[TÓPICO DEDICADO] Monitor LG 29WK600 / 29WK500 UltraWide IPS Freesync

Boa tarde.

Meu caso é o seguinte: eu tô usando o 29WK600 a mais ou menos uma semana, com uma RX 580, ligado no cabo HDMI que veio com o monitor, Windows 7. Ainda não consegui testar direito em jogos (fá-lo-ei este fim de semana, se sobrar um tempo), mas depois de uns dias usando, eu lembrei de ativar o freesync (tanto no monitor como no driver AMD) e fui assistir a um filme. O monitor ficava dando screen tearing (justamente o que o freesync deveria evitar) a quase todo momento, estava horrível. Só pra confirmar a causa, desliguei o freesync e botei o filme pra rodar novamente, e funcionou sem problemas.

Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo? Os drivers da placa de vídeo estão atualizados, no entanto ainda não instalei nada relativo ao monitor (providenciarei isso hoje à noite), só fui no plug'n'play mesmo.
 
Boa tarde.

Meu caso é o seguinte: eu tô usando o 29WK600 a mais ou menos uma semana, com uma RX 580, ligado no cabo HDMI que veio com o monitor, Windows 7. Ainda não consegui testar direito em jogos (fá-lo-ei este fim de semana, se sobrar um tempo), mas depois de uns dias usando, eu lembrei de ativar o freesync (tanto no monitor como no driver AMD) e fui assistir a um filme. O monitor ficava dando screen tearing (justamente o que o freesync deveria evitar) a quase todo momento, estava horrível. Só pra confirmar a causa, desliguei o freesync e botei o filme pra rodar novamente, e funcionou sem problemas.

Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo? Os drivers da placa de vídeo estão atualizados, no entanto ainda não instalei nada relativo ao monitor (providenciarei isso hoje à noite), só fui no plug'n'play mesmo.
Então cara, pelo que eu sei, o free sync seria pra rodar no Display Port
 
Então cara, pelo que eu sei, o free sync seria pra rodar no Display Port
Pois é, como não tenho o cabo não tenho como testar pra desencargo de consciência, mas o fato é que tanto no site da AMD quanto no manual do 29WK600 diz que tem suporte freesync no HDMI pra esse monitor, então tô supondo que o problema não é esse.
 
Pois é, como não tenho o cabo não tenho como testar pra desencargo de consciência, mas o fato é que tanto no site da AMD quanto no manual do 29WK600 diz que tem suporte freesync no HDMI pra esse monitor, então tô supondo que o problema não é esse.

Eu uso uma RX 580 XFX com este monitor 29WK600 e rodo freesync sem problema, filmes, videos e jogos funcionam de boas no HDMI (pois com placa AMD, o freesync funciona tanto em Display Port quanto HDMI). O único detalhe, é que tenho Windows 10. Não posso te dizer que seja isso pois faz tempo que não utilizo o Windows 7, mas acredito que seja um problema de incompatibilidade tanto do programa usado, como o próprio drive. Existe um player chamado GOM Player, eu usava no Windows 7, talvez te ajude.
 
Eu uso uma RX 580 XFX com este monitor 29WK600 e rodo freesync sem problema, filmes, videos e jogos funcionam de boas no HDMI (pois com placa AMD, o freesync funciona tanto em Display Port quanto HDMI). O único detalhe, é que tenho Windows 10. Não posso te dizer que seja isso pois faz tempo que não utilizo o Windows 7, mas acredito que seja um problema de incompatibilidade tanto do programa usado, como o próprio drive. Existe um player chamado GOM Player, eu usava no Windows 7, talvez te ajude.
Deve ser isso mesmo, pois até agora não consegui detectar nada de errado em jogos (ou qualquer outro uso), depois trocarei o player (estou usando o VLC) pra ver o que acontece.
 
Galera estou para pegar esse monitor para trabalhar (photoshop, corel, sketchup e cad) ai queria saber de alguem que usa ele para essa mesma finalidade se é uma boa a questão de fidelidade de cores? Imagem? E por ser ultrawide o espaço de trabalho realmente fica mais confortável? Ou se seria melhor juntar um pouco mais e pegar aquele modelo 4k (mas que é 60hz oq esta me tentando nesse FHD mesmo pois 75hz pra mim é o minimo aceitável) Obrigado.
 
Galera estou para pegar esse monitor para trabalhar (photoshop, corel, sketchup e cad) ai queria saber de alguem que usa ele para essa mesma finalidade se é uma boa a questão de fidelidade de cores? Imagem? E por ser ultrawide o espaço de trabalho realmente fica mais confortável? Ou se seria melhor juntar um pouco mais e pegar aquele modelo 4k (mas que é 60hz oq esta me tentando nesse FHD mesmo pois 75hz pra mim é o minimo aceitável) Obrigado.
Na primeira mensagem do tópico tem 2 reviews onde tem vários testes (incluindo fidelidade).
Eu estou usando esse monitor e estou satisfeito, porém comprei na época que era vendido por 800-900 reais. Para meu uso, o UW é perfeito (jogo de estratégia).
Apesar que na comunidade ninguém pode ter preferência por UW que já aparece os mesmos de sempre reclamando que é lixo :)

No entanto, para seu USO ESPECÍFICO, acredito que outros modelos sejam opções melhores. pergunte neste tópico que o pessoal te ajuda:


O lance de botar a profundidade de cores em 12bpc faz diferença?
Aqui tem informação:



Para quem tiver interesse, ATUALIZEI a primeira mensagem com informação do 29WK500 (especificação e diferença entre o modelo 500/600).
 
Última edição:
Galera estou para pegar esse monitor para trabalhar (photoshop, corel, sketchup e cad) ai queria saber de alguem que usa ele para essa mesma finalidade se é uma boa a questão de fidelidade de cores? Imagem? E por ser ultrawide o espaço de trabalho realmente fica mais confortável? Ou se seria melhor juntar um pouco mais e pegar aquele modelo 4k (mas que é 60hz oq esta me tentando nesse FHD mesmo pois 75hz pra mim é o minimo aceitável) Obrigado.
Fidelidade é "normal", esses 29" uw vêm relativamente bem calibrado de fabrica e acho que os 6 Bit+FRC não influenciam e muito na prática.
Pro seu uso eu recomendaria os Bluecase BM273GW só que estão em falta na Terabyte.
Apesar que na comunidade ninguém pode ter preferência por UW que já aparece os mesmos de sempre reclamando que é lixo :)
Não são lixos, eu tenho um LG 29UM69G e acho que eram uma excelente opção na época que achava fácil por R$800~900, hoje por R$1.2K é bem discutível.
No geral acho que esses ultra-wide 1080p confundiram legal a cabeça do consumidor brasileiro, eu já vi nesse fórum o pessoal recomendando um 29" ultra-wide pra trampo e falando que é melhor que um P2418D 1440p pois "cabe mais coisa na tela por ser ultra-wide", aí é desinformação pura (eu já tive os dois monitores)
Ultra-wide 1080p eu só recomendo em promoção boa ou pra quem gosta do formato e quer jogar jogos com maior FOV ou ver vídeos 21:9 no PC, pra quem quer trampar no PC e procura mais área de trabalho já apareceu monitor 27" 1440p IPS na faixa dos R$1.1K que são MUITO melhores (pra quem programa a diferença é enorme saindo de 1080 linhas pra 1440p), mesmo os LG 27UD59 4K já foram vendidos na faixa de R$1.4K +-..
 
Última edição:
Para usar o freesync nas placas Nvidia posso pegar um cabo DP 1.2 ou requer a versão 1.4?
Edit: pesquisei a aparentemente todo cabo DP eh igual, eh a entrada do monitor que muda a especificação. Então aparentemente posso comprar qualquer um, certo?
 
Última edição:
Para usar o freesync nas placas Nvidia posso pegar um cabo DP 1.2 ou requer a versão 1.4?
Edit: pesquisei a aparentemente todo cabo DP eh igual, eh a entrada do monitor que muda a especificação. Então aparentemente posso comprar qualquer um, certo?
O recomendado é adquirir cabo de fabricante reconhecido para evitar surpresas, alguns exemplos:

kabeldirekt
ivanky
ugreen

Se comprar um cabo genérico você precisa perguntar para a loja se ela garante o funcionamento.


Sobre Freesync e G-Sync Compatible:
Freesync

1 - Suporte VRR completo no driver em todos os modelos certificados Freesync.
2 - Suporte DP/HDMI.
3 - Se o monitor for certificado Freesync tem garantia de funcionar em todos os cenários. Quer dizer, existe ajuste por painel/controladora/jogo via driver em caso de problema. Exemplos de correção:

Fixed Issues: Radeon FreeSync may fail to enable when playing Monster Hunter™: World.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-18-9-1
Fixed Issues: Stutter may be observed when exceeding Radeon FreeSync range in certain high framerate scenarios.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-18-9-3
Fixed Issues: Some displays may experience a loss of video when launching a fullscreen application with Radeon FreeSync enabled.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-2-1

AMD fez parceria com os fabricantes e o driver tem suporte para n controladoras. Se tiver falha a AMD implementa correção via driver.

G-Sync Compatible

1 - Suporte VRR completo no driver somente de monitor certificado G-Sync compatible.
2 - Suporte DP.
3 - Se o monitor não for certificado G-Sync compatible não tem garantia de funcionar em todos os cenários. Exatamente o que a Nvidia disse: pode funcionar, funcionar parcial ou não funcionar, veja lá:

"For VRR monitors yet to be validated as G-SYNC Compatible, a new NVIDIA Control Panel option will enable owners to try and switch the tech on - it may work, it may work partly, or it may not work at all. To be sure, only purchase a monitor listed as G-SYNC Compatible"
https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/g-sync-ces-2019-announcements/

O normal é que monitor mais caro siga de forma rigorosa o padrão VESA e tenha controladora de fabricante reconhecido. Grosso modo, isso faz o driver funcionar em harmonia com o painel/controladora/jogo. No caso de alguma incompatibilidade aguarde um novo driver da Nvidia. Infelizmente, se não for certificado G-Sync compatible, pode (ou não) resolver o problema, só testando para saber.

Na minha humilde opinião, pode acontecer de um monitor funcionar e outro, do mesmo modelo, não funcionar. Se existir escassez o fabricante (em determinado lote) pode substituir componente (outro com a mesma especificação). Fato comum em qualquer fábrica para a produção continuar. Isso pode explicar relato diferente no mesmo monitor.
 
Gears 5 tá bem bonito com o HDR desse monitor.
 
Gears 5 tá bem bonito com o HDR desse monitor.
Que bom!
Mas cuidado, na comunidade ninguém pode comentar que o HDR desse monitor tem utilidade. Logo aparece (os mesmos de sempre) falando (em todo tópico sobre UW) que o HDR do modelo 600 é porcaria, que o monitor é caro, que não vale a pena, enfim, que é lixo. Todo mundo tem que adquirir o modelo que eles recomendam (já já aparece) :)

Far Cry 5 eu rodei com HDR e (na minha percepção) ficou bom.
Um jogo que UW (na minha modesta opinião) fica ótimo é o DOS2, os elementos como a barra inferior com N habilidades, mini-mapa e o resto não ficam tão próximos.




Ele ativa o HDR sozinho ou tem que aplicar alguma configuração antes?
Não tenho Gears 5, por isso a dúvida rs.
Mas devo acabar assinando o game pass em breve
Na primeira página do tópico tem informação sobre HDR.
 
Que bom!
Mas cuidado, na comunidade ninguém pode comentar que o HDR desse monitor tem utilidade. Logo aparece (os mesmos de sempre) falando (em todo tópico sobre UW) que o HDR do modelo 600 é porcaria, que o monitor é caro, que não vale a pena, enfim, que é lixo. Todo mundo tem que adquirir o modelo que eles recomendam (já já aparece) :)

Far Cry 5 eu rodei com HDR e (na minha percepção) ficou bom.
Um jogo que UW (na minha modesta opinião) fica ótimo é o DOS2, os elementos como a barra inferior com N habilidades, mini-mapa e o resto não ficam tão próximos.





Na primeira página do tópico tem informação sobre HDR.


Mas esse monitor não tem hdr. Tem um filtro que tenta simula hdr, saturando as cores e colocando brilho na imagem.
E só lembrando que eu tenho esse monitor e meu senso comparativo é baseado numa tevê de oled.
 
Mas esse monitor não tem hdr. Tem um filtro que tenta simula hdr, saturando as cores e colocando brilho na imagem.
E só lembrando que eu tenho esse monitor e meu senso comparativo é baseado numa tevê de oled.
SIm, o review que coloquei na primeira mensagem do tópico comenta sobre o suporte HDR parcial. Mas isso não significa que seja uma porcaria sem utilidade.


No final de 2017 a VESA introduziu o padrão DisplayHDR:
 
Como é o áudio desse wk6? To na dúvida entre esse e o 29um69 g que o consumo é menor, aquela usb c dele serve como entrada de vídeo com áudio?
 
Como é o áudio desse wk6? To na dúvida entre esse e o 29um69 g que o consumo é menor, aquela usb c dele serve como entrada de vídeo com áudio?
Na primeira mensagem do tópico comentei sobre a qualidade do som:
Alto-falante integrado de boa qualidade (tem como usar tranquilo em vídeo e eventual jogo). No entanto, para quem for exigente, precisa de caixa dedicada.

Lembre que percepção da qualidade de áudio muda de acordo com a pessoa. O que um acha ótimo; outro pode considerar terrível.
O outro modelo que você está pesquisando tem tópico dedicado:
 
Mas esse monitor não tem hdr. Tem um filtro que tenta simula hdr, saturando as cores e colocando brilho na imagem.
E só lembrando que eu tenho esse monitor e meu senso comparativo é baseado numa tevê de oled.

Tem o filtro que realmente não serve de nada, mas também aceita input HDR pra jogos, filmes e youtube se a fonte for HDR.
Mas esse monitor não tem hdr. Tem um filtro que tenta simula hdr, saturando as cores e colocando brilho na imagem.
E só lembrando que eu tenho esse monitor e meu senso comparativo é baseado numa tevê de oled.

Tem o filtro que não é bom mesmo, porem ele tem HDR sim, a fonte só precisa ser HDR (Netflix, Jogos, Youtube, etc ...).

Aqui tem um review que explica como usar: https://thetechnologyman.com/lg-29wk600-219-ultrawide-hdr-monitor-review-best-budget-option/
 
Qual a diferença desse monitor (wk600) para o 29um69g?
 
Pessoal estou utilizando dois monitores um lg29 ultrawide aquele gamer e um lg25ultrawide normal(gosto mto do ultrawide haha) mas estou com um "problema" o branco neles estao diferentes conforme a foto q vou colocar

queria que as cores ficassem igual do lg25
alguem sabe resolver isso?
 
Pessoal estou utilizando dois monitores um lg29 ultrawide aquele gamer e um lg25ultrawide normal(gosto mto do ultrawide haha) mas estou com um "problema" o branco neles estao diferentes conforme a foto q vou colocar

queria que as cores ficassem igual do lg25
alguem sabe resolver isso?
Monitor de modelo diferente tem painel com características diferentes (incluindo reprodução de cores).
Mesmo monitor 29 da LG é montado com diversos painéis. Pode existir até variação entre painéis do mesmo modelo (devido ao processo de produção).

LM290WW2-SSD1 300cd/m²
LM290WW2-SSA1 250cd/m²
LM290WW2-SSC1 250cd/m²

Pode ser isso, mas aguarde mais sugestões.
 
Última edição:
Monitor de modelo diferente tem painel com características diferentes (incluindo reprodução de cores).
Mesmo monitor 29 da LG é montado com diversos painéis. Pode existir até variação entre painéis do mesmo modelo (devido ao processo de produção).

LM290WW2-SSD1 300cd/m²
LM290WW2-SSA1 250cd/m²
LM290WW2-SSC1 250cd/m²

Pode ser isso, mas aguarde mais sugestões.

interessante, mas so essa mudança de painel daria uma diferença tao gritando?
minha esperança era resolver no ajuste
 
Comprei um agora por 819 com frete. Estava a dias procurando estava entre os Acer de 27, mas esse me pareceu mais interessante sendo totalmente leigo no assunto
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo