• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Para mim, se a AMD a cada 6 meses ficar lançando as mesmas placas com outro numero mas custando menos, pode fazer isso eternamente que eu fico feliz.

Que venha a nós a 8900XT com mesmo desempenho de 7900XT mas custando menos. \\-oOo-//

Lembrando que atualmente nem tenho AMD, tenho uma 4070 Ti e saí de uma 3070. Mas se fosse comprar uma GPU hoje, acho que seria a 7900GRE, ou talvez uma 7900XT que baixou de preço de uns tempos para cá e tem umas promos de vez em quando.
rumores da AMD lançar somente até 8600XT / 8800XT na prox gen, navi 44 e navi 48, parece que jogou a toalha
 
Última edição:
Para mim, se a AMD a cada 6 meses ficar lançando as mesmas placas com outro numero mas custando menos, pode fazer isso eternamente que eu fico feliz.

Que venha a nós a 8900XT com mesmo desempenho de 7900XT mas custando menos. \\-oOo-//

Lembrando que atualmente nem tenho AMD, tenho uma 4070 Ti e saí de uma 3070. Mas se fosse comprar uma GPU hoje, acho que seria a 7900GRE, ou talvez uma 7900XT que baixou de preço de uns tempos para cá e tem umas promos de vez em quando.

Eu estava com uma 3060Ti com Undervolt consumindo 150W e agora estou com uma 4070 com Undervolt consumindo 130W.

Eu também iria de 7900GRE caso não tivesse pego a 4070.

Na verdade o lançamento das placas está sendo de dois em dois anos. Ou até mais do que isso. A Nvidia mesmo vai demorar mais do que isso na geração 5mil. Nem vai lançar placas nesse ano de 2024. Só em 2025 mesmo. Para mim podiam ficar três anos sem lançar placas. Mas de dois em dois anos já é melhor do que como tínhamos no passado em que todo santo ano lançavam geração nova. Igual acontece nos processadores. Lembro que a Intel conseguiu a proeza de lançar duas gerações em um mesmo ano. Afff Maria!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como já foi dito aqui no tópico, a 7800 XT é a sucessora da 6700XT (Navi 22 -> Navi 32). A AMD, assim como a Nvidia, mudou os nomes das GPUs pra vender mais caro.
A 7900GRE mostrou que dá pra vender um corte razoável~bom do chip high-end por 550 dólares, mas se dá pra vender por 700~800... ¯\_(ツ)_/¯

Assim como a 4070 foi a melhor opção da Nvidia, a 7900GRE para mim é a melhor opção da AMD.

E ambas estão custando os mesmos U$550.
 
Eu estava com uma 3060Ti com Undervolt consumindo 150W e agora estou com uma 4070 com Undervolt consumindo 130W.
Uma duvida, no caso de uma GPU dessas que gastam nada em energia (130 a 150W) tem vantagem fazer undervolt?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu também iria de 7900GRE caso não tivesse pego a 4070.
Assim como a 4070 foi a melhor opção da Nvidia, a 7900GRE para mim é a melhor opção da AMD.
Essa 7900GRE será vendida no Brasil? Ela fica no patamar de qual outra AMD? O que diferencia ela da 7900XT e XTX?
 
quando os rumores dizem que a AMD vai lançar algo excepcional, é porque vem decepção. Mas quando os rumores dizem que vai ser uma decepção, é porque vai ser mesmo.
 
Aonde vc viu isso? Acho difícil de não termos as 8900 e 8700.
Desde Agosto 2023, alguns canais de rumores vem falando sobre a AMD não competir no high-end com a próx geração.
 
rumores da AMD lançar somente até 8600XT / 8800XT na prox gen, navi 44 e navi 48, parece que jogou a toalha

Pelo andar da carruagem, apesar de recentes avanços como IA, DLSS, frame generation, parece que a tecnologia de placas de vídeo está dando uma certa empacada (espero estar errado). Vide a AMD só mudando numerozinho de placa sem avanço quase nenhum (mas pelo menos baixando o preço) e Nvidia idem, 4060 na prática é uma 3060, essas Super agregam pouco e assim por diante.

Lembrando que IA ajuda em algumas coisas, mas não faz milagre, e as tecnologias recentes de IA como ChatGPT e congêneres já existem desde 2018 e estavam sendo pesquisadas anos antes, então o que era pra ser implementado nas placas de vídeo, em grande parte já foi, pois já se passaram 6 anos do começo do último boom ou hype das IAs. Também lembrando que IA consome processamento absurdo, dos data centers de IA usam clusters com centenas ou milhares de placas de vídeo, então é limitado o que uma única placa pode fazer.

E mais: O próprio CEO da Nvidia afirmou com a boca cheia que "não somos mais uma empresa de jogos, mas uma empresa de IA", o que significa que são uma empresa de Data Centers, e ele tem toda razão pois a receita de Data Center hoje é 10x (literalmente) maior que a receita de placas gamers, exatamente o contrário de 10 anos atrás. Durante o último trimestre de 2023, dos US$ 22 bilhões de receita da empresa, US$ 18 bilhões vieram do mercado de Data Centers, isso é 72%.

Ou seja, o mercado gamer para eles é titica agora. Então, sei lá... acho que não darão mais tanta prioridade em melhorar placas não, podem ficar enrolando e requentando. A esperança é a AMD forçar a competição, mas não sei se dá para esperar tanta coisa dela, afinal sempre ficou correndo atrás da Nvidia.
 
Última edição:
tá mais fácil a AMD abandonar os gamers e focar em IA para tentar abocanhar uma fatia gorda disso do que tentar agradar aos jogadores, até porque a IA pode ajudar a resolver tarefas e muitos modelos novos podem ser desenvolvidos para tirar proveito das GPUs. Temos máquinas muito potentes e não a colocamos para trabalhar para nós? E a onda IA tá entrando nos processadores mesmo o usuário não querendo.
 
tá mais fácil a AMD abandonar os gamers e focar em IA para tentar abocanhar uma fatia gorda disso do que tentar agradar aos jogadores, até porque a IA pode ajudar a resolver tarefas e muitos modelos novos podem ser desenvolvidos para tirar proveito das GPUs. Temos máquinas muito potentes e não a colocamos para trabalhar para nós? E a onda IA tá entrando nos processadores mesmo o usuário não querendo.

Porque diz que não colocamos para trabalhar para nós? Pelo contrário, tudo que a AMD e Nvidia podem fazer para isso estão fazendo, as GPUs são exploradas ao máximo, basta saber que uma GPU mediana de hoje em dia é muito, mas muito mais poderosa que um supercomputador Cray-X dos anos 80 que custava 18 milhões de dólares, tão caro que poucos existiam no planeta, e que era capaz de 941 Megaflops, ou quase 1 Gigaflop. E ele já era centenas ou milhares de vezes mais poderoso que os gigantescos maniframes da IBM dos anos 60 que ocupavam salas inteiras.

A mais poderosa estação gráfica dedicada dos anos 90, como a Silicon Graphics, que era usada para fazer os efeitos de filmes como Twister, Jurassic Park, Exterminador do Futuro 2, Toy Story e muitos outros, além de clipes de música, propagandas de TV e etc, fazia 6.4 Gigaflops.

Um core I7 de hoje é capaz de 100 a 500 Gigaflops, dependendo do modelo. Isso é 100 a 500 vezes mais que um Cray-X. Uma RTX 4070 Ti faz 40 Teraflops, isso é 40 mil vezes mais que um Cray-X e 6 mil vezes mais que uma Silicon Graphics.

E os softwares das engines gráficas fazem de tudo para explorar isso ao máximo, mesmo um jogo porcamente otimizado já faz mais cálculos por segundo que milhares de Cray-X ou Silicon Graphics.

T4500070.jpg


2020-12-05-image-2.jpg


Então, nós colocamos para trabalhar para nós, sim, com certeza, e trabalhar muito pesado!

Mas é preciso ter em mente que renderização gráfica em tempo real consome um poder de computação absurdo, são bilhões de polígonos sendo recalculados o tempo todo em frações de segundo usando algoritmos puramente matemáticos extremamente complexos, e por cima disso tem antialising, pós-processamento, texturas, ray tracing, DLSS e etc, que por sua vez também são algoritmos puramente matemáticos extremamente complexos. É cálculo que não acaba mais.

Mas tome cuidado com o mega-hype atual da IA, ela ajuda bastante em algumas tarefas e vai ajudar cada vez mais, é uma ferramenta muito poderosa e útil que vai ajudar em muita coisa, está sendo embutida em CPUs e GPUs, mas não fará milagres não, pois seu uso é específico para determinadas tarefas, como o frame generation e outras coisas bem específicas. Muita calma nessa hora.
 
A mais poderosa estação gráfica dedicada dos anos 90, como a Silicon Graphics, que era usada para fazer os efeitos de filmes como Twister, Jurassic Park, Exterminador do Futuro 2, Toy Story e muitos outros, além de clipes de música, propagandas de TV e etc, fazia 6.4 Gigaflops.
Eu trabalhei com SGI na década de 90, era CPU RISC, e única solução 3D profissional na época.
 
Porque diz que não colocamos para trabalhar para nós? Pelo contrário, tudo que a AMD e Nvidia podem fazer para isso estão fazendo, as GPUs são exploradas ao máximo, basta saber que uma GPU mediana de hoje em dia é muito, mas muito mais poderosa que um supercomputador Cray-X dos anos 80 que custava 18 milhões de dólares, tão caro que poucos existiam no planeta, e que era capaz de 941 Megaflops, ou quase 1 Gigaflop. E ele já era centenas ou milhares de vezes mais poderoso que os gigantescos maniframes da IBM dos anos 60 que ocupavam salas inteiras.

A mais poderosa estação gráfica dedicada dos anos 90, como a Silicon Graphics, que era usada para fazer os efeitos de filmes como Twister, Jurassic Park, Exterminador do Futuro 2, Toy Story e muitos outros, além de clipes de música, propagandas de TV e etc, fazia 6.4 Gigaflops.

Um core I7 de hoje é capaz de 100 a 500 Gigaflops, dependendo do modelo. Isso é 100 a 500 vezes mais que um Cray-X. Uma RTX 4070 Ti faz 40 Teraflops, isso é 40 mil vezes mais que um Cray-X e 6 mil vezes mais que uma Silicon Graphics.

E os softwares das engines gráficas fazem de tudo para explorar isso ao máximo, mesmo um jogo porcamente otimizado já faz mais cálculos por segundo que milhares de Cray-X ou Silicon Graphics.

T4500070.jpg


2020-12-05-image-2.jpg


Então, nós colocamos para trabalhar para nós, sim, com certeza, e trabalhar muito pesado!

Mas é preciso ter em mente que renderização gráfica em tempo real consome um poder de computação absurdo, são bilhões de polígonos sendo recalculados o tempo todo em frações de segundo usando algoritmos puramente matemáticos extremamente complexos, e por cima disso tem antialising, pós-processamento, texturas, ray tracing, DLSS e etc, que por sua vez também são algoritmos puramente matemáticos extremamente complexos. É cálculo que não acaba mais.

Mas tome cuidado com o mega-hype atual da IA, ela ajuda bastante em algumas tarefas e vai ajudar cada vez mais, é uma ferramenta muito poderosa e útil que vai ajudar em muita coisa, está sendo embutida em CPUs e GPUs, mas não fará milagres não, pois seu uso é específico para determinadas tarefas, como o frame generation e outras coisas bem específicas. Muita calma nessa hora.
não é isso, são outras coisas que os modelos das IAs estão trazendo e que não era possível sem haver 100% de intervenção humana para digitar, digitalizar, transportar dados de um arquivo para outro e analisar esses dados produzindo um relatório.
E além disso eu quis dizer que essa é a tendência de se trabalhar com dados em massa, daí, um relatório que demoraria dias para ser feito manualmente é tratado em poucos minutos. Essa parte intelectual de baixa entrega e de muita burocracia ainda persiste.
 
Um core I7 de hoje é capaz de 100 a 500 Gigaflops, dependendo do modelo. Isso é 100 a 500 vezes mais que um Cray-X. Uma RTX 4070 Ti faz 40 Teraflops, isso é 40 mil vezes mais que um Cray-X e 6 mil vezes mais que uma Silicon Graphics.
A SGI foi a falência, tentou acompanhar o mercado, as estações migraram para CPU Intel, mas no fim acabou morrendo.

A O2 da imagem era muito lenta, não dava nem para fazer preview com ela.
A OCTANE já era boa para fazer edição de vídeo em tempo real.
 
Sobre uma discussão HDMI esses dias aqui, quem citou que o HDMI paga parente e DP não tava bem certo, olha o negócio que dava pra fazer no HDMI 2.1 negaram

 
Sobre uma discussão HDMI esses dias aqui, quem citou que o HDMI paga parente e DP não tava bem certo, olha o negócio que dava pra fazer no HDMI 2.1 negaram


Ter código aberto não significa não pagar patente. Além disso, como falei antes, o DP não cobra patente, mas cobra taxa para poder ter acesso as especificações. No fim é a mesma coisa.

No caso da AMD, ela tentou o jeito mais fácil que é via driver e como no Linux, os drivers dela são no kernel, só é possível usar código aberto e foi isso que o HDMI fórum rejeitou, eles não queriam abrir para todo mundo ver.

Intel e Nvidia não possuem esse problema no Linux.

A Intel simplesmente possui um conversor DP para HDMI dentro da placa, logo ela não precisa expor nada, mesmo usando também código aberto como a AMD.

A Nvidia possui código fechado, então automaticamente ela já não teria esse problema. Porém, ela agora tem uma versão em código aberto que aos poucos está ganhando forma. A solução que eles fizeram para evitar esses problemas, foi embutir tudo que é proprietário dentro do firmware da GPU.

 
Esse pessoal sempre exagera. É só olhar a fonte que a Nvidia pede para uma 3050. É bem ridículo o que pedem.

Uma fonte de 550W de qualidade vai tranquilo e calmo com a 7700XT. Eu mesmo uso uma Corsair CX500 com uma 4070 e um Ci5 9400 e ela sobra. E conheço quem usa uma Corsair CX400 com um Ci5 6400 + GTX1060.

Olha aí o consumo padrão e máximo da 7700XT: Deu 232W e 262W respectivamente.

Chegou minha 7700 XT :cuti:, por enquanto não testei muitos jogos porque fiz uma instalação limpa do Windows no SSD novo, mas no Battlefield 2042 que é pesado aguentou de boa com a placa consumindo mais de 200W e o i5 12400 em 100%, é um dos piores cenários com uso de CPU e GPU altos. A fonte é uma XPG de 550W, entrega 546W no +12V, então como imaginei não precisa de uma de 750W.
 
Última edição:

AMD Radeon RX 7700 XT já está disponível por US$ 399​


a7Ad9rs.png


MD Radeon RX 7700 XT is a Navi 32 based model with 3456 Stream Processors and 12 GB GDDR6 memory. This graphics card was not available as a reference design, which meant that gamers can only rely on what AMD board partners have in store.

Sapphire has just lowered the price for its Radeon RX 7700 XT to $409.99. This price combined with Newegg promotion code that takes $10 off the final price means that Radeon RX 7700 XT has again crossed $400, while the MSRP for this SKU is $419.

Radeon RX 7700 XT (affiliate link)

MarBFH0.png


O modelo Pulse é um design de ventilador duplo mantido na cor preta. As análises mostraram que a placa funciona em temperaturas relativamente baixas e é extremamente silenciosa.

O maior problema do Radeon RX 7700 XT era sua proximidade de preço com o RX 7800 XT. Como as informações do varejista mostraram, o modelo reduzido do Navi 32 foi superado em vendas na proporção de 10:1 pelo modelo Navi 32 completo. Agora há efetivamente uma diferença de preço de US$ 100 entre os dois modelos, agregando muito valor ao SKU RX 7700 XT.

A placa Navi 32 da AMD também é cerca de 15% mais rápida do que a série RTX 4060Ti com resolução de 1440p se os jogos raster forem considerados. No entanto, a série RTX 4060 Ti é apenas um pouco mais lenta quando o ray tracing está envolvido. No entanto, a NVIDIA pode precisar considerar colocar um preço mais baixo para sua série 4060 Ti neste momento.

Fonte: Newegg
 
depois AMD que e ruim e não presta

ta mesmo que seja no driver aberto mais e sacanagem
 
Ter código aberto não significa não pagar patente. Além disso, como falei antes, o DP não cobra patente, mas cobra taxa para poder ter acesso as especificações. No fim é a mesma coisa.

No caso da AMD, ela tentou o jeito mais fácil que é via driver e como no Linux, os drivers dela são no kernel, só é possível usar código aberto e foi isso que o HDMI fórum rejeitou, eles não queriam abrir para todo mundo ver.

Intel e Nvidia não possuem esse problema no Linux.

A Intel simplesmente possui um conversor DP para HDMI dentro da placa, logo ela não precisa expor nada, mesmo usando também código aberto como a AMD.

A Nvidia possui código fechado, então automaticamente ela já não teria esse problema. Porém, ela agora tem uma versão em código aberto que aos poucos está ganhando forma. A solução que eles fizeram para evitar esses problemas, foi embutir tudo que é proprietário dentro do firmware da GPU.

Quero ver vc achar placa NVidia com HDMI 2.1 pra afirmar isso
 
Sobre uma discussão HDMI esses dias aqui, quem citou que o HDMI paga parente e DP não tava bem certo, olha o negócio que dava pra fazer no HDMI 2.1 negaram

nenhuma novidade por isso eu defendo a morte do HDMI nas tvs ou pelo menos uma porta DP nelas
porem os caras que fizeram o HDMI iriam proibir qualquer produto novo desse fabricante com HDMI
então fica esse mercado engessado nas tv e no resto que usa so o HDMI
 
Eu também iria de 7900GRE caso não tivesse pego a 4070.

Atualizando, nos últimos dias a 4070 Super andou com boas promos, por volta de R$4000. Esse preço tá muito pouca coisa acima da 7800XT, que aí deixa de ser uma boa opção, teria que baixar de preço.

O desempenho da 4070 Super é muito parelho com a GRE, com diferenças de uns 5 ou 10% para uma ou outra dependendo do jogo no raster puro. E até que no RT a GRE não perdeu tanto desempenho. Contudo, a GRE tem mais VRAM, em simuladores de vôo ou 4K pode ajudar a dar menos sutters.

Então, agora depende do preço que vai chegar a GRE por aqui.

 
Última edição:
Não tem como usar DP na grande maioria das TVs e nem dos Home Theathers, o problema é exatamente esse! Só tem conexão HDMI.

Então não adianta ficar falando que DP não tem problema se não dá pra ligar TV e HT no DP.

Além disso, muita gente (eu inclusive) ligo a placa no monitor via cabo DP e o no HT via cabo HDMI substituindo a placa de som, e aí o som dá pau no HT, e NÂO TEM COMO LIGAR O HT COM CABO DP.

O pessoal continua sem entender qual é o problema no WINDOWS (que NÂO é o mesmo do Linux, apesar de estar também relacionado com HDMI), vou fazer um desenho pra facilitar:

731bAbq.png

**** PROBLEMA RESOLVIDO **** (penso que sim...)

Achamos um vídeo onde um gringo relata como resolveu o problema do som sumindo aleatoriamente no HDMI no Windows, ou pelo menos diminuiu 99%, de uma forma muito simples e um tanto inusitada.

Ele simplesmente aumentou a frequência mínima da GPU, colocando em 1000 Mhz o problema acontece raramente, colocando 1500 Mhz nunca mais aconteceu. Testamos na 6650XT e BINGO, não é que funciona? E deu a mesma coisa, com 1000 Mhz aconteceu só 2x em mais de 2 horas de jogo (antes era a cada 10 ou 15 minutos) ou 3x em horas de jogo, com 1500 Mhz não aconteceu mais.

E felizmente, alterar a frequência parece que só afeta quando em load (ou seja, jogando), no desktop a frequência continua muito baixa (oscilando entre 20 e 30 Mhz, com alguns breves picos para uns 50, 100 ou 150 Mhz ) e utiização de GPU continuia em 1 a 5%

Vai entender porque com frequencias baixas (em algum momento mais sossegado do jogo, por exemplo) o HDMI se perde. Quem iria adivinhar isso?

 
7600XT começando a aparecer em preços melhores no cartão (2300, o preço da 6700XT em promo).
 
Uma duvida, no caso de uma GPU dessas que gastam nada em energia (130 a 150W) tem vantagem fazer undervolt?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Essa 7900GRE será vendida no Brasil? Ela fica no patamar de qual outra AMD? O que diferencia ela da 7900XT e XTX?

Desculpa a demora. Mas é que fds geralmente nem acesso a net.

Toda VGA vai trabalhar mais fria e consumir menos com o Undervolt. Independentemente do consumo ser X ou Y em default.

Uma 4060 por exemplo pode passar a consumir uns 80W e trabalhar uns 12ºC a menos com o Undervolt.

A 7900GRE deve chegar por aqui. Ela meio que compete com a 4070S. Mas tem a vantagem dos 16GB VS 12GB da 4070.

Da uma olhada nesse Review da 7900GRE e compara com a 7900XT para vc ver a diferença entre elas.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo