[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Saiu o leak da 7800XT....
Mais ou menos a mesma coisa de 6800 não XT com memórias mais rápidas.

Essa placa vai dar pra ver o quão realmente porca foi a evolução da navi2 pra navi3 (eu chamo de porca talvez reviewers e influenciadores lhes digam outra coisa, salvo desempenho em RT).


Chute: 6800XT+ 8%
 
Saiu o leak da 7800XT....
Mais ou menos a mesma coisa de 6800 não XT com memórias mais rápidas.

Essa placa vai dar pra ver o quão realmente porca foi a evolução da navi2 pra navi3 (eu chamo de porca talvez reviewers e influenciadores lhes digam outra coisa, salvo desempenho em RT).


Chute: 6800XT+ 8%

A 7600 tem desempenho igual a 6650XT, o RDNA 3 não é mais forte que RDNA 2.

Aqui eu peguei a RX 6750XT V1 na Kabum por 2100 realhos, comparando aos meus jogos com uma RX 5600XT, é muita diferença.

Como jogo em 65fps FullHD (meu monitor vai a 75 fps) na prática consome menos, aloca mais VRAM da VGA e do sistema, esquenta bem menos e consome menos no final.
 
Saiu o leak da 7800XT....
Mais ou menos a mesma coisa de 6800 não XT com memórias mais rápidas.

Essa placa vai dar pra ver o quão realmente porca foi a evolução da navi2 pra navi3 (eu chamo de porca talvez reviewers e influenciadores lhes digam outra coisa, salvo desempenho em RT).


Chute: 6800XT+ 8%

Não saiu nada dela especificamente ainda no driver beta, mas fala bastante em otimização nas Navi3x+ na versão 23.9.1 RC1 e já esta em transição do 23.10 pata 23.20
Percebi que tem saído muito mais drivers beta em seguida com muita atualização
Acho que acordaram haha
 
A 7600 tem desempenho igual a 6650XT, o RDNA 3 não é mais forte que RDNA 2.

Aqui eu peguei a RX 6750XT V1 na Kabum por 2100 realhos, comparando aos meus jogos com uma RX 5600XT, é muita diferença.

Como jogo em 65fps FullHD (meu monitor vai a 75 fps) na prática consome menos, aloca mais VRAM da VGA e do sistema, esquenta bem menos e consome menos no final.
Comprei essa placa ontem, sair de uma 1660S pra ela vai dar um grau!
Vc sabe se da pra vender o Starfield que vem no AMD Rewards?
 
Comprei essa placa ontem, sair de uma 1660S pra ela vai dar um grau!
Vc sabe se da pra vender o Starfield que vem no AMD Rewards?
é meio amarrado o REWARDS com a teu resgate
Tu não ganha uma key, é um jeito que tu resgata e o jogo já vai direto
 
GPUs AMD Navi 3X apresentadas pela PowerColor
Graças ao vazamento do PowerColor, agora podemos dar uma olhada na linha completa do Navi 3X.


B5bNbAa.jpg

A divulgação completa da linha de desktops RDNA3 foi quase completa, faltando apenas uma GPU - a Navi 32. No entanto, um vazamento recente da PowerColor confirmou que o protótipo visto anteriormente era realmente bastante semelhante ao que a AMD planeja usar para seus 'entusiastas- GPUs de classe, embora não totalmente idênticos.

A partir de agora, existem quatro GPUs reveladas na programação: Navi 31 para Radeon RX 7900 XTX/XT, Navi 31 XL para Radeon RX 7900 GRE, Navi 32 para Radeon RX 7800 XT e Navi 33 para Radeon 7600. Felizmente, PowerColor forneceu uma visão conveniente de seus designs personalizados para cada uma das GPUs RDNA3. Reunimos essas imagens mostrando as séries Red Devil e Hellhound, oferecendo uma visão clara e abrangente de todas as GPUs.

Conforme previsto, a GPU Navi 32 possui um GCD e quatro MCDs. Parece que o RX 7800 XT utilizará a implementação completa com todas as 60 unidades de computação, um barramento de memória de 256 bits e, provavelmente, um cache infinito completo de 64 MB. Embora as fotografias não ofereçam detalhes de alta qualidade para medir com precisão o tamanho da matriz, o tamanho de rumores de 350 mm² parece estar bem próximo da realidade.

SeGMB2Q.jpg



IQoG6QA.jpg


equenas mudanças foram observadas em comparação com o Navi 31 apresentado no vídeo da Forbes. No entanto, permanece incerto se a GPU mostrada pela PowerColor ou pela Forbes era um protótipo. Notavelmente, a GPU mostrada pelo PowerColor tinha mais SMDs de um lado.

