[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Esse launcher da Rockstar é a maior porcaria que já vi.
 
Nada sobre performance :( Um jogão da poha, mas nesse patamar de exigência, não vai dar nem pra aproveitar direito, tem que rodar em 1080p / Low pra manter 60 FPS na 1060. Disgusting...
 
Tem alguma 5700 em promoção hoje em dia? Achei outro comprador pra minha 1060 por 800 reais.

To pensando em pegar uma 5700 pra passar essa troca de geração
 
TUTORIAL IMPORTANTE

Como resolver o problema de Stuttering constante se aparecer nas RX 5700/RX 5700XT:


Bem, eu descobri um Bug que pode afetar você (Talvez não seja novidade, mas é pra mim). Ele atinge praticamente todos os jogos que funciona nessas VGAs e causa bastante stuttering neles, mas como resolver?

De forma resumida: Você não pode modificar a Curva de Fan da sua Placa de Vídeo nem pelo Driver(Wattman) e nem por nenhum programa de monitoração, a curva deve ficar intocada em automática.

Explicando:

Você pode fazer overclock, undervolt, mas não pode modificar a curva da fan.
Pode monitorar e alterar os clocks da memória e do chip com o MSI Aferburner, HWinfo64,entre outros; mas se você setar uma velocidade manual ou fazer uma programação de rotação, terá esse problema de micro stuttering em games.
Recomendo usarem o MSI Aferburner e monitorar em gráfico o Frametime, vocês vão notar isso.

Como descobri isso?
Fiz 5 Perfis no Afterburner, o primeiro sem modificar nada e salvo, o restante com alguma espécie de overclock e undervolt + programas de Fan.
Se eu setar praticamente qualquer um desses perfeis começa o microstuttering, mas se eu voltar ao perfil inicial sem nenhuma modificação; o problema se resolve imediatamente. Foi aí que instigou minha curiosidade: O que tinha de semelhante em todos os perfis que não tinha no primeiro; Uma mudança de rotação das Fans. E nos perfis anterior que eu tinha e funcionava corretamente; eu não tinha mexido nas fans.

Para resolver isso, posso criar os perfis normalmente, mas não posso monitorar a Fan pelo afterburner ou qualquer outro meio.
Eu descobri recentemente porque até então minha VGA é fria e nem tive interesse de modificar a Fan, apenas fazer overclock e undervolt, mas quando fui modificar, dei de cara com o problema; para a minha sorte, o perfil em stock me ajudou a matar a charada bem rápido.

Bem, o grande problema desse Bug é principalmente para quem tem VGA modelo referência, pois sabemos que além do Undervolt, a galera gosta de fazer um perfil de fan para diminuir a temperatura de forma mais eficiente, então isso se torna um empecilho bem grave no meu ponto de vista.

É o primeiro grande problema e ponto negativo que vejo dá RX 5700/XT, pois afeta o dia-a-dia de qualquer usuário.
*Problema de Stuttering do The Division 2 foi resolvido no último driver.

Espero que a AMD resolva esse o mais breve, não afeta muito a mim em específico, mas sabemos que afeta boa parte da comunidade.


Dê uma olhada @mamazinh0w.
 
Última edição:
TUTORIAL IMPORTANTE

Como resolver o problema de Stuttering nas RX 5700/RX 5700XT:


Bem, eu descobri um Bug generalizado (Talvez não seja novidade, mas é pra mim) que afeta praticamente todos os jogos que funciona nessas VGAs e causa bastante stuttering neles, mas como resolver?

De forma resumida: Você não pode modificar a Curva de Fan da sua Placa de Vídeo nem pelo Driver(Wattman) e nem por nenhum programa de monitoração, a curva deve ficar intocada em automática.

Explicando:

Você pode fazer overclock, undervolt, mas não pode modificar a curva fan.
Pode monitorar com o MSI Aferburner, HWinfo64, mas se você setar uma velocidade manual ou fazer uma programação de rotação, terá esse problema de micro stuttering em games.
Recomendo usarem o MSI Aferburner e monitorar em gráfico o Frametime, vocês vão notar isso.

Como descobri isso?
Fiz 5 Perfis no Afterburner, o primeiro sem modificar nada e salvo, o restante com alguma espécie de overclock e undervolt.
Se eu setar qualquer perfil começa o microstuttering, mas se eu voltar ao perfil inicial sem nenhuma modificação; o problema se resolve imediatamente. Foi aí que isso me instigou minha curiosidade: O que tinha de semelhante em todos os perfis que não tinha no primeiro; Uma mudança de rotação das Fans.

Para resolver isso, posso criar os perfis normalmente, mas não posso monitorar a Fan pelo afterburner ou qualquer outro meio.
Eu descobri recentemente porque até então minha VGA é fria e nem tive interesse de modificar a Fan, mas quando fui modificar, dei de cara com o problema; para a minha sorte, o perfil em stock me ajudou a matar a charada.

Bem, o grande problema desse Bug é principalmente para quem tem VGA modelo referência, pois sabemos que além do Undervolt, a galera gosta de fazer um perfil de fan, então isso se torna um empecilho bem grave.

É o primeiro grande problema e ponto negativo que vejo dá RX 5700/XT, pois afeta o dia-a-dia do usuário.
Problema de Stuttering do The Division 2 foi resolvido no último driver.

Espero que a AMD resolva esse o mais breve, não afeta muito a mim em específico, mas sabemos que afeta boa parte da comunidade.


Dê uma olhada @mamazinh0w.
Desculpa a pergunta, mas o undervolt ajuda em que? Teoricamente ele não diminuiria os clocks da VGA?
E qual modelo custom de vga tu tem?
 
Desculpa a pergunta, mas o undervolt ajuda em que? Teoricamente ele não diminuiria os clocks da VGA?
E qual modelo custom de vga tu tem?
O undervolt é basicamente a diminuição de voltagem da VGA, você pode aumentar/diminuir ou manter o Clock, mas se você tentar diminuir a voltagem abaixo do valor de fabrica da VGA, você estará fazendo Undervolt. (Ele é o inverso do Overclock). Ele ajuda a diminuir as temperaturas da VGA e manter o desempenho; pessoal que tem VGA referência usa muito. O que você citou é o Underclock.

Minha VGA é um modelo Pulse. Tenho uma 5700XT.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a concorrência que se cuide!!! rsrsrs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Brother... aqui tá configurado em PBO Enhanced MODE 3 + LLC MODE 8 , VCORE deixei em AUTO (-) , SOC deixei em AUTO também.

Fiz vários testes, aqui o meu se comportou um pouco melhor dessa maneira que das outras..

Você pode verificar o Overdrive Scalar também, talvez com 10x comporte-se melhor..


Você está com a 1.0.0.3ABBA ? os clocks do meus subiram consideravelmente quando passei para a ABBA, antes o PBO ficava em 4200, 4250 no máximo, agora todos os cores praticamente batem acima dos 4300Mhz.
Fiz vários testes com tudo quanto é configuração, não adiantou... aqui custo fazer ele bater 4.2Ghz em um núcleo. Como o desempenho é ruim no PBO, acabo setando manual 4.2Ghz em todos núcleos. Aqui estou usando o AGESA 1.0.0.4B(O último oficial).
 
O undervolt é basicamente a diminuição de voltagem da VGA, você pode aumentar/diminuir ou manter o Clock, mas se você tentar diminuir a voltagem abaixo do valor de fabrica da VGA, você estará fazendo Undervolt. (Ele é o inverso do Overclock). Ele ajuda a diminuir as temperaturas da VGA e manter o desempenho; pessoal que tem VGA referência usa muito. O que você citou é o Underclock.

Minha VGA é um modelo Pulse. Tenho uma 5700XT.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Fiz vários testes com tudo quanto é configuração, não adiantou... aqui custo fazer ele bater 4.2Ghz em um núcleo. Como o desempenho é ruim no PBO, acabo setando manual 4.2Ghz em todos núcleos. Aqui estou usando o AGESA 1.0.0.4B(O último oficial).
Qual o clock que tua XT roda?

Então, por diminuir a voltagem imaginei que diminuiria o desempenho tambem
 
Aqui não tenho esses stutterings. To rodando em 1V e ~1770Mhz (1850Mhz no afterburner). 5700xt founders.
Fan com curva, nos dias de calor rodando no máx em 50% e temperaturas < 71 graus.
Como to jogando em fullhd e 60Hz pra mim tá bom.
 
Qual o clock que tua XT roda?

Então, por diminuir a voltagem imaginei que diminuiria o desempenho tambem
Olha, vária muito e depende muito do jogo.. É até difícil te dá um valor preciso, mas em stock com as fans em modo automático geralmente fica entre 1850/1975 em jogos mais pesados.

Não necessariamente diminuir a voltagem irá diminuir o desempenho do chip. Tudo depende da qualidade do chip que você tem. As vezes X Sílicio depende de Voltagem X para desempenhar X valor, outras vezes um Sílicio Y para executar aquele desempenho do X precisará de mais voltagem ou menos voltagem que o X. A questão é fazer testes para descobrir o ponto de estabilidade e ver o limite mínimo e máximo.

Eu já descobri por exemplo que a minha VGA faz o desempenho de fabrica com 0.9v e diminuindo o consumo em -5% do Power target. Isso "congela" ela. Em stock ele faz essa mesma perfomance com 1.1175v e 0% do powertarget.

A realidade é que todo produto de Hardware precisa de um pente fino para descobrir seu melhor funcionamento.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em uma TV 4k nativa, será que fica bom jogar em QHD?
Fica sim, eu uso aqui dessa forma. A perda de qualidade é pouca.
Em breve a AMD deve implantar o Intenger Scaling; a perda será ainda menor, para não dizer nula.
 
Última edição:
Não consegue esperar até a Black ?

Foda que o comprador buscaria logo a minha. Acho que depois da Black, a chance de vender a minha abaixa.

Vou ver se arrumo uma placa velha emprestada.
 
Ontem aconteceu uma coisa ''estranha'' estava jogando COD MW 2019 multiplayer, e quando terminei, fechei o jogo..e fui ver a temperatura no WATTMAN, e estava aparecendo o seguinte.

**VGA**

PICO
JUNCTION TEMP: 110º

MÉDIA
JUNCTION TEMP: 76º


Ai eu me pergunto, esta tudo bem??? ou devo me preocupar, pois a média esta excelente, mas o PICO pelo que me consta esta no limite!

oq acham ??? ** minha placa esta na assinatura **


Alguém ??
 
O undervolt é basicamente a diminuição de voltagem da VGA, você pode aumentar/diminuir ou manter o Clock, mas se você tentar diminuir a voltagem abaixo do valor de fabrica da VGA, você estará fazendo Undervolt. (Ele é o inverso do Overclock). Ele ajuda a diminuir as temperaturas da VGA e manter o desempenho; pessoal que tem VGA referência usa muito. O que você citou é o Underclock.

Minha VGA é um modelo Pulse. Tenho uma 5700XT.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Fiz vários testes com tudo quanto é configuração, não adiantou... aqui custo fazer ele bater 4.2Ghz em um núcleo. Como o desempenho é ruim no PBO, acabo setando manual 4.2Ghz em todos núcleos. Aqui estou usando o AGESA 1.0.0.4B(O último oficial).

tentou com 1.0.0.3abba ver se melhora?
 
Não sei se é um caso isolado ou otimização de driver só sei que o gamernexus revisou rdr2 e a 5700xt performou colada na 2070s e em alguns casos perdeu só por 1 fps.

Espero ver mais disso no futuro.

--

Acabei de ver o novo video do gamernexus testando cpus com rdr2 cara q jogo estranho. Cpus novas como i5-9xxx rodando pior que o meu i7-2700k stock. Loucura.
 
Última edição:
Ontem aconteceu uma coisa ''estranha'' estava jogando COD MW 2019 multiplayer, e quando terminei, fechei o jogo..e fui ver a temperatura no WATTMAN, e estava aparecendo o seguinte.

**VGA**

PICO
JUNCTION TEMP: 110º

MÉDIA
JUNCTION TEMP: 76º


Ai eu me pergunto, esta tudo bem??? ou devo me preocupar, pois a média esta excelente, mas o PICO pelo que me consta esta no limite!

oq acham ??? ** minha placa esta na assinatura **

aqui a curva padrão da 5700 XL é 45% em 80°C, é a versão Pulse

Liga a curva manual de rpm no wattmann e vê se está parecido. Se estiver assim, vc tem margem pra aumentar ainda

demorei uma semana pra sair da comodidade e fuçar na curva de ventoinha.
O padrão da Pulse não-XT é 45% > 80°C na GPU :lol2:

Como nesse calor já tava rondando 70° gpu/75°junção/80° memoria em full load e eu sou cagão pra isso escalonar e eu distraido não perceber, pus um pouco mais rpm pros jogos e deixei o "Global" padrão de fabrica pra manter o zero rpm em idle sem ser jogos/apps.

50°>10%
62°>40%
72°>60%
80°>65%

Continua sem ser barulho excessivo até 75%. Já em 80%, sim, começou um som de turbina

65% eu ouço bem os fans, sim, mas não é uma "turbina"como minha RX470 single fan rs
 
Tô indeciso entre a RTX 2070 Super (Aorus triple fan) por 3 mil reais e a RX 5700 XT (XFX Thicc II) por 2549 reais. Qual a opinião de vcs? Eu estou considerando o impacto de minha escolha agora quando as novas placas RTX 3xxx da Nvidia e da AMD forem lançadas no ano que vem, por mais que ainda estejamos na fase da especulação e tal. Não posso comprar uma placa de vídeo que rode tudo em 4k/ultra/60fps+ agora, mas ano quem vem acho que isso será possível se os novos modelos forem competitivos e chegarem com preços mais "acessíveis"
 
Tô indeciso entre a RTX 2070 Super (Aorus triple fan) por 3 mil reais e a RX 5700 XT (XFX Thicc II) por 2549 reais. Qual a opinião de vcs? Eu estou considerando o impacto de minha escolha agora quando as novas placas RTX 3xxx da Nvidia e da AMD forem lançadas no ano que vem, por mais que ainda estejamos na fase da especulação e tal. Não posso comprar uma placa de vídeo que rode tudo em 4k/ultra/60fps+ agora, mas ano quem vem acho que isso será possível se os novos modelos forem competitivos e chegarem com preços mais "acessíveis"

Aorus é supervalorizado, hein cara... pega 2070S mas de outro modelo. Pra revenda vira um elefante branco na sua mão um trem desses, daqui a 1 ano
 
Não sei se é um caso isolado ou otimização de driver só sei que o gamernexus revisou rdr2 e a 5700xt performou colada na 2070s e em alguns casos perdeu só por 1 fps.

Espero ver mais disso no futuro.

--

Acabei de ver o novo video do gamernexus testando cpus com rdr2 cara q jogo estranho. Cpus novas como i5-9xxx rodando pior que o meu i7-2700k stock. Loucura.
Normal, tem vários jogos que a RX 5700XT fica na cola da RTX 2070S; e a tendência é ficar cada vez mais assim.
 
Tô indeciso entre a RTX 2070 Super (Aorus triple fan) por 3 mil reais e a RX 5700 XT (XFX Thicc II) por 2549 reais. Qual a opinião de vcs? Eu estou considerando o impacto de minha escolha agora quando as novas placas RTX 3xxx da Nvidia e da AMD forem lançadas no ano que vem, por mais que ainda estejamos na fase da especulação e tal. Não posso comprar uma placa de vídeo que rode tudo em 4k/ultra/60fps+ agora, mas ano quem vem acho que isso será possível se os novos modelos forem competitivos e chegarem com preços mais "acessíveis"

promeiro passo, ja desconsidera essa 5700 xt aí,destrincharam a placa e os resultados não foram bons.
da uma olhada na Red Devil, Red Dragon, Pulse.. pelo menos na parte da série 5700 xt.
Acompanhando promoções, vc pega a Red dragon ou pulse por menos de R$ 2300 , ficando bem mais interessante a relação c/B do que a 2070 super.
 

Nada que um ar condicionado não resolva, com temperatura ambiente na ordem de 20C até 25C, o core do gpu pra mim bate no máximo em 90C.

Mas pelo jeito essa é a temperatura normal da placa com cooler tipo blower que é a minha realidade, mas o tempo vai dizer se a vga vai aguentar toda essa temperatura.

Reduzir o clock e a tensão de alimentação do gpu, também diminui a temperatura do hot spot.

Eu estou com um probleminha, que minha vga só trabalha em clock e tensão padrão, se eu tentar fazer undervoltage ou reduzir o clock em qualquer valor o jogo trava.

De qualquer maneira um belo projeto de placa de vídeo e retiro minhas criticas contra AMD/ATI, esse negocio de driver problemático é mais um lenda de gente leiga no assunto e não reflete a atualidade. :S

Agora a Nvidia vai ter que se coçar ou reduzir esses preços, a minha 970 eu paguei 1500 dilmas e na 5700xt 2500 mitos e a cada dia o dinheiro perde o valor no bananal.

O próximo PC vou ter que montar indo no Paraguai assim como eu fazia na época em que meu pai era vivo, comprei um mega drive japonês e o super nintendo lá e tenho os consoles até hoje (preciso fazer o recap nos bixos).


promeiro passo, ja desconsidera essa 5700 xt aí,destrincharam a placa e os resultados não foram bons.
da uma olhada na Red Devil, Red Dragon, Pulse.. pelo menos na parte da série 5700 xt.
Acompanhando promoções, vc pega a Red dragon ou pulse por menos de R$ 2300 , ficando bem mais interessante a relação c/B do que a 2070 super.

O freesync da Q70r está funcionando normal ? Eu tenho uma Q60r e o freesync dela está desligado devido a telas pretas, eita televisão problemática essa tal de q60r (a q70r é ótima).
 
Última edição:

Olha o pessoal falando da 5700 XT THICC II da XFX
A minha a máxima que deu no ponto mais quente nunca passou de 95 graus
Isso que na teoria eu tenho a versão com o dissipador que não é o mais atual com mais cobre
 
Tô indeciso entre a RTX 2070 Super (Aorus triple fan) por 3 mil reais e a RX 5700 XT (XFX Thicc II) por 2549 reais. Qual a opinião de vcs? Eu estou considerando o impacto de minha escolha agora quando as novas placas RTX 3xxx da Nvidia e da AMD forem lançadas no ano que vem, por mais que ainda estejamos na fase da especulação e tal. Não posso comprar uma placa de vídeo que rode tudo em 4k/ultra/60fps+ agora, mas ano quem vem acho que isso será possível se os novos modelos forem competitivos e chegarem com preços mais "acessíveis"
Amigo, a tenência a longo prazo é a 5700XT encostar cada vez mais na Super (custando menos)

Paguei 2143 na minha Red Dragon na Terabyte.

Com o lançamento da série 3xxx a tendência é a 2xxx desvalorizar muito e ter desempenho estagnado ou piorado (Nvidia cagando nós drivers de geração antiga)

Por essas e outras recomendo a XT em alguma promoção
 
@Lekous Me chama no whats hoje a noite que te mando pics do meu perfil do wattman.
Estou usando um perfil pro COD que não fica abaixo de 115 fps (full HD) e a temperatura da Challenger não passa de 70º.

Mas enfim, esse pico do junction é normal, até. As Navi foram baseadas pra aguentar exatamente isso. No entanto, nossas placas (Challenger) vêm com um overvolt considerável, então aumentar a curva de FAN e diminuir o volt é uma boa pedida.
Ainda mais que COD é super otimizado.

Enfim, relax, mas se quiser, manda mensagem que te ajudo.

Abraço!
 
Amigo, a tenência a longo prazo é a 5700XT encostar cada vez mais na Super (custando menos)

Paguei 2143 na minha Red Dragon na Terabyte.

Com o lançamento da série 3xxx a tendência é a 2xxx desvalorizar muito e ter desempenho estagnado ou piorado (Nvidia cagando nós drivers de geração antiga)

Por essas e outras recomendo a XT em alguma promoção

Entendi. Tbm tô mais inclinado a comprar a 5700 XT. O jeito vai ser esperar black fraude pra ver se dou sorte pagando bem menos de 2500 reais numa marca boa, ou então adquirir algum modelo semi-novo mais em conta. Pelo que estão dizendo, não vale a pena comprar a XFX Thicc II... Pena que a Sapphire Nitro+ ainda não tem previsão de lançamento no Brasil
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo