Redação Adrenaline
Redação Adrenaline
A Fundação Procon-SP divulgou ontem, dia 3, uma lista com 19 nomes de sites de comércio eletrônico que não entregam os produtos comprados na web. Os negócios oferecidos pelas empresas vão desde notbooks e eletrônicos em geral, a livros, apostilas e tênis.
Segundo o Procon, esta iniciativa serve a princípio como alerta para quem costuma fazer compras na internet ou até para quem se está criando coragem para fazê-lo pela primeira vez. Cabe frisar que alguns destes sites - identificados por asteriscos - continuam no ar e oferecendo suas mercadorias.
Para ver a imagem em uma resolução maior clique aqui
A relação foi feita com base na reunião de reclamações de consumidores que afirmaram terem pago pelos produtos e nunca os receberam em casa. O órgão ressaltou que algumas destas empresas de e-commerce, além de não enviarem o pedido, sequer são encontradas em seus endereços oficiais, cadastrados na Receita Federal e Junta Comercial.
O encaminhamento dos processos agora fica por conta do Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania (DPPC), que já recebeu a denúncia, com os nomes, feita pelo serviço de Proteção ao Consumidor, que agora deverá avaliar a adoção de medidas em seu âmbito de atuação.
Além da lista o Procon aproveitou para dar algumas dicas (realmente úteis) para que o usuário tenha mais segurança ao fazer seus negócios online, evitando fraudes, golpes ou uso indevido de suas informações pessoais.
antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP, www.procon.sp.gov.br , para verificar se a empresa tem registro de reclamações.
desconfie de preços abaixo da média do mercado.
verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão social, endereço, CNPJ. Se o domínio for .com ou .net, cheque onde o site está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com; fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil;
desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações;
verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc;
guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
exija sempre nota fiscal* da compra.
[ Ver texto completo ]
Segundo o Procon, esta iniciativa serve a princípio como alerta para quem costuma fazer compras na internet ou até para quem se está criando coragem para fazê-lo pela primeira vez. Cabe frisar que alguns destes sites - identificados por asteriscos - continuam no ar e oferecendo suas mercadorias.
Para ver a imagem em uma resolução maior clique aqui
A relação foi feita com base na reunião de reclamações de consumidores que afirmaram terem pago pelos produtos e nunca os receberam em casa. O órgão ressaltou que algumas destas empresas de e-commerce, além de não enviarem o pedido, sequer são encontradas em seus endereços oficiais, cadastrados na Receita Federal e Junta Comercial.
O encaminhamento dos processos agora fica por conta do Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania (DPPC), que já recebeu a denúncia, com os nomes, feita pelo serviço de Proteção ao Consumidor, que agora deverá avaliar a adoção de medidas em seu âmbito de atuação.
Além da lista o Procon aproveitou para dar algumas dicas (realmente úteis) para que o usuário tenha mais segurança ao fazer seus negócios online, evitando fraudes, golpes ou uso indevido de suas informações pessoais.
antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP, www.procon.sp.gov.br , para verificar se a empresa tem registro de reclamações.
desconfie de preços abaixo da média do mercado.
verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão social, endereço, CNPJ. Se o domínio for .com ou .net, cheque onde o site está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com; fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil;
desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações;
verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc;
guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
exija sempre nota fiscal* da compra.
[ Ver texto completo ]