[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Essas placas já foram enviadas para as lojas. A AMD vai compensar lojistas do mundo todo pra segurar elas nos estoques por mais 2 meses? Manter estoque custa dinheiro.

E os parceiros da AMD que fabricam as placas? Vão continuar produzindo por mais 2 meses sem receber?

É um festival de bizarrices que eu não sei mais nem o que falar. O único bônus disso é que vai ter um estoque respeitável no lançamento. Pelo menos é que se espera.

Última edição:
Eu já vivi hype de VGA da AMD.

É sempre essa tristeza, fica todo mundo ansioso e esperançoso e vem a AMD e joga um balde de agua fria na galera.

Paguei a taxa(salgada) da Nvidia e pronto.

Agora só espero mesmo o que AMD faz de melhor que são APU's.

Essas placas já foram enviadas para as lojas. A AMD vai compensar lojistas do mundo todo pra segurar elas nos estoques por mais 2 meses? Manter estoque custa dinheiro.

É um festival de bizarrices que eu não sei mais nem o que falar.
Já me arrependo de não ter pego a 7800xt por 3100 reais na promoção.

Galera falando de balde de água fria e ansiedade e tals... mas a AMD não prometeu nada, é a galera que fica conjecturando.

Como já foi falado a AMD é uma várzea. :bem:

Placa já está pronta na mão das parcerias e até algumas lojas mas precisa da autorização da nvidia para lançar.:limo:

Em todo lançamento de GPU, a AMD dá um chute no próprio saco e dá dois no do consumidor.

A AMD não consegue fazer o básico na área de GPUs

Vou fica de olho em alguma promoção rx 7700, 7800 ou alguma geforce.

Aí em março, no lançamento, continua uma merda. :haha:
ai só enterrar o grupo Radeon e ficar só com APUs kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera falando de balde de água fria e ansiedade e tals... mas a AMD não prometeu nada, é a galera que fica conjecturando.

problema é a AMD não confirmar nem negar nada, ficar enrolando sem falar nada pra ngm

• Curtir
Reações: Zyt
Se lançarem em março, AMD perde o bonde e a nVidia passa o rodo em fevereiro.
Vai depender se eles respondem rapidamente aos reviews da 5070/ti que estão esperando...
Aindas assim faltam bolas a AMD tho.

Vai depender se eles respondem rapidamente aos reviews da 5070/ti que estão esperando...
Aindas assim faltam bolas a AMD tho.
85% do mercado é nVidia, quem vai esperar provavelmente é o público que já compra AMD.

RX 9000 só em março...

PQP AMD! Me ajuda a te ajudar! As placas já estão nas lojas.

Resumindo: A AMD vai esperar acabar o NDA/sair reviews da 5070, vai esperar a NVIDIA lançar a 5070, vai esperar as pessoas comprarem a placa concorrente para só depois ela colocar no mercado as 9070 com um "obrigado pela atenção"... sério, a AMD vem fazendo muitas escolhas ruins na sua divisão de GPUs desde o Kudori (pelo menos ele arriscou), mas essa até agora está sendo a pior decisão desde a era das Terascale, sério :c

O pior é que não só o consumidor (que tinha a intenção de comprar/comparar) sofre com isso, a própria AMD sofre tendo que pagar os lojistas para manterem um estoque congelado. As AIBs devem estar uma pilha de nervos por já terem apresentado seus produtos e terem eles pronto para venda mas não podem nem vender, nem informar nada sobre as placas porque a AMD ainda não divulgou quando vai falar sobre elas e quando vai definir seus preços, só quando vai lançar.

OK, lança em Março... mas cadê a apresentação das placas? Nem uma data até agora, NADA. A distância de um mês e meio (ou dois, caso seja final de Março) a partir de agora só significa que o conjunto de software das RDNA4 está literalmente ainda em fase de desenvolvimento, não está pronto nem o driver, nem o FSR4, nem seja lá o que a AMD vai trazer extra com essa arquitetura, não a toa pessoa que viu as placas rodando disseram que o driver estava em alpha ainda, pelo visto era o estado da suíte como um todo e não apenas para a apresentação.

Gosto bastante da tomada de força bruta das placas da AMD, prefiro sim quando focam na rasterização, mas não está dando para apoiar a divisão RADEON com essas decisões: Ela não quer mais inovar em nada, cadê aquele time que meteu a cara e soltou o Mantle, cadê aqueles engenheiros que foram lá e soltaram um tesselador dedicado, cadê aquela marca que foi lá e lançou uma fucking placa com HBM porque sim? Se voltarmos para o tempo das placas HD ou a primeira série R9, a ousadia da Radeon era invejável, vou nem falar quando a Radeon era da ATI :v

Final de Fevereiro / início de Março é bem capaz da NVIDIA mostrar a RTX 5060Ti... se for isso mesmo, vai ser pior ainda para a AMD. Dizer que esse atraso todo é apenas "não sei que preço colocar" é papo furado, tem muito mais coisa por detrás além de software incompleto, deve ter VBIOS sendo modificada e toda uma falta de prioridade na produção de chips no meio, mas qualquer que for o motivo, essa decisão de deixar para tão tarde assim só tende a ferir a presença e confiança na marca. Espero mesmo que o desempenho seja isso tudo, porque o preço já perdi esperança de vir baixo, está com cara de 600 USD na XT e 550 na comum, mais uma vez focando em lucro por venda ao invés de por volume e... nada mais a desabafar u.u

vou nem falar quando a Radeon era da ATI :v
Se eu te falar que a ultima placa Radeon boa que tive foi uma ATi All In Wonder 9700 Pro...numa época que a qualidade da imagem e cores eram superiores as da nVidia.
nVidia nessa época detonava a qualidade do AA via driver, gerava artefatos na imagem para conseguir melhores resultados de performance no 3D Mark.
Tive também a Radeon HD 5850 e HD 8950 mas não lembro se já era AMD.
Depois só o desastre da 6750XT numa tentativa de come back, mas não deu não...só dor de cabeça com drivers e diversos paus.

AMD está muito ausente no mercado de dGPU gamer móvel. Já teve uma presença maior até. Quer notebook com dGPU AMD? Raro de achar. Estão focando em iGPU, lançaram a strix halo com boa performance, mas o que adianta com preço de notebook RTX 5070Ti e consumo de até 120w? Já não é uma iGPU convencional.

Tive notebook com 7570M (terascale 2, 1GB DDR5) e 8850M (GCN, 2GB DDR5), eram boas, mas a questão dos notebooks daquela época que tinham dGPU AMD + iGPU intel era terrível, a tecnologia AMD enduro de gráficos comutáveis causava uma dor de cabeça da desgraça, fazendo a AMD ficar com uma pessíma fama. Tive ainda por pouco tempo um notebook com uma 8970M 4GB, GPU topo de linha de 2013, rival da Nvidia GTX 780M/880M.
Em 2017 comprei uma relíquia, um asus rog g73jh, com uma ati mobility HD 5870, lançado em 2010 e em 2015 a AMD já tinha parado de atualizar os drivers para terascale 2.

Tenho um rog ally agora só de produto AMD e funciona muito bem, não tive nenhum problema em relação aos outros produtos que já tive. Compraria notebook com dGPU AMD, mas simplesmente não tem nada disponível.

AMD nunca teve grande desempenho de mercado, mesmo quando suas GPUs eram tecnicamente superiores às nVidia. A nVidia é igual Coca-Cola, vende mais, mesmo fazendo mais mal... tomam mais, mesmo quente kkkkk
O nicho que mais deu fôlego para a AMD foi o móvel, onde grande parte dos laptops/notebooks usavam iGPUs Radeon.
A Apple, por exemplo, depois dos graves problemas técnicos da nVida lá pelos anos 2009/2010 (iGPU e Chipset), cortou relações com essa última e seus produtos passaram a contar apenas com gráficos AMD, isso alavancou os números da AMD. todos os MacBook vinham com AMD, todos os iMac vinham com AMD, até mesmo os poderosos MacPro vinham com AMD.
Mas agora a Apple lançou seu próprio silício e usa sua própria GPU, foi uma PAULADA na AMD, que agora está igual barata depois de levar uma chinelada.

Depois ainda metem o pau na MSI por ter deixado de fabricar Radeon, como se já não bastasse placa de vídeo ser um produto com margens de lucro pequena e de uma fabricante com market share patético. Se eu fosse proprietário de uma AIB ou varejista de hardware deixaria de fabricar/comercializar GPUs da AMD também, pois imagina o tamanho do prejuízo de ficar com estoque parado até março.

Tudo porque a lindinha da AMD quer esperar análises das RTX 50 para só então precificar seu produto. Não sei como parceiras exclusivas da AMD conseguem se manter, eu prevejo mais empresas abandonando Radeon.

É por isso que muitos OEMs e clientes corporativos ainda evitam produtos da AMD e optam por Intel e Nvidia. Não precisa nem receber proprina, pois a AMD se sabota por conta própria.

N Duvido chegar o dia que a sapphire dar uma de EVGA e largar também. Ou fecha, ou vira aib da nvidia

Acho que isso explica muito sobre a ADM não está nem ai para o segmento gaming:

"a AMD teve uma renda total de US$ 6,819 bilhões no último período de três meses. O número é 18% maior do que o mesmo período no ano passado. O lucro foi de US$ 3,419 bilhões – um crescimento ano a ano de 24%. "

"O segmento de data centers da AMD rendeu US$ 3,549 bilhões no último trimestre. É mais do que o dobro em relação ao ano passado. O lucro chama ainda mais a atenção, chegando a US$ 1,041 bilhão, que representa um crescimento de 240% em relação ao mesmo trimestre em 2023."

"Já na área de gaming, que inclui as GPUs Radeon e outros SoCs customizados – como o processador do PS5 – a AMD teve uma queda bastante chamativa. A renda foi de US$ 462 milhões, 69% menos do que o mesmo período do ano passado. Porém, o segmento ainda conseguiu lucrar, ainda que muito pouco. Foram US$ 12 milhões no último trimestre, uma queda de 94% no ano a ano."

Users who are viewing this thread

Voltar