[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Os drivers Crimson estavao tao bons nas r9 290x, nao entendo porque mudaram novamente para esse tal de Adrenalin.

Eu gosto muito do pacote de features que a AMD traz direto nos drivers. OSD com monitoramento direto no drive , o overlay pra vc mudar as opções durante o jogo. tudo muito bom... Mas desde que mudaram a maneira de controlar a curva de fan eu to irritado.
Antes vc apenas setava a temp maxima e a placa se adaptava fazendo a curva de fan necessaria, agora que vc faz a curva vc mesmo, ficou muito mais burra.

RX 5700 XT Navi atravessa 2.2 GHz graças ao Custom SoftPowerPlay Table Registry-Mod ( google tradutor )
por btarunr Hoje, 10:13 Discutir (21 comentários)
Igor Wallossek, da Tom's Hardware Germany, postulou um método pelo qual uma placa de vídeo "Navi" AMD Radeon RX 5700 XT pode rodar a velocidades superiores a 2.20 GHz (clock do mecanismo), graças às Custom SoftPowerPlay Tables (SPPTs) implementadas pela modificações no Registro do Windows. O driver AMD Radeon foi projetado de modo a ler as tabelas do PowerPlay a partir do BIOS de vídeo de uma placa gráfica da série RX 5700, na primeira vez em que é detectado, e as grava no Registro do Windows para referência rápida. Isso é chamado de tabela do SoftPowerPlay ou SPPT. É a modificação dos SPPTs que permite manipular os limites de potência das placas gráficas da série RX série 5700 e alcançar clocks de motor mais altos do que o limite de clock do motor de 2150 MHz do RX 5700 XT, que é ajustado a apenas 1850 MHz para o RX 5700.

O mod de Wallossek envolve a preparação do seu Registro do Windows com um limpador de drivers, como o DDU, o download e a aplicação de arquivos do Registro para vários novos destinos de limite de energia desejados. A tabela abaixo detalha os vários limites de potência e espaço de clock oferecidos por cada tipo de arquivo de registro. Há também um arquivo de registro que limpa seu Registro do Windows de qualquer SPPT, se você decidir reverter seu mod. Você pode inspecionar um arquivo de registro, abrindo-o em um visualizador de texto sem formatação, como o Bloco de Notas. Encontre links para os mods do SPPT e a limpeza do registro no link de origem abaixo. Você também pode assistir a uma apresentação em vídeo por Wallossek em alemão aqui . Se você fizer alterações na sua máquina a seu próprio risco, certifique-se de ter o resfriamento personalizado adequado para a sua placa gráfica.

r5jZQNzSGmw5CufN.jpg
De 2150MHz para 2300MHz é um ganho legal, vai dar um empurrãozinho na RX 5700 XT mas... esse mod na RX 5700 comum é muito mais chamativo/interessante.
De 1850MHz para 2100MHz é impressionante, se ela já se mostrava boa com esse mod vai ser um monstrinho.

Cara, na real é triste isso, minha última GPU AMD (na verdade ATI) foi uma X800 XT e esse "problema" com drivers capando desempenho já ocorria naquela época, e estamos falando de uns 15 anos atrás.

Preferências à parte, todo mundo coisa de coisa boa e funcionando e é lamentável que isso continue do mesmo jeito. A AMD deveria aumentar o budget para engenheiros de software e não apenas de hardware.

Tô pra dizer que boa parte do meu 'trauma' de não ficar atualizando driver à cada release (mesmo nas Nvidia) vem daquele tempo.
Naquela época a ATI mandava muito mal nos drivers, tive muitas dores de cabeça com minha x1650, mas quando peguei a hd2600 já estava mais calmo na velocidade de jogar lançamentos e os problemas vinham em um número muito menor. Com a hd5670 e hd7450 não lembro de ter um problema sequer com perda de desempenho entre drivers e/ou bugs incômodos. Saindo do passado e indo para depois do CCC, os Crimson Drivers estavam muito enxutos e leves, esse Adrenalin está começando a inflar em tamanho e peso, ta na hora de dar um revamp nele também.

mandas uns testes pra galera depois aqui, eu tô entre essa e a 5700 para o upgrade da minha 480 :full:

Instalei a pouco a VGA... testei somente BF1 e BFV, no começo o BFV abria, ficava preta a tela e o PC reiniciava, sei lá se foi alguma coisa que mexi no painel da AMD, mas voltei pro Padrão e agora está tudo OK.

Meu feedback quanto a esses dois jogos são:

=> BF1 tive um ganho entre 35 e 40 fps, tendo em alguns momentos( dependendo da situação) picos de 240fps(frequencia maxima do meu monitor)
Em ambas as placas as configurações são no ULTRA @ 1920x1080p DX11

=> BFV com a GTX1070Ti jogava em MEDIO @ 1920x1080p DX11 numa media de 90 com picos de 130+ fps

com a RX5700XT setei tudo no ALTO @ 1920x1080p DX11 mantendo a mesma media de fps

Ainda vou testar no Ultra pra ver como é que fica as médias

O uso da GPU não ultrapassou 86% e a temperatura ficou na casa dos 74ºC isso com a tampa do gabinete aberta.

Depois volto a dar feedback com qualidade maior no BfV e a tampa do gabinete montada.

Que inferno, tinha duas semanas de férias no final de julho, não vou aproveitar nada... Pq esses coolers reference da amd e nvidia são tão merdas, ein? E essa porcaria ainda vai chegar com preço inflado...
Vai saber né? AMD lançou as Radeon VII c/ 3 fans referência, mas não valiam mto a pena pelo desempenho/preço, e agr q aparecem as Navi superando cxb em td ela caga desse jeito c/ esse blower nojento.
"Ah mas alguns vão dizer: é bom como exaustor né?" :haha: :haha: :haha: :haha:.
source.gif

Pessoal uma dúvida: Para hogar em 1080@144hz em graficos ultra, a XT ou a comum?
Para qualquer jogo....

Pelo video ali em cima que vi, a xt estava trabalhando direto a 80 e poucos °C. Se eu não me importar com isto tem perigo de causar danos a placa? Eu poderia usar assim? Acho que vou pegar esta atual mesmo... as Custom não temos garantias de que serão mesmo preço e muito menos que serão mais rápidas né?

[2] nestas condições de 80°C++ será que fica muito barulhento.?

Pelo video ali em cima que vi, a xt estava trabalhando direto a 80 e poucos °C. Se eu não me importar com isto tem perigo de causar danos a placa? Eu poderia usar assim? Acho que vou pegar esta atual mesmo... as Custom não temos garantias de que serão mesmo preço e muito menos que serão mais rápidas né?

Nessa temperatura tem throttling, tem que torar na rotação do blower fan, e fazer undervolt.

Eu recomendaria aguardar as personalizadas pro mês q vem, devem surgir uns modelos bons de refrigeração.

Então é esperar algo melhor mesmo. Valeu! Pensei até nessas rx... mas se vou gastar que seja bem gastado e não me arrependa depois! hhehehe

Então é esperar algo melhor mesmo. Valeu! Pensei até nessas rx... mas se vou gastar que seja bem gastado e não me arrependa depois! hhehehe
Estamos no mesmo barco amigo!

sei lá, 80°C em uma amd eu não acho tão alto não, pra mim já é algo normal, o pessoal da nvidia é que é mais meio cricri que a vga não pode passar dos 75°C que já sai correndo doido e querendo fazer rma :isquero::mj::haha:

sei lá, 80°C em uma amd eu não acho tão alto não, pra mim já é algo normal, o pessoal da nvidia é que é mais meio cricri que a vga não pode passar dos 75°C que já sai correndo doido e querendo fazer rma :isquero::mj::haha:
Eu tive uma 4850 que trabalha "normal" em 85 graus.
Configurava o fan no máximo sempre que ia jogar que ai ficava entre 79-83.

Um dia esqueci de abrir o catalyst.

A placa queimou no meio do jogo em menos de 30 minutos

Nunca mais confiei em throotling e placa que trabalha acima de 80 graus.

Isso não tem a ver com AMD ou Nvidia, tem a ver com a ação do calor nos materiais utilizados (silicone, aluminium, etc) nos chips e outros componentes.
E isso é igual independente da marca.

Pessoal uma dúvida: Para hogar em 1080@144hz em graficos ultra, a XT ou a comum?
Para qualquer jogo....
5700 roda ate em quadhd ultra amigo que dira FHD, eu acho que a 5700XT pelo preco meio inflado dela ainda nao vale a pena de acordo com a diferença de preco e performance em relacao a 5700, eu iria na 5700!

5700 roda ate em quadhd ultra amigo que dira FHD, eu acho que a 5700XT pelo preco meio inflado dela ainda nao vale a pena de acordo com a diferença de preco e performance em relacao a 5700, eu iria na 5700!

Atualmente tenho uma 1070, o upgrade logico seria para a 5700xt mesmo ne?

mandas uns testes pra galera depois aqui, eu tô entre essa e a 5700 para o upgrade da minha 480 :full:
eu iria de 5700, nao acho que a diferenca de preco para a 5700XT compensa pelo ganho que ela tem sobre a 5700 comum!

Atualmente tenho uma 1070, o upgrade logico seria para a 5700xt mesmo ne?
eu acho que a 5700 ja seria um baita upgrade, 500 reais de diferença que nao sao justificados pela 5700XT!

Nvidia está segurando a 2080S para vender o resto do estoque da 2080. Não tem nada indicando que a AMD vai lançar algo mais forte que a 5700XT antes do ano que vem.
e tb pelo fato de que se a 2080S for uns 15% superior a 2080, a propria 2080Ti fica ameaçada devido ao seu preço alto demais!

Sei la, a novela ta boa...:mj:
Acho que as proximas serão 5900 e a top das tops 5950XT Se a AMD enfiar uma 5900/5950XT no mercado eu vendo minhas 2 RTX 2080 e pego uma Navi, e ainda vai sobrar uma grana, ta mais do que provado que as placas da AMD envelhecem muito melhor do que as nvidia, estive vendo alguns comparativos e po até a 1080Ti os caras caparam ja, se fuder essa nvidia, que palhaçada é essa, a RX 5700 ta encostando na 1080Ti e as vezes sendo 5-10% superior a ela, essa que era a placa mais foderosa que existe, sendo que no lançamento das RTX as 1080Ti chegavam em alguns momentos serem mais fortes que uma RTX 2080....como que explica isso????:john:
CAPA SIM AS OLD GEN, FATOOOO!

Última edição:
eu iria de 5700, nao acho que a diferenca de preco para a 5700XT compensa pelo ganho que ela tem sobre a 5700 comum!

eu acho que a 5700 ja seria um baita upgrade, 500 reais de diferença que nao sao justificados pela 5700XT!

e tb pelo fato de que se a 2080S for uns 15% superior a 2080, a propria 2080Ti fica ameaçada devido ao seu preço alto demais!

Acho que as proximas serão 5900 e a top das tops 5950XT Se a AMD enfiar uma 5900/5950XT no mercado eu vendo minhas 2 RTX 2080 e pego uma Navi, e ainda vai sobrar uma grana, ta mais do que provado que as placas da AMD envelhecem muito melhor do que as nvidia, estive vendo alguns comparativos e po até a 1080Ti os caras caparam ja, se fuder essa nvidia, que palhaçada é essa, a RX 5700 ta encostando na 1080Ti e as vezes sendo 5-10% superior a ela, essa que era a placa mais foderosa que existe, sendo que no lançamento das RTX as 1080Ti chegavam em alguns momentos serem mais fortes que uma RTX 2080....como que explica isso????:john:
Esse ano sai as low-end, início do ano mid-low e até meio do ano high-end, tudo baseado nas Navi/RDNA1.
Para mim a Navi 14 é a RX 5500, placa de entrada com desempenho levemente acima da RX 590, junto com uma versão para notebooks.
A Navi 12 será a RX 5600 XL e XT, e esse chip ocupará o segmento atual das Vega, mas só aparecerá em dezembro/janeiro.
E a Navi 21 será a RX 5800 XL, XT e XTX, chip que tentará se aproximar o máximo da RTX 2080 Ti.

Não acredito na RX 5900, se ela aparecer ficarei surpreso, então espero ser surpreendido. Quanto a quem acha que a Navi 12 é mais fraca que a Navi 14 e que será um chip voltado a notebooks, melhor começar a repensar...
image.png

Onde:

GFX1010 = Navi10 = RX 5700
GFX1011 = Navi12 = ???
GFX1021 = Navi14 = ???

PS: Aparentemente a Arcturus será uma nova Vega, nome interno de GFX908. Provavelmente apenas Workstation/Datacenter.
https://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Arcturus-Linux-Driver-Patches

Esse ano sai as low-end, início do ano mid-low e até meio do ano high-end, tudo baseado nas Navi/RDNA1.
Para mim a Navi 14 é a RX 5500, placa de entrada com desempenho levemente acima da RX 590, junto com uma versão para notebooks.
A Navi 12 será a RX 5600 XL e XT, e esse chip ocupará o segmento atual das Vega, mas só aparecerá em dezembro/janeiro.
E a Navi 21 será a RX 5800 XL, XT e XTX, chip que tentará se aproximar o máximo da RTX 2080 Ti.

Não acredito na RX 5900, se ela aparecer ficarei surpreso, então espero ser surpreendido. Quanto a quem acha que a Navi 12 é mais fraca que a Navi 14 e que será um chip voltado a notebooks, melhor começar a repensar...
image.png

Onde:

GFX1010 = Navi10 = RX 5700
GFX1011 = Navi12 = ???
GFX1021 = Navi14 = ???

PS: Aparentemente a Arcturus será uma nova Vega, nome interno de GFX908. Provavelmente apenas Workstation/Datacenter.
https://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Arcturus-Linux-Driver-Patches
nao sei quanto as nomenclaturas, mas tudo indica que a AMD está fazendo alusão a suas antigas GPU's onde ainda o nome era ATi, qdo tinhamos x800/x1950 e etc...acredito que eles deverão pular o nome 5800 e irao introduzir 5900 e 5950 ou entao 5900XT/5900XTX algo do tipo, o futuro dirá, ou quem sabe a AMD nem esteja mirando no mercado enthusiast, ja que o mainstream é a maior fatia e aqui ela parece estar acertando!

So sei que ja coloquei minhas 2 RTX 2080 a venda no mercado livre, aproveitar que elas ainda são cobiçadas e eu nao perco tanto dinheiro nesse momento!!!

A 5700xt em dolar tem um custo benefício/frame bem próximo da 5700. A diferneça de preço entre as duas é de 50 dólares, 320 reais no máximo.

Os preços estão tabelados e inflados pelo lançamento, a 5700xt deve baixar pra 2000 uns 2 meses depois das aibs lançarem.

Q estranho, lancou na kabum a rx 5700 xt e ta custando 2.558 a vista (3.010 parcelado) o_O sendo q na terabyte esta 2.249 (2.585 parcelado) o_O
Kabum é uma loja que não costuma ter o melhor preço, unica coisa boa é questão de envio, que sem sombra de dúvida é a loja mais rapida para efetuar o despacho após confirmação de pagamento.
Também entra a questão de não terem conseguido parceria...Mas olhando esses preços, imagino que irão cabar ficando assim, sendo os preços da Tera, da primeira leva com preço chamativo para divulgação mesmo.

nao sei quanto as nomenclaturas, mas tudo indica que a AMD está fazendo alusão a suas antigas GPU's onde ainda o nome era ATi, qdo tinhamos x800/x1950 e etc...acredito que eles deverão pular o nome 5800 e irao introduzir 5900 e 5950 ou entao 5900XT/5900XTX algo do tipo, o futuro dirá, ou quem sabe a AMD nem esteja mirando no mercado enthusiast, ja que o mainstream é a maior fatia e aqui ela parece estar acertando!

So sei que ja coloquei minhas 2 RTX 2080 a venda no mercado livre, aproveitar que elas ainda são cobiçadas e eu nao perco tanto dinheiro nesse momento!!!

So espero que ela nao invente de colocar a linha toda como 5700
Pq se nao vai ser uma salada
5700LE / 5700SE /5700 ( que deveria ter sido 5700PRO - um salve pras 9600PRO) / 5700XT / 5700XTX

Users who are viewing this thread

• Igor
Voltar