• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NextDNS - Servidor de DNS na Nuvem

Sim sim...

Eu também gostei bastante do NextDNS - mas infelizmente já expirei as 300.000 consultas mensais no serviço.

Se for assinar, creio que a opção "ANUAL" seja mais viável economicamente, uma vez que custa R$ 79,90 ao ano contra R$ 7,90 ao mês...
 
Eu também fiz um teste com o Next e estourei as 300k consultas em menos de 10 dias. O serviço é muito bom, estou avaliando assinar.
 
Sim sim...

Eu também gostei bastante do NextDNS - mas infelizmente já expirei as 300.000 consultas mensais no serviço.

Se for assinar, creio que a opção "ANUAL" seja mais viável economicamente, uma vez que custa R$ 79,90 ao ano contra R$ 7,90 ao mês...

Nossa! Serio?
Aqui usei por uns 15 dias e estava em 40~50 mil requisicoes +-.

Cenario na minha residencia: 2 PCs, 1 Notebook, 4 celulares e eventuais visitas familiares.
 
Nossa! Serio?
Aqui usei por uns 15 dias e estava em 40~50 mil requisicoes +-.

Cenario na minha residencia: 2 PCs, 1 Notebook, 4 celulares e eventuais visitas familiares.
Aqui em casa são 2 notes e 1 pc ligados o dia todo. Mais roku, android tv e 5 celulares. Fora xbox e outras tranqueiras que se liga de vez em quando.
Eu já tinha uma ideia da qtd de requisições aqui de casa pelo adblock no openwrt.
 
Eu tenho o plano corporativo(mensal ainda) e o pro(anual). Um detalhe do corporativo é que eles pedem o CNPJ da empresa para emitir a Nota fiscal de serviços, achei bem organizado!

6GHxSuv.png
 
Inviável, em 5 minutos usando já deu 1000 solicitações... é assinar ou assinar, mas por agora como não preciso controlar parentes, fico com AdGuard. Até pq não boqueia propaganda de Youtube nem as tranqueiras cosméticas. Fica o agradecimento por apresentar o serviço.
 
Aproveitando o gancho...

Quais seriam os prós e contras de se rodar um server Linux na AWS por exemplo (pode ser na Azure também) e configurar nessa máquina, um unbound com pi-hole?

Alguém tem idéia?

AWS nunca usei, será q dá pra colocar um Lix direto nela? Pensava q era só cloud...

VPS com 1 CPU e 1GB RAM tá custando uns 5 bidens, deve ficar uns 512MB free pra usar. Pihole aguenta tranquilo e dá pra instalar mais umas tretas. Mas deixar DNS server aberto é complicado, podem ficar tentando fazer DDoS. Vc precisaria instalar OpenVPN ou Wireguard e acessar a VPS via VPN pra usar o Pihole.

E se sua internet em casa cair? Kkkkk cara não é sendo chato mas é que eu já passei por todos esses problemas e sempre acontecia quando eu estava longe de casa. Fora os problemas de rota …

Num entendi o contexto da pergunta. É pra usar na LAN? Se minha Internet cair, pra q vou precisar de DNS server?

E num é querendo ficar me achando, mas hoje estou com 3 ISP em load balancing e failover. É muito mais chance a CEB cortar minha eletricidade ou o backbone geral no Pátio Brasil cair do q os 3 ISP caírem juntos no last mile :p
 
Aparentemente usar esse DNS em roteadores não é muita vantagem no quesito latência, pois ele fica configurado no modo normal. Acho que o modo baixa-latência só funciona usando o software do DNS direto no PC.
 
Conheci o NextDNS há uns três meses. Conheci quando consultava o DNSPerf sobre quals seria o melhor DNS para mim. Estava usando o Cloudflare (1.1.1.1) naquele momento. E, para minha surpresa, o melhor na América do Sul era este então, desconhecido para mim, NextDNS. Passei um período investigando. Questões de privacidade, falhas de segurança, quem são os responsáveis. E fiquei confortável em usar...

Como eu tenho duas crianças em casa, estava com um baita problema para controlar o tempo deles neste momento de pandemia. Já usei o Kaspersky SafeKids, os recursos de filtragem do meu roteador (Synology RT2600) e o NextDNS é, disparado, o mais flexível e mais fácil de utilizar para criação das regras. Tenho três perfis hoje: Crianças, Adultos e Geral (para dispositivos como TV's, por exemplo). São os R$ 8,00 mais bem gastos na minha vida.
 
AWS nunca usei, será q dá pra colocar um Lix direto nela? Pensava q era só cloud...

VPS com 1 CPU e 1GB RAM tá custando uns 5 bidens, deve ficar uns 512MB free pra usar. Pihole aguenta tranquilo e dá pra instalar mais umas tretas. Mas deixar DNS server aberto é complicado, podem ficar tentando fazer DDoS. Vc precisaria instalar OpenVPN ou Wireguard e acessar a VPS via VPN pra usar o Pihole.



Num entendi o contexto da pergunta. É pra usar na LAN? Se minha Internet cair, pra q vou precisar de DNS server?

E num é querendo ficar me achando, mas hoje estou com 3 ISP em load balancing e failover. É muito mais chance a CEB cortar minha eletricidade ou o backbone geral no Pátio Brasil cair do q os 3 ISP caírem juntos no last mile :p

Usando qual hardware para esse LB?
 
Fiz dois cadastros, um para deixei no Router para os IoT da casa e visitas e outra para celular e notebook.

No celular eu deixo configurado na opção do DNS privado do Android e Notebook eu deixo configurado somente no Navegador. Não preciso contabilizar as consultas feitas Windows.

120M nesse mês

Dsct2zw.png
 
Isso significa que eu estou conectado ao servidor do RJ?
tlcsNve.png
 
Recomendo para quem utilizar Windows use o client Yogadns https://yogadns.com/docs/nextdns/ e habilitem a conectividade ultra low latency nas configurações.
547.png
Infelizmente o sistema deles é burro:

FAowBLi.png


Tão me jogando pro Rio mesmo eu estando próximo a Fortaleza. :kidding:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nesse link mostra qual server tá sendo utilizado:
https://test.nextdns.io/
Só confirmou o que eu já imaginava.
 
Infelizmente o sistema deles é burro:

FAowBLi.png


Tão me jogando pro Rio mesmo eu estando próximo a Fortaleza. :kidding:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Só confirmou o que eu já imaginava.
Quando você entra no endereço abaixo, qual localidade aparece pra você?
 
Infelizmente o sistema deles é burro:

FAowBLi.png


Tão me jogando pro Rio mesmo eu estando próximo a Fortaleza. :kidding:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Só confirmou o que eu já imaginava.
Você esta usando o IPv4 ou dns over https?
 
Quando você entra no endereço abaixo, qual localidade aparece pra você?
Aparece a minha mesmo: João Pessoa - Paraíba.
Você esta usando o IPv4 ou dns over https?
No Mikrotik eu configurei usando DoH.

EDIT: consegui agora conectar ao server de Fortaleza. No "test.nextdns.io" eu consegui pegar o IP do bendito. Agora será que consigo configurar o IP manualmente usando DoH?
 
Aparece a minha mesmo: João Pessoa - Paraíba.

No Mikrotik eu configurei usando DoH.

EDIT: consegui agora conectar ao server de Fortaleza. No "test.nextdns.io" eu consegui pegar o IP do bendito. Agora será que consigo configurar o IP manualmente usando DoH?
Como fez a config do doh no mikrotik?
 
Última edição:
Aparentemente usar esse DNS em roteadores não é muita vantagem no quesito latência, pois ele fica configurado no modo normal. Acho que o modo baixa-latência só funciona usando o software do DNS direto no PC.
Aki o DNS client do Windows tá bugado, depois de algumas horas ele dá crash e nada q eu fiz conseguia restartar ele. Pelo q entendi, alguns services ligados a rede a M$ colocou numa conta separada e ficam isolados, pra "segurança", e nem pelo Registry eu consegui mudar. Só resolvia rebootando. Perdi a paciência e desativei essa joça, e num fez diferença nenhuma.

no Pihole indica q 37% das minhas queries são IPv6 (62% IPv4), e 38% são respondidas pelo cache do dnsmasq, 24% são domains bloqueados, 17% são domains da LAN e 20% são forwards pra fora.

Então, 2/3 das queries a domains externos q num são bloqueados são respondidas pelo cache.

Há alguns meses eu tinha olhado e tava muito baixa a incidência de cache, aí fui no forum perguntar se tinha algo errado. Me indicaram alguns comandos q fazem requests a DNS server e realmente a maioria dos domains q eu usava na época tinham TTL muito baixo e expiravam antes q nova query fosse feita, por isso o cache num tava sendo usado. Tem opção de forçar o dnsmasq a usar cache por prazo maior depois q o TTL expira, mas preferi num mexer.
 
Consegui setar o servidor de baixa latência no Mikrotik. Foi só pegar o IP e na configuração do DoH, setar uma das entradas com o IP do servidor de baixa-latência. :mr:

Só tem um detalhe: configurar outra entrada com outro servidor mais longe, pode fazer com que às vezes o sistema use o server mais longe ao invés do mais próximo. Setei dois em IPv4 e dois em IPv6.
 
Consegui setar o servidor de baixa latência no Mikrotik. Foi só pegar o IP e na configuração do DoH, setar uma das entradas com o IP do servidor de baixa-latência. :mr:

Só tem um detalhe: configurar outra entrada com outro servidor mais longe, pode fazer com que às vezes o sistema use o server mais longe ao invés do mais próximo. Setei dois em IPv4 e dois em IPv6.
Tem q posta o tutorial
 
Tem q posta o tutorial
Ué, é o primeiro post do link que mandei no meu post anterior. :miau:

Você só precisa pegar o IP do server mais próximo e aplicar. Sim, não esqueça de botar o seu ID do nextdns no
Código:
/ip dns set use-doh-server="https://dns.nextdns.io/SEUID" verify-doh-cert=yes
 
Ué, é o primeiro post do link que mandei no meu post anterior. :miau:

Você só precisa pegar o IP do server mais próximo e aplicar. Sim, não esqueça de botar o seu ID do nextdns no
Código:
/ip dns set use-doh-server="https://dns.nextdns.io/SEUID" verify-doh-cert=yes
Será q isso serve pro DNS do Google TB
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo