[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Passado
Bom, aí é de cada um. Eu tava super hypado com a 5700, mas pagar 2 barão pra ficar jogando BSOD, never mind.
Na minha modesta opinião:

Primeiro: NUNCA baseie sua compra SOMENTE em relato de forum porque isso representa uma parcela ínfima do TOTAL produzido. A maioria que comprou e NÃO tem problema obviamente não aparece em forum.
Antes do auge do boom da mineração no Q3/2016 os parceiros da AMD e Nvidia produziram ~23-24 milhões de placas de vídeo. Isso representa milhões de GPUs AMD em um período de 3 MESES, veja lá:

"Based on the numbers from IDC and Gartner, we can estimate that this should be between 23.7 and 24.0 million standalone graphics chips were shipped by AMD and NVIDIA in Q3"
Fonte: artigo da Anand

Segundo: usando como referência a tabela do tópico dedicado e a informação do der8auer (Caseking na análise da morte das RTX 2080 Ti) a taxa de retorno (RMA) fica aproximadamente em torno de 2-3%. Se colocar uma taxa de 1% de RMA então a cada 100 unidades, 1 tem defeito.

Fábrica produzir dezenas de unidades é uma coisa; fabrica produzir milhões de unidades é outra.
Relato de problema em forum ajuda a IDENTIFICAR LOTE COM DEFEITO circulando pela região. Um lote inteiro pode estar condenado; se chegar na distribuidora os relatos de problemas AUMENTAM até todas as unidades serem recolhidas (RMA). Se você e mais 30 tem problemas, isso não significa que afete TODOS os outros compradores. Tudo aí límpido e claro, só não enxerga isso quem não quer.

Se tem DEFEITO na placa faz RMA e acabou.

Além disso tem muito "problema" que não é da placa e nem do driver: é bug no Windows, fonte com defeito, problema na placa-mãe, bug no jogo, overclock instável, undervolting feito de forma errada, conflito de programa de monitoramento e por aí vai. Isso vale para AMD e Nvidia.

Passado

Primeiro: NUNCA baseie sua compra SOMENTE em relato de forum porque isso representa uma parcela ínfima do TOTAL produzido. A maioria que comprou e NÃO tem problema obviamente não aparece em forum.
Antes do auge do boom da mineração no Q3/2016 os parceiros da AMD e Nvidia produziram ~23-24 milhões de placas de vídeo. Isso representa milhões de GPUs AMD em um período de 3 MESES, veja lá:

"Based on the numbers from IDC and Gartner, we can estimate that this should be between 23.7 and 24.0 million standalone graphics chips were shipped by AMD and NVIDIA in Q3"
Fonte artigo da Anand

Segundo: usando como referência a tabela do tópico dedicado e a informação do der8auer (Caseking na análise da morte das RTX 2080 Ti) a taxa de retorno (RMA) fica aproximadamente em torno de 2-3%. Se colocar uma taxa de 1% de RMA então a cada 100 unidades, 1 tem defeito.

Fábrica produzir dezenas de unidades é uma coisa; fabrica produzir milhões de unidades é outra.
Relato de problema em forum ajuda a IDENTIFICAR LOTE COM DEFEITO circulando pela região. Um lote inteiro pode estar condenado; se chegar na distribuidora os relatos de problemas AUMENTAM até todas as unidades serem recolhidas (RMA). Se você e mais 30 tem problemas, isso não significa que afete TODOS os outros compradores. Tudo aí límpido e claro, só não enxerga isso quem não quer.

Além disso tem muito "problema" que não é da placa e nem do driver: é bug no Windows, fonte com defeito, problema na placa-mãe, bug no jogo, overclock instável, undervolting feito de forma errada, conflito de programa de monitoramento e por aí vai. Isso vale para AMD e Nvidia.

Mas tem alguns problemas mesmo, cara. O certo, de fato, é instalar e rodar 100%.

Só verificar aqui e ver o tanto de coisas: https://community.amd.com/community/support-forums/graphics

Não é uma questão de ver se o problema é na placa em si ou em alguma outra coisa, mas sim de: Se eu pegar placa X, rodará liso e lindo. Se eu pegar placa Y, poderei ter problemas nisso, disso e daquilo.

Pelo visto o meu problema e o do JoyZao é alguma coisa no PCIe 16x e, assim, excluindo defeito na placa em si. Beleza. Mas se a gente tivesse pego uma RTX, provavelmente não teríamos gasto o fim de semana inteiro no fórum trocando ideia sobre os problemas apresentados.

Mas tem alguns problemas mesmo, cara. O certo, de fato, é instalar e rodar 100%.

Só verificar aqui e ver o tanto de coisas: https://community.amd.com/community/support-forums/graphics
Mesma coisa acontece com Nvidia.

Não comentei que NÃO existe problema com placa de vídeo da AMD.
Comentei que a produção é de milhões de unidades e que (obviamente) relato que aparece em forum não representa todos os milhões de usuários.
Se os problemas fossem em TODAS as unidades, isso seria facilmente identificado pelos sites especializados. Quando é AMD qualquer problema aparece rápido.

Passado

Fonte: artigo da Anand

Claro que o problema não é generalizado. Mas eu como consumidor, não vou arriscar, não sou testador de problemas, sou usuário. Tive um PC antes desse, com uma 660 Ti que ficou 3 anos desligando aleatoriamente na minha cara, e só depois de vender downpriced, descobri que o problema era de BIOS da VGA. Arriscar a passar pelo mesmo? Não dá. Claro que na época eu era mais novo e sabia quase nada, hoje eu já teria metido RMA na primeira semana.

Reitero: são milhões de unidades sendo fabricadas, não é 100, 1000, nem 10000. Só não enxerga isso quem não quer.

Relato de problema em forum pode evitar lote com defeito. A placa do meu filho eu comprei nos Estados Unidos e está funcionando 100%. Zero problema.
Pode existir lote com defeito circulando por aqui. Situação similar aconteceu com a RTX 2080 Ti onde vários morreram (inclusive de reviewers). Nvidia é ruim por esse motivo ? Óbvio que não, o mesmo vale para AMD.

Sacanagem essa parada aí do PCIE hein. Minha sorte é que já espetei a 5700XT numa X570 e aqui tá tudo suavão :mr2:

Tirando os 90ºC é claro :sefu::banderas:

Manda um undervolt aí que você controla essa temperatura.

Estava muito querendo uma 5700, agora lendo o tópico já me bateu o medo... :olar: :olar:

Nem pra Kabum fazer um queima de stock nas 2080, por um preço decente. Esse final do ano está que nem outro, ruim pra pegar VGA duradoura.

EDIT : Será que as rx 5700 XT (custom), conseguiram bater a 2070 super?

Última edição:
Relembrando a RTX 2080 Ti:

Se não me falha a memória teve caso similar com RTX 2070. O número de lotes com problemas foi grande, inclusive reviewer teve placa morta. Por esse motivo a Nvidia teve que se pronunciar.
A diferença é o seguinte: quando acontece com Nvidia é lote com defeito, afinal é Nvidia; quando acontece com AMD o pessoal é beta tester e AMD é lixo :)

Eu devo ser muito sortudo porque tive várias placas da AMD e nunca tive problema sério. Inclusive a Polaris no lançamento, até hoje estou usando.
Na época da Polaris quase todo mundo recomendava GTX 1060 3GB ao invés da RX 470 4GB. Muitos comentavam que a RX 470 era um lixo, consumia demais, era inferior em tudo.
2019 e a RX 570 (RX 470 com aumento de clock) é a melhor opção CxB. Quer dizer, placa da AMD precisou ser vendida barata para o pessoal PENSAR em comprar.

Esse tipo de mentalidade faz a Nvidia aumentar seu preço a cada nova geração. Nesse caso pague a TAXA Nvidia e seja feliz.
Custo de produção 7nm >>>>>>> 12nm. Então em 2020 a Nvidia vai preparar um presente especial: GPU 7nm EUV com aquele preço super especial para quem gosta dela.

Existe um lado bom. Como o pessoal fica com medo de pegar AMD muita placa encalha e existe promoção. Aí eu posso comprar mais barato.

pessoal, como estão as rx 5700 blowers em relação aos ruídos ?

Bom, eu fiquei esperando as Custom e acabei cansando. E posso falar, me surpreendi. Eu uso fone de ouvido para jogar, assim que coloco o barulho some. Porem se você usar sem, vai perceber o ruido mas, não e nada que incomoda.

Meu ontem joguei pra caramba em 4k , como disse os problemas sao de eventuais drivers a placa ta ok , paguei 2k nela , nao tem como , so procurar quanto ta a 2070 super , ja aumentou , enfim nao vou pagar mais de 1k pra ter um ray tracing a 1080p e uns 5 fps (chorando a mais ), e fora q descobri uma forma da placa nao fica travando , eu coloquei o meu fone de ouvido bluetoh no pc e meu nao fico cortando audio do youtube e bluestacks , aparentemente ela nao ta conseguindo mandar audio e video em sincronia por isso dava alguns bugs , estou muito feliz com ela , apesar daqueles bugs iniciais e pelo menos pra mim valeu cada centavo , so pra lembrar a minha e da powercolor blower 5700xt, ahh e como o fone tem redutor de ruido nao ouvi o pc nem a chuva de ontem kkkkkk

Eu dou muito mais valor nos relatos de usuários do que nesses reviews de sites. Creio que alguns deles são comprados.

O cara posta o resultado dos benchmarks, mas não posta os bugs cavernosos que ocorreram na instalação/testes. Pronto: lucro garantido.

Tem alguma previsão da data de chegada das custom aqui no BR? Estou na dúvida entre a pulse e a red devil também, oq vcs acham?

Ei li em algum lugar, nao sei se ja foi postado por aqui, que pessoas estao com maior estabilidade indo na BIOS e forçando o slot a usar o PCI-E 3.0. Mesmo em placas que não suporta PCI-E 4.0, pessoas relatam que nao tiveram mais BSODs apos mudar a opção de AUTO pra PCI-E 3.0
eu entrei aqui na minha e mudei para gen2 em duas opções que encontrei na bios... crash e se reininicia do mesmo jeito!

Galera que tem interesse em pegar uma blower e tem cartão do submarino tá rolando promoção de aniversário lá... Pelas minhas contas tem uma da xfx que comprando no cartão deles + cupom de desconto+ame+meliuz sai por aproximadamente r$1900. Cxb melhor impossível

Última edição:
Galera que tem interesse em pegar uma blower e tem cartão do submarino tá rolando promoção de aniversário lá... Pelas minhas contas tem uma da xfx que comprando no cartão deles + cupom de desconto+ame+meliuz sai por aproximadamente r$1900 podendo parcelar em até 12x. Cxb melhor impossível

Ta pegando cupom de desconto nas placas ai? Qual? Porque aqui nao ta pegando nada.

Acho um preção vale a pena.

Galera que tem interesse em pegar uma blower e tem cartão do submarino tá rolando promoção de aniversário lá... Pelas minhas contas tem uma da xfx que comprando no cartão deles + cupom de desconto+ame+meliuz sai por aproximadamente r$1900 podendo parcelar em até 12x. Cxb melhor impossível
Tem link ou é no app? Não achei nada nesse preço.

Ta pegando cupom de desconto nas placas ai? Qual? Porque aqui nao ta pegando nada.

Acho um preção vale a pena.
Tem link ou é no app? Não achei nada nesse preço.
Nessa aí, acho que só pelo app funciona.. N tenho certeza. O cupom é quero200

Fiz pelo app mas nao vai, tentei 2 contas e nao entra esse cupom , soda viu

Vlw, com o Ame já dá para pensar a respeito 2300 a prazo... vou fazer algumas continhas...

Como irei fazer over, vou aguardar as Custom.

Sacanagem essa parada aí do PCIE hein. Minha sorte é que já espetei a 5700XT numa X570 e aqui tá tudo suavão :mr2:

Tirando os 90ºC é claro :sefu::banderas:
igual aqui kkkkkkkkkk ta suavão
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

igual aqui kkkkkkkkkk ta suavão
Mano, já falei e vou repetir. Tem uma galera que vem metendo pau nas blowers, mas aqui ta muito sussa. Tô rodando a minha XFX 5700XT stock em Forza Horizon 4, Wolfenstein II, Assassin's Creed Odyssey e War Thunder todos no ultra em 1440p num monitor quadHD (menos Assassin's Creed que o gráfico ta custom) e tá muito liso. Travei o monitor em 144Hz e pronto. A temperatura às vezes bate 90º mas a placa não faz throttling ou reduz desempenho, fora isso a XFX da 2 anos de garantia, então eu tô super tranquilo em relação a isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não mexi na curva da fan, então em respeito ao ruído é super tranquilo tb, não me incomoda.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar