[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

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São duas coisas diferentes, o AFMF que ele citou é apenas a interpolação simples de frames, a nível de drivers, dentro (ou não) do conjunto HYPR-RX. Até o momento esse AFMF estará presente apenas para as placas RDNA3, a interpolação que virá para as gerações anteriores (e até para as NVIDIA) será a de dentro do FSR3 e este gerador de frames é mais preciso e pesado (pois usará os vetores do FSR2 em conjunto com um fluxo óptico calculado nos shaders de forma assíncrona).

Vale lembrar que aquelas palavras foram minhas, ele respondeu de forma profissional, mais especificamente essa foi a resposta com as palavras dele: "Nós precisamos começar de algum lugar. Posso dizer que estamos explorando a capacitação para as gerações mais velhas. Lembre-se de que estamos lançando várias coisas juntas – FSR3, HYPR-RX, AFMF – e por isso tivemos que limitar algo, priorizar o foco das equipes. Há uma avaliação acontecendo, então se houver uma boa recepção do AFMF e os jogadores acreditarem que vale a pena, iremos para o próximo passo e veremos se tem como habilitá-lo no RDNA2. Se tudo correr bem lá, então talvez as gerações antigas também [recebam]. Por enquanto, estamos nos concentrando em colocar o AFMF no mercado."
Aaaah tá! Achei que ele tava de meme naquelas respostas (eu... não abri o link da entrevista).
 
 
Isso ai foi pra da na face do cara que ontem tava dando xilique aqui dizendo que não tinha driver da AMD otimizado para o Starfield haha

Por isso que tem uns que eu ignoro, não me dou o trabalho de responder, finjo que nem existe.

Acredito que o próximo driver ( 23.9.1 ) vai vim recheado.

Vocês aí: :ps:

Reclamam e reclamam dos nvidia-istas, mas conseguem ser piores. Só comentei a demora pra lançar o driver em um jogo patrocinado (e sabotado) pela própria AMD, mas aparentemente a coisa devia estar feia:

Important Notes​

  • AMD is working with the game developers of Starfield™ to resolve an intermittent driver timeout or visual corruption issue when Dynamic Resolution is set to 75-78% with certain ultra wide monitors. Users experiencing this issue should adjust the Dynamic Resolution option as a temporary workaround.

E conseguiu sair com bug ainda, hahahahahahaha
 
Última edição:
Vocês aí: :ps:

Reclamam e reclamam dos nvidia-istas, mas conseguem ser piores. Só comentei a demora pra lançar o driver em um jogo patrocinado (e sabotado) pela própria AMD, mas aparentemente a coisa devia estar feia:


E conseguiu sair com bug ainda, hahahahahahaha
Cara, vc leu o motivo do bug?
"Dynamic Resolution is set to 75-78% with certain ultra wide monitors".
É mto específico. DS entre 75 a 78% em alguns monitores ultra wide. Impossível os caras terem testado tudo antes de lançar. Bug extremamente específico.
 
se deus quiser uns 2.6k
Deus disse que não tem nada com isso e que cada um que lute haha
Mas que venha num preço bom pra galerinha jogar, nos resta aguardar as promoções pois no lançamento nunca vem precinho
 
Boa tarde, amigo. Realmente era a placa de vídeo?
Man eu nem lembro qual era o problema rsrs, se conseguir resgatar meu post original citando o problema consigo lembrar e te dar um feedback.
 
AMD Radeon RX 7700XT supostamente supera a Radeon RX 6800 no 3DMark TimeSpy



Longa história curta, a 7700XT conseguiu ser 4% mais rápida que a RX6800, mas ainda está 12% atrás da 6800XT, isso em um único teste sintético (3dMark TimeSpy em 1440p). Em relação à 6700XT, ela se saiu 35% mais rápida (~17000 pontos na 7700XT, enquanto que a RX6800 faz ~16200 e a 6800XT faz ~19300. Já a 6700XT faz ~12800 pontos).

Olha ai, vazou a pontuação de quem faltava, @W46n3r:

3DMark Time Spy
Time Spy (DX12 1440p)
Radeon RX 6800 XT
19277 (100%)
Radeon RX 7800 XT
19000 (99%)
GeForce RTX 4070
17839 (93%)
Radeon RX 7700 XT
17000 (88%)
Radeon RX 6800
16137 (84%)
GeForce RTX 4060 Ti 16GB
13372 (69%)
Radeon RX 6700 XT
12806 (66%)
Radeon RX 7600
10897 (57%)

Ou seja, infelizmente como eu previa a 7800XT será igual à 6800XT, poderá ganhar por margem de erro a depender do jogo/otimização para RDNA3, e ganhar por até 10% caso o VOPD funcione, mas como sabemos que este último não funcionará é isso ai, empate técnico. Vamos esperar por teste em jogos para confirmar essa tabela no 3DMark.
 
sinceramente esperava que fosse rodar pior....tudo bem que literalmente é o começo em ambiente fechado mas eu estava esperando 60 fps com 100% de uso e a gpu cagando de força

-sem falso frame
-sem falsa resolução
3utzeke.png
PQQD448.jpg


110~130

bwFKsM1.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

é...falei cedo d+, sabia que ia cair mas não pra metade :limo:

zIjKxVg.jpg

uma 7900 xt peidando pra conseguir soltar 60~80fps....como tem gente que paga 300 reais nessa merda de produto mal feito?
 
Última edição:
Na minha humilde opinião para rodar esses games top como starfields e tals só uma configuração parruda o treco e mais pesado que o Titanic no fundo do mar . Uma solução viável e rodar o xcloud da Microsoft ou ter um séries que tá o preço da Kara.. um PC com 32gbddr4 e uma RX 590 de 16gb não roda nem com tudo no mínimo acho eu..
 
Na minha humilde opinião para rodar esses games top como starfields e tals só uma configuração parruda o treco e mais pesado que o Titanic no fundo do mar . Uma solução viável e rodar o xcloud da Microsoft ou ter um séries que tá o preço da Kara.. um PC com 32gbddr4 e uma RX 590 de 16gb não roda nem com tudo no mínimo acho eu..

Nada. É só vc colocar os sets gráficos no Alto. E se preferir coloca as sombras e texturas no médio. Mas nem precisa. Tem gente com RTX3060Ti/RX6700XT + Ci5 12400/Ryzen 5 5600 rodando em 1440p Nativos/Alto/60fps suave na nave.

E gente com RTX3080/RX6800 rodando em 4K Dinâmicos(1.800p)/Alto/60fps tranquilo e calmo.

Só de vc tirar do Ultra/Máximo e colocar no Alto já fatura uns bons frames. Pode chegar até a 20fps de ganho a depender da cena. E se colocar Texturas e Sombras no Médio fatura mais uns 10fps. Agora se colocar tudo no Médio vc deve faturar uns 40fps em relação a tudo no Ultra/Máximo.

Em 1080p/Médio/60fps uma RX6600 deve rodar tranquilo e calmo. E em 1080p/Médio/30fps até uma RX580 deve rodar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha ai, vazou a pontuação de quem faltava, @W46n3r:

3DMark Time Spy
Time Spy (DX12 1440p)
Radeon RX 6800 XT
19277 (100%)
Radeon RX 7800 XT
19000 (99%)
GeForce RTX 4070
17839 (93%)
Radeon RX 7700 XT
17000 (88%)
Radeon RX 6800
16137 (84%)
GeForce RTX 4060 Ti 16GB
13372 (69%)
Radeon RX 6700 XT
12806 (66%)
Radeon RX 7600
10897 (57%)

Ou seja, infelizmente como eu previa a 7800XT será igual à 6800XT, poderá ganhar por margem de erro a depender do jogo/otimização para RDNA3, e ganhar por até 10% caso o VOPD funcione, mas como sabemos que este último não funcionará é isso ai, empate técnico. Vamos esperar por teste em jogos para confirmar essa tabela no 3DMark.

Como eu imaginava. Essa 7800XT na verdade era para ser uma 7800. Mas está bom ela ter ficado com desempenho de uma 6800XT. Pois custa menos. Igual a 7600 VS 6600XT. Só olhar o valor de lançamento dessas placas que vc vai ver que as novas custam menos.

E a 7700XT um pouco acima da 6800 também era esperado. Mas pelo seu custo nem compensa. É mais jogo gastar um pouco a mais e pegar uma 7800XT. Se a 7700XT custasse U$400 até compensaria. Aí sairia uns mil reais de diferença no nosso mercado. Mas se a diferença for de 500 reais sou bem mais pegar uma 7800XT.
 

Sapphire would like to invite gamers to join Party Animals.​

Sapphire’s newest desktop GPU is orange.

PARTY-ANIMALS-SAPPHIRE-HERO-1-1200x507.jpg


Sapphire China has launched a special edition of their Radeon RX 7600 graphics card, inspired by the upcoming brawler game Party Animals. The game features cute and furry creatures fighting each other in various modes. The game will be released on September 20th.

The card is based on the Navi 33 GPU, which has 2048 cores and 8GB of GDDR6 memory. It is not a high-end card, but it can handle games like Party Animals with ease. The game’s minimum requirements are a GeForce GTX 1060 or a Radeon RX 580 with 4GB of memory, so the RX 7600 has more power and double the memory.





Radeon RX 7600 Party Animals, Source: Sapphire China



The card has a custom design with a Party Animals logo and an orange shroud and backplate. It also has higher clocks than the reference model, with 2355 MHz for the game clock and 2755 MHz for the boost clock. This gives the card a 4 to 5% overclock.





Radeon RX 7600 Party Animals, Source: Sapphire China



The card is priced at 2199 RMB (303 USD) in China, but it is currently out of stock. The same price applies to the PULSE version of the RX 7600, which is the design that the Party Animals edition is based on. The advantage of buying the Party Animals card is that it comes with a free copy of the game and a special skin for Nemo, the corgi character. The disadvantage is that it cannot be purchased outside China, at least not at the time of writing.
 
Pessoal, estou precisando aposentar minha gtx 970. Agora vem a dúvida, vale ainda investir na RX 6600 ou melhor partir pra nova geração? Meu tipo de jogatina é mais mmorpg e jogos off-line e mirando no full hd.
Agora é, melhor a RX 6600 fim de vida ou juntar mais um pouco e ir pra RX 7600 ou RTX 4060. Eu penso em ficar muito tempo com a placa. Obrigado pela ajuda.
 
Olha ai, vazou a pontuação de quem faltava, @W46n3r:

3DMark Time Spy
Time Spy (DX12 1440p)
Radeon RX 6800 XT
19277 (100%)
Radeon RX 7800 XT
19000 (99%)
GeForce RTX 4070
17839 (93%)
Radeon RX 7700 XT
17000 (88%)
Radeon RX 6800
16137 (84%)
GeForce RTX 4060 Ti 16GB
13372 (69%)
Radeon RX 6700 XT
12806 (66%)
Radeon RX 7600
10897 (57%)

Ou seja, infelizmente como eu previa a 7800XT será igual à 6800XT, poderá ganhar por margem de erro a depender do jogo/otimização para RDNA3, e ganhar por até 10% caso o VOPD funcione, mas como sabemos que este último não funcionará é isso ai, empate técnico. Vamos esperar por teste em jogos para confirmar essa tabela no 3DMark.
Esse vídeo do Peperaio faz bastante sentido

 


eVZ0lYS.jpeg


gGdH9pr.jpeg
 
Em Starfield a 6800XT ou 7800XT passa trabalho.


Sabe aquele percentual que as Nvidia são melhores que as Radeon em Cyberpunk? Aqui é o inverso.
"Jogo lixo, em 2023 e não tem RT nem DLSS" - Choro livre, é um jogão.

Como assim 6800XT ou 7800XT????
Em rasterização é a mesma placa. Tanto faz.
 
Pessoal, estou precisando aposentar minha gtx 970. Agora vem a dúvida, vale ainda investir na RX 6600 ou melhor partir pra nova geração? Meu tipo de jogatina é mais mmorpg e jogos off-line e mirando no full hd.
Agora é, melhor a RX 6600 fim de vida ou juntar mais um pouco e ir pra RX 7600 ou RTX 4060. Eu penso em ficar muito tempo com a placa. Obrigado pela ajuda.
Investiria na rx 7600.
 
Vlw, vou esperar lançar as 7700xt e ver se a 7600 entra numa promoção boa.
Se a diferença for entre 100-200 pra 4060, que é o que anda acontecendo, não existe razão pra pegar uma 7600, pq as features da nvidia valem esse qualquer a mais. A 6600 ainda continua com CxB muito bom se você não quiser pagar muito acima de 1000, sempre na faixa de 1200-1300, e entregando uma média de uns 20% a menos de performance que ambas as 7600 e 6600.
 
Esse vídeo do Peperaio faz bastante sentido


Video interessante, mas vou só expandir ele um pouco. Olhemos os chips e os cortes por chips, por geração:

ChipRDNA1 (Navi 1x)RDNA2 (Navi 2x)RDNA3 (Navi 3x)
Navi x1 (high-end)80CU96CU
Navi x2 (mid-high)40CU40CU60CU
Navi x3 (mid-low)32CU32CU
Navi x4 (low-end)24CU16CU

Ressalto que o N12 tem a mesma configuração do N10, deixei na tabela como N12 para fazer correlação numérica. Voltando, perceba que a AMD evoluiu os chips das categorias mid-end e high-end (enquanto rebaixou o chip low-end), então o chip da atual 7800XT não perdeu CUs, ele ganhou CUs... percebeu que falei do chip, não é?

Navi x1 = 80CU -> 96CU
Navi x2 = 40CU -> 60CU
Navi x3 = 32CU -> 32CU
Navi x4 = 24CU -> 16CU

O problema todo não foram os chips, e sim quais placas foram aplicadas esses chips: A linha x800 foi rebaixada do chip high-end para o chip mid-end, enquanto que a linha x700 saiu do chip full para um cut-down, e esse é o real problema, essa foi a pilantragem da AMD. A 7800XT foi rebaixada de chip simplesmente porque existiu a 7900XT (ou melhor, ressuscitaram o termo XTX), já que é padrão da AMD ter dois cortes iniciais para cada chip. Pilantragem pura para ter um patamar a mais de preço xD
 
Se a diferença for entre 100-200 pra 4060, que é o que anda acontecendo, não existe razão pra pegar uma 7600, pq as features da nvidia valem esse qualquer a mais. A 6600 ainda continua com CxB muito bom se você não quiser pagar muito acima de 1000, sempre na faixa de 1200-1300, e entregando uma média de uns 20% a menos de performance que ambas as 7600 e 6600.
Vlw orelha, vou começar ver as promoções de 4060
 
Pessoal, estou precisando aposentar minha gtx 970. Agora vem a dúvida, vale ainda investir na RX 6600 ou melhor partir pra nova geração? Meu tipo de jogatina é mais mmorpg e jogos off-line e mirando no full hd.
Agora é, melhor a RX 6600 fim de vida ou juntar mais um pouco e ir pra RX 7600 ou RTX 4060. Eu penso em ficar muito tempo com a placa. Obrigado pela ajuda.

Se a diferença for entre 100-200 pra 4060, que é o que anda acontecendo, não existe razão pra pegar uma 7600, pq as features da nvidia valem esse qualquer a mais. A 6600 ainda continua com CxB muito bom se você não quiser pagar muito acima de 1000, sempre na faixa de 1200-1300, e entregando uma média de uns 20% a menos de performance que ambas as 7600 e 6600.

E a depender do MMO (se for muito antigo e/ou rodando em DX11) a mudança da NVIDIA pra AMD vai ser meio dolorosa.
 
Em Starfield a 6800XT ou 7800XT passa trabalho.

Tem é alguma porra estranha macetando a GPU nesse jogo, isso sim.

Tem alguns momentos que não tem literalmente nada demais na tela e o framerate dropa pra abaixo de 60 aqui. (6750XT rodando o jogo em 1440p High com FSR2 Qualidade.)

Vamos ver quando o FSR 3 - O Ataque dos Frames Clonados sair.
 
Video interessante, mas vou só expandir ele um pouco. Olhemos os chips e os cortes por chips, por geração:

ChipRDNA1 (Navi 1x)RDNA2 (Navi 2x)RDNA3 (Navi 3x)
Navi x1 (high-end)80CU96CU
Navi x2 (mid-high)40CU40CU60CU
Navi x3 (mid-low)32CU32CU
Navi x4 (low-end)24CU16CU

Ressalto que o N12 tem a mesma configuração do N10, deixei na tabela como N12 para fazer correlação numérica. Voltando, perceba que a AMD evoluiu os chips das categorias mid-end e high-end (enquanto rebaixou o chip low-end), então o chip da atual 7800XT não perdeu CUs, ele ganhou CUs... percebeu que falei do chip, não é?

Navi x1 = 80CU -> 96CU
Navi x2 = 40CU -> 60CU
Navi x3 = 32CU -> 32CU
Navi x4 = 24CU -> 16CU

O problema todo não foram os chips, e sim quais placas foram aplicadas esses chips: A linha x800 foi rebaixada do chip high-end para o chip mid-end, enquanto que a linha x700 saiu do chip full para um cut-down, e esse é o real problema, essa foi a pilantragem da AMD. A 7800XT foi rebaixada de chip simplesmente porque existiu a 7900XT (ou melhor, ressuscitaram o termo XTX), já que é padrão da AMD ter dois cortes iniciais para cada chip. Pilantragem pura para ter um patamar a mais de preço xD

Eles ressuscitaram a linha XTX por conta da Nvidia com a série 9(3090/4090). Se a Nvidia continuasse só até a série 8 eu acho que ela nem teria feito isso.

Mas é aquilo que nós já falamos, essa 7800XT era para ser uma 7800. Mas ao menos ela custa U$500 e tem desempenho de uma 6800XT. A 7600 por U$270 e com desempenho de uma 6600XT(em RT chega junto da 6700XT)também foi uma decisão muito bem acertada. E deve ser sua VGA de entrada. Nunca na história tivemos uma VGA de entrada com o desempenho que a 7600 entrega.

Já essa 7700XT ficou bem estranha mesmo. Ainda mais pelo seu valor de apenas U$50 doletas a menos que a 7800XT.

Era melhor terem deixado ela com menos CUS e colocar o seu valor em U$370/400. Não concorda!

Ficou um enorme buraco entre os U$270 da 7600 e os U$450 da 7700XT. São U$180 dólares no limbo.
 

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