[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Daqui uns meses começam os tópicos "como melhorar as temps da minha placa blower"

Acho meio doideira a galera comprando essa placa blower aqui no BR, depois de ver elas dando 80C em stock nos reviews gringos onde temperatura ambiente é sempre menor que a nossa.

Eu teria certamente esperado as custom.

Acho meio doideira a galera comprando essa placa blower aqui no BR, depois de ver elas dando 80C em stock nos reviews gringos onde temperatura ambiente é sempre menor que a nossa.

Eu teria certamente esperado as custom.

Já tive uma blower e nunca mais passo nem perto. Boa sorte aos aventureiros.

Olha, eu faço OC em VGA há anos e minha opinião é o seguinte: não se empolguem com esses valores aí.
Esse clock alcançado pelo TH alemão foi bem um balde de água fria, o próprio artigo fala que esse clock com esses ajustes de TDP/Voltagem não são estáveis para 24/7.
Isso mostra que o potencial de OC nas 5700 XT é pequeno, porque esse OC de power table nas AMD é basicamente o equivalente do shunt mod nas verdinhas, o que lá aumenta bastante o poder de OC (além do potencial já grande que as RTX possuem)

E já era de se esperar na real se formos analisar com dados.
Essas placas alcançando 80 graus em stock nos reviews, isso em lugares com temperatura ambiente de 20 graus, não era um bom sinal.
Claro que foi mostrado que o cooler / pads não são muito bons, mas mesmo assim.

Eu ainda não to convencido com as Navi, e bem que eu tava empolgado pq faz teeempo que tive a ultima vermelinha.

O apelo dessas 5700 XT realmente será pra galera que busca o melhor CxB.

Considerando que geralmente as placas verdes sempre lançam meio caras por aqui e os preços caem um pouco depois de uns 2 meses (e o mesmo não tem ocorrido com a AMD, as Vega continuaram caras por um bom tempo), pode ficar complicado pra justificar uma 5700 XT ao invés de uma 2070S daqui uns meses.

Vamos ver.
Que potencial de over que essas RTX tem? As placas já vem rodando com 1900mhz e pegam no máximo 2100mhz. Esses 2200mhz da 5700XT nesse teste eu nunca vi nem nas pascal ou RTX. E se considerar que por causa do blower a 5700XT vem com clocks menores então a porcentagem de over é ainda maior comparado com a nvidia.

Que potencial de over que essas RTX tem? As placas já vem rodando com 1900mhz e pegam no máximo 2100mhz. Esses 2200mhz da 5700XT nesse teste eu nunca vi nem nas pascal ou RTX. E se considerar que por causa do blower a 5700XT vem com clocks menores então a porcentagem de over é ainda maior comparado com a nvidia.

Negativo man, não é assim que se avalia potencial de overclock e vc confundiu alguns números aí.
Tem também outra coisa, então vou separar alhos dos bugalhos:

1) Em GPU não se compara clock por clock, não é assim que funciona.
Exatamente por isso que uma 2080 TI mesmo com clock menor tem muito mais performance que uma 2080.
Então quando se está falando de potencial de OC, é o que explico abaixo.

(resumo: 2070S com tem mais ganhos que a 5700XT em OC)

2) Vou entrar numas coisas técnicas só pra esclarecer tbm o que potencial de OC significa. Isso é só pra quem é entusiasta como eu:
- As 2070S (que é basicamente uma 2080) tem um base clock de 1605 Mhz com um Boost garantido de 1770Mhz.
- Na prática todos sabemos que a maioria dá boost pra ~1900. Só aí já são 300Mhz+ de clock, de fábrica sem fazer nada.
- A grande maioria das placas sobe mais ainda no manual, pra cerca de 2050Mhz / 2070Mhz as mais simples, 2100+ as mais top. Isso dá 500Mhz a mais de OC em cima do base clock.
- E quase todas as RTX sobem 1000Mhz nas memórias (resultando em 16Gbps), o que nessa geração efetivamente OC de memória passou a dar ganhos reais em performance por ser GDDR6.
- Tudo isso com temperaturas bem controladas, as placas em condições normais conseguem entregar 2070Mhz estáveis ficando abaixo dos 70C em games, no Brasil.
- Isso tudo se traduz em um ganho de ~10 / 15 FPS na maioria dos jogos.
- PS: para extremistas, se meter um AIO ou um water block, como os caras fizeram com a 5700XT, isso tudo sobe mais ainda, dá pra chegar em 2175 (meu caso com AIO) / 2200Mhz. Isso resulta em um potencial de OC de 700Mhz no core e 1000+Mhz nas memórias.
É coisa pra caramba porque as RTX's ganham bastante FPS por clock a mais.

- RX 5700 XT tem base clock de 1605Mhz tbm.
- Segundo os reviews, apesar da AMD falar que ela tem Boost de 1905Mhz, isso raramente ocorre durante games, ficando na casa de 1750, ou seja 250Mhz de boost real nos jogos.
- Com esses clocks e picos de 1900, numa temperatura ambiente de 21 graus as placas chegaram em 76/80 graus.
- No review to TechSpot as placas chegaram a 84 graus em 1750Mhz. Infelizmente eles não informam a temperatura ambiente, vou assumir que estava um pouco mais que os 21 do Guru 3D.
- OC manual no Guru 3D foi o maior que vi em todos os reviews, chegando em 2070Mhz, isso a 21 graus ambiente (fora da nossa realidade).
- Em outros vários testes que vi, como do TechSpot, não chegaram a passar de 1940Mhz com as temperaturas chegando em absurdos 88 graus. E tem tbm o ótimo e bem detalhado review do TechPowerUp
- E as memórias das 5700 não sobem bem, ficando ali na casa dos 14Gbps / 14.5 Gbps.
- Sendo otimista, vou considerar que 1900Mhz é o que a maioria dos BR's vai conseguir de OC com essas placas devido as temperaturas. Isso é um OC real de 300Mhz, 350Mhz se for sortudo.
- Ou seja, potencial menor, que junto com as memórias também não chegando nos 16Gbps, segundo os reviews, o OC deu uma média de 7 FPS de ganho na 5700XT.

Isso não quer dizer que seja uma placa ruim, longe disso. Mas falando de potencial de OC, é isso aí.
Claro, deve melhorar um pouco nos modelos custom porque a temperatura deve cair um pouco.
Mas esse teste do TH alemão mostrou que não vai ser muita coisa não, tirando samplers especiais de gente sortuda, as placas já saíram bem no limite.

Abs!

ReShade port of AMD FidelityFX' Contrast Adaptive Sharpen (CAS) - various optimizations

Pelo reviews achando que essa xt vai ser um forninho no case.
Oi isso ou é meter o fan pra rodar a 90% e aguentar o barulho...
mas é assim normalmente.. ninguém usa GPU AMD com cooler em stock pq se nao torra msm kkkkk
Aquele blower em 40% lá a placa bate 80C facil

Acho que vou no modelo blower mesmo da rx5700. Acho que como moro no sul aqui talvez eu tenha mais sorte com as temperaturas. A rx 5700 não esquenta tanto assim né? Vi testes que bate lá nos 80°C, a minha 1060 hoje, mesmo nesse frio, já chega a 71°C

Acho que vou no modelo blower mesmo da rx5700. Acho que como moro no sul aqui talvez eu tenha mais sorte com as temperaturas. A rx 5700 não esquenta tanto assim né? Vi testes que bate lá nos 80°C, a minha 1060 hoje, mesmo nesse frio, já chega a 71°C

As 5700 esquentam menos, mas mesmo assim ainda são esquentadinhas.
Sua 1060 tá te deixando na mão pra não poder esperar pra ver qual vai ser dos modelos custom?

Não tô por dentro mas devem chegar logo logo, não? Tipo 1 mês?

As 5700 esquentam menos, mas mesmo assim ainda são esquentadinhas.
Sua 1060 tá te deixando na mão pra não poder esperar pra ver qual vai ser dos modelos custom?

Não tô por dentro mas devem chegar logo logo, não? Tipo 1 mês?

Posso esperar, mas realmente estou preocupado que as custom venham mais caras e ai acabe o estoque dessas por R$1800 :( (que já está a cima do que posso gastar hahaha)

Posso esperar, mas realmente estou preocupado que as custom venham mais caras e ai acabe o estoque dessas por R$1800 :(

Humm, é, aí não sei, to por fora de como é a variação dos valores das placas custom na AMD. Nas verdinhas não tem isso, geralmente na real tem modelos mais baratos como os de entrada da Gigabyte / Galax.

---

Caramba AMD... :kidding:

AMD's latest drivers drop performance by 10% or more in some games
https://www.pcgamer.com/amds-latest-drivers-drop-performance-by-10-or-more-in-some-games/

Eles gostam de concorrer com eles mesmos né? :facepalm:

Caramba AMD... :kidding:

AMD's latest drivers drop performance by 10% or more in some games
https://www.pcgamer.com/amds-latest-drivers-drop-performance-by-10-or-more-in-some-games/

Eles gostam de concorrer com eles mesmos né? :facepalm:
A AMD precisa de mais engenheiros de software urgentemente, são muitos erros bestas que sempre afetam ela principalmente na época de lançamento. De que adianta corrigir depois se a imagem já foi manchada no lançamento? Infelizmente ela precisa vender esses hardwares para poder contratar mais gente =/

Bem, vim aqui trazer informação nova, o chip Navi 14 não é destinado às placas mid-end, e sim low-end.
Quem vai substituir a categoria ocupada pelas RX 570/580/590 é a Navi 12.

Isso significa que as Navi 14 serão as substitutas das RX550 e RX560, e isso explica os 4GB de VRAM.

Com essa nova informação já dá para traçar a linha de desempenho das Navi:
Navi 10 = RX 5700 = RTX 2060 <> RTX 2070
Navi 12 = RX 5600 = RX Vega56 <> RTX 2060
Navi 14 = RX 5500 = RX 590 <> GTX 1660 Ti

A AMD precisa de mais engenheiros de software urgentemente, são muitos erros bestas que sempre afetam ela principalmente na época de lançamento. De que adianta corrigir depois se a imagem já foi manchada no lançamento? Infelizmente ela precisa vender esses hardwares para poder contratar mais gente =/

Oq? e acabar com a marca registrada da ATi?
Ainda mais nessa época que a nostalgia tá de volta com tudo.. Eu ainda sou a favor de acabar com esse Adrenalin e voltar o Catalyst Control Center
:haha3::haha3:

Oq? e acabar com a marca registrada da ATi?
Ainda mais nessa época que a nostalgia tá de volta com tudo.. Eu ainda sou a favor de acabar com esse Adrenalin e voltar o Catalyst Control Center
:haha3::haha3:
:bwahaha: ... :rip:

Posso sentir saudades das Terascale, mas com certeza não sinto dos drivers delas xD

se a AMD conseguir uma RX 5500 com performance e preço semelhantes a RX 570 e TDP de 75W, sepulta de vez a GTX 1650

Parece que fazer undervolting na rx 5700/rx 5700 xt da resultados muito bons até mesmo com o blower

https://www.hardwareluxx.de/index.p...0-und-radeon-rx-5700-xt-im-test.html?start=25

OWDADZP.jpg

se a AMD conseguir uma RX 5500 com performance e preço semelhantes a RX 570 e TDP de 75W, sepulta de vez a GTX 1650
As Navi são 40% mais eficientes que as Polaris, então uma Navi com desempenho da RX 570 consumiria ~80W. Dependendo da quantidade de chips de memória e do clock, ela ficaria abaixo dos 75W sem problemas ;)

A AMD realmente precisa acertar o software dela. É problema na BIOS dos Ryzen, problema nos drivers da RX, voltagem alta nas GPUs...
Quero voltar para a AMD, mas assim complica.

ora ora

Parece que fazer undervolting na rx 5700/rx 5700 xt da resultados muito bons até mesmo com o blower

https://www.hardwareluxx.de/index.p...0-und-radeon-rx-5700-xt-im-test.html?start=25

OWDADZP.jpg

Isso é bem normal, e acredito que vai dar pra diminuir muito mais essa voltagem ai.

Aqui na VVII consigo fazer em stock por exemplo baixando de 1.106v para 0.985v placa consome jogando pra valer na casa dos 175w ou menos e ainda mantem o mesmo rendimento.

Na Vega 56 que tinha da MSI modelo Air Boost que era um blower, ajustanto a fan para 65% e com UV nem tão agressivo conseguia clock acima dos 1600mhz e ainda a placa dificilmente chegava em 70º.

O mesmo vale para a GTX 1080ti que usava em um Fractal node 202, e era também blower, ajustava a fan em 65% e aliava oc com ajuste no PL para - dava resultados excelentes.

Última edição:
E lá vamos nós ter que configurar voltagem de placa pra poder usar nos 100% do potencial :puto: AMD - Hardware excelente e promissor, mas todo o background de drivers e presets de fábrica são bem fraquinhos.

Kcta man, se for isso mesmo, erro grave de engenharia do projeto por ter saído com mais voltagem do que o necessário e acabar prejudicando performance por atingir TempCap.

Que coisa doida, tá parecendo que rusharam o lançamento dessas placas.:facepalm:
Normal... toda GPU AMD suporta um undervoltzinho.
Não é de hoje e parece ponto passivo na AMD. " NOIS BOTA VOLT SOBRANDO MESMO QUE NOIS GOSTA DE FARTURA - QUE SE FODA O COOLER"

Kcta man, se for isso mesmo, erro grave de engenharia do projeto por ter saído com mais voltagem do que o necessário e acabar prejudicando performance por atingir TempCap.

Que coisa doida, tá parecendo que rusharam o lançamento dessas placas.:facepalm:

Tava vendo a stream do Gamers Nexus no youtube hoje e aproveitei pra troca uma ideia no chat sobre as rx 5700. Aparentemente o pessoal está conseguindo resultados melhores mesmo com undervolting, fazendo a placa esquentar menos e ter temps razoáveis até mesmo na xt.

Agora que compro de vez a rx5700 mesmo :bwahaha:

Tava vendo a stream do Gamers Nexus no youtube hoje e aproveitei pra troca uma ideia no chat sobre as rx 5700. Aparentemente o pessoal está conseguindo resultados melhores mesmo com undervolting, fazendo a placa esquentar menos e ter temps razoáveis até mesmo na xt.

Agora que compro de vez a rx5700 mesmo :bwahaha:

Amigo fora o UV manual, tem undervolt automático bastando apenas UM CLICK , tem o AMD Chill também

O problema é que nos "reviews" vc não vê os caras abordando essas opções.

Users who are viewing this thread

Voltar