[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Rapaziada, uma RTX 7900XTX Sapphire Nitro+ open box em excelente estado da Kabum, por 6000R$ foi uma boa compra, apesar de ser open box?
Comprou? Acho que pode ficar tranquilo, a minha é openbox da Kabum tb, veio tudo certo. Negócio é testar bem, já que a garantia delas é reduzida.
 
Comprou? Acho que pode ficar tranquilo, a minha é openbox da Kabum tb, veio tudo certo. Negócio é testar bem, já que a garantia delas é reduzida.
comprei, literalmente acabou de chegar.
primeira impressão muito boa, veio tudo na caixa, manual, acessorios e a placa não tem nenhuma marca parece que nem usada foi haha.
agora esperar o resto do pc e testar ela
 
comprei, literalmente acabou de chegar.
primeira impressão muito boa, veio tudo na caixa, manual, acessorios e a placa não tem nenhuma marca parece que nem usada foi haha.
agora esperar o resto do pc e testar ela
Maravilha !! Vai curtir com certeza, a minha não é esse modelo, mas tudo que vi dela no youtube é só elogio.
 
comprei, literalmente acabou de chegar.
primeira impressão muito boa, veio tudo na caixa, manual, acessorios e a placa não tem nenhuma marca parece que nem usada foi haha.
agora esperar o resto do pc e testar ela

Deve ter pego umas das 40 placas que o @hoguga devolveu 🤣
 
7900 XT Phantom Gaming por 5.299,99 na Kabum. Vale a pena?

Ps: não consegui segurar e comprei hahaha
 
Última edição:
Comprou? Acho que pode ficar tranquilo, a minha é openbox da Kabum tb, veio tudo certo. Negócio é testar bem, já que a garantia delas é reduzida.
Acabei de entrar em contato com a sapphire pra tirar duvida de RMA de open box, e a resposta foi a seguinte; Yes you can, however we will base on the serial# date code on the card, not base on the purchase date with 2 years, so it will be shorter than two years if its purchased used. Ou seja eles dão garantia em open box contanto que o produto não tenha passado os 2 anos.
 
Acabei de entrar em contato com a sapphire pra tirar duvida de RMA de open box, e a resposta foi a seguinte; Yes you can, however we will base on the serial# date code on the card, not base on the purchase date with 2 years, so it will be shorter than two years if its purchased used. Ou seja eles dão garantia em open box contanto que o produto não tenha passado os 2 anos.
Pô, maravilha hein, mas nesse caso vão exigir que mande pra fora do país igual EVGA fazia?
A minha é a Red Devil, e a Powercolor tem essa frasezinha sacana no site deles:
  • The warranty is valid starting from the original purchase date (verified through invoice) and only valid to the ORIGINAL owner. The warranty cannot be transferred if the product is to be resold or has switched ownership.
Não sei como a defesa do consumidor dos EUA deixa isso.
 
Última edição:

ASUS lança mais placas gráficas Navi 32​

As séries RX 7700 XT e RX 7800 XT DUAL OC.
qtW2GvT.jpg

É difícil acreditar que a ASUS não tenha um modelo ROG STRIX com SKU superior ao RX 7600. O portfólio de placas baseadas em RDNA3 oferecido pela empresa é amplamente baseado em designs TUF Gaming e DUAL. Nesta geração, a ASUS parece priorizar as GPUs NVIDIA em vez da AMD, com um total de 14 designs dedicados à AMD. Para colocar isto em perspectiva, a série ASUS RTX 40 agora apresenta 69 modelos.

No entanto, é importante notar que existem algumas exceções, como o modelo TUF White , que é baseado no RX 7800 XT e foi na verdade o primeiro modelo TUF da ASUS. Não esteve disponível com a série RTX 40 por mais dois meses.

A ASUS acaba de lançar duas novas placas AMD Navi 32 como parte de sua série DUAL, apresentando uma solução comum de resfriamento com ventilador duplo com espessura de 2,47 slots. O importante é que essas placas DUAL adotem um design anteriormente utilizado exclusivamente na linha NVIDIA. Ao contrário da Radeon RX 7600, que empregava um design mais antigo da série RX 6000, estas placas Radeon mais recentes apresenta

Q8Bp8NT.jpg


Y7O7QS6.jpg


As recém-lançadas placas Radeon RX 7700 XT DUAL OC e RX 7800 XT DUAL OC compartilham o mesmo design, mas diferem nas especificações. Ambos incorporam a GPU Navi 32, com o RX 7800 XT ostentando 3.840 processadores Stream e 16 GB de memória, enquanto o RX 7700 XT oferece 3.456 núcleos e uma configuração de memória de 12 GB.

Imagens oficiais revelam que ambas as placas requerem conectores de alimentação duplos de 8 pinos, alinhando-se com o padrão para todas as GPUs de desktop Navi 32. Embora uma configuração de 6 pinos + 8 pinos possa atender às demandas de energia, a maioria dos parceiros de placas abandonou os conectores de alimentação de 6 pinos em suas gerações mais recentes de GPU.

aCZ2YBP.jpg


4SWz73W.jpg


O RX 7800 XT DUAL OC traz overclock de fábrica de 2213/2520 MHz para jogos e boost clock, superando a configuração padrão da AMD de 2124/2430 MHz. Da mesma forma, o RX 7700 XT está configurado para apresentar um clock de 2239/2599 MHz, em comparação com 2161/2544 MHz da AMD. Essas são as configurações de OC aplicadas através do software ASUS GPU Tweak.

51l3bcW.png


As listagens iniciais dos cartões RX 7700/7800 DUAL em varejistas europeus indicam um preço premium de € 100 em relação aos modelos personalizados mais baratos baseados nos mesmos SKUs. Estes cartões podem parecer caros, mas é importante notar que estes preços podem não ser os finais. Os modelos TUF com freqüência mais alta estão listados a um preço mais baixo. Fique de olho nos seus varejistas preferidos para possíveis ajustes nos preços.
 

É melhor lançarem só no segundo semestre de 2025. Melhor que cometerem outra cagada como fizeram com a 4060Ti em comparação a 3060Ti.

Vamos ver se dessa vez eles lançam uma 5060Ti 12GB com desempenho de uma 4070(= 3080) por no máximo U$500 dólares.

Essa seria uma boa opção para eu sair da minha 3060Ti 8GB.

DETALHE: Pelo visto a AMD com a sua RDNA 4 nem deve trazer um bom ganho. Fazendo isso apenas em 2026 com a RDNA 5. Essa que deva vir na próxima geração de consoles da M$. Já que a M$ deve adiantar e lançar a sua próxima geração de consoles no final de 2026 ou final de 2027. Já que nem vai ter um Xbox Séries Pro nessa geração como a Sony que vai lançar um PS5 Pro bem no meio da geração. Visto que ela só lançará o PS6 no final de 2028 e o PS5 Pro será lançado no final de 2024. E o PS4 Base foi lançado no final de 2020. Mas o PS5 deve receber games até o final de 2030. Assim como o PS4 está recebendo games até o final desse ano de 2023. Ou seja depois de 10 anos de lançado.

OBS: Vamos ver se pelo menos com a RDNA 4 eles melhoram o consumo das placas. Porque as 7700XT e 7800XT estão bem beberronas em comparação a RTX4070. Essa que não consome mais que 190W e entrega desempenho das 3080/3080Ti com 320/330W de consumo.

Até a 7600 ficou com consumo elevado em comparação a 4060.

Boa mesmo foi a RX6600 em comparação a RX5700XT. Ou as RX5700 e RX5600XT em comparação as Vegas 56/64. A RX5700XT eu não gostava porque consumia e aquecia nitidamente mais que a RX5700.
 
Última edição:
a nova geração da AMD sai em 2024? e o que prometem?
 
a nova geração da AMD sai em 2024? e o que prometem?

Sim. Já disseram que vão lançar as RDNA 4 no segundo semestre de 2024. Nada de muito promissor pelo que andei vendo.

Promissor vai ser a RDNA 5 que deva estar presente no console de próxima geração da M$(que deve sair no final de 2026 ou 227)e no PS6(que deve ser lançado no final de 2028).

Mas RDNA 5 só deve ser lançado no segundo semestre de 2026.

Essa RDNA 4 deve ser meio que a RDNA 3 com um certo refinamento e consumindo e aquecendo menos.

Meio como foram as 260X e 270X em comparação as HD7850 e HD7870 respectivamente. Ou como foram as 280 e 280X VS as HD7950 e HD7970.

Os valores/desempenho também devem ficar a par com o que tivemos no RDNA 3 VS RDNA 2. Vide RX7600 VS RX6600XT, RX7700XT VS RX6800 e RX7800XT VS RX6800XT.

Mas o consumo devem melhorar. Ao menos eu espero que o façam. Porque as 7600, 7700XT e 7800XT consomem um bocado a mais que as Nvidias 4060, 4060Ti e 4070.
 
Essa RDNA 4 deve ser meio que a RDNA 3 com um certo refinamento e consumindo e aquecendo menos.
Se o conjunto de instruções utilizado for indicativo de desempenho e/ou mudança na arquitetura, a RDNA4 terá o mesmo impacto que as RDNA1 e RDNA3 tiveram frente às Vega e RDNA2. Vale ressaltar (pela milésima vez) que o salto das RDNA3 em cima da geração anterior deveria ser grande, mas a "carta na manga" da AMD não entrou em ação, ao menos não nos jogos, e conhecendo o time de software da AMD vai ser mais rápido/fácil lançar as RX 8000 do que ver o VOPD funcionando nas placas atuais.

Só que, caso venha um bom salto de desempenho, de nada adiantará se o rumor de não ter nada além mid-end se confirmar: Teremos o desempenho da 7900XTX com menor consumo e preço, mas nada (muito) além desse desempenho, deixando a NVIDIA livre para fazer o que quiser com o segmento high-end, basicamente uma repetição do que ocorreu com as RDNA1.
 
Se o conjunto de instruções utilizado for indicativo de desempenho e/ou mudança na arquitetura, a RDNA4 terá o mesmo impacto que as RDNA1 e RDNA3 tiveram frente às Vega e RDNA2. Vale ressaltar (pela milésima vez) que o salto das RDNA3 em cima da geração anterior deveria ser grande, mas a "carta na manga" da AMD não entrou em ação, ao menos não nos jogos, e conhecendo o time de software da AMD vai ser mais rápido/fácil lançar as RX 8000 do que ver o VOPD funcionando nas placas atuais.

Só que, caso venha um bom salto de desempenho, de nada adiantará se o rumor de não ter nada além mid-end se confirmar: Teremos o desempenho da 7900XTX com menor consumo e preço, mas nada (muito) além desse desempenho, deixando a NVIDIA livre para fazer o que quiser com o segmento high-end, basicamente uma repetição do que ocorreu com as RDNA1.

Para mim da RDNA 1 para a Vega teve um ganho bem melhor do que da RDNA 2 para a RDNA 3.

Compara as RX570/580/590/Vega 56/64 com as RX5600XT/RX5700/RX5700XT. Tem nem comparação. Até no consumo as RDNA 1 levam vantagem. Principalmente nas RX5600XT e RX5700. A RX5700XT eu nem gosto. Pois esquenta e consome nitidamente mais que a RX5700.

O Consumo/Temperatura/Desempenho/Valor das Vega 56/64 frente a uma RX5600XT e RX5700 é ridículo. Nem precisamos citar a RX5700XT.

Agora da RDNA 3 para a 2 nem se teve tanato ganho assim. É igual eu já coloquei. Uma 7600 com desempenho de uma 6600XT e custando menos do que ela. O mesmo acontece entre uma 7700XT VS 6800 e 7800XT VS 6800XT. Mas o consumo ainda continua alto igual nas RDNA 2.

Já as placas mais Top/Premium eu nem curto e nem gosto de ficar citando. Pois sempre são ruins nos quesitos que eu mais prezo que são Valor VS Consumo VS Temperatura VS Desempenho. É igual a um carro V8 Aspiradão 5.0 como um Mustang Mach 1 VS um Carro Turbo 2.0 de 4 Cilindros como um AMG A35 e A45.

Aí vai de cada um. Eu nunca tive e nunca pretendo ter nem CPU nem VGA Top de linha.

OBS: Pelo que eu vi vai ser no RDNA 5.0 que o salto vai ser consistente. E ela só deve ser lançada no segundo semestre de 2026. Mas vamos aguardar para ver o que aprontam com a RDNA 4 né! Devem lançar primeiro que as placas 5mil da Nvidia. Essas só devem ser lançadas em 2025. Já a AMD deve trazer ainda em 2024 as RDNA 4. Ao menos os primeiros modelos.

Espero que dessa vez ela não volte com esse negócio de XTX. E que traga uma 7900GRE para o público normal e que não fique sendo exclusiva para o mercado da China. Pois essa é a melhor placa em se tratando de Valor VS Desempenho VS Consumo VS Temperatura lançada nessa geração RDNA 3.

A RX7900 GRE é uma placa de U$650 que desbanca a RX6900XT de mil dólares. E perde por pouca coisa para uma RX7900XT. E consome nitidamente menos que a 7900XTX.




Ela é meio como a RTX4070 da Nvidia na geração 4mil. Mas essa vc encontra em qualquer mercado.
 
Última edição:
Para mim da RDNA 1 para a Vega teve um ganho bem melhor do que da RDNA 2 para a RDNA 3.

Compara as RX570/580/590/Vega 56/64 com as RX5600XT/RX5700/RX5700XT. Tem nem comparação. Até no consumo as RDNA 1 levam vantagem. Principalmente nas RX5600XT e RX5700. A RX5700XT eu nem gosto. Pois esquenta e consome nitidamente mais que a RX5700.

O Consumo/Temperatura/Desempenho/Valor das Vega 56/64 frente a uma RX5600XT e RX5700 é ridículo. Nem precisamos citar a RX5700XT.

Agora da RDNA 3 para a 2 nem se teve tanato ganho assim. É igual eu já coloquei. Uma 7600 com desempenho de uma 6600XT e custando menos do que ela. O mesmo acontece entre uma 7700XT VS 6800 e 7800XT VS 6800XT. Mas o consumo ainda continua alto igual nas RDNA 2.

Já as placas mais Top/Premium eu nem curto e nem gosto de ficar citando. Pois sempre são ruins nos quesitos que eu mais prezo que são Valor VS Consumo VS Temperatura VS Desempenho. É igual a um carro V8 Aspiradão 5.0 como um Mustang Mach 1 VS um Carro Turbo 2.0 de 4 Cilindros como um AMG A35 e A45.

Aí vai de cada um. Eu nunca tive e nunca pretendo ter nem CPU nem VGA Top de linha.

OBS: Pelo que eu vi vai ser no RDNA 5.0 que o salto vai ser consistente. E ela só deve ser lançada no segundo semestre de 2026. Mas vamos aguardar para ver o que aprontam com a RDNA 4 né! Devem lançar primeiro que as placas 5mil da Nvidia. Essas só devem ser lançadas em 2025. Já a AMD deve trazer ainda em 2024 as RDNA 4. Ao menos os primeiros modelos.

Espero que dessa vez ela não volte com esse negócio de XTX. E que traga uma 7900GRE para o público normal e que não fique sendo exclusiva para o mercado da China. Pois essa é a melhor placa em se tratando de Valor VS Desempenho VS Consumo VS Temperatura lançada nessa geração RDNA 3.

A RX7900 GRE é uma placa de U$650 que desbanca a RX6900XT de mil dólares. E perde por pouca coisa para uma RX7900XT. E consome nitidamente menos que a 7900XTX.


Caso o VOPD funcionasse como deveria as RDNA3 seriam até 30% mais potente, logo uma 7900XT brigaria de igual para igual com a RTX4080, e não com a 4070Ti (quem cuidaria dessa ai seria a 7800XT). Foi nesse cenário que a AMD precificou suas placas, foi nesse cenário que a AMD fez o marketing, e era nesse cenário que o salto das RDNA3 frente à RDNA2 seria equivalente ao da RDNA1 frente à Vega. Mas o VOPD ficou apenas no papel, e esses 30% também, tornando o marketing mentiroso e os preços ruins, que caíram bem desde o lançamento.

Com esses 30% o desempenho por watt seria muito melhor, alcançaria os 50% Gen-over-Gen que a AMD prometeu mas... bem, não adianta martelar mais essa tecla, não tem mais o que dizer, só aguardar as RDNA4. Quanto à RDNA5, a promessa é de grande salto porque ela será a uArch que estreará as GPUs Multi-die, com a separação do GCD, IOD e MCD em chiplets distintos sobre um interposer passivo (formação essa que viria na RDNA4 mas com o "fracasso" da RDNA3 os planos foram mudados).
 
Caso o VOPD funcionasse como deveria as RDNA3 seriam até 30% mais potente, logo uma 7900XT brigaria de igual para igual com a RTX4080, e não com a 4070Ti (quem cuidaria dessa ai seria a 7800XT). Foi nesse cenário que a AMD precificou suas placas, foi nesse cenário que a AMD fez o marketing, e era nesse cenário que o salto das RDNA3 frente à RDNA2 seria equivalente ao da RDNA1 frente à Vega. Mas o VOPD ficou apenas no papel, e esses 30% também, tornando o marketing mentiroso e os preços ruins, que caíram bem desde o lançamento.

Com esses 30% o desempenho por watt seria muito melhor, alcançaria os 50% Gen-over-Gen que a AMD prometeu mas... bem, não adianta martelar mais essa tecla, não tem mais o que dizer, só aguardar as RDNA4. Quanto à RDNA5, a promessa é de grande salto porque ela será a uArch que estreará as GPUs Multi-die, com a separação do GCD, IOD e MCD em chiplets distintos sobre um interposer passivo (formação essa que viria na RDNA4 mas com o "fracasso" da RDNA3 os planos foram mudados).

Por isso eu sempre costumo dizer que Teoria VS Prática nem sempre se pode levar a sério. Muitas vezes o que se tem na prática não se condiz com a teoria.

Agora não entendi foi ela adiantar a RDNA 4 e deixar a evolução apenas na RDNA 5. Se a RDNA 3 foi fracasso não seria melhor ela esperar mais um pouco e já lançar de uma vez essa evolução já na RDNA 4?

Ao invés de lançar uma RDNA 4(sendo um refinamento da RDNA 3)no final de 2024, não seria melhor lançá-la no final de 2025 já com a evolução esperada?

A não ser que nem no final de 2025 eles consigam ter essa tecnologia madura o suficiente. Assim é melhor deixar para lançarem ela com a RDNA 5 no final de 2026 mesmo. E ir vendendo a RDNA 4 nesse intervalo de tempo(seriam dois anos, do final de 2024 até o final de 2026).

A Nvidia só deve lançar nova geração em 2025. E deve lançar primeiro os modelos Premium. Os modelos mid range como as 5060/5060Ti só deve ser lançadas no final de 2025. Estou de olho em uma 5060Ti. Vai que venha com desempenho de uma 4070(=3080)custando U$400. Aí vai ser uma boa substituta para a minha 3060Ti. Não custa nada sonhar.

A AMD também poderia lançar uma placa por U$400 com consumo de uma 4070(170W)e com desempenho da mesma. Também seria uma boa opção. Quem sabe não venha uma RX8700XT desse jeito. Vai saber né!
 
Agora não entendi foi ela adiantar a RDNA 4 e deixar a evolução apenas na RDNA 5. Se a RDNA 3 foi fracasso não seria melhor ela esperar mais um pouco e já lançar de uma vez essa evolução já na RDNA 4?

Ao invés de lançar uma RDNA 4(sendo um refinamento da RDNA 3)no final de 2024, não seria melhor lançá-la no final de 2025 já com a evolução esperada?
Uma resposta: Satisfazer os acionistas. Se depender deles temos hardware sendo lançado a cada 6 meses, mas não aguentam esperar mais de 12 meses sem novidades xD

Quanto à janela de lançamento, é tudo baseado em rumores, mas o que a grande maioria concorda é a seguinte linha: A AMD lançaria a RDNA3 com 50% mais desempenho por watt em relação à antecessora em 2022 (Navi31), ficando para início (Navi32) e metade de 2023 (Navi33) as placas de menor desempenho, tendo um refresh por volta do Q2 para Q3 de 2024, lançando as RDNA4 somente em 2025 e RDNA5 em 2026/2027. Um roadmap lindo, mas...

Só que estavam havendo diversas complicações nas etapas finais da RDNA4, enquanto que o desenvolvimento inicial da RDNA5 estava indo sem problemas (assim como nos Ryzen, as placas Radeons são desenvolvidas por dois times distintos, onde um cuida das RDNA ímpares, e o outro das pares), e ambas seriam baseadas em uma abordagem chiplet mas usam arquiteturas distintas. Logo o fiasco (e atrasos) da RDNA3 significaria deixar a imagem da AMD em péssimo estado por pelo menos 3 anos, já que o refresh não traria nenhum ganho considerável (diferenta das SUPER que lançarão no lado verde), então o que fazer?

A resposta foi a decisão atual: Tira a modularidade das RDNA4, deixando-as monolíticas (ou MCD+GDC, como nas atuais RDNA3), para que possam ser lançadas muito mais cedo e cancela-se o refresh das RDNA3 (que não fará muita falta já que o chip das 7700/7800 atrasou vertiginosamente), apenas reduzindo o preço da geração atual para manter as vendas. Assim as Radeon RX8000 aparecerão em 2024 apenas com a gama mid-end e de entrada e a RDNA5 aparecerá com suas high-end em 2025, e demais faixas de desempenho em 2026.

O rumor das RDNA4 não competirem no high-end vem justamente desse """fato""" da complicação dela funcionar em chiplet, onde apenas os modelos high-end seriam dessa forma, enquanto que os de entrada e mid-end seriam monolíticos (mais ou menos como é hoje com a RDNA3, a RX7600 é monolítica enquanto que da RX7700 para cima não é). Claro, estou apenas unindo e organizando os rumores, mas até onde se sabe é essa a "vertente mais crível", mas existem outros rumores de que é desentendimento interno, re-estruturação, mudança de foco para AI, ... e assim segue.
 

ASUS Radeon RX 7900 GRE TUF White está disponível na China​


ASUS agora tem duas placas gráficas TUF White Radeon​

O GRE (Golden Rabbit Edition) do RX 7900 foi lançado na China e na Rússia há algumas semanas.
NBtkJoM.png

A ASUS já lançou sua primeira placa gráfica Radeon RX 7900 GRE. Isso não era do nosso conhecimento porque o site oficial da ASUS não mostra este modelo; no entanto, ele pode ser encontrado na loja oficial em algumas plataformas asiáticas. O lançamento real ocorreu há algumas semanas.

Este modelo específico do TUF GRE destina-se principalmente ao mercado chinês. Segue-se o lançamento da série TUF White, que acompanhou o lançamento das placas Radeon RX 7800 XT e 7700 XT em setembro. A placa RX 7800 XT marcou a estreia do novo design de refrigeração branca da ASUS, e a RX 7900 GRE parece ser a segunda GPU Radeon a usar esta estética.

Yto5u3p.jpg


NV0lKp5.jpg



ASUS RX 7900 GRE se assemelha muito ao design do RX 7800 XT. A placa mantém a espessura de 3 slots, medindo 32 cm de comprimento e 151 cm de largura, refletindo as dimensões do design do RX 7800 XT. Comparativamente, quando comparada aos modelos RX 7900XTX/XT TUF, esta placa é 3 cm mais curta e 0,6 slots mais fina.

VYjkrcF.jpg



A variante RX 7900 GRE apresenta GPU Navi 31 XL, equipada com processadores 5120 Stream. Esta GPU, comparável em tamanho ao pacote Navi 32, mantém especificações de memória idênticas com 16 GB GDDR6 em uma interface de 256 bits. Dito isto, o lançamento do RX 7900 GRE não deve ser uma surpresa, dadas as especificações e semelhanças de potência com o 7800 XT.

0F6uHRZ.jpg



Já eram pelo menos 78 cartões vendidos na plataforma chinesa, e a foto acima é de um dos clientes. Em termos de preço, custa cerca de 5.299 RMB (US$ 747), que é exatamente o que a AMD anunciou como MSRP para a China. De acordo com os sites dos varejistas, este modelo vem com overclock de fábrica, mas não conseguimos encontrar as especificações completas. Por favor, deixe um comentário se você encontrar essas especificações ou se tiver esta placa e conhecer as especificações.

Fonte: JD
 

O mod FSR2 para FSR3 vazado desbloqueia a geração de quadros em muitos jogos oficialmente não suportados​


Um mod que permite FSR3 em jogos oficialmente não suportados vazou​

Você não precisa esperar que a AMD adicione o FSR3 aos jogos populares. Agora você pode fazer isso sozinho.
wBDjD06.png

O mod, desenvolvido por LukeFZ, reflete seu compromisso em fornecer modificações gratuitas e pagas para jogadores interessados em alterar as configurações e arquivos do jogo para melhorar sua experiência de jogo. O foco do Modder está no aprimoramento do suporte tecnológico, que muitas vezes pode ser usado de forma intercambiável em várias versões ou até mesmo em fornecedores de tecnologia.

Um dos mods do LukeFZ acaba de ser postado online por um dos apoiadores. Esta ferramenta foi projetada para integrar AMD FidelityFX Super Resolução 3 em jogos que já incorporam suporte FSR2. Esta modificação permite que os jogadores substituam a implementação FSR2 existente por FSR3, introduzindo um algoritmo de upscaling mais avançado. Nos casos em que a compatibilidade permitir, pode até habilitar a geração de quadros.


De acordo com a lista de compatibilidade online partilhada, os seguintes jogos já são capazes de aproveitar esta tecnologia inovadora:

  • O Último de Nós Parte I
  • Dead Space (2023)
  • Legado de Hogwarts
  • MS-Man Remasterizado
  • UNCHARTED: Legado de Ladrões
  • HITMAN Mundo do Assassinato
  • Ratchet & Clank: Rift Apart
  • Remanescente II
  • Cyberpunk 2077
  • Alan Wake 2
  • Luz Morrendo 2
  • Watch Dogs: Legião
  • Metro Êxodo aprimorado
  • STAR WARS Jedi: Sobrevivente
  • Assassin's Creed Mirage
Dado o quão curta é a lista oficial de suporte FSR3, apesar desta tecnologia ter sido lançada há quase quatro meses, isso é de facto um aumento considerável nos títulos suportados. Além do mais, este mod permite a geração de quadros mesmo para usuários NVIDIA, cujas placas estão bloqueadas para usar a geração de quadros DLSS porque a NVIDIA assim o diz.

Naturalmente, mods não oficiais nunca proporcionarão a mesma experiência e há muitos problemas relatados pelos usuários. A versão que vazou não é a versão final, e LukeFZ ainda está trabalhando para melhorar o suporte para mais jogos.

Primeiro, verifique a compatibilidade para ver se o seu jogo está listado lá.
Se estiver, e “CyberFSR” estiver listado na seção “Exigir”, siga as etapas na seção *Instalação do FSR2FSR3 + CyberFSR*.
Para todos os outros jogos, siga as etapas na seção *Instalação normal do FSR2FSR3*.
Instalação regular do FSR2FSR3
  1. Descubra qual versão do FSR2 o jogo usa.
    Você pode fazer isso usando o PCGamingWiki, verificando a [ planilha de compatibilidade ], ou perguntando no discord.
    NOTA: Certos jogos (Ratchet & Clank: Rift Apart) usam uma implementação diferente do FSR2, mas também podem ser listados como usando a versão 2.2 no wiki.
    Você pode detectá-los procurando um arquivo chamado `ffx_fsr2_x64.dll` no diretório do jogo.
    Se o seu jogo tiver esse arquivo no diretório do jogo, use a versão *SDK* do mod.
  2. Baixe o mod correspondente à versão FSR2 em <#1148164847335387160>.
    2.0.x -> `_200`
    2.1.x -> `_210`
    2.2.x -> `_220`
    SDK -> `_SDK`
  3. Navegue até o executável do seu jogo.
    Para a maioria dos jogos, isso deve estar no diretório raiz do jogo.
    Para jogos Unreal Engine, você deve usar o executável que termina com `-Shipping.exe`, que deve estar em um subdiretório. **Não** use o executável encontrado no diretório raiz do jogo!
  4. Extraia o arquivo mod baixado para a pasta com o executável do jogo.
  5. Iniciar o jogo. Se tudo funcionou corretamente, deverá haver uma nova janela de console com algumas mensagens de log e o FSR3 funcionando assim que você ativar o FSR2.
Instalação FSR2FSR3 + CyberFSR
~~NOTA:
Alan Wake 2 atualmente não é compatível com GPUs RDNA3. Isso pode ser corrigido no futuro! ~~ Alan Wake 2 parece ser compatível com GPUs RDNA3 com alguma instabilidade.
  1. Baixe PotatoIsBack.zip.
  2. Extraia-o próximo ao executável do jogo. Para obter mais informações sobre como encontrar o executável correto, verifique a etapa 3 do guia de instalação normal.
  3. **SE VOCÊ ESTIVER USANDO LINUX OU UMA GPU NVIDIA:** Remova `dxgi.dll`, que foi extraído do arquivo acima, do diretório do jogo. Além disso, se o jogo contiver um arquivo chamado `nvngx_dlssd.dll`, remova/renomeie-o também.
  4. Execute `EnableSignatureOverride.reg`, que também foi extraído do arquivo.
  5. Siga as etapas para uma instalação regular do FSR2FSR3 usando o FSR2 versão 2.2. Depois de instalado, selecione **DLSS** (não FSR2 e não DLSS Frame Generation) no jogo para ativar o FSR3. Se quiser modificar as predefinições do DLSS, você pode editar `nvngx.ini` no diretório do jogo.
Atualmente, este mod é um software pago, mas há planos para torná-lo gratuito assim que estiver concluído. Esta ferramenta habilita a tecnologia AMD mais recente que pode não ser adicionada a esses jogos em breve ou pode nem ser adicionada. Os usuários podem esperar pela implementação oficial do FSR3, aguardar o lançamento oficial gratuito do mod ou verificar o trabalho do LukeFZ aqui se considerarem assinar. É altamente recomendável não baixar mods de fontes não oficiais.

Fonte: Wccftech
 
Uma resposta: Satisfazer os acionistas. Se depender deles temos hardware sendo lançado a cada 6 meses, mas não aguentam esperar mais de 12 meses sem novidades xD

Quanto à janela de lançamento, é tudo baseado em rumores, mas o que a grande maioria concorda é a seguinte linha: A AMD lançaria a RDNA3 com 50% mais desempenho por watt em relação à antecessora em 2022 (Navi31), ficando para início (Navi32) e metade de 2023 (Navi33) as placas de menor desempenho, tendo um refresh por volta do Q2 para Q3 de 2024, lançando as RDNA4 somente em 2025 e RDNA5 em 2026/2027. Um roadmap lindo, mas...

Só que estavam havendo diversas complicações nas etapas finais da RDNA4, enquanto que o desenvolvimento inicial da RDNA5 estava indo sem problemas (assim como nos Ryzen, as placas Radeons são desenvolvidas por dois times distintos, onde um cuida das RDNA ímpares, e o outro das pares), e ambas seriam baseadas em uma abordagem chiplet mas usam arquiteturas distintas. Logo o fiasco (e atrasos) da RDNA3 significaria deixar a imagem da AMD em péssimo estado por pelo menos 3 anos, já que o refresh não traria nenhum ganho considerável (diferenta das SUPER que lançarão no lado verde), então o que fazer?

A resposta foi a decisão atual: Tira a modularidade das RDNA4, deixando-as monolíticas (ou MCD+GDC, como nas atuais RDNA3), para que possam ser lançadas muito mais cedo e cancela-se o refresh das RDNA3 (que não fará muita falta já que o chip das 7700/7800 atrasou vertiginosamente), apenas reduzindo o preço da geração atual para manter as vendas. Assim as Radeon RX8000 aparecerão em 2024 apenas com a gama mid-end e de entrada e a RDNA5 aparecerá com suas high-end em 2025, e demais faixas de desempenho em 2026.

O rumor das RDNA4 não competirem no high-end vem justamente desse """fato""" da complicação dela funcionar em chiplet, onde apenas os modelos high-end seriam dessa forma, enquanto que os de entrada e mid-end seriam monolíticos (mais ou menos como é hoje com a RDNA3, a RX7600 é monolítica enquanto que da RX7700 para cima não é). Claro, estou apenas unindo e organizando os rumores, mas até onde se sabe é essa a "vertente mais crível", mas existem outros rumores de que é desentendimento interno, re-estruturação, mudança de foco para AI, ... e assim segue.
Independente de qualquer coisa, minha opinião é que se os rumores forem verdadeiros e a flagship da RDNA 4 tiver 64 CUs e performance próxima da 7900 XT com até 30% mais performance em ray trancing, se o consumo for na casa de 230-250W e o preço for entre 500 e 600 USD, será uma excelente placa para 1440p e 4K de entrada. Se for assim mesmo, provavelmente será a placa que eu vou escolher para o PC que montarei ano que vem.
 
Independente de qualquer coisa, minha opinião é que se os rumores forem verdadeiros e a flagship da RDNA 4 tiver 64 CUs e performance próxima da 7900 XT com até 30% mais performance em ray trancing, se o consumo for na casa de 230-250W e o preço for entre 500 e 600 USD, será uma excelente placa para 1440p e 4K de entrada. Se for assim mesmo, provavelmente será a placa que eu vou escolher para o PC que montarei ano que vem.
Não critico, na verdade gostaria também porque para mim o que importa é desempenho entregue por custo, mas frente ao mercado, marketing e mindshare lançar placas que nem sequer passam as high-end da geração anterior é péssimo, tanto para os negócios/acionistas quanto para o mercado em si (concorrente). Veja como criticam a série RTX 4000, onde as placas foram um sidegrade com aumento de preço, mas ainda vende porque existe uma placa (a 4090) que é superior à high-end da geração passada (e temos o frame-generation exclusivo para "convencer"), e isso não ocorrerá com as RX8000 se esse rumor se confirmar.

Vai vender bem? As RX5000 venderam mesmo indo apenas até o mid-end, mas a mais forte dela batia a Vega64, ou seja, a high-end da geração passada, então a AMD precisa, no mínimo, igualar à 7900XTX (em raster) para não piorar ainda mais sua imagem (que no momento só está em destaque por causa do FSR3/AFMF). O RTRT tem que evoluir muito para poder ultrapassar o das RTX4000, e precisa ultrapassar pois a série 5000 da verdinha com certeza vai focar em manter a coroa em cima da sua maior vantagem, então só igualar não vai bastar para a AMD (e mesmo que ainda digam que RT é apenas um gimmick, este gimmick está vendendo placas e muito, e esta cada dia mais presente até nos consoles).

A única coisa que ainda me encuca no que está por vir é o consumo, tecnicamente as RDNA4 virão nos N3 (N3E?) da TSMC então veremos uma evolução nesse quesito, mas não sabemos as modificações na arquitetura, quantidade de Stream Processors e nem o quanto essa nova unidade de RTRT exigirá das nossas fontes. Só resta aguardar por algum vazamento mais paupável, porque a AMD está segurando muito bem as informações dela, principalmente no ramo das GPUs.
 
Independente de qualquer coisa, minha opinião é que se os rumores forem verdadeiros e a flagship da RDNA 4 tiver 64 CUs e performance próxima da 7900 XT com até 30% mais performance em ray trancing, se o consumo for na casa de 230-250W e o preço for entre 500 e 600 USD, será uma excelente placa para 1440p e 4K de entrada. Se for assim mesmo, provavelmente será a placa que eu vou escolher para o PC que montarei ano que vem.

Acho difícil a AMD lançar o seu melhor modelo(modelo Premium/Top)por esse valor. Veja que foi postado que a 7900GRE que tinha preço de U$650 já está custando U$750.

Ainda mais que a AMD adora usar mais memória. E dessa vez deve vir com memórias mais caras que as GDDR6 tradicionais. As GDDR6X já são mais caras. A Nvidia me parece que virá com GDDR7 nas mais Premium da série 5Mil. Tudo isso encarece bastante. Tanto é que a 3080 original tinha 10GB GDDR6X. Pois as GDDR6X ainda eram bem carinhas naquela época. A AMD ao menso nessa ela acertou e manteve as GDDR6 padrão. Assim lançou várias placas com 16GB de memória. Inclusive a 7800XT possui 16GB. E pelo seu valor é difícil encontrar uma placa com essa quantidade toda de memória. Nem a 4070Ti possui 16GB. Tanto a 4070 quanto a 4070Ti possuem 12GB. Não culpo a 4070, pois custa bem menos, mas pelo valor da 4070Ti ela meio que tinha a obrigação de ter vindo com 16GB.

Sobre o consumo, a 7900GRE está aí para mostrar que se ela quiser ela consegue. Placa superior a uma 6900XT mas custando e consumindo nitidamente menos.

Já a 7800XT achei o consumo meio alto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não critico, na verdade gostaria também porque para mim o que importa é desempenho entregue por custo, mas frente ao mercado, marketing e mindshare lançar placas que nem sequer passam as high-end da geração anterior é péssimo, tanto para os negócios/acionistas quanto para o mercado em si (concorrente). Veja como criticam a série RTX 4000, onde as placas foram um sidegrade com aumento de preço, mas ainda vende porque existe uma placa (a 4090) que é superior à high-end da geração passada (e temos o frame-generation exclusivo para "convencer"), e isso não ocorrerá com as RX8000 se esse rumor se confirmar.

Vai vender bem? As RX5000 venderam mesmo indo apenas até o mid-end, mas a mais forte dela batia a Vega64, ou seja, a high-end da geração passada, então a AMD precisa, no mínimo, igualar à 7900XTX (em raster) para não piorar ainda mais sua imagem (que no momento só está em destaque por causa do FSR3/AFMF). O RTRT tem que evoluir muito para poder ultrapassar o das RTX4000, e precisa ultrapassar pois a série 5000 da verdinha com certeza vai focar em manter a coroa em cima da sua maior vantagem, então só igualar não vai bastar para a AMD (e mesmo que ainda digam que RT é apenas um gimmick, este gimmick está vendendo placas e muito, e esta cada dia mais presente até nos consoles).

A única coisa que ainda me encuca no que está por vir é o consumo, tecnicamente as RDNA4 virão nos N3 (N3E?) da TSMC então veremos uma evolução nesse quesito, mas não sabemos as modificações na arquitetura, quantidade de Stream Processors e nem o quanto essa nova unidade de RTRT exigirá das nossas fontes. Só resta aguardar por algum vazamento mais paupável, porque a AMD está segurando muito bem as informações dela, principalmente no ramo das GPUs.

As 4060 VS 3060 e 4060Ti VS 3060Ti realmente foi uma piada de mal gosto. Já a 4070 ela mandou super bem. Placa com desempenho de uma 3080 mas custando e consumindo muuuito menos. Fora que ainda vem com os mesmos 12GB da 3080Ti. Essa que custava o dobro a mais que uma 4070.

Também acho que a AMD não vai deixar a sua melhor placa da nova série RDNA 4(8XXXX) sendo inferior a uma 7900XTX.

Só espero que parem com esse negócio de XTX. Que lancem uma 8900XT tendo uns 40% a mais de eficiência energética do que uma 7900XTX. E que faça o mesmo com uma 8800XT em relação a 7900XT. E que lancem custando o mesmo ou até menos do que as placas já existentes.

Também seria uma boa uma 8700XT equivalente a uma 7900GRE. Mas nesse caso ela deveria vir custando menos. Tipo o mesmo valor da 6800XT ou 6700XT.

Se ela quer competir com a Nvida deve ter corte de preço. Não basta ter apenas mais memória de vídeo. Visto que com os 12GB da 4070 o pessoal já tem melhor desempenho em vários cenários do que a 7800XT com os seus 16GB. Também vale para a 4070Ti VS 7900XT.
 
Última edição:
Só espero que parem com esse negócio de XTX.
Concordo plenamente, trazer o sufixo XTX de volta foi um baita bola fora. A intenção era reforçar a potência da placa como era no início dos anos 2000, assim como um dia foi o ULTRA das NVIDIA, mas além de ficar bem atrás da 4090, só ajudou a bagunçar o line-up (três 7900), e até onde parece foi proposital para vender a antiga série x800 com preço de x900. Ter apenas duas versões para cada número ainda é o ideal, não quero ver o mercado evoluindo (regredindo) para o que um dia já foi a linha GeForce 6000 à 8000 (alguém aqui lembra? LE, SE, GS, GT, GTO, GTS, GTX, GX2 e Ultra) xD
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo