[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Pelo visto a NVIDIA não quer deixar a AMD lançar suas placas de entrada, já tem a resposta pronta: GTX 1650 Ti.
Já se tinha rumor desse modelo a vários meses, mas agora temos ele listado para chegar no mercado :D
Agora é só esperar chegar a GTX 1660 Super :v

Última edição:
So here we are.

Finalmente esse tópico no destaque.

Se eu estiver com pressa e pegar essa RX 5700 referência compensa eu depois comprar um cooler Artic Acellero III da vida e tanto as temps da GPU quanto VRMs irão ficar boas?
(Do que esperar sair as AIB com preço inflado de lançamento-BR)

Se eu estiver com pressa e pegar essa RX 5700 referência compensa eu depois comprar um cooler Artic Acellero III da vida e tanto as temps da GPU quanto VRMs irão ficar boas?
Vai gastar a mesma coisa não? Além de perder a garantia.

Não sei se de alguém também ocorre isso, mas aqui as vezes acontece do Painel do Radeon congelar quando estou mexendo, necessitando assim finalizar ele pelo gerenciador de tarefas e depois abrir novamente.

Outra coisa que notei ontem enquanto estava jogando, é uma variação grande na frequência da GPU, ficava oscilando pra coisa de 300 e poucos mhz e as vezes batia os 1000 e tantos, tem alguma maneira de travar ?

Não, não é bobagem nem diferença ilusória, é um fato demonstrado tanto na review que mostrei, quanto pela experiência dos jogadores desses jogos de PC. Um game que eu jogo muito (Squad) e usa Unreal Engine 4 tem quase uma recomendação geral para sempre que possível não ir de AMD para não ter problemas de baixo FPS, texturas bugadas e drivers, isso já indo para 3 arquiteturas de placas AMD. E tem dezenas de jogos que usam essa Engine e são a mesma coisa. Pode achar absurdo? Eu também acho, mas é um fato, não dá pra brigar contra a realidade. Se você comprar uma RX 580 sempre vai ter menos performance e problemas que uma GTX 1060 não vai ter, e agora tudo leva a crer que uma RX 5700XT vai ter menos performance que uma RTX 2060 também.

Então sim, antes de comprar uma RX 5700 XT veja bem os games que você pretende jogar, pois AMD tem dessas coisas (conflito de drivers, engines com baixa performance, jogos selecionados by Nvidia etc). Sobre essa conversa de AMD lançar "otimizacoes nos drivers" eu nem entro, é tipo esperar Jesus voltar.
Eu achei que com a arquitetura nova a diferença seria menor na UE4 mas pelo visto o fato da engine ter sido escrita juntamente com a Nvidia ainda fala mais alto na performance final. Eu acho que para a AMD encostar só se a epic migrar para Vulkan e tem chance disso acontecer já que as turing da nvidia vão muito bem nessa api sendo uma forma da nvidia também fazer o povo migrar das pascal para as novas.

To achando a minha RX5700Xt muito estranha, todas vez que vou mexer no Painel do Radeon ele simplesmente congela e trava.

Acompanhando a frequência dela fica muito baixo, na casa dos 40mhz~60mhz na GPU e nos games, parece não estar no mesmo desempenho que estava a 2 dias atras, não tá chegando o uso em mais de 70% e as frequências de trabalho ficam variando abaixo do que era pra ela trabalhar.

Tirei uma print no BFV, na qual não sei porque diabos travou em 60 fps sendo que não configurei pra travar nessa faixa.

Pode ser bug de driver. Tem algum anterior que dê suporte as 5700? Se tiver, troca.

EDIT: Tem muita gente reclamando de regressão de performance do driver novo em até 15%, então pode ser isso.

Última edição:
To achando a minha RX5700Xt muito estranha, todas vez que vou mexer no Painel do Radeon ele simplesmente congela e trava.

Acompanhando a frequência dela fica muito baixo, na casa dos 40mhz~60mhz na GPU e nos games, parece não estar no mesmo desempenho que estava a 2 dias atras, não tá chegando o uso em mais de 70% e as frequências de trabalho ficam variando abaixo do que era pra ela trabalhar.

Tirei uma print no BFV, na qual não sei porque diabos travou em 60 fps sendo que não configurei pra travar nessa faixa.

Ontem joguei BF V com a GPU (mesma) e não deu esse problema, aparentemente ao menos. Não ativou o Chill nem limitador in game?

Lembre-se que se alterar alguma configuração de vídeo do jogo, o vsync é ativado do nada. Pode ser ele o limitador. Caso seja, quando possível, posta o que achou dela no BFV? Apesar de todos bugs, curto muito esse game.

Estava jogando em modo janela sem bordas?

Eu ja havia comentado que o driver está estremanete bugado, só deve melhorar quando a AMD lançar os próximos... Eu tive que desinstalar o meu e instalar novamente padrão sem habilitar vsr e sharpness, isso reduziu uns 60% os travamentos.

Fez uma instalação limpa do Windows, se vc usava nvidia é bom fazer.

Tão começando a aparecer....
Ontem foia MSi que mostrou a versao MECH ( que é igual a VENTUS da Nvidia)
Parece que o GPP ainda nao morreu pra MSi, ja que os mesmo modelos Nvidia tem nomes levemente diferentes nas series AMD.
Vide Gaming Z e Gaming X, MECH e VENTUS...

MSI-RX-5700-XT-MECH.jpg

Agora foia vez da Asrock mostrar algo.
nao sei se é a arte, mas esse modelo me pareceu bem fino...

ASRock Takes The Lead In Announcing
ASROCK-RX-5700-Challenger-2.jpg

Impressionado com o desempenho da RX 5700XT no Metro exudus na qualidade EXTREMA 1440P, com haiworks e tesselation ativado 60 cravado e a vga chega a 1985mhz de clock, em 4k já cai bastante, média de 83 graus com o cooler em 43% que é o máximo que fica, sem forçar nada pelo driver.

Dica: quem instalar não alternada nada no driver deixa padrão, não habilita nada isso melhora muito os bugs, até a AMD arrumar...rs

Tão começando a aparecer....
Ontem foia MSi que mostrou a versao MECH ( que é igual a VENTUS da Nvidia)
Parece que o GPP ainda nao morreu pra MSi, ja que os mesmo modelos Nvidia tem nomes levemente diferentes nas series AMD.
Vide Gaming Z e Gaming X, MECH e VENTUS...

MSI-RX-5700-XT-MECH.jpg

Agora foia vez da Asrock mostrar algo.
nao sei se é a arte, mas esse modelo me pareceu bem fino...

ASRock Takes The Lead In Announcing
ASROCK-RX-5700-Challenger-2.jpg
Ahh, achei as duas feias. As duas aparecem o dissipador passando do backplate, e queria o design vermelho da MSI que deram pra trás e ficou igual a Ventus '-' Vamos ver como será a série Evoke.

Ahh, achei as duas feias. As duas aparecem o dissipador passando do backplate, e queria o design vermelho da MSI que deram pra trás e ficou igual a Ventus '-' Vamos ver como será a série Evoke.
Numa live ontem , os caras disseram que nao era o design final, mas é certo que eles vao aproveitar a "forma" que eles ja tem.
Tomara que coloquem outras cores mesmo.
Mas ainda tema Gaming X pra copiar a Gaming Z e ser bonita

Numa live ontem , os caras disseram que nao era o design final, mas é certo que eles vao aproveitar a "forma" que eles ja tem.
Tomara que coloquem outras cores mesmo.
Mas ainda tema Gaming X pra copiar a Gaming Z e ser bonita
Mas certeza que será um roubo, hoje a diferença da Ventus pra Gaming Z são R$200 =s Se a Evoke viesse um black/red + RGB básico na lateral seria a menina dos olhos.

Pelo visto a NVIDIA não quer deixar a AMD lançar suas placas de entrada, já tem a resposta pronta: GTX 1650 Ti.
Já se tinha rumor desse modelo a vários meses, mas agora temos ele listado para chegar no mercado :D
Agora é só esperar chegar a GTX 1660 Super :v

Veja o lado bom, as Navi de entradas podem vir mais baratas.:salario:

Eu recomendaria uma solução com watercooler AIO, o problema é que ainda não saiu o adaptador para as Navi(já tem para as RTX).
Aqui uso desde a 1070 e a 1080ti(Armor) que estou agora não passa de 55° em fullload, antes com o fan em 100% batia 80° em segundos :bwahaha:

@neo666 , com os lançamento da arquitetura, e o fim das Vegas e radeom VII, não poderia fixar esse tópico e retirar os outros?
@neo666 , teria como fixar o tópico que esta na minha assinatura também? Visto que antes tinha um tópico para a uArch GCN e agora não tem nenhum fixo sobre a uArch RDNA.

E o que tenho a trazer? A página da versão Challenger da AsRock já se encontra online:
http://www.asrock.com/Graphics-Card/AMD/RX 5700 Challenger 8G OC/
http://www.asrock.com/Graphics-Card/AMD/RX 5700 XT Challenger 8G OC/

E oficialmente a Navi traz algo a menos que o GCN: Nenhuma placa futura da AMD terá o FMV, ou melhor, Fluid Motion Video. Essa opção interpolava os videos para se ter uma execução fluida, mas além de muito pouco usada ocupava um espaço precioso no ASIC do VCE/VCN. Aqui a descrição oficial da AMD:
"Desfrute de cada detalhe com o AMD Fluid Motion Video. Ao contrário dos players tradicionais, o AMD Fluid Motion utiliza um algoritmo inteligente para interpolar os quadros, o que significa melhor qualidade de reprodução, mesmo quando se converte conteúdo BLURAY de 24fps em painéis de 60 Hz.
Exclusivo para o Cyberlink PowerDVD 14 versão 4412 ou mais recente nestes produtos da AMD: APUs e GPUs GCN 2 para cima."

Também trago mais informações do monstro que será a Arcturus (pois não tem tópico que possa informar sobre ela): 128 CUs (8192SPs) e 8 Shader Engines. Ou seja, será a primeira GCN a quebrar o limite dos 4SEs e 64CUs (True GCN6?), um verdadeiro monstro computacional.
https://lists.freedesktop.org/archives/amd-gfx/2019-July/036785.html
https://lists.freedesktop.org/archives/amd-gfx/2019-July/036848.html

Além disso, esse "modelo" que está aparecendo, GL-XL, será da série Mi-Next (focada em treinamento/ML) e aparentemente é um gigante MCM com 32 dies Arcturus. Fico imaginando a quantidade de/velocidade da memória que esse monstro terá o_O
https://lists.freedesktop.org/archives/amd-gfx/2019-July/036836.html

Ontem a patifaria começou quando fui tentar jogar o BF1 e o game travava antes mesmo de iniciar a "home" dele e junta apareceu uma janela com erro Directx Function cheio dos bla bla bla e dizendo que a VGA tinha menos de 1Gb :haha:

Tentei abrir o BFV e foi a mesma coisa, porém travou e tive que reiniciar o PC.

Foi quando atualizei pra versão mais recente do driver 19.7.2 e aí consegui abrir os games, porém ta desse jeito aí, parece que a placa ta sem potencial como estava logo que instalei pela primeira vez. Fiz a remoção do driver com o DDU e voltei pro 19.7.1 e ainda continua mesma coisa.

Pode ser bug de driver. Tem algum anterior que dê suporte as 5700? Se tiver, troca.

To usando a versão 19.7.1, ontem até atualizei para a nova em uma tentativa de resolver algo, mas não deu certo.

EDIT: Tem muita gente reclamando de regressão de performance do driver novo em até 15%, então pode ser isso.

Ontem joguei BF V com a GPU (mesma) e não deu esse problema, aparentemente ao menos. Não ativou o Chill nem limitador in game?

Não ativei e não alterei nenhuma configuração do Radeon.

Lembre-se que se alterar alguma configuração de vídeo do jogo, o vsync é ativado do nada. Pode ser ele o limitador. Caso seja, quando possível, posta o que achou dela no BFV? Apesar de todos bugs, curto muito esse game.

Não está, sempre desativo o V-sync nos games. Deixo para suportar a TX de atualização do meu monitor (240hz)

Estava jogando em modo janela sem bordas?
Tela cheia, normal.

Impressionado com o desempenho da RX 5700XT no Metro exudus na qualidade EXTREMA 1440P, com haiworks e tesselation ativado 60 cravado e a vga chega a 1985mhz de clock, em 4k já cai bastante, média de 83 graus com o cooler em 43% que é o máximo que fica, sem forçar nada pelo driver.

Dica: quem instalar não alternada nada no driver deixa padrão, não habilita nada isso melhora muito os bugs, até a AMD arrumar...rs

No driver não alterei nada, deixei como está desde a instalação.

Parece que os 7nm a TSMC tirou de letra, mas está fazendo os programadores da AMD suarem :mj:

Users who are viewing this thread

Voltar