Muito obrigado por sanar minhas duvidas.
Pode parecer estranho o que irei escrever aqui mas, resolvi testar o vídeo onboard conectado a VGA do monitor e por mais incrível que pareça, eu estou sentindo menos atraso/input lag (mesmo havendo essa conversão de digital para analógico). Não sei se tem a ver mas, o vídeo onboard é uma Gforce 615 SE g430 de um Athlon 64 x2 de 2006 rsrsrs, já minha placa de vídeo é uma RX560 pci-e 3.0 conectada a uma placa mãe com pci-e 1.1, será que de alguma forma isso está influenciando nesse "suposto" atraso/delay? Pode ser também questão de driver (eu acho), até então pelo driver da Nvidia consigo modificar o pré-render frames para o mínimo, no caso 1, já pelo driver Crinsom da Radeon eu tenho que usar o Radeon MOD pra ai sim conseguir alterar o pré-render frames, sinto como se esse driver da Radeon não estivesse funcionando corretamente, pois, ao setar 60 frames pelo frame limiter do Nvidia inspector funciona perfeitamente, já pelo limitador de quadros do Crinsom nada acontece.
Os jogos que citei no post anterior ao qual são meu objetivo de diversão e o pq de eu pesquisar sobre monitores e suas características aparentemente rodam melhor em resoluções mais baixas, estou testando 640x480 75hz onde o up-scalling da resolução é de 2x o valor nativo do jogo 320x224, quando tento jogar em 1080p são quase 6x a mais da resolução nativa do jogo e por algum motivo acredito que o emulador não se dá bem com esse fator, maldito Final Burn Alpha. rsrsrs
Mais uma vez agradeço pela ajuda Hwoa_XD.
Placa de vídeo atual conectada em PC antigo (supondo ser no mesmo tal PC com o A64), não seria o problema relativo a banda da PCI-E ou coisa do tipo (dificilmente), então o que mais acredito é coisa de drivers e que podem ser o ponto mais considerável pra estar dando essa sensação ou algum settings extra.
Um teste interessante se for essa mesma máquia, seria fazer é um dual boot dessa GF com XP e da RX com Win7 (o ideal seria Win10), já que cada VGA foi projetada pensando nesses S.O. O problema todo nesse dual é que o processador e tudo mais precisaria acompanhar rodar o 10 e aceitar instalar (coisa que não dá sem mods em drivers), ou ainda testar cada caso em máquinas diferentes, cada qual com hardware de acordo com a época.
Sobre o scaling, eu às vezes brinco com emulador mas não nesses níveis, e rapaz sempre vai ser complicado mesmo isso pois tudo dessa leva antiga era pensada no tubão e seus 480p ou até menos, daí adequar isso para hoje em dia tem os trocentos modos agora embutidos nos emuladores.
Ou, como o pessoal faz nos remakes da vida (quase todos os fighters antigos): metem tarjas em laterais para "fitar" o 4:3, e ainda metem fake fullscreen em certos casos, dai o resultado é o "menos pior" possível para tanto pixel enorme na tela
Abração