[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

E a versão custom da HIS, a ICEQ (alguém ainda lembra dela?), também deu as caras.
Particularmente, achei bonita sua simplicidade, e ainda respeita os dois slots de altura :)

HS-57TR8DSBR_1024x768a.jpg

HS-57TR8DSBR_1024x768b.jpg


Especificações iguais ao modelo de referência (Clocks de 1605/1755/1905MHz, 8+6pin para alimentação).
Preço é de 58.800¥, o que dá cerca de US$499, retirando a taxa de 8%. Salgado, mas vale lembrar que os preços praticados no Japão diferem do MSRP.

A gigabyte também mostrou sua placa de plástico (o próprio adrenaline falou/mostrou ela, inclusive). Já tem anúncio na Amazon USA dela, US$419:
GIGABYTE-Radeon-RX-5700-XT-GAMING-OC-1.jpg

GIGABYTE-Radeon-RX-5700-XT-GAMING-OC-3.jpg

GIGABYTE-Radeon-RX-5700-XT-GAMING-OC-5.jpg

GIGABYTE-Radeon-RX-5700-XT-GAMING-OC-6.jpg
 
Última edição:
Saindo do que é certeza para o que é possibilidade, novidades da Navi23 :D

Resumindo a história toda, a high-end de segunda geração das Navi chega na metade do próximo ano, enquanto que no final desse ano chega a high-end da primeira geração... ué, apenas 6 meses de vida? O motivo é que a primeira geração atrasou, era para ter saído a big-navi no início desse ano, mas devido a complicações foi adiada e depois passada para segundo plano (mid-navi virou prioridade), e isso explica o surgimento "do nada" da Radeon VII: ela foi um tapa-buraco de emergência por causa do atraso da Navi.

No caso, o RDNA1 está atrasado mas o RDNA2 está em dias, por isso a vida da primeira geração será curta (6 meses para a high-end, 1 ano para a mid-end). Isso explica o recente rumor de que os modelos de referência da RX 5700(XT) já pararam de ser produzidos (EOL), eles são caros (alta qualidade nos componentes) e pouco eficientes (blower não ajuda), e logo serão substituídos.

Quanto a essa numeração... por onde anda a Navi 20, 21 e 22? E porque não temos a Navi 11 e 13? Komachi tem a resposta, nenhuma certeza, claro: Os modelos LITE (embarcados/versão integrada) ocupam estes números. No caso, a Navi10Lite == Navi11, Navi12Lite == Navi13, ...


Agora, e a Navi20? Bem, aparentemente está morta, a Navi21 é a revisão dela, e também virá junto com a Navi23. Logo a 21 é a nova mid-end e a 23 a high-end? Ou seria o contrário? Ambas com RTRT? Mais informações em breve, assim que algum leak novo aparecer ;)

PS: NVIDIA Killer, como a Navi20 está sendo chamada internamente, pode se referir tanto a desempenho bruto quanto a desempenho por preço, então prefiro confiar na segunda opção, mesmo sabendo que a primeira é totalmente possível (em relação à 1ª geração da Turing. Próximo ano vem nova uArch/refresh pelo lado da NVIDIA e ai vai ficar acirrada a disputa).
 
Última edição:
Cadê as placas navi itx, meu deusu!?
 
Terabyteshop acabou de falar na live que fecharam pedido HOJE nas 5700 XT custom com previsão de 20 a 30 dias pra chegar no Brasil. Pela demora deve vir de navio, então o preço não deve ser aquela coisa absurda.
 
Terabyteshop acabou de falar na live que fecharam pedido HOJE nas 5700 XT custom com previsão de 20 a 30 dias pra chegar no Brasil. Pela demora deve vir de navio, então o preço não deve ser aquela coisa absurda.
Vish, pelo visto vou ter que me dar de presente de aniversário então (setembro) =/ Achei que fosse daqui uns 10-15 dias.
 
Saindo do que é certeza para o que é possibilidade, novidades da Navi23

Resumindo a história toda, a high-end de segunda geração das Navi chega na metade do próximo ano, enquanto que no final desse ano chega a high-end da primeira geração... ué, apenas 6 meses de vida? O motivo é que a primeira geração atrasou, era para ter saído a big-navi no início desse ano, mas devido a complicações foi adiada e depois passada para segundo plano (mid-navi virou prioridade), e isso explica o surgimento "do nada" da Radeon VII: ela foi um tapa-buraco de emergência por causa do atraso da Navi.

No caso, o RDNA1 está atrasado mas o RDNA2 está em dias, por isso a vida da primeira geração será curta (6 meses para a high-end, 1 ano para a mid-end). Isso explica o recente rumor de que os modelos de referência da RX 5700(XT) já pararam de ser produzidos (EOL), eles são caros (alta qualidade nos componentes) e pouco eficientes (blower não ajuda), e logo serão substituídos.

Quanto a essa numeração... por onde anda a Navi 20, 21 e 22? E porque não temos a Navi 11 e 13? Komachi tem a resposta, nenhuma certeza, claro: Os modelos LITE (embarcados/versão integrada) ocupam estes números. No caso, a Navi10Lite == Navi11, Navi12Lite == Navi13, ...


Agora, e a Navi20? Bem, aparentemente está morta, a Navi21 é a revisão dela, e também virá junto com a Navi23. Logo a 21 é a nova mid-end e a 23 a high-end? Ou seria o contrário? Ambas com RTRT? Mais informações em breve, assim que algum leak novo aparecer

PS: NVIDIA Killer, como a Navi20 está sendo chamada internamente, pode se referir tanto a desempenho bruto quanto a desempenho por preço, então prefiro confiar na segunda opção, mesmo sabendo que a primeira é totalmente possível (em relação à 1ª geração da Turing. Próximo ano vem nova uArch/refresh pelo lado da NVIDIA e ai vai ficar acirrada a disputa).


Esse papinho de "Matadora de Nvidia" me faz ter os dois pés atrás mto bem fixos. Quem não lembra das "matadoras de Titans" que nem cócegas nas Titans conseguiram?
 
Terabyteshop acabou de falar na live que fecharam pedido HOJE nas 5700 XT custom com previsão de 20 a 30 dias pra chegar no Brasil. Pela demora deve vir de navio, então o preço não deve ser aquela coisa absurda.
O preço vai ser o msm praticado (dependendo do modelo custom) que eles estão praticando com os modelos referências. Quem for esperto vai poder pagar mais barato no blower e poupar uma boa grana. Não duvido queima de estoque quando as customs chegarem.
 
Esse papinho de "Matadora de Nvidia" me faz ter os dois pés atrás mto bem fixos. Quem não lembra das "matadoras de Titans" que nem cócegas nas Titans conseguiram?
Eu também não confio, fiquei com os dois pés atrás com aquela desculpinha de que "o preço alto anunciado da Navi foram uma isca para a NVIDIA".
Não duvido que será mais barata que a correspondente da NVIDIA em desempenho, mas o quanto mais barata é o que me preocupa, e esses drivers que ainda estão verdes.
 
Eu também não confio, fiquei com os dois pés atrás com aquela desculpinha de que "o preço alto anunciado da Navi foram uma isca para a NVIDIA".
Não duvido que será mais barata que a correspondente da NVIDIA em desempenho, mas o quanto mais barata é o que me preocupa, e esses drivers que ainda estão verdes.
Pois é, por isso que eu falo que a história de que as placas da AMD "envelhecem como vinho" é pq ela não consegue criar mais drivers decentes no lançamento, por isso justificam com essa frase o pq delas melhorarem no final de suas gerações. Acho que a AMD precisa focar agora na equipe de software pra parar com essa palhaçada dos drivers todos cagados.
 
O preço vai ser o msm praticado (dependendo do modelo custom) que eles estão praticando com os modelos referências. Quem for esperto vai poder pagar mais barato no blower e poupar uma boa grana. Não duvido queima de estoque quando as customs chegarem.

Esses blower n são horríveis em comparação aos coolers das outras fabricantes?
 
Esses blower n são horríveis em comparação aos coolers das outras fabricantes?
Péssimos em refrigeração de calor em relação às personalizadas q estão p/ serem lançadas em breve. Aliás, IMO a AMD deveria cessar essas vgas referências dela c/ essa m**** de blower, e começar a virem c/ 2 coolers como nas RTX ref.
 
Esses blower n são horríveis em comparação aos coolers das outras fabricantes?
Não falo em questão de refrigeração e sim de preço. Se um modelo blower da 5700 XT chegar por 1600 dps das custom não tem como dizer que não estará num baita preço. Vai da preferência do cara, se ele for esperto paga por 1600 e blocka ela se já tiver WC Custom na máquina ou queira investir.
 
Não falo em questão de refrigeração e sim de preço. Se um modelo blower da 5700 XT chegar por 1600 dps das custom não tem como dizer que não estará num baita preço. Vai da preferência do cara, se ele for esperto paga por 1600 e blocka ela se já tiver WC Custom na máquina ou queira investir.

Um cara usando WC Custom ta mais pra usar uma 2080TI doq procurar custo benefício em AMD kkkkk
 
Um cara usando WC Custom ta mais pra usar uma 2080TI doq procurar custo benefício em AMD kkkkk
Vc sabe quanto tá uma 2080 TI? E essa parada de estar restrito WC apenas pra este tipo de placa é balela. Já disse que vai do gosto da pessoa, Ela optar por uma blower pra blockar ou até pra usar no ar msm (se tem gente que anda fazendo isso) ou uma custom pra ir usando no ar msm.

No mais, as custom poderão chegar mais rápido do que imaginei:

 
Vc sabe quanto tá uma 2080 TI? E essa parada de estar restrito WC apenas pra este tipo de placa é balela. Já disse que vai do gosto da pessoa, Ela optar por uma blower pra blockar ou até pra usar no ar msm (se tem gente que anda fazendo isso) ou uma custom pra ir usando no ar msm.

No mais, as custom poderão chegar mais rápido do que imaginei:



Só tou citando que uma pessoa que faz um WC custom, em regra, não ta mt de olho em CxB, tá pensando mais em performance.
 
Vc sabe quanto tá uma 2080 TI? E essa parada de estar restrito WC apenas pra este tipo de placa é balela. Já disse que vai do gosto da pessoa, Ela optar por uma blower pra blockar ou até pra usar no ar msm (se tem gente que anda fazendo isso) ou uma custom pra ir usando no ar msm.

No mais, as custom poderão chegar mais rápido do que imaginei:


Única coisa é que elas vem pro Brasil num barco à remo, só em setembro acredito eu.
 
Ao que parece, os modelos custom já entraram no status EOL (End of Life), ou seja, quem quiser blower, corra, pois não terá mais.

Já tinha deixado essa informação mais acima, mas sozinha é mais destaque para dar essa resposta: A AMD praticamente confirmou o EOL das 5700.
"Continuaremos a oferecer o design de referência da série Radeon 5700 em nosso site e alguns seletos clientes OEM, varejo e etailers.
No entanto, já estamos fazendo a transição completa dos nossos parceiros AIB para seus próprios projetos personalizados."




Aproveitando, preço (na china) de mais duas placas custom:
AsRock RX 5700XT Challenger (3299,00¥) e Sapphire Pulse RX 5700XT (3099,00¥).
Em dólares, dá algo em torno de US$ 449,00 e US$ 399, respectivamente.
 
Última edição:
Ao que parece, os modelos referência já entraram no status EOL (End of Life), ou seja, quem quiser blower, corra, pois não terá mais.


Isso iria acontecer, só acho que esse modelo referência foi o mais curto que eu já presenciei da AMD. Acho que os próximos modelos referência poderiam se basear perfeitamente nos da Nvidia.

ERRATA: editado a palavra custom para referência, pois se entendia que o modelo custom estava EOF e não o referência.
 
Eis que saem reviews da primeira custom 5700 TX:



https://tpucdn.com/review/asus-radeon-rx-5700-xt-strix-oc/images/devil-may-cry-5-2560-1440.png
 
Eis que saem reviews da primeira custom 5700 TX:



https://tpucdn.com/review/asus-radeon-rx-5700-xt-strix-oc/images/devil-may-cry-5-2560-1440.png

Nesses dois aí a STRIX tá dando 77-78C com a BIOS performance, no Guru3D disse 68C....estranho...diferença considerável. Se os dois primeiros estiverem corretos, lascou...uma STRIX testada em bancada com temp ambiente gringa perto dos 80C....aqui no BR e com case fechado o negócio vai ficar feio.
 
Última edição:
Pela minha olhada rápida, o aumento de consumo e a baixa redução da temperatura não valem a pena pelos 3% a mais de desempenho em relação a versão padrão. Somado á isso temos o fator preço ROG nisso ai.
Parece que as versões com clocks padrão e apenas cooler melhorado serão as melhores opções!

Acho que a única coisa que a RX5700 precisa é de menos barulho e temperatura melhor pelos mesmo $349/399
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo