[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

To na mesma situação que você, não to achando RX 6800 XT ou RX 6900 XT em estoque e as que tem tão acima dos 5k, to num arrependimento de não ter pego por 4k quando apareceu na Kabum.

meu pc atualmente:
don_t_skip_leg_day_480x480.jpg


skip video day :limo:

acho que vou esperar a rx 7900 xtx mesmo, mas meu medo é o dolar..... mas dependendo da black fraude se tiver a 6800 por 3 ou menos eu boleto, acho que por mais de 3k nesse momento não vale a pena
 

Os computadores de liderança dos EUA hoje são máquinas gigantes baseadas em GPU, quer você esteja falando sobre o supercomputador pré-exascale Summit em operação hoje no Oak Ridge National Laboratory Leadership Computing Facility (OLCF) ou sistemas exascale futuros, incluindo Frontier (OLCF), Aurora ( Argonne National Laboratory) e El Capitan (Lawrence Livermore National Laboratory), que serão lançados nos próximos anos.

Esses grandes sistemas visam alavancar a aceleração da GPU.

Primeiro, aqui estão os comentários de cenário de Roth sobre os sistemas de computação do DOE:

“A palavra que me vem à cabeça é variedade. Eles simbolizam a variedade”, disse Roth. “Temos uma variedade de tipos de hardware em termos de aceleradores e se um sistema os possui, certamente em termos de fornecedores, as diferentes proporções de número de CPUs para GPUs e a conectividade dentro do nó. Da mesma forma, há uma variedade de tipos de interconexões que vemos nas instalações do DOE. Temos a questão da memória não volátil, seja no nó ou próximo do nó ou nem mesmo presente em um sistema.

“Esse hardware, de certa forma, também gera variedade em software. O Summit usa CPUs Power9 e GPUs Nvidia em cada um de seus nós. Em breve estaremos colocando em campo o Frontier, que usa processadores de CPU x86 da AMD e GPUs da AMD nos nós. [On] Frontier, as NICs serão conectadas diretamente à memória da GPU. O ponto principal que quero destacar neste slide (abaixo) é que mais de 90% da capacidade computacional dos sistemas de produção vem de suas GPUs. Na verdade, é mais de 95% para a Frontier. Vou me concentrar nesta palestra em GPUs, não tanto talvez [em seu] desempenho, mas em fazer uso das GPUs.

IDEAS_Slide3.png


IDEAS_Slide4.png


IDEAS_Slide5.png


Killer Instinct: AMD Multi-Chip MI200 GPU prepara-se para uma grande estreia global​



A GPU de supercomputador de próxima geração da AMD está a caminho – e ao que tudo indica, está prestes a fazer seu nome. A GPU AMD Radeon Instinct MI200 (sucessora do MI100 ) começará, no próximo ano, a alimentar três sistemas massivos em três continentes: o sistema Frontier exascale dos Estados Unidos; o sistema LUMI pré-exascale da União Européia; e o sistema petascale Setonix da Austrália.

A nova GPU – que começou a ser enviada para seus primeiros clientes neste verão – é baseada na arquitetura CDNA2 da AMD e, ao contrário do PCIe MI100, usa um fator de forma mezanino (semelhante às versões SXM das GPUs Nvidia V100 e A100). O MI200 terá dois dies - cada um com 110 unidades de computação - conectados por meio de um interposer die passivo e até 128 GB de HBM2E DRAM. Prevê-se que o MI200 forneça pelo menos o dobro do desempenho do MI100 de matriz única e 11,5 teraflops, que tinha 120 unidades de computação e 32 GB de memória HBM2. O MI200 certamente será o primeiro módulo multi-chip (MCM) GPU da AMD e também parece prestes a ser o primeiro GPU MCM no mercado em geral.

Fronteira


O cliente de maior perfil da AMD para o MI200 também pode ser o primeiro a lançar: apenas algumas semanas atrás, foi revelado que o supercomputador exascale Frontier está sendo instalado no Oak Ridge National Laboratory (ORNL), com a instalação programada para ser concluída em algum momento deste ano ou no início do próximo ano. O Frontier, desenvolvido pela HPE, incluirá mais de 9.000 nós Cray EX. Cada nó incluirá uma CPU AMD Epyc e quatro MI200s, todos programados para fornecer mais de 1,5 exaflops de poder de computação.


A instalação do sistema Frontier está em andamento no ORNL.
Um dos outros dois sistemas exascale anunciados nos EUA, o sistema El Capitan no Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), também está programado para usar CPUs AMD e GPUs Radeon Instinct - mas como El Capitan (espera-se que forneça dois exaflops de desempenho máximo) não Com lançamento previsto para 2023, é incerto que usará o MI200 ou outra versão do Instinct.

Para mais detalhes sobre a Frontier, clique aqui .

LUMI

Se algum dos outros sistemas vencer o Frontier, é provável que seja o sistema LUMI da EuroHPC. A EuroHPC – que opera como a central de supercomputação da União Européia – lançou recentemente seus primeiros quatro sistemas, todos em escala peta. O LUMI, no entanto, está sendo denominado um sistema pré-exascale, previsto para fornecer mais de 550 petaflops de pico. O módulo de CPU da LUMI acabou de ser instalado em sua linda nova casa no CSC da Finlândia, mas o módulo de GPU estará esperando até março - e é aquele que carrega as GPUs AMD Instinct de próxima geração que, presumivelmente, serão MI200s.


O centro de dados LUMI.
Até agora, o LUMI é a única vitória do EuroHPC para as GPUs da AMD, embora suas CPUs também estejam alimentando os sistemas Discoverer, Karolina, Meluxina e Vega.

Para mais detalhes sobre o LUMI, clique aqui .

Setonix

Por último, mas certamente não menos importante, será o sistema Setonix no Pawsey Supercomputing Center na Austrália. Espera-se que o Setonix (nomeado em homenagem ao quokka dolorosamente fofo, ou setonix brachyurus) forneça cerca de 50 petaflops de pico - muito abaixo das alturas do Frontier ou LUMI, mas o suficiente para colocá-lo entre os dez principais supercomputadores classificados publicamente agora e, quando lançamentos, o suficiente para torná-lo o que Pawsey acredita que será o supercomputador público mais rápido do hemisfério sul.


O supercomputador Setonix.

Assim como no LUMI, a primeira etapa da instalação do Setonix está em andamento, mas a segunda etapa está prevista para ser entregue “até meados de 2022” para operação no segundo semestre desse ano. Quando concluído, o Setonix fará uso de mais de 200.000 núcleos de CPU AMD Milan e mais de 750 GPUs AMD “MI-Next” de próxima geração (novamente, presumivelmente o MI200). O sistema também terá mais de 548 TB de memória agregada e mais de 100 PB de armazenamento.

Para mais detalhes sobre o Setonix, clique aqui .

A competição

Claro, a AMD está entrando em uma sala lotada com o MI200 – e só vai ficar mais competitiva, particularmente na frente multi-chip. As GPUs MCM estão sendo desenvolvidas pela Intel (por meio de sua GPU “Ponte Vecchio” de 47 blocos) e pela Nvidia (por meio de GPUs com sua nova arquitetura “Hopper”). As GPUs com vários chips estão, ao que parece, finalmente nascendo em resposta às pressões de rendimento e custo enfrentadas pela fabricação avançada de semicondutores.

Pairando sobre as vitórias do MI200 estão as vitórias desses concorrentes, tanto existentes quanto futuros: a GPU Ponte Vecchio da Intel irá (em conjunto com as CPUs Intel) alimentar o sistema exascale Aurora, e as GPUs da Nvidia estão alimentando o sistema Perlmutter da NERSC e Deucalion, Karolina, Leonardo da EuroHPC , Sistemas Meluxina e Vega. Enquanto isso, sistemas baseados em Arm como o Fugaku estão evitando totalmente as GPUs, e o único sistema EuroHPC não detalhado do primeiro lote – o problemático MareNostrum 5 – está supostamente atrasado devido a desentendimentos sobre fornecedores, com a UE preferindo adquirir dentro de suas fronteiras.

A AMD, por sua vez, ainda nem anunciou oficialmente o nome do MI200 – mas com o SC21 a apenas algumas semanas e grandes clientes lançando sistemas nos próximos meses, a GPU parece pronta para fazer sua estreia global.
 
Última edição:
Achei que nessa altura do campeonato já estivesse rolando pré venda.
 
Achei que nessa altura do campeonato já estivesse rolando pré venda.

Nops, AMD é diferente, é teaser (data da data), announcement (anúncio oficial) e launch (lançamento).

No máximo, 1 ou 2 semanas antes vai ter vídeos de unboxing igual os Ryzen, que é qdo os produtores de conteúdo recebem as peças para fazerem os testes.
 

Frontier blade diagram showing AMD CPUs and GPUs
Frontier-blade-diagram-JD_AG.png
 




Bastante conteúdo...


Comentário no youtube

Quando ele mencionou o "Desacoplamento dos relógios" no mecanismo shader (na seção de requisitos de design do vídeo10:50) Eu meio que tive a mesma sensação de que ele não poderia falar muito mais sobre isso, senti que havia mais pensamento por trás da dissociação. Para mim, ele meio que deu a entender (talvez sem querer e talvez eu esteja lendo muito sobre isso) que eles abriram o caminho para o RDNA 4 ter um design mais orientado a Chiplet do que um RDNA 3 como o design MCM




 

AMD Radeon RX 7900 Series RDNA3 sem referência será lançado no final de dezembro.




ZLmXkMu.png



As placas gráficas AMD Radeon RX 7900 XTX e RX 7900 XT RDNA3 estreiam em 13 de dezembro de 2022. É quando você poderá comprar uma, a um preço sugerido de $ 999 para o RX 7900 XTX e $ 899 para o RX 7900 XT. Estas serão, no entanto, apenas placas gráficas MBA de design de referência (feitas pela AMD) vendidas por meio de vários parceiros de placas complementares (AIB) da empresa. A série RX 7900 sem referência (design personalizado) foi lançada no mercado 1 a 2 semanas após 13 de dezembro, de acordo com um relatório da Board Channels visto pela Wccftech.

Ao contrário da placa gráfica NVIDIA Founders Edition que é vendida exclusivamente sob a marca NVIDIA, as placas de design de referência da AMD são vendidas por seus parceiros AIB, com marca de parceiro mínima ou nula nas placas. O suporte pós-venda, incluindo garantias de produtos e outras inclusões específicas da marca, é feito pelos próprios AIBs. As placas de design personalizado são aquelas projetadas pelos parceiros AIB, com personalização que se estende tanto à solução de resfriamento quanto ao PCB; e com algumas placas com velocidades com overclock de fábrica. Esses são os que poderiam ser lançados 1 a 2 semanas após 13 de dezembro, o que colocaria seu lançamento entre 20 e 27 de dezembro (nossos yikes vão para os revisores).

O lançamento do AMD Radeon limitado a modelos de referência não é incomum. Desta forma, a AMD pode garantir que, pelo menos por um tempo limitado, não haverá sobrecarga em suas placas, simplesmente porque são todas iguais. Por outro lado, modelos personalizados podem surgir a qualquer momento, dificultando a compra do cartão mais desejado.

Espera-se que as placas gráficas AMD Radeon RX 7900 Series estejam disponíveis no AMD.com a partir de 13 de dezembro de 2022 e dos principais parceiros de placas, incluindo ASRock, ASUS, Biostar, Gigabyte, MSI, PowerColor, Sapphire, Vastarmor, XFX e Yeston a partir de meados de Dezembro. A AMD Radeon RX 7900 XTX tem um SEP de US$ 999, enquanto a AMD Radeon RX 7900 XT tem um SEP de US$ 899.
— AMD
Em setembro, a AMD confirmou estar trabalhando com vários parceiros de placa para o lançamento do Radeon 7900. Pelo menos 10 marcas terão seus designs RX 7900 eventualmente. De acordo com a mesma citação, esses cartões estarão disponíveis a partir de meados de dezembro.

7I9ExiA.jpg



Fonte: Board Channels
 
Spiderman Miles Morales @ 6800 XT - 1440p RT vs rasterização, teste lado a lado



Minha opinião: eles tentam te empurrar RT goela abaixo, mas... de fato, em vários jogos (como esse) ele não faz a mínima diferença durante a jogatina.

Vcs tem a mesma opinião?
 




Comentário no youtube

Quando ele mencionou o "Desacoplamento dos relógios" no mecanismo shader (na seção de requisitos de design do vídeo10:50) Eu meio que tive a mesma sensação de que ele não poderia falar muito mais sobre isso, senti que havia mais pensamento por trás da dissociação. Para mim, ele meio que deu a entender (talvez sem querer e talvez eu esteja lendo muito sobre isso) que eles abriram o caminho para o RDNA 4 ter um design mais orientado a Chiplet do que um RDNA 3 como o design MCM




Isso ao meu ver é quase certo!
A AMD já tem boa experiência com a arquitetura Zen em Chiplet, vide os Threadripper e os Epyc, Chiplet diminui bastante os custos em relação ao um design MCM, principalmente em processos de fabricação de ultima geração, como nos atuais 5nm e principalmente nos futuros 3nm.
Os custos de produção em 5nm são bem maiores que em 7nm, e provavelmente em 3nm os custos sejam maiores ainda, então um design em Chiplet na futura arquitetura RDNA4 em 3nm é algo bem plausível. A AMD já deu uma amostra de Chiplet em GPU com a RDNA3, separando o GCD do MCD, o primeiro feito em 5nm e o segundo em 6nm, a tendência é na próxima arquitetura aumentar ainda mais o design de Chiplet, assim como ela foi fazendo aos poucos com arquitetura Zen nos CPUs.
 
Spiderman Miles Morales @ 6800 XT - 1440p RT vs rasterização, teste lado a lado



Minha opinião: eles tentam te empurrar RT goela abaixo, mas... de fato, em vários jogos (como esse) ele não faz a mínima diferença durante a jogatina.

Vcs tem a mesma opinião?


Na grande maioria não faz mesmo, focam em reflexos que durante a jogatina vc não nota tanto.

O que dá mais efeito é a iluminação global, mas o único a usar até agora foi Metro Exodus.
 

Sapphire provoca a série Radeon RX 7900 NITRO com cooler iluminado por LED.​



Safira Radeon RX 7900 NITRO​

A Sapphire junta-se à ASUS e à PowerColor apresentando a próxima GPU da série Radeon 7000.

Um pequeno teaser de vídeo de uma GPU Radeon RX 7900 personalizada foi compartilhado pela Sapphire na plataforma de mídia social.



aMlqmYO.png



A empresa não está confirmando qual variante da GPU é mostrada no teaser. No entanto, é seguro supor que tanto o RX 7900 XT quanto o RX 7900 XTX apresentarão um design de resfriamento muito semelhante. O que a Sapphire está confirmando é que esta é uma nova iteração da série de GPUs para jogos mais popular da Sapphire, chamada NITRO.

A cobertura cinza parece plana e equipada com três ventiladores axiais girando em direções opostas. É um redesenho completo da série RX 6000 NITRO e possivelmente uma inspiração da AMD Radeon VII.





As GPUs Radeon RX 7900 XT e XTX estão programadas para serem lançadas em 13 de dezembro. De acordo com as primeiras informações, designs personalizados como o RX 7900 NITRO podem ser lançados um pouco mais tarde. Espera-se que a Sapphire, juntamente com outros sócios do conselho, revele mais detalhes sobre os novos cartões em breve.

Fonte: SapphireTech
 
Boatos já falam que os modelos de parceiras serão lançados apenas 1 semana após o dia oficial 13/12...

Ou seja..provavelmente só teremos 7900xtx em janeiro no brasil..afff
 
Quem tem uma 4090 provavelmente vai ter processador pra empurrar, pq é o extremo do lado entusiasta.
Sim, ter 4090 sem nem um 13700 ou um equivalente AMD (7900?) é meio confuso, é como colocar motor de Kombi em Ferrari.
 

Algumas placas Radeon RX 7900 personalizadas devem estar prontas para o lançamento em 13 de dezembro.​


Parece que o relatório do BoardChannels não está totalmente correto. A publicação alemã ComputerBase rapidamente procurou os parceiros da placa da AMD com uma pergunta se suas placas RDNA3 personalizadas estariam prontas no lançamento, mas algumas deveriam.



m5Af8IE.png



O boato chegou que as placas Radeon RX 7900 personalizadas deveriam ser lançadas uma ou duas semanas após as placas de referência AMD MBA (Made by AMD). Esses cartões MBA devem estar disponíveis em todos os principais parceiros de conselho, portanto, não é como se estivéssemos vendo apenas cartões da marca AMD. No entanto, também não seria totalmente surpreendente se os cartões personalizados fossem um pouco atrasados porque quase todos os lançamentos de Radeon de ponta parecem exatamente iguais.

A ComputerBase agora confirma que alguns parceiros do conselho devem estar prontos com seus projetos personalizados. A pergunta era especificamente sobre designs personalizados, não cartões de MBA renomeados. Portanto, há uma boa chance de vermos pelo menos pré-encomendas desses cartões, mesmo que atrasem um pouco ou não sejam entregues em boas quantidades aos varejistas.





Vale lembrar aos nossos leitores que antes mesmo das placas GeForce RTX 4090 serem lançadas, os lojistas já mostravam prateleiras repletas de caixas RTX 40 ou até vendiam placas antecipadamente. Até agora, não vimos ou ouvimos nenhuma notícia sobre a série Radeon RX 7900.

Ainda ontem , a Saphhire mostrou o primeiro teaser de suas próximas GPUs RX 7900 NITRO, enquanto a powerColor e a ASUS já haviam apresentado suas placas anteriormente. O que falta em todos esses anúncios são detalhes, como velocidades de clock, limites de energia e assim por diante. Mesmo que alguns cartões estejam prontos, nenhum dos membros do conselho confirmou publicamente as especificações finais de seus cartões.

Fonte: ComputerBase
 
black fraude da kabum começou, sera que aparece uma 6800 xt abaixo de 3k lá?
 
black fraude da kabum começou, sera que aparece uma 6800 xt abaixo de 3k lá?

to monitorando isso tb...srsr

disseram q começaria hj as 10h, se nao me engano..
 
já começou faz 40~50min

se acharem algo bom, postem aqui pff, farei o mesmo, mas até agora 100% fraude, só muda o layout da pagina os mesmos "descontos" de sempre
Gostei do desconto no Odyssey G5 que foi pros R$2900 mas com o Husky tempest 34 acho que não vale esses R$900 a mais.
 

Tô pensando em pegar. Vale a pena?
depende, qual a quantidade de pixels que você vai usar? qual o refresh rate? quer conseguir apenas rodar ou rodar no maximo?
 
Os custos de produção em 5nm são bem maiores que em 7nm, e provavelmente em 3nm os custos sejam maiores ainda, então um design em Chiplet na futura arquitetura RDNA4 em 3nm é algo bem plausível.


650599-2-F19TV.jpg


Essa imagem resume bem o custo por wafer. Só para ter noção da proporção custo x venda, darei um exemplo hipotético de um processador com um die no tamanho de 216mm² (12x18mm) com um custo de venda de $589: Em um wafer de 200mm teríamos um total de 108 chips desse tamanho, o que daria em um ganho de 63.612 USD (589x108). Pagando esse wafer em 90nm, tem-se mais de 60k de lucro (desconsidere o custo do PCB e taxa de defeito), logo mover para 3nm resultaria em um lucro ~20k menor, que só seria retornado caso o preço do CPU aumentasse para $756.

Justamente por causa desse aumento que busca-se fazer dies cada vez menores, seja separando dele os componentes que não escalam bem (CPU, CCD+IOD), seja movendo partes importantes para nós mais baratos (GPU, MCD+GCD), mas tudo isso para não ter redução nos lucros (já que aumentar o preço do produto final é a decisão mais difícil).
 
Última edição:

Tô pensando em pegar. Vale a pena?

boleta e espera até amanha..
já teve por 1599 varias vezes.. amanha deve cair mais
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo