[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Para quem está esperando Navi na faixa de 200 dólares:

Suporte Linux do Navi 14 foi antecipado:

Rumor e expectativa:
Navi 14 (estimativa e preço que a maioria espera) :)
RX 5600 XT = desempenho próximo da GTX 1660 Ti (perdendo ou ganhando) = 229-249 dólares (1660 Ti custa ~279 dólares)
RX 5600 = desempenho próximo da GTX 1660 (perdendo ou ganhando) = 179-199 dólares (1660 custa ~219 dólares)
memória: GDDR5 ou GDDR6 ???
lançamento: outubro ou novembro ???

Navi 14 teste compubench do modelo de 8GB , 4GB e 3GB:

Navi 10 - 8GB VRAM - 2100MHz - 2560 compute units
CL_DEVICE_GLOBAL_MEM_SIZE = 8573157376
CL_DEVICE_MAX_CLOCK_FREQUENCY = 2100
CL_DEVICE_MAX_COMPUTE_UNITS = 20 = 20x2 = 40 = 40x64 = 2560

Navi 14 - 8GB VRAM - 1900MHz - 1536 compute units
CL_DEVICE_GLOBAL_MEM_SIZE = 8573157376
CL_DEVICE_MAX_CLOCK_FREQUENCY = 1900
CL_DEVICE_MAX_COMPUTE_UNITS = 12 = 12x2 = 24 = 24x64 = 1536

* RX 5700 XT mostra 2100MHz no compubench, porém o clock sustentado referência é 1800-2000MHz dependendo da carga
* RX 5600 XT pode ter clock sustentado diferente
* Navi 10 apareceu no compubench em março/2019 com disponibilidade em julho/2019 (4 meses depois)
* O primeiro bench da Navi 14 apareceu em julho/2019.
Trago então novidades sobre a Navi14. Conversando com o Komachi eu descobri duas coisas, que agora posso dizer pois outro canal vazou uma dessas informações:
1- As três variantes do chip serão GDDR6;
2- É a Navi 14 XL que terá desempenho semelhante à RX 570.

O outro canal que me refiro é o Coreteks. Eles confirmaram o tipo de memória e que a versão de 3GB será exclusiva da China.

Por fim, o preço está sendo dito que será alto, basicamente ela adotará a mesma estratégia que fez com a Navi 10: Lançar no mesmo preço da concorrente, para caso tenha alguma retaliação, ela baixar; se não houver, ruim para o consumidor. Datas? Em outubro lança a versão para Notebooks, junto do MacBook Pro, para desktop vem em Novembro ou Dezembro.

Pelo que parece os bugs parecem ser realmente devido a alguma incompatibilidade da placa com o PCI 3.0, como falei antes tenho uma placa-mãe x570 não tive esses problemas relatados pelos colegas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se realmente for isso, um novo driver ou uma nova att de bios deve resolver.

Espero que este bug seja corrigido logo. Pois nem todo mundo vai ter PCI 4.0, infelizmente a AMD não vai liberar a compatibilidade do PCI 4.0 com as placas da primeira e segunda geração dos Ryzen.

Olha só: Coloquei a placa na segunda PCIe que é 8x e os problemas pararam, testei ontem da tarde até a madrugada e nenhum system crash. Daí hoje eu coloquei de volta na 16x e só na área de trabalho já deu uma piscada.

Talvez o slot 16x não esteja limitado de fato para 3.0 16x e aí a placa deve ficar puxando mais do que isso. Já na 8x é de fato limitado em 8x(fisicamente) e aí ela para mesmo em 3.0 8x.

Não sei se é um problema da MOBO ou da VGA, a MOBO tá com a ultima BIOS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha só, antes de pegar a placa você já estava presente no tópico e viu as pessoas relatando os problemas e quebrando a cabeça, trocando ideia e tal para achar um workaround para isso. Aí você compra a placa, enfrenta os mesmos problemas e começa a xingar e tal, puts, que não tivesse pego a placa então.

O meu caso foi resolvido utilizando o slot PCIe 8x da MOBO, pelo menos até agora. Vi que você utiliza uma B150 e nem mencionou se atualizou a BIOS da mesma. Sequer tentou utilizar um outro slot PCIe?

Disse que segunda chegaria seu novo kit AMD, não dá pra esperar e testar?

Xingar não adianta nada, isso não é útil para o tópico.

E respondendo a sua pergunta: Dentro de 7 dias você pode usar o direito de arrependimento e devolver o produto(se foi comprado online).

atualizada bios sim!
Eu realmente gostaria de voltar 100% para amd... mas ta demais isso! quero resolver e usar essa jóça, mas o que me deixa mais inseguro é não saber se o problema esta na placa ou nos drivers? Em seguida lançam fix, descubro que é a placa e fico meses sem placa por causa de RMA. Nunca liguei nada em outro pci express na minha mobo, nem sei se TEM outra entrada.... Vou dar uma bisolhada aqui

atualizada bios sim!
Eu realmente gostaria de voltar 100% para amd... mas ta demais isso! quero resolver e usar essa jóça, mas o que me deixa mais inseguro é não saber se o problema esta na placa ou nos drivers? Em seguida lançam fix, descubro que é a placa e fico meses sem placa por causa de RMA. Nunca liguei nada em outro pci express na minha mobo, nem sei se TEM outra entrada.... Vou dar uma bisolhada aqui

Por via das dúvidas, devolva a placa.

Por via das dúvidas, devolva a placa.
é! Entrei na bios agora e fui nas configs do pci express advanced.... coloquei tudo em GEN 2... Consegui jogar por uns 15minutos o black ops 3!"
Mas ai.... tian tian tian tiannnn

Se reiniciou a bostica!

é! Entrei na bios agora e fui nas configs do pci express advanced.... coloquei tudo em GEN 2... Consegui jogar por uns 15minutos o black ops 3!"
Mas ai.... tian tian tian tiannnn

Se reiniciou a bostica!
Possivelmente é problema na placa cara! Aciona o RMA ou tenta entrar em contato com a loja pra pedir a devolução do dinheiro. Ficar postando a mesma coisa aqui não vai ajudar, vc precisa tomar a atitude.

Possivelmente é problema na placa cara! Aciona o RMA ou tenta entrar em contato com a loja pra pedir a devolução do dinheiro. Ficar postando a mesma coisa aqui não vai ajudar, vc precisa tomar a atitude.

Beleza! Mas hj é domingo!

Beleza! Mas hj é domingo!
Pé de cachimbo. Envia um email tanto pra loja quanto pra marca que está revendendo o modelo blower e relate os problemas. Amanhã ligue para a loja uqe vc comprou o produto e relate que já enviou um email pra ela, porém quer resolver o problema rápido. Vai por mim, quanto mais demorar pra entrar em contato, pior será a situação com a loja que te vendeu o produto.

As Navi tão funcionando bem só com PCI 4.0, é isso?

As Navi tão funcionando bem só com PCI 4.0, é isso?
Puro achismo rsrs.
Mais ou menos isso:
Mais da metade que tem pci 3.0 tem problemas.
Mais da metade que tem pci 4.0 não tem problemas e sem tem são de driver, tipo aquele do windows lá.

Logo a galera está somente supondo.

Entretanto eu tambem acho que esse é o problema.
Um amigo mesmo disse, colocando a placa em slot diferente ela funciona...

atualizada bios sim!
Ei li em algum lugar, nao sei se ja foi postado por aqui, que pessoas estao com maior estabilidade indo na BIOS e forçando o slot a usar o PCI-E 3.0. Mesmo em placas que não suporta PCI-E 4.0, pessoas relatam que nao tiveram mais BSODs apos mudar a opção de AUTO pra PCI-E 3.0

Ei li em algum lugar, nao sei se ja foi postado por aqui, que pessoas estao com maior estabilidade indo na BIOS e forçando o slot a usar o PCI-E 3.0. Mesmo em placas que não suporta PCI-E 4.0, pessoas relatam que nao tiveram mais BSODs apos mudar a opção de AUTO pra PCI-E 3.0

Reforçando a ideia: Minha MOBO não tem opção para mexer na PCIe na BIOS, então eu presumo que o slot principal esteja com esse problema por não estar identificando o que a placa quer. Daí o motivo de funcionar no slot 8x é que esse slot só vai até 8x mesmo(fisicamente), então a MOBO diz pra placa que só vai até 8x e pronto.

Como eu não vou perder desempenho rodando em 8x(a perda é marginal), para mim está resolvido.

Quando sai as Navi grandonas com performance de RTX 2080/RTX 2080 Super?

Galera tô com problema chato Aq

Conectei na TV do quarto para jogar em 4k.e no caso vai 2 cabos na 5700xt

Porém ficou péssimo de jogar. Os fps estão até que bom, no jogo em questão na casa dos 70 mas com o tempo de resposta ou frame rate ridículo. Está variando de 30 a 40, e nao sei porque. Se é algum bug quando conecta 2 cabos nela, nem é questão de não ter performance pq o jogo tá rodando em 4k tudo no alto com 70 fps, tem q ativar ou desativar algo para jogar na TV no painel amd? Queria curtir o jogo deitado no quarto mas não tá rolando. Antes de mais nada é tudo igual estava antes de pegar essa placa e etc. E algo que está dando conectando esse cabo da TV para jogar.

Por fim, o preço está sendo dito que será alto, basicamente ela adotará a mesma estratégia que fez com a Navi 10: Lançar no mesmo preço da concorrente, para caso tenha alguma retaliação, ela baixar; se não houver, ruim para o consumidor. Datas? Em outubro lança a versão para Notebooks, junto do MacBook Pro, para desktop vem em Novembro ou Dezembro.
Na minha modesta opinião devemos aguardar, preço alto ou não vai depender da relação desempenho e preço da RX 5600 (XT) em comparação com a GTX. A GTX não tem RT dedicado e essa relação será decisiva na compra.
Se o desempenho for honesto muitos vão pegar uma RX 5600, pelo menos quem compra AMD. Um exemplo do passado é a RX 470: ótimo CxB quando foi lançada. A mineração e o preconceito contra AMD acabaram com a placa. Hoje é a queridinha do CxB (RX 570 é uma RX 470 de maior clock).
Sinceramente o pessoal só compra AMD se estiver barato. Se o desempenho/preço for próximo ESQUEÇA, a maioria compra Nvidia porque é Nvidia. Somente quem usa AMD vai comprar.

Pelo comparativo do CB sabemos que Navi/Turing tem desempenho próximo.

RX 5700 2304 cores GDDR6 7.000 MHz 256Bit
RTX 2070 2304 cores GDDR6 7.000 MHz 256Bit

No Cinebench (Komachi) aparece 1536 nas 3 versões (8GB/4GB/3GB). GTX 1660 Ti tem os mesmos 1536 e GDDR6, porém 192Bit. Não sabemos se a RX 5600 não XT terá 1408 igual a GTX 1660.

RX 5600 XT 1536 cores GDDR6
GTX 1660 Ti 1536 cores GDDR6 192Bit
RX 5600 ????? cores GDDR6
GTX 1660 1408 cores GDDR5 192Bit

Levando em conta o passado Polaris teve versão blower da RX 480/470. A RX 480 tinha versão 8GB/4GB.

RX 480 8GB $239 blower
RX 480 4GB $199
RX 470 4GB $179 blower

Sobre disponibilidade de modelo custom RX 5700 (XT) lá fora a situação não é diferente. Aqui (como o poder aquisitivo é menor) a disponibilidade deve existir.
Cada fabricante tem seu cronograma próprio de projeto/produção e prioridade, fora o transporte para cada região e atraso por conta da fabricação. Por exemplo, usinar ferramenta específica (ajustes) ou nova revisão para corrigir erro X na linha pode causar atrasos.

Aí tem como entender porque a AMD tem modelo de referência (cooler blower simples) no lançamento.
Usando essa abordagem a AMD pode controlar melhor a produção, distribuição e reduzir o "vazamento" de informação.
Se depender do projeto próprio de cada fabricante (quando ficará disponível na prateleira) a coisa toda complica. Os modelos vão chegando nas prateleiras "pingando".
Dependendo da pressa, pode acontecer problema (como o thermal pad da MSI Evoke).

Última edição:
Dormi passando nervoso ontem, sem entender porque quando coloco na tv 4k tudo volta a ficar estranho, estava até dando tela verde nos jogos. Como falei frame time ridiculo tinha jogos que batia 50 ms e não é por conta de ser 4k não, porque a taxa de fps não estava tão baixa assim, fica injogavel parece que está em camera lenta, o cabo não é porque usava na 2080 ti numa boa, acho que é alguma configuração do programa da amd ou no windows mesmo , mas já tentei de tudo, ativar , desativar e nada.

Alguma ideia do que posso fazer?A principio o mesmo jogo que dá tela verde na tv 4k não dá no monitor , ambos com overclock.

Agora sobre a placa em si, queria a opinião sincera de vocês, apos tudo relatado não deve ser problema da placa ne?

Iria voltar a bios da placa mãe, mas no site da fabricante deixa bem claro para não fazer isso, então to com um pouco de receio. Por ela funcionar apenas com x8 e com algo espetado em outra pci-e , queria testar em outro pc para ter certeza mas não tenho ninguém por perto para fazer isso.

Dormi passando nervoso ontem, sem entender porque quando coloco na tv 4k tudo volta a ficar estranho, estava até dando tela verde nos jogos. Como falei frame time ridiculo tinha jogos que batia 50 ms e não é por conta de ser 4k não, porque a taxa de fps não estava tão baixa assim, fica injogavel parece que está em camera lenta, o cabo não é porque usava na 2080 ti numa boa, acho que é alguma configuração do programa da amd ou no windows mesmo , mas já tentei de tudo, ativar , desativar e nada.

Alguma ideia do que posso fazer?A principio o mesmo jogo que dá tela verde na tv 4k não dá no monitor , ambos com overclock.

Agora sobre a placa em si, queria a opinião sincera de vocês, apos tudo relatado não deve ser problema da placa ne?

Iria voltar a bios da placa mãe, mas no site da fabricante deixa bem claro para não fazer isso, então to com um pouco de receio. Por ela funcionar apenas com x8 e com algo espetado em outra pci-e , queria testar em outro pc para ter certeza mas não tenho ninguém por perto para fazer isso.
Bem, de "longe" não tem como ter certeza de algo. De qualquer forma, se existe um problema grave que impede a RX 5700 XT de funcionar a techspot não conseguiria rodar 37 testes, tampouco a Adrenaline e tantos outros sites. Muitos sites especializados testaram com Intel e AMD.

Eu sempre sigo o mesmo procedimento na troca de placa de vídeo, seja AMD ou Nvidia. Pode ser um exagero mas faço o seguinte:

1 - atualizar para a última bios disponível se a placa-mãe for de geração anterior.
2 - depois de instalar a nova placa de vídeo, executar clear cmos, ligar/entrar setup bios e carregar configuração padrão.
3 - instalação limpa do Windows 10 com atualização no caso de mudança Nvidia para AMD ou vice-versa.
4 - ler release notes do driver escolhido (se tem algum bug específico em algum jogo) e baixar. Nem sempre o último driver é o melhor, isso vale para Nvidia e AMD.
5 - instalar driver da placa-mãe e placa de vídeo.
6 - caso seja necessário troca de driver (para testar) usar DDU no modo de segurança.
7 - deixar tudo stock, não mexer em tensão/frequência do CPU, memória e GPU.
8 - deixar ajuste de driver no stock. No caso de AMD o driver permite n ajustes, não mexer em nada.
9 - rodar 3dmark (ou outro bench).

No teste inicial quanto MENOS variáveis, melhor; quanto MAIS variáveis, pior. Por exemplo: overclock instável na memória pode causar tela azul; fonte com defeito pode travar o teste.
Somente depois de comprovar que a placa está perfeita, colocar overclock do CPU/memória (caso exista). Seguindo essas etapas NUNCA TIVE problema grave com Nvidia e AMD.
No entanto, se a placa apresentar erro aleatório é RMA e pronto.

Consegui reproduzir o mesmo problema que o seu: Coloquei a placa de volta no slot principal. Boom. Crash e tudo. Daí coloquei uma vga no slot 8x e, adivinha? Tudo funcionando corretamente no slot principal que agora ficou 8x.

Coincidência não pode ser, né? MOBOs extremamentes diferentes e tudo.

Se for um problema da MOBO, torcer para as fabricantes resolverem isso numa BIOS nova. Se for problema de software, torcer para a AMD corrigir isso em novos drivers. Se for problema na VGA, torcer para a fabricante corrigir isso numa nova BIOS. Se nada disso ocorrer, vou fazer RMA já que a MSI é uma das mais tranquilas nesse assunto.

Bem, de "longe" não tem como ter certeza de algo. De qualquer forma, se existe um problema grave que impede a RX 5700 XT de funcionar a techspot não conseguiria rodar 37 testes, tampouco a Adrenaline e tantos outros sites. Muitos sites especializados testaram com Intel e AMD.

Eu sempre sigo o mesmo procedimento na troca de placa de vídeo, seja AMD ou Nvidia. Pode ser um exagero mas faço o seguinte:

1 - atualizar para a última bios disponível se a placa-mãe for de geração anterior.
2 - depois de instalar a nova placa de vídeo, executar clear cmos, ligar/entrar setup bios e carregar configuração padrão.
3 - instalação limpa do Windows 10 com atualização no caso de mudança Nvidia para AMD ou vice-versa.
4 - ler release notes do driver escolhido (se tem algum bug específico em algum jogo) e baixar. Nem sempre o último driver é o melhor, isso vale para Nvidia e AMD.
5 - instalar driver da placa-mãe e placa de vídeo.
6 - caso seja necessário troca de driver (para testar) usar DDU no modo de segurança.
7 - deixar tudo stock, não mexer em tensão/frequência do CPU, memória e GPU.
8 - deixar ajuste de driver no stock. No caso de AMD o driver permite n ajustes, não mexer em nada.
9 - rodar 3dmark (ou outro bench).

No teste inicial quanto MENOS variáveis, melhor; quanto MAIS variáveis, pior. Por exemplo: overclock instável na memória pode causar tela azul; fonte com defeito pode travar o teste.
Somente depois de comprovar que a placa está perfeita, colocar overclock do CPU/memória (caso exista). Seguindo essas etapas NUNCA TIVE problema grave com Nvidia e AMD.
No entanto, se a placa apresentar erro aleatório é RMA e pronto.

Já fiz tudo listado, e diversas outras coisas, como falei o problema ocorre na tv 4k, a mesma que usava na 2080 ti e o mesmo cabo inclusive. No monitor 3440x1440 não apresenta nada disso, o unico bug ou problema é que só funciona atualmente comigo em x8 tirando isso tá pegando otimos resultados, time spy com 9910 de graphics score e etc

Mas colocando em 4k, ( provei deixar apenas o cabo da tv) há muitos spikes de frame time e não sou unico com isso, em jogos que está 60 fps que era para estar no maximo 20ms fica variando de 17 a 50 ms ,deixando injogavel o jogo, o problema é em alguma configuração do sistema, porque só ocorreu na tv 4k. Que está em modo jogo e tudo mais.

Consegui reproduzir o mesmo problema que o seu: Coloquei a placa de volta no slot principal. Boom. Crash e tudo. Daí coloquei uma vga no slot 8x e, adivinha? Tudo funcionando corretamente no slot principal que agora ficou 8x.

Coincidência não pode ser, né? MOBOs extremamentes diferentes e tudo.

Se for um problema da MOBO, torcer para as fabricantes resolverem isso numa BIOS nova. Se for problema de software, torcer para a AMD corrigir isso em novos drivers. Se for problema na VGA, torcer para a fabricante corrigir isso numa nova BIOS. Se nada disso ocorrer, vou fazer RMA já que a MSI é uma das mais tranquilas nesse assunto.

Mas o seu ainda reconhece e tudo mais ne, o meu se eu colocar apenas a placa de video e mais nada, o computador trava até com simples botão direito, ai assim que coloco a placa de som no slot de baixo e automaticamente faz a gpu ficar em x8 por conta da layer ai todos problemas somem como diz.

Mas agora estou passando tormento para jogar na tv, por algum motivo estou tendo picos loucos de frame time o que não dá para jogar. Sendo que no monitor não ocorre nada disso.

Da pci-e provavelmente é algo relacionado a drive/bios mesmo, porque se fosse para não funcionar, não teria ido de nenhuma forma.

Já fiz tudo listado, e diversas outras coisas, como falei o problema ocorre na tv 4k, a mesma que usava na 2080 ti e o mesmo cabo inclusive. No monitor 3440x1440 não apresenta nada disso, o unico bug ou problema é que só funciona atualmente comigo em x8 tirando isso tá pegando otimos resultados, time spy com 9910 de graphics score e etc

Mas colocando em 4k, ( provei deixar apenas o cabo da tv) há muitos spikes de frame time e não sou unico com isso, em jogos que está 60 fps que era para estar no maximo 20ms fica variando de 17 a 50 ms ,deixando injogavel o jogo, o problema é em alguma configuração do sistema, porque só ocorreu na tv 4k. Que está em modo jogo e tudo mais.

Mas o seu ainda reconhece e tudo mais ne, o meu se eu colocar apenas a placa de video e mais nada, o computador trava até com simples botão direito, ai assim que coloco a placa de som no slot de baixo e automaticamente faz a gpu ficar em x8 por conta da layer ai todos problemas somem como diz.

Mas agora estou passando tormento para jogar na tv, por algum motivo estou tendo picos loucos de frame time o que não dá para jogar. Sendo que no monitor não ocorre nada disso.

Da pci-e provavelmente é algo relacionado a drive/bios mesmo, porque se fosse para não funcionar, não teria ido de nenhuma forma.
De verdade cara, não seria menos doloroso devolver essa placa, pegar um cash back e pegar uma 2070? A não ser que você curta ficar testando defeito/bugs para a AMD de graça.

De verdade cara, não seria menos doloroso devolver essa placa, pegar um cash back e pegar uma 2070? A não ser que você curta ficar testando defeito/bugs para a AMD de graça.

Para mim não, como já relatei posts atras gosto dos desafios.

E outra que paguei 2100 ,nunca vou conseguir uma 2070 super por isso ou perto disso. A 2070 fica abaixo da xt com over.

E gosto de ficar testando sim, até porque alguns resolveram os problemas com os meus problemas, a questão do x8 vs x16 é fato. Agora vou correr atras para ver oq acontece na questão do 4k que tá dando o frame time alto.

Para mim não, como já relatei posts atras gosto dos desafios.

E outra que paguei 2100 ,nunca vou conseguir uma 2070 super por isso ou perto disso. A 2070 fica abaixo da xt com over.

E gosto de ficar testando sim, até porque alguns resolveram os problemas com os meus problemas, a questão do x8 vs x16 é fato. Agora vou correr atras para ver oq acontece na questão do 4k que tá dando o frame time alto.
Bom, aí é de cada um. Eu tava super hypado com a 5700, mas pagar 2 barão pra ficar jogando BSOD, never mind.

Users who are viewing this thread

Voltar