[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Datacenter subindo bastante e gaming caindo horrores.

Gi-goqbXcAA-4qM

Gi-SFCpW8AAI2b2
Gi-SSDuWIAA-MNK

Consoles entra em 'Gaming' também, não é? Consoles caíram bastante nas vendas no último ano, pessoal já especulando e querendo nova geração... Bem, zero surpresas de 2023 para cá, é justamente o ano das ausentes/anêmicas RDNA3. Espero que ela não erre (de novo) com as RDNA4 para tentar reverter um pouco essa situação, mas é da AMD que estamos falando...

PS: Nesse gráfico fica mais fácil de ver essa queda do setor 'gaming' da AMD:

2irCDFiD_o.png

Datas importantes no gráfico:
- Q4'2024 = Lançamento do PS5 Pro
- Q1'2024 = Lançamento das RTX 4000 Super
- Q2'2023 = Lançamento das mid-end RTX 4000
- Q4'2022 = Lançamento das RX 7000
- Q4'2020 = Lançamento das RX 6000

Última edição:
Setor de gaming caindo mto por conta da incompetência da AMD no setor
Que besteira. A AMD fornece chips para as duas maiores fabricantes de consoles, além de ser a maior fornecedora de APUs, com seus chips em todos os consoles portáveis que tem sido lançados.

O ponto é que estamos em final de geração de console, normal que as vendas caiam. Mas eu duvido que a AMD abandonará as placas de vídeo dedicadas, como andam dizendo por aí. O mercado é muito grande, e sequer é exclusivamente voltado ao público gamer. Se ela fatura com esse mercado, não há porque deixar dinheiro na mesa.

CEO da AMD confirma “Radeon RX 9070 estará à venda no início de Março”

"No setor de jogos gráficos, a receita caiu ano a ano à medida que aceleramos a esgotamento da geração atual para o lançamento de nossas GPUs da série Radeon 9000 de próxima geração. Nosso foco nesta geração é abordar a parte mais alta do volume do mercado de jogos com nossa nova arquitetura RDNA4. A RDNA4 oferece um desempenho de rastreamento de raio significativamente melhor e adiciona suporte para a tecnologia de upscaling movida à IA que trará jogos de alta qualidade em 4K para os players da gama mainstream quando as primeiras GPUs da série Radeon 9070 estarão à venda no início de março." - Dra. Lisa Su, CEO da AMD

---
Série Radeon RX 9070 supostamente lança dia 6 de Março

"Hoje recebemos uma última informação de que elas [RX9070 XT e comum] estarão disponíveis em 6 de Março. A data real para a liberação pública de desempenho ainda é desconhecida. [...] Eu já ouvi várias datas antes, incluindo 23 de Janeiro e 23 de Março. Desta vez, as notícias foram obtidas através de uma pessoa confiável (anônima), e o levantamento oficial do NDA também pode estar próximo desse período." - Hardware da Uniko

---
É, "mudaram" os planos do final de Março para o início dele, então ou estão confiantes que não precisam saber do desempenho das RTX5060 ou eles já sabem como será o CxB dessas placas. Apresentação à mídia no final de Fevereiro e lançamento início de Março, fechado, mas e o preço, vai ser anunciado em qual dessas duas datas xD

Última edição:
Posso estar sendo muito pessimista, mas será que só as 9070/xt vao ter FSR4 por IA? meu medo é 9060 nao ter.

Posso estar sendo muito pessimista, mas será que só as 9070/xt vao ter FSR4 por IA? meu medo é 9060 nao ter.
Assim, é da mesma arquitetura, então não faz sentido não ter, creio que a AMD não disse que as 9060 suportavam por simplesmente não anunciar elas. Inclusive tem a chance da AMD nem lançar essas placas baseadas no N44 :v

Ou seja, foda-se o gaming, olha como o setor datacenter subiu.
Inclusive não parece porque a escala do gráfico está errada, mas o Q4'2024 de Datacenter sozinho deu mais dinheiro que a AMD inteira do Q2'2021 e trimestres anteriores... incrível como cresceu e se depender do roadmap da Intel, o setor de datacenter da AMD vai crescer ainda mais.

Isso nem tem sentido, e ainda vai ter FSR4 pra RX 7000

mais essas RX9XXX não seria os ryzen da gpu com arquitetura de módulos e não teria mais divisões ?
esse essa ideia e so mais pra frente ainda ?

mais essas RX9XXX não seria os ryzen da gpu com arquitetura de módulos e não teria mais divisões ?
esse essa ideia e so mais pra frente ainda ?
A unificação vai ser na próxima geração, com a UDNA. Por enquanto ainda vai ser RDNA (4).

Dependendo do preço e da performance, penso em sair da 4060 para essa 9070XT - se não chegar no mesmo preço da 7900XTX (ou ainda mais caro, o que é provável). Ainda não testei o tal modelo Transformer, mas tenho minhas dúvidas se na prática é essa revolução toda. Pra mim o modelo antigo já cumpria bem o papel, e se o FSR4 chegar perto, ótimo.

AMD promete “detalhes completos” sobre a série Radeon RX 9070 em breve
AMD Frank Azor promete divulgação completa em breve.

VHkL4Uh.png

Ontem, a AMD forneceu uma atualização sobre suas próximas placas de vídeo RDNA4, confirmando que as novas GPUs estão programadas para serem lançadas no início de março . A empresa parece estar oferecendo detalhes mais precisos sobre a data de lançamento, mas ainda não há informações sobre especificações, preços ou desempenho.

Podemos, no entanto, em breve saber mais, já que Frank Azor, da AMD, prometeu “detalhes completos” em breve. Azor respondeu a um comentarista no X que estava ansioso por mais informações e esperava que a AMD aproveitasse a oportunidade para ganhar a participação dos jogadores.

Azor também respondeu a uma mensagem de acompanhamento sugerindo que a AMD deveria precificar suas placas de US$ 75 a US$ 100 mais baratas do que a RTX 5070 da NVIDIA. Ele afirmou que a AMD está ouvindo, o que pode indicar que a empresa está de fato mirando um preço mais baixo do que a NVIDIA.

A NVIDIA já anunciou os preços de sua série RTX 5070: a 5070 Ti custará US$ 749, enquanto a 5070 não Ti será vendida por US$ 549. A AMD também está trabalhando em dois modelos, a 9070 XT e a 9070. No entanto, historicamente, os preços da AMD dentro dos níveis x800/x700 não tiveram uma diferença tão grande.

De acordo com rumores não oficiais, a série RX 9070 contará com a GPU Navi 48, que a AMD já revelou. No entanto, a AMD não compartilhou nenhuma especificação, embora os parceiros de placa tenham confirmado uma configuração de memória de 16 GB para ambos os modelos futuros.

Rumores sugerem que a AMD pode lançar as novas placas em 6 de março, com um anúncio formal do produto esperado para o final deste mês. Se outra divulgação do produto não acontecer em breve, “em breve” pode não ser tão cedo quanto o esperado.

AMD promete “detalhes completos” sobre a série Radeon RX 9070 em breve
AMD Frank Azor promete divulgação completa em breve.

VHkL4Uh.png

Ontem, a AMD forneceu uma atualização sobre suas próximas placas de vídeo RDNA4, confirmando que as novas GPUs estão programadas para serem lançadas no início de março . A empresa parece estar oferecendo detalhes mais precisos sobre a data de lançamento, mas ainda não há informações sobre especificações, preços ou desempenho.

Podemos, no entanto, em breve saber mais, já que Frank Azor, da AMD, prometeu “detalhes completos” em breve. Azor respondeu a um comentarista no X que estava ansioso por mais informações e esperava que a AMD aproveitasse a oportunidade para ganhar a participação dos jogadores.

Azor também respondeu a uma mensagem de acompanhamento sugerindo que a AMD deveria precificar suas placas de US$ 75 a US$ 100 mais baratas do que a RTX 5070 da NVIDIA. Ele afirmou que a AMD está ouvindo, o que pode indicar que a empresa está de fato mirando um preço mais baixo do que a NVIDIA.

A NVIDIA já anunciou os preços de sua série RTX 5070: a 5070 Ti custará US$ 749, enquanto a 5070 não Ti será vendida por US$ 549. A AMD também está trabalhando em dois modelos, a 9070 XT e a 9070. No entanto, historicamente, os preços da AMD dentro dos níveis x800/x700 não tiveram uma diferença tão grande.

De acordo com rumores não oficiais, a série RX 9070 contará com a GPU Navi 48, que a AMD já revelou. No entanto, a AMD não compartilhou nenhuma especificação, embora os parceiros de placa tenham confirmado uma configuração de memória de 16 GB para ambos os modelos futuros.

Rumores sugerem que a AMD pode lançar as novas placas em 6 de março, com um anúncio formal do produto esperado para o final deste mês. Se outra divulgação do produto não acontecer em breve, “em breve” pode não ser tão cedo quanto o esperado.

De acordo com TechpowerUP:

Será que, se viessem com GDDR7 e tivesse versão com 384bit não brigaria na parte de cima da tabela?
Não deve vir... Devem trabalhar nessa 9070 XT, 9070 e as 60 só nessa geração
As GDDR7 tão caras, quando baixar o valor ai devem sair na próxima geração com uma GPU melhorada
Seriam As RX 9170 XT ou 10070XT?

Se a 5080 ta apanhando da série 7 imagine da serie 9 ???

Será que, se viessem com GDDR7 e tivesse versão com 384bit não brigaria na parte de cima da tabela?
GDDR7 talvez ajude em cenários de limitação de banda de memória, mas 384bit Naaah pra justificar 384 bit tu precisa de um Chip Maior que utilize esses recursos. o Chip atual não é tão grande a esse ponto.

Ainda insisto: sei q não interfere em nd, mas qual era a dificuldade da AMD de nomear estas novas vga's pra 8700/8700 XT?
Nao sei tambem hshshshsh

Acho que eles querem mudar as nomenclaturas na proxima geração, só pode ser isso

Não deve vir... Devem trabalhar nessa 9070 XT, 9070 e as 60 só nessa geração
As GDDR7 tão caras, quando baixar o valor ai devem sair na próxima geração com uma GPU melhorada
Seriam As RX 9170 XT ou 10070XT?

Acho que vai ser algo como Radeon AI 170 XT. Como vão unificar a arquitetura com a de datacenter, imagino que vão bumpar as GPUs de consumidor para isso também.

Nos processadores já temos algo assim nos Ryzen Mobile.

Screenshot_20241009_151016_Samsung-Internet.jpg

Ainda insisto: sei q não interfere em nd, mas qual era a dificuldade da AMD de nomear estas novas vga's pra 8700/8700 XT?
Entendi o pulo de RX8000 para RX9000, para se igualar aos processadores (tal qual foram as RX5000 e RX7000), mas esse salto foi decisão em cima da hora, porque em vários dos patchs para as RDNA4 é citado como sendo RX8000. Já a mudança de centena para dezena é copiar a concorrência para "se adequar ao entendimento da massa", ou seja, pré-assume que todo mundo só entende a nomenclatura da NVIDIA/Intel e copia na cara dura (e fica bizonho) :v

Acho que vai ser algo como Radeon AI 170 XT
Cremdeuspai que isso não vai para frente :eca:

Entendi o pulo de RX8000 para RX9000, para se igualar aos processadores (tal qual foram as RX5000 e RX7000), mas esse salto foi decisão em cima da hora, porque em vários dos patchs para as RDNA4 é citado como sendo RX8000. Já a mudança de centena para dezena é copiar a concorrência para "se adequar ao entendimento da massa", ou seja, pré-assume que todo mundo só entende a nomenclatura da NVIDIA/Intel e copia na cara dura (e fica bizonho) :v

Cremdeuspai que isso não vai para frente :eca:
A AMD fez o mesmo com os Ryzen e deu certo. Se tiver disponibilidade, desempenho e bom preço tem tudo pra aumentar sua competitividade no mercado.
O meu arrependimento foi não ter pego a 7800xt por 3100 já que as novas gerações, tanto da AMD quanto da Nvidia, estão decepcionado em vários quesitos.

A AMD fez o mesmo com os Ryzen e deu certo. Se tiver disponibilidade, desempenho e bom preço tem tudo pra aumentar sua competitividade no mercado.
O meu arrependimento foi não ter pego a 7800xt por 3100 já que as novas gerações, tanto da AMD quanto da Nvidia, estão decepcionado em vários quesitos.
Falta o povo compreender isso! Custo x Beneficio. Mas olhando o Reddit da AMD ou Radeon, tem alguns gringos comprando AMD ao invés de nVidia. Os preços praticados, mesmo lá foram, são impraticáveis (para muitos que dão valor ao dinheiro) e nisso começam a dar uma olhada e acham na concorrência boas opções. Mas enquanto o povo ainda for somente na cabeça de YouTurber que endeusa a nVidia e fala besteira sobre AMD ficará difícil mesmo.

E volto a repetir, tem muita gente que não precisa de uma placa de US$ 2.000,00 para jogar seus jogo...aqui no Fórum do Adrenaline é nicho do nicho, na vida real tem bastante gente com 3060, 4060...placas intermediarias e que não estão dispostas, ou não podem, gastar os valores que estão pedindo.

Users who are viewing this thread

Voltar