[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Com drivers saindo com mais frequencia é bem capaz de subir o desempenho
era legal se tivesse atualizações desses testes

Em jogos com RT ela é pau a pau com a 6700XT.

Olha aí o F1 com RT.

E aqui o desempenho bruto sem RT:


A 7600 seria perfeita se tivesse 12gb, é bem perceptível que a placa é forte mas pede mais memória.

Aí custaria U$350. Não existe almoço grátis. Não tem como vc querer tudo e mais um pouco pelo preço da 7600 que já foi vendida por U$250.

Eu também queria uma 4070Ti 12GB por U$400. Ou uma RX6800 16GB pelos mesmos U$400. Hehe!!


Acordem para a realidade.

DETALHE: Lembrei da Bizarrice da 3080Ti VS 3080. Vc pagava U$400 dólares a mais pelos 2GB de memória extra da 3080Ti e mal conseguia 3fps de ganho em relação a 3080. Vixe Maria!!! Pó Larga!!!



Essa 3080Ti conseguia ter o custo benefício ainda pior que da 3070Ti.


Vira o disco
Essa placa com 8gb ta de bom tamanho

Está passando de bom. Ainda mais pelo seu valor.

É a mesma coisa de gente que fala mal do Xbox SS com sua RX6500XT + 10GB de Memória sendo vendido aqui por R$1.800. Não tem o que falar mal. Não existe almoço grátis. Quer maior desempenho! Simples, pague mais que o dobro em um Xbox SX ou PS5.

E os mesmos que falam para virar o disco sobre a 3050 são os mesmos que não cansam de ficarem falando mal da 7600. E ainda defendem uma 4060(=3060). Sendo que a 7600 é melhor e custa menos. Afff Maria!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ele deu um refresco com o Ban na outer e veio se refugiar por aqui....rs

Só o que ma faltava. Até aqui essa praga de Sonhysta/Sonete(Vulgo Trouxista, Trouxa-Man)estão presentes. Aff Maria!! Essa racinha é uma verdadeira praga mesmo. Estão em todo canto. Se espalham igual parasitas e formigas. Hehe!!!

Esse aí pelo visto além de ser Sonete também é Fanboyola da Nvidia.

E outra, eu sou registrado aqui desde Abril de 2007. OK!

DETALHE: Eu era usuário dos finados Forum PCS, UOL Jogos e HT Fórum. A Outerspace me baniram por conta dos Trouxistas(Sonhystas/Sonetes)que não paravam de ficar indo chorar e fofocar para a moderação parecendo um bando de mulherzinha fofoqueira. Ou se preferir um bando de crianças mimadas e catarrentas.
 
Última edição:
Em jogos com RT ela é pau a pau com a 6700XT.

Olha aí o F1 com RT.

E aqui o desempenho bruto sem RT:




Aí custaria U$350. Não existe almoço grátis. Não tem como vc querer tudo e mais um pouco pelo preço da 7600 que já foi vendida por U$250.

Eu também queria uma 4070Ti 12GB por U$400. Ou uma RX6800 16GB por U$400. Hehe!!


Acordem para a realidade.

DETALHE: Lembrei da Bizarrice da 3080Ti VS 3080. Vc pagava U$400 dólares a mais pelos 2GB de memória extra da 3080Ti e mal conseguia 3fps de ganho em relação a 3080. Vixe Maria!!! Pó Larga!!!



Essa 3080Ti conseguia ter o custo benefício ainda pior que da 3070Ti.




Está passando de bom. Ainda mais pelo seu valor.

É a mesma coisa de gente que fala mal do Xbox SS com sua RX6500XT + 10GB de Memória sendo vendido aqui por R$1.800. Não tem o que falar mal. Não existe almoço grátis. Quer maior desempenho! Simples, pague mais que o dobro em um Xbox SX ou PS5.

E os mesmos que falam para virar o disco sobre a 3050 são os mesmos que não cansam de ficarem falando mal da 7600. E ainda defendem uma 4060(=3060). Sendo que a 7600 é melhor e custa menos. Afff Maria!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Só o que ma faltava. Até aqui essa praga de Sonhysta/Sonete(Vulgo Trouxista, Trouxa-Man)estão presentes. Aff Maria!! Essa racinha é uma verdadeira praga mesmo. Estão em todo canto. Se espalham igual parasitas e formigas. Hehe!!!

Esse aí pelo visto além de ser Sonete também é Fanboyola da Nvidia.
Fui eu que zoei sobre mudar o disco da 3050 e nunca falei mal da 7600 e de nenhuma placa.
Só achei engraçado vc falar da 3050 em todo post seu kkkkkkkkk.
 
Fui eu que zoei sobre mudar o disco da 3050 e nunca falei mal da 7600 e de nenhuma placa.
Só achei engraçado vc falar da 3050 em todo post seu kkkkkkkkk.

É que pelo jeito que o pessoal fala da 7600(não cansam de falar mal dela, eles que tem que mudar o disco, parecem uma vitrola com disco furado)parece que é a pior placa já lançada. Mas esquecem da Bizarrice que foi a 3050. A 7600 frente a 3050 é uma Grande Maravilha. E o pior é que a 3050 custava o mesmo da 7600. Ou seja nem a desculpa dela custar menos ela tem ao seu favor. Para mim essa Bizarrice chamada 3050 deveria custar no máximo U$200 doletas. Era para ser chamada de 2050 devido ser inferior a 2060. Essa sim o RT é só para bobo ver. Só para falar que tem. Já a 7600 em RT é equivalente a 6700XT. Tem nem o que querer comparar com a 3050.

Pessoal é muito Hipócrita. A Hipocrisia rola solta. Só não vê quem não quer. Capiche!!!

Querer comparar a 3050 com a 7600 é a mesma coisa de querer comparar as GTX1050 e GTX1050Ti com as RX570 e RX580.

Nem tem o que comparar. Valeu!!!!

Nem a RX5600XT pode ser comparada a 3050. Pois a 3050 apanha de pau mole.
 
Última edição:
Pow Batman... Nem adianta gastar letras condenando a 3050 kkk. Não é por ser uma 3050, é por ser uma NVidia. Sabemos que a grande maioria nem cogita placas AMD, então a comparação acaba ficando dentro da própria NVidia. E pelo andar da carruagem, vai continuar assim, pq a AMD dá muita bola fora, mesmo tendo boas placas. 6600, 7600, 6750 tem ótimos preços pelo desempenho frente as NVidias. Mas aí vc vê o marketing, as features, os drivers da NVidia e percebe que a AMD fica muito atrás nisso. É osso, torço tanto pela AMD quanto pela Intel. Melhor coisa pra gente é um mercado equilibrado.
 
Depende do preço e de quanto vc quer de diferença

contam-se noa fatores os Hz do seu monitor (60, 90, 120, 144Hz...), jogos não alcançando o que vc espera, oportunidade, consumismo...
Acho que seria mais pela oportunidade (R$4600 na 7900XT Taichi OC), já apareceu algum outro modelo mais barato ?
 
Acho que seria mais pela oportunidade (R$4600 na 7900XT Taichi OC), já apareceu algum outro modelo mais barato ?
eu to achando o preço bom elas sempre não estão 5,5K em media ?
 
Acho que seria mais pela oportunidade (R$4600 na 7900XT Taichi OC), já apareceu algum outro modelo mais barato ?
Taichi OC é o melhor modelo da Asrock.
 
Acho que seria mais pela oportunidade (R$4600 na 7900XT Taichi OC), já apareceu algum outro modelo mais barato ?

Excelente preço. Eu pegaria essa 7900XT sem pensar duas vezes. Se bem que uma 6800XT já está passando de bom. Com os novos Drivers teve jogos que o ganho chegou a 20fps com as 6800 e 6800XT. A 6800 está voando baixo. A 6800XT passou a 6900XT com Driver antigo..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pow Batman... Nem adianta gastar letras condenando a 3050 kkk. Não é por ser uma 3050, é por ser uma NVidia. Sabemos que a grande maioria nem cogita placas AMD, então a comparação acaba ficando dentro da própria NVidia. E pelo andar da carruagem, vai continuar assim, pq a AMD dá muita bola fora, mesmo tendo boas placas. 6600, 7600, 6750 tem ótimos preços pelo desempenho frente as NVidias. Mas aí vc vê o marketing, as features, os drivers da NVidia e percebe que a AMD fica muito atrás nisso. É osso, torço tanto pela AMD quanto pela Intel. Melhor coisa pra gente é um mercado equilibrado.

Eu sei muito bem disso. Mas tem placas que mesmo sendo da Nvidia não tem como defender. Ainda mais quando vc fica falando mal de placa X da concorrente. Isso é muito Hipocrisia para o meu gosto. O pessoal é Hipócrita de mais. Tem que ser Imparcial como eu que mesmo tendo placas da Nvidia eu sei separar uma coisa da outra.

Já dei o exemplo das placas da série 2mil que foram horrorosas. Onde as Super que era para ser as verdadeiras 2mil. E isso vale para o valor delas também. Ainda bem que temos concorrência e a AMD lançou as 5700/5700XT. Se não é bem capaz da Nvidia ter lançado as Super pelo mesmo valor das 2mil originais. E a 5600XT fez ela cortar o valor da 2060 de U$350 para U$300. Mas a 5600XT de U$250 era mais negócio.

Eu pulei esses modelos e peguei uma 3060Ti. Essa sim compensou. Placa de U$400 com desempenho de uma 2080S de U$800. Mas já tem um tempo que ela chegou na 2080Ti. E com Undervolt está consumindo 150W aqui. Uma Corsair de 500W está trabalhando com folga. Eu uso um Ci5 9400. O PC está consumindo praticamente o mesmo da 1070 que tinha antes dela.

Agora a Nvidia lançou essa nova série 4Mil e colocou a muleta do DLSS 3 para fazer vender as placas. Porque as 4060 e 4060Ti são um dos piores lançamentos que já vi. Pois uma 4060 nada mais é que uma 3060 com o suporte do DLSS 3. E o mesmo vale entre as 4060Ti VS 3060Ti.

Se a 7600 fosse uma 6600 eu também estaria falando mal. Mas ela consegue ganhar até da 6600XT. E em games com RT chega na cola da 6700XT.

Uma 4060 tinha que ter desempenho de uma 3060Ti. E uma 4060Ti tinha que ter desempenho de uma 3070Ti.

A única placa dessa nova geração que compensa ao meu ver é a 4070Ti de U$600. Pois é equivalente a uma 3080 de U$800 e ainda vem com 2GB a mais de memória. Coisa que para vc ter na série 3mil vc tinha que gastar mais de mil dólares em uma 3080Ti.

Na série 2mil(2060/2070/2080) colocaram o RT para fazer vender placa. E agora o DLSS 3.0 Aff Maria!!

Lembro até hoje que chamavam a 2060 de 1080 com RT, uma 2080 era chamada de 1080Ti com RT. E a 2070 era inferior a 1080Ti e um péssimo custo benefício.
 
Última edição:
Essa Taichi só vi uma vez em promoção por R$5000, foi live da Pichau 8 unidades que não duraram 30 segundos.

Hoje pela manhã apareceu a PNY por R$4300 na Kabum mas cheguei atrasado 😞

Rapaz essas 7900XT por menos de 5K é uma excelente opção. Eu se fosse pegar uma nova VGA nessa faixa de preço iria nela ao invés da 4070Ti. E olha que eu gosto da 4070Ti. Para mim é a única VGA que compensa nessa nova geração da Nvidia.

Já da AMD compensa as 7600 e 7900XT. Não tem concorrência por parte da Nvidia contra essas VGAS. Ainda mais com esses preços praticados. Uma 7900XT na faixa de 4.5K e uma 7600 por 1.7K. Difícil bater o custo benefício dessas VGAS. Para vc ter uma noção, a 3060Ti da ASUS eu paguei 3K a vista no boleto na época.
 
Última edição:
Pessoal recentemente eu adquiri uma rx 6600m mas estou tendo uma certa dificuldade em escolher um driver pra ela a maioria sempre tem uns bugs, qual versão do driver séria a melhor pra por nela?
 


QGYzVZg.jpeg
 
Então pelo que entendi a RDNA 5 vai ser a top e eles vão pegar bem levinho na RDNA4 pra não perder o prazo?
Hardware era Overkill e não dava pra Validar a Tempo ao que Parece seriam 3 dies diferentes lol
AMD-NAVI-4C-HERO.jpg
 
Pessoal recentemente eu adquiri uma rx 6600m mas estou tendo uma certa dificuldade em escolher um driver pra ela a maioria sempre tem uns bugs, qual versão do driver séria a melhor pra por nela?
o ultimo
defina bugs
 
Ia ser absolutamente overkill Holy, tem nego nos Foruns da Anandtech especulando 270CU :olar:
Se cada SED tiver apenas 30CU, realmente daria 270CUs fácil e isso seria insano de gerenciar, tanto a nível de hardware quanto de software... as peças começam a encaixar do porquê do cancelamento. O impressionante é que com apenas 30CUs cada SED desse seria muito fácil de produzir, com um rendimento altíssimo, a complexidade toda ficaria com os interposers (lotados de InfinityLinks) e com o gerenciamento disso tudo, só imaginando o dispatcher desse monstro o_O
 
Se cada SED tiver apenas 30CU, realmente daria 270CUs fácil e isso seria insano de gerenciar, tanto a nível de hardware quanto de software... as peças começam a encaixar do porquê do cancelamento. O impressionante é que com apenas 30CUs cada SED desse seria muito fácil de produzir, com um rendimento altíssimo, a complexidade toda ficaria com os interposers (lotados de InfinityLinks) e com o gerenciamento disso tudo, só imaginando o dispatcher desse monstro o_O

Seria caro ? Barato ? Ou só para as placas high end ? ou teria para as placas de entradas ?
 
Seria caro ? Barato ? Ou só para as placas high end ? ou teria para as placas de entradas ?
Ao invés da AMD produzir chips de 500mm², ela faria chips de ~50mm², e isso sairia muito mais barato, mesmo que precisasse utilizar três deles em uma GPU (o mesmo que nos Ryzens, sai mais barato fazer um CPU de 16 núcleos em dois chiplets octa-core de 70mm² do que em um chip monolítico de 150mm²).

Só que a complexidade para fazer funcionar seria muito maior, então o custo de R&D seria amortizado na economia da fabricação, ou seja, para nós (consumidores) o preço seria ou o mesmo ou até mais alto (pelo fator novidade), mas para a AMD o custo seria muito menor, e quanto mais placas fossem fabricadas mais barato ficaria (pois iria amadurecer o processo de fabricação/empilhamento), no caso a margem de lucro só tenderia a aumentar.

Mas novamente a complexidade é muito alta, então até dar certo é muita tentativa e erro, e foi tanto tempo nesse processo que acabaram sendo cancelada/adiada para ter retorno com o que já está dando certo. Hoje a RDNA3 chiplet só é composta por dois níveis, o substrato passivo e os GCD e MCDs em cima dele, enquanto que no RDNA4 seriam 3 níveis, onde em cima do substrato passivo ainda teríamos um interposer ativo, e acima desse interposer iria os chiplets, além de pontes passivas entre interposers ativos (caso existisse mais de um), e sem esquecer os MCDs.

Como o investimento é alto, com certeza a AMD só iria arriscar isso nas placas high-end e mid-high, mas mid-low e low-end continuariam ou em um nível (como RDNA3) ou monolíticas (como RDNA2 e antecessoras).
 
Se cada SED tiver apenas 30CU, realmente daria 270CUs fácil e isso seria insano de gerenciar, tanto a nível de hardware quanto de software... as peças começam a encaixar do porquê do cancelamento. O impressionante é que com apenas 30CUs cada SED desse seria muito fácil de produzir, com um rendimento altíssimo, a complexidade toda ficaria com os interposers (lotados de InfinityLinks) e com o gerenciamento disso tudo, só imaginando o dispatcher desse monstro o_O
Por curiosidade, se fosse possível resolver os problemas de gerenciamento desta arquitetura de GPU, seja do ponto de vista de hardware, seja do ponto de vista software, estaríamos falando de quanto de ganho de performance frente ao que temos de mais poderosa GPU da AMD hoje?
 
Por curiosidade, se fosse possível resolver os problemas de gerenciamento desta arquitetura de GPU, seja do ponto de vista de hardware, seja do ponto de vista software, estaríamos falando de quanto de ganho de performance frente ao que temos de mais poderosa GPU da AMD hoje?
De forma ideal, supondo que os CUs sejam iguais aos da RDNA3, e a quantidade de cache L2 também, teríamos um desempenho e escalamento idêntico ao da RDNA3. Quebrar um chip monolítico em chiplets implica em perdas (vide os Ryzens, onde o consumo em idle não são bons, e a dependência do IF e memória é muito alta), então resolver os problemas só igualaria o desempenho dele à chips monolíticos.

No caso, a AMD primeiro precisaria mudar a forma de funcionamento do seu software para a arquitetura escalar com muitos núcleos, então assumindo isso podemos dizer que o dobro de núcleos renderia 50~70% mais, logo essa hipotética placa de 270CUs renderia no mínimo 2x mais que a 7900XTX, MAS a placa precisaria ser um monstro gigantesco para conseguir isso uma vez que alimentar ~18 mil núcleos seria uma carga insana para o front-end e necessitaria de MUITA memória cache, além de uma largura de banda que só o HBM3 daria conta.

PS: O desempenho em RT saltaria em 4x, pois as unidades de RT iriam triplicar e a quantidade extra de CUs eliminaria o gargalo de processamento desses traçados de raios xD
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo