[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Bom dia pessoal! Tudo bem?

Galera, alguém sabe explicar por qual motivo não consigo ter o HDR decente no Windows + Rx 5700 Xt ligado em minha TV QLED?

O que acontece, eu ativo o HDR no Windows e vou tentar jogar os jogos como (Horizon zero dawn) por exemplo na TV e o HDR é um lixo total, imagem sem vida, esbranquiçada, nem se compara com a experiência em HDR que tenho aqui no mesmo jogo ligado no Ps4.

O problema não ocorre só com ele, já fiz o teste com vários outros jogos e conteúdos e sempre é bem ruim em HDR.

Aqui estou usando o Driver 20.8.1

galera que tem tv/monitor com HDR usa o Windows 2004 (maio-2020)?

Lembro de ter visto uns fixes disso quando lançou esse ultimo update
 
Tem jogo que vc não pode ativar o hdr no windows mas tem que ativar dentro do jogo, e tem outros que o hdr só funciona se ativar o hdr do windows
É uma bagunça isso, como vamos saber se tem que ativar no windows ou não?

Um exemplo de como as cores ficam com o HDR ativado no windows sem calibração e com a calibração no driver:

HDR ativado sem calibragem
aqpjwW5.jpg


HDR desativado
KJiZUxe.jpg


HDR Calibrado pelo Driver AMD
zPCvcYV.jpg


Valores da calibração (prestou pra vídeo HDR, mas para uso no windows ficou horrível)
X9Fpm49.jpg
 
É uma bagunça isso, como vamos saber se tem que ativar no windows ou não?

Um exemplo de como as cores ficam com o HDR ativado no windows sem calibração e com a calibração no driver:

HDR ativado sem calibragem
aqpjwW5.jpg


HDR desativado
KJiZUxe.jpg


HDR Calibrado pelo Driver AMD
zPCvcYV.jpg


Valores da calibração (prestou pra vídeo HDR, mas para uso no windows ficou horrível)
X9Fpm49.jpg
Se você ver bem, muito melhor sem HDR. É lógico que o HDR mostra alguns detalhes, o preto mais preto, mas para o Windows ainda deixa a desejar.
 
galera que tem tv/monitor com HDR usa o Windows 2004 (maio-2020)?

Lembro de ter visto uns fixes disso quando lançou esse ultimo update

O meu ainda é o 1903, eu vou no verificar atualizações do Windows e não tem o update para o 2004.
 
É uma bagunça isso, como vamos saber se tem que ativar no windows ou não?

Um exemplo de como as cores ficam com o HDR ativado no windows sem calibração e com a calibração no driver:

HDR ativado sem calibragem
aqpjwW5.jpg


HDR desativado
KJiZUxe.jpg


HDR Calibrado pelo Driver AMD
zPCvcYV.jpg


Valores da calibração (prestou pra vídeo HDR, mas para uso no windows ficou horrível)
X9Fpm49.jpg
Eu nem mexo em calibragem da Amd, tipo, desativa o hdr do windows, entra no jogo, se aparecer para ativar o hdr, ativa, tem jogo que só vai aparecer a opção do hdr se estiver com hdr do windows ativo, confere também se a tv está com a opção de "nível de preto" no baixo, é uma opção que fica lá na parte "Geral" da tv. Óbvio que o cabo HDMI tem que ser 2.0
 
Última edição:
Eu nem mexo em calibragem da Amd, tipo, desativa o hdr do windows, entra no jogo, se aparecer para ativar o hdr, ativa, tem jogo que só vai aparecer a opção do hdr se estiver com hdr do windows ativo, confere também se a tv está com a opção de "nível de preto" no baixo, é uma opção que fica lá na parte "Geral" da tv. Óbvio que o cabo HDMI tem que ser 2.0
Uso nível de Preto normal (uso monitor 4k com HDR).

No driver uso 4:4:4 FULL RGB.
 
Uso nível de Preto normal (uso monitor 4k com HDR).

No driver uso 4:4:4 FULL RGB.
Vc conecta pelo HDMI ou display port ?
Tenta deixar o preto no baixo e no driver limited rgb.
E não altera o dpi , acho q é isso, tem que deixar no 8, quando o jogo ativa o hdr, automaticamente ele altera para 10
 
Vc conecta pelo HDMI ou display port ?
Tenta deixar o preto no baixo e no driver limited rgb.
E não altera o dpi , acho q é isso, tem que deixar no 8, quando o jogo ativa o hdr, automaticamente ele altera para 10
Uso HDMI. Sobre o RGB limited, no pc o ideal não seria usar FULL RGB?
 
Uso HDMI. Sobre o RGB limited, no pc o ideal não seria usar FULL RGB?
Full rgb deixa o preto muito preto, vc acaba perdendo algum detalhe, tem uma imagem de teste na internet, mas tenta deixar no limited rgb e o nível de preto no baixo na tv
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me ensina como vc mandou as imagens aí kk
 
Full rgb deixa o preto muito preto, vc acaba perdendo algum detalhe, tem uma imagem de teste na internet, mas tenta deixar no limited rgb e o nível de preto no baixo na tv
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me ensina como vc mandou as imagens aí kk
Qual imagem neste caso?
 
Full rgb deixa o preto muito preto, vc acaba perdendo algum detalhe, tem uma imagem de teste na internet, mas tenta deixar no limited rgb e o nível de preto no baixo na tv
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me ensina como vc mandou as imagens aí kk
Você pode utilizar o imgur para fazer upload das imagens e compartilhar o link aqui. Só que quando for inserir o link da imagem, coloca o "https" que a imagem será exibida no seu post e não o link dela. Se eu estiver errado, podem corrigir.
 
A questão do HDR é complexa...
Minha TV atual é de entrada e tem um HDR Fake... Então não espero muita coisa tbm, mas eu tenho um PS4 e lá funciona muito melhor mesmo tendo um HDR de entrada.

O HDR no PC é meio zoado.

Senão me engano, teve um update do Windows para placas de vídeo recentemente que prometia melhorar a situação. Isso dependia das fabricantes para implementar. Assim, a Nvidia implantou a partir de um certo driver e melhorou a qualidade do HDR. (Prometendo deixar mais equiparado aos Consoles, mas ainda não é 100% igual).

Na AMD não tivemos nada... Aliás, não temos nem um Driver para ver o HDR funcionando direito. (Tá sempre quebrado com o Bug das cores saturadas ou lavadas).

Eu já testei alguns jogos ao longo de vários drivers, e sempre esse cenário:

Alguns jogos ficam super lavados a cor da imagem. (maioria deles)

Em outros ficam super saturado. (FarCry 5, por exemplo).

Isso é falta de um bom suporte por parte da AMD.

Quando eu comprei minha TV atual, já estava com VGA AMD, então não sei se é um cenário geral ou não.

Pelo que pesquisei... O HDR funciona próximo ao ideal nas Nvidia. (Ainda não é o ideal) e praticamente não funciona correto na AMD. (HDR funciona mal).

Isso não me incomoda porque o HDR da minha TV é fraco, então já tenho preferencia em usar sem, mas planejo trocar minha tela... E ao pegar uma tela com boa qualidade, gostaria de ter esse HDR funcionando.

E aí vem o problema clássico da AMD nos drivers; A Incapacidade de entregar os acessórios tecnológicos.

Então HDR, Freesync, Enhanced Sync, etc... Estão sempre funcionado mal ou com algum bug.
 
Última edição:
Forza Horizon 4




Ambos com hdr ativo

Você deu print na imagem utilizando o software da amd ou outro? Porque aqui quando eu dou print pelo software amd ou pelo Afterburner, a imagem não fica igual como mostra no jogo, fica sem cor (isso quando eu habilito o hdr no windows). Mas quando tiro print em um vídeo do youtube, o prit fica normal.
 
Você deu print na imagem utilizando o software da amd ou outro? Porque aqui quando eu dou print pelo software amd ou pelo Afterburner, a imagem não fica igual como mostra no jogo, fica sem cor (isso quando eu habilito o hdr no windows). Mas quando tiro print em um vídeo do youtube, o prit fica normal.
Isso é foto do celular da tela da tv
 
2560 x 1440 é QHD para tela 16:9. O equivalente a isso em 21:9 é algo em torno de 3413 x 1440.

Sugiro que crie resoluções personalizadas, aqui sempre faço isso para ter a disposição diversas resoluções e optar no jogo a que fica melhor para meu gosto.

Normalmente fica assim minhas opções (todas proporcionais ao aspecto 21:9 ):

8xQrK3K.png


Criando resoluções personalizadas você terá essas opções dentro do jogo para selecionar.

Acho que em quase todos meus jogos fico entre a 1323p e a 1440p, lembrando que no meu monitor (75hz) apenas consigo criar essa taxa de atualização até a 1323p. Acima dela apenas 60hz.

:bat:

Valeu, mas descobri que a mãecrosft não deixa mudar resolução do jogo sem antes mudar da área de trabalho. Irei editar pra achar algo que fique legal sem distorcer.
 



Resumo de TL; DW. Eu tentei postar o material MLID destacado em vermelho, o que ele sentiu ser uma informação mais segura, mas parte disso é o que ele postou em texto branco, ou menos certo. Não incluí tudo, mas espero que isso capture a maior parte do que é importante.

RDNA 2 - Algumas informações básicas:

  • Navi 21 é o melhor dado por enquanto. Não há nenhum dado secreto de 96 CU.
  • N21 usa GDDR6. Amostras da HBM foram testadas, mas atualmente mesmo a placa profissional de ponta sendo comercializada em portas fechadas usa GDDR6.
  • O MLID não descarta o HBM, mas "o fato é que agora não há nenhuma evidência de que alguém esteja chegando ao desktop".
  • A AMD está atualmente considerando 18 Gbps GDDR6 para o modelo principal, mas "18 Gbps não está oficialmente selecionado". GDDR6X é muito ineficiente.
  • As fontes da AMD têm mencionado consistentemente os aumentos de VRAM e eficiência em relação à geração anterior como recursos vencedores em relação ao Ampere.
  • A AMD está fornecendo aos AIBs muitas informações incorretas.
    • Recentemente, houve um teste térmico em andamento com AIBs, mas a maior parte disso foi feito com crianças manequins que nem mesmo têm um dado real.
    • Mesmo internamente na AMD, a maioria dos testes é feita em placas com BIOS que bloqueia os verdadeiros recursos de renderização. Você pode ver a velocidade do relógio e o consumo de energia, mas ele está bloqueado para que nenhum benchmark real possa ser executado.
    • MLID: "É provável que quase todos os vazamentos de benchmark de RDNA 2 que você tenha visto sejam falsos"
  • Muitas configurações de matrizes que foram testadas e que nunca verão a luz do dia. Um dos projetos rejeitados há muito tempo é um barramento de 384 bits, matriz de 80CU.
  • A AMD também vem divulgando identidades e especificações falsas e nomes falsos em drivers e software há meses.
  • A execução inicial do RDNA 1 apresentava bugs no nível de hardware. Esses bugs contribuíram para os problemas de driver do final de 2019.
  • MILD: "A AMD está retendo o lançamento do RDNA 2 até que tenham certeza absoluta de que têm drivers estáveis no lançamento, ou pelo menos estão tentando fazer isso."
  • MLID: "O rastreamento de raios deve ser melhor do que o Turing, e um novo algoritmo de upscaling / sharpening semelhante ao que os consoles usam é esperado para combater o DLSS. Isso é tudo que posso dizer."
Navi 21:

  • Prosumer "Quase Quadro A6000": 80CU @ 2,05 GHz - 2,2 GHz, 250 W TDP, barramento de memória de 256 bits, 32 GB
  • Top Gaming N21: "A AMD não ficou impressionada com o desempenho do 3090", "As fontes conectadas à AMD estão começando a parecer mais otimistas do que um mês atrás". 72-80 UCs @ 2,15 - 2,3 GHz, 250-300W TDP, 256 bits, 16 GB
  • Navi reduzido 21: 60-72 CU @ 2,15-2,3 GHz, 200-250 W TDP, 16 GB de RAM. Vários cartões de 10 GB testados, mas podem não ser um SKU.
  • Algo foi feito para aumentar enormemente a utilização da largura de banda. Várias fontes forneceram pontos de informação para um grande pool de cache.
Navi 22 (mais especulativo):

  • Top Gaming N22 (não 100% confirmado): 40CU (?) @ 2,35-2,5 GHz (MLID tem certeza da velocidade do clock), 160W-200W (MLID tem certeza do consumo de energia), possivelmente 192 bits + 12 GB de RAM. Tamanho do "Infinity Cache" não confirmado.
  • Jogos N22 Reduzidos: Há uma placa de 10GB 155W no roteiro profissional.
Navi 23 (principalmente especulativo):

  • Há um cartão de 8 GB posicionado abaixo de um cartão de 10 GB no roteiro profissional.
  • N21 é de 256 bits com certeza, e considerando que N22 é provavelmente de 192 bits, isso significa que N23 é provavelmente de 128 bits, o que se alinha com o tamanho da RAM.
Informações de lançamento:

  • Pro N21: 32 GB, mais VRAM e melhor desempenho do que A5000, mas não se espera que seja melhor do que A6000 em desempenho bruto (mas mais eficiente), validação em dezembro (A6000 está sendo validado agora, para comparação), lançamento do primeiro trimestre, $ 1999 - $ 2999
  • Top Gaming N21: 16 GB, desafiará 3080, mas "é improvável que ganhe em tudo". Nota: o desempenho ainda não foi finalizado. O MLID acha que provavelmente não vencerá completamente em 4K, mas isso ainda será determinado. Lançamento difícil até o dia de Ação de Graças. Preço estimado do MLID: $ 549- $ 699.
  • Cut-down Gaming N21: 16GB / 8GB (?), MLID acha que o desempenho está acima de 3070 com lançamento rígido em dezembro e possivelmente lançado ao mesmo tempo que Top Gaming N21. Preço estimado do MLID: $ 449- $ 599, possivelmente mais barato se houver uma versão de 8 GB.
  • Top Gaming N22: 12 GB, desempenho de 2080, provável lançamento no primeiro trimestre, mas pode ser lançado antes, preço estimado do MLID: $ 379- $ 449.
Citação direta da AMD superior:

  • "Chega de jebaiting. RNDA 2 será uma história diferente ... Daremos uma chance à Nvidia pelo seu dinheiro, mesmo que nosso grupo de GPU tenha um terço de seu tamanho."
A alegada lista de materiais para AIB RTX 3080 é de ~ $ 600, então não há muito espaço para a Nvidia fazer quedas de preços.

 



Resumo de TL; DW. Eu tentei postar o material MLID destacado em vermelho, o que ele sentiu ser uma informação mais segura, mas parte disso é o que ele postou em texto branco, ou menos certo. Não incluí tudo, mas espero que isso capture a maior parte do que é importante.

RDNA 2 - Algumas informações básicas:

  • Navi 21 é o melhor dado por enquanto. Não há nenhum dado secreto de 96 CU.
  • N21 usa GDDR6. Amostras da HBM foram testadas, mas atualmente mesmo a placa profissional de ponta sendo comercializada em portas fechadas usa GDDR6.
  • O MLID não descarta o HBM, mas "o fato é que agora não há nenhuma evidência de que alguém esteja chegando ao desktop".
  • A AMD está atualmente considerando 18 Gbps GDDR6 para o modelo principal, mas "18 Gbps não está oficialmente selecionado". GDDR6X é muito ineficiente.
  • As fontes da AMD têm mencionado consistentemente os aumentos de VRAM e eficiência em relação à geração anterior como recursos vencedores em relação ao Ampere.
  • A AMD está fornecendo aos AIBs muitas informações incorretas.
    • Recentemente, houve um teste térmico em andamento com AIBs, mas a maior parte disso foi feito com crianças manequins que nem mesmo têm um dado real.
    • Mesmo internamente na AMD, a maioria dos testes é feita em placas com BIOS que bloqueia os verdadeiros recursos de renderização. Você pode ver a velocidade do relógio e o consumo de energia, mas ele está bloqueado para que nenhum benchmark real possa ser executado.
    • MLID: "É provável que quase todos os vazamentos de benchmark de RDNA 2 que você tenha visto sejam falsos"
  • Muitas configurações de matrizes que foram testadas e que nunca verão a luz do dia. Um dos projetos rejeitados há muito tempo é um barramento de 384 bits, matriz de 80CU.
  • A AMD também vem divulgando identidades e especificações falsas e nomes falsos em drivers e software há meses.
  • A execução inicial do RDNA 1 apresentava bugs no nível de hardware. Esses bugs contribuíram para os problemas de driver do final de 2019.
  • MILD: "A AMD está retendo o lançamento do RDNA 2 até que tenham certeza absoluta de que têm drivers estáveis no lançamento, ou pelo menos estão tentando fazer isso."
  • MLID: "O rastreamento de raios deve ser melhor do que o Turing, e um novo algoritmo de upscaling / sharpening semelhante ao que os consoles usam é esperado para combater o DLSS. Isso é tudo que posso dizer."
Navi 21:

  • Prosumer "Quase Quadro A6000": 80CU @ 2,05 GHz - 2,2 GHz, 250 W TDP, barramento de memória de 256 bits, 32 GB
  • Top Gaming N21: "A AMD não ficou impressionada com o desempenho do 3090", "As fontes conectadas à AMD estão começando a parecer mais otimistas do que um mês atrás". 72-80 UCs @ 2,15 - 2,3 GHz, 250-300W TDP, 256 bits, 16 GB
  • Navi reduzido 21: 60-72 CU @ 2,15-2,3 GHz, 200-250 W TDP, 16 GB de RAM. Vários cartões de 10 GB testados, mas podem não ser um SKU.
  • Algo foi feito para aumentar enormemente a utilização da largura de banda. Várias fontes forneceram pontos de informação para um grande pool de cache.
Navi 22 (mais especulativo):

  • Top Gaming N22 (não 100% confirmado): 40CU (?) @ 2,35-2,5 GHz (MLID tem certeza da velocidade do clock), 160W-200W (MLID tem certeza do consumo de energia), possivelmente 192 bits + 12 GB de RAM. Tamanho do "Infinity Cache" não confirmado.
  • Jogos N22 Reduzidos: Há uma placa de 10GB 155W no roteiro profissional.
Navi 23 (principalmente especulativo):

  • Há um cartão de 8 GB posicionado abaixo de um cartão de 10 GB no roteiro profissional.
  • N21 é de 256 bits com certeza, e considerando que N22 é provavelmente de 192 bits, isso significa que N23 é provavelmente de 128 bits, o que se alinha com o tamanho da RAM.
Informações de lançamento:

  • Pro N21: 32 GB, mais VRAM e melhor desempenho do que A5000, mas não se espera que seja melhor do que A6000 em desempenho bruto (mas mais eficiente), validação em dezembro (A6000 está sendo validado agora, para comparação), lançamento do primeiro trimestre, $ 1999 - $ 2999
  • Top Gaming N21: 16 GB, desafiará 3080, mas "é improvável que ganhe em tudo". Nota: o desempenho ainda não foi finalizado. O MLID acha que provavelmente não vencerá completamente em 4K, mas isso ainda será determinado. Lançamento difícil até o dia de Ação de Graças. Preço estimado do MLID: $ 549- $ 699.
  • Cut-down Gaming N21: 16GB / 8GB (?), MLID acha que o desempenho está acima de 3070 com lançamento rígido em dezembro e possivelmente lançado ao mesmo tempo que Top Gaming N21. Preço estimado do MLID: $ 449- $ 599, possivelmente mais barato se houver uma versão de 8 GB.
  • Top Gaming N22: 12 GB, desempenho de 2080, provável lançamento no primeiro trimestre, mas pode ser lançado antes, preço estimado do MLID: $ 379- $ 449.
Citação direta da AMD superior:

  • "Chega de jebaiting. RNDA 2 será uma história diferente ... Daremos uma chance à Nvidia pelo seu dinheiro, mesmo que nosso grupo de GPU tenha um terço de seu tamanho."
A alegada lista de materiais para AIB RTX 3080 é de ~ $ 600, então não há muito espaço para a Nvidia fazer quedas de preços.


Se ficar próximo e ser mais barato vale a pena . Trocaria a minha 5700xt na N21 menos parruda na hora .
 
Eu tô com a impressão que a AMD vai lançar uma matadora de RTX 3080 por $599 com 16GB de VRAM.
 
Essa lista inteira faz sentido, principalmente depois da AMD anunciar Ryzen dia 8 e Radeon pro dia 28, mas estranho mesmo é a placa ter bug que atrapalha os drivers :oops: (RDNA1), até hoje tudo se confirma que aquele raja do ku duro era um câncer na AMD, ainda bem que foi pra Intel.
 
Essa lista inteira faz sentido, principalmente depois da AMD anunciar Ryzen dia 8 e Radeon pro dia 28, mas estranho mesmo é a placa ter bug que atrapalha os drivers :oops: (RDNA1), até hoje tudo se confirma que aquele raja do ku duro era um câncer na AMD, ainda bem que foi pra Intel.

Hoje ele tá fazendo a única coisa que sabe fazer lá na Intel.

Graficos integrados rsrs.

Que dó da Intel. A AMD plantou um Trojan na Intel :sefu:
 
Cogitando vender minha 5700xt nitro pra aguardar essas novas amd/nvidia dependendo de como ficar o preço de ambas lá pro final de novembro/dezembro.

Penso em já vender agora pois com ctz a minha vai desvalorizar dps... Qto será q vale uma usada? N tem 1 ano de uso ainda e a sappphire se não me engano da 3 no total
 
Vc conecta pelo HDMI ou display port ?
Tenta deixar o preto no baixo e no driver limited rgb.
E não altera o dpi , acho q é isso, tem que deixar no 8, quando o jogo ativa o hdr, automaticamente ele altera para 10

Alterei pra limited rgb e PQP ficou 30x melhor que o Full kkkkkkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Os drivers fizeram tão mal pra AMD? a placa é melhor que 2070 S e custa muito menos...


 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo