[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Bem... é só comparar o sistema de dissipação de calor de ambas, meio óbvio que a Challenger consegue subir mais e esquentar menos, mas isso depende tmb do fato do chip, uns sobem mais, outros menos. Tem gente até fazendo Bios mod na 5700 transformando ela numa XT. Se quiser arriscar seria até interessante. Fora que não terá problemas de throlling que a blower possui. Só por curiosidade, a XT que vc boletou deu 2020 já com o frete incluso ou subiu pra quase 2100?

A Challenger saiu por 1894 e a XT por 2056, ambas com frete expresso.

BIOS mod e coisas assim eu tenho medo de fazer, prefiro me limitar a mexer em power limits e fan curves.
 
A Challenger saiu por 1894 e a XT por 2056, ambas com frete expresso.

BIOS mod e coisas assim eu tenho medo de fazer, prefiro me limitar a mexer em power limits e fan curves.

O unico problema da XT é que é ASUS e deve ficar limitada a garantia de 1 ano da pichau..
 
Pessoal, tenho um computador bem antigo que montei em 2013 e obviamente já está chegando no fim do seu ciclo de vida, mal consigo jogar os jogos mais recentes no mínimo, e no momento não tenho como comprar um computador novo, como o socket da minha placa mãe já é bem antigo o único update considerável que posso fazer no momento é trocar minha GPU. Estou pensando em pegar uma 5700 xt(já que diferença de preço pra não xt é de 300 reais), visto que mais pra frente quando eu conseguir trocar a MB e a CPU já teria uma GPU boa pra acompanhar porem, fico bastante receoso em relação as temperaturas da placa referencia, ainda mais por morar em uma cidade bem quente e o preço das XT customs são absolutamente absurdos, devo me preocupar ou um undervolt me serve?

Minha config atual:
Motherboard: ASUSTeK COMPUTER INC. M5A99X EVO R2.0 (Socket 942)
CPU: AMD FX-8350 34 °C Vishera 32nm Technology
RAM: 8,00GB Dual-Channel DDR3
GPU: 2047MB NVIDIA GeForce GTX 770 (EVGA)
and a 650w power supply.

Séria essa a melhor lógica pra fazer um upgrade por agora?
 
Pessoal, tenho um computador bem antigo que montei em 2013 e obviamente já está chegando no fim do seu ciclo de vida, mal consigo jogar os jogos mais recentes no mínimo, e no momento não tenho como comprar um computador novo, como o socket da minha placa mãe já é bem antigo o único update considerável que posso fazer no momento é trocar minha GPU. Estou pensando em pegar uma 5700 xt(já que diferença de preço pra não xt é de 300 reais), visto que mais pra frente quando eu conseguir trocar a MB e a CPU já teria uma GPU boa pra acompanhar porem, fico bastante receoso em relação as temperaturas da placa referencia, ainda mais por morar em uma cidade bem quente e o preço das XT customs são absolutamente absurdos, devo me preocupar ou um undervolt me serve?

Minha config atual:
Motherboard: ASUSTeK COMPUTER INC. M5A99X EVO R2.0 (Socket 942)
CPU: AMD FX-8350 34 °C Vishera 32nm Technology
RAM: 8,00GB Dual-Channel DDR3
GPU: 2047MB NVIDIA GeForce GTX 770 (EVGA)
and a 650w power supply.

Séria essa a melhor lógica pra fazer um upgrade por agora?
Você pode limitar o poder da placa, capar ela, já que seu setup não consegue empurrar 100% dela mesmo. Na verdade acho que ela nem esquentaria tanto assim pois o processador gargalaria ela... nos jogos CPU bound principalmente.

No MSI Afterburner por exemplo pode limitar o power limit, temperatura máxima, clock máximo, tensão máxima (undervolt)... setaria -20% power limit e max temp. 80 ºC, curva do fan agressiva manualmente, pra ficar bem sossegado.
 
Pessoal, tenho um computador bem antigo que montei em 2013 e obviamente já está chegando no fim do seu ciclo de vida, mal consigo jogar os jogos mais recentes no mínimo, e no momento não tenho como comprar um computador novo, como o socket da minha placa mãe já é bem antigo o único update considerável que posso fazer no momento é trocar minha GPU. Estou pensando em pegar uma 5700 xt(já que diferença de preço pra não xt é de 300 reais), visto que mais pra frente quando eu conseguir trocar a MB e a CPU já teria uma GPU boa pra acompanhar porem, fico bastante receoso em relação as temperaturas da placa referencia, ainda mais por morar em uma cidade bem quente e o preço das XT customs são absolutamente absurdos, devo me preocupar ou um undervolt me serve?

Minha config atual:
Motherboard: ASUSTeK COMPUTER INC. M5A99X EVO R2.0 (Socket 942)
CPU: AMD FX-8350 34 °C Vishera 32nm Technology
RAM: 8,00GB Dual-Channel DDR3
GPU: 2047MB NVIDIA GeForce GTX 770 (EVGA)
and a 650w power supply.

Séria essa a melhor lógica pra fazer um upgrade por agora?

Se mora em cidade quente esquece XT ref, a 5700 até rola pelas temps mais baixas, mas eu não pegaria ref de nenhuma dessas a não ser que pretenda instalar watercooling.

Agora pelo seu PC, acho muito mais negócio upar a CPU (e mobo + ram) pra um R5 2600 + qualquer mobo b450 + mais memos 3200 cl 16.

Se voce joga em monitor 1060p 60Hz, uma EX 480 / 580 é tudo que você precisa de placa de vídeo, e todos os componentes que citei devem estar disponíveis usados com um preço legal.
 
Se mora em cidade quente esquece XT ref, a 5700 até rola pelas temps mais baixas, mas eu não pegaria ref de nenhuma dessas a não ser que pretenda instalar watercooling.

Agora pelo seu PC, acho muito mais negócio upar a CPU (e mobo + ram) pra um R5 2600 + qualquer mobo b450 + mais memos 3200 cl 16.

Se voce joga em monitor 1060p 60Hz, uma EX 480 / 580 é tudo que você precisa de placa de vídeo, e todos os componentes que citei devem estar disponíveis usados com um preço legal.
Realmente não seria má ideia, porem nos próximos meses meu pai deve ir aos EUA, e ai pediria pra ele trazer um R7 3800X + mobo + memos. Por isso queria pegar logo já uma GPU que possa ir usando na minha maquina, mesmo que não use 100% da mesma.

Você pode limitar o poder da placa, capar ela, já que seu setup não consegue empurrar 100% dela mesmo. Na verdade acho que ela nem esquentaria tanto assim pois o processador gargalaria ela... nos jogos CPU bound principalmente.

No MSI Afterburner por exemplo pode limitar o power limit, temperatura máxima, clock máximo, tensão máxima (undervolt)... setaria -20% power limit e max temp. 80 ºC, curva do fan agressiva manualmente, pra ficar bem sossegado.
Obrigado. Realmente seria bem tranquilo, tenho ar-condicionado no quarto para os dias mais quentes, e o plano não é deixar ela muito tempo nessa mobo antiga, e vendo as soluções de water coolers pra ela poderia ser uma boa pra quando for trocar a mobo.
 
Pessoal, tenho um computador bem antigo que montei em 2013 e obviamente já está chegando no fim do seu ciclo de vida, mal consigo jogar os jogos mais recentes no mínimo, e no momento não tenho como comprar um computador novo (...) o único update considerável que posso fazer no momento é trocar minha GPU. Estou pensando em pegar uma 5700 xt(já que diferença de preço pra não xt é de 300 reais), visto que mais pra frente quando eu conseguir trocar a MB e a CPU já teria uma GPU boa pra acompanhar porem, fico bastante receoso em relação as temperaturas da placa referencia, ainda mais por morar em uma cidade bem quente e o preço das XT customs são absolutamente absurdos, devo me preocupar ou um undervolt me serve? (...)

Se tiver fonte certificada e gabinete torre média/alta com circulação apropriada de ar, não deve se preocupar, pode ir de RX 5700 XT "blower".

Só vai precisar ativar e ajustar manualmente a curvatura da fan, no Adrenalin Software (em até 50% de rotação o nível de ruído não incomoda).

Rode algum software de teste sintético e vai ajustando a curvatura e observando as temperaturas, não deixando que ultrapasse os 90° (apesar da AMD ter informado que ela suporta operar em até 110° C).

Eu peguei o modelo blower por sempre ter tido VGA modelo referência (8600 GT, GTX 285, GTX 470, GTX 680, GTX 980 Ti), é por gosto mesmo. Pra minha sorte, nunca tive problemas e nenhuma delas queimou ou apresentou mal funcionamento no decorrer do uso.

Na Terabyteshop a diferença entre a XFX 5700 XT THICC II (2431,65 no boleto) e a Sapphire 5700 XT "blower" (2199,00 no boleto) é de aproximadamente 233 reais. Cobrindo essa diferença, você não vai precisar fazer ajustes manuais e nem se preocupar com as altas temperaturas (e com o tempo de vida útil da VGA). É algo que você precisa pensar e decidir se compensa ou não aumentar o investimento.


Realmente não seria má ideia, porem nos próximos meses meu pai deve ir aos EUA, e ai pediria pra ele trazer um R7 3800X + mobo + memos. Por isso queria pegar logo já uma GPU que possa ir usando na minha maquina, mesmo que não use 100% da mesma.

Pode economizar e pegar o Ryzen 7 3700x, kit de memórias 2x8GB +3000MHz e MOBO X570 custo/benefício, para poder investir numa SSD M.2 NVME de 500 GB (para instalar o Windows 10 e os aplicativos que trabalha, e os jogos mais pesados claro). Esse conjunto vai te atender.

Quando terminar a garantia você pode "blocar" a placa, se achar necessário. Apesar de não lembrar os nomes das empresas, já assisti vídeos no YouTube de empresas que prestam esse serviço aqui no Brasil (se não se sentir seguro para "blocar" por conta própria).

Espero ter contribuído. ;)
 
Galera, peguei uma MSI rx 5700 reference, porém em alguns jogos (Ex.: The Division 2 ou Bordelands 2), sempre que seto em 1440p, o game ocupa apenas ¼ da tela em uma TV 4K e não adianta usar comandos do tipo ALT+ENTER que apresenta um erro e fecha o launcher da UPLAY.
.
Precisando também de dicas para utilização do software da AMD. Agradeço muito quem puder ajudar. Valeu.
 
Galera, peguei uma MSI rx 5700 reference, porém em alguns jogos (Ex.: The Division 2 ou Bordelands 2), sempre que seto em 1440p, o game ocupa apenas ¼ da tela em uma TV 4K e não adianta usar comandos do tipo ALT+ENTER que apresenta um erro e fecha o launcher da UPLAY.
.
Precisando também de dicas para utilização do software da AMD. Agradeço muito quem puder ajudar. Valeu.

Ta gostando da placa? comprei uma desse esperando chegar
 
Radeon RX 5300 XT and AMD B550 Chipset Coming to OEM Systems in October

HP has listed new desktop consumer prebuilts that use previously unannounced hardware from AMD, namely the Radeon RX 5300 XT graphics card and the B550 chipset. B550 has been expected for a while — it's a lower-cost chipset for Ryzen 3000 "Zen 2" processors with reduced feature set. HP calls the chipset "AMD Promontory B550A" in their sheets which seems to be designed and produced by ASMedia (unlike X570, which is a fully AMD in-house design). One of the major differences between X570 and B550 is that the latter has no support for PCI-Express 4.0, which won't matter one bit in its target segment. This move not only reduces chipset cost, it also drives down the cost of motherboards significantly, as the more stringent signal integrity requirements for PCIe 4.0 won't apply here.

While we have heard rumors that AMD is working on a smaller chip for their "Navi" architecture (Navi 12 and Navi 14), it's uncertain whether RX 5300 XT is really based on Navi, or whether it will be yet another rebrand — we wouldn't be surprised if Polaris is making a comeback yet again. Both systems are listed for € 699 and € 899, with shelf availability expected for October 8th.
 
Ta gostando da placa? comprei uma desse esperando chegar
A placa é muito robusta, porém, como esperado, tem um barulho meio chato, e no meu caso que tenho um P3 (case aberto) o barulho é bem audível. Por ter carenagem de metal, aconselho comprar também um suporte rise (já comprei um). Vai precisar pra não correr o risco de quebrar o slot. Ainda tô acostumando com o software da AMD, tem muita coisa pra configurar.
 
Radeon RX 5300 XT and AMD B550 Chipset Coming to OEM Systems in October

HP has listed new desktop consumer prebuilts that use previously unannounced hardware from AMD, namely the Radeon RX 5300 XT graphics card and the B550 chipset. B550 has been expected for a while — it's a lower-cost chipset for Ryzen 3000 "Zen 2" processors with reduced feature set. HP calls the chipset "AMD Promontory B550A" in their sheets which seems to be designed and produced by ASMedia (unlike X570, which is a fully AMD in-house design). One of the major differences between X570 and B550 is that the latter has no support for PCI-Express 4.0, which won't matter one bit in its target segment. This move not only reduces chipset cost, it also drives down the cost of motherboards significantly, as the more stringent signal integrity requirements for PCIe 4.0 won't apply here.

While we have heard rumors that AMD is working on a smaller chip for their "Navi" architecture (Navi 12 and Navi 14), it's uncertain whether RX 5300 XT is really based on Navi, or whether it will be yet another rebrand — we wouldn't be surprised if Polaris is making a comeback yet again. Both systems are listed for € 699 and € 899, with shelf availability expected for October 8th.
Unido a essa notícia no mínimo interessante (aparenta ser rebrand, não tem Navi tão fraca assim nos vazamentos até hoje), aparentemente a Navi14 será a RX5500 mesmo, e não RX5600.
 
A placa é muito robusta, porém, como esperado, tem um barulho meio chato, e no meu caso que tenho um P3 (case aberto) o barulho é bem audível. Por ter carenagem de metal, aconselho comprar também um suporte rise (já comprei um). Vai precisar pra não correr o risco de quebrar o slot. Ainda tô acostumando com o software da AMD, tem muita coisa pra configurar.
To quase completando um ano com esse capeta de Radeon aqui, só uso o drive e resto uso o MSI AB
 
A placa é muito robusta, porém, como esperado, tem um barulho meio chato, e no meu caso que tenho um P3 (case aberto) o barulho é bem audível. Por ter carenagem de metal, aconselho comprar também um suporte rise (já comprei um). Vai precisar pra não correr o risco de quebrar o slot. Ainda tô acostumando com o software da AMD, tem muita coisa pra configurar.

O que tanto ? pra configurar?
 
Unido a essa notícia no mínimo interessante (aparenta ser rebrand, não tem Navi tão fraca assim nos vazamentos até hoje), aparentemente a Navi14 será a RX5500 mesmo, e não RX5600.


AMD GPUs based on Navi 12 and Navi 14 could launch mid-October

A recent update to the Mesa 3D software library is creating some chatter on the web. The update strongly suggests that AMD is working on video cards based on the Navi 12 and Navi 14 GPUs which would see the light of day half October.
It is still unconfirmed which price ranges AMD would like to specifically address with Navi 12 and Navi 14 however the Radeon RX 5600 and Radeon RX 5500 series are expected
The indication of October is due to the release schedule of the Mesa software package: release candidate 1 of Mesa 3D is scheduled in that timeframe. The programmer who posted this commit was already working on adding the PCI ID for Navi 14 earlier (at the end of August).

index.php

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

se essa "RX 5600" tiver um desempenho melhor que RX 590 e bom preço deve ter boas vendas.
 
AMD GPUs based on Navi 12 and Navi 14 could launch mid-October

A recent update to the Mesa 3D software library is creating some chatter on the web. The update strongly suggests that AMD is working on video cards based on the Navi 12 and Navi 14 GPUs which would see the light of day half October.
It is still unconfirmed which price ranges AMD would like to specifically address with Navi 12 and Navi 14 however the Radeon RX 5600 and Radeon RX 5500 series are expected
The indication of October is due to the release schedule of the Mesa software package: release candidate 1 of Mesa 3D is scheduled in that timeframe. The programmer who posted this commit was already working on adding the PCI ID for Navi 14 earlier (at the end of August).

index.php

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

se essa "RX 5600" tiver um desempenho melhor que RX 590 e bom preço deve ter boas vendas.
Sinceramente estou ficando cansado de especular sobre a Navi12, hora é RX5800 (high-end), hora é low-end (RX5300) e o chiphell agora diz que a Navi14 é RX5500 que vai contra a 1660(ti) e a Navi12 é a RX5600 que substituirá a Vega56... está uma salada pura.

Vou ficar quietinho e esquecer da Navi12 a partir de hoje, para mim a única certeza é Navi14 = TU116 < Navi10
 
Unido a essa notícia no mínimo interessante (aparenta ser rebrand, não tem Navi tão fraca assim nos vazamentos até hoje), aparentemente a Navi14 será a RX5500 mesmo, e não RX5600.
Se Navi 14 for RX 5500 e tiver 1536/1408 cores (como parece no compubench) vai ficar ótimo. Se o preço for menor que GTX 1660 (Ti) :)
RX 5600 substituindo a Vega 56 é excelente.

Vamos aguardar.
 
Sinceramente estou ficando cansado de especular sobre a Navi12, hora é RX5800 (high-end), hora é low-end (RX5300) e o chiphell agora diz que a Navi14 é RX5500 que vai contra a 1660(ti) e a Navi12 é a RX5600 que substituirá a Vega56... está uma salada pura.

Vou ficar quietinho e esquecer da Navi12 a partir de hoje, para mim a única certeza é Navi14 = TU116 < Navi10

tu é uma mistura de sonia abrão com joão kleber do hardware, calma la
 
tu é uma mistura de sonia abrão com joão kleber do hardware, calma la
:awesome:

Foi só uma hipérbole para ressaltar que os leakers nem sabem do segmento da Navi12 e ficam atribuindo ela para lá e para cá o tempo todo, custa reforçar que não se sabe? Ao invés de especular eles estão querendo dar certeza para ver quem acerta primeiro. Olha o 3DCenter, fez uma tabela com as duas possibilidades, bem mais honesto.
3dcenter.png
 
pessoal, é só aqui que o google chrome se congela todo após alguns minutos de uso no facebook?

Instalação do win10 do zero após formatar o ssd. tudo instalado e atualizado
Google Chrome

O Google Chrome está atualizado
Versão 77.0.3865.90 (Versão oficial) 64 bits

Radeon Adrenalin 19.9.2..........
 
O que tanto ? pra configurar?
Você vai usar o software chamado adrenalin 2019 edition. Tem muita aba e muitos termos ligados as novas tecnologias AMD. Por isso falei que estou estudando para saber pra que serve cada ítem. E no meu caso que tô tendo trabalho com alguns games que não setam na resolução 1440p vou precisar vê o porquê.
 
pessoal, é só aqui que o google chrome se congela todo após alguns minutos de uso no facebook?

Instalação do win10 do zero após formatar o ssd. tudo instalado e atualizado
Google Chrome

O Google Chrome está atualizado
Versão 77.0.3865.90 (Versão oficial) 64 bits

Radeon Adrenalin 19.9.2..........
Pessoal tava resolvendo isso desativando aceleração de hardware do navegador.
 
Você vai usar o software chamado adrenalin 2019 edition. Tem muita aba e muitos termos ligados as novas tecnologias AMD. Por isso falei que estou estudando para saber pra que serve cada ítem. E no meu caso que tô tendo trabalho com alguns games que não setam na resolução 1440p vou precisar vê o porquê.
E tem usuario da NVIDIA ainda dizendo por ai que tem pouco recurso as placas AMD :sefu:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo