[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Pra quem igual eu só não tinha mudado de placa ainda por causa do hackintosh, finalmente essa porra está sendo suportada no catalina:


Só esperar o catalina ficar menos bugado que vai ser top!
 
Não sei se estou certo, mas a navi 21 pode ser anunciada como topo de linha das high-end da amd, certo? Talvez seja a placa que dispute ou supere a rtx 2080 ti. Isso porque tem ainda a 22 e a 23,mas pela numeração em ordem decrescente, a 21 seria superior a 22 e a 23
Vá nos comentários deste artigo, o dayllann colocou muita informação:
 
Isso tá acontecendo em um jogo específico ??? Sintoma de problema em cabo dp/HDMI ... Ou driver corrompido.

Praticamente qualquer jogo e não é o cabo porque a 2080TI não da problema, pode ser o driver mesmo baixei o ultimo.

Mas agora sem previsão de testar novamente.
 
@hayabasa usando saida HDMI da 5700 XL tambem tive problemas testando agora no HT Samsung 5.1 que tenho aqui. 2

Vendo filmes no Kodi em 30min some o som com o HT em volume baixo. Em volume médio p\ alto, começa chiadeira logo nos primeiros minutos. Nem testei em jogos pq a placa tá redondinha agora

Como uso só o som da B450 pra um amplificador estéreo > bookshelf não vai fazer falta agora, mas isso funcionava até na minha RX470 judiada.

EDIT: cabos todos funcionam normal na TV da sala onde fica o HT. Problema da GPU msm. Driver ou Windows, sei lá. Vou testar as dicas lá do forum AMD (não instalar driver de som do Adrenalin)
 
Última edição:
Depois de ter jogado usando a 5700xt nem vejo mais graça jogar usando a 1060.
Tô só jogando o Rage, e tô doido pra jogar o Red Dead 2 mas com esta vga não dá.
Pra completar o estrago a terabyte ainda não estornou o dinheiro pra operadora do cartão, 7 dias depois que falou que iria fazê-lo.
 
pra quem pensa em pegar uma 5700/5700 XT, tem isso aqui


Se não tiver tela preta/azul, não vale a pena RMA/devolver a placa só por causa disso, mas que é broxante ter que descobrir como driblar downclock(não mantem 90~100% uso da GPU), com certeza é :chan:
 
pra quem pensa em pegar uma 5700/5700 XT, tem isso aqui


Se não tiver tela preta/azul, não vale a pena RMA/devolver a placa só por causa disso, mas que é broxante ter que descobrir como driblar downclock(não mantem 90~100% uso da GPU), com certeza é :chan:
Meu filho não tem esse problema, nunca reclamou.

GPU da AMD com chill on fica com FPS flutuando de acordo com a carga, porém não existe stuttering.
Se no uso normal (chill off) existir queda acentuada de FPS, quem tem o problema precisa usar o formulário da AMD:

O reddit/forum/etc não é o local mais adequado porque é fora do Sistema da Qualidade implementado. Se for documentado eles precisam tomar ação corretiva se for algo grave.
Lembrando que dependendo do peso do jogo é normal o GPU não ficar com carga no limite superior em todos os trechos. Além disso pode existir gargalo do CPU em alguns trechos e jogo bugado.
Por isso o formulário pede todas as informações possíveis (com detalhes).

 
Eu vejo isso de duas formas:
1) do lado do desempenho é ótimo, pois sempre tem coisa nova com mais desempenho por um preço igual ou pouco maior que a geração anterior.
2) do lado do produto anterior que você comprou é péssimo, pois a desvalorização é massiva. Eu mesmo vendi agora uma 1070 TI por praticamente metade do preço que paguei faz um ano.

Mas acho que isso é inevitável. O jeito é comprar uma placa boa e "casar" com ela. Só trocar quando realmente precisar. É a maneira de perder menos dinheiro com esses upgrades.
Estava nesse mesmo dilema, com uma 1070 comprada em 2016 na BF, vendi semana passada por 500 reais a menos do que paguei. E tive que desembolsar 1k pra pegar essa 5700xt, estava relutando mas, com a desvalorização e os jogos mais exigentes, acabei cedendo.
Optei pela AMD pelo custo benefício e amadurecimento dos drivers.
Enquanto a NVidia não melhora o desempenho das placas de geração anterior com novos drives, melhorando apenas as recém lançadas.
 
Última edição:
Meu filho não tem esse problema, nunca reclamou.

GPU da AMD com chill on fica com FPS flutuando de acordo com a carga, porém não existe stuttering.
Se no uso normal (chill off) existir queda acentuada de FPS, quem tem o problema precisa usar o formulário da AMD:

O reddit/forum/etc não é o local mais adequado porque é fora do Sistema da Qualidade implementado. Se for documentado eles precisam tomar ação corretiva se for algo grave.
Lembrando que dependendo do peso do jogo é normal o GPU não ficar com carga no limite superior em todos os trechos. Além disso pode existir gargalo do CPU em alguns trechos e jogo bugado.
Por isso o formulário pede todas as informações possíveis (com detalhes).


aqui eu não uso o Chill, nem Anti-lag. Desligado tanto no "Global" quanto especifico pros jogos

Bug comum que citam em todo lugar (reddit/guru3d/techpowerup) é jogar em 1080p sem estar no ULTRA pq dá esses downclocks malucos e dar micro stutter. Aqui eu resolvi pondo tudo em VSR pra uma resolução maior do que a nativa. Fica estável nos 90% ou mais pro meu desejo de 75fps
 
Placas Blower não criam bolha de ar dentro do gabinete, todo o ar quente sai na parte de trás da placa.


entao nao iria ajudar em nada meter um water no processador?

Melhor investir só em fans pro gabinete entao
 
aqui eu não uso o Chill, nem Anti-lag. Desligado tanto no "Global" quanto especifico pros jogos

Bug comum que citam em todo lugar (reddit/guru3d/techpowerup) é jogar em 1080p sem estar no ULTRA pq dá esses downclocks malucos e dar micro stutter. Aqui eu resolvi pondo tudo em VSR pra uma resolução maior do que a nativa. Fica estável nos 90% ou mais pro meu desejo de 75fps
No release notes do último driver isso aparece:
"Radeon RX 5700 series graphics products may experience stutter in some games at 1080p and low game settings. "

Nesse caso precisa aguardar uma correção da AMD. Só precisa saber como funciona a prioridade de correções.

Ora, para REPRODUZIR O PROBLEMA, quanto mais informação disponível, melhor. O que aparece no reddit/forum/comunidade tem poucos dados.
A divisão da AMD que analisa esses dados separa o que é causado pelo driver e N causas distintas (gargalo do CPU, bug no jogo ou OS).
Obviamente através de cálculo, cada bug do driver é analisado/colocado em ordem de prioridade. Por isso no release notes existem bugs em aberto (seja por falta de dados ou prioridade)
Podem existir 100 pessoas com problema X, porém outras 100000 podem NÃO TER O MESMO PROBLEMA (um deles é meu filho).

Reclamar no reddit/forum/comunidade pode causar algum efeito, mas para RESOLVER O PROBLEMA, precisa preencher o formulário. Se não preencheu/mandou, recomendo fazer.
Falta de dados pode atrasar correção.
Todo Sistema da Qualidade usa o feedback do usuário para informar as equipes de problemas (incluindo a TSMC). Essas empresas valem bilhões de dólares.
 
Última edição:
entao nao iria ajudar em nada meter um water no processador?

Melhor investir só em fans pro gabinete entao

Aqui meu setup é, duas noctua f12 intake no meuradiador do WC, na parte frontal.
e duas noctua P12 como exaustor, sendo uma traseira e outra no topo.

Consigo média de70ºC na GPU com uma curva do fan prezando mais silencio e média de 40ºC no processador em jogos, em stress 100% ele fica em média 50ºC.

No release notes do último driver isso aparece:
"Radeon RX 5700 series graphics products may experience stutter in some games at 1080p and low game settings. "

Nesse caso precisa aguardar uma correção da AMD. Só precisa saber como funciona a prioridade de correções.

Ora, para REPRODUZIR O PROBLEMA, quanto mais informação disponível, melhor. O que aparece no reddit/forum/comunidade tem poucos dados.
A divisão da AMD que analisa esses dados separa o que é causado pelo driver e N causas distintas (gargalo do CPU, bug no jogo ou OS).
Obviamente através de cálculo, cada bug do driver é analisado/colocado em ordem de prioridade. Por isso no release notes existem bugs em aberto (seja por falta de dados ou prioridade)
Podem existir 100 pessoas com problema X, porém outras 100000 podem NÃO TER O MESMO PROBLEMA (um deles é meu filho).

