Chefe da divisão de GPUs da AMD afirma que o portfólio Radeon RX 7000 (RDNA3) “agora está completo”
![]()
AMD Radeon Chief confirms Radeon RX 7000 (RDNA3) portfolio "is now complete" - VideoCardz.com
Radeon RX 7000 series are complete, confirms Radeon Chief After the Gamescom product announcement, Scott Herkleman (AMD’s Senior Vice President & General Manager Graphics Business Unit) sat down for a quick chat to talk about these products. Yesterday, AMD unveiled its latest additions to the...videocardz.com
![]()
"[...] Durante a Gamescom, Scott foi questionado sobre o futuro do RDNA3. Especificamente, ele foi questionado se a AMD tinha planos para produtos RDNA3 adicionais ou se algo mais estava no horizonte. Surpreendentemente, parece que a série RDNA3 pode estar chegando ao fim. A AMD indicou que não há planos para novos ASICs nesta geração, e toda a linha já foi finalizada.
Após esta declaração, surge uma questão sobre o destino da série móvel Radeon RX 7000M. Até agora, a AMD lançou apenas quatro modelos básicos utilizando a GPU Navi33. Houve especulações sobre o uso potencial de um chip Navi31 menor (semelhante ao encontrado na RX 7900GRE) para dispositivos móveis. Além disso, o Navi32 foi altamente aguardado como parte da série RX 7800M, oferecendo aos jogadores móveis uma alternativa à série GeForce RTX 40 Mobile. Lamentavelmente, parece que este pode não ser o caso, ou talvez Scott tenha omitido involuntariamente a menção da existência de novas GPUs Radeon móveis."
Ficou um buraco entre a 7600 de U$270 e a 7700XT de U$450. Daria para lançar uma 7600XT ou a 7700 Normal nesse intervalo. Não concorda?
E pelo que eu já tinha cantado a bola, nessa geração nem vão lançar a série 5 e 4. O mínimo será a 7600 mesmo. Até porque essa placa já foi vendida por U$250. Nem faria sentido uma 7500 tão patética quanto uma 6500 custando apenas U$50 doletas a menos(U$200). Seria até mais bizarro que a RTX3050 de U$250 que na verdade era para ser chamada de 2050 devido ser inferior a 2060. Hehe!!
Pela primeira vez na vida eu vejo uma VGA com todo esse potencial da 7600 sendo a VGA de entrada da fabricante. Realmente nisso eles me surpreenderam.
Já tinha achado a RX5600XT 6GB de U$250 umas das melhores placas que a AMD já havia lançado em Matéria de Valor VS Desempenho VS Consumo VS Temperatura. Mas agora essa 7600 bateu todos os Records.
Talvez apenas as Nvidia GTX660Ti, GTX970, GTX1060 e GTX1070 conseguiram tamanha proeza. Mas nenhuma delas eram VGAS de entrada(o primeiro modelo da fabricante)e custando na faixa de U$250.
Ou a Nvidia corta o valor da sua 4060 ou lança uma 4050 para conseguir competir com a excelente e fora da curva chamada 7600.
Mas nem sei se vão lançar uma 4050 nessa geração como fizeram com a 3050 na geração passada. Até porque a 4060 tem mesmo desempenho de uma 3060. Assim como a 4060Ti tem mesmo desempenho de uma 3060Ti. Isso quando não é pior devido a banda/barramento capado aonde a 3060Ti é de 256Bits e até para emuladores se sai melhor.
Se for para lançar uma 4050 sendo igual a uma 3050 nem sei se vale a pena. Mas ao menos vão ter a muleta do DLSS 3.0 para tentar fazer vender a VGA. Hehe!!!
Mas isso não parece estar surtindo muito efeito nas 4060/4060Ti. Aonde estão sendo um verdadeiro fracasso de vendas. A Nvidia até diminui a fabricação das mesmas. Pois a demanda está sendo bem pouca por elas. Por isso vejo ela cortando em pelo menos U$50 dólares o valor dessas VGAS. Principalmente das 4060TTi de 8GB e 16GB.
Última edição: