Porque diz que não colocamos para trabalhar para nós? Pelo contrário, tudo que a AMD e Nvidia podem fazer para isso estão fazendo, as GPUs são exploradas ao máximo, basta saber que uma GPU mediana de hoje em dia é muito, mas muito mais poderosa que um supercomputador Cray-X dos anos 80 que custava 18 milhões de dólares, tão caro que poucos existiam no planeta, e que era capaz de 941 Megaflops, ou quase 1 Gigaflop. E ele já era centenas ou milhares de vezes mais poderoso que os gigantescos maniframes da IBM dos anos 60 que ocupavam salas inteiras.
A mais poderosa estação gráfica dedicada dos anos 90, como a Silicon Graphics, que era usada para fazer os efeitos de filmes como Twister, Jurassic Park, Exterminador do Futuro 2, Toy Story e muitos outros, além de clipes de música, propagandas de TV e etc, fazia 6.4 Gigaflops.
Um core I7 de hoje é capaz de 100 a 500 Gigaflops, dependendo do modelo. Isso é 100 a 500 vezes mais que um Cray-X. Uma RTX 4070 Ti faz 40 Teraflops, isso é 40 mil vezes mais que um Cray-X e 6 mil vezes mais que uma Silicon Graphics.
E os softwares das engines gráficas fazem de tudo para explorar isso ao máximo, mesmo um jogo porcamente otimizado já faz mais cálculos por segundo que milhares de Cray-X ou Silicon Graphics.
Então, nós colocamos para trabalhar para nós, sim, com certeza, e trabalhar muito pesado!
Mas é preciso ter em mente que renderização gráfica em tempo real consome um poder de computação absurdo, são bilhões de polígonos sendo recalculados o tempo todo em frações de segundo usando algoritmos puramente matemáticos extremamente complexos, e por cima disso tem antialising, pós-processamento, texturas, ray tracing, DLSS e etc, que por sua vez também são algoritmos puramente matemáticos extremamente complexos. É cálculo que não acaba mais.
Mas tome cuidado com o mega-hype atual da IA, ela ajuda bastante em algumas tarefas e vai ajudar cada vez mais, é uma ferramenta muito poderosa e útil que vai ajudar em muita coisa, está sendo embutida em CPUs e GPUs, mas não fará milagres não, pois seu uso é específico para determinadas tarefas, como o frame generation e outras coisas bem específicas. Muita calma nessa hora.