AMD FSR4 DLL detectado em drivers Radeon não oficiais, suporte apenas para RDNA4
Código AMD FSR4 encontrado no driver Adrenalin Preview, apenas RDNA4 suportado
No final de dezembro, a AMD lançou um driver de teste que inclui um novo arquivo chamado “amdxcffx64.dll”. Acontece que esse arquivo é uma implementação inicial do FSR4 (FidelityFX Super Resolution 4), que deve ser lançado junto com a série Radeon RX 9070 no final deste trimestre.
O arquivo foi analisado por Osvaldo Pinali Doederlein, que confirmou que ele contém implementações tanto do FSR 4.0 quanto do FSR 3.1. A implementação do FSR 4.0 é significativamente maior (17 MB) em comparação com a tecnologia mais antiga (6,5 MB). De acordo com Osvaldo, o FSR4 utiliza um algoritmo ensinado por máquina com uma implementação de ponto flutuante de 8 bits. Apenas o RDNA4 é relatado como compatível com WMMA (Wave Matrix Multiply Accumulate), que é necessário para esse nível de precisão.
O driver não está disponível por meio de canais oficiais; ele foi publicado antes do final do ano passado e passou despercebido até agora. O driver beta oficial mais recente não inclui mais esse arquivo, sugerindo que ele pode ter sido usado para demonstrações da CES na época. Além disso, ele não suporta RDNA3, tornando-o essencialmente inutilizável por qualquer pessoa, exceto funcionários da AMD com acesso à série Radeon RX 9070. A fonte exata desse driver é desconhecida, portanto, é altamente recomendável não tentar instalá-lo.
A AMD mencionou que uma das razões pelas quais a Radeon RX 9070 ainda não foi lançada é devido ao trabalho contínuo em seu software. Um foco é garantir que mais jogos compatíveis com FSR4 estejam disponíveis no lançamento. Como outros notaram, a AMD visa simplificar a transição do FSR 3.1 para o 4.0, possivelmente de uma maneira semelhante ao recurso de substituição DLSS da NVIDIA, que substitui bibliotecas mais antigas por novas implementações por meio de drivers ou por preferência do usuário.