a GDDR5 que estará, de acordo com boatos, no Orbis), o esquema divulgado pelo VG Leaks apresenta uma arquitetura bastante inteligente que consegue compensar isso. Ao ligar a GPU do console simultaneamente às memórias RAM e SRAM, a largura de banda é otimizada para 170 GB por segundo.
Os Data Move Engines da Durango são desenhados para transportar dados em redor de um complexo sistema de 8GB de DDR3 e 32MB de ESRAM, enquanto providencia apoio ao processador para compressão e descompressão. Os que esperam melhorias tipo 'ingrediente secreto' para melhorar a performance gráfica provavelmente não vão ficar muito contentes.
Conexão de redes
- Compatibilidade com os sistemas Ethernet Gigabit (cabo), Wi-Fi e Wi-Fi Direct.
Estes são alguns componentes presentes no console para realizar algumas tarefas específicas e, desse modo, amplificar o potencial do hardware. Enquanto o site VG Leaks promete revelar nas próximas semanas a função exata de cada elemento do console. Veja abaixo:
- Engines de movimento;
- Codecs de Imagem, Vídeo e Áudio;
- Sistema MEC (sigla em inglês para Cancelamento de Eco Multicanal) do Kinect;
- Engine de criptografia para codificação, decifração e hashing.
Os números confirmam um rumor antigo: em processamento bruto, falando apenas da GPU, o novo Xbox fica cerca de 33% abaixo de seu principal concorrente, o PlayStation 4.
O grande destaque aqui, como já havia sido comentado antes, são os 32 MB de memória ESRAM, uma unidade de alta velocidade que serviria, principalmente, para o sistema de antialiasing do console. Dessa forma, o recurso não consumiria processamento central da GPU, e sim, contaria com uma fonte individual para ser utilizada após a renderização das imagens pela placa.
O novo "Xbox 720" terá ainda uma interação nova e completa com a Xbox Live, sendo uma parte integrante e obrigatória do console. Vale destacar que o acessório Kinect 2.0 será lançado junto com o console, com maior qualidade, alcance, resolução e funcionalidades.
Conexão Permanente, Blu-Ray e sem Jogos Usados
Agora, o destaque é o seu concorrente direto, o "Xbox 720", da Microsoft. Mais uma vez a conceituada revista EDGE, que não costuma errar, divulgou algumas notícias sobre o console.
As principais são péssimas para os jogadores que costumam comprar jogos usados e para aqueles que não têm uma internet banda larga com boa velocidade. Aliás, as notícias não estão afetando apenas os jogadores, como vocês verão mais abaixo.
Fontes da revista informaram que o "Xbox 720" exigirá uma conexão de banda larga constante e conectada para que o console funcione. Apesar disso, os jogos ainda serão vendidos em mídia física, além das suas versões digitais.
Para as versões que usarem a mídia física, os jogos virão com um serial de ativação, tendo ou não multiplayer online. Ou seja, qualquer jogo para o novo console da Microsoft exigirá uma validação online, impossibilitando assim o comércio de jogos usados além do uso de jogos "emprestados".
Bastou essa notícia ser vinculada na EDGE para que as reações negativas já fossem sentidas. A GameStop, maior rede de lojas de games dos EUA teve uma queda de 6,8% nas Ações da Bolsa de Valores, de acordo com a Forbes. O pior é que 28% das vendas da GameStop são de games usados e "semi-usados", ou seja, games de mostruário. Para completar a desgraça, 48% do lucro da empresa vem justamente do mercado de jogos usados. Todos esses dados são do balanço final da empresa em 2012.
A Microsoft entrou em contato com a EDGE, apenas disse que "Nós não comentamos rumores ou especulações." e finalizou: “Nós estamos sempre pensando sobre a próxima geração, mas agora nós não temos nada para compartilhar neste momento."
Hardware Final
As fontes da revista EDGE informaram que os rumores sobre as especificações técnicas são totalmente precisas, tirando apenas o espaço em disco - seria de 640GB -, que pode variar. Então o "Xbox 720" usará um processador AMD de oito núcleos x64 de 1.6GHz com codinome Bulldozer, uma placa de vídeo com suporte a DirectX 11 com 800MHz e ainda 8GB de memória RAM DDR3. Além disso, trará um leitor de Blu-ray, com discos de até 50GB de capacidade máxima.
Fontes:
http://www.vgleaks.com/world-exclusive-orbis-unveiled/
http://www.vgleaks.com/orbis-devkits-roadmaptypes/
http://kotaku.com/5977849/the-plays...ncy-user-accounts-and-impressive-specs-so-far
http://www.eurogamer.net/articles/df-hardware-orbis-unmasked-what-to-expect-from-next-gen-console
http://www.computerandvideogames.com/387287/cvg-sources-sony-to-abandon-dualshock-design-for-ps4/
http://kotaku.com/301715/sony-confirms-details-sixaxis-rumble
http://www.edge-online.com/news/the...hand-games-50gb-blu-ray-discs-and-new-kinect/
http://www.vgleaks.com/durango-gpu/
http://www.vgleaks.com/world-exclusive-durango-unveiled-2/
http://www.vg247.com/category/uncategorized/sony/ps4/
http://www.vg247.com/tag/orbis/
http://www.vg247.com/2013/01/17/showtime-ps4-rumoured-at-1-84tf-xbox-720-at-1-23tf/
http://www.telegraph.co.uk/technolo...fts-Xbox-720-to-block-second-hand-gaming.html
http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-11-analise-as-especificacoes-durango-vs-orbis
http://www.guiadopc.com.br/artigos/...vir-polemica-sobre-bloqueio-jogos-usados.html
http://adrenaline.uol.com.br/games/...20-rumores-atrapalham-mais-do-que-ajudam.html
http://www.baixakijogos.com.br/
http://www.vgleaks.com/orbis-devkits-roadmaptypes/
http://kotaku.com/5977849/the-plays...ncy-user-accounts-and-impressive-specs-so-far
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http://www.computerandvideogames.com/387287/cvg-sources-sony-to-abandon-dualshock-design-for-ps4/
http://kotaku.com/301715/sony-confirms-details-sixaxis-rumble
http://www.edge-online.com/news/the...hand-games-50gb-blu-ray-discs-and-new-kinect/
http://www.vgleaks.com/durango-gpu/
http://www.vgleaks.com/world-exclusive-durango-unveiled-2/
http://www.vg247.com/category/uncategorized/sony/ps4/
http://www.vg247.com/tag/orbis/
http://www.vg247.com/2013/01/17/showtime-ps4-rumoured-at-1-84tf-xbox-720-at-1-23tf/
http://www.telegraph.co.uk/technolo...fts-Xbox-720-to-block-second-hand-gaming.html
http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-11-analise-as-especificacoes-durango-vs-orbis
http://www.guiadopc.com.br/artigos/...vir-polemica-sobre-bloqueio-jogos-usados.html
http://adrenaline.uol.com.br/games/...20-rumores-atrapalham-mais-do-que-ajudam.html
http://www.baixakijogos.com.br/
Obrigado ao usuário brender pelas informações premiliminares traduzidas. O mesmo foi convidado a criar o tópico, mas recusou devido a falta de tempo.
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