[TÓPICO DEDICADO] Monitores: Overclock, Hacks Freesync (Gsync?), configs, edits, CRU, etc..

Muito obrigado por sanar minhas duvidas.

Pode parecer estranho o que irei escrever aqui mas, resolvi testar o vídeo onboard conectado a VGA do monitor e por mais incrível que pareça, eu estou sentindo menos atraso/input lag (mesmo havendo essa conversão de digital para analógico). Não sei se tem a ver mas, o vídeo onboard é uma Gforce 615 SE g430 de um Athlon 64 x2 de 2006 rsrsrs, já minha placa de vídeo é uma RX560 pci-e 3.0 conectada a uma placa mãe com pci-e 1.1, será que de alguma forma isso está influenciando nesse "suposto" atraso/delay? Pode ser também questão de driver (eu acho), até então pelo driver da Nvidia consigo modificar o pré-render frames para o mínimo, no caso 1, já pelo driver Crinsom da Radeon eu tenho que usar o Radeon MOD pra ai sim conseguir alterar o pré-render frames, sinto como se esse driver da Radeon não estivesse funcionando corretamente, pois, ao setar 60 frames pelo frame limiter do Nvidia inspector funciona perfeitamente, já pelo limitador de quadros do Crinsom nada acontece.

Os jogos que citei no post anterior ao qual são meu objetivo de diversão e o pq de eu pesquisar sobre monitores e suas características aparentemente rodam melhor em resoluções mais baixas, estou testando 640x480 75hz onde o up-scalling da resolução é de 2x o valor nativo do jogo 320x224, quando tento jogar em 1080p são quase 6x a mais da resolução nativa do jogo e por algum motivo acredito que o emulador não se dá bem com esse fator, maldito Final Burn Alpha. rsrsrs

Mais uma vez agradeço pela ajuda Hwoa_XD.

Placa de vídeo atual conectada em PC antigo (supondo ser no mesmo tal PC com o A64), não seria o problema relativo a banda da PCI-E ou coisa do tipo (dificilmente), então o que mais acredito é coisa de drivers e que podem ser o ponto mais considerável pra estar dando essa sensação ou algum settings extra.
Um teste interessante se for essa mesma máquia, seria fazer é um dual boot dessa GF com XP e da RX com Win7 (o ideal seria Win10), já que cada VGA foi projetada pensando nesses S.O. O problema todo nesse dual é que o processador e tudo mais precisaria acompanhar rodar o 10 e aceitar instalar (coisa que não dá sem mods em drivers), ou ainda testar cada caso em máquinas diferentes, cada qual com hardware de acordo com a época.

Sobre o scaling, eu às vezes brinco com emulador mas não nesses níveis, e rapaz sempre vai ser complicado mesmo isso pois tudo dessa leva antiga era pensada no tubão e seus 480p ou até menos, daí adequar isso para hoje em dia tem os trocentos modos agora embutidos nos emuladores.
Ou, como o pessoal faz nos remakes da vida (quase todos os fighters antigos): metem tarjas em laterais para "fitar" o 4:3, e ainda metem fake fullscreen em certos casos, dai o resultado é o "menos pior" possível para tanto pixel enorme na tela :D.

Abração ;)
 
Boa noite, alguém sabe como ativo o Aim Point do monitor mtek m24c144, por favor?
 
Pessoas to tentando fazer overclock pelo painel da nvidia no meu monitor e da certo só que ele fica dando um aviso daí que está fora de escala. É um 27UD59 e estou usando a display port que veio com ele. Eu reduzi a resolução de 4K para 2560 x 1440 e setei em 120Hz com incrementos de 5Hz. Foi até 150Hz onde bugou de vez, aí abri o BF4 pra testar em 144Hz não deu, baixei pra 120Hz e deu certo, no BF4 mesmo tem como opção de frequência e resolução 2560 x 1440 120Hz. Esse mesmo aviso não aparece em 2560 x 1440 60Hz.
 
Boa noite, alguém sabe como ativo o Aim Point do monitor mtek m24c144, por favor?

Amigo, se tiver manual ajuda, mas se não tiver, seria bom fotos ou vídeo do OSD pra ter noção e tentar fazer algo.

Edit: tem review dele, ta aí:

Pessoas to tentando fazer overclock pelo painel da nvidia no meu monitor e da certo só que ele fica dando um aviso daí que está fora de escala. É um 27UD59 e estou usando a display port que veio com ele. Eu reduzi a resolução de 4K para 2560 x 1440 e setei em 120Hz com incrementos de 5Hz. Foi até 150Hz onde bugou de vez, aí abri o BF4 pra testar em 144Hz não deu, baixei pra 120Hz e deu certo, no BF4 mesmo tem como opção de frequência e resolução 2560 x 1440 120Hz. Esse mesmo aviso não aparece em 2560 x 1440 60Hz.


Baixou o driver da LG e instalou?

Fora de escala no caso quando avisa é o S.O ou o monitor mesmo?
 
Amigo, se tiver manual ajuda, mas se não tiver, seria bom fotos ou vídeo do OSD pra ter noção e tentar fazer algo.

Edit: tem review dele, ta aí:



Baixou o driver da LG e instalou?

Fora de escala no caso quando avisa é o S.O ou o monitor mesmo?

Sim, baixei e instalei. Quando passo o mouse é como se ele passasse por trás do aviso.
 
Amigo, se tiver manual ajuda, mas se não tiver, seria bom fotos ou vídeo do OSD pra ter noção e tentar fazer algo.

Edit: tem review dele, ta aí:



Baixou o driver da LG e instalou?

Fora de escala no caso quando avisa é o S.O ou o monitor mesmo?

fora de escala e resolução
faz um inf personalizado com o driver nvdia
 
Pelo o que eu andei lendo ....





FreeSync só funciona se o game trabalhar na faixa da frequencia do monitor correto ?



Se capar o FPS, seja de que modo for, irá gerar um input lag no game certo ?


FreeSync + CAP FPS: inputlag maior ainda certo ?


Em games competitivos tipo (CS GO e R6) Freesync só é uma boa pedida em monitores de 100+ hz, no qual o inputlag será bem menor ?





Se alguém se dispor em me responder eu ficaria grato,
 
Pelo o que eu andei lendo ....





FreeSync só funciona se o game trabalhar na faixa da frequencia do monitor correto ?



Se capar o FPS, seja de que modo for, irá gerar um input lag no game certo ?


FreeSync + CAP FPS: inputlag maior ainda certo ?


Em games competitivos tipo (CS GO e R6) Freesync só é uma boa pedida em monitores de 100+ hz, no qual o inputlag será bem menor ?





Se alguém se dispor em me responder eu ficaria grato,
Na verdade em jogos como estes não é nem recomendável usar o Freesync, muito menos limitar os frames. Por exemplo, no CS-GO o comum nas partidas competitivas é uma taxa de frames acima dos 300fps. Mesmo que você tenha um monitor de 240hz ainda assim terá algum atraso. Claro que é algo que beira o imperceptível e eu mesmo jogava CS-GO limitado a 120hz por que prefiria a fluidez ao dinamismo extremo e nunca percebi diferença. Mas como sou jogador 4fun não posso opinar sobre competitivos, principalmente a nível profissional. Acredito que a nível profissional qualquer milissegundo pode gerar uma vantagem que pode definir a partida, daí a recomendação de não usar.

Freesync ao meu ver e pela minha experiência é pra jogos que podem ser limitados ou então jogos muito pesados que o setup sofra pra levar. Aqui jogando GTA 5 e Witcher 3 na casa dos 80 frames era uma maravilha, com uma fluidez incrível apesar de o monitor ser 120hz e os frames estarem sempre abaixo do que seria necessário. Outro game que o Freesync faz toda diferença é PUBG, por motivos óbvios. Jogo zoado, com quedas malucas praticamente em qualquer setup, nesse caso o Freesync (ou G-sync também) é praticamente um milagre.
 
sabem me dizer se o overclock prejudica o monitor ?
 
Pessoal,

Por favor, olhem minha situação:

Tenho um monitor Benq Zowie RL2455 24, 60hz.

Placa de video 1070 / i7 6700

Como podem ver já tenho um problema aqui, o monitor não acompanha o desempenho do PC.

Pra piorar eu estou jogando só jogos como: Overwatch e Fortnite, que precisam de uma resposta extremamente alta dos comandos e dinamismo.

O problema:

Como já imaginam, tenho sérios problema com tearing, que recentemente está me incomodando muito. Nos jogos citados costumo deixar o FPS livre, e fica geralmente em 250 a 300, porque a configuração dos jogos eu deixo no low, para ganhar ainda mais vantagem e fluidez. Os jogos ficam super rápidos, tempo de resposta incrivelmente alto dos comandos.

Para tentar amenizar o problema com tearing eu cravei no painel Nvidia o FPS em 60, caras por incrível que pareça piorou, a quebra na imagem ficou mais grotesca ainda(muito estranho).....

Resolvi ligar o FastSync que muitos falam que resolve o problema. Resultado: o tearing sumiu porém a jogabilidade ficou comprometida, o tempo de resposta nos comando ficou lenta, sem condições, ainda mais pra jogos como FPS não vale a pena.

Nem vou comentar do VSync......

Não sei se alguém passou por esta situação também e conseguiu pelo menos dar uma camuflada na situação.
 
Pessoal,

Por favor, olhem minha situação:

Tenho um monitor Benq Zowie RL2455 24, 60hz.

Placa de video 1070 / i7 6700

Como podem ver já tenho um problema aqui, o monitor não acompanha o desempenho do PC.

Pra piorar eu estou jogando só jogos como: Overwatch e Fortnite, que precisam de uma resposta extremamente alta dos comandos e dinamismo.

O problema:

Como já imaginam, tenho sérios problema com tearing, que recentemente está me incomodando muito. Nos jogos citados costumo deixar o FPS livre, e fica geralmente em 250 a 300, porque a configuração dos jogos eu deixo no low, para ganhar ainda mais vantagem e fluidez. Os jogos ficam super rápidos, tempo de resposta incrivelmente alto dos comandos.

Para tentar amenizar o problema com tearing eu cravei no painel Nvidia o FPS em 60, caras por incrível que pareça piorou, a quebra na imagem ficou mais grotesca ainda(muito estranho).....

Resolvi ligar o FastSync que muitos falam que resolve o problema. Resultado: o tearing sumiu porém a jogabilidade ficou comprometida, o tempo de resposta nos comando ficou lenta, sem condições, ainda mais pra jogos como FPS não vale a pena.

Nem vou comentar do VSync......

Não sei se alguém passou por esta situação também e conseguiu pelo menos dar uma camuflada na situação.
então pra acabar com o tearing habilita sincronismo vertical ou compra monitor com gsinc
isso de prejudica ate hoje não percebi isso e não vejo nenhum teste novo mostrando isso nos monitores mais recente
 
Pessoal,

Por favor, olhem minha situação:

Tenho um monitor Benq Zowie RL2455 24, 60hz.

Placa de video 1070 / i7 6700

Como podem ver já tenho um problema aqui, o monitor não acompanha o desempenho do PC.

Pra piorar eu estou jogando só jogos como: Overwatch e Fortnite, que precisam de uma resposta extremamente alta dos comandos e dinamismo.

O problema:

Como já imaginam, tenho sérios problema com tearing, que recentemente está me incomodando muito. Nos jogos citados costumo deixar o FPS livre, e fica geralmente em 250 a 300, porque a configuração dos jogos eu deixo no low, para ganhar ainda mais vantagem e fluidez. Os jogos ficam super rápidos, tempo de resposta incrivelmente alto dos comandos.

Para tentar amenizar o problema com tearing eu cravei no painel Nvidia o FPS em 60, caras por incrível que pareça piorou, a quebra na imagem ficou mais grotesca ainda(muito estranho).....

Resolvi ligar o FastSync que muitos falam que resolve o problema. Resultado: o tearing sumiu porém a jogabilidade ficou comprometida, o tempo de resposta nos comando ficou lenta, sem condições, ainda mais pra jogos como FPS não vale a pena.

Nem vou comentar do VSync......

Não sei se alguém passou por esta situação também e conseguiu pelo menos dar uma camuflada na situação.
Então amigo, eu pelo menos desconheço alguma forma de eliminar o tearing sem amargar algum tipo de problema. Nem o G-sync ia ser uma boa solução no seu caso, já que pra usar ele ainda seria necessário limitar os frames de acordo com a frequência do monitor.
Como você preza muito tempo de resposta e dinamismo nos jogos a melhor solução pra você seria amargar o valor de um monitor novo, com a maior frequência que conseguir. Um 240Hz de preferência. Como você mantém os frames acima disso na maioria dos jogos nem precisaria de G-sync. Embora tal solução não vá resolver o problema de Tearing, a sensação que ele passa de corte na tela vai diminuir consideravelmente, já que em um monitor convencional cada frame leva uma média de 16.6Ms pra ser exibido enquanto em um monitor 240Hz esse valor cai para 4,16Ms. Ou seja, com uma frequência maior o tearing tende a diminuir, já que cada frame permanece por menos tempo em tela.

MAS, veja bem se vale a pena. É uma solução parcial que vai só amenizar o problema. Eu já tive um monitor 144Hz aqui e realmente diminui consideravelmente o tearing perceptível. principalmente em comparação ao 60Hz que uso agora, mas como é um investimento considerável vc tem que ponderar aí se vale ou não a pena.
 
Então amigo, eu pelo menos desconheço alguma forma de eliminar o tearing sem amargar algum tipo de problema. Nem o G-sync ia ser uma boa solução no seu caso, já que pra usar ele ainda seria necessário limitar os frames de acordo com a frequência do monitor.
Como você preza muito tempo de resposta e dinamismo nos jogos a melhor solução pra você seria amargar o valor de um monitor novo, com a maior frequência que conseguir. Um 240Hz de preferência. Como você mantém os frames acima disso na maioria dos jogos nem precisaria de G-sync. Embora tal solução não vá resolver o problema de Tearing, a sensação que ele passa de corte na tela vai diminuir consideravelmente, já que em um monitor convencional cada frame leva uma média de 16.6Ms pra ser exibido enquanto em um monitor 240Hz esse valor cai para 4,16Ms. Ou seja, com uma frequência maior o tearing tende a diminuir, já que cada frame permanece por menos tempo em tela.

MAS, veja bem se vale a pena. É uma solução parcial que vai só amenizar o problema. Eu já tive um monitor 144Hz aqui e realmente diminui consideravelmente o tearing perceptível. principalmente em comparação ao 60Hz que uso agora, mas como é um investimento considerável vc tem que ponderar aí se vale ou não a pena.
não e que muda e que ele sai do meio da tela e vai pra cima ou mais pra baixo
 
Então amigo, eu pelo menos desconheço alguma forma de eliminar o tearing sem amargar algum tipo de problema. Nem o G-sync ia ser uma boa solução no seu caso, já que pra usar ele ainda seria necessário limitar os frames de acordo com a frequência do monitor.
Como você preza muito tempo de resposta e dinamismo nos jogos a melhor solução pra você seria amargar o valor de um monitor novo, com a maior frequência que conseguir. Um 240Hz de preferência. Como você mantém os frames acima disso na maioria dos jogos nem precisaria de G-sync. Embora tal solução não vá resolver o problema de Tearing, a sensação que ele passa de corte na tela vai diminuir consideravelmente, já que em um monitor convencional cada frame leva uma média de 16.6Ms pra ser exibido enquanto em um monitor 240Hz esse valor cai para 4,16Ms. Ou seja, com uma frequência maior o tearing tende a diminuir, já que cada frame permanece por menos tempo em tela.

MAS, veja bem se vale a pena. É uma solução parcial que vai só amenizar o problema. Eu já tive um monitor 144Hz aqui e realmente diminui consideravelmente o tearing perceptível. principalmente em comparação ao 60Hz que uso agora, mas como é um investimento considerável vc tem que ponderar aí se vale ou não a pena.

-----


Obrigado pelo resposta, realmente nao vai ter jeito, tenho q comprar outro monitor.

Meu caro, achei um opção muitoooo interessante:
https://www.dell.com/pt-br/work/sho...acd=12255132728347400&VEN3=812404502712261705


Monitor 240hz, que acredito que fará uma diferença e eliminará o tearing, agora o preço ficaria em 1.600 pra PJ, vale a pena não? Está dentro do meu orçamento.

Tem FreeSync, mas nem irei usar, porque minha placa é Nvidia, mas isso não me importo. Só o preço já ta ótimo comparado com outro monitores 240hz.
 
-----


Obrigado pelo resposta, realmente nao vai ter jeito, tenho q comprar outro monitor.

Meu caro, achei um opção muitoooo interessante:
https://www.dell.com/pt-br/work/sho...acd=12255132728347400&VEN3=812404502712261705


Monitor 240hz, que acredito que fará uma diferença e eliminará o tearing, agora o preço ficaria em 1.600 pra PJ, vale a pena não? Está dentro do meu orçamento.

Tem FreeSync, mas nem irei usar, porque minha placa é Nvidia, mas isso não me importo. Só o preço já ta ótimo comparado com outro monitores 240hz.
Então amigo, 240hz faz sim uma puta diferença em diversos aspectos, mas não se iluda que o Tearing vai sumir 100%. Vai amenizar consideravelmente, mas se você for muito sensível a isso ainda assim vai perceber.

O que sempre indico a respeito de maiores taxas de Hz é sempre procurar alguém ou alguma loja que tenha o monitor e tentar testar antes, pra ter uma experiencia mais real disso.
 
Na verdade em jogos como estes não é nem recomendável usar o Freesync, muito menos limitar os frames. Por exemplo, no CS-GO o comum nas partidas competitivas é uma taxa de frames acima dos 300fps. Mesmo que você tenha um monitor de 240hz ainda assim terá algum atraso. Claro que é algo que beira o imperceptível e eu mesmo jogava CS-GO limitado a 120hz por que prefiria a fluidez ao dinamismo extremo e nunca percebi diferença. Mas como sou jogador 4fun não posso opinar sobre competitivos, principalmente a nível profissional. Acredito que a nível profissional qualquer milissegundo pode gerar uma vantagem que pode definir a partida, daí a recomendação de não usar.

Freesync ao meu ver e pela minha experiência é pra jogos que podem ser limitados ou então jogos muito pesados que o setup sofra pra levar. Aqui jogando GTA 5 e Witcher 3 na casa dos 80 frames era uma maravilha, com uma fluidez incrível apesar de o monitor ser 120hz e os frames estarem sempre abaixo do que seria necessário. Outro game que o Freesync faz toda diferença é PUBG, por motivos óbvios. Jogo zoado, com quedas malucas praticamente em qualquer setup, nesse caso o Freesync (ou G-sync também) é praticamente um milagre.
Eu ia te perguntar uma coisa, só que ja achei uma resposta sua em outro tópico. kkk

vlw


edit.
 
Última edição:
Alguem sabe me dizer o que é essa função "OVERDRIVE" nos monitores ? E qual a melhor pra colocar.
 
Alguem sabe me dizer o que é essa função "OVERDRIVE" nos monitores ? E qual a melhor pra colocar.
Bom, já que ninguém respondeu vou tentar ajudar com o pouco que sei.

Pelo que eu li a respeito o Overdrive influencia principalmente no tempo de resposta do monitor. No meu antigo AOC para que ele atingisse o tal "1ms" era indicado ficar no médio e se aumentar demais vc pode ter problemas de ghosting.
No meu caso eu sempre deixei desativado. Leio muito no pc e ele mesmo no mínimo dava um arrasto no preto das letras ao rolar a página. Em jogos eu testei um pouco e não vi ganho ou perda com ele.
 
Bom, já que ninguém respondeu vou tentar ajudar com o pouco que sei.

Pelo que eu li a respeito o Overdrive influencia principalmente no tempo de resposta do monitor. No meu antigo AOC para que ele atingisse o tal "1ms" era indicado ficar no médio e se aumentar demais vc pode ter problemas de ghosting.
No meu caso eu sempre deixei desativado. Leio muito no pc e ele mesmo no mínimo dava um arrasto no preto das letras ao rolar a página. Em jogos eu testei um pouco e não vi ganho ou perda com ele.
Opa valeuuuuu eu não intendo nada dessa parada não. O meu tá no FRACO, então tá pegando o 1ms né?
 
Opa valeuuuuu eu não intendo nada dessa parada não. O meu tá no FRACO, então tá pegando o 1ms né?
Depende do seu monitor, mas eu não me a pegaria a isso. 1ms, 5ms, a diferença é imperceptível. Foque mais na usabilidade, se está agradável e não te atrapalha em nada, então show de bola, mantenha e seja feliz
 
Galera boa noite , eu tenho um Monitor Samsung 24´´ Curvo LC24F390F possui a tecnologia Freesync porém
minha placa de video é uma 1050ti , tenho reparado que em alguns jogos tipo BF1 , BF4 , R6 nesses jogos tem aparecido o "Tearing"

existe algo que eu possa fazer pra resolver esse problema?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo