[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Afinal, a Fury era cara, mas o desempenho compensava? Se eu me lembro ela foi a primeira com memória HBM, mas pequena, 4Gb
sim era um tanque de guerra e na epoca da mineração fazendo a alteração no driver pra desabilitar o ECC ela ficava mais potente na mineração e nos jogos

sim era um tanque de guerra e na epoca da mineração fazendo a alteração no driver pra desabilitar o ECC ela ficava mais potente na mineração e nos jogos
Putz, que sonho, dúvida, hoje em dia o HBM ainda é usado em GPUs? É uma tecnologia avançada? Tipo HBM 2.0 e vá la

Putz, que sonho, dúvida, hoje em dia o HBM ainda é usado em GPUs? É uma tecnologia avançada? Tipo HBM 2.0 e vá la
muito cara muito complicada de aumentar a densidade
mais no 4k e acima ela brilhava por causa dos 512bits de banda a vega 64 no caso

Sim, mas o eu to falando em pcs atuais mesmo e o intel XESS tem suporte em muitos jogos e é superior ao FSR 2 em sua maioria, basta ver os reviews da DF.
DF.... Entendi suas fontes kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As RX 5000 possuíam menos recursos e tecnologias, tinham bugs, drivers ruins, stutter e tela preta, problema com curva de fan que também causava stutter, desempenho inferior a Nvidia em DX11 e que utilizavam unreal engine, vários modelos que eram super quentes. Eu tive uma RX 5700 XT e afirmo que a placa é péssima. O melhor marketing da Nvidia é ver os problemas que os usuários Radeon enfrentam e a demora para serem resolvidos pela AMD.

Eu também tive, no lançamento, a placa foi ficar utilizável 7 meses depois do lançamento e boa quase 1 ano depois, quando corrigiram tudo , ela se mostrou uma excelente placa , mto superior as rtx 2000, quem compra uma usada da china , está com uma placa ótima

Basicamente isso, mas citar GT4 é desonesto pois ele foi um milagre de programação extraindo cada bit do console, até em 1080i*** o jogo rodava (Penso que o equivalente a ele foi TLoU no PS3). Eu acrescentaria nessa lista Silent Hill 2, que utiliza sombras dinâmicas, volumétricas, em tempo real e com soft-shadow, e isso era um conjunto que nem o PC tinha na época (só veio aparecer completo assim no DX10). Ah, a neblina (fumaça) também era dinâmica e volumétrica, novamente, algo bem a frente de seu tempo (que foi repetido, e melhorado, em SH3). Creio que as duas únicas coisas que a versão de XBOX era melhor que a do PS2 nesse jogo eram a resolução (entrelaçado no PS2, progressivo no XBOX) e a iluminação (per-pixel no XBOX, per-vertex no PS2).

*** = GT4 roda em 1080 cortando a resolução vertical pela metade (entrelaçado) e a vertical em 25% com anamorfismo (no caso, 1440x540p, ou 1440x1080i), além de reduzir o pipeline para 16bits de precisão com dithering. O jogo roda além do que o console aguentava e mesmo assim conseguiram rodar nele... o XBOX não teve toda essa dedicação dos DEVs.

E o Xbox teve jogos em 720p:

25 To Life
Amped 2
Crash Nitro Kart
Disney's Extreme Skate Adventure
ESPN NBA Basketball
Evil Dead: Regeneration
FIFA 06 Soccer
FIFA 07 Soccer
FIFA Street
FIFA Street 2
Freedom Fighters
The Incredible Hulk: Ultimate Destruction
Justice League Heroes
Marvel: Ultimate Alliance
Mortal Kombat: Armageddon
MVP Baseball 2004
MVP Baseball 2005
MVP 06: NCAA Baseball
NBA 2K3
NBA Ballers
NBA Live 06
NBA Live 07
Ricochet Lost Worlds
Scarface: The World Is Yours
Sega GT Online
The Sims 2
The Sims Bustin' Out
Soul Calibur II
Steel Battalion: Line of Contact
Street Hoops
Terminator 3: Rise of the Machines
Tony Hawk's Pro Skater 4
Tony Hawk's Underground
Tony Hawk's Underground 2
Total Overdose: A Gunslinger's Tale in Mexico
True Crime: Streets of LA
The Urbz: Sims in the City
Virtual Pool: Tournament Edition
The Warriors
World Series Baseball 2K3
X-Men Legends
X-Men Legends II: Rise of Apocalypse

E também em 1080i:

Atari Anthology
Double S.T.E.A.L The Second Clash
Dragon's Lair 3D: Return to the Lair
Enter the Matrix
MX Unleashed
MX vs. ATV Unleashed
Syberia

Nem tem muita discussão nesse caso, o Xbox era literalmente 1 geração à frente do PS2, pois saiu quase 2 anos depois. Tinha o dobro de memória e era unificado, no padrão usado até hoje. A GPU já utilizava shaders, coisas que o PS2 nem sonhava.

Mais pro final da geração, o console recebeu um bom aproveitamento mesmo. Ele recebeu ports de Doom 3, Half Life 2, Chronicles of Riddick e foi o único a recebê-los pois era o único console com capacidade para tal e ainda assim, foram ports difíceis.

Alguns jogos de 360, começaram no primeiro Xbox, como Dead Space, Perfect Dark Zero, Battlefield 1942, etc.

DF.... Entendi suas fontes kkkk

Eu também tive, no lançamento, a placa foi ficar utilizável 7 meses depois do lançamento e boa quase 1 ano depois, quando corrigiram tudo , ela se mostrou uma excelente placa , mto superior as rtx 2000, quem compra uma usada da china , está com uma placa ótima.
5700XT tive uma no lançamento e fiquei por um bom tempo, os drivers eram bem problemáticos e não era melhor nem que a RTX 2070Super e nem RT e DLSS tinha, pra piorar nem FSR tinha na época...

Pelo jeito tu é defensor da AMD mesmo...rs E sim DF é uma fonte confiável para análises técnicas.

quem compra uma usada da china , está com uma placa ótima

Problema dessa placa usada na china é que tanto as RX 5700 vanilla quanto as XT simplesmente TORRAVAM no hotspot das memórias jogando, imagina minerando?

Eu compraria com MUITA cautela.

5700XT tive uma no lançamento e fiquei por um bom tempo, os drivers eram bem problemáticos e não era melhor nem que a RTX 2070Super e nem RT e DLSS tinha, pra piorar nem FSR tinha na época...

Pelo jeito tu é defensor da AMD mesmo...rs E sim DF é uma fonte confiável para análises técnicas.

Dlss era uma vergonha, dps de mto tempo veio o 2 que ficou bom, RT? Mal tinha jogos na época e nem 2080 aguentava... Defensor de marca aqui é vc KKK , 5700xt superou a 2070 super tem mto tempo, mas tem galera que é cega e só gosta da discórdia, sim, DF, mto confiável sim kkkk , precisa pesquisar mais sobre suas fontes, único que faz comparativo confiável é o TPU (das tecnologias de upscale, o HDU também faz um bom trabalho )

Problema dessa placa usada na china é que tanto as RX 5700 vanilla quanto as XT simplesmente TORRAVAM no hotspot das memórias jogando, imagina minerando?

Era só não comprar a versão com cooler blower que não tinha problemas, até onde eu sei pelo menos

Muita desonestidade nessa comparação. Vou ter q defender meu querido ps2 nesse tópico de AMD.
Primeiro que jogos multiplataforma sempre rodará melhor em console de força bruta maior e de mais fácil programação, pois nunca que os desenvolvedores possuem tempo e recurso infinitos para otimizar o game para cada hardware.
Quando só há um hardware (e talento) envolvidos, Shadow of the Colussus, MGS3, God of War 2, FFXII e GT4 se tornam possíveis no enigmático hardware que o PS2 possui.

Nada rapaz. Peguei um Multi. Mas se vc quiser o Xbox também tinha exclusivos que tiravam leite de pedra.

Lembro do Remake do Conker do N64 lançado em 2005 que parecia gráficos do Xbox 360. Eu tinha PS2 e nada chegava aos pés dele. Fora os Halo 1 e Dead or Alive 3 que foram games de lançamento do console no dia 15 de Novembro de 2001. Até hoje a IA dos inimigos desse Halo é de qualidade. Muuito melhor que a IA bizarra e horrorosa do Kill Zone 4 do PS4. Éca!!!

Talvez valha a pena por conta dos ganhos de RT. Vou ficar de olho com carinho na 7700XT e na 7800 quando sairem.

Principalmente quando vi ontem que a 7600 deu uma encostada boa na 6700XT em alguns jogos (Battlefield 2042, Warzone, etc). A 7700XT deve passar bem, alguma coisa da RDNA 3 fez a engine do COD e a frostbite rodar melhor

A 7600 está voando baixo nos Cods e BF. Vc joga o modo Campanha desses jogos em 4K Nativos a 60fps com certa tranquilidade. Testei na casa de um conhecido que está com uma da Saphire(pagou 2K na Amazon uns três meses atrás) nos Titanfall 2, BF 1, BF 5 e Cod Modern Warfare Reboot de 2019 nos seus modos Campanha/História. E nem da para acreditar como esses jogos possuem belos gráficos mesmo nos dias de hoje.

O Forza Horizon 3 e 4 também são lindíssimos.
acredito que a 7600 ainda vai melhorar com drivers mais maduros.....a difereça do 23.7.1 para o 23.7.2 foi muito boa.

A 7600 é uma ótima placa. Ainda mais pelo preço praticado.

As 5700 e 5700XT ganhavam das 2060 e 2070. A Nvidia só lançou as Super por conta dessas placas da AMD. Por isso que concorrência sempre é bem vindo.

O correto era já ter lançado a 2060S como sendo uma 2060 e uma 2070S como sendo uma 2070. Isso vale para o valor também que ela cortou 100 doletas nas Super.

As 2060 de U$350, 2070 de U$500 e 2080 de U$800 foram péssimos lançamentos. Onde uma 2060 era chamada de 1080 com RT. A 2080 era chamada de 1080Ti com RT. E a 2070 uma placa fraca pelo preço que era vendida.

25 To Life
Amped 2
Crash Nitro Kart
ESPN NBA Basketball
FIFA 06 Soccer
FIFA 07 Soccer
FIFA Street
FIFA Street 2
Freedom Fighters
Justice League Heroes
MVP Baseball 2004
MVP Baseball 2005
NBA 2K3
NBA Ballers
NBA Live 06
NBA Live 07
Ricochet Lost Worlds
Sega GT Online
The Sims 2
The Sims Bustin' Out
Soul Calibur II
Street Hoops
Tony Hawk's Pro Skater 4
Tony Hawk's Underground
The Warriors
X-Men Legends

E também em 1080i:

Atari Anthology
Enter the Matrix
MX Unleashed
MX vs. ATV Unleashed
Syberia

Nem tem muita discussão nesse caso, o Xbox era literalmente 1 geração à frente do PS2, pois saiu quase 2 anos depois. Tinha o dobro de memória e era unificado, no padrão usado até hoje. A GPU já utilizava shaders, coisas que o PS2 nem sonhava.

Mais pro final da geração, o console recebeu um bom aproveitamento mesmo. Ele recebeu ports de Doom 3, Half Life 2, Chronicles of Riddick e foi o único a recebê-los pois era o único console com capacidade para tal e ainda assim, foram ports difíceis.

Alguns jogos de 360, começaram no primeiro Xbox, como Dead Space, Perfect Dark Zero, Battlefield 1942, etc.

Nem sei como o XBox com uma GF3 Ti + Pentium 3 733Mhz + 64MB conseguiu rodar o Remake do Conker daquele jeito. Para mim ele é o game de melhor gráfico do console.

A Expansão do Doom 3 também ficou muito boa. Fora o Doom 3 original, Half Life 2 e Far Cry. O PS2 nem em sonho conseguiria rodar esses games. Como eu já disse, o Xbox parecia duas gerações a frente do PS2. O PS2 meio que competia mais era com o Dreamcast lançado em 1998 no Japão e 1999 nos EUA.

E sobre a época de lançamento, isso não serve muito de base. Pois o Xbox 360 foi lançado um ano antes do PS3 e tinha Hardware mais forte do que ele. Mas entendo o que vc quer dizer. Igual o PS4 Pro que foi lançado um ano antes do Xbox One X e perdia para o console da M$.

Dlss era uma vergonha, dps de mto tempo veio o 2 que ficou bom, RT? Mal tinha jogos na época e nem 2080 aguentava... Defensor de marca aqui é vc KKK , 5700xt superou a 2070 super tem mto tempo, mas tem galera que é cega e só gosta da discórdia, sim, DF, mto confiável sim kkkk , precisa pesquisar mais sobre suas fontes, único que faz comparativo confiável é o TPU (das tecnologias de upscale, o HDU também faz um bom trabalho )

Era só não comprar a versão com cooler blower que não tinha problemas, até onde eu sei pelo menos

Já vi teste onde a 5700 chega junto da 2080 e a 5700XT chega junto da 2080S.

A Nvidia cagou no pau do palhaço com o lançamento da série 2mil(2060/2070/2080).

Ela só veio corrigir essa grande falha porque teve a concorrência da AMD. Se não era bem capaz de ter lançado as Super com o mesmo valor das placas 2mil originais. Ou seja nem ia ter corte de preço nas Super.

Agora com a 4060 sendo um tremendo fracasso frente a 7600 ela vai ter que cortar o valor dela. A 4060Ti também é um tremendo fracasso. Mesmo desempenho de uma 3060Ti lançada há dois anos atrás.

A Nvidia só mandou bem na 4070Ti. De resto essas novas VGAS dela são um péssimo negócio.

Última edição:
AMD não acertou nada com o preço da 7600 né parça. Se cagou dias antes de sair, e diminui um pouco mas ainda assim não o suficiente. 7600 e 4060 são ambas placas pra 250 dólares no caro.

Marketing e msrp inicial das GPUs AMD nessa gen tem sido mais bizarros que o normal.

Logico que ela acertou. Se tivesse lançado por U$300 que teria errado. Mas lançou por menos. E ela direto é vendida lá fora por U$250.

A 7600 é uma placa muito boa. A AMD acertou em cheio nessa placa. Ganha da 6600XT e custa menos do que ela. E em RT está chegando na cola da 6700XT.

Agora as 4060 e 4060Ti são uma piada de mal gosto. Eu acho que pior que essas placas só mesmo a Bizarra 3050 que na verdade era para ser chamada de 2050. Pois era inferior a uma 2060. Afff Maria!!

Para a AMD superar a 7600 no custo benefício dessa nova geração só mesmo se ela lançar uma 7700XT por U$400 com desempenho de uma RX6800 que foi lançada por U$580. Ou mesmo uma RX6800XT de U$650.

Última edição:
Vocês tão de sacanagem comigo, só pode. Acertou é meu ovo esquerdo. Quis vender uma placa com eficiência pior, mesma quantidade de CUs, e em média só 10% melhor que a 6600 XT por 300 conto. Na última hora, por pura e espontânea pressão, tirou só 30tão, o que tá longe de ser o suficiente pra valer de fato a pena. Ou vocês por acaso tão levando em conta o MSRP meme e absurdamente inflado da época de mineração, que caiu por terra super rápido assim que ela miou? Aí até eu. RT é meme em GPU AMD dessa classe.

A 4060 é outra porcaria, e ainda é um pouco mais cara, mas não tem como recomendar a 7600 quando a diferença que eu ando vendo é tão pouca assim, em média R$200.

Vocês tão de sacanagem comigo, só pode. Acertou é meu ovo esquerdo. Quis vender uma placa com eficiência pior, mesma quantidade de CUs, e em média só 10% melhor que a 6600 XT por 300 conto. Na última hora, por pura e espontânea pressão, tirou só 30tão, o que tá longe de ser o suficiente pra valer de fato a pena. Ou vocês por acaso tão levando em conta o MSRP meme e absurdamente inflado da época de mineração, que caiu por terra super rápido assim que ela miou? Aí até eu. RT é meme em GPU AMD dessa classe.

A 4060 é outra porcaria, e ainda é um pouco mais cara, mas não tem como recomendar a 7600 quando a diferença que eu ando vendo é tão pouca assim, em média R$200.

Com o Starfield da promoção a diferença sobe pra 450 ou mais :pense:

A 6600XT foi lançada por U$380. Ou seja mais de U$100 doletas do que a 7600.

Portanto para mim a 7600 é sim um excelente negócio. Mil vezes melhor que a Bizarra 3050 por exemplo. E também acho ela mais negócio que as 3060 e 4060.

E em RT está chegando junto da 6700XT.

Vc deve estar fazendo confusão com a 6500XT. Só pode né! Essa sim é bem ruim e o RT é só para falar que tem.

7600 é uma piada e os caras defendendo. :pense:

e eu achando que ia voltar pra comer pipoca vendo os gênios defendendo frame falso como se fosse algo bom.....voltei pra algo melhor, briga de fanboy de empresa :limo:

continuem, que to gostando
e2WJJST.gif

cara, lançaram placa 3 anos depois com os mesmos 8Gb, preço e performance, so batizaram o nome e a galera acha lindo?

ta loco...

25 To Life
Amped 2
Crash Nitro Kart
ESPN NBA Basketball
FIFA 06 Soccer
FIFA 07 Soccer
FIFA Street
FIFA Street 2
Freedom Fighters
Justice League Heroes
MVP Baseball 2004
MVP Baseball 2005
NBA 2K3
NBA Ballers
NBA Live 06
NBA Live 07
Ricochet Lost Worlds
Sega GT Online
The Sims 2
The Sims Bustin' Out
Soul Calibur II
Street Hoops
Tony Hawk's Pro Skater 4
Tony Hawk's Underground
The Warriors
X-Men Legends

E também em 1080i:

Atari Anthology
Enter the Matrix
MX Unleashed
MX vs. ATV Unleashed
Syberia

Nada rapaz. Peguei um Multi. Mas se vc quiser o Xbox também tinha exclusivos que tiravam leite de pedra.

Lembro do Remake do Conker do N64 lançado em 2005 que parecia gráficos do Xbox 360. Eu tinha PS2 e nada chegava aos pés dele. Fora os Halo 1 e Dead or Alive 3 que foram games de lançamento do console no dia 15 de Novembro de 2001. Até hoje a IA dos inimigos desse Halo é de qualidade. Muuito melhor que a IA bizarra e horrorosa do Kill Zone 4 do PS4. Éca!!!

Nem sei como o XBox com uma GF3 Ti + Pentium 3 733Mhz + 64MB conseguiu rodar o Remake do Conker daquele jeito. Para mim ele é o game de melhor gráfico do console.

A Expansão do Doom 3 também ficou muito boa. Fora o Doom 3 original, Half Life 2 e Far Cry. O PS2 nem em sonho conseguiria rodar esses games. Como eu já disse, o Xbox parecia duas gerações a frente do PS2. O PS2 meio que competia mais era com o Dreamcast lançado em 1998 no Japão e 1999 nos EUA.

E sobre a época de lançamento, isso não serve muito de base. Pois o Xbox 360 foi lançado um ano antes do PS3 e tinha Hardware mais forte do que ele. Mas entendo o que vc quer dizer. Igual o PS4 Pro que foi lançado um ano antes do Xbox One X e perdia para o console da M$.

Não discuti a questão de resolução, falei que usar GT4 de exemplo era "errado" justamente por isso, o XBOX era melhor pois além de força bruta ele tinha mais tecnologia, os 1080i desse jogo no PS2 era vindo de gambiarra + otimização extrema, enquanto que como você citou o XBOX teve muito mais jogos em 720p/1080i que não precisaram dessa otimização toda, apenas fizeram.

Para encerrar esse debate sadio de consoles aqui, deixo sempre a observação de que o importante era o que cada pessoa passou com cada console. Eu tive a oportunidade de jogar em cada um deles e ver eles crescerem, amo o Dreamcast mais que tudo mas sei muito bem a posição dele como mais fraco da geração 128bit (mas nem por isso deixou de brilhar, até hoje Shenmue é uma referência de qualidade e vê-lo rodando em 2000, enquanto só existiam PS1 e N64, era surreal. Na sua época já utilizava anti-aliasing, não aplicava dithering/gourard-shading e de quebra tinha saída progressiva VGA). A verdade é que quando uma equipe se dedicava a programar e extrair o que o console proporcionava tínhamos jogos muito a frente de seus tempos (GT4 no PS2, RE:Remake no NGC, ConkerBFD no XBOX, MSR no DC e assim segue uma boa lista para cada um).

PS: O port de HL2 era lindo de mais, mas para mim o jogo que definiu a caixa verde foi FABLE, joguei MUITO e era incomparável aquele jogo <3

e eu achando que ia voltar pra comer pipoca vendo os gênios defendendo frame falso como se fosse algo bom.....voltei pra algo melhor, briga de fanboy de empresa :limo:

continuem, que to gostando
e2WJJST.gif

cara, lançaram placa 3 anos depois com os mesmos 8Gb, preço e performance, so batizaram o nome e a galera acha lindo?

ta loco...
Já até me arrependi de ter dado ideia. Os caras lançam uma GPU terrível (e é terrível mesmo, mesmas 32 CU e basicamente 10% a mais de performance gen on gen? Lixão), com um preço x performance que é uma piada pronta, voltam atrás pra diminuir prum preço que ainda é uma bosta, e ainda tem trouxa defendendo.

Ma-ma-mas muh performance

FYzdpyp.png

E ray tracing em AMD nessa faixa de performance? Porra, vai meter essa?

8yCVIsr.png

zJ5Q7gP.png

4MeS1tj.png

Agora, há casos e casos. A 6600 tá saindo por 1200-1300. A 7600, como já bem disseram aqui, apareceu várias vezes por 1800, e até vi 1700. Se quiser se manter na AMD, é um pulo ok em cima dela, e melhor se vier de algo mais antigo e pior.

Agora, eu não vou recomendar pra ninguém. Tem 4060 por 2k direito. Essa tem uma performance parelha, e as features dão surra de pau mole na 7600. Quer RT? Ué, a 4060 é melhor, e ainda tem DLSS 2 e o framegen pra aí sim rodar RT bem.

a minha RX6600 provavelmente era das minas e ta firme e forte

Já até me arrependi de ter dado ideia. Os caras lançam uma GPU terrível (e é terrível mesmo, mesmas 32 CU e basicamente 10% a mais de performance gen on gen? Lixão), com um preço x performance que é uma piada pronta, voltam atrás pra diminuir prum preço que ainda é uma bosta, e ainda tem trouxa defendendo.

Ma-ma-mas muh performance

FYzdpyp.png

E ray tracing em AMD nessa faixa de performance? Porra, vai meter essa?

8yCVIsr.png

zJ5Q7gP.png

4MeS1tj.png

Agora, há casos e casos. A 6600 tá saindo por 1200-1300. A 7600, como já bem disseram aqui, apareceu várias vezes por 1800, e até vi 1700. Se quiser se manter na AMD, é um pulo ok em cima dela, e melhor se vier de algo mais antigo e pior.

Agora, eu não vou recomendar pra ninguém. Tem 4060 por 2k direito. Essa tem uma performance parelha, e as features dão surra de pau mole na 7600. Quer RT? Ué, a 4060 é melhor, e ainda tem DLSS 2 e o framegen pra aí sim rodar RT bem.

Vídeo do HDU mostrou que a 7600 tá mto melhor que a 4060, o último driver melhorou mto a placa, mas em RT são duas bostas, 7600 fica 20 FPS e a 4060 30... Injogavel em ambas KKK, melhor pegar logo uma 6700 ou 3070...

Vídeo do HDU mostrou que a 7600 tá mto melhor que a 4060, o último driver melhorou mto a placa, mas em RT são duas bostas, 7600 fica 20 FPS e a 4060 30... Injogavel em ambas KKK, melhor pegar logo uma 6700 ou 3070...
Vídeo de dias atrás:

tbQY8eZ.png

MTINxlP.png

en8x47x.png

O Steve do HU quase chora nas conclusões, mas no a 4060 acaba sendo a recomendada, pq por $30 a mais, o conjunto da obra é melhor.

Users who are viewing this thread

Voltar