[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Salve,

Estou saindo de uma 3080 e indo para a 6900XT,

Como esta a questao de drivers da AMD? Melhorou ultimamente?

Tem algum tutorial para undervolting dela?
Cara, ultimamente está bem tranquilo. Undervolt é na tentativa e erro, esquema é pesquisar sobre esse modelo no reddit e ver quanto o pessoal está usando. Se seguir o padrão das outras RX6000, como a 6600XT é na faixa de 1050mV.
 
Salve,

Estou saindo de uma 3080 e indo para a 6900XT,

Como esta a questao de drivers da AMD? Melhorou ultimamente?

Tem algum tutorial para undervolting dela?
Aqui na 6800XT os drivers estão filé. Pelo que a turma fala aqui, os demais da série 6XXX estão satisfeitos tbm.
Sobre UV não sei te falar, mas já já alguem que manja te ajuda.
 
Salve,

Estou saindo de uma 3080 e indo para a 6900XT,

Como esta a questao de drivers da AMD? Melhorou ultimamente?

Tem algum tutorial para undervolting dela?
Tmb estou indo pro lado vermelho da força. Quando eu tiver a minha 6600 XT rodando eu tmb vou tentar fazer undervolt. Sobre drivers, eles estão melhores no que foi na primeira geração Navi.
 
Tmb estou indo pro lado vermelho da força. Quando eu tiver a minha 6600 XT odando eu tmb vou tentar fazer undervolt. Sobre drivers, eles estão melhores no que foi na primeira geração Navi.r
Acho que a 6600XT vai pegar bastante no mercado, a relação preço/performance contra a verdinha direta a coloca numa posição bem favorável.

Enquato não tiver uma 3060 de marca boa na casa dos R$ 3500, a 6600XT vai nadar sozinha.
 
Acho que a 6600XT vai pegar bastante no mercado, a relação preço/performance contra a verdinha direta a coloca numa posição bem favorável.

Enquato não tiver uma 3060 de marca boa na casa dos R$ 3500, a 6600XT vai nadar sozinha.
Vai pq direto na loja do pomba gira tem AsRock por 3.5k e Sapphire por 3.7k. O único problema é que vc precisa comprar na madrugada pq senão elas esgotam.
 
Acho que a 6600XT vai pegar bastante no mercado, a relação preço/performance contra a verdinha direta a coloca numa posição bem favorável.

Enquato não tiver uma 3060 de marca boa na casa dos R$ 3500, a 6600XT vai nadar sozinha.

As 6600XT que tão por 3500 são de marca "boa" ?
 
E qual o problema disso... ?

Eu não pagaria R$ 3.500 .. numa placa com 1 ano de garantia..
E se for levar em consideração as RTX 3060 "boas".. as 6600xt "boas" também são mais caras...
 
Eu não pagaria R$ 3.500 .. numa placa com 1 ano de garantia..
E se for levar em consideração as RTX 3060 "boas".. as 6600xt "boas" também são mais caras...
Isso com certeza é sua escolha.

Depende o que vc considera de "boas" ou mais são caras por serem "premium", como Asus.
A Sapphire é quem produz as placas de referência para a AMD, é uma excelente marca.

Garantia é relativo, raramente vi uma placa dar problema depois de um bom tempo de uso, se passar dos 3 primeiros meses sem problemas, só uma zica das bravas ou defeito de fabricação/erro no projeto, como aconteceu com a EVGA (1070 e 3090).

Se a pessoa puxa os limites da placa com overclock ou minera, aí já é outra estória.
 
Galera, bom dia.

Começo do mês de agosto eu saí de uma RX 560 by Aliexpress e comprei uma 6700 XT Aorus Elite, naquela época que os preços estabilizaram pra cima. Placa parruda demais, em todos os sentidos. Estou super satisfeito com ela.

Mas como é a minha primeira GPU, visto que sempre usei console, estou com uma duvida: qual é a vida útil dessa placa? Digo, hoje ela roda tudo no talo em FHD e acredito que em QHD também, já que ainda não tenho um monitor dessa qualidade. Então durante quantos anos ela funcionaria bem assim? A minha ideia é jogar sempre em QHD, não tenho pretensão de 4k num curto e médio prazo.

Abs!
 
Galera, bom dia.

Começo do mês de agosto eu saí de uma RX 560 by Aliexpress e comprei uma 6700 XT Aorus Elite, naquela época que os preços estabilizaram pra cima. Placa parruda demais, em todos os sentidos. Estou super satisfeito com ela.

Mas como é a minha primeira GPU, visto que sempre usei console, estou com uma duvida: qual é a vida útil dessa placa? Digo, hoje ela roda tudo no talo em FHD e acredito que em QHD também, já que ainda não tenho um monitor dessa qualidade. Então durante quantos anos ela funcionaria bem assim? A minha ideia é jogar sempre em QHD, não tenho pretensão de 4k num curto e médio prazo.

Abs!
Ninguém sabe com precisão a vida útil das placas de vídeo, mas é esperado que eles durem no mínimo mais tempo do que o prazo de garantia do fabricante, que costuma ser de 2 a 3 anos.
 
Ninguém sabe com precisão a vida útil das placas de vídeo, mas é esperado que eles durem no mínimo mais tempo do que o prazo de garantia do fabricante, que costuma ser de 2 a 3 anos.
Entendi.
Foi mais ou menos o que eu imaginei.
Como essa placa tem garantia de 4 anos, quando estiver chegando ao final da garantia começo a me organizar pra fazer um upgrade de gpu.
 
Galera, a Azul faz entregas no sabado?
 
Finalmente, depois de um ano e meio, troquei minha fonte de uma Corsair CX500 v3 para uma CX650. Minha RX 5700XT agora não precisa mais de undervolt pra funcionar. Mas vou acabar fazendo de novo, já que a diferença de desempenho é imperceptível.

Estranho os 456W da linha 12v da CX500 não darem conta de um R5 1600+RX5700XT tudo stock. Ou ela está bichada ou essa RX 5700XT dá picos de consumo instantâneos insanos pra reiniciar o PC. Ela funciona perfeitamente com o undervolt. Tb funciona com minha GTX970 SC mesmo socando over em tudo.
 
Sobre essa questão do undervolt, de fato vale a pena?
Na própria configuração automática o drive não faz uma boa gestão disso?

Eu cheguei até fazer undervolt na opção da AMD mas quando faço isso ele desativa o fanstop, aí acabei desistindo. O que eu fiz foi travar (no Chill) em 60fps visto que meu monitor tem essa frequência, assim ela não precisa gerar fps a mais a toa.
 
Sobre essa questão do undervolt, de fato vale a pena?
Na própria configuração automática o drive não faz uma boa gestão disso?

Eu cheguei até fazer undervolt na opção da AMD mas quando faço isso ele desativa o fanstop, aí acabei desistindo. O que eu fiz foi travar (no Chill) em 60fps visto que meu monitor tem essa frequência, assim ela não precisa gerar fps a mais a toa.
Eu fiz mais porque minha fonte de 500w não aguentava em stock. Tive que diminuir senão reiniciava logo ao iniciar um jogo ou benchmark pesado.

Agora sem limitação a diferença de desempenho é imperceptível. Por isso vou fazer uns testes e provavelmente voltar com o UV para consumir e esquentar menos.

EDIT: Refiz o undervolt dessa vez com mais um pouco de clock e voltagem( 2000Mhz@1,050v e +50% de limite de energia).

No 3dMark Firestrike ficou batendo 1965Mhz a maior parte do tempo mas até subiu um pouquinho o score em relação ao padrão quando o clock até passou dos 2GHz, porém variando muito mais:

Score: 20690, Graphics: 28339, Physics: 16602, Combined: 7794
contra
Score: 20292, Graphics: 27618, Physics: 16597, Combined: 7642

Fiquei surpreso do score estar acima da média(19828) mesmo com esse R5 1600 gargalando.
 
Última edição:
Olá, vi que o pessoal é bem entendido aqui sobre placas de vídeo etc. Então me registrei no fórum para tentar tirar uma dúvida: tenho uma Sapphire 5700 XT Nitro+ e quase sempre que eu uso o som da placa de vídeo pelo monitor (pelo HDMI), o som fica chiado e travando, até que o próprio PC trava de vez, nem o botão de reiniciar funciona... Eu tenho que desligar o PC pelo botão de ligar e desligar (segurando o botão) e quando o PC religa e aparece a área de trabalho normal, aparece uma mensagem no canto inferior direito (em cima da data e hora) dizendo algo como "Radeon Wattman se recuperou de uma falha grave de sistema" e bla bla bla.

Eu troco os drivers, atualizo pro mais novo, ou volto pra um mais antigo, e continua a mesma coisa... Já troquei o cabo HDMI (comprei outro), e continuou a mesma coisa

Isso acontece desde que comprei essa placa (Dez/2019) e é bem irritante.

Às vezes também dá ruim quando to jogando, de o desempenho ficar um asco, e tenho que reiniciar a máquina e aí volta ao normal. Acontecia muito quando eu jogava Red Dead Redemption e agora acontece com Cyberpunk. Já aconteceu de o PC travar aleatoriamente também, eu reiniciar e aparecer esse mesmo pop-up de "Radeon Wattman se recuperou e bla bla bla". Vejam, eu não jogo muito no PC, mal ligo o PC... Mas quando ligo para jogar, tenho problemas com a placa de vídeo. Não me impede de jogar e o desempenho da placa está dentro do que vejo nos testes, roda o Cyberpunk quase sempre a 60 FPS com as configurações do Hardware Unboxed, rodava RDR2 a 80~90 FPS com configurações do HU também, enfim, desempenho sobra... Mas tenho esses problemas com travamentos do PC. Antigamente eu via um pop-up dizendo que o driver se recuperou de um erro também...

No início eu achava ser drivers meio bugados (coisas que sempre leio de usuários de AMD)

Minha fonte é uma XFX 850W PRO 80 Plus Gold, acredito que ela não deva ser o problema. Antes de eu ter essa placa, eu tinha uma GTX 1070 da EVGA e não tinha problemas assim, jogava tranquilo.

Quando plugo um fone de ouvido ou uso caixinhas de som, o problema para... :john:(por isso eu não fico impedido de jogar, sempre jogo com fones de ouvido)

É caso de garantia, certo?

Bem, sei que a garantia da Sapphire anda complicada, mas alguém que acionou com placas da geração da 5700 XT, recebeu o que na garantia? Porque não acho outra 5700 XT pra comprar nem usada, sumiram, e não acredito que eles tenham outra igual pra me dar... E receber o dinheiro da nota fiscal não compra nem uma plaquinha de dentista hoje... Uma placa do nível da 5700 XT beira os 5k hoje, absurdo.

Perdão se fui leigo em algum assunto... Estou desde 2019 sem acompanhar a evolução da tecnologia de hardware, sem acompanhar o mercado etc.

Seu monitor possui entrada DisplayPort? Caso possua tente utilizar este cabo, o problema pode estar relacionado a entrada HDMI de sua placa ou do monitor. Se for defeito na placa você consegue acionar a garantia, mas se for no monitor provavelmente vão negar.
 
Sobre essa questão do undervolt, de fato vale a pena?
Na própria configuração automática o drive não faz uma boa gestão disso?

Eu cheguei até fazer undervolt na opção da AMD mas quando faço isso ele desativa o fanstop, aí acabei desistindo. O que eu fiz foi travar (no Chill) em 60fps visto que meu monitor tem essa frequência, assim ela não precisa gerar fps a mais a toa.
Sim, vale totalmente a pena, e geralmente as GPUs da AMD vem com voltagem padrão bem folgada, não existe perda, somente ganhos... Redução de temperatura, consumo, e na maioria dos casos é possível fazer overclock e undervolt em conjunto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo