[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Ainda insisto: sei q não interfere em nd, mas qual era a dificuldade da AMD de nomear estas novas vga's pra 8700/8700 XT?
Nenhuma, é o lazarento do departamento de marketing lazarento da AMD que muda os nomes dos produtos porque não tem confiança neles, achando que só vendem se copiarem o esquema de numeração da concorrente líder de mercado. Infelizmente é mais um exemplo da mentalidade da AMD de seguir e não de liderar.

Idem para a linha Ryzen AI 200/300 etc, cuja nomenclatura assemelha ao Core Ultra Series 1/2/3 etc.

Se a AMD não chegar a aproveitar toda essa lambança que a nvidia fez + o ranço que foi fomentado, eu desisto dela, pode esquecer.
Tem a faca e o queijo na mão, só colocar preço nessa bagaça.

Se a AMD não chegar a aproveitar toda essa lambança que a nvidia fez + o ranço que foi fomentado, eu desisto dela, pode esquecer.
Eu já desisti faz tempo. Não compro placa AMD faz uns cinco anos ou mais.

E a maioria que torce pela AMD é só para forçar a concorrência pra depois a pessoa comprar uma placa da Nvidia. :haha:

A AMD teria que melhorar muito a questão tecnológica e de drivers para ficar realmente competitiva.

AMD tem uma oportunidade de fazer o mesmo sucesso dos tempos da RX 4XX e RX 5XX.

Até hoje essas placas são lembradas pelo excelentes CxB. Eu mesmo tive uma RX470, depois comprei uma RX 580 que hoje está no computador do meu filho.

E a maioria que torce pela AMD é só para forçar a concorrência pra depois a pessoa comprar uma placa da Nvidia. :haha:

A AMD teria que melhorar muito a questão tecnológica e de drivers para ficar realmente competitiva.

É tudo questão de preço.
Na real, tem algo que as AMD não rodem?
Se o problema são bugs, a ngreedia está passando por coisa pior nesse momento.
Por isso, essa é a oportunidade da AMD.

Só sei de uma coisa, não comprarei as novas placas da AMD e Nvidia, não achei nada de interessante nelas
Por incrível que pareça, vou aguardar a Intel lançar sua flagship e ser um beta tester deles

Só sei de uma coisa, não comprarei as novas placas da AMD e Nvidia, não achei nada de interessante nelas
Por incrível que pareça, vou aguardar a Intel lançar sua flagship e ser um beta tester deles
Eu devo pular essa geração. A não ser que apareça uma barbada muito grande, coisa que acho difícil.

Eu devo pular essa geração. A não ser que apareça uma barbada muito grande, coisa que acho difícil.
Tmb acho, fiquei imaginando essa 9070 XT sendo um ótimo CxB frente à Nvidia, mas provavelmente será aquela prática de preço no qual a AMD só cobra $50 a menos e voilá
Já a Intel, essas Battlemages vieram até que bem msm ainda com alguns problemas de overhead nos drivers, mas acredito que a próxima geração consiga minimizar ainda mais esse problema

Tmb acho, fiquei imaginando essa 9070 XT sendo um ótimo CxB frente à Nvidia, mas provavelmente será aquela prática de preço no qual a AMD só cobra $50 a menos e voilá
Já a Intel, essas Battlemages vieram até que bem msm ainda com alguns problemas de overhead nos drivers, mas acredito que a próxima geração consiga minimizar ainda mais esse problema
Sim, acho difícil a AMD levar vantagem em qualquer segmento.

Se a 9070 XT fizer sucesso, custando bem menos que a similar da concorrência (o que de cara eu já duvido), basta a Nvidia cortar o preço da sua vga que já era.

Mas torço pela concorrência, mesmo sabendo que dificilmente compraria AMD hoje em dia.

Eu queria entender essa questão dos drivers da AMD. Já passou pela minha mão: HD 7700, RX 470, RX 580, RX 5700 red devil... atualmente tenho uma RX 7600.

Nunca tive problemas com essas placas. Comprei uma RX 7600 em 06/2024, até hoje zero problemas. No computador do meu filho tem uma 580 que comprei em 2019, até hoje não tive problemas com drivers.

Em algum momento posso ter enfrentado algum problema em algum jogo, mas é tão raro que nem lembro.

Eu queria entender essa questão dos drivers da AMD. Já passou pela minha mão: HD 7700, RX 470, RX 580, RX 5700 red devil... atualmente tenho uma RX 7600.

Nunca tive problemas com essas placas. Comprei uma RX 7600 em 06/2024, até hoje zero problemas. No computador do meu filho tem uma 580 que comprei em 2019, até hoje não tive problemas com drivers.

Em algum momento posso ter enfrentado algum problema em algum jogo, mas é tão raro que nem lembro.
antes quando era o catalixo (Catalyst) era problemático
hd3200,hd5850,R9 390X ,RX480 ,RX 7900 XTX
agora o driver melhorou muito e tem vários recursos 0800 que dão vida para placas novas e velhas
so ver que o freesync destruiu o G-sync da nvdia proprietário que tinha que ter uma placa no monitor de $300 so pra "funcionar"
FRS hoje deu sobre vida a varias placas pra quem acha bonito borrar a imagem pra ganhar FPS

Driver AMD Radeon Software Adrenalin 25.2.1

Download

Destaques
E9ErZ5k.jpeg

azeAc4Z.jpeg

Suporte para novos jogos

Sid Meier’s Civilization VII
Avowed
Monster Hunter Wilds
Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii

Problemas corrigidos​

• Uma tela preta parcial pode aparecer no Menu Principal ao jogar Marvel's Spider-Man 2 com Radeon™ Anti-Lag 2 e Ray Tracing habilitados em processadores AMD Ryzen™ série 7000 e superiores.
  • Não é possível definir valores de preto baixos ao usar o MyXrayDose ViewIQ.

Problemas conhecidos​

• Falhas intermitentes no sistema ou no aplicativo podem ser observadas ao jogar FINAL FANTASY VII REBIRTH por longos períodos de tempo.
  • O tempo limite intermitente do driver ou travamento pode ser observado ao jogar Warhammer 40.000: Space Marine 2 em alguns produtos gráficos AMD, como o AMD Ryzen™ AI 9 HX 370. Usuários com esse problema podem habilitar a Memória Gráfica Variável no AMD Software: Adrenalin Edition como uma medida temporária (AMD Software: Adrenalin Edition -> Desempenho -> Ajuste -> Memória Gráfica Variável).
  • Gagueira intermitente pode ser observada ao jogar Marvel Rivals quando a geração de quadros AMD FidelityFX™ Super Resolution 3 está habilitada. Usuários que estão enfrentando esse problema são recomendados a desabilitar a geração de quadros AMD FidelityFX™ Super Resolution 3 nas configurações por jogo como uma solução temporária.
  • Após usar o AMD Cleanup Utility para Windows®, a AMD Bug Report Tool pode aparecer intermitentemente durante a instalação de um novo driver em processadores AMD Ryzen™ série 7000 e superiores emparelhados com produtos gráficos AMD.
  • A codificação HEVC pode não funcionar como esperado ao usar o OBS Studio com Twitch Enhanced Broadcasting.

Conteúdo da embalagem​

• Software AMD: Atualização opcional do driver Adrenalin 25.2.1 versão 24.20.33.05 para Windows® 10 e Windows® 11 (Windows Driver Store versão 32.0.12033.5029).

É tudo questão de preço.
Na real, tem algo que as AMD não rodem?
Se o problema são bugs, a ngreedia está passando por coisa pior nesse momento.
Por isso, essa é a oportunidade da AMD.
Depois do aumento forçado das 5090 e 5080, após lançanento da nVidia, pode esperar um aumento também nas placas da AMD.

A AMD pode por $550 MRSP que chegará no mercado por $700 ou mais.

Mas os últimos anos tem sido a mesma coisa, várias vezes a Nvidia deu alguma derrapada e a AMD foi lá e fez pior. RDNA3 é o exemplo mais recente.

Eu sai de uma nVidia e fui pra AMD e, para os jogos que eu jogo (iRacing e Le Mans Ultimate) não tenho NADA a reclamar...essa história de Drivers ai, hoje em dia, não cola mais não. Alias, tenho amigos que também saíram da nVidia e estão de boa na AMD.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, isso é coisa que YouTuber ainda fica falando baseado em uma época que já passou. Tenho a minha 6600 XT a MUITO tempo, meu filho tem uma 6600, tenho diversos amigos com placas AMD e sabe qual a reclamação da grande maioria? Porque não comprei antes!

Tive um microATX com RX580 (MSI Armor) e Ryzen 2600. Foi uma das configurações mais c/b que usei.

RX580.jpg

Saudade dessa época que a preocupação era espaço pra instalar mais jogos e não "qual o momento certo pra vender e por quanto" pensando na próxima placa de de 10, 15, 20K :bem:

Depois do aumento forçado das 5090 e 5080, após lançanento da nVidia, pode esperar um aumento também nas placas da AMD.

A AMD pode por $550 MRSP que chegará no mercado por $700 ou mais.
É só ela manter a proporção.
Nos anos recentes não houve um conjunto de fatores tão numerosos como os atuais. De qq maneira, só depende dela.

Particularmente não ligo pra RT/PT, também não me importo em jogar nenhuma gam dayone, unica coisa que me importo é força bruta, se o FSR dela chegar realmente melhorado e principalmente tiver preço razoavelmente mais baixo, vou realmente considerar.

Lenda urbana dos Enzo

Igual carro com motor 16V. Quando veio o primeiro para o Brasil, chegou num motor mau projetado e caiu na desgraça do povão. Isso fez todos torcerem o nariz para motores 16V e se vc trocar ideia com pessoal um pouco mais das antigas, o preconceito desse tipo de motor rola até hj

AMD supostamente está trabalhando em uma GPU RDNA 4 com 32 GB de VRAM

FIUSLAB.png

Um novo rumor da Chiphell menciona uma GPU AMD com 32 GB de VRAM. Aparentemente, ela está programada para ser lançada em algum momento no H1, 2025 e será feita para aplicações empresariais mais do que para jogos.

Até agora, o material promocional da AMD sugere que a Radeon RX 9070 XT será a GPU RDNA 4 de especificação superior desta geração com 16 GB de VRAM. Uma placa de ponta com uma GPU Navi 4c foi descartada por uma infinidade de razões. Mas, o Team Red ainda tem outro truque na manga, se um rumor da Chiphell for preciso.

Aparentemente, a empresa planeja lançar outra GPU RDNA 4 de ponta em algum momento no primeiro semestre de 2025. Embora a capacidade de VRAM não tenha sido decidida, ela pode chegar a 32 GB. Essencialmente, isso atuará como o contador RTX 5090 da AMD nesta geração. Mas há algumas dúvidas se esta é uma GPU para jogos ou uma para data centers, que poderia se beneficiar legitimamente da memória de vídeo extra. E provavelmente custará um bom dinheiro, ao contrário da RX 9070 XT .

32 GB de VRAM implica que o barramento de memória da GPU será de 256 bits ou 512 bits. Não houve informações sobre a AMD trabalhando em uma GPU com o último. Portanto, há uma boa chance de que possa ser uma GPU Navi 44 de classificação mais alta com alguns recursos de IA adicionados. Mas, se for lançada sob a marca Radeon, você poderá jogar alguns jogos nela. Não muito bem, mas ainda assim.

FuoB5U7.jpeg

Fonte: Chiphell

• Curtir
Reações: Zyt
Mesmo perdendo para as 5090, se o preço por desempenho for melhor, com boa oferta de VRAM, consumindo menos, aquecendo menos, com conectores de energia padrão e que não derretem… a AMD já havia decido não competir na parte de cima, mas com as sucessivas cagadas da verdinha, o cenário ficou favorável… olha, capaz da AMD deitar a nVidia

Mesmo perdendo para as 5090, se o preço por desempenho for melhor, com boa oferta de VRAM, consumindo menos, aquecendo menos, com conectores de energia padrão e que não derretem… a AMD já havia decido não competir na parte de cima, mas com as sucessivas cagadas da verdinha, o cenário ficou favorável… olha, capaz da AMD deitar a nVidia
Pois é, se a AMD descartou nessa geração um chip superior ao das RX 9070 XT, essa placa vai ser talvez uma 9070 XTX com 32Gb de Vram a 512bits?

Provável que seja uma placa entry-level para IA, em substituição das 7900.

Provavelmente vão fazer clamshell, então o desempenho não deve ser muito diferente da versão de 16 GB.

Users who are viewing this thread

Voltar