[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Era melhor a AMD nem lançar esse RDNA 4 só por lançar. Espera e lança ele com a mesma tecnologia que seria empregada no RDNA 5. Mas sabendo como as coisas são, vão lançar o RDNA 4 pouca coisa diferente do RDNA 3 e só no RDNA 5 que realmente vai ter um salto significativo.

Não espero que isso aconteça antes do final de 2027.

Ao menos a próxima geração de consoles que deve ser lançada em Novembro de 2028(isso se a M$ não antecipar o seu lançamento em um ano devido nem quererem lançar modelos Pro nessa atual geração como a Sony pretende fazer) deve vir a usar o RDNA 5.0.

Ao menos eu espero que a Nvidia nem faça essa cagada igual fez na série 4mil onde a 4060 é igual a 3060 e a 4060Ti é igual a 3060Ti. Sendo que o mínimo que se esperava era que a 4060 tivesse desempenho de uma 3060Ti e a 4060Ti tivesse desempenho de uma 3070Ti. E que a 4070 tivesse desempenho da 3080. Mas na verdade a 4070Ti que veio com desempenho da 3080. Mas ao menos veio custando U$200 dólares a menos que a 3080.

Só a 4070Ti que salva nessa nova geração da Nvidia.

Vamos ver se a Nvidia nem lança placa no final de 2024 e só lança nova geração em 2025. E de preferência só no final de 2025. Assim daria três anos de intervalo do lançamento da geração 4Mil.

Aí vamos ver se eles vem com o lançamento correto dessa vez. Igual fizeram com as placas da geração 3Mil. E não essa Bizarrice que foram as série 2mil e 4mil.

Última edição:
Engraçado que tanto a AMD quanto a NVidia vieram com lançamentos ruins. A AMD só é menos pior devido aos preços mais agressivos e tals. Parece até que o problema foi o silício. Ambos compram da TSMC? Será que esses wafers vieram meio ruins? Prejudicando todas as empresas e tals... A Apple tbm compra deles e n sei como anda a eficiência do chip deles, mas nos últimos anos têm sido excelentes.
É meio intragável esse lance de, justamente quando a NVidia vacila, a AMD faz o mesmo kk, quando teve uma ótima oportunidade de alavancar suas vendas com placas melhores.

Engraçado que tanto a AMD quanto a NVidia vieram com lançamentos ruins. A AMD só é menos pior devido aos preços mais agressivos e tals. Parece até que o problema foi o silício. Ambos compram da TSMC? Será que esses wafers vieram meio ruins? Prejudicando todas as empresas e tals... A Apple tbm compra deles e n sei como anda a eficiência do chip deles, mas nos últimos anos têm sido excelentes.
É meio intragável esse lance de, justamente quando a NVidia vacila, a AMD faz o mesmo kk, quando teve uma ótima oportunidade de alavancar suas vendas com placas melhores.

Aqui no Brasil a 7900XT por menos de 5K está sendo mais negócio que a 4070Ti. Além da 7900XT ter mais força bruta também tem bem mais memória.

A 7600(que é superior a 6600XT)por menos de 2K também está compensando mais que a 4060(= 3060).

De resto realmente não veio nada muito animador nessas novas gerações. Deixaram muito a desejar.

O que acontece é que não tem porquê ficarem lançando placas de dois em dois anos. O que acontece no ramo dos processadores é ainda pior. Já aconteceu de termos dois lançamentos em um mesmo e mísero ano. Aff Maria!!!

Aonde vamos parar né!

Não tem porquê ficar lançando nova geração todo santo ano como acontecia a vários anos atrás. Nessa época vc levava um ano ou dois no máximo para fazer um jogo. Agora tem jogos que demoram de quatro a cinco anos para ficarem prontos.

Lembro que a trilogia dos DK feitos pela RARE no SNES foram lançados em três anos. Um jogo por ano. E são todos jogos nota 10.

Pessoal não pode querer copiar veículos, tvs, soundbars, celulares e etc... que lançam um produto "novo" todo santo ano.

Última edição:
Aqui no Brasil a 7900XT por menos de 5K está sendo mais negócio que a 4070Ti. Além da 7900XT ter mais força bruta tem bem mais memória.

A 7600(que é superior a 6600XT)por menos de 2K também está compensando mais que a 4060(= 3060).

De resto realmente não veio nada muito animador nessas novas gerações. Deixaram muito a desejar.

O que acontece é que não tem porquê ficarem lançando placas de dois em dois anos. O que acontece no ramo dos processadores é ainda pior. Já aconteceu de termos dois lançamentos em um mesmo e mísero ano. Aff Maria!!!

Aonde vamos parar né!

Não tem porquê ficar lançando nova geração todo santo ano como acontecia a vários anos atrás. Nessa época vc levava um ano ou dois no máximo para fazer um jogo. Agora tem jogos que demoram de quatro a cinco anos para ficarem prontos.

Lembro que a trilogia dos DK feitos pela RARE no SNES foram lançados em três anos. Um jogo por ano. E são todos jogos nota 10.

Pessoal não pode querer copiar veículos, tvs, soundbars, celulares e etc... que lançam um produto "novo" todo santo ano.
Se seguirmos essa ideia de não lançar produtos todo ano haverá demissões em massa kk. Infelizmente, a indústria se criou em um consumismo desenfreado e desnecessário, mas muito lucrativo. Eu ainda estou conseguindo resistir em alguns setores kkk, tanto que ainda estou com uma 1660Ti e que me atende bem em 1080p, mas todo dia a mão coça para trocar de placa, monitor, processador, ssd, mouse e por aí vai...

Se seguirmos essa ideia de não lançar produtos todo ano haverá demissões em massa kk. Infelizmente, a indústria se criou em um consumismo desenfreado e desnecessário, mas muito lucrativo. Eu ainda estou conseguindo resistir em alguns setores kkk, tanto que ainda estou com uma 1660Ti e que me atende bem em 1080p, mas todo dia a mão coça para trocar de placa, monitor, processador, ssd, mouse e por aí vai...

Eu tenho um veículo de 2019 e não pretendo mudar tão cedo. Nem meu Ci5 9400 e RTX3060Ti. Nem mesmo a Soundbar da Sammy Q800A e nem a TV OLED da LG 55B8 de 2018. E também não tenho pressa alguma em pegar um PS5. Ainda tenho jogos de mais para zerar no PS4 Pro.

Eu depois que fiquei mais velho fui ficando assim. Esse vírus do consumismo nem me pega mais. Antigamente eu era muito ansioso. Agora que cheguei na casa dos 40 estou bem mais tranquilo e calmo.

Antigamente eu ia pulando apenas uma geração. Eu tive a GTX660Ti e puleia a geração 700 e peguei uma GTX970. A Nvidia pulou da série 700 direto para a 900.. Nem teve lançamento da série 800.

Eu não consegui pular a série 1mil e acabei pegando uma GTX1070. Hehe!! Mas a geração 2mil eu pulei de boa. A decisão foi muito acertada. Se ainda tivesse com a 970 talvez nem consegueria ter feito isso e teria pego uma placa da série 2mil. Série essa que acho tão ruim quanto a série 700 com as GTX750/760/770/780.

Agora para pegar placa nova só lá por volta de 2026 com uma 5060Ti. Isso se a AMD não tiver uma placa com melhor custo benefício nessa época.

Uma 5060Ti com 12GB por U$400 com desempenho de uma 4070Ti já seria interessante. Ainda mais se consumir o mesmo de uma 3060Ti.

Ou uma RX8700 por U$400 com desempenho de uma RX6800XT e com consumo de uma RX7600.

Assim eu nem precisaria mudar de fonte. Poderia continuar na boa com a Corsair de 500W.

DETALHE: Para 1080p as 1660Ti, 1660S, RX570, RX580 estão passando de bom. É que depois que peguei uma TV 4K eu quis jogar em 1440p e em 4K. Ou em 4K Dinâmicos como 1.600p ou 1.800p que nem consigo enxergar diferença para os 4K Nativos.

Se ainda estivesse jogando no monitor Full HD da LG com Painel IPS de 23p ainda estaria feliz da vida com a GTX1070.

OBS: Esses dias tinha uma 3060Ti por menos de 2K. Seria uma excelente compra e Upgrade em cima da sua GTX1660Ti. A diferença aqui em cima da GTX1070 foi muito grande. E paguei 3K a vista no boleto em uma 3060Ti da ASUS há um ano atrás. O ganho deve ser parecido com quem saiu de uma RX580 e foi para uma RX5700XT. Meio que vc dobra o desempenho. Tem o dobro dos frames nos jogos. A mesma coisa deve acontecer entre uma RX570 VS RX5600XT.

Mas nem tudo são flores para as fabricante. A Nvidia está parando de produzir/fabricar vários modelos das suas VGAS. Pois não está vendendo nem 1/4 do que ela esperaria vender. Mas também né! Com essas placas não era para ser diferente. Um fracasso e fiasco tão grande como a série 2mil.

Em processadores a AMD também está enfrentando baixas vendas com os Ryzen 7mil. Estão vendendo beeem menos que os 3mil e 5mil. Não estão vendendo nem 1/4 do que esses chegaram a vender.

Última edição:
Temos cenários diferentes para motivos diferentes, mas o resultado acabou sendo o mesmo.

Cenário NVIDIA: A geração anterior foi fabricada utilizando o nó da Samsung, que todos sabem que não era bom, mas foi uma barganha para a NVIDIA. Então ela ganhou bastante dinheiro e a venda das RTX3000 foram muito boas, mas para as RTX4000 a verdinha voltou para a TSMC, que veio enfiando a faca e para não reduzir muito seu lucro gordo, Huang decidiu aumentar o preço da lineup inteira e capar suas placas mid para baixo. Logo, desempenho não era o problema, vide a 4090, a lineup veio "cagada" pois a NVIDIA decidiu fazer assim.

Cenário AMD: Desde os primeiros vazamentos a RDNA3 era vista como arrasadora, graças ao hype-train que youtubers fizeram em cima de um entendimento errôneo do VOPD, mas para quem acompanhava as patentes, e o ritmo de desenvolvimento da AMD (uArch nova -> organização de uArch -> uArch nova), já se tinha ideia que o ganho viria a ser pequeno, exceto pela placa entusiasta pois teria mais CUs que sua antecessora. Aqui o problema foi causado por um desempenho de "refresh" em uma arquitetura nova, onde a placa mais forte não conseguiu ser muito melhor que sua antecessora e nem acompanhar o salto que a NVIDIA deu (a 4090 beira ser 2x a 3090Ti, foi um salto insano). A cereja do bolo foi a vermelhinha colocar os preços pareados com o absurdo da linha da concorrente, sem ter vantagens que justificassem isso, além de um VOPD que não vingou.

Logo o problema não foi o silício, a TSMC tem apenas parte da culpa por sua política de preços (já que não possui concorrência), essa geração de ambas saíram ruins por coincidência, ou melhor, pela AMD seguir os passos (preços) da NVIDIA com uma arquitetura fraca e pela NVIDIA querer manter os lucros absurdos, ao mesmo tempo.

Temos cenários diferentes para motivos diferentes, mas o resultado acabou sendo o mesmo.

Cenário NVIDIA: A geração anterior foi fabricada utilizando o nó da Samsung, que todos sabem que não era bom, mas foi uma barganha para a NVIDIA. Então ela ganhou bastante dinheiro e a venda das RTX3000 foram muito boas, mas para as RTX4000 a verdinha voltou para a TSMC, que veio enfiando a faca e para não reduzir muito seu lucro gordo, Huang decidiu aumentar o preço da lineup inteira e capar suas placas mid para baixo. Logo, desempenho não era o problema, vide a 4090, a lineup veio "cagada" pois a NVIDIA decidiu fazer assim.

Cenário AMD: Desde os primeiros vazamentos a RDNA3 era vista como arrasadora, graças ao hype-train que youtubers fizeram em cima de um entendimento errôneo do VOPD, mas para quem acompanhava as patentes, e o ritmo de desenvolvimento da AMD (uArch nova -> organização de uArch -> uArch nova), já se tinha ideia que o ganho viria a ser pequeno, exceto pela placa entusiasta pois teria mais CUs que sua antecessora. Aqui o problema foi causado por um desempenho de "refresh" em uma arquitetura nova, onde a placa mais forte não conseguiu ser muito melhor que sua antecessora e nem acompanhar o salto que a NVIDIA deu (a 4090 beira ser 2x a 3090Ti, foi um salto insano). A cereja do bolo foi a vermelhinha colocar os preços pareados com o absurdo da linha da concorrente, sem ter vantagens que justificassem isso, além de um VOPD que não vingou.

Logo o problema não foi o silício, a TSMC tem apenas parte da culpa por sua política de preços (já que não possui concorrência), essa geração de ambas saíram ruins por coincidência, ou melhor, pela AMD seguir os passos (preços) da NVIDIA com uma arquitetura fraca e pela NVIDIA querer manter os lucros absurdos, ao mesmo tempo.

Na verdade o salto da 4090 foi grande mais por conta da 3090 ser muito fraca. Se vc comparar ela com a 3080 vai entender o que estou falando. Lembro de ver na época o Review da 3090 lá no Guru 3D e tinha jogos que mal conseguia 4fps em cima da 3080.

Não sei o que era pior, se a 3090 VS 3080 ou a 3080Ti VS 3080. Todas eram péssimo custo benefício frente a 3080. O mesmo valia para a 3090Ti.

Compara os frames da 3080 com as 3080Ti e 3090.

A Nvidia mandou bem só na 4070Ti nessa nova geração.

Vamos ver se na próxima geração ela lança uma 5060Ti de 12GB por U$400 com desempenho da 4070Ti e com consumo da 3060Ti.

E vamos ver se a AMD lança uma 8700 por U$400 com desempenho de uma 6800XT e com consumo de uma 6700.

Porque consumo de 4090 e 7900XTX estou passando beeeem longe. A mesma coisa eu falo em relação a um Ci5 VS Ci9.

Na verdade o salto da 4090 foi grande mais por conta da 3090 ser muito fraca. Se vc comparar ela com a 3080 vai entender o que estou falando. Lembro de ver na época o Review da 3090 lá no Guru 3D e tinha jogos que mal conseguia 4fps em cima da 3080.

Não sei o que era pior, se a 3090 VS 3080 ou a 3080Ti VS 3080. Todas eram péssimo custo benefício frente a 3080. O mesmo valia para a 3090Ti.

Compara os frames da 3080 com as 3080Ti e 3090.

A Nvidia mandou bem só na 4070Ti nessa nova geração.

Vamos ver se na próxima geração ela lança uma 5060Ti de 12GB por U$400 com desempenho da 4070Ti e com consumo da 3060Ti.

E vamos ver se a AMD lança uma 8700 por U$400 com desempenho de uma 6800XT e com consumo de uma 6700.

Porque consumo de 4090 e 7900XTX estou passando beeeem longe. A mesma coisa eu falo em relação a um Ci5 VS Ci9.
Na minha opinião a Nvidia só mandou bem na 4090.
Sobre preço pode esquecer, essa é a nova régua.

Na minha opinião a Nvidia só mandou bem na 4090.
Sobre preço pode esquecer, essa é a nova régua.

A 4090 consome absurdo. Assim como os Ci9 da Intel. Para mim para ser um bom produto vc tem que ter Valor VS Consumo VS Temperatura VS Desempenho.

Portanto ainda acho que a única placa que compensa nessa nova série é a 4070Ti. Placa essa que custa U$200 dólares a menos que a 3080 e tem desempenho equivalente a ela. Fora que vem com 2GB a mais de memória e consome menos. Na série 3mil para vc ter esses 2GB a mais vc tinha que gastar U$400 a mais em uma 3080Ti. E no final o desempenho era praticamente a mesma coisa da 3080.

Sobre o preço, não costumo pagar mais de U$400 em VGA. E espero continuar dessa forma. Vamos ver o que ela apronta com uma 5060Ti em 2025. E vamos ver o que a AMD apronta com uma 8700.

A 4090 consome absurdo. Assim como os Ci9 da Intel. Para mim para ser um bom produto vc tem que ter Valor VS Consumo VS Temperatura VS Desempenho.
Apesar do TDP de 450w ela não consome 450w 100% do tempo como costumava ser nas gerações antigas e costuma ser o padrão em outras GPUs, sem contar que em segundos você pode alterar o power limit ou fazer undervolt e pode customizar ela na faixa de consumo que você quiser e continuar com quase todo o desempenho

Exemplo na minha 4070ti de supostos 285w TDP é que em vários jogos fica em 250-260w mesmo sem limitação de CPU, e com undervolt consigo rodar ela na faixa de 175w~ com uma perda de 5%~ de desempenho, ou pegando apenas pela spec stock seria uma redução de 40%~ no consumo (285w pra 175w~) pra uma perda de apenas 5%~ no desempenho, então eficiente as placas são sim, negócio é que na config stock elas vem com tensão pra krl de sobra e sempre dá pra melhorar bastante a coisa se a pessoa estiver disposta a fuçar

Aliás mesma coisa válida pra CPUs, dá pra reduzir consideravelmente o consumo perdendo pouco desempenho pra maioria dos casos, meu 5800x stock é 142w mas eu rodo a 95w de máximo que é uma redução de 33% de consumo e com o CO tenho uma perda de 2-5% em multi-core dependendo da aplicação, single-core a perda é 0 mas aí é meio óbvio também, até visto que o 5700x tem basicamente o mesmo desempenho e 76w de PPT, não é como se a redução de consumo/clock trouxesse uma perda linear de desempenho

Portanto ainda acho que a única placa que compensa nessa nova série é a 4070Ti. Placa essa que custa U$200 dólares a menos que a 3080 e tem desempenho equivalente a ela.
4070 no caso né? a 4070ti é a de $800 que é $100 acima, mas como dito ali, se você comprar uma 4090 e limitar ela a 200w (consumo de uma 4070) a 4090 vai atropelar a 4070 em qualquer cenário, então caso o preço não seja um problema sempre faz mais sentido pegar a GPU superior

Apesar do TDP de 450w ela não consome 450w 100% do tempo como costumava ser nas gerações antigas e costuma ser o padrão em outras GPUs, sem contar que em segundos você pode alterar o power limit ou fazer undervolt e pode customizar ela na faixa de consumo que você quiser e continuar com quase todo o desempenho

Exemplo na minha 4070ti de supostos 285w TDP é que em vários jogos fica em 250-260w mesmo sem limitação de CPU, e com undervolt consigo rodar ela na faixa de 175w~ com uma perda de 5%~ de desempenho, ou pegando apenas pela spec stock seria uma redução de 40%~ no consumo (285w pra 175w~) pra uma perda de apenas 5%~ no desempenho, então eficiente as placas são sim, negócio é que na config stock elas vem com tensão pra krl de sobra e sempre dá pra melhorar bastante a coisa se a pessoa estiver disposta a fuçar

Aliás mesma coisa válida pra CPUs, dá pra reduzir consideravelmente o consumo perdendo pouco desempenho pra maioria dos casos, meu 5800x stock é 142w mas eu rodo a 95w de máximo que é uma redução de 33% de consumo e com o CO tenho uma perda de 2-5% em multi-core dependendo da aplicação, single-core a perda é 0 mas aí é meio óbvio também, até visto que o 5700x tem basicamente o mesmo desempenho e 76w de PPT, não é como se a redução de consumo/clock trouxesse uma perda linear de desempenho

4070 no caso né? a 4070ti é a de $800 que é $100 acima, mas como dito ali, se você comprar uma 4090 e limitar ela a 200w (consumo de uma 4070) a 4090 vai atropelar a 4070 em qualquer cenário, então caso o preço não seja um problema sempre faz mais sentido pegar a GPU superior

Eu nem costumo mexer nos processadores. O meu Ci5 9400 eu uso do jeito que veio de fábrica. Mas na 3060Ti tive que me aventurar em fazer um Undervolt. Ela consome 150W e se tiver perdido 2fps nos games foi muito. Para mim elas deveriam vir assim de fábrica. A minha Corsair de 500W está trabalhando tranquilo e calmo. Igual na época das GTX970 e GTX1070.

Eu fiz confusão com os valores. Eu quis dizer era 4070 e não 4070Ti.

3080 = U$700
4070 = U$600
4070Ti = U$800

Eu vi que com os novos Drivers a 4070 conseguiu igualar ou mesmo superar as 3080/3090. Logo para mim essa é a VGA de melhor custo benefício dessa nova geração da Nvidia. Fora que consome nitidamente menos que as 3080/3090/3090Ti/4070Ti/4080/4090. Levando em conta que vc use elas como vem de fábrica.

A Nvidia meio que meteu a mão nessa nova geração. Meteu a faca com gosto. Eles podiam ter aliviado e ter lançado essas VGAS com pelo menos U$100 dólares a menos né!

Uma 4070 pelos mesmos U$500 da 3070 e a 4070Ti pelos mesmos U$600 da 3070Ti. Seria muito mais justo e faria elas vender bem mais.

Uma 4080 pelos mesmos U$700 da 3080 também faria essa placa vender bem mais e não ser o fracasso que ela se tornou.

Última edição:
Eu nem costumo mexer nos processadores. O meu Ci5 9400 eu uso do jeito que veio de fábrica.
Depende bastante do caso, essa melhora de eficiência grande assim em CPUs pelo que vejo é mais pra multi-core mesmo então pra quem apenas joga as vezes nem muda muita coisa

Mas na 3060Ti tive que me aventurar em fazer um Undervolt. Ela consome 150W e se tiver perdido 2fps nos games foi muito. Para mim elas deveriam vir assim de fábrica. A minha Corsair de 500W está trabalhando tranquilo e calmo. Igual na época das GTX970 e GTX1070.
Agora pra GPU eu costumo recomendar pra maioria das pessoas, faço há uns 4 anos desde que tinha a RX570 e em toda GPU sem exceção (1660super, 3060, 3070, 3080 e 4070ti) tive ganhos substanciais de eficiência, geralmente mesmo desempenho reduzindo 10-15% o consumo e redução de 30-40% consumo perdendo até 5% de desempenho, ou um leve aumento de desempenho com o consumo stock (reduzindo tensão e subindo core/memclock), tem gente que nem sempre liga pra consumo mas é bom lembrar que consumo, temperatura e ruído estão todos relacionados então caso queira melhorar 1 dessas coisas já dá pra considerar um undervolt

A Nvidia meio que meteu a mão nessa nova geração. Meteu a faca com gosto. Eles podiam ter aliviado e ter lançado essas VGAS com pelo menos U$100 dólares a menos né!

Uma 4070 pelos mesmos U$500 da 3070 e a 4070Ti pelos mesmos U$600 da 3070Ti. Seria muito mais justo e faria ela vender bem mais.
Poisé, embora tenham tido coisas como AV1, melhora de eficiência etc praticamente não teve melhora na performance por $, as 4070ti pra cima entregam mais desempenho mas o custo extra aumenta linearmente com o que a 3080 de $700 entrega praticamente

Última edição:
Depende bastante do caso, essa melhora de eficiência grande assim em CPUs pelo que vejo é mais pra multi-core mesmo então pra quem apenas joga as vezes nem muda muita coisa

Agora pra GPU eu costumo recomendar pra maioria das pessoas, faço há uns 4 anos desde que tinha a RX570 e em toda GPU sem exceção (1660super, 3060, 3070, 3080 e 4070ti) tive ganhos substanciais de eficiência, geralmente mesmo desempenho reduzindo 10-15% o consumo e redução de 30-40% consumo perdendo até 5% de desempenho, ou um leve aumento de desempenho com o consumo stock (reduzindo tensão e subindo core/memclock), tem gente que nem sempre liga pra consumo mas é bom lembrar que consumo, temperatura e ruído estão todos relacionados então caso queira melhorar 1 dessas coisas já dá pra considerar um undervolt

Poisé, embora tenham tido coisas como VSR, AV1, melhora de eficiência etc praticamente não teve melhora na performance por $, as 4070ti pra cima entregam mais desempenho mas o custo extra aumenta linearmente com o que a 3080 de $700 entrega praticamente

Olha o Undervolt que eu fiz na 3060Ti. Fiz seguindo esse camarada do vídeo abaixo. Nas 970 e 1070 que eu já tive eu usava do jeito que elas vinham de fábrica. Assim como os Ci5 6400 e Ci5 9400. A 3060Ti está trabalhando bem mais fria e silenciosa.

Meio que a 3080 foi uma placa bem parruda. Diferença muito pequena para as 3080Ti/3090/390Ti. Não se justificava gastar beeem mais por essas placas.

Meio que a 3080 foi a 1080Ti da geração 1mil.. Essa placa ainda é bem parruda. E isso que a 1080Ti é uma placa lançada em Março de 2017. Vai completar 7 anos de vida no ano que vem. Só por curiosidade, ela foi lançada na mesma época que o Nintendo Switch.

Não é a toa que o pessoal chamava a 2080 de 1080Ti com RT. Hehe!!!

Assim como o pessoal chamava a 2060 de 1080 com RT.

Já a 2070 por U$500 era um péssimo negócio. Ainda mais se comparado as RX5700 e RX5700XT de U$350 e U$400 respectivamente.

Compara os frames da 1080Ti VS 2080.

Última edição:
7900 XT Sapphire Pulse por 5448 + frete grátis na Amazon podendo parcelar em até 10x sem juros. Comparemania pra ver os cashbacks do dia

2aJeeoq.png

Não vem com o Starfield pelo que vi mas pelo preço tá compensando, além de ficar 5448 parcelado, a outra mais barata pelo que vi aqui tá 6k a vista ou >6,6k parcelado

uNBOcnG.jpeg

MheXcqf.jpeg

SCDKv2o.jpeg

Eh7pGbl.jpeg

Última edição:
A atualização do AMD Adrenalin Driver 23.7.2 realmente aumentou o desempenho das GPUs Radeon?

Resposta: Não, segundo os testes do QuasarZone o ganho ficou na margem de erro, exceto por FH5 (que tinham problemas/perda de desempenho da RDNA3) e TloU, que realmente teve ganho. Mais informações e gráficos comparando, só seguir o link, deixarei apenas dois aqui.

de69fe4ee6b2c91e1f2175aced36d01c.png

133ea29ddd7a718b6f1c2ca16a7dc0b7.png

Última edição:
Caraca... 900% de melhora em AI, só em ajustes de software.

Parece que Stable Diffusion não é mais um motivo pra comprar Nvidia.

Caraca... 900% de melhora em AI, só em ajustes de software.

Parece que Stable Diffusion não é mais um motivo pra comprar Nvidia.
Isso trás algum benefício em jogos?

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 Release Notes​

Article Number
RN-RAD-WIN-23-8-1

Highlights​

• Support for
    • Immortals of Aveum™

Fixed Issues​

• Improvements to high idle power when using select multi-display setups with mixed high-resolution and high refresh rate displays on Radeon™ RX 7000 series GPUs with variable refresh rate enabled. Further optimizations are being investigated to improve idle power on additional display configurations.
  • Performance drop may be experienced for DirectX® 11 games on AMD Radeon™ RX 5600 XT when AMD SmartAccess Memory is Enabled.
  • Application crash or driver timeout may be observed while playing Ratchet & Clank™: Rift Apart with Ray-Tracing and Dynamic Resolution Scaling enabled on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 7900 XTX.
  • Application crash or driver timeout may be observed while playing Starcraft II™ on Radeon™ RX 7000 series GPUs.
  • Intermittent corruption may be observed playing Rocket League™ with Bloom set to Off on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 6900 XT.
  • Performance drop may be experienced for various games on AMD Ryzen™ processors with Radeon™ 700M series GPUS.

Known Issues​

• Performance Metrics Overlay may report N/A for FPS on various games.
  • Audio may intermittently become out of sync with video when recording from AMD Software: Adrenalin Edition with AV1 codec.
  • Display may not reach correct brightness with certain games on some SAMSUNG™ FreeSync Premium Pro displays and TVs when local dimming is enabled.
  • Application crash or driver timeout may be observed while playing Baldur's Gate 3 with DirectX® 11 API set on certain systems with Radeon™ RX 7000 series GPUs.

Important Notes​

• Factory Reset has been temporarily disabled as a precautionary measure while we address isolated installation issues that have been reported during PC upgrades. Users may use AMD Cleanup Utility as a temporary option.

Package Contents​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 Driver Version 23.10.29.01 for Windows® 10 and Windows® 11 (Windows Driver Store Version 31.0.21029.1006).

The AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Software: Adrenalin Edition​

For detailed instructions on how to correctly uninstall or install AMD Software: Adrenalin Edition, please refer to the following support resources:
NOTE: This driver is not intended for use on AMD Radeon products running in Apple Boot Camp platforms. Users of these platforms should contact their system manufacturer for driver support. When installing AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 for the Windows® operating system, the user must be logged on as Administrator, or have Administrator rights to complete the installation of AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1.

Radeon Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 is compatible with the following AMD Radeon products.
Radeon™ RX 7900/7600 Series Graphics
Radeon™ RX 6900/6800/6700/6600/6500/6400 Series Graphics
Radeon™ RX 5700/5600/5500/5300 Series Graphics
Radeon™ VII
Radeon™ RX Vega Series Graphics
AMD Radeon™ Pro Duo
Radeon™ RX 500 / Radeon 500X Series Graphics
Radeon™ RX 400 Series Graphics

Mobility Radeon™ Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 is a notebook reference graphics driver with limited support for system vendor specific features.
AMD Radeon™ RX 6800M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6700M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6600M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6500M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6300M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 5700M/5600M/5500M/5300M Series Graphics
AMD Radeon™ 600 Series Graphics

AMD Processors with Radeon Graphics Product Compatibility​

Important Note for Laptop and All-In-One (AIO) PCs​

AMD recommends OEM-provided drivers which are customized and validated for their system-specific features and optimizations.
If you experience issues using the AMD Software: Adrenalin Edition driver package downloaded from AMD.com, please install the OEM-provided drivers for full support and compatibility.
DESKTOPMOBILE
AMD Ryzen™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Ryzen™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Ryzen™ PRO ProcessorsAMD Ryzen™ PRO Processors
AMD Athlon™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Athlon™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Athlon™ PRO ProcessorsAMD Athlon™ PRO Processors

WHQL Results​

Status
WHQL Test Suite ResultsPassed
WHQL Microsoft CertificationPassed

Compatible Operating Systems​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 is designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD Radeon product.
  • Windows 11 version 21H2 and later
  • Windows 10 64-bit version 1809 and later

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 Release Notes​

Article Number
RN-RAD-WIN-23-8-1

Highlights​

• Support for
    • Immortals of Aveum™

Fixed Issues​

• Improvements to high idle power when using select multi-display setups with mixed high-resolution and high refresh rate displays on Radeon™ RX 7000 series GPUs with variable refresh rate enabled. Further optimizations are being investigated to improve idle power on additional display configurations.
  • Performance drop may be experienced for DirectX® 11 games on AMD Radeon™ RX 5600 XT when AMD SmartAccess Memory is Enabled.
  • Application crash or driver timeout may be observed while playing Ratchet & Clank™: Rift Apart with Ray-Tracing and Dynamic Resolution Scaling enabled on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 7900 XTX.
  • Application crash or driver timeout may be observed while playing Starcraft II™ on Radeon™ RX 7000 series GPUs.
  • Intermittent corruption may be observed playing Rocket League™ with Bloom set to Off on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 6900 XT.
  • Performance drop may be experienced for various games on AMD Ryzen™ processors with Radeon™ 700M series GPUS.

Known Issues​

• Performance Metrics Overlay may report N/A for FPS on various games.
  • Audio may intermittently become out of sync with video when recording from AMD Software: Adrenalin Edition with AV1 codec.
  • Display may not reach correct brightness with certain games on some SAMSUNG™ FreeSync Premium Pro displays and TVs when local dimming is enabled.
  • Application crash or driver timeout may be observed while playing Baldur's Gate 3 with DirectX® 11 API set on certain systems with Radeon™ RX 7000 series GPUs.

Important Notes​

• Factory Reset has been temporarily disabled as a precautionary measure while we address isolated installation issues that have been reported during PC upgrades. Users may use AMD Cleanup Utility as a temporary option.

Package Contents​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 Driver Version 23.10.29.01 for Windows® 10 and Windows® 11 (Windows Driver Store Version 31.0.21029.1006).

The AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Software: Adrenalin Edition​

For detailed instructions on how to correctly uninstall or install AMD Software: Adrenalin Edition, please refer to the following support resources:
NOTE: This driver is not intended for use on AMD Radeon products running in Apple Boot Camp platforms. Users of these platforms should contact their system manufacturer for driver support. When installing AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 for the Windows® operating system, the user must be logged on as Administrator, or have Administrator rights to complete the installation of AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1.

Radeon Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 is compatible with the following AMD Radeon products.
Radeon™ RX 7900/7600 Series Graphics
Radeon™ RX 6900/6800/6700/6600/6500/6400 Series Graphics
Radeon™ RX 5700/5600/5500/5300 Series Graphics
Radeon™ VII
Radeon™ RX Vega Series Graphics
AMD Radeon™ Pro Duo
Radeon™ RX 500 / Radeon 500X Series Graphics
Radeon™ RX 400 Series Graphics

Mobility Radeon™ Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 is a notebook reference graphics driver with limited support for system vendor specific features.
AMD Radeon™ RX 6800M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6700M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6600M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6500M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6300M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 5700M/5600M/5500M/5300M Series Graphics
AMD Radeon™ 600 Series Graphics

AMD Processors with Radeon Graphics Product Compatibility​

Important Note for Laptop and All-In-One (AIO) PCs​

AMD recommends OEM-provided drivers which are customized and validated for their system-specific features and optimizations.
If you experience issues using the AMD Software: Adrenalin Edition driver package downloaded from AMD.com, please install the OEM-provided drivers for full support and compatibility.
DESKTOPMOBILE
AMD Ryzen™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Ryzen™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Ryzen™ PRO ProcessorsAMD Ryzen™ PRO Processors
AMD Athlon™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Athlon™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Athlon™ PRO ProcessorsAMD Athlon™ PRO Processors

WHQL Results​

Status
WHQL Test Suite ResultsPassed
WHQL Microsoft CertificationPassed

Compatible Operating Systems​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.8.1 is designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD Radeon product.
  • Windows 11 version 21H2 and later
  • Windows 10 64-bit version 1809 and later

Falei que ia sair logo hehe

Olá, será q vale a pena pegar uma RX6800 por 3.5k?
Ou existem opções melhores?
Placa da Kabum q openbox valem a pena?
Vi q tbm tem a RX 6900Xt por 4.5k o problema é q vi vários relatos de Coil whin para o modelo da Red Devil.

Olá, será q vale a pena pegar uma RX6800 por 3.5k?
Ou existem opções melhores?
Considerando que tem 4070 por 3900 acho sem sentido, a não ser que a diferença de 12gb pra 16gb seja vida ou morte pra você, digo sem sentido pela 4070 entregar um pouco mais desempenho, em geral ter 3 anos de garantia (vs 1 ano em média pra AMD, creio eu) e de brinde melhor eficiência e umas techs úteis em alguns casos

Placa da Kabum q openbox valem a pena?
Open box só tem 3 meses de garantia, se a economia vale esse sacrifício aí é bem pessoal

Vi q tbm tem a RX 6900Xt por 4.5k o problema é q vi vários relatos de Coil whin para o modelo da Red Devil.
Coil whine que seja algo meio normal até nessas GPUs de consumo alto, e 4500 tá colado no preço das 4070ti e vale o mesmo que falei pra 4070 vs 6800 sobre vram, garantia etc

Considerando que tem 4070 por 3900 acho sem sentido, a não ser que a diferença de 12gb pra 16gb seja vida ou morte pra você, digo sem sentido pela 4070 entregar um pouco mais desempenho, em geral ter 3 anos de garantia (vs 1 ano em média pra AMD, creio eu) e de brinde melhor eficiência e umas techs úteis em alguns casos

Open box só tem 3 meses de garantia, se a economia vale esse sacrifício aí é bem pessoal

Coil whine que seja algo meio normal até nessas GPUs de consumo alto, e 4500 tá colado no preço das 4070ti e vale o mesmo que falei pra 4070 vs 6800 sobre vram, garantia etc
Valew pelas respostas.
A 4070 não achei por esse valor.
A RX 6800 openbox está por 2900 na loja q explode. O preço está ótimo.
Estou pensando se vale a pena.
Nunca comprei openbox. Sei q é meio loteria mas queria saber se alguém já comprou.

Users who are viewing this thread

Voltar