[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
e mimimi o mercado de tv e fechado pelos inventores do hdmi afinal dp e 0800 e so colocar porem os fabricantes de tv não querem
o pior e não dar nei as opções coloca a saída la o que custa
so que quando perceberem os benefícios que o dp suporta o hdmi some nas tv e quem inventou não quer isso

Displayport não é exatamente free, não tem royalities mas para ter acesso as especificações, vc precisa ser membro da VESA.
O HDMI é mais antigo que o DP e ele é sucessor dos cabos componentes analógicos. O DP é sucessor do VGA e do DVI.
O HDMI fórum tem basicamente todas as fabricantes de TV, então é bem difícil eles adotarem padrões que foram feitos para PC.

Não há muito incentivo para usarem DP. O uso de PCs ligados à TV é nicho, muitos usam Blurays, DVDs, videogames, TV box, etc. E como dá para usar HDMI no PC, menos incetivo ainda.

Displayport não é exatamente free, não tem royalities mas para ter acesso as especificações, vc precisa ser membro da VESA.
O HDMI é mais antigo que o DP e ele é sucessor dos cabos componentes analógicos. O DP é sucessor do VGA e do DVI.
O HDMI fórum tem basicamente todas as fabricantes de TV, então é bem difícil eles adotarem padrões que foram feitos para PC.

Não há muito incentivo para usarem DP. O uso de PCs ligados à TV é nicho, muitos usam Blurays, DVDs, videogames, TV box, etc. E como dá para usar HDMI no PC, menos incetivo ainda.
basicamente todo mundo que faz parte do HDMI ta no VESA então poderia ter DP nas tvs
correto o HDMI e mais antigo e limitado comparado ao DP o DP vai pra substituir porem os criadores do HDMI que ganham royalities nunca irão largar o osso
quando as patentes do HDMI cair ai a galera abonadona ele ja que hoje todos querem menos cabos e no DP isso e possível
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

triste entao, é que não tem o que fazer, vai na loteria.
pessoal que faz review de placa tinha que ter uma anotação de presença ou nivel de percepçao do ruido.
o problema e as vezes vc não escuta pode esta em uma frequência mais alta
porem o esquenta, esfria faz isso acontecer com o tempo ou alta carga de trabalho
bota sua placa pra minerar que vc escuta ele na gpu e na fonte e sempre batata fica todo mundo "grilando" mais faz parte

Última edição:
Não faz isso. Eu já tive das duas marcas, a minha shapphire guerreira tá firme e forte (HD5750) e tô montando um PC novo agora pretendo pegar a shapphire Pure ou Nitro (em dúvidas entre a 7700 ou 7800), XFX tem qualidade bem inferior, a minha os capacitores abriram sozinhos e a placa parou de funcionar. O barato sai caro...basta ver quanto custa um shapphire, Power color ou asrock.

Concordo!!! Já tive umas 4 ou 5 Sapphire e nunca deram problema, tem uma com 17 anos de idade ainda funcionando.

Tive duas XFX e as duas deram problema, nunca mais comprei XFX na vida.

Dúvida entre 7700xt e 7800xt, uso em conjunto com Ryzen 7 7700. 7700xt tô achando na faixa dos 3300 e a 7800xt na faixa dos 3999. Para uso em jogos (não jogo competitivo, só campanha). Sei que a 7800 é bem melhor, mas justifica pagar 700 de diferença ou a 7700xt já da um bom caldo?
Se não tiver nenhuma restrição em pagar os 4 mil, a RX 7800 XT é uma escolha mais sensata, caso queira economizar uma grana sem abrir mão de ter uma boa performance, a RX 7700 XT já dá conta do recado.

Concordo!!! Já tive umas 4 ou 5 Sapphire e nunca deram problema, tem uma com 17 anos de idade ainda funcionando.

Minha ultima XFX foi uma RX 5700 XT
A placa era muito boa, mas aquecia muito
Após pesquisar em foruns gringos vi que existia um "recall" que eles enviavam um novo cooler com dissipador onde tinha mais cobre na GPU e memorias
Abri um ticket e recebi em casa o novo
Após a troca a placa ficou ainda melhor
Vendi a placa por 5,5k (Comprada a 2,3k) no boom da mineração, enviei com os dois kit cooler/dissipador
Quem comprou ficou feliz de ter um reserva pra vender a placa como nova depois haha

Dúvida entre 7700xt e 7800xt, uso em conjunto com Ryzen 7 7700. 7700xt tô achando na faixa dos 3300 e a 7800xt na faixa dos 3999. Para uso em jogos (não jogo competitivo, só campanha). Sei que a 7800 é bem melhor, mas justifica pagar 700 de diferença ou a 7700xt já da um bom caldo?

Se pode pagar R$700 a mais, eu pegaria a 7800XT sem nem pensar. O que você paga a mais você ganha a mais e terá uma placa mais longeva.

A AMD pode não ter conseguido simplificar seus chips o suficiente para permitir as vendas na China​

A AMD supostamente falhou na tentativa de simplificar seus chips de IA a um nível que Washington ficaria feliz para eles poderem ser exportados para a China.

Um relatório da terça-feira da Bloomberg cita pessoas familiarizadas com o assunto dizendo que a AMD preparou um chip de IA que fica bem aquém de seu silício mais sofisticado, na esperança de que caísse abaixo do limite em que as autoridades dos EUA não permitiriam exportações para a China sem primeiro conceder um licença.

Reduzir os chips para que seus limbos de desempenho fiquem abaixo da barra de obtenção de licença é uma tática comum entre os fabricantes de chips. Embora a maioria esteja feliz em cumprir as sanções dos EUA, eles também têm o dever de vender o máximo possível para que os acionistas prosperem. A China é um mercado colossal – sabemos que tem pelo menos cinco milhões de racks de datacenter em produção, com mais racks online a todo o momento – e esta semana o mercado local provavelmente expandiu-se, uma vez que Pequim delineou um plano para tornar a IA uma peça central da sua estratégia de desenvolvimento econômico.

Criar produtos para a China é, portanto, apenas um bom negócio.

O relatório da Bloomberg sugere que a AMD acreditava que o seu produto fabricado para a China estava em conformidade com as restrições de exportação dos EUA, mas o Departamento de Comércio – que emite licenças de exportação – discordou. Isso significa que o Departamento sentiu que os produtos criados pelo desafiante x86 tinham o potencial de ajudar Pequim e Moscou a avançarem em suas respectivas forças armadas.

Seja o que for que a AMD tenha inventado – achamos que foi uma versão silenciosa de seus aceleradores MI200 ou MI300 – o produto não chegará à China tão cedo. A Nvidia criou produtos semelhantes e achou melhor avançar lentamente ao enviá-los para o Oriente.

Esse esforço lento significa que a AMD não estará sofrendo e sozinha: a Nvidia revelou recentemente que as vendas na China caíram para “uma porcentagem de meio dígito da receita do datacenter” enquanto tenta trazer seu próprio silício simplificado para o mercado.

Solicitamos comentários da AMD e fomos informados de que a empresa não pode comentar o assunto.

Enquanto isso, as empresas de tecnologia chinesas parecem resignadas com o fato de que terão dificuldade para obter novamente as melhores GPUs do mundo. A gigante local da web e fornecedora de IA Baidu disse na semana passada aos investidores que tem um estoque de GPUs para durar um ano ou dois, mas já está trabalhando para construir uma stack de software superior que acredita que garantirá que possa corresponder à experiência de IA de qualquer rival.

Curiosamente, o Baidu comparou essa ambição com uma comparação com operadores globais de nuvem, e não com seus rivais locais.

O curinga são os campeões de desenvolvimento de chips da própria China, que se acredita estarem alguns anos atrás de empresas como AMD e Intel para processadores de uso geral, mas criaram GPUs mais do que decentes que podem executar software de IA comum, como o CUDA da Nvidia.

O fato de os fabricantes chineses de GPU se preocuparem com a compatibilidade do CUDA destaca a complexidade da stack de desenvolvimento de IA: mesmo que os lançadores de silício de Pequim alcancem o kit, os desenvolvedores locais precisam de ferramentas para fazê-lo funcionar, e os EUA e seus parceiros podem tornar isso mais difícil de ser usado.

O hdmi paga patente.
O display port não.
Por isso querem tirar o hdmi a qualquer custo.
Eu uso o PC na tv.
Enquanto TVs vierem só com HDMI haverá placas de vídeo com essa entrada.
Nem todo mundo é gamer de FPS, pra grande maioria das pessoas 60hz é suficiente.

Tive varias Sapphires no passado, que nao deram problemas, mas a ultima, sobre o selo AMD, uma 6700XT foi uma desgraceira total.

O hdmi paga patente.
O display port não.
Por isso querem tirar o hdmi a qualquer custo.
Eu uso o PC na tv.
Enquanto TVs vierem só com HDMI haverá placas de vídeo com essa entrada.
Nem todo mundo é gamer de FPS, pra grande maioria das pessoas 60hz é suficiente.
mais no DP tambem da 60hz
uma das principais vantagem que eu vejo no DP e o modo "anel" onde vc pode ir ligando um aparelho no outro e assim em vez de sair 3 cabos hdmi sai um DP que entra no monitor e vai pro outro e assim vai indo
além de ser 0800

mais no DP tambem da 60hz
uma das principais vantagem que eu vejo no DP e o modo "anel" onde vc pode ir ligando um aparelho no outro e assim em vez de sair 3 cabos hdmi sai um DP que entra no monitor e vai pro outro e assim vai indo
além de ser 0800
receiver tem umas 9 entradas HDMI e 2 saídas HDMI.
teria que mudar toda a indústria de padrão de décadas, consoles, dvd, bluray, bluray 4k, box de streamers, tvs, receivers, network players, monitores mais antigos, stickers, e a caralhada toda.
vai irritar muitos consumidores.
eu ficaria puto.
não vejo para que mudar algo que funciona perfeitamente no mundo A/V.

Última edição:
A AMD deu uma cortada no preço da 7700 XT, já dá para achar por menos de 3K, consegui até comprar uma por R$ 2700.

Acho estranho que recomendam uma fonte de 750W no mínimo para a 7700 XT, exagero total, aqui vou colocar em uma fonte de 550W.

Ainda acho imo q 7700 XT deveria ter sido a 7600 XT de vdd e não o fail da 7600 XT q é basicamente uma 7600 c/ OC. E 7600 não XT ter os specs de uma 6700, mas c/ desempenho de uma 6700 XT.

Ainda acho imo q 7700 XT deveria ter sido a 7600 XT de vdd e não o fail da 7600 XT q é basicamente uma 7600 c/ OC. E 7600 não XT ter os specs de uma 6700, mas c/ desempenho de uma 6700 XT.
Na real deveria ter sido:
7800XT => 7700XT
7900GRE => 7800XT

A AMD deu uma cortada no preço da 7700 XT, já dá para achar por menos de 3K, consegui até comprar uma por R$ 2700.

Acho estranho que recomendam uma fonte de 750W no mínimo para a 7700 XT, exagero total, aqui vou colocar em uma fonte de 550W.
Acabei pegando uma RX 7800 XT shapphire nitro+ ontem. Estou esperando chegar.

Qual o seu processador?
Essa tabela abaixo é para GPUs AMD Série 7xxx... siga ela... se não for seguir, por achar exagerado, não venha depois reclamar de instabilidades, de reboots e de falhas de driver.
Mn406k4.png

O problema é que a concorrência também não ajuda né! Me lança uma 4060Ti Capada Edition pelos mesmos U$400 da 3060Ti e ainda perde para a placa mais antiga em alguns casos. E em outros é um empate técnico.

Fora a Bizarrice da 3050 8GB que era inferior a uma 2060 e que devia ser chamada de 2050.

A AMD lançou a 7600 por U$270/250 com desempenho da 6600XT mas custando menos.

A 7700XT ela lançou com desempenho de uma 6800 mas custando menos.

A 7800XT veio com desempenho de uma 6800XT mas custando menos.

Nisso ela foi melhor que a Nvidia.

A Nvidia mandou bem foi na 4070 de U$600 com desempenho da 3080 de U$700. Fora que a 4070 veio com 2GB a mais de memória e com consumo beeem menor. Coisa de 190W VS 320W. Nisso ela mandou super bem nessa 4070.

Vamos esperar que nas RDNA 4 a AMD melhore o consumo das suas placas.

Eu espero uma 8800XT com desempenho de uma 7900XT mas com consumo de uma 6700XT e custando os mesmos U$550 da 7900GRE.

Também espero uma 8700XT com desempenho de uma 6800XT/7800XT mas com consumo de uma 6600XT e custando U$450.

E uma 8600XT com desempenho de uma 6800/7700XT e custando U$350. E o consumo espero que fique na faixa de uma 6600.

Qual o seu processador?
Essa tabela abaixo é para GPUs AMD Série 7xxx... siga ela... se não for seguir, por achar exagerado, não venha depois reclamar de instabilidades, de reboots e de falhas de driver.
Mn406k4.png
No teste do Adrena o consumo do PC todo com a 7700 XT foi de 415W, mas usaram um I9 13900K e outras peças tops que consomem bem mais energia do o resto do meu PC, então uma fonte de 550W que não seja genérica já dá conta.

Captura-de-tela-2024-03-07-133007.png

Esse pessoal sempre exagera. É só olhar a fonte que a Nvidia pede para uma 3050. É bem ridículo o que pedem.

Uma fonte de 550W de qualidade vai tranquilo e calmo com a 7700XT. Eu mesmo uso uma Corsair CX500 com uma 4070 e um Ci5 9400 e ela sobra. E conheço quem usa uma Corsair CX400 com um Ci5 6400 + GTX1060.

Olha aí o consumo padrão e máximo da 7700XT: Deu 232W e 262W respectivamente.

Como já foi dito aqui no tópico, a 7800 XT é a sucessora da 6700XT (Navi 22 -> Navi 32). A AMD, assim como a Nvidia, mudou os nomes das GPUs pra vender mais caro.
A 7900GRE mostrou que dá pra vender um corte razoável~bom do chip high-end por 550 dólares, mas se dá pra vender por 700~800... ¯\_(ツ)_/¯

A AMD lançou a 7600 por U$270/250 com desempenho da 6600XT mas custando menos.
A 7700XT ela lançou com desempenho de uma 6800 mas custando menos.
A 7800XT veio com desempenho de uma 6800XT mas custando menos.
Nisso ela foi melhor que a Nvidia.

Para mim, se a AMD a cada 6 meses ficar lançando as mesmas placas com outro numero mas custando menos, pode fazer isso eternamente que eu fico feliz.

Que venha a nós a 8900XT com mesmo desempenho de 7900XT mas custando menos. \\-oOo-//

Lembrando que atualmente nem tenho AMD, tenho uma 4070 Ti e saí de uma 3070. Mas se fosse comprar uma GPU hoje, acho que seria a 7900GRE, ou talvez uma 7900XT que baixou de preço de uns tempos para cá e tem umas promos de vez em quando.

Última edição:
Esses bagulhos de AI, até quando isso vai ficar integrado a VGA....
Pq tipo, se vc parar pra pensar, nos CPUs mais novos há uns núcleos para IA.
Será que vamos ter um slotzinho NVMA onde vamos plugar uma pecinha específica para IA?

Users who are viewing this thread

Voltar