É provável que a AMD apresente mais placas em breve, possivelmente incluindo a série RX 7700 com uma configuração de memória de 12 GB/192 bits, mas isso ainda não foi confirmado. A AMD não deu uma palavra final sobre o assunto, e as linhas de desktop e móveis RX 7000 exigem mais SKUs se a AMD pretende competir com a série RTX 4060/4070 da NVIDIA.

oy9xfNy.png
 
Parece que RDNA não terá High-End
 
Saiu o leak da 7800XT....
Mais ou menos a mesma coisa de 6800 não XT com memórias mais rápidas.

Essa placa vai dar pra ver o quão realmente porca foi a evolução da navi2 pra navi3 (eu chamo de porca talvez reviewers e influenciadores lhes digam outra coisa, salvo desempenho em RT).


Chute: 6800XT+ 8%

A 7900 GRE que era para ser essa 7800.

Essa deve ser uma 7800 sem ser a XT. Não é possível.
A 7600 tem desempenho igual a 6650XT, o RDNA 3 não é mais forte que RDNA 2.

Aqui eu peguei a RX 6750XT V1 na Kabum por 2100 realhos, comparando aos meus jogos com uma RX 5600XT, é muita diferença.

Como jogo em 65fps FullHD (meu monitor vai a 75 fps) na prática consome menos, aloca mais VRAM da VGA e do sistema, esquenta bem menos e consome menos no final.

Uma 7600 já traria um belo salto e ganho em cima da 5600XT. A RX6700XT então nem se fala. É placa para 1440p/75fps com certa folga. E muitos games ela vai bem em 4K/60fps.

Só achei estranho ela esquentar e consumir menos que a RX5600XT.
 
A 7900 GRE que era para ser essa 7800.

Essa deve ser uma 7800 sem ser a XT. Não é possível.
Se essa 7900 GRE já foi esse fiasco, é bem plausível q a 7800 XT seja isso msm. A AMD 💩 td nessa ger. Deveria jogar logo a "toalha" e agilizarem pra lançar as 8xxx o + rápido possível a fim de competir c/ as 4xxx S ano q vem.
 
Se essa 7900 GRE já foi esse fiasco, é bem plausível q a 7800 XT seja isso msm. A AMD 💩 td nessa ger. Deveria jogar logo a "toalha" e agilizarem pra lançar as 8xxx o + rápido possível a fim de competir c/ as 4xxx S ano q vem.
Fiasco eu não diria
o que mata é o preço haha
A placa é forte, ta faltando o FSR 3.0 ai bem feito
 
Saiu o leak da 7800XT....
Mais ou menos a mesma coisa de 6800 não XT com memórias mais rápidas.

Essa placa vai dar pra ver o quão realmente porca foi a evolução da navi2 pra navi3 (eu chamo de porca talvez reviewers e influenciadores lhes digam outra coisa, salvo desempenho em RT).


Chute: 6800XT+ 8%
Porca, patética, literalmente, e essa decisão de colocar a RX 7800, ainda mais a versão XT, com apenas 60CUs é um ultraje. O pior é que o preço virá ruim, precisa nem ser vidente para deduzir isso, creio que a AMD quer matar a divisão de GPUs para o consumidor comum e propositalmente está fazendo isso, para ter desculpas de dizer nas RX8000 que "não lançarei placas high-end porque não há interesse"...

Parece que RDNA não terá High-End

...nossa, parece que leu meu pensamento, a AMD vai pular fora porque não consegue competir. Ela podia lançar suas placas mais baratas, ou renomear para uma categoria abaixo, mas não, quer copiar a tática e preço da concorrente sem oferecer o desempenho e software dela, tem mais é que lançar até mid-end mesmo.

Agora vamos olhar o todo: As APUs virão com desempenho para matar as placas de entrada e a AMD estará pulando fora das placas high-end... será que realmente a Radeon sobreviverá apenas com placas mid-end? Sinceramente meus amigos, vejo o nome "Radeon" indo para o mesmo caminho do "Xilinx", para o limbo >.<
 
Fiasco eu não diria
o que mata é o preço haha
A placa é forte, ta faltando o FSR 3.0 ai bem feito
Preço e desempenho, a AMD tem o N31XL com 80CUs (7900GRE) e 70CUs (W7800), ela podia lançar um desses dois como 7800XT mas não, vai lançar com apenas 60CUs, sobrando o quê para a 7700(XT), os mesmos 40CUs da 6700XT? :v
 
Ihh rapaziada, acho que deu ruim...

Chegou a 7900xt, conectei ela no pc (é tudo novo) e quando fui dar o primeiro boot notei o led de um dos conectores da fonte fica piscando, troquei os cabos (são 2x8) e o mesmo continuou piscando, como a fonte é modular troquei os cabos dela tb e mesma coisa

Acho difícil ser a fonte pq só nesse conector em específico mas se a for fonte lascou pq tá acabando os 7 dias dela haha

É uma xpg core reactor 850w, e o restando do PC é mobo b550 msi gaming plus, 5600 e 2x8gb corsair vengeance

Até da imagem e os fans dela funcionam mas o led fica piscando
 
Porca, patética, literalmente, e essa decisão de colocar a RX 7800, ainda mais a versão XT, com apenas 60CUs é um ultraje. O pior é que o preço virá ruim, precisa nem ser vidente para deduzir isso, creio que a AMD quer matar a divisão de GPUs para o consumidor comum e propositalmente está fazendo isso, para ter desculpas de dizer nas RX8000 que "não lançarei placas high-end porque não há interesse"...


...nossa, parece que leu meu pensamento, a AMD vai pular fora porque não consegue competir. Ela podia lançar suas placas mais baratas, ou renomear para uma categoria abaixo, mas não, quer copiar a tática e preço da concorrente sem oferecer o desempenho e software dela, tem mais é que lançar até mid-end mesmo.

Agora vamos olhar o todo: As APUs virão com desempenho para matar as placas de entrada e a AMD estará pulando fora das placas high-end... será que realmente a Radeon sobreviverá apenas com placas mid-end? Sinceramente meus amigos, vejo o nome "Radeon" indo para o mesmo caminho do "Xilinx", para o limbo >.<
Não sei se era por motivos competitivos per se, os Dies maiores existiram só que por algum motivo eles mataram eles, ou por desinteresse em GPUs desktops ou por falta de tempo em validação pois RDNA 4 é bem mais chiplet based. Visto que os Dies maiores requerem mais tempo do que o Necessário talvez eles tenham matado eles kek.
 
Não sei se era por motivos competitivos per se, os Dies maiores existiram só que por algum motivo eles mataram eles, ou por desinteresse em GPUs desktops ou por falta de tempo em validação pois RDNA 4 é bem mais chiplet based. Visto que os Dies maiores requerem mais tempo do que o Necessário talvez eles tenham matado eles kek.
Até onde estava sabendo, a RDNA4 já viria com multi GCD, então as high-ends seriam dois GCDs mid-end interligados, se não me falha a memória 60CU x 2 (120CUs), então essa desistência seria por validação mesmo, já que estão dizendo agora que a RDNA4 vem no final de 2024 (quando seria 2025)... estou até desanimado do que esperar performance-wise dessa próxima arquitetura, apenas animado com o lado da arquitetura em si, mas apenas isso =/
 
Até onde estava sabendo, a RDNA4 já viria com multi GCD, então as high-ends seriam dois GCDs mid-end interligados, se não me falha a memória 60CU x 2 (120CUs), então essa desistência seria por validação mesmo, já que estão dizendo agora que a RDNA4 vem no final de 2024 (quando seria 2025)... estou até desanimado do que esperar performance-wise dessa próxima arquitetura, apenas animado com o lado da arquitetura em si, mas apenas isso =/
Pelas patentes não parecia ser Multi GCD não, parece que ele desacoplariam as Shader Engines em Dies chamados SED, e com isso eles montariam as GPUs.
 
Ihh rapaziada, acho que deu ruim...

Chegou a 7900xt, conectei ela no pc (é tudo novo) e quando fui dar o primeiro boot notei o led de um dos conectores da fonte fica piscando, troquei os cabos (são 2x8) e o mesmo continuou piscando, como a fonte é modular troquei os cabos dela tb e mesma coisa

Acho difícil ser a fonte pq só nesse conector em específico mas se a for fonte lascou pq tá acabando os 7 dias dela haha

É uma xpg core reactor 850w, e o restando do PC é mobo b550 msi gaming plus, 5600 e 2x8gb corsair vengeance

Até da imagem e os fans dela funcionam mas o led fica piscando dentro dos 7 dias


Caso tiver dentro dos 7 dias devolve, tu comprou onde ?
 
Se essa 7900 GRE já foi esse fiasco, é bem plausível q a 7800 XT seja isso msm. A AMD 💩 td nessa ger. Deveria jogar logo a "toalha" e agilizarem pra lançar as 8xxx o + rápido possível a fim de competir c/ as 4xxx S ano q vem.

Só no final de 2025 para a AMD lançar nova geração. A Nvidia também só deve lançar nova geração no final de 2025.
Preço e desempenho, a AMD tem o N31XL com 80CUs (7900GRE) e 70CUs (W7800), ela podia lançar um desses dois como 7800XT mas não, vai lançar com apenas 60CUs, sobrando o quê para a 7700(XT), os mesmos 40CUs da 6700XT? :v

A AMD começou errado desde o início nessa nova geração. A 7900XTX era para ser a 7900XT. E a 7900XT era para ser a 7800XT. Não sei porque diabos voltou com esse negócio de XTX. Afff Maria!!!

Essa placa dos boatos que seria uma RX7800/7800XT deveria ser uma RX7700/RX7700XT.

Ou então a 7900GRE ser a RX7800XT.

Pelo visto com as boas vendas das RX6600/6600XT, RX6700XT, RX7600 ela pode mesmo se concentrar nesse mercado específico. Tem um bom público nesse tipo de produto. Só ver que as Nvidias da série 6 são as que mais vendem sai geração e entra geração. Vide as 1060, 1660, 2060, 3060.

Ainda mais agora com suas APUS. Nem vejo necessidade em ter uma placa abaixo da RX7600. É só deixer ela em U$250 e pronto.

Por mim lançava uma 7700 por U$350. E nem lançava as 7600XT e 7700XT.

Ficando assim:

RX7600 = U$250
RX7700 = U$350

Vai ter um bom público alvo com essas duas placas.

A 7600 ganha da 6600XT e custa menos do que ela. Fora que em RT chega na cola/junto da 6700XT.

Uma 7700 ganhando de uma 6700XT e em RT chegando em uma 6800(sem ser a XT)já está de bom tamanho. Ainda mais custando U$350. Não concorda!

DETALHE: Eu conheço quem tem uma 6800(sem ser a XT) e a placa é bem parruda. Com esses novos Drivers da AMD deixou a minha RTX3060Ti comendo poeira.
 
Última edição:
Só no final de 2025 para a AMD lançar nova geração. A Nvidia também só deve lançar nova geração no final de 2025.
Final do próximo ano, RDNA4 chega em 2024 ainda. Já a NVIDIA pode ser que próximo ano venha refresh, já que não tem nenhuma informação confiável das RTX5000 para 2024, então só em 2025 mesmo.

A AMD começou errado desde o início nessa nova geração. A 7900XTX era para ser a 7900XT. E a 7900XT era para ser a 7800XT. Não sei porque diabos voltou com esse negócio de XTX. Afff Maria!!!
Concordo plenamente, ela voltou com a XTX para poder cobrar mais, assim a verdadeira 7800XT saiu como 7900XT e passou de 650 para 900 dólares.

Essa placa dos boatos que seria uma RX7800/7800XT deveria ser uma RX7700/RX7700XT.

Ou então a 7900GRE ser a RX7800XT.
É quase assim que eu pensava, a 7800XT deveria vir com 70CUs, a mesma configuração da W7800, mantendo assim uma boa distância da GRE (80CU) e da 7700XT (60U), mas não, a AMD vai e lançará a 7800XT com 60CUs... agora fico me perguntando, quanto ela espera que essa placa faça sentido? Pois a 6800XT tem 72CUs, e o ganho da RDNA3 em cima da RDNA2 é pífio, então como ela vai tirar essa diferença de 768SPs em um clock parecido e mesmo barramento? Essa 7800XT vai ser o menor ganho em cima da geração anterior disparado :v
 
A AMD começou errado desde o início nessa nova geração. A 7900XTX era para ser a 7900XT. E a 7900XT era para ser a 7800XT. Não sei porque diabos voltou com esse negócio de XTX. Afff Maria!!!

Essa placa dos boatos que seria uma RX7800/7800XT deveria ser uma RX7700/RX7700XT.

AMD tava usando drogas completamente. Hoje vejo que o mais correto teria sido relançar as RDNA 2 com steroids.
6700 10GB virava RX 7600
6700XT 12GB virava 7600XT
6800 virava 7700
6800XT virava 7700XT
6900XT virava 7800

E ai sim na 7900XTX eles lançariam um chiplet broxa beta-test
 
AMD tava usando drogas completamente. Hoje vejo que o mais correto teria sido relançar as RDNA 2 com steroids.
6700 10GB virava RX 7600
6700XT 12GB virava 7600XT
6800 virava 7700
6800XT virava 7700XT
6900XT virava 7800

E ai sim na 7900XTX eles lançariam um chiplet broxa beta-test

Sim e consumindo o msm da série anterior substituta, já daria pra ter uma desculpa + "aceitável" digamos assim, mas nem isso :facepalm:.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo