[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

Radeon RX 580 com 16 GB de memória.​

GQOn9tO.png

No último episódio de placas gráficas malucas da China, temos uma variante exclusiva de 16 GB da Radeon RX 580 de uma empresa chamada Kinology. É importante esclarecer que Kinology não é um parceiro de placa da AMD oficialmente reconhecido; em vez disso, parece ser um rótulo sob o qual os designs OEM reembalados estão sendo apresentados em uma caixa aleatória. Além disso, existe a possibilidade de que algumas dessas placas gráficas tenham sido empregadas anteriormente para mineração de criptomoedas, uma prática que pode afetar adversamente a memória integrada e também um bom motivo para substituí-la.

Eb2O4Ug.png

Uma reviravolta interessante é a modificação realizada nesses cartões, pois a configuração de memória padrão de 8 GB foi atualizada para 16 GB, uma configuração nunca vista anteriormente neste modelo específico. Essa capacidade só foi vista no Instinct MI6 alimentado pela mesma GPU.

Surpreendentemente, essas modificações podem não exigir drivers especializados. Uma olhada nas capturas de tela em anexo revela que a placa está operando com o driver 23.5.2, que é assinado por WHQL, indicando total compatibilidade com o ramo oficial do driver. Os benchmarks de desempenho fornecidos pela empresa ilustram que, apesar das modificações, a placa ainda fica aquém da GTX 1060 6GB em Ludashi (LDS), um benchmark de GPU amplamente utilizado na China.

HgLu3wK.jpg

Essa GPU personalizada é baseada no RX 580, utilizando a arquitetura de GPU Polaris/Ellesmere. Para ser mais exato, ele traz uma variante com 2048 Stream Processors, uma versão que surgiu posteriormente e ganhou destaque no mercado chinês.

Para tornar as coisas ainda mais interessantes, o preço de 599 RMB (US$ 83) parece ser um substituto. No entanto, é sempre fascinante testemunhar as inovações criativas que surgem dessas empresas menos conhecidas.

Fonte: JD via @realVictor_M

Intel até hj não lançou uma apu que chegue perto do que a AMD tem... Galera faz mto drama por causa de uma geração ruim kkkk ver comentário de fórum hj em dia é mto engraçado

A intel performa melhor em RT e tem upscalling superior ao FSR, é um fato. Claro que a AMD tem placas mais poderosas, porém não tira o mérito de a intel performar melhor nesses 2 quesitos que eu falei.

A questão é que, ainda de acordo com os rumores, estas Compute Units serão RDNA 3, então as melhorias de arquitetura podem ser além da que esperamos e o console tenha, de fato, uma performance equivalente à RX 6800.

Caso isto se concretize, aposto realmente que (com upscale), o console será muito bom para 4k, além de melhorias no ray tracing.

Pois é. Vamos aguardar. Se o salto for como do PS4 Base(R9 270X/HD7870)para o PS4 Pro(RX470)vamos ter um bom ganho.

Mas como eu já disse, se sair de uma RX5700XT e for para uma RX6700XT já estará de bom tamanho. Mas vai que consigam algo com desempenho de uma RX6800. Nunca se sabe não é mesmo!

O maior ganho que vc teve foi com Xbox One Base(R7 260X/HD7850) para o Xbox One X(RX580). E nesse caso também tivemos um acréscimo de 4GB de Memória. Já o PS4 Pro permaneceu com os mesmos 8GB do PS4 Base.

A intel performa melhor em RT e tem upscalling superior ao FSR, é um fato. Claro que a AMD tem placas mais poderosas, porém não tira o mérito de a intel performar melhor nesses 2 quesitos que eu falei.

E onde que isso faria a Intel melhor opção pra alguém? Ainda mais consoles... Pra Intel funcionar mais ou menos somente em Pc super recente, antigos não rola, superior ao fsr em que, não vejo diferença alguma nos comparativos que tem por aí, fora que literalmente 3 jogos usam , e ngm coloca o fsr mais recente contra dlss e xess, é sempre versões antigas ,RT realmente AMD tá atrás de todo mundo , mas já melhorou mto nas RX 7000.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Radeon RX 580 com 16 GB de memória.​

GQOn9tO.png

No último episódio de placas gráficas malucas da China, temos uma variante exclusiva de 16 GB da Radeon RX 580 de uma empresa chamada Kinology. É importante esclarecer que Kinology não é um parceiro de placa da AMD oficialmente reconhecido; em vez disso, parece ser um rótulo sob o qual os designs OEM reembalados estão sendo apresentados em uma caixa aleatória. Além disso, existe a possibilidade de que algumas dessas placas gráficas tenham sido empregadas anteriormente para mineração de criptomoedas, uma prática que pode afetar adversamente a memória integrada e também um bom motivo para substituí-la.

Eb2O4Ug.png

Uma reviravolta interessante é a modificação realizada nesses cartões, pois a configuração de memória padrão de 8 GB foi atualizada para 16 GB, uma configuração nunca vista anteriormente neste modelo específico. Essa capacidade só foi vista no Instinct MI6 alimentado pela mesma GPU.

Surpreendentemente, essas modificações podem não exigir drivers especializados. Uma olhada nas capturas de tela em anexo revela que a placa está operando com o driver 23.5.2, que é assinado por WHQL, indicando total compatibilidade com o ramo oficial do driver. Os benchmarks de desempenho fornecidos pela empresa ilustram que, apesar das modificações, a placa ainda fica aquém da GTX 1060 6GB em Ludashi (LDS), um benchmark de GPU amplamente utilizado na China.

HgLu3wK.jpg

Essa GPU personalizada é baseada no RX 580, utilizando a arquitetura de GPU Polaris/Ellesmere. Para ser mais exato, ele traz uma variante com 2048 Stream Processors, uma versão que surgiu posteriormente e ganhou destaque no mercado chinês.

Para tornar as coisas ainda mais interessantes, o preço de 599 RMB (US$ 83) parece ser um substituto. No entanto, é sempre fascinante testemunhar as inovações criativas que surgem dessas empresas menos conhecidas.

Fonte: JD via @realVictor_M

Na vdd é uma rx 570 renomeada pra 580 no mercado chinês KKK ela tem 2048sp nunca que a 580 perde pra 1060

Se pudesse voltar no tempo a Intel nem teria entrado nesse mercado. Pois o prejuízo foi muito grande.

Esse mercado é só AMD e Nvidia mesmo. Todas demais que se aventuraram se deram mal.

E onde que isso faria a Intel melhor opção pra alguém? Ainda mais consoles... Pra Intel funcionar mais ou menos somente em Pc super recente, antigos não rola, superior ao fsr em que, não vejo diferença alguma nos comparativos que tem por aí, fora que literalmente 3 jogos usam , e ngm coloca o fsr mais recente contra dlss e xess, é sempre versões antigas ,RT realmente AMD tá atrás de todo mundo , mas já melhorou mto nas RX 7000.

Na vdd é uma rx 570 renomeada pra 580 no mercado chinês KKK ela tem 2048sp nunca que a 580 perde pra 1060

Isso que eu ia falar. É uma RX570 remarcada.

Eu lembro na época do lançamento que a 580 competia com a 1060 e a 570 perdia para a 1060. Depois que os Drivers foram sendo lançados a 570 passou a 1060 e a 580 chegou na cola da 1070 em vários jogos.

Sobre Intel, ela se aventurou nos consoles no primeiro Xbox lançado em Novembro de 2001. Era um Pentium 3 de 733Mhz se não me engano. E a GPu do Xbxo era uma GF3 Ti com features de uma GF4 4200. A diferença do Xbox para o PS2 parecia de duas gerações tamanha a diferença. Depois olha esse vídeo abaixo para vc entender melhor o que estou falando. A diferença do Dreamcast para o PS2 era beeem menor.

Para mim Intel se arrependeu amargamente em ter entrado nesse mercado de VGAS. Pois o prejuízo foi bem grande. Agora vão tentar de tudo para fazer valer eles terem tomado essa decição. Mas no final vai ter o mesmo fim das demais empresas que se aventuraram nesse mercado, ela vai acabar abandonando. Como eu já disse, VGAs é só Nvidia e AMD mesmo. E processador somente AMD e Intel. Nem tem lugar para um terceiro competidor.

Última edição:

Sim, mas o eu to falando em pcs atuais mesmo e o intel XESS tem suporte em muitos jogos e é superior ao FSR 2 em sua maioria, basta ver os reviews da DF.

Muito semelhante a 6700XT. Para compensar só se a AMD colocar ela por U$400.

A diferença do Xbox para o PS2 parecia de duas gerações tamanha a diferença. Depois olha esse vídeo abaixo para vc entender melhor o que estou falando.

Muita desonestidade nessa comparação. Vou ter q defender meu querido ps2 nesse tópico de AMD.
Primeiro que jogos multiplataforma sempre rodará melhor em console de força bruta maior e de mais fácil programação, pois nunca que os desenvolvedores possuem tempo e recurso infinitos para otimizar o game para cada hardware.
Quando só há um hardware (e talento) envolvidos, Shadow of the Colussus, MGS3, God of War 2, FFXII e GT4 se tornam possíveis no enigmático hardware que o PS2 possui.

Muito semelhante a 6700XT. Para compensar só se a AMD colocar ela por U$400.

Talvez valha a pena por conta dos ganhos de RT. Vou ficar de olho com carinho na 7700XT e na 7800 quando sairem.

Principalmente quando vi ontem que a 7600 deu uma encostada boa na 6700XT em alguns jogos (Battlefield 2042, Warzone, etc). A 7700XT deve passar bem, alguma coisa da RDNA 3 fez a engine do COD e a frostbite rodar melhor

Talvez valha a pena por conta dos ganhos de RT. Vou ficar de olho com carinho na 7700XT e na 7800 quando sairem.

Principalmente quando vi ontem que a 7600 deu uma encostada boa na 6700XT em alguns jogos (Battlefield 2042, Warzone, etc). A 7700XT deve passar bem, alguma coisa da RDNA 3 fez a engine do COD e a frostbite rodar melhor
acredito que a 7600 ainda vai melhorar com drivers mais maduros.....a difereça do 23.7.1 para o 23.7.2 foi muito boa.

Rapai, ADA e RDNA 3 são broxantes demais pra quem não quer pagar um absurdo em GPU. Abaixo de $500 tá mais fácil tentar a sorte numa ampere ou rdna 2 da vida.

acredito que a 7600 ainda vai melhorar com drivers mais maduros.....a difereça do 23.7.1 para o 23.7.2 foi muito boa.
As RDNA3 tem um potencial muito grande de melhora, que depende exclusivamente de driver, mas quando a AMD fará isso é que fica a dúvida (sim, estou falando do VOPD).

Muita desonestidade nessa comparação. Vou ter q defender meu querido ps2 nesse tópico de AMD.
Primeiro que jogos multiplataforma sempre rodará melhor em console de força bruta maior e de mais fácil programação, pois nunca que os desenvolvedores possuem tempo e recurso infinitos para otimizar o game para cada hardware.
Quando só há um hardware (e talento) envolvidos, Shadow of the Colussus, MGS3, God of War 2, FFXII e GT4 se tornam possíveis no enigmático hardware que o PS2 possui.
Basicamente isso, mas citar GT4 é desonesto pois ele foi um milagre de programação extraindo cada bit do console, até em 1080i*** o jogo rodava (Penso que o equivalente a ele foi TLoU no PS3). Eu acrescentaria nessa lista Silent Hill 2, que utiliza sombras dinâmicas, volumétricas, em tempo real e com soft-shadow, e isso era um conjunto que nem o PC tinha na época (só veio aparecer completo assim no DX10). Ah, a neblina (fumaça) também era dinâmica e volumétrica, novamente, algo bem a frente de seu tempo (que foi repetido, e melhorado, em SH3). Creio que as duas únicas coisas que a versão de XBOX era melhor que a do PS2 nesse jogo eram a resolução (entrelaçado no PS2, progressivo no XBOX) e a iluminação (per-pixel no XBOX, per-vertex no PS2).

*** = GT4 roda em 1080 cortando a resolução vertical pela metade (entrelaçado) e a vertical em 25% com anamorfismo (no caso, 1440x540p, ou 1440x1080i), além de reduzir o pipeline para 16bits de precisão com dithering. O jogo roda além do que o console aguentava e mesmo assim conseguiram rodar nele... o XBOX não teve toda essa dedicação dos DEVs.

Tudo dependerá do tamanho do cut-down que a AMD dará para essa 7700XT: Se for de 33% (40CU) então terá um ganho equivalente ao da RX7600 em cima da 6650XT, ou seja, ela será menos de 10% mais rápida que a 6750XT. Agora se o corte do chip for menor, e termos 48CU ou até 52CU, então o ganho será maior, mas o que importará mais será o preço mesmo, ele será o fator determinante e espero que a AMD acerte da mesma maneira que acertou com a RX7600.

AMD não acertou nada com o preço da 7600 né parça. Se cagou dias antes de sair, e diminui um pouco mas ainda assim não o suficiente. 7600 e 4060 são ambas placas pra 250 dólares no caro.

Marketing e msrp inicial das GPUs AMD nessa gen tem sido mais bizarros que o normal.

AMD não acertou nada com o preço da 7600 né parça. Se cagou dias antes de sair, e diminui um pouco mas ainda assim não o suficiente. 7600 e 4060 são ambas placas pra 250 dólares no caro.

Marketing e msrp inicial das GPUs AMD nessa gen tem sido mais bizarros que o normal.
Ou seja, ela acertou. Errado seria se tivesse mantido o preço vazado e lançado desastrosamente acima dos 300 USD, o que não foi o caso. Era para ser mais barato? Sim, 250 USD no máximo, mas infelizmente não veio nesse preço e se ninguém comprar, vai cair, como sempre acontece com as placas da AMD (tanto na parte de não vender, como na de baixar de preço xD).

E essa última linha não podia estar mais de acordo, creio que são os piores pontos da AMD como um todo, seja processador, seja GPU: Marketing e time de software.

Ou seja, ela acertou. Errado seria se tivesse mantido o preço vazado e lançado desastrosamente acima dos 300 USD, o que não foi o caso. Era para ser mais barato? Sim, 250 USD no máximo, mas infelizmente não veio nesse preço e se ninguém comprar, vai cair, como sempre acontece com as placas da AMD (tanto na parte de não vender, como na de baixar de preço xD).

E essa última linha não podia estar mais de acordo, creio que são os piores pontos da AMD como um todo, seja processador, seja GPU: Marketing e time de software.
eu paguei 1.900 na minha RX 7600 Asrock e achei justo o preço dentro do custo brasil......( phantom gaming OC )

Empata em muita coisa
A R9 390X chega a ganhar em algumas
Mas uma RX 580 de 8GB nunca vai ter o dobro de fps de uma R9 390X
não tem driver pra 390X ja faz um bom tempo ja
eu tenho ambas

As RDNA3 tem um potencial muito grande de melhora, que depende exclusivamente de driver, mas quando a AMD fará isso é que fica a dúvida (sim, estou falando do VOPD).
Sabe que não sei, me parece que o projeto não vingou como esperado e aquele rumor de que o RDNA4 não vai ter placa high-end, que vão focar no mid, tipo 8700XT, mais me parece uma sinalização que erraram algo no projeto do chiplet e não irão conseguir resolver nem na próxima geração, só o tempo dirá, sabe como são esses rumores, pessoal propaga com absoluta certeza, para mim, apenas possíveis suspeitas, infundadas ou não.

Mas RDNA3, foi bem aquém do que esperava, e time red nos drivers tem fama ruim, algo que tenho cautela em por fé.

não tem driver pra 390X ja faz um bom tempo ja
eu tenho ambas
Minha última placa foi uma radeon da série 3000, mas meu sonho de consumo antes da 1080 era uma fury 9, placa já vinha com WC de fábrica, bruta.

eu paguei 1.900 na minha RX 7600 Asrock e achei justo o preço dentro do custo brasil......( phantom gaming OC )
Num mundo ideal (espero muito)
RX 7600 desceria pra ~1700
RX 7700/XT transitaria nos 2300 ~ 2800
RX 7800/XT transitario nos 3200 ~ 3800.

Torcemos

RX 5000 é uma ótima geração , não teve RT , mas falando puramente de performance , ela perde em que? 5600xt igual ou melhor que 2060 super, 5700xt cola na 2080 , as vezes até na super, as rx 6000 são iguais ou melhores que todas as suas concorrentes das rtx 3000, o que a AMD precisa resolver é lançar as placas já com sua performance total , e não melhorar depois de 6 meses, 1 ano, essa geração RX 7000 tá uma vergonha, pois não supera em muita coisa as 6000, dlss, fsr, RT, são diferenciais? Pode ser que sim, pra mim nunca foi, até pq pro meu uso que é competitivo só me importa o máximo de FPS e AMD é a única que vem entregando isso sem ter que vender um rim pra ter , e falando das apus , a atual da Intel Xe mal superou as Vegas (em laptop), Intel não tem competência atualmente pra superar a AMD agora.. ainda mais pra uma divisão que pode acabar a qualquer momento pq Intel não tem mais grana pra rasgar igual antes

As RX 5000 possuíam menos recursos e tecnologias, tinham bugs, drivers ruins, stutter e tela preta, problema com curva de fan que também causava stutter, desempenho inferior a Nvidia em DX11 e que utilizavam unreal engine, vários modelos que eram super quentes. Eu tive uma RX 5700 XT e afirmo que a placa é péssima. O melhor marketing da Nvidia é ver os problemas que os usuários Radeon enfrentam e a demora para serem resolvidos pela AMD.

Minha última placa foi uma radeon da série 3000, mas meu sonho de consumo antes da 1080 era uma fury 9, placa já vinha com WC de fábrica, bruta.
ela era muito cara :haha:
dai comprei a 390X mesmo

ela era muito cara :haha:
dai comprei a 390X mesmo
Afinal, a Fury era cara, mas o desempenho compensava? Se eu me lembro ela foi a primeira com memória HBM, mas pequena, 4Gb

Users who are viewing this thread

Voltar