Curioso para ver ainda as features da AMD com mais detalhes, será que vai vim um anti lag melhor, ate hoje a AMD tem poucos jogos que suportam essa tecnologia, esse reflex 2 da Nvidia parece muito bom para jogos competitivos, quem sabe a 9700 seja uma opção bem interessante, a serie 5060 deve vim com míseros 8gb e provável que a 5060ti 12gb.
Então em raster ela é melhor que o esperado, dando a entender que aquele gráfico de desempenho dos slides da própria AMD (9070XT = 7900XT = 4070TI) deve ser de performance mista (raster + RT).
Bom saber que ao menos nessa área ela conseguirá brigar com a 5070 ou até passar (se o resultado desse jogo se repetir em outros), mas a briga não é apenas raster e sabemos que daqui para frente a quantidade de jogos que só funcionam com RTRT tende a aumentar, e claramente a verdinha vai incentivar isso porque todo os gráficos da performance das Blackwell usam RT (indicando que houve pouco progresso na força bruta, aka, raster). Só espero que, se proceder tal desempenho em raster, a AMD não tome essa 'força bruta' como ponto de referência para precificação :v
O que me preocupa é aquele "Neural Shaders", que é um nome mercadológico para uma feature que aparecerá na próxima versão do DirectX (e possivelmente no Vulkan) e que a nova geração da verdinha já vai ter antes mesmo de saírem jogos com esse recurso: Preocupa porque a NVIDIA vai fazer de tudo para incentivar uma adoção em massa, pois ambos seus concorrentes não possuem placas com tal feature, mas ao mesmo tempo não me preocupo porque a Microsoft ainda não implementou esse recurso, então quando ele aparecer e massificar, a AMD já terá uma geração compatível.
PS: O nome dessa feature é "Cooperative Vectors", e tanto a AMD quanto a Intel e Qualcomm fizeram parte do time que desenvolveu tal recurso, logo não é uma tecnologia fechada/própria da NVIDIA, ela só implementou primeiro para ser pioneira e com certeza vai querer tirar proveito disso (vai ter o quê, dois anos de vantagem? dado que o ciclo de gerações de VGAs está basicamente nessa cadência), tanto que deu um nome bem chamativo e que combina com esse viés "foco em IA" dela.
Então em raster ela é melhor que o esperado, dando a entender que aquele gráfico de desempenho dos slides da própria AMD (9070XT = 7900XT = 4070TI) deve ser de performance mista (raster + RT).
Bom saber que ao menos nessa área ela conseguirá brigar com a 5070 ou até passar (se o resultado desse jogo se repetir em outros), mas a briga não é apenas raster e sabemos que daqui para frente a quantidade de jogos que só funcionam com RTRT tende a aumentar, e claramente a verdinha vai incentivar isso porque todo os gráficos da performance das Blackwell usam RT (indicando que houve pouco progresso na força bruta, aka, raster). Só espero que, se proceder tal desempenho em raster, a AMD não tome essa 'força bruta' como ponto de referência para precificação :v
O que me preocupa é aquele "Neural Shaders", que é um nome mercadológico para uma feature que aparecerá na próxima versão do DirectX (e possivelmente no Vulkan) e que a nova geração da verdinha já vai ter antes mesmo de saírem jogos com esse recurso: Preocupa porque a NVIDIA vai fazer de tudo para incentivar uma adoção em massa, pois ambos seus concorrentes não possuem placas com tal feature, mas ao mesmo tempo não me preocupo porque a Microsoft ainda não implementou esse recurso, então quando ele aparecer e massificar, a AMD já terá uma geração compatível.
PS: O nome dessa feature é "Cooperative Vectors", e tanto a AMD quanto a Intel e Qualcomm fizeram parte do time que desenvolveu tal recurso, logo não é uma tecnologia fechada/própria da NVIDIA, ela só implementou primeiro para ser pioneira e com certeza vai querer tirar proveito disso (vai ter o quê, dois anos de vantagem? dado que o ciclo de gerações de VGAs está basicamente nessa cadência), tanto que deu um nome bem chamativo e que combina com esse viés "foco em IA" dela.
Porque o pessoal do marketing é retardado... saíram das HD7970 pra R9 290x, depois as R9 Fury X, daí as Vega e a Radeon VII, depois a 5700xt... uma zona só..
Então em raster ela é melhor que o esperado, dando a entender que aquele gráfico de desempenho dos slides da própria AMD (9070XT = 7900XT = 4070TI) deve ser de performance mista (raster + RT).
Bom saber que ao menos nessa área ela conseguirá brigar com a 5070 ou até passar (se o resultado desse jogo se repetir em outros), mas a briga não é apenas raster e sabemos que daqui para frente a quantidade de jogos que só funcionam com RTRT tende a aumentar, e claramente a verdinha vai incentivar isso porque todo os gráficos da performance das Blackwell usam RT (indicando que houve pouco progresso na força bruta, aka, raster). Só espero que, se proceder tal desempenho em raster, a AMD não tome essa 'força bruta' como ponto de referência para precificação :v
O que me preocupa é aquele "Neural Shaders", que é um nome mercadológico para uma feature que aparecerá na próxima versão do DirectX (e possivelmente no Vulkan) e que a nova geração da verdinha já vai ter antes mesmo de saírem jogos com esse recurso: Preocupa porque a NVIDIA vai fazer de tudo para incentivar uma adoção em massa, pois ambos seus concorrentes não possuem placas com tal feature, mas ao mesmo tempo não me preocupo porque a Microsoft ainda não implementou esse recurso, então quando ele aparecer e massificar, a AMD já terá uma geração compatível.
PS: O nome dessa feature é "Cooperative Vectors", e tanto a AMD quanto a Intel e Qualcomm fizeram parte do time que desenvolveu tal recurso, logo não é uma tecnologia fechada/própria da NVIDIA, ela só implementou primeiro para ser pioneira e com certeza vai querer tirar proveito disso (vai ter o quê, dois anos de vantagem? dado que o ciclo de gerações de VGAs está basicamente nessa cadência), tanto que deu um nome bem chamativo e que combina com esse viés "foco em IA" dela.
GPU AMD Navi 48 RDNA4 para Radeon RX 9070 na foto, pode exceder o tamanho NVIDIA AD103
A GPU é estimada em 390 mm².
O Tom's Hardware capturou fotos da bandeja contendo o mais recente silício da AMD. Enquanto a AMD exibia vários produtos durante a palestra principal da CES 2025, os executivos da empresa decidiram excluir qualquer menção aos gráficos RDNA4 da apresentação. Essa decisão deixou os entusiastas de gráficos, ansiosos por atualizações sobre os planos da AMD para gráficos de próxima geração, surpresos e confusos. Essa reação foi especialmente pronunciada porque os slides da apresentação do RDNA4 vazaram horas antes. A AMD simplesmente optou por não incluir esse segmento.
No entanto, a AMD não cancelou o anúncio. Ele foi omitido para abrir espaço para o que eles consideravam tópicos mais importantes, como PCs de IA. No entanto, a AMD não escondeu completamente o RDNA4. A nova arquitetura foi demonstrada tanto em forma física quanto por meio de demonstrações ao vivo:
A Tom's Hardware descobriu o novo silício no salão de exposição, que eles inicialmente identificaram erroneamente como Hawk Point Refresh APU. O processador exibido é, na verdade, um produto baseado em RDNA4: a GPU Navi 48, que a AMD incluiu em seus slides de apresentação.
Tamanhos de GPU:
AMD Navi 31: ~529 mm²
AMD Navi 48 : ~390 mm²
NVIDIA AD103 : ~379 mm²
AMD Navi 32 : ~346 mm²
Alguns usuários do Twitter, como David Huang, analisaram rapidamente o tamanho do dado usando medições baseadas no pacote Raphael (AM5). Eles estimaram o tamanho em aproximadamente 390 mm². Isso o torna maior do que o Navi 32 (346 mm²), mas menor do que o Navi 31 (529 mm²). Curiosamente, ele também é um pouco maior do que a GPU AD103 da NVIDIA (379 mm²), que alimenta a série RTX 4080.
Pré-encomendas de GPU AMD Radeon RX 9070 XT e RX 9070 “RDNA 4” devem começar em 23 de janeiro
A AMD anunciou recentemente sua série Radeon RX 9070 baseada na arquitetura RDNA 4 , que inclui as GPUs Radeon RX 9070 XT e RX 9070. A empresa não revelou muitas informações, mas a equipe de marketing informou à imprensa que haveria mais informações compartilhadas este mês. Dito isso, alguns AIBs saíram do caminho para revelar algumas informações importantes , e parece que finalmente estamos olhando para uma data de pré-encomenda esperada.
De acordo com o varejista dos EUA, B&H, parece que as primeiras GPUs da série Radeon RX 9070 da AMD estarão disponíveis para pré-encomendas a partir do dia 23 de janeiro às 9h (horário do leste). Este é apenas um varejista que está listando apenas os modelos ASUS, então não podemos confirmar se esta é a data final de pré-encomenda, mas parece que o lançamento pode ocorrer em uma data posterior. As GPUs devem estar disponíveis no primeiro trimestre de 2025, mas não sabemos quando exatamente, já que a AMD não forneceu nenhuma informação clara. Não há preços ou especificações mencionados, então teremos que esperar por eles também.
AMD Radeon RX 9070 XT e Radeon RX 9070 disponíveis no primeiro trimestre de 2025, série RX 9060 depois
Para produtos, a AMD primeiro apresentará duas placas de vídeo baseadas na arquitetura RDNA 4, a Radeon RX 9070 XT e a Radeon RX 9070. Essas GPUs virão equipadas com até 16 GB de memória de vídeo. A Radeon RX 9070 XT competirá contra a RTX 4070 Ti, enquanto a RX 9070 competirá contra a RTX 4070. A série Radeon RX 9060 competirá contra a série RTX 4060.
A AMD também está simplificando o esquema de nomenclatura para sincronizar com suas CPUs da série Ryzen 9000, enquanto a nomenclatura do modelo de GPU foi simplificada para corresponder à de seus concorrentes. Então, o 9070 é igual a um concorrente da classe "70" da NVIDIA, enquanto o 9060 é igual a um concorrente da classe "60" da NVIDIA. As variantes XT e não XT têm a mesma segmentação de antes, com o XT sendo a oferta de ponta, enquanto a variante não XT é projetada para ser uma oferta mais econômica.
As GPUs AMD Radeon RX 9070 XT e Radeon RX 9070 estarão disponíveis em versões de referência e sem referência de AIBs líderes como ASUS, ASRock, Gigabyte, PowerColor, XFX, ACER, Sapphire, Yeston e Vastarmor.
A AMD compartilhará mais informações sobre suas GPUs RDNA 4 nos próximos dias, então fique ligado enquanto entramos na quarta iteração da arquitetura RDNA.
Mas o problema que essa feature já é um padrão, a NVIDIA só "queimou a largada" e mostrou antes de todo mundo, antes mesmo do que a própria Microsoft :v
"The HLSL team is working with AMD, Intel, NVIDIA, and Qualcomm on bringing cross-vendor support for Cooperative Vectors to the DirectX ecosystem. Stay tuned for more updates about Cooperative Vectors and its upcoming Preview release!"
Neural Rendering: A New Paradigm in 3D Graphics Programming In the constantly advancing landscape of 3D graphics, neural rendering technology represents a significant evolution. Neural rendering broadly defines the suite of techniques that leverage AI/ML to dramatically transform traditional...
GPU AMD Navi 48 RDNA4 para Radeon RX 9070 na foto, pode exceder o tamanho NVIDIA AD103
A GPU é estimada em 390 mm².
O Tom's Hardware capturou fotos da bandeja contendo o mais recente silício da AMD. Enquanto a AMD exibia vários produtos durante a palestra principal da CES 2025, os executivos da empresa decidiram excluir qualquer menção aos gráficos RDNA4 da apresentação. Essa decisão deixou os entusiastas de gráficos, ansiosos por atualizações sobre os planos da AMD para gráficos de próxima geração, surpresos e confusos. Essa reação foi especialmente pronunciada porque os slides da apresentação do RDNA4 vazaram horas antes. A AMD simplesmente optou por não incluir esse segmento.
No entanto, a AMD não cancelou o anúncio. Ele foi omitido para abrir espaço para o que eles consideravam tópicos mais importantes, como PCs de IA. No entanto, a AMD não escondeu completamente o RDNA4. A nova arquitetura foi demonstrada tanto em forma física quanto por meio de demonstrações ao vivo:
A Tom's Hardware descobriu o novo silício no salão de exposição, que eles inicialmente identificaram erroneamente como Hawk Point Refresh APU. O processador exibido é, na verdade, um produto baseado em RDNA4: a GPU Navi 48, que a AMD incluiu em seus slides de apresentação.
Tamanhos de GPU:
AMD Navi 31: ~529 mm²
AMD Navi 48 : ~390 mm²
NVIDIA AD103 : ~379 mm²
AMD Navi 32 : ~346 mm²
Alguns usuários do Twitter, como David Huang, analisaram rapidamente o tamanho do dado usando medições baseadas no pacote Raphael (AM5). Eles estimaram o tamanho em aproximadamente 390 mm². Isso o torna maior do que o Navi 32 (346 mm²), mas menor do que o Navi 31 (529 mm²). Curiosamente, ele também é um pouco maior do que a GPU AD103 da NVIDIA (379 mm²), que alimenta a série RTX 4080.
Ei ei ei, esse tamanho ai não é nem perto do valor vazado antes não, essa bolacha ai é maior que o GCD da 7900XTX, o que diabos a AMD colocou ai dentro para ter esse tamanho todo com apenas 64CUs? Se esse valor ai proceder esqueçam da AMD cobrar barato, esse N48 custa mais caro de produzir que o N31 (7900XT/XTX), e arrisco dizer que mesmo se considerarmos o interposer esse N48 ainda será mais caro =X
Listando o tamanho correto dos chips (RDNA3 é chiplet, logo esses números do VCZ não estão inteiramente corretos): - N31: 304mm² @ 5nm + 6x 37mm² @ 6nm (529mm²) - N32: 200mm² @ 5nm + 4x 37mm² @ 6nm (346mm²) - N33: 204mm² @ 6nm (monolítico) - N48:~240mm² ~390mm² @ 4nm (monolítico) - N44:~130mm² ~???mm² @ 4nm (monolítico)
Claro, além dos 64CUs temos todo o IF$ de volta no chip junto dos controladores de memória, mas mesmo assim são 64CU+IF$ contra 96CU+IFF, isso em um nó menor (N5->N4 não tem lá um bom ganho mas tem), com certeza esse ganho no RTRT e exclusividade do FSR4 estão custando uns bons mm² desse die.
Ah, se juntarmos essa medição do N48 com a informação recente do TPU, de que "o N48 são como dois N44 lado-a-lado, numa proporção 2:1", temos um chute bruto de 190~200mm² para o chip da futura RX 9060(XT), o que daria um chip praticamente igual em tamanho do N33 (RX 7600/XT), mas com um custo maior de fabricação por causa do nó, então a esperança de um preço menore que a geração anterior para esse chip full são bem escassas, mas vai que a AMD dá uma de Intel... ... ... =S
Também acho improvável, se o bench foi do jogo só em raster não tem como 64CU@256bit bater 96CU@384bit, não em apenas uma geração com a mesma arquitetura. Provavelmente ou esse teste não está em "Extreme", está usando algum FSR ou o jogo está usando RT, pois só com uma dessas três possibilidades para explicar. Tem também a possibilidade da AMD estar escondendo o jogo mas a essa altura duvido e muito.
PS: Não gostei nem um pouco da parte que o IGN disse que o driver ainda estava em "very early alpha" e com bugs visuais. Sério, a placa lança esse trimestre e o driver nem sequer está pronto ou na fase de correção de bugs/finalização, ainda está em alfa, e num estágio bem inicial do alfa, é sério? A AMD não decepciona em decepcionar ein U.U
ASROCK adota conector de alimentação 12V-2×6 na placa de vídeo Radeon RX 9070 XT
ASRock Taichi ganha novo conector de energia
A única placa RDNA4 até agora.
A TechPowerUp descobriu as GPUs Radeon de nova geração da ASRock no showfloor da CES 2025. Embora a AMD tenha mostrado essas placas em um único slide, a ASRock ainda não fez um anúncio oficial sobre o novo lançamento. Eles podem estar esperando a aprovação da AMD ou não ter mais nada para compartilhar além do design.
No estande da ASRock na CES 2025, os visitantes podem encontrar não uma, mas três novas placas baseadas na arquitetura RDNA4. Essas placas incluem a Radeon RX 9070 XT e variantes não XT. Fotos dessas placas estão incluídas abaixo, cortesia da TechPowerUp. No entanto, nosso foco está no modelo Taichi.
Parece que a ASRock equipou este modelo com um conector de energia 12V-2×6. Esta é a única Radeon RX 9070 conhecida a apresentar este tipo de sistema de fornecimento de energia. Vale a pena notar que esta configuração ocupa significativamente menos espaço do que outros modelos com uma configuração de 3×8 pinos. Infelizmente, a AMD não comentou sobre os requisitos de energia do RDNA4, então não está claro se os conectores 3×8 pinos são mesmo necessários. O conector 12V-2×6 permite que a ASRock forneça até 600W.
Embora não esteja claro por que apenas uma placa Radeon apresenta esse conector, é verdade que a ASRock lançou recentemente suas próprias fontes de alimentação equipadas com esse novo padrão. Sem essa placa, não haveria um modelo Radeon RDNA4 que exigiria tal fonte de alimentação. Claro, a ASRock não é estranha a esse design, embora a empresa não tenha placas GeForce em sua linha. A ASRock lançou a série RX 7900 sob suas séries Creator e Passive, ambas equipadas com esse conector.
Penso eu que a AMD deveria ter anunciado o seu produto.
Uma pessoa como eu satisfeita com uma RX 6600. Estava animado para ver o que a AMD iria mostrar. Umas techs novas, pouco consumo. Ok
No fim entre comprar uma placa AMD de R$5000 e uma Nvidia de R$10000, mesmo com a nvidia tendo o dobro do desempenho.
Provavelmente ficaria na placa de R$5000
Pelo jeito estes são os novos valores otimistas de placas para nós BR.
Mas o problema que essa feature já é um padrão, a NVIDIA só "queimou a largada" e mostrou antes de todo mundo, antes mesmo do que a própria Microsoft :v
"The HLSL team is working with AMD, Intel, NVIDIA, and Qualcomm on bringing cross-vendor support for Cooperative Vectors to the DirectX ecosystem. Stay tuned for more updates about Cooperative Vectors and its upcoming Preview release!"
Neural Rendering: A New Paradigm in 3D Graphics Programming In the constantly advancing landscape of 3D graphics, neural rendering technology represents a significant evolution. Neural rendering broadly defines the suite of techniques that leverage AI/ML to dramatically transform traditional...
devblogs.microsoft.com
Ei ei ei, esse tamanho ai não é nem perto do valor vazado antes não, essa bolacha ai é maior que o GCD da 7900XTX, o que diabos a AMD colocou ai dentro para ter esse tamanho todo com apenas 64CUs? Se esse valor ai proceder esqueçam da AMD cobrar barato, esse N48 custa mais caro de produzir que o N31 (7900XT/XTX), e arrisco dizer que mesmo se considerarmos o interposer esse N48 ainda será mais caro =X
Listando o tamanho correto dos chips (RDNA3 é chiplet, logo esses números do VCZ não estão inteiramente corretos): - N31: 304mm² @ 5nm + 6x 37mm² @ 6nm (529mm²) - N32: 200mm² @ 5nm + 4x 37mm² @ 6nm (346mm²) - N33: 204mm² @ 6nm (monolítico) - N48:~240mm² ~390mm² @ 4nm (monolítico) - N44:~130mm² ~???mm² @ 4nm (monolítico)
Claro, além dos 64CUs temos todo o IF$ de volta no chip junto dos controladores de memória, mas mesmo assim são 64CU+IF$ contra 96CU+IFF, isso em um nó menor (N5->N4 não tem lá um bom ganho mas tem), com certeza esse ganho no RTRT e exclusividade do FSR4 estão custando uns bons mm² desse die.
Ah, se juntarmos essa medição do N48 com a informação recente do TPU, de que "o N48 são como dois N44 lado-a-lado, numa proporção 2:1", temos um chute bruto de 190~200mm² para o chip da futura RX 9060(XT), o que daria um chip praticamente igual em tamanho do N33 (RX 7600/XT), mas com um custo maior de fabricação por causa do nó, então a esperança de um preço menore que a geração anterior para esse chip full são bem escassas, mas vai que a AMD dá uma de Intel... ... ... =S
Também acho improvável, se o bench foi do jogo só em raster não tem como 64CU@256bit bater 96CU@384bit, não em apenas uma geração com a mesma arquitetura. Provavelmente ou esse teste não está em "Extreme", está usando algum FSR ou o jogo está usando RT, pois só com uma dessas três possibilidades para explicar. Tem também a possibilidade da AMD estar escondendo o jogo mas a essa altura duvido e muito.
PS: Não gostei nem um pouco da parte que o IGN disse que o driver ainda estava em "very early alpha" e com bugs visuais. Sério, a placa lança esse trimestre e o driver nem sequer está pronto ou na fase de correção de bugs/finalização, ainda está em alfa, e num estágio bem inicial do alfa, é sério? A AMD não decepciona em decepcionar ein U.U
GPUOpen HIP RT 2.5 da AMD lançado com correções, suporte GFX1200 RDNA4
A equipe GPUOpen da AMD lançou hoje o HIP RT 2.5 como a versão mais recente desta biblioteca de ray tracing para HIP. Esta biblioteca, por sua vez, é usada pelo software de modelagem 3D Blender para aceleração de ray tracing em GPUs Radeon.
Para o lançamento do HIP RT 2.5 de hoje, o log de alterações oficial apenas menciona algumas pequenas correções/melhorias:
2.5.cfa5e2a
- More flexible vector types
- Unifying math into a single header
- Collapse crash fix
- Other minor fixes
Os tipos de vetores mais flexíveis provavelmente são a mudança mais útil do HIP RT 2.5, além da correção de bugs.
Quando eu estava passando pelas alterações do código HIP RT de v2.4 para v2.5, houve outro item que se destacou:
O HIP RT na versão anterior também reconheceu GFX1201 como uma GPU RDNA4 que é suportada por esta biblioteca de ray tracing, mas a novidade no HIP RT 2.5 também é reconhecer o ID GFX1200. No momento, porém, não está claro quais GPUs se correlacionam com GFX1200 ou GFX1201 na família RDNA4, que ontem foi anunciada com a Radeon RX 9070 e RX 9070 XT para estreia no primeiro trimestre, enquanto processadores gráficos RDNA4 adicionais são esperados mais tarde.
De qualquer forma, para desenvolvedores interessados na biblioteca AMD HIP RT 2.5, ela pode ser baixada do GitHub.
O driver da GPU AMD Linux prepara o suporte ao barramento OEM i2c usado para controle RGB e muito mais
Um conjunto de patches postados esta semana para o driver gráfico do kernel AMDGPU Linux está começando a expor barramentos i2c adicionais que são usados por alguns parceiros OEM/AIB para implementar controles de iluminação RGB e outras funcionalidades extras com placas gráficas Radeon.
O mantenedor do AMDGPU, Alex Deucher, enviou o conjunto de patches para adicionar barramentos i2c adicionais para habilitação com o driver AMDGPU Linux. Na carta de apresentação do patch, ele explicou:
"No momento, expomos apenas os barramentos i2c usados pelo driver para monitores ou EEPROMs. No entanto, alguns OEMs/AIBs usam barramentos i2c extras para coisas como controles RGB. Exponha os barramentos i2c extras caso o OEM use um deles."
As mensagens de patch não detalham sua motivação para expor agora o barramento OEM i2c no Linux ou qualquer outro patch de acompanhamento neste momento para realmente controlar quaisquer recursos extras específicos do OEM no Linux. De qualquer forma, será uma adição bem-vinda para aqueles que desejam ter mais controle de suas placas gráficas de parceiros AIB/OEM no Linux e abordar alguma paridade de recursos com o suporte do Windows.
Custava ter anunciado as placas, falado um pouco do FSR4, exibir a placa rodando um jogo bacanudo pesadão e ai mostrar essa surpresa ai? Path Tracing assistido por IA com um supersampling baseado em redes neurais com denoise, e rodando em tempo real? Não, o marketing da AMD achou que esconder as placas era melhor, basicamente só quem está lá na CES que está vendo o que é a RDNA4 pouco a pouco, o resto do mundo ficou com o gosto amargo da ausência da própria empresa escondendo suas placas :v
AMD não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade U.U
ASROCK adota conector de alimentação 12V-2×6 na placa de vídeo Radeon RX 9070 XT
ASRock Taichi ganha novo conector de energia
A única placa RDNA4 até agora.
A TechPowerUp descobriu as GPUs Radeon de nova geração da ASRock no showfloor da CES 2025. Embora a AMD tenha mostrado essas placas em um único slide, a ASRock ainda não fez um anúncio oficial sobre o novo lançamento. Eles podem estar esperando a aprovação da AMD ou não ter mais nada para compartilhar além do design.
No estande da ASRock na CES 2025, os visitantes podem encontrar não uma, mas três novas placas baseadas na arquitetura RDNA4. Essas placas incluem a Radeon RX 9070 XT e variantes não XT. Fotos dessas placas estão incluídas abaixo, cortesia da TechPowerUp. No entanto, nosso foco está no modelo Taichi.
Parece que a ASRock equipou este modelo com um conector de energia 12V-2×6. Esta é a única Radeon RX 9070 conhecida a apresentar este tipo de sistema de fornecimento de energia. Vale a pena notar que esta configuração ocupa significativamente menos espaço do que outros modelos com uma configuração de 3×8 pinos. Infelizmente, a AMD não comentou sobre os requisitos de energia do RDNA4, então não está claro se os conectores 3×8 pinos são mesmo necessários. O conector 12V-2×6 permite que a ASRock forneça até 600W.
Embora não esteja claro por que apenas uma placa Radeon apresenta esse conector, é verdade que a ASRock lançou recentemente suas próprias fontes de alimentação equipadas com esse novo padrão. Sem essa placa, não haveria um modelo Radeon RDNA4 que exigiria tal fonte de alimentação. Claro, a ASRock não é estranha a esse design, embora a empresa não tenha placas GeForce em sua linha. A ASRock lançou a série RX 7900 sob suas séries Creator e Passive, ambas equipadas com esse conector.
Custava ter anunciado as placas, falado um pouco do FSR4, exibir a placa rodando um jogo bacanudo pesadão e ai mostrar essa surpresa ai? Path Tracing assistido por IA com um supersampling baseado em redes neurais com denoise, e rodando em tempo real? Não, o marketing da AMD achou que esconder as placas era melhor, basicamente só quem está lá na CES que está vendo o que é a RDNA4 pouco a pouco, o resto do mundo ficou com o gosto amargo da ausência da própria empresa escondendo suas placas :v
AMD não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade U.U
Talvez na cabeça deles, eles sabiam que todos iam ficar falando das Nvidia e fazendo comparações diretas.
Aí quando o negócio "esfriar", eles entrarão com o marketing deles.
Talvez na cabeça deles, eles sabiam que todos iam ficar falando das Nvidia e fazendo comparações diretas.
Aí quando o negócio "esfriar", eles entrarão com o marketing deles.
Mas o problema que essa feature já é um padrão, a NVIDIA só "queimou a largada" e mostrou antes de todo mundo, antes mesmo do que a própria Microsoft :v
"The HLSL team is working with AMD, Intel, NVIDIA, and Qualcomm on bringing cross-vendor support for Cooperative Vectors to the DirectX ecosystem. Stay tuned for more updates about Cooperative Vectors and its upcoming Preview release!"
Neural Rendering: A New Paradigm in 3D Graphics Programming In the constantly advancing landscape of 3D graphics, neural rendering technology represents a significant evolution. Neural rendering broadly defines the suite of techniques that leverage AI/ML to dramatically transform traditional...
devblogs.microsoft.com
Ei ei ei, esse tamanho ai não é nem perto do valor vazado antes não, essa bolacha ai é maior que o GCD da 7900XTX, o que diabos a AMD colocou ai dentro para ter esse tamanho todo com apenas 64CUs? Se esse valor ai proceder esqueçam da AMD cobrar barato, esse N48 custa mais caro de produzir que o N31 (7900XT/XTX), e arrisco dizer que mesmo se considerarmos o interposer esse N48 ainda será mais caro =X
Listando o tamanho correto dos chips (RDNA3 é chiplet, logo esses números do VCZ não estão inteiramente corretos): - N31: 304mm² @ 5nm + 6x 37mm² @ 6nm (529mm²) - N32: 200mm² @ 5nm + 4x 37mm² @ 6nm (346mm²) - N33: 204mm² @ 6nm (monolítico) - N48:~240mm² ~390mm² @ 4nm (monolítico) - N44:~130mm² ~???mm² @ 4nm (monolítico)
Claro, além dos 64CUs temos todo o IF$ de volta no chip junto dos controladores de memória, mas mesmo assim são 64CU+IF$ contra 96CU+IFF, isso em um nó menor (N5->N4 não tem lá um bom ganho mas tem), com certeza esse ganho no RTRT e exclusividade do FSR4 estão custando uns bons mm² desse die.
Ah, se juntarmos essa medição do N48 com a informação recente do TPU, de que "o N48 são como dois N44 lado-a-lado, numa proporção 2:1", temos um chute bruto de 190~200mm² para o chip da futura RX 9060(XT), o que daria um chip praticamente igual em tamanho do N33 (RX 7600/XT), mas com um custo maior de fabricação por causa do nó, então a esperança de um preço menore que a geração anterior para esse chip full são bem escassas, mas vai que a AMD dá uma de Intel... ... ... =S
Também acho improvável, se o bench foi do jogo só em raster não tem como 64CU@256bit bater 96CU@384bit, não em apenas uma geração com a mesma arquitetura. Provavelmente ou esse teste não está em "Extreme", está usando algum FSR ou o jogo está usando RT, pois só com uma dessas três possibilidades para explicar. Tem também a possibilidade da AMD estar escondendo o jogo mas a essa altura duvido e muito.
PS: Não gostei nem um pouco da parte que o IGN disse que o driver ainda estava em "very early alpha" e com bugs visuais. Sério, a placa lança esse trimestre e o driver nem sequer está pronto ou na fase de correção de bugs/finalização, ainda está em alfa, e num estágio bem inicial do alfa, é sério? A AMD não decepciona em decepcionar ein U.U
Outras medições deram ~+-350mm², parece que o processador que é a base de comparação ta ampliado comparado as gpus, Dito isso me pergunto o que fizeram nos WGPs pra aumentarem tanto o tamanho do chip, AI e RT deve ser um fator mas não deve ser o maior responsavel...
Não discordo que tenha um evento separado, mas não custava nada d+ ela mostrar algo, uma prévia, na sua apresentação, não tinha os slides já pronto e tudo, mas se é das decisões de marketing da AMD que estamos falando, surpresa zero decisão em cima da hora. Quanto ao 3DMark...
... é abaixo da 4070TI e acima da 7900XTX em RTRT (Speed Way) e abaixo da 7900XTX e acima da 4080S em raster (TSE), ambos os testes em 4K. Aparentemente, pelo que está rolando no thread do Chiphell, a AMD ia lançar a placa de um jeito e depois de descobrir como vinha a RTX 5070 ela desistiu (de mostrar na apresentação) e subiu o TDP e clock da placa, então pode ser que a placa esteja no seu limite para pegar esses 3GHz em 330W, inclusive dizem lá que o estado atual do driver é de fase de "aquecimento", aka, o foco é gerar calor e clock máximo para testar o limite térmico do chip e do projeto de arrefecimento (explicando o cooler calmo diante de temperaturas elevadas), então é um driver bem primitivo/inicial mesmo.
E impressão minha ou a memória está a 90ºC? Se a leitura estiver correta esse cooler MBA ai promete ser ou uma turbina ou um forninho, dependendo da velocidade do cooler que setar. Quanto ao dito dessa imagem do GPU-Z, são 330W de TDP, 64CUs (4090SPs) à 3GHz (boost) e 16GB de memória à 2.5GHz (20Gbps), dando um total de 644GB/s de largura de banda, além é claro de confirmar que ela é PCIe 5.0 16x.
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Por fim, está circulando a informação de que o NDA da 9070XT acaba dia 22 de Janeiro, e que o lançamento dela é dia 24 de Janeiro, 6 dias antes do lançamento das 5080 e 5090 (o que não deve atrapalhar pois são outras faixas de desempenho e preço). Falando em preço...
RX 9070XT MBA = 479 USD
RX 9070XT AIBs = 549 USD
Bem no limite do meu chute, se for verdade. Então agora sabendo que a 9070 não-XT tem 16GB e o mesmo barramento, dá para chutar 429 USD para o MBA dela :3
TL;DR: Dá para a AMD baixar bem o valor porque a placa como um todo é mais barata de fabricar, mas não vejo ela deixando abaixo dos 400 dólares se não matará as vendas da geração anterior, então chuto entre 429~479 USD para o MSRP da RX 9070XT [...]