[TÓPICO DEDICADO] Monitores: Overclock, Hacks Freesync (Gsync?), configs, edits, CRU, etc..

Pessoal alguem poderia me ajudar, preciso comprar um monitor de 144hz, tenho placa da nvidea. Se eu comprar um monitor que não tem g-sync vai ser um problema para jogar cs? Vou sentir este pulos de frames caso o monitor nao tenho g-sync?
Cara, acho que você está confundindo um pouco as coisas. Veja bem, Tanto o Freesync quanto o G-Sync foram criados principalmente para eliminar o Tearing e amenizar quedas de quadros. E mesmo que atualmente estejam se popularizando ambos são totalmente dispensáveis e não recomendados para qualquer jogo competitivo, principalmente CS-GO. Apesar de funcionar muito bem em jogos triploA como GTA5, Witcher3 e afins, essas tecnologias para estarem ativas requerem que os frames sejam limitados dentro do range especificado (Em um monitor 144Hz seria em geral algo entre 35~143Fps). O resultado dessa limitação de frames depende do recurso usado para isso, mas em geral acarreta Stuttering e imputlag.

Por fim, sua 1060 é o suficiente pra empurrar os 144Fps no CS-GO e em jogos mais leves, então é uma boa pedida. Em jogos mais pesados você terá que escolher entre uma quantidade maior de frames as custas da qualidade gráfica ou o oposto. De toda forma o sem G-sync você terá tearing nos jogos competitivos e nos demais você ativa o V-sync e já era.
 
Olá, para ter 144Hz, precisa da tecnologia g-sync/freesync ativada?
EDIT: Minha GTX970 G1 gaming aguenta 144hz em monitor g-sync?
Edit 2: Quando eu chegar em casa, eu vou tirar as fotos do meu jogo Ragnarok em que as letras ficaram abafadas quando eu jogo em 75hz no flatron, quando eu chegar em casa eu vou tirar as fotos e posto o modelo.
 
Última edição:
para ter 144Hz, precisa da tecnologia g-sync/freesync ativada?
Não, para se ter 144Hz basta um monitor com essa frequência e uma placa de vídeo com saída DP ou DVI-D(Nesse caso também é necessário um cabo Dual-Link). Freesync/G-sync são tecnologias adicionais que visam reduzir o tearing e outros problemas decorrentes da oscilação de frames.

Minha GTX970 G1 gaming aguenta 144hz em monitor g-sync?
Depende do game. 144Hz tem um proveito maior em jogos on-line competitivos (principalmente FPS e Corrida), sendo assim em jogos mais leves como CS-GO, DOTA/LoL e afins ela consegue levar, mas em jogos AAA ela vai ter algumas quedas bem abaixo do ideal. Claro que é possível minimizar isso reduzindo algumas configurações do jogo ou usando alguma tecnologia de sincronização como G-sync (Além de que em jogos single-player também não há grande necessidade de se usar os 144Hz).
 
Meu monitor é LG Flatron e2240s, e só tem entrada VGA.
Pra 144hz vc teria que trocar o monitor de qualquer forma e o novo já viria com as conexões necessárias.
 
Eu não sei o porquê. Quando coloquei em 2k, a tela fica abafada, e nela deixei em 60hz.
Acho que você confundiu um pouco as coisas. Sua pergunta original era sobre 144Hz e olhando as specs do seu monitor deu pra ver que ele é de 60Hz. Por mais que seja possível fazer uma espécie de "overclock" em alguns modelos, um monitor de 60Hz nunca vai operar em 144Hz. Hz tem a ver com frequência de atualização da tela. Um monitor de 60Hz tem capacidade de exibir no máximo 60 frames/seg. Isso independe de quantos frames seu setup gere a mais, sempre serão exibidos apenas o máximo suportado pelo monitor.

Já 2K tem a ver com resolução, ou seja, com a quantidade de pixels presentes na tela. Novamente, como seu monitor é full-Hd, ele exibira apenas a resolução máxima para o qual ele foi projetado, no caso 1920x1080 pixels. Você pode até mudar esse valor através do software da sua placa de vídeo para efeito de testes, mas isso não muda as limitações físicas do monitor.

Como disse, para se conseguir usar os 144Hz você precisaria trocar de monitor por um modelo com essa capacidade de atualização.
 
Acho que você confundiu um pouco as coisas. Sua pergunta original era sobre 144Hz e olhando as specs do seu monitor deu pra ver que ele é de 60Hz. Por mais que seja possível fazer uma espécie de "overclock" em alguns modelos, um monitor de 60Hz nunca vai operar em 144Hz. Hz tem a ver com frequência de atualização da tela. Um monitor de 60Hz tem capacidade de exibir no máximo 60 frames/seg. Isso independe de quantos frames seu setup gere a mais, sempre serão exibidos apenas o máximo suportado pelo monitor.

Já 2K tem a ver com resolução, ou seja, com a quantidade de pixels presentes na tela. Novamente, como seu monitor é full-Hd, ele exibira apenas a resolução máxima para o qual ele foi projetado, no caso 1920x1080 pixels. Você pode até mudar esse valor através do software da sua placa de vídeo para efeito de testes, mas isso não muda as limitações físicas do monitor.

Como disse, para se conseguir usar os 144Hz você precisaria trocar de monitor por um modelo com essa capacidade de atualização.
Era outra coisa, então não dá para overclockar resolução, só os hz, no meu monitor eu vou deixar mesmo onde ele conseguiu aguentar, em 77 hz, mas vou deixa no 75.
 
Pessoal que comprou o Asus VP278H-P, até quantos hertz conseguiram por ele?
E o pessoal que comprou VX248H?

Pow, seria interessante uma database de quanto o pessoal conseguiu de oc em cada monitor, pra se ter uma base. Eu sei que depende do silicone, mas alguma base dá pra ter.
 
@Cristu

Lá fora pesquisando em fóruns às vezes acha alguma boa alma que tenha feito OC e citado a questão, mas realmente é difícil.

Fora que, over qualquer monitor consegue fazer atualmente pra 72 ou 75hz fácil, agora não ter frame skipping já é outra coisa a parte e ai que às vezes poucos testam.
 
@Hwoa_XD Valeu pelas dicas... fui do LG mais básico, acompanhando meu hardware.
Comprei o 23MP55HQ, vi que a galera chega fácil a 75hz.
Ele tem entrada HDMI e D-SUB, com o hdmi eu consigo os 75hz?
Pesquisei aqui no tópico e não achei, valeu!!!
 
@Hwoa_XD Valeu pelas dicas... fui do LG mais básico, acompanhando meu hardware.
Comprei o 23MP55HQ, vi que a galera chega fácil a 75hz.
Ele tem entrada HDMI e D-SUB, com o hdmi eu consigo os 75hz?
Pesquisei aqui no tópico e não achei, valeu!!!
LG eu vi que não é bom overclockar, talvez a única marca que pode foder o monitor fazendo OC, mas posso ter entendido errado.

Edit: meu amigo comprou um Asus VP278H e conseguiu overclockar ele pra 74hz.
 
Última edição:
LG eu vi que não é bom overclockar, talvez a única marca que pode foder o monitor fazendo OC, mas posso ter entendido errado.

Edit: meu amigo comprou um Asus VP278H e conseguiu overclockar ele pra 74hz.

Oxe, vi um cara afirmando que esse modelo que citei chega fácil nos 75hz... Mas, como não tô muito bitolado nisso...
Mas, só para sanar a dúvida, para sair dos 60 para os 75, posso usar o HDMI? Alguns Google que dei dizem que HDMI chega apenas nos 60hz. (não pesquisei a fundo)
 
Oxe, vi um cara afirmando que esse modelo que citei chega fácil nos 75hz... Mas, como não tô muito bitolado nisso...
Mas, só para sanar a dúvida, para sair dos 60 para os 75, posso usar o HDMI? Alguns Google que dei dizem que HDMI chega apenas nos 60hz. (não pesquisei a fundo)
Eu não tenho certeza e não sei se isso se aplica a todos os casos (porque nunca testei), mas o que dizem é que HDMI 1.3 e pra cima (o normal é 1.4) pode ir até 144hz em 1080p. No meu caso eu nunca consegui porque a minha TV não passa de 61 hz :(.
 
Oxe, vi um cara afirmando que esse modelo que citei chega fácil nos 75hz... Mas, como não tô muito bitolado nisso...
Mas, só para sanar a dúvida, para sair dos 60 para os 75, posso usar o HDMI? Alguns Google que dei dizem que HDMI chega apenas nos 60hz. (não pesquisei a fundo)

HDMI com patch para ultrapassar a frequência máxima de 300mhz se for o caso, passa a ter possibilidade de ir acima do normal de 60hz, porém não confirmação que vá funcionar 100% o overclock, depende do painel, e fora que pode dar frame skipping.

Sobre o HDMI que o amigo Cristu falou: todos atuais são 1.4b, porém HDMI 1.4b só 1080p@120hz.
 
Alguém sabe dizer se é possível fazer overclock de um p2317h para 75Hz? E

Sim é possível, muitos dizem fazer os 75hz fácil com ele, mas frame skipping eu não sei realmente, só com testes.

Como fazer? Instala o driver do monitor primeiro.

Se tem Nvidia ou AMD o mais fácil seria via painel de controle da placa de vídeo mesmo com custom resolution, tá mastigado na primeira página.

Se não for pros 75hz ou der alguma tela preta, tentar o patch de HDMI / DVI (se utiliza por uma das duas, já que display port não precisa). Se não for, ai já passam pra outras possibilidades e modos pra se conseguir (alguns também postados), mas qualquer coisa só falar.

Obs.: caso consiga, depois comente se deu skipping ou não.
 
Alguém ae já teve problema com retenção de imagem? o meu começou apresentar esse problema já faz um tempo e eu até agora não consegui achar nada para amenizar o problema.
 
Meu Asus VP278H-P aguentou até 73hz (deixei em 72 para estabilidade).

Eu tenho os olhos bem sensíveis, então posso dizer com certeza que a diferença de 60 pra 72hz é absurda. Até as cores ficam mais consistentes, vibrantes. A movimentação fica muito mais fluída, dá pra perceber MUITO mais nitidamente os movimentos. Digamos que em 60 é uma blurryfest. Em 72 é "tá, eu posso conviver com isso". Hoje quando eu chegar em casa vou tentar aumentar o trace-free de 60 pra 80 pra ver o que eu noto. Só não peguei um com taxa mais elevada porque é pro meu PC secundário, que não aguentaria rodar coisa em 120hz+.
 
Sim é possível, muitos dizem fazer os 75hz fácil com ele, mas frame skipping eu não sei realmente, só com testes.

Como fazer? Instala o driver do monitor primeiro.

Se tem Nvidia ou AMD o mais fácil seria via painel de controle da placa de vídeo mesmo com custom resolution, tá mastigado na primeira página.

Se não for pros 75hz ou der alguma tela preta, tentar o patch de HDMI / DVI (se utiliza por uma das duas, já que display port não precisa). Se não for, ai já passam pra outras possibilidades e modos pra se conseguir (alguns também postados), mas qualquer coisa só falar.

Obs.: caso consiga, depois comente se deu skipping ou não.
Olá,também comprei um P2317h, gostaria de tirar umas dúvidas. É valido usar o modo jogo quando for jogar? Pelo que vi aumenta apenas o brilho, ou ocorre outras mudanças? Quando a overclock no monitor, como possuo uma rx570 fiz pelo driver da placa e consegui 66hz, em números maiores ocorre tela preta, é possível ainda aumentar a taxa de atualização? Obrigado.
 
@Wolf_ com ou sem over? Qual entrada? Quanto de brilho e contraste? Settings? Qual monitor?

Olá,também comprei um P2317h, gostaria de tirar umas dúvidas. É valido usar o modo jogo quando for jogar? Pelo que vi aumenta apenas o brilho, ou ocorre outras mudanças? Quando a overclock no monitor, como possuo uma rx570 fiz pelo driver da placa e consegui 66hz, em números maiores ocorre tela preta, é possível ainda aumentar a taxa de atualização? Obrigado.

Modo jogo aumenta a velocidade a troco de perder algo e não ganharia rs, e especificamente nesses painéis IPS de 60hz tem que ter um bom olho pra enxergar inverse ghost / trail, até blur e artefatos.

A lógica normal de ativar overdrive é perder brilho (mesmo que pouco), mas como existe um preset default de jogos nesse monitor, eles devem ter optado por aumentar brilho pra amenizar a visualização de qualquer artefato ou blur.

Se tu não nota nada anormal aos seus olhos, tudo ok em ativar, mas eu indico sempre criar uma personalizada ajustada e equilibrada tanto pro dia a dia como pra jogos, e tu pode por o overdrive em mais ou menos de acordo com tua vontade.

Sobre overclock, depende da saída utilizada.

Mas, com ele dando blank screen é que ou a VGA ultrapassou os limites de clock de pixels / frequência, ou o monitor mesmo.
 
Modo jogo aumenta a velocidade a troco de perder algo e não ganharia rs, e especificamente nesses painéis IPS de 60hz tem que ter um bom olho pra enxergar inverse ghost / trail, até blur e artefatos.

A lógica normal de ativar overdrive é perder brilho (mesmo que pouco), mas como existe um preset default de jogos nesse monitor, eles devem ter optado por aumentar brilho pra amenizar a visualização de qualquer artefato ou blur.

Se tu não nota nada anormal aos seus olhos, tudo ok em ativar, mas eu indico sempre criar uma personalizada ajustada e equilibrada tanto pro dia a dia como pra jogos, e tu pode por o overdrive em mais ou menos de acordo com tua vontade.

Sobre overclock, depende da saída utilizada.

Mas, com ele dando blank screen é que ou a VGA ultrapassou os limites de clock de pixels / frequência, ou o monitor mesmo.
No caso a saída utilizada foi a display port.
 
Última edição:
@Delay, tu sabe quanto ficou o valor do clock dos pixels nessa taxa de atualização?
 
@Delay, tá bem no limite, acho.

VESA, 1920 x 1080 67,5 60,0 148,5 +/+

Esse acima é o padrão nativo dele, to tomando ele como base pra ter noção e tentar te ajudar.

Não sei como está, desativar o DDC/CI por via das dúvidas.

Confere a polaridade se está como + / + (não usa nenhum dos modos pré de CVT ou GTF, DMT), e tenta por os valores manualmente, modo progressivo.

Se não for e der blank, escolhe o modo de temporização como "espaço CVT em branco reduzido" e faz a mesma coisa.

Depois diga no que deu.

Obs.: não se se está fazendo via CRU, Nvidia ou AMD, mas as coisas acima tem em todos eles.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo