[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
A verdade é que a AMD goistcha de um lançamento com drivers ainda por refinar... e tem um exercito de fanboy do time verde querendo zoar ainda mais o launch já meio cagado.

O resultado é o que estamos vendo.
 
PElo que entendi esse problema das memórias quentes são específicos do modelo referência. Mesmo com o trabalho das fans elas continuam quentes, não sei se driver resolve não.
O mesmo não acontece das placas customizadas pelas parceiras que em geral tem um sistema de refrigeração bem mais robusto.
Mas tem mais alguém reclamando disso ou é aquele post isolado do camarada no Twitter?

Edit: Vi um post no Reddit sobre isso mas com muito pouca coisa.
 
Última edição:
galera uma pergunta
tem como limitar o fps de todos os jogos por tecnologia especifica ?
rodei um jogo DX9 aqui e o jogo batendo 170FPS pra que isso tudo
deu pra limitar adicionando ele manualmente via driver ja que nei o programa da amd detectou ele
e a memoria quente nas referencia isso e meio que normal ne
na verdade tem um monte de vga ai que nei sensor la tem
a minha não tem mais como e china acho que foi pra cortar custos
 
por tecnologia especifica ?
por DX9,11,12 e etc?
Nunca vi dessa forma, porém as mais comuns são limitando de forma global com riva turner, via driver da placa de vídeo ou individualmente por jogo.
 
por DX9,11,12 e etc?
Nunca vi dessa forma, porém as mais comuns são limitando de forma global com riva turner, via driver da placa de vídeo ou individualmente por jogo.
e eu tive que adicionar manualmente
mais vou ficar um pouco de olho na 480 não chegava nisso tudo
 
Mas tem mais alguém reclamando disso ou é aquele post isolado do camarada no Twitter?

Edit: Vi um post no Reddit sobre isso mas com muito pouca coisa.
Gamernexus comenta isso, o PC facts tb comentou.
 
A verdade é que a AMD goistcha de um lançamento com drivers ainda por refinar... e tem um exercito de fanboy do time verde querendo zoar ainda mais o launch já meio cagado.

O resultado é o que estamos vendo.
essa gen veio bosta de mais pros dois lados, do lado verde so tivemos gente botando fogo e do lado vermelho gente fazendo churrasco
 
Gamernexus comenta isso, o PC facts tb comentou.
O vídeo do Marcus eu lembro que atingiu quase 100 no junction mas no GN lembro de algo na casa dos 85. Sinceramente não lembro de nada perto desses 110c, mas a minha memória já foi melhor 😅
 
Muito bom, finalmente a AMD se pronunciou, e respondeu o que queríamos ao mesmo tempo que se absteve da resposta mais crítica.

1) "Like previous hardware generations, shader pre-fetching is supported on RDNA3 as per gitlab link. The code in question controls an experimental function which was not targeted for inclusion in these products and will not be enabled in this generation of product. This is a common industry practice to include experimental features to enable exploration and tuning for deployment in a future product generation."
- Ou seja, não muda nada o que estávamos falando desde o início: Virá desativado via hardware. Quando ele diz que é suportado e funciona na RDNA3, assim como gerações anteriores, está se referindo ao prefetch via software. Quando ele fala que não estava planejado para esta geração mas que foi incluído para testá-la significa que a RDNA3 possui um hardware dedicado a isso, e que ele é problemático na revisão A0 mas funcionará em outras revisões, só que mesmo possuindo-o o prefetch se dará via software nas RDNA3. Aqui não importa a revisão do chip, se é ou não A0, essa feature não será utilizada nesta geração, ponto final.

2) "AMD didn't respond to our queries on whether or not it used A0 silicon for the first wave of RDNA3 CPUs, but industry sources tell us that the company did use A0 silicon for Navi31. In fact, we're told the company launched with A0-revision silicon for almost all of the 6000 series and most of the 5000 series."
- Para uma empresa se abster de dar esta resposta é porque ela denegrirá sua imagem: Se a AMD confirmar esse 'ódio' por ser um 'chip alpha' escalará e impactará a venda de chips, e se ela negar os problemas atuais serão atrelados à um chip fraco com incompetência nos drivers já que o chip não é o problema. Numa sinuca de bico dessas é melhor simplesmente ignorar. Ou seja, o chip da Navi31 é sim da revisão A0.

A parte de "foi-nos dito que [...]" não de algum insider, e sim uma tabela interna ao qual também tenho acesso, e ela nada mais cita que as revisões assinadas nas vBIOS de várias placas, resumindo, a mesma forma de coleta de informação que está causando esse alarde todo. Falando de coletar informações...

image.png


Como falei anteriormente a revisão lida pelo GPU-Z é do board, mais especificamente é a revisão após o processo de ATMP (assembly, testing, marking, and packaging), e não a do silício. Agora... esse fato é um problema do tamanho que pregam? Essa é a verdadeira dúvida.






então tudo que disse se confirmou....tudo zé ruela de internet tirando conclusão baseado em números/código que eles não entendem? o pessoal não aprendeu das ultimas 123123 que isso aconteceu? esse pessoal que não paga boleto adora um drama

e vamo falar a verdade, fonte: Twitter......quem leva Twitter a serio? so sub 14 mesmo


e o pior, isso não quer dizer que não tem problema, mas ficar inventando problema onde não tem so serve pra mascarar os reais problemas, comprovados em testes como o superaquecimento dos módulos de memórias, que ja tem vídeo mostrando isso, mas dizem que vão arrumar nos próximos drivers pq essa placa tem uma tonelada de sensor então da pra mudar fácil o código que manda na velocidade das ventoinha....mas não resolve o problema 100%
No fim das contas eles estavam certos, o errado foi a proporção que isso levou e o peso que deram a esses fatos. A RDNA3 realmente não faz prefetch via hardware e seu silício realmente é da revisão A0. Ponto. Agora dizer que o primeiro leva a uma grande perda e que o segundo é o fim do mundo por ser um produto alpha, de testes, é de um exagero sem tamanho.


A verdade é que a AMD goistcha de um lançamento com drivers ainda por refinar... e tem um exercito de fanboy do time verde querendo zoar ainda mais o launch já meio cagado.

O resultado é o que estamos vendo.
Isso, pessoal esquece que o driver também (ou somente) pode estar ocasionando isso, a RDNA3 traz muitas mudanças importantes de uma só vez (intercomunicação, ISA, VOPD, RTRT, IA, SW scheduler, ...), e somar isso a um driver que parece sempre estar instável (cof cof, catalyst nunca perde seu posto, e mudar o nome para Adrenalin não mudará isso) deu nesse desempenho completamente fora do lugar.




Esses dois casos acima, só podem ser duas coisas: Ou driver, ou problema no pipeline gráfico, porque isso não ocorre com programas de produção (no Blender, por exemplo), apenas com jogos.


Mas tem mais alguém reclamando disso ou é aquele post isolado do camarada no Twitter?
Aquecimento das memórias nas MBAs não é caso isolado, vem acontecendo com cada vez mais pessoas. Vale ressaltar que os MCDs estão quentes também, mas é entendível isso acontecer já que cada um deles tem um pedaço de IFcache. Falando nos sensores, dessa vez a AMD caprichou informando-os, dá para saber o clock por motor de sombreamento, inclusive :D

Fk-IOny-Ra-AAAHslf.jpg
 
Muito bom, finalmente a AMD se pronunciou, e respondeu o que queríamos ao mesmo tempo que se absteve da resposta mais crítica.

1) "Like previous hardware generations, shader pre-fetching is supported on RDNA3 as per gitlab link. The code in question controls an experimental function which was not targeted for inclusion in these products and will not be enabled in this generation of product. This is a common industry practice to include experimental features to enable exploration and tuning for deployment in a future product generation."
- Ou seja, não muda nada o que estávamos falando desde o início: Virá desativado via hardware. Quando ele diz que é suportado e funciona na RDNA3, assim como gerações anteriores, está se referindo ao prefetch via software. Quando ele fala que não estava planejado para esta geração mas que foi incluído para testá-la significa que a RDNA3 possui um hardware dedicado a isso, e que ele é problemático na revisão A0 mas funcionará em outras revisões, só que mesmo possuindo-o o prefetch se dará via software nas RDNA3. Aqui não importa a revisão do chip, se é ou não A0, essa feature não será utilizada nesta geração, ponto final.

2) "AMD didn't respond to our queries on whether or not it used A0 silicon for the first wave of RDNA3 CPUs, but industry sources tell us that the company did use A0 silicon for Navi31. In fact, we're told the company launched with A0-revision silicon for almost all of the 6000 series and most of the 5000 series."
- Para uma empresa se abster de dar esta resposta é porque ela denegrirá sua imagem: Se a AMD confirmar esse 'ódio' por ser um 'chip alpha' escalará e impactará a venda de chips, e se ela negar os problemas atuais serão atrelados à um chip fraco com incompetência nos drivers já que o chip não é o problema. Numa sinuca de bico dessas é melhor simplesmente ignorar. Ou seja, o chip da Navi31 é sim da revisão A0.

A parte de "foi-nos dito que [...]" não de algum insider, e sim uma tabela interna ao qual também tenho acesso, e ela nada mais cita que as revisões assinadas nas vBIOS de várias placas, resumindo, a mesma forma de coleta de informação que está causando esse alarde todo. Falando de coletar informações...

image.png


Como falei anteriormente a revisão lida pelo GPU-Z é do board, mais especificamente é a revisão após o processo de ATMP (assembly, testing, marking, and packaging), e não a do silício. Agora... esse fato é um problema do tamanho que pregam? Essa é a verdadeira dúvida.







No fim das contas eles estavam certos, o errado foi a proporção que isso levou e o peso que deram a esses fatos. A RDNA3 realmente não faz prefetch via hardware e seu silício realmente é da revisão A0. Ponto. Agora dizer que o primeiro leva a uma grande perda e que o segundo é o fim do mundo por ser um produto alpha, de testes, é de um exagero sem tamanho.



Isso, pessoal esquece que o driver também (ou somente) pode estar ocasionando isso, a RDNA3 traz muitas mudanças importantes de uma só vez (intercomunicação, ISA, VOPD, RTRT, IA, SW scheduler, ...), e somar isso a um driver que parece sempre estar instável (cof cof, catalyst nunca perde seu posto, e mudar o nome para Adrenalin não mudará isso) deu nesse desempenho completamente fora do lugar.




Esses dois casos acima, só podem ser duas coisas: Ou driver, ou problema no pipeline gráfico, porque isso não ocorre com programas de produção (no Blender, por exemplo), apenas com jogos.



Aquecimento das memórias nas MBAs não é caso isolado, vem acontecendo com cada vez mais pessoas. Vale ressaltar que os MCDs estão quentes também, mas é entendível isso acontecer já que cada um deles tem um pedaço de IFcache. Falando nos sensores, dessa vez a AMD caprichou informando-os, dá para saber o clock por motor de sombreamento, inclusive :D

Fk-IOny-Ra-AAAHslf.jpg


Na época que eu utilizava AMD teve um lançamento dos drivers Crimson, houve uma melhora naquele momento?
 
Na época que eu utilizava AMD teve um lançamento dos drivers Crimson, houve uma melhora naquele momento?
Houve, abandonou código legado de gerações não GCN e isso deixou ele bem rápido e estável, depois veio o Adrenaline e estava tudo indo bem até chegarem as RDNA, ai a incidência de problemas voltou a aumentar, e agora na RDNA3 parecem estar no auge novamente. Talvez, só talvez, se eles abandonarem o suporte às GCN a estabilidade aumente, mas tenho minhas ressalvas.
 
Houve, abandonou código legado de gerações não GCN e isso deixou ele bem rápido e estável, depois veio o Adrenaline e estava tudo indo bem até chegarem as RDNA, ai a incidência de problemas voltou a aumentar, e agora na RDNA3 parecem estar no auge novamente. Talvez, só talvez, se eles abandonarem o suporte às GCN a estabilidade aumente, mas tenho minhas ressalvas.
Putz, então eu peguei o período áureo XD
 
bom video:
 
wNukhgd.jpg





cade vez mais os preços absurdos da pichau parecem bons :fire:
 
Houve, abandonou código legado de gerações não GCN e isso deixou ele bem rápido e estável, depois veio o Adrenaline e estava tudo indo bem até chegarem as RDNA, ai a incidência de problemas voltou a aumentar, e agora na RDNA3 parecem estar no auge novamente. Talvez, só talvez, se eles abandonarem o suporte às GCN a estabilidade aumente, mas tenho minhas ressalvas.
GCN não tem mais suporte vega64 pra baixo
na rx 6600 não to vendo esse problema todo ta igual a rx480 a única diferença e que apareceu mais opções agora no driver
e o over e mais limitado nela memo vai ate 1900MHZ e não da pra usar o timing rápido deve ser por que e Hynix
 
que estranho....teve um corte meio padrão de 50~100 reais em quase todas vga usadas de uma vez....coincidência ou algo aconteceu? estão pedindo rx 6800 xt caiu pra 3,4k
 
que estranho....teve um corte meio padrão de 50~100 reais em quase todas vga usadas de uma vez....coincidência ou algo aconteceu? estão pedindo rx 6800 xt caiu pra 3,4k
por que não ta saindo e que as 7xxx mais fracas estão pra sair e ai o preço delas terão que estar abaixo delas
bem abaixo
 
Alguém que tenha uma 7900 confirma? O overclock está tão ruim assim ou o cara ta fazendo merda?

 
Alguém que tenha uma 7900 confirma? O overclock está tão ruim assim ou o cara ta fazendo merda?



A placa referencia não é a mais indicada para over, só ver o que os modelos custom tipo a TUF da ASUS e a MERC da XFX conseguiram fazer com os 3x conectores de energia, bateu 3ghz.

Espero que a Red Devil seja mais ainda. E o Jay 2 Shits tem experiência, se ele não consegue, é porque não dá mesmo ou tem algum bug travando ele.
 
A placa referencia não é a mais indicada para over, só ver o que os modelos custom tipo a TUF da ASUS e a MERC da XFX conseguiram fazer com os 3x conectores de energia, bateu 3ghz.
XFX MERC, 3.9GHz no front-end, 3.7GHz nos shaders (sim, OC. Não, não em jogos)

image.png
 
Eu resolvi pegar a 3080 12gb da Amazon.

Tenho até 31/01 pra devolver, se essa palhaçada de preços mudar.
Nem ferrando vou pagar 8800 numa 4080; mto menos 9k na xtx
 
Eu resolvi pegar a 3080 12gb da Amazon.

Tenho até 31/01 pra devolver, se essa palhaçada de preços mudar.
Nem ferrando vou pagar 8800 numa 4080; mto menos 9k na xtx

Qual marca?
 

Palit mesmo. Fod4 se a garantia..
Vai sair uns 5200 e pouco, descontando o inter..
E ainda faz 10x sem juros..

O fato de devolver até 31/01 pesou mto. Até lá devemos ter 7900xtx no kabum, tera e distribuidoras..

Quero aproveitar as férias pra jogar um pouco tb...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo