[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Acho eu que o FSR4 pode ser exclusivo temporário para as RDNA4 e dps a AMD soltar tmb para a série 7000, visto que ela tmb tem núcleos para AI dedicados

Tudo vai depender do preço das RX 9070 XT e RX 9070 no mercado, e o que elas entregam se equiparadas as suas concorrentes (RTX4070/4070S/4070Ti/4070TiS/5070).

Eles vão esperar a NVIDIA apresentar pra não passar vergonha e não errar no msrp.
Não entendo porque ela esperaria a NVIDIA para definir seu preço se teoricamente a verdinha só vai apresentar duas placas, RTX 5090 e 5080, que serão bem mais fortes (aka outra faixa de preço e desempenho) que essas da AMD, não tem nem como tomar de base. Se a NVIDIA mostrasse as 5070 e 5060TI ai até acreditaria, mas creio que o motivo é outro, não é o preço, a AMD quer ver o conjunto software + hardware que (teoricamente) será apresentado daqui a pouco (tanto que ela falou nada do FSR4 além de ser exclusivo e usar ML) para poder ter noção do quão baixo ela deve cobrar pelas RDNA4 :v

A estratégia é esperar pela Nvidia, talvez por essa razão: se MSRP da RTX 5070 for 599k, eles vão meter 499 ou 549, e se for 699 eles vão meter 599 ou 649, e assim por diante, pra ter o máximo de lucro possível; é provável que no atual momento, a Nvidia foque apenas nas RTX 5080 e/ou RTX 5090, e vai deixar as RTX 5070Ti e 5070 pra fevereiro ou março, e só veremos essas gráficas xx70 no mercado daqui dois ou três meses em diante; e sabe-se lá quando o FSR 4 será implementado nos jogos, e relembro a vocês a longa demora que foi para o FSR 2 e o 3, e o AFMF serem implementados e entregando algo minimante decente, e tem o RTRT que mal sabemos e se vai estar no mesmo nível de suas concorrentes (RTX 4000 e 5000).

A estratégia é esperar pela Nvidia, talvez por essa razão: se MSRP da RTX 5070 for 599k, eles vão meter 499 ou 549, e se for 699 eles vão meter 599 ou 549, e assim por diante, pra ter o máximo de lucro possível; é provável que no atual momento, a Nvidia foque apenas nas RTX 5080 e/ou RTX 5090, e vai deixar as RTX 5070Ti e 5070 pra fevereiro ou março, e só veremos essas gráficas xx70 no mercado daqui dois ou três meses em diante; e sabe-se lá quando o FSR 4 será implementado nos jogos, e relembro a vocês a longa demora que foi para o FSR 2 e o 3, e o AFMF serem implementados e entregando algo minimante decente, e tem o RTRT que mal sabemos e se vai estar no mesmo nível de suas concorrentes (RTX 4000 e 5000).
Agora resta saber se o Trump vai bagunçar nas taxas.
Eu sei que é nos USA mas a coisa afetar pode vários mercados como o europeu de alguma forma.

Não acho que a AMD está esperando pela Nvidia não, acho que não quer mostrar nada que não vai estar pronto, como ela sempre faz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AMD teve informações privilegiadas para cancelar RDNA 4 na CES kkkkk os preços da Nvidia surpreendeu todo mundo

Última edição:
É. A AMD está oficialmente f... agora. Vai ter que vender a 9070 XT por 400 Trumps no máximo

GgqKhvxWIAA23pq

AMD teve informações privilegiadas para cancelar RDNA 4 na CES kkkkk os preços da Nvidia surpreendeu todo mundo
Acho que foi o próprio Huang ein, ele chegou na Lisa e mandou um "priminha, na boa, não anuncia não para não passar vergonha. vou até inaugurar uma jaqueta nova na apresentação, só para você ter noção" xD

É. A AMD está oficialmente f... agora. Vai ter que vender a 9070 XT por 400 Trumps no máximo
Basicamente o que pensei, 399 doletas. Se quiser esticar e apostar nos fan-boys, e/ou se o FS4 for isso tudo, dá para colocar 449 no máximo e depois de um mês baixar para 429 :v

A 9070 tem que surpreender muito pra vir acima dos 499... B580 impossível de achar pelo preço que ela vale, AMD tem uma boa chance sim de surpreender, mas vamos ver... vai depender tudo do preço.

Como não vai ter substituta da XTX, Nvidia ai vou eu, ultima verdinha que tive uma GTX 480 kkk milhares de anos.

Acho que o futuro da RX 9000 vai depender além do preço, do quão efetivo é esse FSR 4. Mas duvido muito que esteja minimamente no nível do DLSS 4, tanto em qualidade de imagem como na geração de frames.

Até o XeSS, que é uma tecnologia mais nova, está se mostrando ser melhor que o FSR na maioria do jogos, até mesmo numa placa não Intel. E uma curiosidade: Contando os jogos na Steam, o XeSS é suportado por mais jogos do que o FSR.

Última edição:
A 9070 tem que surpreender muito pra vir acima dos 499... B580 impossível de achar pelo preço que ela vale, AMD tem uma boa chance sim de surpreender, mas vamos ver... vai depender tudo do preço.

Como não vai ter substituta da XTX, Nvidia ai vou eu, ultima verdinha que tive uma GTX 480 kkk milhares de anos.
Margem pra ser Agressiva ela possui, RDNA 4 alem de ser um Die menor possui memoria GDDR6 que é mais barata que GDDR7.

Mas não sabemos se o custo do chip é caro ou barato
Custo é Mais barato que o Concorrente, isso dá pra ter certeza. agora o quão menor vão fazer ai ngm sabe.

Penso eu que a AMD deveria ter anunciado o seu produto.
Uma pessoa como eu satisfeita com uma RX 6600. Estava animado para ver o que a AMD iria mostrar. Umas techs novas, pouco consumo. Ok
No fim entre comprar uma placa AMD de R$5000 e uma Nvidia de R$10000, mesmo com a nvidia tendo o dobro do desempenho.
Provavelmente ficaria na placa de R$5000

Pelo jeito estes são os novos valores otimistas de placas para nós BR.

Parando pra pensar, a AMD ainda tem a possibilidade de surpreender, se fizer o dever de casa bonitinho. Mas esse é justamente o problema, a AMD sempre erra feio e rude.

Capaz da 9070 XT ser no nível da 5070, então ela vai querer cobrar 499 dólares...

Difícil a AMD conseguir custo mais barato do chip na TSMC. Seu volume é muito inferior ao da nVidia. A barganha fica complicada.

Gigabyte revela suas GPUs Radeon RX 9070 XT personalizadas na CES 2025

8W8qAHN.jpeg

A Gigabyte exibiu dois de seus modelos personalizados de GPU Radeon RX 9070 XT no salão de exposição. Essas GPUs são a Radeon RX 9070 XT AORUS ELITE e sua Radeon RX 9070 Gaming OC.

a AMD não tem volume de produção na TSMC pra colocar preço competitivo nas GPUs, ela vai fixar o preço da nvidia em -10%, continuar vendendo poucas unidades e reduzindo seu market share cada vez mais... atualmente ela virou uma empresa que desenha GPUs pra console e vende o 'resto' pro mercado consumidor.

Difícil a AMD conseguir custo mais barato do chip na TSMC. Seu volume é muito inferior ao da nVidia. A barganha fica complicada.
Volume é inferior, mas o tamanho do chip também é (~240mm² no N48, contra 280~300mm² do GB205; ~130mm² no N44 contra 150~250mm² dos GB206 e GB207), além de ter um PCB mais simples e utilizar memórias da geração passada (e nem são da maior velocidade disponível), então dá para baixar bem o preço, mas para quanto?

Analisando o desempenho que a NVIDIA mostrou da RTX 5070 (ignorando o DLSS4) temos que essa placa da verdinha terá praticamente o desempenho da RTX 4080*, então teoricamente empata com a RX 7900XTX**, ficando um patamar acima do divulgado pela AMD para a 9070XT (que se equivalerá à 7900XT), e essa Blackwell tem o MSRP de 549 doletas.

Como a AMD mudou a nomenclatura das suas placas para se equivaler à concorrente, supõe-se que a intenção era da 9070XT brigar com a 5070, mas claramente ficará atrás tanto em performance bruta, quanto em RTRT e features, então o preço tem que ser proporcional à queda: 449 USD é o máximo que vejo sentido da AMD cobrar, e se ela quiser ganhar marketshare é bom seguir o caminho da Intel e colocar um preço mais agressivo que isso, mas duvido muito ela colocar 399 USD nessa placa, pois ainda existem outras três abaixo dela que terão que ser proporcionalmente mais baratas (fora que ainda tem muita placa da série 7000 à venda, se ela colocar muito barato assim essas encalham).

TL;DR: Dá para a AMD baixar bem o valor porque a placa como um todo é mais barata de fabricar, mas não vejo ela deixando abaixo dos 400 dólares se não matará as vendas da geração anterior, então chuto entre 429~479 USD para o MSRP da RX 9070XT, e da versão não-XT não tenho como chutar sem antes saber se ela será 16GB@256bit ou 12GB@192bit =S

* e ** = No gráfico a NVIDIA só mostrou desempenho ou com DLSS4 ativado ou com RTRT ativado, logo não se sabe os números apenas em raster (e mesmo assim, apenas um jogo foi sem DLSS4, é preciso esperar testes de verdade).

Achei muito interessante a análise do digital foundry. A inserção de cada quadro extra do DLSS4 adiciona apenas ~6ms de input lag. O que eu achei bem baixo, pois ganhamos muitos quadros extras em troca. Se eu entendi direito do vídeo, não foi incluído o reflex 2, então acredito que o input lag pode ser ainda mais baixo. Fora as melhorias do próprio DLSS, que virão para todas as RTXs, melhorando ainda mais a qualidade de imagem. Espero que o FSR4 diminua essa vantagem da NVidia, pq o novo DLSS tá muito promissor.

5080 com 16GB de ram a mendigaria continua pra quem for na verdinha

Curioso para ver ainda as features da AMD com mais detalhes, será que vai vim um anti lag melhor, ate hoje a AMD tem poucos jogos que suportam essa tecnologia, esse reflex 2 da Nvidia parece muito bom para jogos competitivos, quem sabe a 9700 seja uma opção bem interessante, a serie 5060 deve vim com míseros 8gb e provável que a 5060ti 12gb.

Users who are viewing this thread

Voltar