[TÓPICO DEDICADO] Monitor AOC G2460PF - Freesync / 144hz

@thallesaguiar Olha pelo que eu vi em alguns relatos nesse tópico, não é recomendável ficar fazendo troca de cabos que as vezes buga e não reconhece. Desliga o pc e pluga o Displayport e remove o cabo hdmi tanto da placa quanto do monitor e tenta ligar.

Já na questão das configurações, eu como tenho a vista meio sensível, procuro usar uma configuração pro windows e em games que precise de muita visibilidade, eu costumo usar o modo FPS do monitor.

(Luminance) Eco Mode: Standard - Contraste: 50 - Brilho: 0 - Overdrive: Medium - Gamma3

(Color Setup) Color Temp: User - DCB Mode: OFF - R:25 G:23 B:15

As cores você pode ajustar a gosto pelo vibrance no painel de controle da nvidia ou Saturação nos Drivers da AMD.

Espero que as configurações sejam de sua serventia, porque eu demorei também achar uma que me agradasse.


Nunca ouvi falar que da problema ligar ou desligar cabos com o monitor ligado. Eu já fiz isso é não funcionou. Com o computador ligado ele não mostrou vídeo no DisplayPort, assim que eu pluguei o HDMI mostrou vídeo no HDMi e no displayport não. Se for só eu que tenho esse problema de não dar vídeo no DisplayPort, vou acionar a garantia.

Eu uso Nvidia. Vou testar aqui sobre brilho e cores. Obrigado.
 
@thallesaguiar Tenta dar um reset no monitor para as configurações padrões e reinstalar o driver da Placa de Vídeo com o DDU e também instalar o driver do monitor caso não esteja instalado.

Não funcionando, só testando em outro rig ou cabo. :\
 
@thallesaguiar Tenta dar um reset no monitor para as configurações padrões e reinstalar o driver da Placa de Vídeo com o DDU e também instalar o driver do monitor caso não esteja instalado.

Não funcionando, só testando em outro rig ou cabo. :\

Já fiz reset. Estou em viagem quando voltar eu vou testar. Mas acho que não tem nada a ver com Driver da Nvidia. Eu já instalei o drive do monitor. Aquele que tá no site da AOC.

Se não der certo eu vou acionar a garantia pois já comprei outro cabo DisplayPort e não funcionou. E se a garantia não resolver, vou entra com um processo para devolução do dinheiro.
 
Depois que postou suas configurações de brilho, contraste e cores eu fiz um ajuste e parece que ficou melhor.

Me tira um duvida. Agora que to percebendo isso. quando vocÊ rola a pagina para cima ou para baixo as letras ficam meio estranhas? (tipo que turvas)
 
Depois que postou suas configurações de brilho, contraste e cores eu fiz um ajuste e parece que ficou melhor.

Me tira um duvida. Agora que to percebendo isso. Quando você rola a pagina para cima ou para baixo as letras ficam meio estranhas? (tipo que turvas)
 
Depois que postou suas configurações de brilho, contraste e cores eu fiz um ajuste e parece que ficou melhor.

Me tira um duvida. Agora que to percebendo isso. quando vocÊ rola a pagina para cima ou para baixo as letras ficam meio estranhas? (tipo que turvas)
 
Depois que postou suas configurações de brilho, contraste e cores eu fiz um ajuste e parece que ficou melhor.

Me tira um duvida. Agora que to percebendo isso. Quando você rola a pagina para cima ou para baixo as letras ficam meio estranhas? (tipo que turvas)
Esse efeito nas letras é por causa do Overdrive que deve estar ativo. Inclusive quanto maior o valor do Overdrive mais "borrado" fica a movimentação das letras quando você rola. Aqui eu desativei o overdrive exatamente por isso e não vi problema nenhum. Pelo que sei ele só serve pra se poder atingir os tais 1ms, que pelo menos pra mim é algo mais útil pro marketing do que pro uso propriamente dito. Caso alguém saiba de alguma outra função do overdrive poste aí pq eu desconheço.
 
Esse efeito nas letras é por causa do Overdrive que deve estar ativo. Inclusive quanto maior o valor do Overdrive mais "borrado" fica a movimentação das letras quando você rola. Aqui eu desativei e não vi problema nenhum.

Era isso mesmo! Acabei de olhar aqui e tava ativado no Médio. Pra que serve o overdrive? Você poderia me ajudar com um problema que tenho no meu monitor? To com esse problema e não sei mais o que eu faço. Tem gente aqui no Fórum com o mesmo problema mas ninguém respondeu também. Outra coisa o drive que eu instalo do monitor no windows é aquele da Europa né: AOC G2460G4?

Que é esse aqui: Quando vou ligar o computador ele não da vídeo mas se eu ligar o cabo HDMI com o computador ligado ele da vídeo no HDMI. O monitor não tem nem 2 meses de uso. Minha placa de vídeo é uma GTX1070 da EVGA, comprada em junho. O problema começou depois de 2/3 semanas de uso. E eu fui e comprei um novo cabo Displayport pensando que era problema no cabo, quando coloquei o cabo novo, funcionou perfeitamente de lá pra ca. Hoje quando fui ligar o computador, não deu vídeo. Conectei o HDMI e funcionou. Fui olhar a configurações da Nvidia e só mostrava o HDMI, olhei as configurações de exibição do Windows e somente o HDMI. É problema no Monitor ou na minha placa de vídeo?
 
Era isso mesmo! Acabei de olhar aqui e tava ativado no Médio. Pra que serve o overdrive? Você poderia me ajudar com um problema que tenho no meu monitor? To com esse problema e não sei mais o que eu faço. Tem gente aqui no Fórum com o mesmo problema mas ninguém respondeu também. Outra coisa o drive que eu instalo do monitor no windows é aquele da Europa né: AOC G2460G4?

Que é esse aqui: Quando vou ligar o computador ele não da vídeo mas se eu ligar o cabo HDMI com o computador ligado ele da vídeo no HDMI. O monitor não tem nem 2 meses de uso. Minha placa de vídeo é uma GTX1070 da EVGA, comprada em junho. O problema começou depois de 2/3 semanas de uso. E eu fui e comprei um novo cabo Displayport pensando que era problema no cabo, quando coloquei o cabo novo, funcionou perfeitamente de lá pra ca. Hoje quando fui ligar o computador, não deu vídeo. Conectei o HDMI e funcionou. Fui olhar a configurações da Nvidia e só mostrava o HDMI, olhei as configurações de exibição do Windows e somente o HDMI. É problema no Monitor ou na minha placa de vídeo?
Então, pelo que eu sei o overdrive atua na questão do tempo de resposta do monitor. Pelo que já li para se conseguir os tais 1MS é preciso deixar ele no médio. Como eu nunca vi diferença real naquilo e o efeito dele em textos me incomoda eu sempre deixei desativado.

Sobre driver, eu uso o driver beta que tem no site da AOC, mas já usei os outros e não tive problema não. Na verdade já fiquei um tempo usando o driver do próprio Windows e funcionou beleza também.

Sobre cabos eu vou ficar devendo. Sempre usei o cabo DP que veio junto com o monitor e funcionou beleza. Inclusive pq vc teve que comprar um cabo DP? Não veio um com o monitor ou o seu é aquele modelo G2460PQU? Se não me engano esse último é que vem com HDMI...
 
Então, pelo que eu sei o overdrive atua na questão do tempo de resposta do monitor. Pelo que já li para se conseguir os tais 1MS é preciso deixar ele no médio. Como eu nunca vi diferença real naquilo e o efeito dele em textos me incomoda eu sempre deixei desativado.

Sobre driver, eu uso o driver beta que tem no site da AOC, mas já usei os outros e não tive problema não. Na verdade já fiquei um tempo usando o driver do próprio Windows e funcionou beleza também.

Sobre cabos eu vou ficar devendo. Sempre usei o cabo DP que veio junto com o monitor e funcionou beleza. Inclusive pq vc teve que comprar um cabo DP? Não veio um com o monitor ou o seu é aquele modelo G2460PQU? Se não me engano esse último é que vem com HDMI...

Os 1Ms só funciona com Overdrive no medio? Isso me incomodou muito Depois que você falou que era o Overdrive ligado me ajudou muito.

O drive eu to usando o assinado pois o beta não consegui instalar.

O meu veio com cabo DP e começou a dar esse problema. Eu comprei outro cabo e o problema depois de uns 5 dias voltou. Não sei mais o que eu faço. Talvez vou acionar a garantia. E se eles falarem que não tem jeito, vou vender e compra outro. O modelo do meu é G2460PF.
 
Os 1Ms só funciona com Overdrive no medio? Isso me incomodou muito Depois que você falou que era o Overdrive ligado me ajudou muito
Esse overdrive é complicado. Quando pesquisei sobre ele não achei muitas informações exceto essa de ele estar relacionado ao tempo de resposta. Se ele tem alguma outra função eu realmente desconheço e pra mim a diferença entre 1ms e 3 ou 5ms é imperceptível, então deixo off mesmo.

O drive eu to usando o assinado pois o beta não consegui instalar
Tanto faz, a diferença entre eles é só o range do Freesync. Como você usa Nvidia, ambos dão o mesmo resultado.


Sobre os cabos, é uma situação complicada. O ideal seria você testar ele em outro PC pra isolar se o problema é nele mesmo. Não acho que seja algo relacionada a sua VGA, mas também é uma possibilidade.

E as configurações do Windows? Tenta mudar as opções de energia pra modo de desempenho e desativa a opção que desliga o monitor por tempo de inatividade. Talvez não seja isso, mas é fácil de testar.
 
E as configurações do Windows? Tenta mudar as opções de energia pra modo de desempenho e desativa a opção que desliga o monitor por tempo de inatividade. Talvez não seja isso, mas é fácil de testar.

Opções de energia Está para nunca desligar vídeo e nunca suspender. Seria isso?
 
Opções de energia Está para nunca desligar vídeo e nunca suspender. Seria isso?
Também, mas tem uma outra opção que geralmente fica escondido. Procura aí nas opções de energia, acho que na aba "mais opções" a opção "otimizar desempenho" ou algo assim. O Windows tem 3 opções de energia básicas, a padrão, a economia e essa terceira. Quem joga ou usa muito o PC é bom deixar nessa terceira que aí o Windows mantém todos os recursos ativos independente do uso.
 
Atualizei aqui, não tive problemas. Peformace, tmb não notei mudança.
 
Atualizei aqui, não tive problemas. Peformace, tmb não notei mudança.
Nao muda muita coisa não. Na verdade só melhora a estabilidade quando vc está jogando.
 
Também, mas tem uma outra opção que geralmente fica escondido. Procura aí nas opções de energia, acho que na aba "mais opções" a opção "otimizar desempenho" ou algo assim. O Windows tem 3 opções de energia básicas, a padrão, a economia e essa terceira. Quem joga ou usa muito o PC é bom deixar nessa terceira que aí o Windows mantém todos os recursos ativos independente do uso.


Vê se é algumas desses aqui:

Print 1: https://prnt.sc/gyjxje É essa da seta vermelha?

Print 2: https://prnt.sc/gyjxqc

Print 3: https://prnt.sc/gyjxxw


Atualizei aqui, não tive problemas. Peformace, tmb não notei mudança.

Atualizou o que?
 
O meu veio com cabo DP e começou a dar esse problema. Eu comprei outro cabo e o problema depois de uns 5 dias voltou. Não sei mais o que eu faço. Talvez vou acionar a garantia. E se eles falarem que não tem jeito, vou vender e compra outro. O modelo do meu é G2460PF.

Acredito que eu tinha o mesmo problema que voce, até comentei uma pagina atras sobre.

Ja tenho o monitor a um ano, e apos algumas semanas com ele acontecia o mesmo problema que voce relatou. Pesquisando descobri que é um problema de algumas unidades do monitor que quando ele esta ligado em DP, as vezes quando liga o pc ou volta de uma hibernação o monitor não da imagem.

A minha solução paliativa aqui era sempre que isso acontecia, eu desligava o monitor da energia e ligava de novo, ai dava imagem. Porém a coisa de uns 6 meses eu nao tenho mais esse problema, de uma hora pra outra parou e nunca mais aconteceu. Teste aí se com voce isso funciona, quando acontecer de nao dar imagem, tire a alimentação dele e ligue novamente, acredito que dará imagem. É meio chato fazer isso frequentemente, mas era o que eu fazia e depois de um tempo o problema sumiu.
 
Acredito que eu tinha o mesmo problema que voce, até comentei uma pagina atras sobre.

Ja tenho o monitor a um ano, e apos algumas semanas com ele acontecia o mesmo problema que voce relatou. Pesquisando descobri que é um problema de algumas unidades do monitor que quando ele esta ligado em DP, as vezes quando liga o pc ou volta de uma hibernação o monitor não da imagem.

A minha solução paliativa aqui era sempre que isso acontecia, eu desligava o monitor da energia e ligava de novo, ai dava imagem. Porém a coisa de uns 6 meses eu nao tenho mais esse problema, de uma hora pra outra parou e nunca mais aconteceu. Teste aí se com voce isso funciona, quando acontecer de nao dar imagem, tire a alimentação dele e ligue novamente, acredito que dará imagem. É meio chato fazer isso frequentemente, mas era o que eu fazia e depois de um tempo o problema sumiu.

Vou tentar fazer isso. Isso vai ser chato de ficar fazendo isso. Se o problema não sumir depois de uns 3 meses, vou acionar a garantia.


Vou ativar isso e vê se resolve.
 
Sem problemas, estamos aqui para nos ajudar!
Então vamos por partes como diria Jack Estripador hahaha
1) Problema na imagem:
- Tente evitar de mudar a frequência de seu monitor 144hz por um tempo e veja se o problema desaparece; Caso negativo, faça o inverso, mantenha em 60hz por um tempo e verifique;
- O cabo DP que usas é o que acompanha o monitor (BizLink modelo E164571-KS AWM STYLE 20276)?
- Se mesmo mantendo as frequências o problema persistir, a solução mais barata é, obviamente, desconectar o DP e utilizar o HDMI por um tempo para ver se muda algo (obviamente utilizando 60hz);
- - - Acredite se quiser, estou neste tópico exatamente pelo fato do cabo que acompanha o monitor não ser listado como "homologado" no site de controle de qualidade do DP (https://www.displayport.org/) mas vou deixar essa discussão para mais tarde se realmente perceber que o problema é sim o cabo.

2) Quanto a saúde e mudança de frequência:
- A mudança de frequência não influencia no monitor, uma vez que é um equipamento fabricado para utilizar todo o escopo;
- Vou fazer uma alusão que não seria muito correta mas ajuda a entender:
- - - Quando você está na rua e o dia está ensolarado, suas pupilas reagem a claridade e contraem para diminuir a incidência de raios UVA UVB presentes na nossa atmosfera (o responsável por isso é a iris), e então rapidamente entra em uma garagem subterrânea, o que ocorre em seguida é um tempo de habituação ao novo ambiente, dependendo da quantidade de betacaroteno e vitamina A presente em seu organismo essa transição pode levar alguns segundos. Enquanto isso ocorre você fica momentaneamente sego ou com a capacidade de enxergar muito reduzida, até que o ciclo da pupila se encerre e ela atinga um diâmetro maior possibilitando assim a visão em ambientes escuros ou com pouca luminosidade.
Passado esse texto chato de teoria vamos mais ao fundo, a retina responsável pela geração da imagem se acostuma a uma determinada situação e se sente confortável com a geração de impulsos nervosos para o cérebro (sabemos que quanto mais hertz, mais "fotos" são geradas pelo monitor), então quando modificamos a quantidade de imagens enviadas para a retina para que seja feita a "leitura", tecnicamente estamos modificando a forma natural ou acostumada deste órgão trabalhar, então também é necessário um determinado tempo (como exemplo acima) para que a retina se acostume novamente a esta nova quantidade de imagens chegando para serem transformadas em impulsos nervosos.
- Depois dessa baboseira toda vamos a conclusão, esta mudança de frequência tem alguns danos colaterais que vão desde tonturas a dores de cabeça e dor nos olhos. Geralmente um "break" da utilização do componente resolve, caso contrário um remédio leve encontrado em farmácia pode resolver. Caso o problema persista, um médico deve ser consultado sempre! Já a exposição prolongada a mudança de frequência pode por em risco a saúde geral do globo ocular. A recomendação não é barata ou não é boa para os jogos: dois monitores em 144hz ou dois em 60hz, porém nada comprovado clinicamente.
Desculpa o texto mas me empolguei hahahaha
Abraço


Desculpe a demora amigo! Semana foi bem corrida e não consegui acessar o fórum! Bom estou usando ele a 144Hz e parece que ficou mais tranquilo, as oscilações pararam. Obrigado pela metáfora foi muito muito boa para compreender, sem problemas nenhum eu fico feliz quando pessoas se ajudam nesse empenho! Muito obrigado novamente!

Att,
Ciro
 
Meu irmão montou um pc pra ele e tava querendo compra um monitor igual o meu(esse da AOC) mas depois que eu tive esses problemas com o meu eu não quero que ele compre.
 
Acredito que eu tinha o mesmo problema que voce, até comentei uma pagina atras sobre.

Ja tenho o monitor a um ano, e apos algumas semanas com ele acontecia o mesmo problema que voce relatou. Pesquisando descobri que é um problema de algumas unidades do monitor que quando ele esta ligado em DP, as vezes quando liga o pc ou volta de uma hibernação o monitor não da imagem.

A minha solução paliativa aqui era sempre que isso acontecia, eu desligava o monitor da energia e ligava de novo, ai dava imagem. Porém a coisa de uns 6 meses eu nao tenho mais esse problema, de uma hora pra outra parou e nunca mais aconteceu. Teste aí se com voce isso funciona, quando acontecer de nao dar imagem, tire a alimentação dele e ligue novamente, acredito que dará imagem. É meio chato fazer isso frequentemente, mas era o que eu fazia e depois de um tempo o problema sumiu.

Fui tentar ligar o pc agora é não ligou o monitor! Tive que desligar a chave da energia(atrás dele) e depois ligar. Aí ele funcionou. Comprei esse monitor pensando em não ter arrependimento mas já to tendo. Se tivesse com 7 dias da data da compra eu iria trocar.
 
Vocês acham que vale a pena pegar um G2460PQU, sem FreeSync? Vou comprar um monitor novo no PY agora e, aparentemente, só tem esse modelo.

Obs: Pretendo trocar minha placa de vídeo em breve.
 
Vocês acham que vale a pena pegar um G2460PQU, sem FreeSync? Vou comprar um monitor novo no PY agora e, aparentemente, só tem esse modelo.

Obs: Pretendo trocar minha placa de vídeo em breve.
Eu só comprei esse modelo G2460PF pois estava 1.300,00. Se você não estiver com muita pressa de compra, espera a BlackFriday, não vale a pena compra agora vai pagar caro hoje e em novembro você vai ver o preço lá embaixo
 
Eu só comprei esse modelo G2460PF pois estava 1.300,00. Se você não estiver com muita pressa de compra, espera a BlackFriday, não vale a pena compra agora vai pagar caro hoje e em novembro você vai ver o preço lá embaixo

O modelo que citei sairia por 800-900 reais no PY. Minha namorada vai pra lá esses dias e eu até já paguei o adicional de bagagem pra ela trazer um monitor pra mim. Estou num dilema do cacete pra escolher qual, hahaha. Fiquei encucado agora com esta mensagem que vi no reddit:

The PQU is very old as far as 144hz monitors go, and uses PWM dimming according to the (old) reviews. It is only still sold for the same reason the VG248QE and GN246HL are: because except for higher refresh rate, monitors don't get incrementally faster with each generation, like for example graphics cards, and aren't automatically replaced or easily gaged in a benchmark chart. People who don't know any better usually choose the cheapest product and quickly glance at horribly inadequate spec sheet numbers and ignorant 5/5 user reviews to back up their decision. And manufaturers won't bother discontinuing a production line while the product is profitable, even if the product uses PWM dimming / flickering on the LED backlights (which was killed off in 2013/2014 by the monitor industry) and causes actual headache and eye straining for some people.
Get the PF if you want a modern 144hz product. In fact, if you're not buying G-Sync, you should always look for a Freesync one, because all the current worthwhile ones support either G-Sync or Freesync. Even if you use an Nvidia card and can't use Freesync, it doesn't cost you anything and ensures the product is not old
 
Vocês acham que vale a pena pegar um G2460PQU, sem FreeSync? Vou comprar um monitor novo no PY agora e, aparentemente, só tem esse modelo.

Obs: Pretendo trocar minha placa de vídeo em breve.


Fuja do PQU.
Eu e meu amigo compramos os 2 ao mesmo tempo. Pagamos 950 reais em Pedro Juan Caballero.
Isso pra evitar pagar mais de mil em um monitor.
Além dele nao vir com um cabo dp nem dl-dvi, os 144hz dele não eram reais. Tivemos que comprar os 2 cabos e nenhum estava dando certo.
No testufo ele apresentava os 144hz. No entanto, ao abrir qualquer jogo nessa resolução era algo muito ruim.
Comparei abrindo a 100 e 120hz, os quais se apresentavam lisinho e muito melhores para jogar.
Eis que pegamos 2 monitores cagados como citado em diversas reviews desse monitor mundo a fora.
Entramos em contato com a loja, que entrou em contato com a AOC do PY.
Nos informaram que precisava atualizar o firmware do monitor, e isso só poderia ser feito enviando para eles.
Devolvemos ao lojista, peguei meu estorno. Meu amigo perdeu um pouco de grana por devolver sem isopor. Kkk
Meses depois fiquei analisando o preço do pf.
Demorou mas abaixou legal... 1399 na walmart, mais frete de 27 reais.
Veio com cabo dp.
Menu similar ao pqu.
Som dele nao uso, bem simples.
Muito brilho.
Sem problemas com os hz, somente com a frescura do driver como dito por diversos usuários.
Nao utilizo o freesync por enquanto, por a amd nao dar suporte na 7970 3gb ghz edition.
Pra quem ta de olho nesse monitor mesmo que seja so para utilizar os 144hz, acho que vale a pena, no entanto, rola esperar o preço cair. Ainda mais nesse periodo que o dinheiro nao ta valendo nada.
Cada dia colocam um preço...
Ja vi por 1399, 1400 e poucos, 1600 e poucos, 1800 e poucos.
 
@Veda Eu peguei esse PF mas não no intuito de usar freesync e sim só porque estava barato na promoção. O Carlos citou no tópico que o freesync não é bom para jogos competitivos, eu sinceramente como gosto de jogar a nível hard, este recurso não me faz diferença. Pra quem saiu de um 60hz, se você conseguir manter frames altos e constantes nos games quase não se nota tearing na tela.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo