[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Starfield "saindo" em 2 dias e nada do driver da AMD ainda. :fami:
 

AMD 1 of 500 Starfield AMD Ryzen & Radeon bundles is being auctioned on eBay​

RADEON-RX-7900-XTX-STARFIELD-1200x624.jpg


AMD had promised to give away hundreds of these bundles to gamers and Gamescom participants, but very few people have come forward to confirm winning one. The company had prepared up to 500 of these bundles, which featured AMD’s top gaming processor, the Ryzen 7 7800X3D, paired with a custom Radeon RX 7900 XTX.

While the CPU essentially only received a new box (there wasn’t much to modify on the CPU itself), the graphics card is a different story. This card underwent a complete transformation, sporting a color scheme that matches that of Starfield spaceships, with custom vinyls and a backplate that only adds to its uniqueness.





AMD Radeon & Ryzen Starfield bundle, Source: Ebay



Although the concept of such a GPU isn’t entirely new, as we’ve seen plenty of ASUS Gundam models with similar color schemes, Radeon GPUs aren’t the go-to choice for graphics card makers when it comes to launching niche products like this. Therefore, AMD took it upon themselves to release this model, but they did so in very limited numbers.





AMD Radeon & Ryzen Starfield bundle, Source: Ebay



The seller does offer other memorabilia, and most of it isn’t for charity. Unfortunately, eBay no longer displays how much of the purchase price will directly benefit the charity. However, the seller has confirmed that all proceeds will go to Mental Drive Inc. We cannot confirm this claim.

As of the time of writing, the card was being offered for $2,000, which is twice the price of a regular reference RX 7900 XTX model.
 
Olá! estou com Ryzen 5600x e RX 6600 XT Nitro + e uma fonte Sharkoon 650W | Potência máxima combinada 12 V:636 W
Fiz a compra de uma RX 6900 XT Red Devil tem 3 conectores de 8, será que a Sharkoon 650W suporta? Tks , )


A 6900XT tem consumo parecido com a RTX3080. Para mim nem precisa trocar de fonte. Uma de 650W já da conta do recado. Tem muita gente que usa a Corsair CX650 com as RTX3080 e RX6900XT.

OBS: Se vc for entrar na onda do que as fabricantes pedem vc está perdido. Onde uma RTX3050 que consome na média 125W e no máximo 145W a fabricante consegue a proeza de pedir uma fonte de 650W. Huahuahua!!!! Uma verdadeira piada isso né! Uma Bizarrice completa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por isso que tenho pensado seriamente em "abandonar os PCs", nos consoles os jogos são melhores otimizados e no Pc de uns tempos para cá estão fazendo tudo nas coxas, de qualquer jeito. Aí ficam lançando essas porcarias de dlss, fsr e outras bostas, fica todo mundo engolindo essas tranqueiras, depois vão ver o resultado disso a longo prazo.

Nessa geração está ruim para todo o lado meu caro.

O problema é o uso de recursos de nova geração como muletas. É comprar TV com VRR pra estabilizar quadros, é tacar RT sem muito sentido para não trabalhar em técnicas já estabelecidas e com muitos menos custos ao processamento, e agora upscale para não otimizar, ao invés de melhorar ainda mais a IQ em maiores performances, como a gente viu em jogos da geração passada tanto do Xbox One quanto do PS4. Vide os Forza Horizon 2, 3, 4, 5, Forza Motorsport 5, 6, 7, Halo 5, Gears 5, Uncharted 4, The Last of US 2, Death Stranding, God of War 1 e 2, FF7 Remake, Horizon 1 e 2, Ghost of Tsuhima Edição do Diretor, Days Gone e etc....

Fora os games multi que temos vários exemplos de games com excelentes gráficos e com boa performance. Vide os Cod Modern Warfare Reboot de 2019, BF 1, Titanfall 2, FF 15, AC Syndicate, Origins, Red Dead Redemption 2, GTA 5, DMC 5, Far Cry 5 e etc...

E isso que os XBox One e PS4 usam um processador de Notebook a 1.6Ghz.

Agora só querem saber de muleta. Nem querem perder tempo otimizando os games. Na verdade lançam o game sem estar pronto para os Beta Tester(nós consumidores)como se fôssemos os testadores dos games. Afff Maria!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Hardware dos consoles é OK. O problema é que passaram a usar features como muleta.

Jogam os modelos com milhões de polígonos direto do ZBrush e largam para o Nanite tentar resolver, ligam a Lumen ou Raytracing para não ter que fazer bake de iluminação nas cenas, botam o jogo a 720p e largam para o upscale se virar, não ligam se ficar caindo frames porque tem VRR, e assim vai indo.

No fim entregam um jogo que nem é lá grandes coisas melhor graficamente que um jogo de PS4 Pro(com sua RX470) ou XBox One X(com sua RX580) mas que não roda satisfatoriamente em nenhum hardware.
 
Última edição:
Entre uma 6900 XT e uma 7900 XT a diferença de desempenho é considerável?
Hoje tem uma 6900 XT na promoção por 4300,00 e também vi uma 7900 XT por 5800,00… vale a diferença de uma pra outra?
 
Só eu achei o tdp das 7700/7800 meio elevado?

Espero que minha evga 650w white dê conta
RDNA 3 em geral passou longe dos +50% de performance por watt vindo das RDNA 2. A 6800 XT é o quê, uns 300w TBP? Contra 260w da 7800 XT. A 7700 XT tem 240w +-, contra 230w da 6700 XT. Meio foda-se a performance por watt no geral.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entre uma 6900 XT e uma 7900 XT a diferença de desempenho é considerável?
Hoje tem uma 6900 XT na promoção por 4300,00 e também vi uma 7900 XT por 5800,00… vale a diferença de uma pra outra?
Se não me engano, tá dando entre 15-20% a mais de performance que a 6900 XT. Pelas contas da própria AMD nos slides da 7800 XT, eu acho que ela chega com a performance da 6900 XT, ou algo muito próxiomo, e o preço abaixo de 4k com certeza, chuto uns 3500 já no lançamento. Eu esperaria, tá perdendo nada gastando 4300 em velharia.
 
Última edição:
Entre uma 6900 XT e uma 7900 XT a diferença de desempenho é considerável?
Hoje tem uma 6900 XT na promoção por 4300,00 e também vi uma 7900 XT por 5800,00… vale a diferença de uma pra outra?

Eu acho que não compensa pegar a 6900 XT por agora. Ainda mais com a 7800 logo aí.
No meu caso, estou saindo de uma 1080 TI e já devo pegar uma 7900 XTX logo, pra ficar muito tempo. Só estou no aguardo de uma boa promo.
 
Eu acho que não compensa pegar a 6900 XT por agora. Ainda mais com a 7800 logo aí.

Concordo, mas sinceramente... acho difícil a 7800XT aparecer por muito menos de 5k no lançamento. Talvez seja preciso esperar o lançamento dar uma esfriada.

E vale dizer que a 6900XT mesmo sendo velha, ainda bate na 7800XT.
É, eu sei... é inesperado, mas é o que indicam os testes do TechpowerUP. Pela publicação (que sempre foi confiavel) a 6900XT tem 11% de vantagem em performance nos testes.
 

Série Sapphire Radeon RX 7800 XT, RX 7700 XT NITRO e PULSE​

A empresa está preparando pelo menos seis modelos.
WGgNaFi.png

Safira NITRO+​

O principal nível da Sapphire, conhecido como NITRO+, consistirá em dois modelos, um para cada SKU. Essas placas apresentam um design robusto de 3 slots com uma solução de resfriamento axial triplo. Eles vêm equipados com conectores de alimentação duplos de 8 pinos, um VRM de 14 fases e um design de PCB de 14 camadas. As placas possuem um grande dissipador de calor conectado a 8 heatpipes, além de resfriamento dedicado para os módulos de memória.

A série NITRO+ oferecerá um recurso de BIOS duplo, proteção de fusível e conectores de ventoinha para usuários que desejam sincronizar a GPU e as ventoinhas do chassi.

A Sapphire ainda não divulgou as velocidades de clock de suas novas GPUs Navi 32. No entanto, foi confirmado que os modelos NITRO+ virão com um TBP (Total Board Power) mais alto logo de cara. Espera-se que o RX 7800 XT tenha um TBP de 288W (+25W), enquanto o RX 7700 XT será configurado com um TBP de 252W (+7W).

7cG8sQ8.jpg


DH7PTLp.jpg


pTcKSyF.jpg


FIaDshL.jpg


mnxfN4L.jpg


PULSO Safira​

A série RX 7800/7700 PULSE incorporará uma solução de resfriamento com ventilador duplo, exigindo um espaço de 2,5 slots na placa-mãe. Ao contrário da série NITRO, essas placas não terão o recurso dual-BIOS e não incluirão nenhum elemento iluminado por LED. De acordo com a folha de especificações oficial, espera-se que o RX 7800 XT tenha um TBP de 266 W (+3 W), enquanto o RX 7700 XT está listado com um TBP de 230 W (-15 W), o que parece ser um erro no site, mas é o que Sapphire apresentou.

kdd2l0Z.png


lOr0aFp.jpg


Cj8RMPm.jpg


Stsiy4U.jpg


XPqo6ZK.jpg


e7aljVN.jpg


Safira PURA​

Finalmente, a Sapphire apresentou sua série PURE; porém, a empresa ainda não atualizou seu site com informações sobre esses cartões. Com base nas renderizações, este modelo pode apresentar um design de 2 ou 2,5 slots e empregará ventiladores semelhantes aos encontrados na série NITRO +, embora com um esquema de cores brancas totalmente diferente . Espera-se que a série PURE ocupe uma posição entre as séries NITRO+ e PULSE em termos de desempenho e preço, mas esses detalhes ainda aguardam confirmação da empres

377Mjmk.jpg
 
AMD Radeon RX 7700XT supostamente supera a Radeon RX 6800 no 3DMark TimeSpy



Longa história curta, a 7700XT conseguiu ser 4% mais rápida que a RX6800, mas ainda está 12% atrás da 6800XT, isso em um único teste sintético (3dMark TimeSpy em 1440p). Em relação à 6700XT, ela se saiu 35% mais rápida (~17000 pontos na 7700XT, enquanto que a RX6800 faz ~16200 e a 6800XT faz ~19300. Já a 6700XT faz ~12800 pontos).
 
Longa história curta, a 7700XT conseguiu ser 4% mais rápida que a RX6800, mas ainda está 12% atrás da 6800XT, isso em um único teste sintético (3dMark TimeSpy em 1440p). Em relação à 6700XT, ela se saiu 35% mais rápida (~17000 pontos na 7700XT, enquanto que a RX6800 faz ~16200 e a 6800XT faz ~19300. Já a 6700XT faz ~12800 pontos).

Nos testes da TechPowerUP a 6800XT é 3% mais rápida que a 7800XT :haa:, então esse resultado da 7700XT vs 6800XT apesar de estranho parece ser correto.

Estou curioso para ver como a 7700XT vai se encaixar na classificação da TechpowerUp.

Bom, eu ia pegar a 7900 XTX mas ontem apareceu a 7900 XT (R$5.586 em até 15x com cartão prime) por um preço ótimo e como vou jogar só em 2k fiquei com ela.
Peguei em 5x.

Boa promoção.
 
Por isso que tenho pensado seriamente em "abandonar os PCs", nos consoles os jogos são melhores otimizados e no Pc de uns tempos para cá estão fazendo tudo nas coxas, de qualquer jeito. Aí ficam lançando essas porcarias de dlss, fsr e outras bostas, fica todo mundo engolindo essas tranqueiras, depois vão ver o resultado disso a longo prazo.

Aí você vai jogar no console e descobre que lá também se usa FSR e a tal "otimização" é igual rodar no médio do PC.

Pois é:

Jedi-Resolution2.jpg

UjXXgRa.jpg
star-wars-jedi-ocalaly-optymalizacja-3.jpg
 
Nos testes da TechPowerUP a 6800XT é 3% mais rápida que a 7800XT :haa:, então esse resultado da 7700XT vs 6800XT apesar de estranho parece ser correto.

Estou curioso para ver como a 7700XT vai se encaixar na classificação da TechpowerUp.
A tabela do TPU é mais para referência mesmo, a nível computacional, e não a nível gráfico. Tanto é que a 7800GRE é 17% mais rápida que a 6800XT na classificação deles, nas em testes reais ela é apenas 7% melhor.
90e5ac75d3a262b3ec13c96aefe04ff118fafc7129200b245ac2952c1e3d2e61.png

Inclusive, usar a 7900GRE como ponto de comparação é bem válido: Se ela, que tem 80CUs em 256bits, é apenas 7% mais rápida que a 6800XT (72CU), como uma placa com 60CUs no mesmo barramento conseguirá ser muito mais rápida que a 6800XT? Não tem como 60CUs alcançar 80CUs no mesmo barramento e largura de banda não (ambas usam chips de 18Gbps), ainda mais na mesma arquitetura, só dependendo de core-clock, a não ser que esse N32 esteja "corrigido/revisado". Portanto, novamente digo, a 7800XT irá empatar com a 6800XT, se ganhar ficará na margem de erro.

Quanto à 7700XT é isso ai mesmo, desde que as specs foram divulgadas que se sabia que ela ficaria pouco acima da RX6800 comum, dado o baixo clock desta última, então espero ver exatamente isso quando forem publicados os reviews de ambas as placas.

O famoso rir para não chorar. Pior é dizer na cara de pau que o hardware atual é que não é suficiente para rodar esses jogos, ao invés de admitir que não está havendo otimização alguma (e olhe que são consoles, deveriam ser exemplo no fator otimização, mas desde que viraram x86 que essa dedicação foi embora (raras exceções)) =S
 
  • Curtir
Reações: Zyt
Bom, eu ia pegar a 7900 XTX mas ontem apareceu a 7900 XT (R$5.586 em até 15x com cartão prime) por um preço ótimo e como vou jogar só em 2k fiquei com ela.
Peguei em 5x.
kJ6Ep4y.png
Bom, eu ia pegar a 7900 XTX mas ontem apareceu a 7900 XT (R$5.586 em até 15x com cartão prime) por um preço ótimo e como vou jogar só em 2k fiquei com ela.
Peguei em 5x.
kJ6Ep4y.png

To com ela e PUBG da média com Ultra e alto acima de 200 FPS
E PUBG é aquela coisa em otimização haha
 

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 Release Notes​



Article Number
RN-RAD-WIN-23-8-2

Highlights​

  • Support for
    • Starfield™
      • Up to 16% increase in performance for Starfield @ 4k, using AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.8.2 on the Radeon™️ RX 7900XTX GPU, versus the previous software driver version 23.8.1 RS-594
      • Up to 16% increase in performance for Starfield @ 4k, using AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.8.2 on the Radeon™️ RX 7900XT GPU, versus the previous software driver version 23.8.1 RS-595

Fixed Issues​

  • Application crash or driver timeout may be observed while playing Baldur's Gate 3 with DirectX® 11 API set on certain systems with Radeon™ RX 7000 series GPUs.

Known Issues​

  • Performance Metrics Overlay may report N/A for FPS on various games.
  • Audio may intermittently become out of sync with video when recording from AMD Software: Adrenalin Edition with AV1 codec.
  • Display may not reach correct brightness with certain games on select SAMSUNG™ FreeSync Premium Pro monitors or TVs with local dimming setting enabled.

Important Notes​

  • AMD is working with the game developers of Starfield™ to resolve an intermittent driver timeout or visual corruption issue when Dynamic Resolution is set to 75-78% with certain ultra wide monitors. Users experiencing this issue should adjust the Dynamic Resolution option as a temporary workaround.
  • Factory Reset has been temporarily disabled as a precautionary measure while we address isolated installation issues that have been reported during PC upgrades. Users may use AMD Cleanup Utility as a temporary option.

Package Contents​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 Driver Version 23.10.29.06 for Windows® 10 and Windows® 11 (Windows Driver Store Version 31.0.21029.6002).

The AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Software: Adrenalin Edition​

For detailed instructions on how to correctly uninstall or install AMD Software: Adrenalin Edition, please refer to the following support resources:
NOTE: This driver is not intended for use on AMD Radeon products running in Apple Boot Camp platforms. Users of these platforms should contact their system manufacturer for driver support. When installing AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 for the Windows® operating system, the user must be logged on as Administrator, or have Administrator rights to complete the installation of AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2.

Radeon Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 is compatible with the following AMD Radeon products.
Radeon™ RX 7900/7600 Series Graphics
Radeon™ RX 6900/6800/6700/6600/6500/6400 Series Graphics
Radeon™ RX 5700/5600/5500/5300 Series Graphics
Radeon™ VII
Radeon™ RX Vega Series Graphics
AMD Radeon™ Pro Duo
Radeon™ RX 500 / Radeon 500X Series Graphics
Radeon™ RX 400 Series Graphics

Mobility Radeon™ Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 is a notebook reference graphics driver with limited support for system vendor specific features.
AMD Radeon™ RX 6800M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6700M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6600M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6500M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6300M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 5700M/5600M/5500M/5300M Series Graphics
AMD Radeon™ 600 Series Graphics

AMD Processors with Radeon Graphics Product Compatibility​

Important Note for Laptop and All-In-One (AIO) PCs​

AMD recommends OEM-provided drivers which are customized and validated for their system-specific features and optimizations.
If you experience issues using the AMD Software: Adrenalin Edition driver package downloaded from AMD.com, please install the OEM-provided drivers for full support and compatibility.
AMD Software: Adrenalin Edition does not include support for handheld gaming devices. Users should check with the OEM for device specific drivers."

DESKTOPMOBILE
AMD Ryzen™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Ryzen™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Ryzen™ PRO ProcessorsAMD Ryzen™ PRO Processors
AMD Athlon™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Athlon™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Athlon™ PRO ProcessorsAMD Athlon™ PRO Processors

WHQL Results​

Status
WHQL Test Suite ResultsPassed
WHQL Microsoft CertificationPassed

Compatible Operating Systems​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 is designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD Radeon product.
  • Windows 11 version 21H2 and later
  • Windows 10 64-bit version 1809 and later

Footnotes​

  • RS-594 - Testing conducted by AMD as of August 25th, 2023, on a test system configured with a Ryzen 7 7800X3D CPU, 32GB DDR5, Radeon RX 7900XTX GPU, and Windows 11 Pro, with AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 and 23.8.1 on Starfield. Game tested at 4k resolution. Performance may vary. System manufacturers may vary configurations, yielding different results.
  • RS-595 - Testing conducted by AMD as of August 25th, 2023, on a test system configured with a Ryzen 7 7800X3D CPU, 32GB DDR5, Radeon RX 7900XT GPU, and Windows 11 Pro, with AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 and 23.8.1 on Starfield. Game tested at 4k resolution. Performance may vary. System manufacturers may vary configurations, yielding different results.
 

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 Release Notes​



Article Number
RN-RAD-WIN-23-8-2

Highlights​

  • Support for
    • Starfield™
      • Up to 16% increase in performance for Starfield @ 4k, using AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.8.2 on the Radeon™️ RX 7900XTX GPU, versus the previous software driver version 23.8.1 RS-594
      • Up to 16% increase in performance for Starfield @ 4k, using AMD Software: Adrenalin Edition™ 23.8.2 on the Radeon™️ RX 7900XT GPU, versus the previous software driver version 23.8.1 RS-595

Fixed Issues​

  • Application crash or driver timeout may be observed while playing Baldur's Gate 3 with DirectX® 11 API set on certain systems with Radeon™ RX 7000 series GPUs.

Known Issues​

  • Performance Metrics Overlay may report N/A for FPS on various games.
  • Audio may intermittently become out of sync with video when recording from AMD Software: Adrenalin Edition with AV1 codec.
  • Display may not reach correct brightness with certain games on select SAMSUNG™ FreeSync Premium Pro monitors or TVs with local dimming setting enabled.

Important Notes​

  • AMD is working with the game developers of Starfield™ to resolve an intermittent driver timeout or visual corruption issue when Dynamic Resolution is set to 75-78% with certain ultra wide monitors. Users experiencing this issue should adjust the Dynamic Resolution option as a temporary workaround.
  • Factory Reset has been temporarily disabled as a precautionary measure while we address isolated installation issues that have been reported during PC upgrades. Users may use AMD Cleanup Utility as a temporary option.

Package Contents​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 Driver Version 23.10.29.06 for Windows® 10 and Windows® 11 (Windows Driver Store Version 31.0.21029.6002).

The AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Software: Adrenalin Edition​

For detailed instructions on how to correctly uninstall or install AMD Software: Adrenalin Edition, please refer to the following support resources:
NOTE: This driver is not intended for use on AMD Radeon products running in Apple Boot Camp platforms. Users of these platforms should contact their system manufacturer for driver support. When installing AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 for the Windows® operating system, the user must be logged on as Administrator, or have Administrator rights to complete the installation of AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2.

Radeon Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 is compatible with the following AMD Radeon products.
Radeon™ RX 7900/7600 Series Graphics
Radeon™ RX 6900/6800/6700/6600/6500/6400 Series Graphics
Radeon™ RX 5700/5600/5500/5300 Series Graphics
Radeon™ VII
Radeon™ RX Vega Series Graphics
AMD Radeon™ Pro Duo
Radeon™ RX 500 / Radeon 500X Series Graphics
Radeon™ RX 400 Series Graphics

Mobility Radeon™ Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 is a notebook reference graphics driver with limited support for system vendor specific features.
AMD Radeon™ RX 6800M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6700M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6600M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6500M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6300M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 5700M/5600M/5500M/5300M Series Graphics
AMD Radeon™ 600 Series Graphics

AMD Processors with Radeon Graphics Product Compatibility​

Important Note for Laptop and All-In-One (AIO) PCs​

AMD recommends OEM-provided drivers which are customized and validated for their system-specific features and optimizations.
If you experience issues using the AMD Software: Adrenalin Edition driver package downloaded from AMD.com, please install the OEM-provided drivers for full support and compatibility.
AMD Software: Adrenalin Edition does not include support for handheld gaming devices. Users should check with the OEM for device specific drivers."

DESKTOPMOBILE
AMD Ryzen™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Ryzen™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Ryzen™ PRO ProcessorsAMD Ryzen™ PRO Processors
AMD Athlon™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Athlon™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Athlon™ PRO ProcessorsAMD Athlon™ PRO Processors

WHQL Results​

Status
WHQL Test Suite ResultsPassed
WHQL Microsoft CertificationPassed

Compatible Operating Systems​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 is designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD Radeon product.
  • Windows 11 version 21H2 and later
  • Windows 10 64-bit version 1809 and later

Footnotes​

  • RS-594 - Testing conducted by AMD as of August 25th, 2023, on a test system configured with a Ryzen 7 7800X3D CPU, 32GB DDR5, Radeon RX 7900XTX GPU, and Windows 11 Pro, with AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 and 23.8.1 on Starfield. Game tested at 4k resolution. Performance may vary. System manufacturers may vary configurations, yielding different results.
  • RS-595 - Testing conducted by AMD as of August 25th, 2023, on a test system configured with a Ryzen 7 7800X3D CPU, 32GB DDR5, Radeon RX 7900XT GPU, and Windows 11 Pro, with AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.2 and 23.8.1 on Starfield. Game tested at 4k resolution. Performance may vary. System manufacturers may vary configurations, yielding different results.
Isso ai foi pra da na face do cara que ontem tava dando xilique aqui dizendo que não tinha driver da AMD otimizado para o Starfield haha
 
Tá louco largar os PCs por causa de otimização e comprar um console

Essas rdna 2 custom aí tudo flopando em qualquer jogo mais exigente, olha o estrago no immortals, no remant 2, no ff xvi, no star wars jedi
 
  • Curtir
Reações: Zyt
Q&A com Scott Herkelman: O chefe da AMD Radeon responde às suas perguntas sobre a RX 7800/7700 XT

Novamente, trago apenas as perguntas interessantes com respostas encurtadas, e respondidas de maneira honesta xD

P> Club386: A série Radeon RX 6000 foi lançada com uma estratégia high-end -> mid-end -> low-end. A série Radeon RX 7000 demorou um bom tempo para atingir o segmento intermediário crítico, por que mudar a estratégia para esta geração?
R> Nossa intenção era fazer esse mesmo progresso, mas shit happens e o chip N32 entrou em espiral suicida. Tentamos ao máximo trazê-lo ao mercado antes mas com o N33 sobrando do mercado mobile, fomos forçados a deixar o N32 de lado. Quando resolvemos seus problemas, a RDNA2 estava vendendo muito novamente e como o N32 fica na mesma faixa de desempenho que as 6800(XT), decidimos segurar. Agora que o estoque está acabando, e tanto as 6600 quanto as 6700/6800 estão quase fora de linha, é hora de lançar!

P> Club386: Você mencionou na Gamescom que nenhum outro ASIC RDNA3 será lançado, embora SKUs variantes possam existir. Veremos o RDNA3 para o comprador preocupado com o orçamento, assim como vimos na última geração?
R> Não, sem planos. O N33 será o último chip para dGPUs (foco no dGPU) e a RX7600 será a placa de entrada da série 7000. Se quiser desempenho/preço inferior, ainda existem muitas RX 6400/6500 no mercado, e os baixos preços das RX 6600/6700 ficarão enquanto durarem os estoques. Ou melhor, vão para as APUs... não, pera, ainda não temos APUs no AM5.

P> Club386: Muitos acharam que a diferença de preço entre as 7900 XTX e 7900 XT era muito pouca, mas a diferença de US$ 50 entre as 7800 XT e 7700 XT é ainda menor, dando aos parceiros pouco espaço para construir placas com OC. Como você responde a este detalhe?
R> Ai é problema dos parceiros, eles que se virem para deixar a 7800XT mais encorpada para poder cobrar acima do MSRP e justificar o preço mínimo da 7700XT, damos total liberdade a eles para isso.

P> Club386: Por que você, em primeiro lugar, limitou o AFMF a GPUs baseadas em RDNA3, integrando a tecnologia de software no próximo HYPER-RX, quando o FSR abrangente está disponível em mais gerações?
R> Precisamos convencer os consumidores a comprar placas RDNA3 por algum motivo exclusivo, não é? Se muitas placas RX7000 venderem por causa do AFMF e ele for bem recebido/adotado, veremos se podemos habilitá-lo nas RDNA2. E se após fizermos isso e as RDNA2 venderem bem, então a geração anterior [RDNA1] também poderá receber esse recurso... AFMF nas Polaris? Não já está na hora de trocar elas não?

P> Club386: Ainda não há sinal do conector 12VHPWR em nenhuma placa de vídeo Radeon. Ele é um problema "quente" para vocês?
R> Assim, tínhamos planos de introduzir este conector nessas duas últimas placas, estrear com o N32, mas como a nossa concorrente ainda sofre com ele, desistimos da ideia, afinal de contas um problema dessa magnitude conosco encerraria nossas atividades. Quem sabe nas RX8000, quando estiver funcionando corretamente? Ah, culpar os usuários quando você não projeta o conector direito e/ou decide lançar sem testes sérios é feio, nós nunca faríamos isso [rsrsrs].

---
Aconselho quem tiver interesse ler a entrevista toda, é muita desculpa e enganação fugindo das verdadeiras respostas (como o desempenho do RT abaixo da NVIDIA, ele disse que a AMD leva isso em consideração na hora de definir o preço de suas placas... piada, né?), ao mesmo tempo que tem respostas sérias e alfinetadas (como consumo e conector).
 
Por quanto será que a 7700xt sairá no Br?
 
P> Club386: Por que você, em primeiro lugar, limitou o AFMF a GPUs baseadas em RDNA3, integrando a tecnologia de software no próximo HYPER-RX, quando o FSR abrangente está disponível em mais gerações?
R> Precisamos convencer os consumidores a comprar placas RDNA3 por algum motivo exclusivo, não é? Se muitas placas RX7000 venderem por causa do AFMF e ele for bem recebido/adotado, veremos se podemos habilitá-lo nas RDNA2. E se após fizermos isso e as RDNA2 venderem bem, então a geração anterior [RDNA1] também poderá receber esse recurso... AFMF nas Polaris? Não já está na hora de trocar elas não?
Ué, esse fluid motion frames não englobava a RDNA 2 também?
No mais, que falta de tato a desse sujeito, como a AMD gosta de se queimar à toa.
 
Ué, esse fluid motion frames não englobava a RDNA 2 também?
No mais, que falta de tato a desse sujeito, como a AMD gosta de se queimar à toa.
São duas coisas diferentes, o AFMF que ele citou é apenas a interpolação simples de frames, a nível de drivers, dentro (ou não) do conjunto HYPR-RX. Até o momento esse AFMF estará presente apenas para as placas RDNA3, a interpolação que virá para as gerações anteriores (e até para as NVIDIA) será a de dentro do FSR3 e este gerador de frames é mais preciso e pesado (pois usará os vetores do FSR2 em conjunto com um fluxo óptico calculado nos shaders de forma assíncrona).

Vale lembrar que aquelas palavras foram minhas, ele respondeu de forma profissional, mais especificamente essa foi a resposta com as palavras dele: "Nós precisamos começar de algum lugar. Posso dizer que estamos explorando a capacitação para as gerações mais velhas. Lembre-se de que estamos lançando várias coisas juntas – FSR3, HYPR-RX, AFMF – e por isso tivemos que limitar algo, priorizar o foco das equipes. Há uma avaliação acontecendo, então se houver uma boa recepção do AFMF e os jogadores acreditarem que vale a pena, iremos para o próximo passo e veremos se tem como habilitá-lo no RDNA2. Se tudo correr bem lá, então talvez as gerações antigas também [recebam]. Por enquanto, estamos nos concentrando em colocar o AFMF no mercado."
 

Users who are viewing this thread

  • btt1
Voltar
Topo