[TÓPICO DEDICADO] Monitor AOC G2460PF - Freesync / 144hz

Pior que meu cabo é igual :( gastei 50 reais em um cabo e o defeito pode ser ele.. complicado! Pelo menos não é problema do monitor igual os forums gringo estavam falando..

Rodou 1920x1080 em 144 @dvi-d? Bom demais! Vou ver se compro outro cabo então.. comprei um da marca Comtec, o seu é de qual marca?

Sobre o drive, eu baixei do site e instalo ai ele reconhece de boa, mas quando eu reinicio o windows 10 ele volta como sendo monitor genérico sabe?
 


Pior que meu cabo é igual :( gastei 50 reais em um cabo e o defeito pode ser ele.. complicado! Pelo menos não é problema do monitor igual os foruns gringos estavam falando..

Rodou 1920x1080 em 144 @dvi-d? Bom demais! Vou ver se compro outro cabo então.. comprei um da marca Comtec, o seu é de qual marca?

Na verdade esse cabo veio junto com o XL2720T quando comprei a um tempo atrás. Procurei a marca mas no cabo não diz nada, está escrito apenas "dual link". Tenta instalar os drivers dele, quem sabe resolve.
 
Me interessei por ele, mas to usando um de 27", diminuir é osso.
 
Na verdade esse cabo veio junto com o XL2720T quando comprei a um tempo atrás. Procurei a marca mas no cabo não diz nada, está escrito apenas "dual link". Tenta instalar os drivers dele, quem sabe resolve.

http://loja que explode/produto/56742/comtac-cabo-dvi-d-x-dvi-d-1-8-metros-9146
http://loja que explode/produto/36797/vga-pny-geforce-gtx550ti-1gb-ddr5-192bits-dvi-mini-hdmi-vcggtx550txpb

Segue o cabo e minha placa de vídeo.. Não me zoem pela placa.. montei o pc e só falta a placa rsrs!
Falando em cabo, chegou agora aqui no escritório um cabo DVI-D e na outra ponta display port.. Chegar em casa eu testo.
Quanto ao drive do monitor eu instalo ele, ai o windows 10 reconhece o monitor como AOC g2460PG, mas quando eu reinicio ele volta a reconhecer o monitor como genérico.. :(
 
@kdion somente cabo dual link dá suporte mesmo a 1080p@144hz, por limitação de banda da DVI-D.

A DP não tem essa restrição desde a 1.1.
@Hayxonz, não sei se é o mesmo, tenta esse: http://www.aocmonitorap.com/v2015/upload_files/driver/G2460PF/Windows Driver_G2460PF.7z

Qualquer coisa tente o seguinte: veja ai no gerenciador de dispositivos (habilitando ver hardware oculto de forma expandida, vulgo ghost devices, procurando no google tem o cmd pra ver corretamente) e deleta todos os monitores existentes lá em monitores, até o genérico.

Reboot, entra, vai detectar algo, reinstala o driver. Veja se ainda consta o genérico na árvore de hardware. Se sim, delete, reinicia de novo e veja se sumirá / voltará pra o genérico.
 
@kdion somente cabo dual link dá suporte mesmo a 1080p@144hz, por limitação de banda da DVI-D.

A DP não tem essa restrição desde a 1.1.
@Hayxonz, não sei se é o mesmo, tenta esse: http://www.aocmonitorap.com/v2015/upload_files/driver/G2460PF/Windows Driver_G2460PF.7z

Qualquer coisa tente o seguinte: veja ai no gerenciador de dispositivos (habilitando ver hardware oculto de forma expandida, vulgo ghost devices, procurando no google tem o cmd pra ver corretamente) e deleta todos os monitores existentes lá em monitores, até o genérico.

Reboot, entra, vai detectar algo, reinstala o driver. Veja se ainda consta o genérico na árvore de hardware. Se sim, delete, reinicia de novo e veja se sumirá / voltará pra o genérico.

Deu certo! Agora o monitor é reconhecido mesmo reiniciando.. mas o bendito não quer pegar os 144hz no dvi-d.. Cara não tem base eu tem comprado um cabo bixado..

Engraçado que não pega 100,120 nem 144.. o máximo que consegui chegar foi 75hz em 1024x768..

O cabo que comprei com uma entrada DVI-D e a outra Display Port nem imagem deu.. bixadaço..
 
@Hayxonz
O cabo adaptador DP > DVI-D teria sim que dar imagem, nem que 1080 @ 60hz mas teria.
No outro caso da DVI DVI, é dual link mesmo?

Tua placa de vídeo é GTX 550 correto? Qual modelo exato (ou veja se os conectores traseiros são full pin, com os + 4 em uma das laterais)?
Qual o driver que tu está usando?
 
@Hayxonz
O cabo adaptador DP > DVI-D teria sim que dar imagem, nem que 1080 @ 60hz mas teria.
No outro caso da DVI DVI, é dual link mesmo?

Tua placa de vídeo é GTX 550 correto? Qual modelo exato (ou veja se os conectores traseiros são full pin, com os + 4 em uma das laterais)?
Qual o driver que tu está usando?

Poise cara.. o DP > DVI-D não deu imagem.. coloquei ele na placa e fui no monitor selecionei a entrada DP e não deu imagem.. comprei o cabo nesse site aqui:
http://m.cirilocabos.com.br/#/product/cabo-adaptador-displayport-para-dvi-macho

Quanto ao cabo dvi-d ele é dual link, pelo menos no cabo está escrito que ele é dvi-d dual link, postei mais pra cima o link dele.. é da marca comtec

A placa de vídeo é essa aqui:
36797_1364995552_g.jpg


O driver é o último que tem para download no site da nvidia não me lembro de cor.. baixei ontem o último disponível para a série 5xx. Quando chegar em casa te falo a versão certinha..
 
@Hayxonz ótimo retorno de infos.

Primeiros passos:

Na DP pra ao menos ter os 1080p@60 (ja que no modo 1.1 não vai dar 144hz, pode ser que os 120 funcione) tente por no menu do monitor (OSD) > (DP Capaciliby) como 1.1.

Pra testes independente de entrada, vai no menu extra , desabilita DDC-CI.

Depois se ainda não for, alternativas: como são duas DVI que suportam sim, o lance é testar custom resolution via painel de controle em ambas situações de cabos conectados, apenas alternando a entrada.

Pode não estar batendo os timings ou sync em relação a EDID do monitor com sua VGA por algum motivo. Procedimentos de custom pelo painel da Nvidia tem no próprio site, aliás, o driver é bem simples.

Se não for em auto, tenta com CVT-RB (CVT branco reduzido) pra DVI-D, pode tentar CVT (não BR) também pra DP.
 
@Hayxonz ótimo retorno de infos.

Primeiros passos:

Na DP pra ao menos ter os 1080p@60 (ja que no modo 1.1 não vai dar 144hz, pode ser que os 120 funcione) tente por no menu do monitor (OSD) > (DP Capaciliby) como 1.1.

Pra testes independente de entrada, vai no menu extra , desabilita DDC-CI.

Depois se ainda não for, alternativas: como são duas DVI que suportam sim, o lance é testar custom resolution via painel de controle em ambas situações de cabos conectados, apenas alternando a entrada.

Pode não estar batendo os timings ou sync em relação a EDID do monitor com sua VGA por algum motivo. Procedimentos de custom pelo painel da Nvidia tem no próprio site, aliás, o driver é bem simples.

Se não for em auto, tenta com CVT-RB (CVT branco reduzido) pra DVI-D, pode tentar CVT (não BR) também pra DP.

Blz! Quando chegar em casa hj mais tarde testo e te dou um feedback.

Só não entendi a última parte
"Se não for em auto, tenta com CVT-RB (CVT branco reduzido) pra DVI-D, pode tentar CVT (não BR) também para DP."

O que seria CVT?
Quanto ao lance das custom resolution eu vi no driver da nvidia e tentei alguns mas todos sem sucesso.. com o cabo dvi-d o máximo que consegui foi 75hz em apenas 1024x768.. ta brabo...
 
Comprei esse monitor quarta feira.

R$1.625 em 10 não tão suaves prestações, no Walmart.

No momento estou com uma 7970, então não vou poder usufruir do Freesync, somente dos 144hz. Mas acredito que assim que as RX480 custom saírem (Sapphire Nitro, provavelmente), vendo essa 7970 e pego a 480. Aí com freesync..... Só alegria!
 
@Hayxonz ótimo retorno de infos.

Primeiros passos:

Na DP pra ao menos ter os 1080p@60 (ja que no modo 1.1 não vai dar 144hz, pode ser que os 120 funcione) tente por no menu do monitor (OSD) > (DP Capaciliby) como 1.1.

Pra testes independente de entrada, vai no menu extra , desabilita DDC-CI.

Depois se ainda não for, alternativas: como são duas DVI que suportam sim, o lance é testar custom resolution via painel de controle em ambas situações de cabos conectados, apenas alternando a entrada.

Pode não estar batendo os timings ou sync em relação a EDID do monitor com sua VGA por algum motivo. Procedimentos de custom pelo painel da Nvidia tem no próprio site, aliás, o driver é bem simples.

Se não for em auto, tenta com CVT-RB (CVT branco reduzido) pra DVI-D, pode tentar CVT (não BR) também pra DP.

Estamo evoluindo!

Nesse exato momento consegui 1024x768 @142hz.. fazendo custom resolution..
em 1920x1080 não passa de 75hz..

Será que é cabo vagabundo ou é minha placa de vídeo safada mesmo?
 
Estamo evoluindo!

Nesse exato momento consegui 1024x768 @142hz.. fazendo custom resolution..
em 1920x1080 não passa de 75hz..

Será que é cabo vagabundo ou é minha placa de vídeo safada mesmo?

O que citei é na parte do custom, citei os tipos de timings que são justamente os responsáveis por "traduzir" na parte da configuração o que será exibido no monitor em questão de resolução e também de taxa de atualização e, de qual forma.

Se tu consegui avançar, então vamos lá, os valores no inf do monitor são:

HKR,"MODES\1920,1080",Mode1,,"30.0-160.0,50.0-146.0,+,+"
HKR,,MaxResolution,,"1920,1080"
HKR,,DPMS,,1
HKR,,ICMProfile,0,"2460G4.icm"

Esses valores respectivamente são nos pixels ativos: pixels horizontal, vertical. Depois são os relativos aos timings e sincronia horizontal e vertical, e por ultimo seria a resolução + refresh e por ultimo: polaridade.

Veja que de certa forma, pode algo não estar batendo com a configuração "dada" pelo driver do monitor. Veja prinicpalmente se a polaridade está como + e + tanto vertical como horizontal, se não estiver muda, salva e teste.

Faz uma favor também, baixe o CRU http://www.monitortests.com/forum/thread-custom-resolution-utility-cru e me diga o que aparece na detailed resolution (ao lado da estabilished resolutions), tanto na default extension block como na custom extension (clicar no edit ao lado pra ver se está em branco).
 
O que citei é na parte do custom, citei os tipos de timings que são justamente os responsáveis por "traduzir" na parte da configuração o que será exibido no monitor em questão de resolução e também de taxa de atualização e, de qual forma.

Se tu consegui avançar, então vamos lá, os valores no inf do monitor são:

HKR,"MODES\1920,1080",Mode1,,"30.0-160.0,50.0-146.0,+,+"
HKR,,MaxResolution,,"1920,1080"
HKR,,DPMS,,1
HKR,,ICMProfile,0,"2460G4.icm"

Esses valores respectivamente são nos pixels ativos: pixels horizontal, vertical. Depois são os relativos aos timings e sincronia horizontal e vertical, e por ultimo seria a resolução + refresh e por ultimo: polaridade.

Veja que de certa forma, pode algo não estar batendo com a configuração "dada" pelo driver do monitor. Veja prinicpalmente se a polaridade está como + e + tanto vertical como horizontal, se não estiver muda, salva e teste.

Faz uma favor também, baixe o CRU http://www.monitortests.com/forum/thread-custom-resolution-utility-cru e me diga o que aparece na detailed resolution (ao lado da estabilished resolutions), tanto na default extension block como na custom extension (clicar no edit ao lado pra ver se está em branco).

Aquela parte do CVT eu achei, só esqueci de mencionar depois.. foi por lá mesmo que consegui fazer pegar 1024x768 em 142hz fui aumentando de pouco em pouco.. lá mesmo mudando o CVT nas duas possibilidades em 1920x768 só pega 75hz..

Quanto ao CRU segue ele aberto:

CN1MyJt.png
 
Na detailed e standart estão as 60hz, e ainda assim não está aceitando 60hz, ou tu não consegue subir no caso pros 144hz correto?

Faz um teste: desliga o overdrive no monitor (ponha como off), e faz o testes. Senão for:

No cru, em detailed de um ADD, depois ponha o timing como manual, horizontal em frequency ponha 137.2, da um ok, ok, deve pedir pra reiniciar então é só mandar.

Ou, tente também pelo Nvidia, colocando como 120 na frequencia, ou simplesmente 120 na taxa de atualização.

Te falar que por isso ai visto no CRU, inclusive os valores de sync e banda usada estão tudo dentro do possível e era pra estar tudo 100% sim, mas tem algo ai nesse meio que não tá batendo cara. Vamos indo até solucionar (ou não :haha:)...
 
Na detailed e standart estão as 60hz, e ainda assim não está aceitando 60hz, ou tu não consegue subir no caso pros 144hz correto?

Faz um teste: desliga o overdrive no monitor (ponha como off), e faz o testes. Senão for:

No cru, em detailed de um ADD, depois ponha o timing como manual, horizontal em frequency ponha 137.2, da um ok, ok, deve pedir pra reiniciar então é só mandar.

Ou, tente também pelo Nvidia, colocando como 120 na frequencia, ou simplesmente 120 na taxa de atualização.

Te falar que por isso ai visto no CRU, inclusive os valores de sync e banda usada estão tudo dentro do possível e era pra estar tudo 100% sim, mas tem algo ai nesse meio que não tá batendo cara. Vamos indo até solucionar (ou não :haha:)...

1920x1080 pega tranquilo 60hz.. agora subir de 60hz não sobre nessa resolução FHD.
Desativei o overdrive cliquei em add coloquei timing como manual e em horizontal coloquei 137.2.. reiniciei e tentei mudar a resolução para 1920x1080 @120hz deu tela preta e voltou em 1920x1080 60hz,,

Na resolução 1024x768 o máximo que pega é 142hz..

Joguei um csgo agora em 142hz que delicia!!!
 
Última edição:
Sinceramente não vejo mais muito o que fazer relativo a monitor, settings etc...

Tenta dar um downgrade de driver usando o DDU no modo de segurança, instala algum driver abaixo ou próximo de 320 e veja se continua na mesma. Ainda tirando isso só resta o cabo mesmo.

O lance do 320 pra baixo, pois se olhar no fórum oficial tem gente com problemas aleatórios com algumas combinações de placas mais monitor 60hz+ via DVI.
 
Última edição:
Sinceramente não vejo mais muito o que fazer relativo a monitor, settings etc...

Tenta dar um downgrade de driver usando o DDU no modo de segurança, instala algum driver abaixo ou próximo de 320 e veja se continua na mesma. Ainda tirando isso só resta o cabo mesmo.

O lance do 320 pra baixo, pois se olhar no fórum oficial tem gente com problemas aleatórios com algumas combinações de placas mais monitor 60hz+ via DVI.

Vou tentar, antes já tinha procurado um driver mais estável da gtx550ti e baixei se não me engano o 316.. mas a temperatura em idle ficou muito alta.. acabei voltando para a mais atual..

Andei pesquisando acho que vou acabar comprando uma r7 360 só pra tampar peneira até sair as custom's da rx 480.. pelo menos a r7 360 tem displayport e com displayport não tive problema em rodar 1920x1080p @144hz..

Mas já valeu demais a ajuda! Pela suas dicas descobri que roda em 1024x768 @142hz.. estou usando ela no csgo e ta muito boa!

Valeu amigo
 
Hayxonz, esse lance das temperaturas se tu pesquisar, vai ver que tem haver com o uso via DVI também em alguns casos, acredite se quiser tá lá nos fóruns da Nvidia com diversas placas, vira e mexe esse tipo de coisa volta, tudo relativo a driver.

Sei lá, eu arriscaria então algo acima desse 316, se agora ta os 364+, um 354, 340 e algo, 330, 326... nessas faixas ai que são pulos entre esses 2 anos, é melhor do que gastar dinheiro agora.
 
Hayxonz, esse lance das temperaturas se tu pesquisar, vai ver que tem haver com o uso via DVI também em alguns casos, acredite se quiser tá lá nos fóruns da Nvidia com diversas placas, vira e mexe esse tipo de coisa volta, tudo relativo a driver.

Sei lá, eu arriscaria então algo acima desse 316, se agora ta os 364+, um 354, 340 e algo, 330, 326... nessas faixas ai que são pulos entre esses 2 anos, é melhor do que gastar dinheiro agora.

Blz amigo! Estou arrumando para viajar agora, volto na quarta-feira e testo os drivers que você falou! Valeu amigo
 
Acabei de comprar esse monitor. Espero ter feito uma boa compra.
Assim que chegar deixo minha contribuição para o tópico.
 
@Hwoa_XD @kdion
Comprei outro cabo dvi-d e funcionou tudo perfeitamente.. Desculpa ficar fazendo vocês dois quebrarem a cabeça atoa rs!!
Eu nunca pensei que seria o cabo.. Mas enfim foi..

Monitor nota 10!

Abraços
 
@Hwoa_XD @kdion
Comprei outro cabo dvi-d e funcionou tudo perfeitamente.. Desculpa ficar fazendo vocês dois quebrarem a cabeça atoa rs!!
Eu nunca pensei que seria o cabo.. Mas enfim foi..

Monitor nota 10!

Abraços

Sem problema algum amigo, estamos ai pra ajudar ;)

E claro, diga depois o que achou pós funcionamento do Freesync e do refresh rate alto, acho que esse monitor tem tudo pra ser uma boa opção pra galera com AMD pois todos monitores nessa faixa de preço só são "120-144hz puros", só faltava ser IPS ai ia matar a pau mesmo.

@FerOlim, no aguardo de vocês :)
 
Sem problema algum amigo, estamos ai pra ajudar ;)

E claro, diga depois o que achou pós funcionamento do Freesync e do refresh rate alto, acho que esse monitor tem tudo pra ser uma boa opção pra galera com AMD pois todos monitores nessa faixa de preço só são "120-144hz puros", só faltava ser IPS ai ia matar a pau mesmo.

@FerOlim, no aguardo de vocês :)

Os 144hz nos jogos que eu jogo (cs e dota) fazer muita diferença! É como se o jogo fosse outro, sensacional! Quanto ao freesync não posso opinar ainda pois uso uma vga antiga da nvidia.. Esperando as custom's da rx 480 sair para comprar!
De resto faltou só ser ips mesmo, mas por esse preço (em torno de 1700 reais) é mais do que podia esperar!

Abraços.
 
@Hwoa_XD @kdion
Comprei outro cabo dvi-d e funcionou tudo perfeitamente.. Desculpa ficar fazendo vocês dois quebrarem a cabeça atoa rs!!
Eu nunca pensei que seria o cabo.. Mas enfim foi..

Monitor nota 10!

Abraços

Show... que bom que deu tudo certo! Quanto tu começar a jogar com freesync on tu vai se amarrar...
 
Galera , estou em duvida em qual monitor 144hz pegar, tenho uma 970 e o aoc me chamou atenção pelo preço, pelo fato de eu ter uma nvidia não irei usar o freesync o aoc seria uma boa pra mim?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo