Testando o novo Radeon Image Sharpening da AMD: ele é melhor que o DLSS da Nvidia?
https://www.techspot.com/article/1873-radeon-image-sharpening-vs-nvidia-dlss/
O Radeon Image Sharpening é genuinamente impressionante. Ele não requer nenhuma implementação do desenvolvedor e funciona bem aprimorando a imagem que pode ser útil em diversas situações.
Depois de passar mais tempo com o recurso, achamos que o melhor caso de uso é para a redução da resolução de imagens com telas de alta resolução. Uma imagem nítida de 1800p era normalmente tão boa quanto uma imagem 4K nativa em nossos testes, o que significa que você pode alegremente usar essa configuração com
GPUs Navi para ganhar ~ 30% a mais de desempenho para uma perda mínima de qualidade. A diminuição da amostragem até 1440p não apresentou resultados tão bons, então o ponto ideal é a escala de resolução de 70 a 80%.
O RIS também é bom para aprimorar os jogos que podem ser deixados um pouco suaves após as técnicas de anti-aliasing pós-processamento, como o TAA. Dado basicamente todos os jogos hoje em dia usam este tipo de AA em oposição a técnicas mais intensivas como MSAA ou SSAA, combinando isso com nitidez pode entregar uma imagem melhorada.
Também está claro que o Radeon Image Sharpening é um equivalente superior ao DLSS da Nvidia, geralmente por uma margem considerável. Com as duas técnicas executando na mesma taxa de quadros, o RIS oferecia uma imagem mais clara e nítida com menos artefatos. Em nossa análise DLSS anterior, dissemos que um filtro de nitidez de imagem simples provavelmente funcionaria melhor do que o DLSS com um custo de desempenho mais baixo, e a AMD provou que está certo implementando exatamente isso.
Para ser justo com a Nvidia, ao comparar imagens da mesma resolução de base - 1440p - a versão aprimorada do DLSS é superior à versão afiada da AMD. Mas a chave aqui é o custo de desempenho ao habilitar o DLSS: se esse custo de desempenho fosse zero, o DLSS seria incrível; mas, em vez disso, é uma queda significativa, e isso faz com que seja inútil para essa implementação de nitidez mais simples.
Além disso, o Radeon Image Sharpening é muito mais compatível com os jogos de hoje, mesmo com o suporte a DX11 em falta, a biblioteca de jogos suportados é muito maior do que a pequena coleção para DLSS. Ele também funciona em todas as resoluções, enquanto o DLSS é restrito a determinadas resoluções, GPUs e, freqüentemente, a níveis de qualidade.
Radeon Image Sharpening não é perfeito. Em situações em que a imagem já é nítida em uma resolução nativa, a nitidez pode levar a uma aparência "artificial" nítida, portanto, nesses casos, não vale a pena ativar o recurso. Ele também não consegue tudo certo e em alguns casos de ponta pode aguçar as coisas que não deveria. Mas, considerando que isso é apenas fingir por quase nenhum custo de desempenho, é difícil se queixar de algumas pequenas inconsistências.
Nossa opinião é que o RIS oferece o que o DLSS não pode: uma técnica de custo simples e de baixo desempenho que torna viável a redução da resolução. Quanto mais jogadores tiverem acesso
às GPUs Navi , será interessante ver como o Radeon Image Sharpening é amplamente adotado e recomendado com base em bons resultados.