[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

AMD confirma primeiros jogos FSR3

A tão esperada atualização para FSR3 finalmente chegou.
qXShPc9.png

A AMD anuncia oficialmente suporte para sua mais recente tecnologia de upscaling em dois jogos. A nova versão do FidelityFX Super Resolution (FSR), conhecida como FSR3, apresenta um recurso chamado “Fluid Motion Frames”, que pode ser comparado ao equivalente da AMD ao DLSS3 Frame Generation. Embora esta tecnologia tenha sido inicialmente revelada em janeiro deste ano, a AMD demorou mais do que o previsto para revelar mais detalhes.

Os jogos iniciais criados para aproveitar o poder do FSR3 são “ Forspoken ” e “ Immortals of Aveum ”. Forspoken, um título da Square Enix, infelizmente ficou aquém das expectativas quando foi lançado em janeiro. Por outro lado, “Immortals” é um jogo lançado recentemente que tem a distinção de ser o primeiro a utilizar o Unreal Engine 5.1.

qolvCfR.jpg


A AMD mostra os recursos do FSR3 usando “Forspoken” rodando em uma predefinição 4K Ultra High RT. Com a predefinição FSR3 Performance em ação, a taxa de quadros do jogo aumentou de 36 para 122 FPS, representando um aumento de quase 3,4x. A AMD ainda não divulgou detalhes completos sobre os níveis de qualidade FSR e suporte para Radeon e outros modelos de GPU.

Embora a AMD tenha confirmado oficialmente que o FSR chegará em breve, infelizmente, eles ainda não forneceram uma data de lançamento específica.
 

Estranho a AMD ter comparado a 7700XT com a 4060Ti de 16GB. Deve ser por causa do valor. Porque se fosse pegar a 4060Ti de 8GB aí ela custaria U$60 dólares a menos que a 7700XT. Hehe!!!

O ideal seria a AMD ter colocado a 7700XT por U$400.

Nem faz muito sentido economizar 40 doletas nela em relação a uma 7800XT. O custo benefício da 7800XT é muuuito mais interessante.
 
Última edição:

AMD confirma primeiros jogos FSR3

A tão esperada atualização para FSR3 finalmente chegou.
qXShPc9.png

A AMD anuncia oficialmente suporte para sua mais recente tecnologia de upscaling em dois jogos. A nova versão do FidelityFX Super Resolution (FSR), conhecida como FSR3, apresenta um recurso chamado “Fluid Motion Frames”, que pode ser comparado ao equivalente da AMD ao DLSS3 Frame Generation. Embora esta tecnologia tenha sido inicialmente revelada em janeiro deste ano, a AMD demorou mais do que o previsto para revelar mais detalhes.

Os jogos iniciais criados para aproveitar o poder do FSR3 são “ Forspoken ” e “ Immortals of Aveum ”. Forspoken, um título da Square Enix, infelizmente ficou aquém das expectativas quando foi lançado em janeiro. Por outro lado, “Immortals” é um jogo lançado recentemente que tem a distinção de ser o primeiro a utilizar o Unreal Engine 5.1.

qolvCfR.jpg


A AMD mostra os recursos do FSR3 usando “Forspoken” rodando em uma predefinição 4K Ultra High RT. Com a predefinição FSR3 Performance em ação, a taxa de quadros do jogo aumentou de 36 para 122 FPS, representando um aumento de quase 3,4x. A AMD ainda não divulgou detalhes completos sobre os níveis de qualidade FSR e suporte para Radeon e outros modelos de GPU.

Embora a AMD tenha confirmado oficialmente que o FSR chegará em breve, infelizmente, eles ainda não forneceram uma data de lançamento específica.
@Cata, essa notícia do VideoCardz está desatualizada, muda para a do WccfTech, que lá está completinha :3

Bem, falando do FSR3 em específico, a AMD falou muitas coisas, mas o que importa é o suporte:

FSR3 AFMF (Frame Generator):
- Supported on:
AMD Radeon RX 5700 and above / NVIDIA GeForce RTX 20 Series and above
- Recommended on: AMD Radeon RX 6000 Series and above / NVIDIA GeForce RTX 30 Series and above

FSR3 SR/AA (Super Resolution e Anti-aliasing):
- Supported on:
AMD Radeon RX 590 and above / NVIDIA GeForce GTX 10 Series and above
- Recommended on: AMD Radeon RX 5000 Series and above / NVIDIA GeForce RTX 20 Series and above

E a nota da AMD sobre esse suporte: "Não recomendamos o uso da geração de quadros em produtos inferiores às nossas recomendações acima, pois o desempenho do AFMF dependerá dos recursos da sua GPU e, em hardware mais antigo, você pode não ter uma experiência ideal e ver pouca ou nenhuma melhoria no desempenho. Como o AMD FSR3 é uma tecnologia aberta, ele funcionará em uma gama mais ampla de hardware além do que recomendamos acima [mas novamente, não de forma ideal]."


Estranho a AMD ter comparado a 7700XT com a 4060Ti de 16GB. Deve ser por causa do valor. Porque se fosse pegar a 4060Ti de 8GB aí ela custaria U$50 dólares a menos que a 7700XT. Hehe!!!

O ideal seria a AMD ter colocado a 7700XT por U$400.

Nem faz muito sentido economizar 50 doletas nela em relação a uma 7800XT. O custo benefício da 7800XT é muuuito mais interessante.
Exatamente, o custo da 7800XT está muito bom, surpreendeu e se torna o melhor CxB nessa faixa de preço. O problema ficou com a 7700XT, que a AMD deixou mais cara que a 4060TI de 8GB e mais barata que a 4060TI de 16GB, só que ambas as placas da NVIDIA possuem a mesma especificação diferindo apenas na memória, logo torna-se mais vantagem levar a 4060TI de 8GB por 50 dólares a menos. Aqui a AMD errou feio, foi justamente o meu chute pessimista, era para ser o mesmo preço da 4060TI de 8GB no máximo... bem, quem sabe antes de lançar não baixe, mas até agora apenas a 7800XT está valendo a pena.
 
Quanto ao preço, se seguir a tendência da AMD que coloca uma placa com preço igual ou ligeiramente abaixo da placa que ataca, assim como da geração anterior, meu chute será de 449 USD para a 7700XT e 579 USD para a 7800XT (sim, não estou sendo otimista, e espero mesmo estar enganado mas...)

Quanto ao desempenho, sabendo que a RDNA3 é praticamente a mesma coisa que a RDNA2 na mesma quantidade de CUs, então meu chute é de que a 7700XT fique pau-a-pau com a RX6800 (mesmo possuindo menos núcleos, ela tem clock maior, tanto na GPU quanto nas memórias), enquanto que a 7800XT ficará atrás da 6800XT por 5%, sendo entre 10~12% mais rápida que a RX6800. Claro, meu chute, mas esperemos (para quem já esperou tanto, mas algumas semanas não é nada).

OBS: Só eu achei essas N32 feias? Se elas fossem mais curtas essas duas ventoinhas cairiam bem, mas cumpridas desse jeito ficou muito espaço vazio... sei lá, não combinaram =S

Vc meio que acertou o valor da 7700XT. Hehe!!!

Já da 7800XT vc chutou 80 doletas a mais né!

Eu iria chutar U$400 na 7700XT(errei por 60 doletas) e U$500 na 7800XT(acertei na mosca).

O visual ficou bem grande mesmo. Parecendo aquelas placas que usam três ventoinhas. Prefiro o visual mais compacto da 4070.

Não faz muito sentido a 7800XT ficar atrás da 6800XT. Tinha a obrigação de chegar pelo menos no desempenho da RX6900XT. Assim como a 4070 fez frente a 3080.

E a 7700XT tem a obrigação de chegar na RX6800 Normal. Assim como a 7600 Normal fez em relação a 6600XT.
 
Última edição:
O fato de Starfield, que é um (se não o) dos jogos mais esperados do ano, não ser o título de lançamento do FSR 3 não me inspira muita confiança, nem data de lançamento tem :/ Vão introduzir a tecnologia em dois jogos de qualidade duvidosa, um tão ruim que causou o fechamento do estúdio. Não que eu estivesse esperando muito, para ser sincero, enquanto a AMD não usar hardware de IA dedicado e continuar querendo abranger várias gerações de GPUs, o FSR vai continuar sendo inferior ao DLSS e XeSS.
 
Última edição:
@Cata, essa notícia do VideoCardz está desatualizada, muda para a do WccfTech, que lá está completinha :3

Bem, falando do FSR3 em específico, a AMD falou muitas coisas, mas o que importa é o suporte:

FSR3 AFMF (Frame Generator):
- Supported on:
AMD Radeon RX 5700 and above / NVIDIA GeForce RTX 20 Series and above
- Recommended on: AMD Radeon RX 6000 Series and above / NVIDIA GeForce RTX 30 Series and above

FSR3 SR/AA (Super Resolution e Anti-aliasing):
- Supported on:
AMD Radeon RX 590 and above / NVIDIA GeForce GTX 10 Series and above
- Recommended on: AMD Radeon RX 5000 Series and above / NVIDIA GeForce RTX 20 Series and above

E a nota da AMD sobre esse suporte: "Não recomendamos o uso da geração de quadros em produtos inferiores às nossas recomendações acima, pois o desempenho do AFMF dependerá dos recursos da sua GPU e, em hardware mais antigo, você pode não ter uma experiência ideal e ver pouca ou nenhuma melhoria no desempenho. Como o AMD FSR3 é uma tecnologia aberta, ele funcionará em uma gama mais ampla de hardware além do que recomendamos acima [mas novamente, não de forma ideal]."


Exatamente, o custo da 7800XT está muito bom, surpreendeu e se torna o melhor CxB nessa faixa de preço. O problema ficou com a 7700XT, que a AMD deixou mais cara que a 4060TI de 8GB e mais barata que a 4060TI de 16GB, só que ambas as placas da NVIDIA possuem a mesma especificação diferindo apenas na memória, logo torna-se mais vantagem levar a 4060TI de 8GB por 50 dólares a menos. Aqui a AMD errou feio, foi justamente o meu chute pessimista, era para ser o mesmo preço da 4060TI de 8GB no máximo... bem, quem sabe antes de lançar não baixe, mas até agora apenas a 7800XT está valendo a pena.

Só eu que acho uma Bizarice essa 4060Ti de 16GB por U$500 dólares ter mesmo desempenho de uma 3060Ti 8GB de U$400?

A 3060Ti tem barramento de 256Bits. Até para emuladores ela leva vantagem frente a 4060Ti.

Ela tinha que ter lançado apenas a 4060Ti 8GB por U$350. Até porque possui mesmo desempenho da 3060Ti 8GB. Ao menos ia ter a vantagem de custar 50 doletas a menos. Não concorda!

E se quisesse lançar uma 4060Ti com mais memória que lançasse por U$400 com 12GB ao invés de 16GB.

Eu estou achando(sentindo cheiro)que a Nvidia vai cortar o valor da 4060Ti 8GB e 16GB. Vc também está sentindo esse cheirinho?

A 4070 a mesma coisa. Ela também deve cortar o seu valor por conta da 7800XT.

Meio que a AMD com essa 7800XT de U$500 matou várias placas ao mesmo tempo. Matou a 4060Ti 16GB de U$500, 7700XT de U$460, 4070 de U$600 e a 7900GRE de U$650. Não concorda!

A AMD também deve cortar o valor dessa 7900GRE para U$600.

Assim como também concordo com vc que a 7700XT deve descer para U$400. Não faz sentido(sem noção)esse valor de U$460 quando vc tem a 7800XT por U$500. Além de faturar uns bons frames a mais com a 7800XT, vc ainda tem 4GB a mais de Memória. Pois são 12GB VS 16GB.
 
O Digital Foundry já tem impressões sobre a tecnologia em uma demo em condições controladas pela AMD. Parece funcionar até bem com algumas limitações, mas infelizmente não há muito esforço em reduzir a latência dos quadros interpolados como o Nvidia Reflex faz. Sinceramente, não estou muito convencido não, vou esperar análises independentes fora de ambiente controlado.

 
Última edição:

AMD lança Radeon RX 7900 XTX “Avatar: Frontiers of Pandora” Limited Edition com pintura termorreativa.​


GPU Radeon RX 7900 XTX com tema Avatar anunciada​

Uma edição muito especial da Radeon RX 7900 XTX.
3YWT9bu.jpg

A AMD fez parceria com os desenvolvedores do próximo jogo Avatar: Frontiers (Massive Entertainment/Ubisoft), com lançamento previsto para 7 de dezembro. Em homenagem a esta colaboração, a AMD lançou uma placa gráfica de edição especial, a RX 7900 XTX Avatar: Frontiers of Pandora Limited Edition.

O que diferencia este modelo não é apenas sua poderosa GPU Navi 31 e generosos 24 GB de memória, mas também seu esquema de cores distinto. No entanto, é mais do que apenas a estética que diferencia esta placa do modelo de referência da AMD e da recentemente anunciada Starfied Limited Edition . Esta placa gráfica exclusiva apresenta pintura termorreativa, que muda de cor conforme a placa aquece, revelando marcações com o tema Avatar.

1djMiMU.jpg


NCIeIsK.jpg


Esta inovação é particularmente intrigante considerando que as placas gráficas, como componentes vitais do PC, funcionam frequentemente a temperaturas mais elevadas. Isso levanta a questão de por que tal recurso não é mais comum entre outros modelos e marcas.

No momento em que este artigo foi escrito, o site dedicado da AMD para o lançamento deste produto estava inacessível, portanto, detalhes completos sobre como adquirir esta placa permanecem não divulgados. O teaser do vídeo afirma que este modelo não estará à venda, é apenas um item promocional, para ser distribuído em promoções especiais.

MyNoC3g.jpg


inIcxKM.jpg


Fonte: AMD
 
CUs - SPs - TMUs - ROPs
6800XT: 72 - 4608 - 288 - 128
7800XT: 60 - 3840 - 240 - 128

6700XT: 40 - 2560 - 160 - 64
7700XT: 54 - 3456 - 216 - 128

Entre geraçoes, parece que a 7700XT evoluiu, mas na pratica como isso se da no resultado de performance que eu quero ver.

Por $50 a mais a 7800XT melhor opçao que 7700XT ? Isso que quero ver nos benchs.
 
CUs - SPs - TMUs - ROPs
6800XT: 72 - 4608 - 288 - 128
7800XT: 60 - 3840 - 240 - 128

6700XT: 40 - 2560 - 160 - 64
7700XT: 54 - 3456 - 216 - 128

Entre geraçoes, parece que a 7700XT evoluiu, mas na pratica como isso se da no resultado de performance que eu quero ver.

Por $50 a mais a 7800XT melhor opçao que 7700XT ? Isso que quero ver nos benchs.

Na verdade são apenas 40 dólares a mais que vc paga pela 7800XT. Pois a 7700XT custa U$460 e não U$450.

Creio que a diferença entre elas(estou chutando)fique meio como vc tem entre a 6800 VS 6900XT. Ou entre a RX6800 VS RX6800XT.

Agora pode ser que a diferença fique como vc tem entre a RX6800XT VS RX6900XT. Uma diferença menor do que vc encontra entre uma 6800 VS 6800XT. Meio a diferença que vc encontra entre uma RTX3080 VS RTX3090Ti.

Mas mesmo assim ainda acho mais negócio pagar 40 doletas a mais pela 7800XT.
 
Vc meio que acertou o valor da 7700XT. Hehe!!!

Já da 7800XT vc chutou 80 doletas a mais né!

Eu iria chutar U$400 na 7700XT(errei por 60 doletas) e U$500 na 7800XT(acertei na mosca).

O visual ficou bem grande mesmo. Parecendo aquelas placas que usam três ventoinhas. Prefiro o visual mais compacto da 4070.

Não faz muito sentido a 7800XT ficar atrás da 6800XT. Tinha a obrigação de chegar pelo menos no desempenho da RX6900XT. Assim como a 4070 fez frente a 3080.

E a 7700XT tem a obrigação de chegar na RX6800 Normal. Assim como a 7600 Normal fez frente a 6600XT.
Sim, chutei alto propositalmente, visei o pior cenário e infelizmente a 7700XT se manteve nele =/

Quanto ao desempenho, é aquilo que eu disse, a RDNA3 performa apenas ~6% melhor que a RDNA2 estando na mesma especificação (quantidade de CUs e velocidade dos clocks), logo não tem como a 7800XT com 60CUs se sair melhor que a 6800XT com 72CUs, ainda mais quando ambas tem uma diferença de apenas 150MHz no clock da GPU (a memória, no entando, teve um bom salto de 16Gbps para 19.5Gbps, mas isso por si só não tira a diferença de 12CUs).

Com a 7700XT é diferente, ela chegará na RX6800 porque esta última é bastante conservadora: Essa RDNA3 tem clock de 2.5GHz com memórias a 18Gbps, enquanto que a RDNA2 chega no máximo até 2.1GHz e 16Gbps, logo essa diferença de 6CUs dá para ser tirada da jogada, e entregar o mesmo desempenho da RX6800. Só não passará dela porque a largura de banda (e o barramento) irão segurá-la, e falando de barramento esse é um dos motivos que a 7800XT não vai além da 6800XT, pois a grosso modo é como se eu pegasse a RX6800 e fizesse OC nas memórias e clock (a 6800 comum tem a mesma quantidade de CUs da 7800XT).


Só eu que acho uma Bizarice essa 4060Ti de 16GB por U$500 dólares ter mesmo desempenho de uma 3060Ti 8GB de U$400?

A 3060Ti tem barramento de 256Bits. Até para emuladores ela leva vantagem frente a 4060Ti.

Ela tinha que ter lançado apenas a 4060Ti 8GB por U$350. Até porque possui mesmo desempenho da 3060Ti 8GB. Ao menos ia ter a vantagem de custar 50 doletas a menos. Não concorda!

E se quisesse lançar uma 4060Ti com mais memória que lançasse por U$400 com 12GB ao invés de 16GB.

Eu estou achando(sentindo cheiro)que a Nvidia vai cortar o valor da 4060Ti 8GB e 16GB. Vc também está sentindo esse cheirinho?

A 4070 a mesma coisa. Ela também deve cortar o seu valor por conta da 7800XT.

Meio que a AMD com essa 7800XT de U$500 matou várias placas ao mesmo tempo. Matou a 4060Ti 16GB de U$500, 7700XT de U$460, 4070 de U$600 e a 7900GRE de U$650. Não concorda!

A AMD também deve cortar o valor dessa 7900GRE para U$600.

Assim como também concordo com vc que a 7700XT deve descer para U$400. Não faz sentido(sem noção)esse valor de U$460 quando vc tem a 7800XT por U$500. Além de faturar uns bons frames a mais com a 7800XT, vc ainda tem 4GB a mais de Memória. Pois são 12GB VS 16GB.
Ambas as 4060Ti são caras para o que entregam, mas a versão de 16GB é uma piada. Agora uma queda de preço nessas duas TI é o que espero, já que a concorrência encostou, e segundo o MLID esse corte virá mesmo, não na forma de MSRP mas sim no mercado.


CUs - SPs - TMUs - ROPs
6800XT: 72 - 4608 - 288 - 128
7800XT: 60 - 3840 - 240 - 128

6700XT: 40 - 2560 - 160 - 64
7700XT: 54 - 3456 - 216 - 128

Entre geraçoes, parece que a 7700XT evoluiu, mas na pratica como isso se da no resultado de performance que eu quero ver.

Por $50 a mais a 7800XT melhor opçao que 7700XT ? Isso que quero ver nos benchs.
Assim, comparando com as concorrentes direta delas, 4070 e 4060TI, o preço e desempenho entregue ficaram muito bom (para a 7800XT) e ruim (para a 7700XT), mas comparando com a geração anterior temos uma evolução na de 12GB e um retrocesso na de 16GB... sinceramente acho uma vergonha a AMD chamar essa N32XT de 7800XT: Ela é pior que sua antecessora em especificações e (chuto que) será em desempenho, deveria se chamar de RX7800 mesmo (ficará até melhor para a imagem dela, repetiria a repercussão que a RX7600 foi). Se essa 7700XT fosse 400 dólares...
 
Na verdade são apenas 40 dólares a mais que vc paga pela 7800XT. Pois a 7700XT custa U$460 e não U$450.

Mas mesmo assim ainda acho mais negócio pagar 40 doletas a mais pela 7800XT.
Mas hein?!?

"AMD RX 7800 XT will launch at $499 in the US and €549 in Europe. The RX 7700 XT will cost $449/€489. Both cards will be available on September 6th."


AMD-RX7800-7700-PRICING-RELEASE-DATE.jpg
 

AMD adquire uma empresa de software de IA​


Embora a AMD tenha adquirido várias empresas de hardware nos últimos anos, as aquisições de empresas de software pela AMD têm sido muito mais raras. Esta manhã a AMD anunciou a aquisição da Mipsology como uma empresa de software de IA.

A AMD adquiriu a Mipsology, uma start-up de software de IA com sede na França, para aprimorar seus recursos de software de inferência de IA. O software Zebra AI da Mipsology pode ser usado com FPGAs como os da AMD-Xilinx. O software Zebra AI da Mipsology em FPGAs é anunciado como capaz de competir com o desempenho de inferência da GPU.

AMD + Mipsologia


A AMD escreveu hoje em um breve anúncio:

"A equipe de software altamente qualificada da Mipsology tem experiência comprovada no fornecimento de software e soluções de IA executadas no silício de computação adaptativa da AMD e se juntará ao AMD AI Group para ajudar a acelerar ainda mais o envolvimento de nossos clientes e expandir nossos recursos de desenvolvimento de software de IA. Especificamente, a equipe ajudará a desenvolver nossa stack completa de software de IA, expandindo nosso ecossistema aberto de ferramentas de software, bibliotecas e modelos para preparar o caminho para a implantação simplificada de modelos de IA executados em hardware AMD.

Fundada em 2015, a Mipsology desenvolve inferência de IA líder, soluções de otimização e ferramentas personalizadas para hardware AMD. O principal software, Zebra AI, da empresa oferece suporte a estruturas do setor, incluindo TensorFlow, PyTorch e ONNX Runtime, e ajudará a acelerar as soluções AMD para cargas de trabalho de IA. A integração também suporta a stack de software AMD Unified AI (UAI), que oferece um treinamento coeso de IA e uma interface de inferência na borda, endpoint e nuvem.”

Eu não estava familiarizado com o Mipsology, mas o software deles não parece ser de código aberto.
AMD Zebra


Aqueles que desejam aprender mais sobre o software Mipsology Zebra AI podem fazê-lo em mipsology.com. Lá eles autodescrevem seus esforços como:

"O acelerador Zebra AI calcula inferência de rede neural baseada em imagem sem fazer nenhuma alteração em sua rede neural existente.

Zebra é fácil de usar e funciona nas estruturas principais: PyTorch, TensorFlow e ONNX e é facilmente implantado usando o melhor hardware de CPU e FPGA da categoria.

O Zebra é tão fácil de implantar que nossos usuários chamam o Zebra de 'plug & play'."

E assim vai, IA, IA, IA.

 
Performance da 7800XT > 4070 ?

No preço a 7800XT ta competitiva. Fora o Starfield.
 
Pra mim, se o FSR 3 for tão bom quanto o DLSS3 eu nem troco de placa de vídeo tão cedo..
Vou continuar com a minha humilde RX 6600 Eagle pra 2560x1080p por um longo tempo.
Me recuso ser espoliado por preço de placa de vídeo como tem acontecido.
 
Pra mim, se o FSR 3 for tão bom quanto o DLSS3 eu nem troco de placa de vídeo tão cedo..
Vou continuar com a minha humilde RX 6600 Eagle pra 2560x1080p por um longo tempo.
Me recuso ser espoliado por preço de placa de vídeo como tem acontecido.
6600 XT aqui e sigo o msm pensamento, essa geração eu pulo
 
O Digital Foundry já tem impressões sobre a tecnologia em uma demo em condições controladas pela AMD. Parece funcionar até bem com algumas limitações, mas infelizmente não há muito esforço em reduzir a latência dos quadros interpolados como o Nvidia Reflex faz. Sinceramente, não estou muito convencido não, vou esperar análises independentes fora de ambiente controlado.

Gostei do que li, principalmente da parte técnica, que inclusive trago para cá, junto com um fato interessante: O AFMF e o FSR3 não são a mesma coisa :D

"Então, como o FSR3 realmente funciona? Os princípios são semelhantes aos do DLSS3, mas a execução é obviamente diferente, pois, ao contrário da solução Nvidia, não há IA ou componentes de hardware personalizados na mistura. Uma combinação de entrada do vetor de movimento do FSR2 e análise de fluxo óptico é usada. O DLSS3 usa um bloco de hardware para alcançar o último, é claro, enquanto o FSR3 usa software, executando computação assíncrona. Quanto mais um jogo usa computação assíncrona, menos recursos existem para o FSR3, o que significa que o tempo necessário para gerar o quadro interpolado é maior. No entanto, inversamente, quanto menos computação assíncrona for usada pelo jogo, mais rápido o fluxo óptico FSR3 será calculado. Esta solução baseada em software não significa apenas que o FSR3 será executado na GPU de qualquer fornecedor, isso também significa que a tecnologia é compatível com os consoles da geração atual - mas lembre-se que é necessário um alto framerate para se obter bons resultados. A AMD recomenda uma taxa de quadros base de 60fps para melhores resultados com FSR3."

Ou seja, o gerador de frames do FSR3 usa o mesmo princípio do FG do DLSS3, só que com um porém, como explicado quanto mais núcleos a GPU tiver (para se dedicar à computação assíncrona), melhor ela vai fazer o serviço, ou seja, placas de entrada/mid-low/gerações passadas vão sofrer e não rodar ele de forma plena, ou pior, perderão desempenho. Para essas placas, a AMD trará outra solução, o AFMF:

"[...] vimos uma demonstração inicial do AMD Fluid Motion Frames (AFMF), que é uma opção de geração de quadros no nível do driver para todos os títulos DirectX 11 e DirectX 12. Isso está usando apenas fluxo óptico. Nenhuma entrada de vetor de movimento do FSR2 significa que o melhor que o AFMF pode fazer é interpolar um novo quadro entre dois quadros renderizados de forma padrão, semelhante à forma como uma TV faz isso - embora com muito menos latência. Os quadros gerados serão “mais grosseiros” sem os dados do vetor de movimento, mas a eficácia desses quadros será dimensionada de acordo com o conteúdo e a taxa de quadros base. Um jogo mais lento, por exemplo, facilita a interpolação de conteúdo, pois há menos diferença entre os dois quadros renderizados padrão. Enquanto isso, quanto maior o FPS base, menos tempo um frame gerado persiste na tela - com os frames interpolados de qualidade inferior 'flutuando' entre os frames renderizados de forma padrão. Normalmente, todas as soluções de geração de quadros se beneficiam de taxas de quadros base mais altas, mas isso é especialmente importante para o AFMF."

Ou seja, existirão duas versões de frames gerados, a do FSR e a do AFMF, uma que usa os vetores do FSR2 e outra que não os usa. A primeira versão precisará ser incorporada pelos DEVs, enquanto que a segunda virá através do Driver... onde eu vi isso já... ah é, com o próprio FSR xD
 
Donos de placa de vídeo vendo o lançamento do FSR3....

AMD
Oba! Nossas placas vão ganhar uma sobrevida!

NVidia GTX:
Oba! Nossas placas vão ganhar uma sobrevida!

Donos de GTX 2000 e 3000:
FSR2 1 e 2 é lixo.
DLSS3.5 vai deixar meu Cyberpunk mais raiado, CHUPA AMD.
Vou poder usar frame generation com FSR? Então quer dizer que a minha 3090ti vai ter mais FPS que uma 4060 com FG?
Opa, veremos, se funcionar, vou usar e daí a AMD não vai mais ser lixo.

Donos de 4000:
Dono da 4050
, são uns bosta vai ser podre, a minha gera frames e faz muito mais raio, chupa AMD.

Dono do 4060:
Eu devia ter comprado uma 3060, economizava uma graninha e esses raios a mais tanto faz, nem gosto tanto de raio.

Dono da 4070~4080:
Tá, bom pra quem não fez upgrade, já estava na hora de eu trocar a minha, no fim, fiz um bom negócio.

Dono da 4090:
Se fizer toda força do mundo, vai continuar pior que eu, dane-se.
 
Donos de placa de vídeo vendo o lançamento do FSR3....

AMD
Oba! Nossas placas vão ganhar uma sobrevida!

NVidia GTX:
Oba! Nossas placas vão ganhar uma sobrevida!

Donos de GTX 2000 e 3000:
FSR2 1 e 2 é lixo.
DLSS3.5 vai deixar meu Cyberpunk mais raiado, CHUPA AMD.
Vou poder usar frame generation com FSR? Então quer dizer que a minha 3090ti vai ter mais FPS que uma 4060 com FG?
Opa, veremos, se funcionar, vou usar e daí a AMD não vai mais ser lixo.

Donos de 4000:
Dono da 4050
, são uns bosta vai ser podre, a minha gera frames e faz muito mais raio, chupa AMD.

Dono do 4060:
Eu devia ter comprado uma 3060, economizava uma graninha e esses raios a mais tanto faz, nem gosto tanto de raio.

Dono da 4070~4080:
Tá, bom pra quem não fez upgrade, já estava na hora de eu trocar a minha, no fim, fiz um bom negócio.

Dono da 4090:
Se fizer toda força do mundo, vai continuar pior que eu, dane-se.
Realidade: daqui a 6 meses geral vai estar chamando o FSR 3 de lixo por gerar imagens levemente inferiores ao DLSS 3.
 
Rapaziada, sou meio leigo, to montando um pc novo, tava pensando em pegar uma RX 6750 XT, ou qualquer placa equivalente que chegue ate 2500. Com esse anuncio da amd, será que os preços vão cair? Ou pego logo a 6750 XT por 2500?
 
Realidade: daqui a 6 meses geral vai estar chamando o FSR 3 de lixo por gerar imagens levemente inferiores ao DLSS 3.
Realidade II:
Não precisa esperar 6 meses, tudo que a AMD tenta copiar a nVidia fica piorzin...já nasceu lixo quando anunciaram.

🤣 🤣 🤣
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo