Minha GPU está com artefatos?

TTechnology

Member
Olá, venho hoje com uma dúvida cruel que me assombra desde que comprei minha placa de vídeo.

No caso eu comprei a Gigabyte RX 5600 XT Gaming OC (3 fans) e a princípio achei as 1000 maravilhas, saí de uma GTX 660 Ti para esse monstro, basicamente do low chorando para segurar 60 FPS para um ultra a 60 FPS tranquilamente. Bem... ultra? Veremos.

Percebi desde o início algumas "flickadas" do gráfico em algumas coisas relacionadas a iluminação. Como grande fã da série Borderlands não pude deixar de comprar o 3° porém percebo algo que me incomodou DEMAIS... São "granulados" na iluminação local (difícil achar em iluminação global) como visto nesse vídeo abaixo (perdão a qualidade, Youtube zoou demais, mas prometo que é extremamente visível).

Esse problema se repete em outros jogos, trarei mais 2 exemplos pois não quero ficar gravando e upando praticamente o mesmo problema em vários jogos, perca de tempo para mim e para vocês, mas vale a pena ver os 2 vídeos. Todos os jogos rodando no full ultra.

GTA V: (Olhe para o gramado)

Risk of Rain 2:

Configuração:
- CPU: AMD Ryzen 5 1600 AF (12nm)
- Placa mãe: Gigabyte B450M DS3H
- GPU: Gigabyte Radeon RX 5600 XT Gaming OC (BIOS atualizada de fábrica)
- RAM: (2x8GB) Crucial Ballistix Sport LT 2666MHz

Enfim... Eu deveria pedir RMA para a placa? É alguma configuração que tenho que fazer? Devo buscar alguma atualização de BIOS (ela veio com a BIOS atualizada, mas acho que não foi a última).

Isso tem cara de ser drivers, você passou DDU ou formatou depois que tirou a VGA antiga e colocou a nova?

Isso tem cara de ser drivers, você passou DDU ou formatou depois que tirou a VGA antiga e colocou a nova?
Não formatei, apenas o DDU mesmo. Deveria tentar formatar?

Não é artefato e parece problema com filtros ou driver.

Acho que nessas placas novas tem um filtro de "sharpening" ou "nitidez" do driver. Tenta desativar para ver se resolve.

Também não me parece artefato. Inclusive eu tenho o mesmo efeito no GTA V, porém ele somente é perceptível em objetos muito distantes, quase a ponto de desaparecerem, no reddit dizem ser "característica" de renderização da engine, chamam esse efeito de dithering se não me engano.

Também não me parece artefato. Inclusive eu tenho o mesmo efeito no GTA V, porém ele somente é perceptível em objetos muito distantes, quase a ponto de desaparecerem, no reddit dizem ser "característica" de renderização da engine, chamam esse efeito de dithering se não me engano.
Complicado que meu amigo tem uma GTX 1660 Ti e nada disso acontece, para ele é tudo sempre bem liso, eu vi quando fui na casa dele ao vivo.

Não é artefato e parece problema com filtros ou driver.

Acho que nessas placas novas tem um filtro de "sharpening" ou "nitidez" do driver. Tenta desativar para ver se resolve.
Eu tinha apenas um tal de: "Otimização de formato de superfície" ligado, tentei desativar isso e sem sucesso. Tentei também brincar de ir ativando e desativando coisas naquela vasta lista do Radeon Software mas o meu problema não se resolveu :(

Tenho uma GTX 1660 e o mesmo problema ocorre comigo ;/
Outro problema seria a renderização curta/tardia no COD Warzone, sabem me dizer se é problema do jogo mesmo?

Olá, venho hoje com uma dúvida cruel que me assombra desde que comprei minha placa de vídeo.

No caso eu comprei a Gigabyte RX 5600 XT Gaming OC (3 fans) e a princípio achei as 1000 maravilhas, saí de uma GTX 660 Ti para esse monstro, basicamente do low chorando para segurar 60 FPS para um ultra a 60 FPS tranquilamente. Bem... ultra? Veremos.

Percebi desde o início algumas "flickadas" do gráfico em algumas coisas relacionadas a iluminação. Como grande fã da série Borderlands não pude deixar de comprar o 3° porém percebo algo que me incomodou DEMAIS... São "granulados" na iluminação local (difícil achar em iluminação global) como visto nesse vídeo abaixo (perdão a qualidade, Youtube zoou demais, mas prometo que é extremamente visível).

Esse problema se repete em outros jogos, trarei mais 2 exemplos pois não quero ficar gravando e upando praticamente o mesmo problema em vários jogos, perca de tempo para mim e para vocês, mas vale a pena ver os 2 vídeos. Todos os jogos rodando no full ultra.

GTA V: (Olhe para o gramado)

Risk of Rain 2:

Configuração:
- CPU: AMD Ryzen 5 1600 AF (12nm)
- Placa mãe: Gigabyte B450M DS3H
- GPU: Gigabyte Radeon RX 5600 XT Gaming OC (BIOS atualizada de fábrica)
- RAM: (2x8GB) Crucial Ballistix Sport LT 2666MHz

Enfim... Eu deveria pedir RMA para a placa? É alguma configuração que tenho que fazer? Devo buscar alguma atualização de BIOS (ela veio com a BIOS atualizada, mas acho que não foi a última).

Tive isso recentemente no horizon zero dawn(outros players tbm), pois tinha forçado o Af em 16x pela nvidia.
O que posso contribuir aqui é dizer pra vc entrar no painel nvidia e mudar as configs globais para : "manter configurações do jogo".

Olá, amigo. Isso aparentemente não é artefato, falo isso porque eu utilizo a APU do Ryzen 3 3200G e também reparei esse tal granulado em alguns jogos que tem áreas com vegetação. No Dirt Rally, por exemplo, as árvores ficam granuladas, e melhora um pouco mais quando aproximo delas (mas ainda estão granuladas).
Isso piora com a distância, quanto mais longe pior. Reparei o mesmo no GTA V, no mesmo local que você. Outro jogo, só que dessa vez sem ser em locais que tenha vegetação, foi o Resident Evil 3 Remake, e este granulado estava presente em locais com sombra, até mesmo no rosto e cabelo do personagem. Realmente eu não acredito que seja artefato, como ainda não consegui resolver isso irei acompanhar seu tópico.
Abraço

Um update: joguei o caso em fóruns gringos e falaram que poderia ser algo relacionado ao Imagem Sharpening ligado como você disse, coisa que não é pois não uso isso ligado. Eu resolvi ligar e pôr em 100% para ver o que acontece e... É, ainda está lá.

Olá, amigo. Isso aparentemente não é artefato, falo isso porque eu utilizo a APU do Ryzen 3 3200G e também reparei esse tal granulado em alguns jogos que tem áreas com vegetação. No Dirt Rally, por exemplo, as árvores ficam granuladas, e melhora um pouco mais quando aproximo delas (mas ainda estão granuladas).
Isso piora com a distância, quanto mais longe pior. Reparei o mesmo no GTA V, no mesmo local que você. Outro jogo, só que dessa vez sem ser em locais que tenha vegetação, foi o Resident Evil 3 Remake, e este granulado estava presente em locais com sombra, até mesmo no rosto e cabelo do personagem. Realmente eu não acredito que seja artefato, como ainda não consegui resolver isso irei acompanhar seu tópico.
Abraço
Valeu pelo apoio, tentarei deixar aqui atualizado com o que descobri.

Sei lá, a minha ideia ao comprar uma placa dessa era que eu veria toda a capacidade gráfica de um jogo, depois que eu vi uma falha dessa em um jogo ficou difícil de ignorar pois agora vejo esses bugs de iluminação em muitos lugares.

Última edição:
Estou com o mesmo problema exatamente com a mesma placa Gigabyte 5600XT Gaming OC 3 fans, tinha uma 1660 e passei para esta, no lobby do warzone consigo perceber muito o granulado, me parece ser algo relacionado a iluminação em reflexos, algo do tipo https://prnt.sc/u483mg https://prnt.sc/u483r4
Sobre o warzone em específico, veja se não está ativo uma opção de granulação de filme, enquanto pesquisava sobre os problemas da minha placa eu vi um cara reclamando exatamente disso nesse mesmo jogo e outro rapaz falou que era para desativar esse filtro, depois disso o tópico fechou pois o problema foi resolvido.

Porém parece bastante com minha granulação do Borderlands 3, porém não tem essa opção lá...

Sobre o warzone em específico, veja se não está ativo uma opção de granulação de filme, enquanto pesquisava sobre os problemas da minha placa eu vi um cara reclamando exatamente disso nesse mesmo jogo e outro rapaz falou que era para desativar esse filtro, depois disso o tópico fechou pois o problema foi resolvido.

Porém parece bastante com minha granulação do Borderlands 3, porém não tem essa opção lá...
Essa opção altera outra granulação, uma que realmente parece ser algo do jogo, essa ai parece que a luz ta bugando, e também acontece em outros jogos, gta v, remmant: From the Ashes. state of decay 2, dos games que jogo só não percebi no cs, até pq cs jogo tudo low 4x3 kkkk

Essa opção altera outra granulação, uma que realmente parece ser algo do jogo, essa ai parece que a luz ta bugando, e também acontece em outros jogos, gta v, remmant: From the Ashes. state of decay 2, dos games que jogo só não percebi no cs, até pq cs jogo tudo low 4x3 kkkk
Ah, que pena que não é isso e é o mesmo problema que o meu, não jogo Warzone então não sabia sobre o que se tratava.

Se puder compartilhar aqui no tópico o que você já tentou fazer para arrumar o problema (se tentou, claro) para que as pessoas de fora (ou próximos que também buscam pelo mesmo problema) fiquem mais atualizadas sobre o que ajuda ou não fazer, pode ajudar a todos! Haha

Ah, que pena que não é isso e é o mesmo problema que o meu, não jogo Warzone então não sabia sobre o que se tratava.

Se puder compartilhar aqui no tópico o que você já tentou fazer para arrumar o problema (se tentou, claro) para que as pessoas de fora (ou próximos que também buscam pelo mesmo problema) fiquem mais atualizadas sobre o que ajuda ou não fazer, pode ajudar a todos! Haha

Acredito que consegui resolver, efetuei a formatação do computador, assim removendo todos os driver e dados, e percebi que no remmant: From the Ashes quase não há granulação e tive um ganho de desempenho de uns 20 frames, no cod ainda percebo uma granulação nos reflexos, porém agora parece ser muito mais algo do gráfico do jogo mesmo do que uma renderização da placa de vídeo, vejam https://prnt.sc/u4i9jv é um procedimento chato né pois baixa de novo jogos de 100 gb é uma merda, mas principio solucionou, vejam também q o fps no lobby subiu

Acredito que consegui resolver, efetuei a formatação do computador, assim removendo todos os driver e dados, e percebi que no remmant: From the Ashes quase não há granulação e tive um ganho de desempenho de uns 20 frames, no cod ainda percebo uma granulação nos reflexos, porém agora parece ser muito mais algo do gráfico do jogo mesmo do que uma renderização da placa de vídeo, vejam https://prnt.sc/u4i9jv é um procedimento chato né pois baixa de novo jogos de 100 gb é uma merda, mas principio solucionou, vejam também q o fps no lobby subiu
Booooa mano, tentarei isso mais tarde, tenho uns trabalhos da faculdade para fazer e minha internet não é das melhores (15Mbps, baixa até 2.0MB/s) para ficar baixando jogos pesados (estou com GTA V, Divinity OS 2, Borderlands 2 com todas as DLCs, The Witcher 3 e BF4 Premium no SSD que está junto com a OS, isso demorará horrores para rebaixar, terei de jogar o máximo que der no meu segundo HD hahaha)

Só uma dica, quando upar foto na internet, o imgur é melhor, tira menos qualidade e, não sei pq, não consegui dar zoom na sua imagem para ver os detalhes, só que deu para ver a melhoria dos granulados e das estatísticas dos componentes na parte superior. O tempo de GPU de 19ms para 7ms foi monstruoso mesmo.

Bem, deixarei aberto o tópico ainda até eu formatar e ver se isso de fato resolverá para mim, por enquanto fico feliz por você conseguir não só resolver teu problema como também ganhou um boost na performance, estranho o DDU não resolver o problema sozinho, mas acontece.

É, formatei do 0 minha máquina e os exatos mesmos erros persistem...

Estou sem ideias.

mesmo problema aqui.. reflexos e sombras granulados em varios jogos diferentes, e ja fiz de td.. foda. no control por exemplo ta tosco.. rx570 aqui.

Última edição:
5700xt aqui e vejo isso também, nem sei o que é, já deixei de mão.

Pois é já faz um tempo que formatei a máquina aqui e ainda persiste, por um lado não parece ser artefato, por outro lado é extremamente desconfortável jogar assim...

Depois que comecei essa "saga" contra esses problemas parece que presto muito mais atenção nisso, fazendo que cada vez apareça mais e mais desses probleminhas de iluminação :/

Pois é já faz um tempo que formatei a máquina aqui e ainda persiste, por um lado não parece ser artefato, por outro lado é extremamente desconfortável jogar assim...

Depois que comecei essa "saga" contra esses problemas parece que presto muito mais atenção nisso, fazendo que cada vez apareça mais e mais desses probleminhas de iluminação :/
cara, tá acontecendo a mesma coisa cmgo, (rx 480) , tô achando q isso é problema com o drive da AMD, meu primo com uma rx 580 tá com o mesmo problema, eu percebi isso no green hell, no ark e mais recentemente no control tbm, a placa é nova, comprei faz uns 6 meses , ent n sei se foi alguma att q causou isso

cara, tá acontecendo a mesma coisa cmgo, (rx 480) , tô achando q isso é problema com o drive da AMD, meu primo com uma rx 580 tá com o mesmo problema, eu percebi isso no green hell, no ark e mais recentemente no control tbm, a placa é nova, comprei faz uns 6 meses , ent n sei se foi alguma att q causou isso
No momento eu deixarei baixo até a AMD lançar alguma atualização dos drivers. Caso continue mesmo com a atualização, eu tentarei instalar drivers mais antigos para testar.

Olá queridos amigos do fórum adrenaline, venho enfrentando o mesmo problema de vocês. Não parece ser artefatos, mas sim um problema com filtro de antisserilhado e iluminação global, o primeiro jogo que vi e consegui gravar foi no Death Stranding, onde os olhos dos personagens brilha igual céu estrelado, tenho um vídeo que upei a pouco tempo no YouTube:

Outro jogo que notei isso foi o RDR2, quando aparece as barras pretas e a iluminação dá uma "fechada" aparece rapidamente esses quadradinhos brilhantes.
Se realmente fosse artefato/problema na GPU ou memórias toda a experiência ficaria comprometida, mas realmente parece ser serviço porqueira da AMD relacionado com drivers, uso placas da AMD a bastante tempo, saindo de uma RX 460 pra uma 570 e agora a RX 5600 XT e sempre tive probleminhas bestas com drivers da 460 e 570, coisas como perca de desempenho e tela preta no máximo.

Já nessa 5600 só tem um driver que fica estável na minha, que é o driver 20.9.2, testei outros 3 drivers e a placa mal conseguia ficar ligada.
Meu setup é um 1600AF com uma B450M Steel Legend. Me pergunto se pode ser alguma "incompatibilidade" com esse PCI-e 4.0 da placa vs a 3.0 da steel legend e do Ryzen, parece bastante improvável né? mas já vi alguns relatos que alguns gringos que mudaram na bios de 4 pra 3.0 e alguns problemas sumiram.

Tentei mudar na minha mas não consegui, a única coisa que me deixa fazer é deixar em 8x ou 16x.

Se alguém conseguiu resolver e puder dar um ar de esperança, ficaria agradecido.

mesma coisa aqui... 1070ti.
gpXoKbi.jpg

eu pensei que fosse problema do cyberpunk de começo mas passei a perceber em outros jogos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fiz um video pra mostrar quão horrível
https://www.youtube.com/embed/RVLuOsaAMhE

Última edição:
mesma coisa aqui... 1070ti.
gpXoKbi.jpg

eu pensei que fosse problema do cyberpunk de começo mas passei a perceber em outros jogos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fiz um video pra mostrar quão horrível
https://www.youtube.com/embed/RVLuOsaAMhE

Será que não é a versão do driver? Vou testar hoje aqui, uso a v.460.79 para ver se acho granulado e depois falo mais tarde aqui.
Uso uma RTX 2060.

Users who are viewing this thread

Voltar