Reclamar no reddit/forum/comunidade pode causar algum efeito, mas para RESOLVER O PROBLEMA, precisa preencher o formulário. Se não preencheu/mandou, recomendo fazer.
Falta de dados pode atrasar correção.
Todo Sistema da Qualidade usa o feedback do usuário para informar as equipes de problemas (incluindo a TSMC). Essas empresas valem bilhões de dólares.
Aqui também faço a mesma coisa, a RX5700 tem capacidade de rodar todos os jogos em 1080p no máximo, mas nessa resolução o clock varia muito, utilizando o upscaling pra 1440p, a placa trabalha em 100% e desempenho melhor que em 1080p, isso com as mesma qualidades gráficas.
 
Aqui também faço a mesma coisa, a RX5700 tem capacidade de rodar todos os jogos em 1080p no máximo, mas nessa resolução o clock varia muito, utilizando o upscaling pra 1440p, a placa trabalha em 100% e desempenho melhor que em 1080p, isso com as mesma qualidades gráficas.
Se não fez, recomendo preencher o formulário e enviar. Se muitos fizerem isso, a prioridade da correção pode mudar. Além disso, muitas vezes a falta de dados atrasa correção.
Quanto mais detalhado, melhor. Ficar reclamando em reddit/forum/comunidade não chega em quem importa: quem faz a análise/correção na AMD.


E sim, alguém precisa ler a informação porque faz parte do Sistema da Qualidade. O mesmo vale para ação corretiva quando necessário.
 
@user101 "Radeon driver" não é minha referencia perfeita pra enviar/gerar big data de bugs comuns e esperar pra um dia soltarem um fix como era em wordpress/programas de software livre. Me sinto mais como um consumidor frustrado que pagou um preço de PS4 Pro numa placa de video moderna com problemas que não deveria ter hueueeu

@hayabasa e quem teve problemas com Receiver via HDMI parece que acabaram problemas de som aqui seguindo dica lá do Forum da AMD.
  • DDU em modo seguro sem cabo da internet
  • Reinicia ainda sem internet, instala Drivers de forma personalizada sem marcar Drivers de AUDIO
  • Reinicia e liga o Receiver com a internet, roda Windows Update e deve reconhecer o Receiver em 5.1/7.1/etc com drivers da HDMI Audio da microsoft de 2017
Z3cWj5z.png


Aqui ficou estável o som no Kodi vendo um filme em DTS (Saída pra "Wasapi Default Device" no Kodi). Não testei em jogos ainda, mas meu uso vai ser só em filmes mesmo
Meu HT é esse aqui > https://www.samsung.com/br/audio-video/blu-ray-home-entertainement-system-f5505k/
 
@user101 "Radeon driver" não é minha referencia perfeita pra enviar/gerar big data de bugs comuns e esperar pra um dia soltarem um fix como era em wordpress/programas de software livre. Me sinto mais como um consumidor frustrado que pagou um preço de PS4 Pro numa placa de video moderna com problemas que não deveria ter hueueeu
Nesse caso você pode mudar para Nvidia, mas saiba que ela não está livre de problemas, veja lá:


Nvidia está com problema no RDR2 e acabou de lançar o Hotfix Driver 441.34:

E já tem pessoal reclamando do hotfix:

We need a driver that works with Gears 5...so far i've tried the latest + 5 older ones and nothing seems to keep the game stable.
Gears 5 still crashes and still no real fix.
Stutters in shadows of the tomb raider and metro exodus. Perfomance downgrade.
I understand that the priority is new AAA games but we have been waiting for a long time for the Resident Evil 2 Remake patch and the problem with darkness.
I got more FPS under RDR 2, but I got a BSOD, grainy image, and flickering water, and lights under Vulcan mode.
I was hoping that issue with the darkness and DX12 API crash is fixed now in Resident Evil 2 Remake. But I was wrong.
Supreme commander forged alliance crashed randomly after last update. Hoping to god this fixes it.
Again the problems with nvcpl.dll and NvStreamKms.sys persist And DMC5.
only for rdr 2 and Tomb raider ? any chance to have forza 7 issue (stuttering after few laps) solved with this driver ?


Igual AMD, pode (ou não) ser tudo culpa do driver.
 
Se não fez, recomendo preencher o formulário e enviar. Se muitos fizerem isso, a prioridade da correção pode mudar. Além disso, muitas vezes a falta de dados atrasa correção.
Quanto mais detalhado, melhor. Ficar reclamando em reddit/forum/comunidade não chega em quem importa: quem faz a análise/correção na AMD.


E sim, alguém precisa ler a informação porque faz parte do Sistema da Qualidade. O mesmo vale para ação corretiva quando necessário.

o problema que tem uma galerinha que acha que a telemetria esta espionando o usuário e ai usa aqueles programas de deepweb que "bloqueia" o envio de relatórios de problema de hardware.

só a galera estudada, inteligentissima faz isso

Herp Derp o windows esta me espionando, a pessoa fala isso de um android
 
Se não fez, recomendo preencher o formulário e enviar. Se muitos fizerem isso, a prioridade da correção pode mudar. Além disso, muitas vezes a falta de dados atrasa correção.
Quanto mais detalhado, melhor. Ficar reclamando em reddit/forum/comunidade não chega em quem importa: quem faz a análise/correção na AMD.


E sim, alguém precisa ler a informação porque faz parte do Sistema da Qualidade. O mesmo vale para ação corretiva quando necessário.
O preenchimento deve acontecer em inglês? irei fazer isso a noite, não sei o part number de minha VGA.
 
o problema que tem uma galerinha que acha que a telemetria esta espionando o usuário e ai usa aqueles programas de deepweb que "bloqueia" o envio de relatórios de problema de hardware.

só a galera estudada, inteligentissima faz isso

Herp Derp o windows esta me espionando, a pessoa fala isso de um android

na RX470 eu instalava só o driver de video e audio sem Painel Radeon nem telemetria nenhuma

nem é teoria da terra redonda e chapéu de aluminio, só é a mesma "vibe" de desativar serviços no autostart pra economizar RAM e CPU pq o PC é de POBRE mesmo

Mesmo sem painel Radeon ainda dá pra brincar
 
na RX470 eu instalava só o driver de video e audio sem Painel Radeon nem telemetria nenhuma

nem é teoria da terra redonda e chapéu de aluminio, só é a mesma "vibe" de desativar serviços no autostart pra economizar RAM e CPU pq o PC é de POBRE mesmo

Mesmo sem painel Radeon ainda dá pra brincar

aqui eu desativo tudo no inicializar do windows e no agendador de tarefas.


se você instalar um driver pelo gerenciador de dispositivo, ele instalará uma versão Lite do driver sem nenhum painel GUI do fabricante.

é perfeitamente normal

o windows update também só instala drivers Lite sem GUI
 
Dúvida besta: já que as red devils da rx 5700 xt retornaram a algumas lojas (tera e gk info), me pergunto se vale a pena comprar alguma delas no cartão... à vista não posso agora, então de 2600 ela sobe pra absurdos 3000 reais. Só que por 3 mil já da pra pegar uma 2070 super "básica" da galax triple fan ou dual fan.

E agora? Por 3 mil vale mais uma Topo de linha (red devil) da 5700 xt ou uma 2070 super mais básica da galax? Não me digam que os preços estão ruim, pq na verdade estão péssimos, e duvido muito q a black fraude compense tudo isso
 
Essas placas Navi ainda tem arquitetura baseada na antiga GCN ou a AMD já mudou e a arquitetura é completamente nova?

Outra coisa, existe alguma solução da AMD que seja igual ao DLSS da Nvidia, com a mesma qualidade e tals?
 
Pessoal, a 1kGB demora muito para enviar quando aparece como: Pagamento aprovado?
Na 3,14chau no dia seguinte enviam.
 
Essas placas Navi ainda tem arquitetura baseada na antiga GCN ou a AMD já mudou e a arquitetura é completamente nova?

Aparentemente, a micro-arquitetura mudou de fato dessa vez. Por enquanto ainda tá rolando uns debates por conta de nomenclatura e pelo fato da AMD tentar fugir do nome GCN, etc.


Outra coisa, existe alguma solução da AMD que seja igual ao DLSS da Nvidia, com a mesma qualidade e tals?

A qualidade do DLSS tá sendo muito questionada. Depois do lançamento do RIS (Radeon Image Sharpening) particularmente, que é pra ser basicamente um filtro, estilo Reshade, que dá impressão de melhorar a nitidez. As comparações que vi acabaram chegando na conclusão de que a solução do filtro sharpening em cima de uma imagem de resolução menor acaba sendo tão boa quanto a suposta AI sinistra do DLSS.

Tanto que a NVIDIA lançou também seu filtro Sharpening pros jogos.

Tem uma questão também que o RIS da AMD só funciona em jogos DX12, aparentemente, enquanto a nova ferramenta da Nvidia finciona em DX11 e blabla.

No fim das contas: Não, a solução da AMD não é parecida em termos de complexidade e funcionamento com o DLSS, mas da forma que está, quando aplicável no jogo em questão, o RIS parece dar conta do recado. Por outro lado, a nova ferramenta da Nvidia em resposta ao RIS parece funcionar de forma mais abrangente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo