Mace (host): Você lançou o 7700 XT e o 7800 XT. Isso vai completar o portfólio RDNA3 ou talvez haja mais no horizonte?
Scott: Bem, o portfólio RDNA3 está completo. De todos os produtos que planejamos lançar, ou seja, estes são os últimos produtos que iremos lançar. Podemos ter algumas versões diferentes, mas elas não são um novo ASIC/SKU. […] Tem sido uma jornada, já faz cerca de um ano que lançamos o primeiro RDNA3 e agora estamos um ano depois terminando a série. Deveríamos terminar, terminamos e estamos entusiasmados. E agora acho que temos um amplo espectro coberto para pessoas que desejam o preço do RDNA3 aumentando e diminuindo.
VideoCardz.com | RX 7900 XTX | RX 7900 XT | RX 7800 XT | RX 7700 XT | RX 7600 |
---|---|---|---|---|---|
AMD Radeon RX 7000 Specifications | |||||
Picture | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Architecture | RDNA3 (TSMC N6) | RDNA3 (TSMC N6) | RDNA3 (TSMC N6) | RDNA3 (TSMC N6) | RDNA3 (TSMC N6) |
GPU | Navi 31 XTX | Navi 31 XT | Navi 32 XT | Navi 32 XL | Navi 33 XL |
GPU Clusters | 96 CUs | 84 CUs | 60 CUs | 54 CUs | 32 CUs |
Stream Processors | 6144 | 5376 | 3840 | 3456 | 2048 |
Boost Clock | 2.5 GHz | 2.4 GHz | 2.4 GHz | 2.5 GHz | 2.6 GHz |
Memory | 24GB G6 | 20GB G6 | 16GB G6 | 12GB G6 | 8GB G6 |
Memory Bus | 384-bit | 320-bit | 256-bit | 192-bit | 128-bit |
Memory Speed | 20 Gbps | 20 Gbps | 19.5 Gbps | 18 Gbps | 18 Gbps |
Bandwidth | 960 GB/s | 800 GB/s | 624 GB/s | 432 GB/s | 288 GB/s |
Board Power | 355W | 315W | 263W | 245W | 165W |
Power Connectors | 2x 8-pin | 2x 8-pin | 2x 8-pin | 2x 8-pin | 1x 8-pin |
PCIe Interface | Gen4 x16 | Gen4 x16 | Gen4 x16 | Gen4 x16 | Gen4 x8 |
MSRP | $999 | $899 | $499 | $449 | $269 |
Launch Date | December 13, 2022 | December 13, 2022 | September 6, 2023 | September 6, 2023 | May 25, 2023 |
Sim, chutei alto propositalmente, visei o pior cenário e infelizmente a 7700XT se manteve nele =/
Quanto ao desempenho, é aquilo que eu disse, a RDNA3 performa apenas ~6% melhor que a RDNA2 estando na mesma especificação (quantidade de CUs e velocidade dos clocks), logo não tem como a 7800XT com 60CUs se sair melhor que a 6800XT com 72CUs, ainda mais quando ambas tem uma diferença de apenas 150MHz no clock da GPU (a memória, no entando, teve um bom salto de 16Gbps para 19.5Gbps, mas isso por si só não tira a diferença de 12CUs).
Com a 7700XT é diferente, ela chegará na RX6800 porque esta última é bastante conservadora: Essa RDNA3 tem clock de 2.5GHz com memórias a 18Gbps, enquanto que a RDNA2 chega no máximo até 2.1GHz e 16Gbps, logo essa diferença de 6CUs dá para ser tirada da jogada, e entregar o mesmo desempenho da RX6800. Só não passará dela porque a largura de banda (e o barramento) irão segurá-la, e falando de barramento esse é um dos motivos que a 7800XT não vai além da 6800XT, pois a grosso modo é como se eu pegasse a RX6800 e fizesse OC nas memórias e clock (a 6800 comum tem a mesma quantidade de CUs da 7800XT).
Ambas as 4060Ti são caras para o que entregam, mas a versão de 16GB é uma piada. Agora uma queda de preço nessas duas TI é o que espero, já que a concorrência encostou, e segundo o MLID esse corte virá mesmo, não na forma de MSRP mas sim no mercado.
Assim, comparando com as concorrentes direta delas, 4070 e 4060TI, o preço e desempenho entregue ficaram muito bom (para a 7800XT) e ruim (para a 7700XT), mas comparando com a geração anterior temos uma evolução na de 12GB e um retrocesso na de 16GB... sinceramente acho uma vergonha a AMD chamar essa N32XT de 7800XT: Ela é pior que sua antecessora em especificações e (chuto que) será em desempenho, deveria se chamar de RX7800 mesmo (ficará até melhor para a imagem dela, repetiria a repercussão que a RX7600 foi). Se essa 7700XT fosse 400 dólares...
Mas hein?!?
"AMD RX 7800 XT will launch at $499 in the US and €549 in Europe. The RX 7700 XT will cost $449/€489. Both cards will be available on September 6th."
![]()
Espero que tenham conseguido melhorar o AA do fsr, sai de nvidia pra AMD e fiquei triste, a inferioridade é evidente, tanto na qualidade da imagem geral como por bugs visuais como os flickers, simplesmente uma tragédia pra quem usou DLSS. Uso em 2560x1440p, em FHD nem o DLSS faz milagre.Realidade: daqui a 6 meses geral vai estar chamando o FSR 3 de lixo por gerar imagens levemente inferiores ao DLSS 3.
Após esta declaração, surge uma questão sobre o destino da série móvel Radeon RX 7000M. Até agora, a AMD lançou apenas quatro modelos básicos utilizando a GPU Navi33. Houve especulações sobre o uso potencial de um chip Navi31 menor (semelhante ao encontrado na RX 7900GRE) para dispositivos móveis. Além disso, o Navi32 foi altamente aguardado como parte da série RX 7800M, oferecendo aos jogadores móveis uma alternativa à série GeForce RTX 40 Mobile. Lamentavelmente, parece que este pode não ser o caso, ou talvez Scott tenha omitido involuntariamente a menção da existência de novas GPUs Radeon móveis."Mace: Vocês lançaram as RX 7700XT e RX 7800XT. Isso vai completar o portfólio RDNA3 ou talvez hajam mais placas no horizonte?
Scott: Bem, o portfólio RDNA3 está completo. Ou seja, de todos os produtos que planejamos lançar, estes são os últimos produtos que iremos lançar. Podemos ter algumas versões diferentes, mas não são um novo ASIC. […] Tem sido uma jornada, já se passou cerca de um ano desde que lançamos a primeira placa RDNA3 e agora estamos um ano depois terminando a série. Deveríamos terminar, terminamos e estamos entusiasmados. E agora acho que temos um amplo espectro coberto para pessoas que desejam a oferta da RDNA3 aumentando e o preço diminuindo.
Não me leve à mal, até porque não tenho nada a ver com isso mas, se você gosta e usa tanto o DLSS, pra quê que você foi largar de uma Geforce?Espero que tenham conseguido melhorar o AA do fsr, sai de nvidia pra AMD e fiquei triste, a inferioridade é evidente, tanto na qualidade da imagem geral como por bugs visuais como os flickers, simplesmente uma tragédia pra quem usou DLSS. Uso em 2560x1440p, em FHD nem o DLSS faz milagre.
O AA do DLSS que é o DLAA ajuda demais, a superioridade em relação ao TAA e derivados é muito clara.
Estou com esperanças de que que o 3 venha bem melhor, inclusive introduziram o modo AA nativo, indica que podem ter focado em melhorar o AA do FSR, caso continue a mesma tragédia vou pra Nvidia.
Ainda que não fosse o caso, duvido que seria essa a opinião da imprensa, que é mais ou menos o que insinuei no post anterior. Mas isso é outra discussão.Ah e na realidade atual (FSR 2.1/2.2 vs DLSS 2+) não é levemente inferior, é claramente inferior.
Espero que tenham conseguido melhorar o AA do fsr, sai de nvidia pra AMD e fiquei triste, a inferioridade é evidente, tanto na qualidade da imagem geral como por bugs visuais como os flickers, simplesmente uma tragédia pra quem usou DLSS. Uso em 2560x1440p, em FHD nem o DLSS faz milagre.
O AA do DLSS que é o DLAA ajuda demais, a superioridade em relação ao TAA e derivados é muito clara.
Estou com esperanças de que que o 3 venha bem melhor, inclusive introduziram o modo AA nativo, indica que podem ter focado em melhorar o AA do FSR, caso continue a mesma tragédia vou pra Nvidia.
Ah e na realidade atual (FSR 2.1/2.2 vs DLSS 2+) não é levemente inferior, é claramente inferior.
Rapaziada, sou meio leigo, to montando um pc novo, tava pensando em pegar uma RX 6750 XT, ou qualquer placa equivalente que chegue ate 2500. Com esse anuncio da amd, será que os preços vão cair? Ou pego logo a 6750 XT por 2500?
Já usei é uma marca bem conceituada e de confiança caso a placa estiver em bom estado pode comprar!Alguém tem experiência com placa de vídeo Power Color?
Estou negociando um modelo Red Devil RX 6700 XT, com 8 meses de uso, e queria recomendações.
Tem nota fiscal e etc
Tu fala um monte de coisa negativa e depois fala que quer uma placa AMD ahhaPode esperar as criticas agora
É por esse exato motivo que não boto *nenhuma* fé no FSR 3.
É só mais uma gambiarra meia boca que a AMD faz pra "dizer que tem". Vai meter isso nativo no driver e no fim ngm vai usar pq vai ser uma merda ruim e bugada.
Dito isto, fiquei muito interessado na 7800XT. Vamos ver se aparece mais barata que a 4070 aqui
Assim, comparando com as concorrentes direta delas, 4070 e 4060TI, o preço e desempenho entregue ficaram muito bom (para a 7800XT) e ruim (para a 7700XT), mas comparando com a geração anterior temos uma evolução na de 12GB e um retrocesso na de 16GB... sinceramente acho uma vergonha a AMD chamar essa N32XT de 7800XT: Ela é pior que sua antecessora em especificações e (chuto que) será em desempenho, deveria se chamar de RX7800 mesmo (ficará até melhor para a imagem dela, repetiria a repercussão que a RX7600 foi). Se essa 7700XT fosse 400 dólares...
É fácil não ser chupabolista de marca.Tu fala um monte de coisa negativa e depois fala que quer uma placa AMD ahha
Boa tarde, amigo. Realmente era a placa de vídeo?A questão é que o bip segundo a MOBO é erro na VGA, depois dos 7 dias é um PARTO pra conseguir alguma coisa com RMA, como ela ainda está nos 7 dias prefiro trocar ja, mas como falei, eu vou testar antes em outro computador e vou tirar ela do slot e colocar de novo pra ver se resolve.
Essa semana um cara disse ter recebido informações de lojas BR que a placa vai chegar entre 3699~4100.será que é pedir demais a 7800XT por 2999? muito melhor que a 7700XT , >20% mais rápida em raster, quase +200 gb/s de banda, 4gb vram a mais
Não acho que seja lixo, realmente, o DLSS parece ser sempre melhor, independente da resolução. Mas padrão aberto sempre vai ser algo bom pra todo mundo. Hoje temos muitos monitores com Freesync, que já entrega bons resultados. Eu torço pela adoção das tecnologias da AMD, pq todo mundo pode usar sem essas restrições que a NVidia exige. Tipo USB sabe, não é o padrão mais rápido, mas é o mais acessível e está em constante evolução.Realidade II:
Não precisa esperar 6 meses, tudo que a AMD tenta copiar a nVidia fica piorzin...já nasceu lixo quando anunciaram.
![]()
![]()
![]()
será que é pedir demais a 7800XT por 2999? muito melhor que a 7700XT , >20% mais rápida em raster, quase +200 gb/s de banda, 4gb vram a mais