[TÓPICO DEDICADO] Monitores ozone chegam ao brasil com 4 modelos fullhd e 1 qhd

Bom, resolvi ficar com o monitor mesmo, não queria passar dor de cabeça com estorno e este monitor me atende bem para meu uso com games/profissional (começando a entrar na área).

Referente ao calibrador estou de olho pra comprar (mesmo que esteja caro), tinha visto o Spyder X Pro e o X-rite I1 Display Studio. Mas confesso que não sei a diferença e qual seria melhor investir. Se alguém puder esclarecer essa dúvida agradeceria.
Até o momento estou usando a calibração fornecida aqui neste tópico, que por sinal gostei bastante, pena que em alguns momentos o branco está puxando para o tom mais amarelado =/.

E por último uma dúvida que me surgiu referente ao freesync e g-sync, o freesync eu ativei no menu do monitor mesmo e o g-sync no paínel da Nvidia. Mas a dúvida mesmo é se mesmo assim nos games eu deixo o v-sync ligado ou não, se caso não, teria que limitar o FPS?

Bom, resolvi ficar com o monitor mesmo, não queria passar dor de cabeça com estorno e este monitor me atende bem para meu uso com games/profissional (começando a entrar na área).

Referente ao calibrador estou de olho pra comprar (mesmo que esteja caro), tinha visto o Spyder X Pro e o X-rite I1 Display Studio. Mas confesso que não sei a diferença e qual seria melhor investir. Se alguém puder esclarecer essa dúvida agradeceria.
Até o momento estou usando a calibração fornecida aqui neste tópico, que por sinal gostei bastante, pena que em alguns momentos o branco está puxando para o tom mais amarelado =/.
Os da X-rite i1 Display são considerados o padrão da indústria, são bem melhores que os Spyders antigos (Spyder 5, por exemplo). Acontece que nesse Spyder X eles melhoraram bastante o projeto e parece que tem um hardware muito melhor agora, do mesmo nível dos X-rite. O produto ainda é relativamente novo para um consenso geral, se estiver bem mais barato eu diria que vale a pena sim, mas se o preço estiver próximo eu pessoalmente iria no X-rite apenas por conservadorismo.

Algumas leituras:

Essa sensação que o branco está amarelado após a calibração acontece com todos pela primeira vez que calibra, a maioria dos monitores vem com um padrão mais frio de fábrica e quando se muda para os 6500K que é o padrão da calibração dá uma diferença de percepção mais quente mesmo. Mas como você pegou as configs de outro monitor, pode ser que esteja puxando mais pro amarelo do que deveria, aí não tem como saber sem calibrar de fato, é muito possível disso estar acontecendo.

Última edição:
Os da X-rite i1 Display são considerados o padrão da indústria, são bem melhores que os Spyders antigos (Spyder 5, por exemplo). Acontece que nesse Spyder X eles melhoraram bastante o projeto e parece que tem um hardware muito melhor agora, do mesmo nível dos X-rite. O produto ainda é relativamente novo para um consenso geral, se estiver bem mais barato eu diria que vale a pena sim, mas se o preço estiver próximo eu pessoalmente iria no X-rite apenas por conservadorismo.

Algumas leituras:

Essa sensação que o branco está amarelado após a calibração acontece com todos pela primeira vez que calibra, a maioria dos monitores vem com um padrão mais frio de fábrica e quando se muda para os 6500K que é o padrão da calibração dá uma diferença de percepção mais quente mesmo. Mas como você pegou as configs de outro monitor, pode ser que esteja puxando mais pro amarelo do que deveria, aí não tem como saber sem calibrar de fato, é muito possível disso estar acontecendo.
Da sensação do branco pode ser por conta da calibragem manual mesmo e como disseram cada painel tem uma tonalidade diferente também (algo assim), só resta comprar um calibrador e deixar a calibração da forma correta.

Vou dar uma olhada nos links que me enviou, mas a diferença entre os dois gira em torno de 500/600 reais, porém como os da X-rite i1 Display tende a ser padrão na insdústria provavelmente irei para o lado dele.

Desde já agaradeço =D

no meu tenho um problema peculiar.
Ele funciona lindamente em 99% do tempo, só preciso fazer um "work around" chato.... Notei isso logo na primeira semana, mas eu já tava de saco cheio, não quis passar pelo processo de devolução, etc..., decidi que da pra relevar...

o problema é o seguinte, quando inicio um jogo (tenho jogado basicamente só PUBG e anno 1800) entra no menu principal ok, mas se eu navego pelos menus com diferenças muito drásticas ou começo uma partida, o monitor começa a falhar, alterna entre imagem normal e tela preta. a tela preta dura até 5 segundos, ai volta ao normal por 2 segundo, tela preta novamente... isso o jogo rodando normalmente no fundo....

Primeira vez que aconteceu eu tentei mexer no menu do monitor, alternar input (só uso o displayport) e talvez futriquei nas configurações. Mas o que parecia resolver totalemente o problema era simplesmente desligar o monitor e religar. dai nunca mais da o problema. Então resolvo o problema apertando duas vezes um botão, que leva 4 segundos... Só tem que fazer isso quase toda a vez depois de iniciar um game....

no meu tenho um problema peculiar.
Ele funciona lindamente em 99% do tempo, só preciso fazer um "work around" chato.... Notei isso logo na primeira semana, mas eu já tava de saco cheio, não quis passar pelo processo de devolução, etc..., decidi que da pra relevar...

o problema é o seguinte, quando inicio um jogo (tenho jogado basicamente só PUBG e anno 1800) entra no menu principal ok, mas se eu navego pelos menus com diferenças muito drásticas ou começo uma partida, o monitor começa a falhar, alterna entre imagem normal e tela preta. a tela preta dura até 5 segundos, ai volta ao normal por 2 segundo, tela preta novamente... isso o jogo rodando normalmente no fundo....

Primeira vez que aconteceu eu tentei mexer no menu do monitor, alternar input (só uso o displayport) e talvez futriquei nas configurações. Mas o que parecia resolver totalemente o problema era simplesmente desligar o monitor e religar. dai nunca mais da o problema. Então resolvo o problema apertando duas vezes um botão, que leva 4 segundos... Só tem que fazer isso quase toda a vez depois de iniciar um game....
Se trocar a entrada e cabo de HDMI para DP (ou o contrário), continua acontecendo?

RMA da Kabum sem maiores problemas.
Devolvido pelos Correios. Depois que a Kabum constatou o problema, enviou outro e em dois dias estava aqui.
Caixa sem lacres, leves sinais de judiação nos cantinhos.
Testei o monitor e aparentemente tem só um dead pixel no cantinho inferior direito.
Ainda vou testar os vazamentos de backlight.

Tirei umas fotos com minha DSLR com 1/4000 de segundo nos modos de resposta para ver os rastros:

Vocês deixam como? No médio parece que já não tem ghosting em alguns ufos do TestUFO.

Vou dar uma olhada nas calibradas sugeridos no tópico. Por enquanto deixei brilho 20 e 120Hz 10Bit e o resto padrão, habilitando HDR só no menu, mas não no Windows.

E por último uma dúvida que me surgiu referente ao freesync e g-sync, o freesync eu ativei no menu do monitor mesmo e o g-sync no paínel da Nvidia. Mas a dúvida mesmo é se mesmo assim nos games eu deixo o v-sync ligado ou não, se caso não, teria que limitar o FPS?
V-sync sempre desligado nos jogos

Alguém poderia me dizer se este monitor atende bem para um xbox series x tirando claro os 144 herts que ele e 60 mas no caso nas outra tecnologias vou usufruir de tudo usando o xbox?

Monitor Ozone 28´, LED, 4K, HDMI/Display Port, FreeSync - OZDSP28IPS​

Alguém poderia me dizer se este monitor atende bem para um xbox series x tirando claro os 144 herts que ele e 60 mas no caso nas outra tecnologias vou usufruir de tudo usando o xbox?

Ele fica em 1440p 60hz ou 1080 120hz, tenho um aqui com o xbox series x.

Pelo que li e padrão 60 hertz em 1080 1440 e 4 k, ate porque acho meio dificil querer ter um monitor ou tv 120 hertz se jogos de ponto dificilmente vao rodar acima de 60 hertz nos novos consoles ne!

Comprei um mas não funcionou Freesync nem com Series X nem com a RTX 3070, não tem como ativar o Freesync pois não existe a opção no menu.
Ele é só 60Hz independente da resolução.
Devolvi para Kabum, estou aguardando o estorno já tem um bom tempo, em conversa pelo chat me deram mais 7 dias para devolver.
Infelizmente se precisar devolver por outro ou por estorno é um parto para receber.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deve estar confundindo com o DSP27IPS, não?

Comprei um mas não funcionou Freesync nem com Series X nem com a RTX 3070, não tem como ativar o Freesync pois não existe a opção no menu.
Ele é só 60Hz independente da resolução.
Devolvi para Kabum, estou aguardando o estorno já tem um bom tempo, em conversa pelo chat me deram mais 7 dias para devolver.
Infelizmente se precisar devolver por outro ou por estorno é um parto para receber.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deve estar confundindo com o DSP27IPS, não?
Pelo jeito então para um setores x e pegar um Acer 4k 60 hertz tem freesync tnb ou me recomendaria outro?

Rapaziada, pesquisei bastante e não consegui encontrada nada sobre isso, se alguém que puder me ajudar:
Estou com o Ozone 27 IPS QHD boletado na kabum, boleto vence hoje (deveria ter perguntando antes né, mas blz) e ainda não sei se pago ou não. Minha duvida é pra quem possui este modelo junto a um PS5 ou xbox series X:
O monitor aceita o sinal 4k dos consoles e faz down para 1440p? ou aceita apenas 1080p fazendo up para 1440p?
Grande parte do interesse em comprar um novo monitor QHD pra mim se dá justamente em utilizar também com os novos consoles, então como o PS5 não possui saída 1440p esta resposta é crucial na compra.
Desde já agradeço!!

Aproveita e pega o asus tuf 4k 60 hertz ate porque voce nao vai jogar pratcamente nehum jogo em mai que 60 hertz no ps5 e xbox, a nao ser indies, e no monitor nativo 4k voce tem uma qualidade melhor de imagem ainda!
: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=154002
Acho que acabei me expressando mal. O meu uso vai ser misto, metade do dia pra trabalho e metade para jogos, separados entre gaming no pc e nos consoles.
Realmente não faço questão dos 120 nos consoles, mas no PC eu faço bastante questão kkk. Ja possuo um 144hz full hd hoje então ja estou acostumado.

Galera,
eu tava colocando New World a 1080p no DSP27, pra tentar pegar algo mais próximo a 120 fps na minha 5700XT, mas eu percebi que 1080p imediatamente fica com o texto muito embaçado no menu do jogo... Percebi que esse comportamento também ocorre no próprio Windows. A 100% de scaling a 1080p, o texto fica claramente embaçado. Já 1440p com scaling de 100 ou 125% fica cristalino e nítido.
Isso acontece com vocês também? É um comportamento normal do monitor?
Tudo bem que é uma resolução menor e tem bem menos pixels pra compor a imagem, mas eu já usei 1080p antes, e não é pra ficar tão embaçado assim...

Galera,
eu tava colocando New World a 1080p no DSP27, pra tentar pegar algo mais próximo a 120 fps na minha 5700XT, mas eu percebi que 1080p imediatamente fica com o texto muito embaçado no menu do jogo... Percebi que esse comportamento também ocorre no próprio Windows. A 100% de scaling a 1080p, o texto fica claramente embaçado. Já 1440p com scaling de 100 ou 125% fica cristalino e nítido.
Tudo bem que é uma resolução menor e tem bem menos pixels pra compor a imagem, mas eu já usei 1080p antes, e não é pra ficar tão embaçado assim...

vc mexeu nas opções avançadas da Radeon, com otimização de superficie OFF/Qualidade de filtragem textura ALTO?

Galera,
O problema no caso não é somente a quantidade de pixels. Os monitores, para mostrar uma resolução menor que a nativa expandindo para a área de trabalho completa, precisam fazer um processo de upscaling da imagem antes, e os algoritmos embutidos neles não são dos melhores. TVs já são melhores nesse caso. Por isso o FSR e DLSS são tão importantes e queridos na comunidade, é bastante trabalhoso e complexo fazer um upscaling de qualidade e normalmente tem bastante processamento de imagem após o upscaling (no caso de algoritmos espaciais, e não temporais) para ter algo mais aceitável. Os monitores não farão esse trabalho. Até por isso a recomendação do amigo aqui de cima é para adicionar algum pós-processamento nesses casos.

Última edição:
Bom, acabei comprando o monitor, o mesmo chegou hoje cedo e até agora fiz vários testes, então vou dar meu parecer sobre algumas coisas, muitas até que ninguém comentou até o momento:
Primeiramente não percebi nenhum dead/stuck pixel. Existe algum teste ou algo do tipo para encontrar se houver? apesar de que só de não ter visto nenhum, significa que se existir, não é algo que vai incomodar.
Com as luzes do quarto desligadas e em imagens escuras consigo visualizar alguns bleeds, dois que estão exatamente nos parafusos (na parte inferior esquerda e direita) e outro na parte superior esquerda. Honestamente são tão insignificantes que quase não consigo percebe-los, ao ponto de que não vou nem me dar ao trabalho de soltar os parafusos.

PC: Aqui com o cabo DP que veio consegui colocar normalmente em 1440p, 120HZ e 10bits (Uso uma vega56 da AMD).
Fiz as calibrações seguindo o comentário do user alfas a algumas paginas atrás e dei uns retoques para ficar um pouco mais ao meu gosto e semelhante ao outro monitor que tenho aqui (Utilizava um AOC G2460PF antes, fullHD 144hz). Confesso que não sei o que dizer neste ponto, ainda estou estranhando bastante a imagem, não sei se cheguei no nível que gostaria ou se é apenas questão de costume. A sensação no momento é que o branco parece um pouco alaranjado e o cinza parece estar escuro de mais (Alguém que utiliza o youtube no modo escuro por favor me diga: o fundo é mais "cinza médio/claro" ou mais "cinza escuro", mais próximo do preto? Aqui no Ozone fica um cinza bem escuro, o mesmo vale aqui pro forum, ficou bem mais escuro do que no outro monitor). A verdade é que tudo que eu uso no pc parece estar simplesmente diferente, honestamente não sei se para melhor ou pior.

Xbox series S: Algumas coisas engraçadas acontecem aqui. Primeiramente, utilizando o cabo HDMI que veio, é possível utilizar 1440p a 120hz, porém a opção de VRR fica desabilitada, para habilitar é preciso ligar o FreeSync do monitor e ao liga-lo, o VRR fica habilitável porém não é mais possível utilizar 1440p120, tendo que escolher 1440p60 ou 1080p120. Achei muito estranho isso e não me parece fazer nenhum sentido, talvez seja alguma limitação do HDMI. No XBOX nem sinal de HDR: Nas informações sobre a tv aparece como se o monitor não fosse compatível com HDR e não deixa ligar/configurar, independente da opção que eu utilizar de resolução/framerate
Edit 24/07/2021: Hoje decidi pesquisar mais sobre isso e consegui descobrir que realmente essa questão se refere a uma limitação do HDMI 2.0 com os novos XBOX. Aparentemente só seria possível utilizar FreeSync com o monitor a 1440p e 100hz, mas como o console só possui opções de 60 ou 120hz, as opções realmente são: 1440p120 sem FreeSync ou desabilitar o FreeSync e ficar entre 1440p60 ou 1080p120. Fiz esse edit apenas para tranquilizar o pessoal que for ver no futuro: não se trata de uma limitação deste monitor em específico, provavelmente vai acontecer com todos os monitores QHD que possuem porta HDMI2.0. Uma nota é que até então não consegui encontrar nada sobre o HDR, parece que o xbox simplesmente não reconhece que este monitor possui HDR, vai entender...

Playstation 5: Infelizmente o Monitor não aceita o sinal 4K e como a queridíssima Sony decidiu que o PS5 não é compatível com 1440p a única opção de resolução é 1080p, funcionando também a 120hz se quiser. No PS5 o HDR é reconhecido, funciona, e aqui fica uma dica pra quem for utilizar este monitor com o PS5: Ative o HDR no monitor!! Ao ligar o PS5 nele, o PS5 meio que liga o HDR mesmo se o HDR do monitor estiver desligado e a imagem acaba ficando simplesmente horrível.

Sobre uma opção do monitor que eu não vi ninguém falando sobre: super resolução
Aparentemente esta opção faz algum tipo de tratamento para upscale nas imagens que não estão na resolução nativa do monitor. No PS5 (que só roda a 1080p nele), com esta opção desligada vc percebe que a imagem fica levemente "borrada", o que parece normal já que se trata de uma imagem 1080p exibida em um monitor 1440p, além de monitores serem péssimos para realizar qualquer tipo de upscale, porém ao ligar esta opção, a imagem fica bem mais nítida, parecida com como ficaria nativamente a 1440p, porém é perceptível que este processo não é dos melhores que existem, pois apesar da nitidez superior, a imagem de forma geral sofre. É bem difícil explicar e não consegui chegar a uma conclusão do que exatamente é melhor, utilizar a opção ligada ou desligada, no final acabei deixando desligada mas recomendo a todos testarem essa opção nestes casos.

No momento é isso, fico a disposição para tirar dúvidas e agradeço a quem se dispuser a me ajudar com a questão da calibração.

Última edição:
vc mexeu nas opções avançadas da Radeon, com otimização de superficie OFF/Qualidade de filtragem textura ALTO?
In-game não, porque eu percebi que esse ligeiro embaçamento ocorre até mesmo na própria interface do Windows. O texto não fica tão nítido como em 1440p.
Eu acho que o jeito é baixar os gráficos e manter em 1440p mesmo. Pelo menos até implementarem alguma forma de renderização inferior com upscale a nível de software.

o cinza parece estar escuro de mais (Alguém que utiliza o youtube no modo escuro por favor me diga: o fundo é mais "cinza médio/claro" ou mais "cinza escuro", mais próximo do preto? Aqui no Ozone fica um cinza bem escuro, o mesmo vale aqui pro forum, ficou bem mais escuro do que no outro monitor).
Tema escuro deveria ser cinza bem escuro mesmo.

Nesse ponto, para acertar o brilho do monitor e ter certeza que está certo, entre nesse site aqui: http://www.lagom.nl/lcd-test/black.php
Idealmente, você deverá distinguir todos os quadrados, sendo que a diferença entre o quadrado 1 e o fundo seja a mínima possível - o mais sutil possível que conseguir distinguir.

Da mesma forma com os brancos: http://www.lagom.nl/lcd-test/white.php
A diferença entre o quadrado 254 e o fundo deve ser a menor possível.

Dificilmente num monitor não calibrado você conseguirá ver a diferença nesses últimos quadrados ao mesmo tempo tanto no branco como no preto. Normalmente calibrando é que resolveria isso. Nesse caso, tente balancear ambos: por exemplo se conseguir ver a diferença no preto somente no terceiro quadrado e no branco no antepenúltimo também, ok. Tente deixar igualmente espaçados.

Quando for jogar em HDR, tente deixar o brilho perto do máximo para ver a diferença, não sei como fica no PS5 mas no PC são poucos os conteúdos que são bem implementados.

Tema escuro deveria ser cinza bem escuro mesmo.

Nesse ponto, para acertar o brilho do monitor e ter certeza que está certo, entre nesse site aqui: http://www.lagom.nl/lcd-test/black.php
Idealmente, você deverá distinguir todos os quadrados, sendo que a diferença entre o quadrado 1 e o fundo seja a mínima possível - o mais sutil possível que conseguir distinguir.

Da mesma forma com os brancos: http://www.lagom.nl/lcd-test/white.php
A diferença entre o quadrado 254 e o fundo deve ser a menor possível.

Dificilmente num monitor não calibrado você conseguirá ver a diferença nesses últimos quadrados ao mesmo tempo tanto no branco como no preto. Normalmente calibrando é que resolveria isso. Nesse caso, tente balancear ambos: por exemplo se conseguir ver a diferença no preto somente no terceiro quadrado e no branco no antepenúltimo também, ok. Tente deixar igualmente espaçados.

Quando for jogar em HDR, tente deixar o brilho perto do máximo para ver a diferença, não sei como fica no PS5 mas no PC são poucos os conteúdos que são bem implementados.
Não sei se é normal (pelo seu comentário até parece ser), mas independe do quanto eu mexo no brilho e contraste aqui, não consigo ver os 2-3 primeiros pretos e nem os 2-3 ultimos brancos, então parece estar equilibrado.
Imagino que a questão aqui seja costume mesmo até pq definitivamente não está ruim, apenas está diferente

Não sei se é normal (pelo seu comentário até parece ser), mas independe do quanto eu mexo no brilho e contraste aqui, não consigo ver os 2-3 primeiros pretos e nem os 2-3 ultimos brancos, então parece estar equilibrado.
Imagino que a questão aqui seja costume mesmo até pq definitivamente não está ruim, apenas está diferente
Isso aí mesmo, pra ver todos certinho é mais calibrando, mas o que importa é que está bem próximo do ideal e equilibrado pros dois lados desse jeito. Desse jeito você garante não perder informações nem nas cenas escuras, nem nas claras. Se com seu monitor anterior o tema escuro ficava como cinza claro, provavelmente ele estava claro demais e estourando os brancos. Esse site é um ótimo teste para pegar essas coisas.

Só confira se seu gama está setado em 2.2 também no menu.

Users who are viewing this thread

Voltar