E para quem conhece as Radeons desde a ATi sabe que essa afirmação é de longa data, desde as Rage3D que as vermelhas eram mais brutas e em muitos casos se saiam melhor (aka, perde-se menos desempenho) quanto maior fosse a resolução (ou ainti-aliasing). Exemplos existem aos montes, mas só relembrando uma briga antiga...
Assim, a AMD (no tempo em que a cor oficial era verde) comprou a ATi com a proposta de fundir CPU e GPU em um único produto, ela chama na época essa abordagem de "Project Fusion", e que depois de alguns anos veio a se chamar APU. Então não é surpresa que um dia a AMD fosse ignorar, escantear ou até matar a linha Radeon em prol de absorver seu conhecimento, patentes e tecnologias para utilizar apenas em APUs.
As placas desktop ainda continuam vivas por causa da linha FirePro (agora chamada de Radeon Pro e Instinct), e com a re-unificação de arquiteturas a linha gamer continuará viva enquanto houver interesse nas placas profissionais. Então sim, a linha gamer/desktop das Radeons está existindo apenas para tampar buraco, é nítida a falta de interesse para o consumidor comum e o foco em APUs e placas DC/server.
Querer não é poder. Você criticar a AMD por não lançar o FSR4 para as RDNA anteriores é o mesmo que criticar a NVIDIA por não lançar o DLSS para as GTX1600 ou GTX1000: Em ambos os casos essas gerações passadas não possuem hardware dedicado para os cálculos envolvidos. Sei que no caso da AMD é mais revoltante mas o sentimento é o mesmo dos possuidores de GeForces quando a NVIDIA lançou as RTX2000 e as GTX1000 não receberam, e novamente quando saiu as GTX1600 e elas mesmo sendo da mesma arquitetura, também não receberam o suporte ao DLSS.
O que pode acontecer é das RX7000 receberem um FSR4 parcial, pois esta arquitetura tem algumas unidades de IA que as RDNA2 e RDNA1 não possuem, então ela poderá fazer parte do cálculo do FSR4, mas a outra parte precisará ser reprogramada para rodar diferente e isso afetará a precisão/qualidade e/ou o peso/impacto na performance, e por isso não virá o suporte no lançamento (e nem foi prometido um suporte posterior, apenas foi dito que não é impossível e pode aparecer caso uma equipe se dedique, mas só depois de lançar toda a linha RDNA4).