No 1.0 se não me engano era 1 modelo por jogo, no 2.0 fizeram um modelo mais genérico que serve para todos.AMD lançou o FSR 2.0, Temporal Upscaling igual o DLSS, mas sem IA, tecnologia parecida com a do UE 5.
Uma coisa que descobri hj é que a Nvidia usa um algoritmo pra todos os jogos, eu pensei que era 1 por jogo.
mas por usar tecnologia similar ao dlss ele vai adicionar ghosting e blur tb igual o dlss faz?AMD lançou o FSR 2.0, Temporal Upscaling igual o DLSS, mas sem IA, tecnologia parecida com a do UE 5.
Uma coisa que descobri hj é que a Nvidia usa um algoritmo pra todos os jogos, eu pensei que era 1 por jogo.
Percebi isso também, muito raro ver minha placa não ficar a 2110~2115MHz em jogos leves (puxando 300w sem fazer praticamente nada) , pra baixar pra uns 1600~1700MHz precisa estar abaixo de 30% de uso o que é praticamente impossível numa tela 4K@120, a 1080Ti tinha vezes que a placa "esperava" passar de 60~80% de uso pra subir pros clocks máximos.eu fiquei surpreso em como a série 3000 piorou muito em relação a série 1000 no gerenciamento da placa, tive a gtx 1080 por 5 anos e ela em modo de gerenciamento de energia ótima funcionava perfeitamente bem, em jogos tipo kof 14 e 15 o clock da placa ficava em uns 700mhz, 1000mhz que era o suficiente pra fazer os fps máximos travados no jogo, com isso reduzindo a temp ficando na casa dos 45 graus e consumo menos da metade e tal, jogando pes 2021 tb ficando em uns 1200mhz a 1400mhz com uso da gpu em uns 60% suficiente pra fazer os fps máximos travados e placa em 60 graus pra menos com consumo na metade, depois em jogos pesados ia mesmo pro clock máximo e consumo máximo conforme o necessário
já de cara ao instalar a 3060ti já notei que as opções de energia ótima sumiram só ficando como normal e desempenho máximo, ao setar a normal a placa parece só ter 2 estágios, idle que é totalmente em 2d que aí baixa o clock mesmo e tal, e boost que independentemente do jogo ela vai dar o boost máximo sempre, agora jogando kof 14 e 15 fica a placa lá nos 1950mhz consumindo o máximo mesmo com o uso da gpu lá embaixo, por causa disso as temps lá em 65, mesma coisa no pes, e em jogos pesados, acaba que a placa não se poupa quando não precisa de uso intenso, uma pena a nvidia ter piorado isso, é uma coisa que pode afetar até a vida útil das placas
Tecnicamente faz sentido.No 1.0 se não me engano era 1 modelo por jogo, no 2.0 fizeram um modelo mais genérico que serve para todos.
Raro é ver minha placa ficar em 2000+, as temperaturas não deixamPercebi isso também, muito raro ver minha placa não ficar a 2110~2115MHz em jogos leves (puxando 300w sem fazer praticamente nada) , pra baixar pra uns 1600~1700MHz precisa estar abaixo de 30% de uso o que é praticamente impossível numa tela 4K@120, a 1080Ti tinha vezes que a placa "esperava" passar de 60~80% de uso pra subir pros clocks máximos.
Minha placa é binnada e tá com a curva de voltagem/frequência toda ajustada, o normal dessas 3080Ti/3090s é parar nos 1755~1860MHz com RT e 1860~1920MHz sem RT, só duas das que testei eram realmente acima da media.Tecnicamente faz sentido.
E isso deve ajudar bem na adoção da tecnologia.
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Raro é ver minha placa ficar em 2000+, as temperaturas não deixam
Ainda mais no calor que tava SP.
Viu o vídeo do HU, né? A nVidia já tinha informado que o algoritmo pode ser personalizado, mas disponibilizaria um padrão. Por questão de tempo, a maioria provavlemente utiliza o padrão. Então, no fim das contas, embora utilize IA, não é personalizado de jogo pra jogo.AMD lançou o FSR 2.0, Temporal Upscaling igual o DLSS, mas sem IA, tecnologia parecida com a do UE 5.
Uma coisa que descobri hj é que a Nvidia usa um algoritmo pra todos os jogos, eu pensei que era 1 por jogo.
Como assim? A 3070 aqui bate mais de 2k se eu setar assim. Deixo em 1950Mhz@900mV, que é suficiente pra temperatura x performance pra mim.Da 3060Ti pra cima todas essas placas em stock vão "morrer" nos 1800 e tantos MHz por causa do power limit já que cada bench/game utiliza as diversas unidades da GPU de maneira diferente o que resulta em consumo diferente, em games com RT não é incomum ver a placa na casa dos 1700 e poucos MHz atingindo o power limit.
Por isso eu uso perfis no MSI AB.eu fiquei surpreso em como a série 3000 piorou muito em relação a série 1000 no gerenciamento da placa, tive a gtx 1080 por 5 anos e ela em modo de gerenciamento de energia ótima funcionava perfeitamente bem, em jogos tipo kof 14 e 15 o clock da placa ficava em uns 700mhz, 1000mhz que era o suficiente pra fazer os fps máximos travados no jogo, com isso reduzindo a temp ficando na casa dos 45 graus e consumo menos da metade e tal, jogando pes 2021 tb ficando em uns 1200mhz a 1400mhz com uso da gpu em uns 60% suficiente pra fazer os fps máximos travados e placa em 60 graus pra menos com consumo na metade, depois em jogos pesados ia mesmo pro clock máximo e consumo máximo conforme o necessário
já de cara ao instalar a 3060ti já notei que as opções de energia ótima sumiram só ficando como normal e desempenho máximo, ao setar a normal a placa parece só ter 2 estágios, idle que é totalmente em 2d que aí baixa o clock mesmo e tal, e boost que independentemente do jogo ela vai dar o boost máximo sempre, agora jogando kof 14 e 15 fica a placa lá nos 1950mhz consumindo o máximo mesmo com o uso da gpu lá embaixo, por causa disso as temps lá em 65, mesma coisa no pes, e em jogos pesados, acaba que a placa não se poupa quando não precisa de uso intenso, uma pena a nvidia ter piorado isso, é uma coisa que pode afetar até a vida útil das placas
Uma coisa é bater um X clock, outra coisa é ter power pra segurar ele em full load a depender do jogo lembrando que estou falando da placa stock, jogando um "AAA" a 100% de uso a maioria das placas vai estacionar na faixa dos 1800~1890MHz e com RT sempre vai ser menos, no caso das 3070 existem algumas exceções como a palit jetstream que tem um power limit de até 330W.Como assim? A 3070 aqui bate mais de 2k se eu setar assim. Deixo em 1950Mhz@900mV, que é suficiente pra temperatura x performance pra mim.
Full load em qualquer jogo. Mesmo Cyberpunk metendo 100FPS~120FPS. Stock da 3070 Gainward que eu tinha era mais ainda, quase batia 2000Mhz. Mas a Zotac é bem mais simples. Mesmo com RT, em stock, não cai de 1900Mhz. Pelo menos na Gainward não caia. Agora com a Zotac sinceramente não sei. Talvez mesmo.Uma coisa é bater um X clock, outra coisa é ter power pra segurar ele em full load a depender do jogo lembrando que estou falando da placa stock, jogando um "AAA" a 100% de uso a maioria das placas vai estacionar na faixa dos 1800~1890MHz e com RT sempre vai ser menos, no caso das 3070 existem algumas exceções como a palit jetstream que tem um power limit de até 330W.
Aqui mesmo com RT meus clocks variam de 1800~1920MHz a depender do game, power sempre em 420W.
Sem RT variam entre 1920~2115MHz a depender do game, 420W.
esses perfis vc tem que ficar setando na hora de jogar tal jogo? ou o afterburner faz a troca automaticamente? mesmo assim bem desanimador eu ficar achando valor manual ideal pra cada uso sendo que a nvidia fazia isso tão bem antigamenteViu o vídeo do HU, né? A nVidia já tinha informado que o algoritmo pode ser personalizado, mas disponibilizaria um padrão. Por questão de tempo, a maioria provavlemente utiliza o padrão. Então, no fim das contas, embora utilize IA, não é personalizado de jogo pra jogo.
Aparentemente o FSR 2.0 parece que finalmente vai conseguir rivalizar com DLSS. As expectativas estão bem altas entre os especialistas dessa vez. Até porque é uma cópia do upscaling temporal do UE5, que já foi comprovado ser absolutamente incrível.
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Como assim? A 3070 aqui bate mais de 2k se eu setar assim. Deixo em 1950Mhz@900mV, que é suficiente pra temperatura x performance pra mim.
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Por isso eu uso perfis no MSI AB.
Quando vou jogar PES, Zomboid e jogos leves, preciso de 120FPS, o que minha placa entrega muito fácil. Aí uso um perfil de voltagem com máximo de eficiência possível. Não lembro os números, mas o clock fica ali em 1500Mhz e a voltagem despenca. Tanto que a placa fica em 45C nesses jogos. E olha que o modelo não é um trifan. É uma Zotac com construção bem simples.
Pra quem não tem paciência de fazer undervolting na mão, usando o Power Limit já funciona bem. Aliás, precisa nem do MSI AB pra isso. Próprio software da nVidia acho que tem controle de power limit personalizado pra cada jogo. Já ajuda muito.
Tem que setar manualmente (da pra criar atalhos de teclado).esses perfis vc tem que ficar setando na hora de jogar tal jogo? ou o afterburner faz a troca automaticamente? mesmo assim bem desanimador eu ficar achando valor manual ideal pra cada uso sendo que a nvidia fazia isso tão bem antigamente
Se não caia de ~1900MHz em RT pode ser que o power level base dela era bem alto como o da jetstream, ou vc tinha um chip bom em mãos.Full load em qualquer jogo. Mesmo Cyberpunk metendo 100FPS~120FPS. Stock da 3070 Gainward que eu tinha era mais ainda, quase batia 2000Mhz. Mas a Zotac é bem mais simples. Mesmo com RT, em stock, não cai de 1900Mhz. Pelo menos na Gainward não caia. Agora com a Zotac sinceramente não sei. Talvez mesmo.
Colaria um pedacinho de fita isolante e já erasVou deixar um ponto bem negativo da Palit 3060 Ti aqui. Os leds de RGB são muito fortes, o padrão é branco parece um abajur na minha cara.
A única forma de mudar é abrir o software deles que é um Afterburner bem piorado e tem que ligar toda vez que iniciar o PC.
"Ah mas qual o problema?" O problema é que ele conflita com os perfis de voltagem customizados do afterburner ao inicializar o windows. Então uma das duas coisas tem que fazer manualmente, ou abrir toda vez o thundermaster pra abaixar o brilho da placa ou abrir manualmente o Afterburner e aplicar o perfil quando quiser jogar com Undervolt.
Em e-mail com o suporte da Palit esse modelo de placa não salva essa configuração de RGB na placa e só muda abrindo o software mesmo.
Enfim, pra mim só existe duas soluções. Botar o Pc em baixo da mesa ou manter o thundermaster mas inicialização e usar a placa sempre stock.
Abre a placa e desconecta o cabo do RGB. Profit!Vou deixar um ponto bem negativo da Palit 3060 Ti aqui. Os leds de RGB são muito fortes, o padrão é branco parece um abajur na minha cara.
A única forma de mudar é abrir o software deles que é um Afterburner bem piorado e tem que ligar toda vez que iniciar o PC.
"Ah mas qual o problema?" O problema é que ele conflita com os perfis de voltagem customizados do afterburner ao inicializar o windows. Então uma das duas coisas tem que fazer manualmente, ou abrir toda vez o thundermaster pra abaixar o brilho da placa ou abrir manualmente o Afterburner e aplicar o perfil quando quiser jogar com Undervolt.
Em e-mail com o suporte da Palit esse modelo de placa não salva essa configuração de RGB na placa e só muda abrindo o software mesmo.
Enfim, pra mim só existe duas soluções. Botar o Pc em baixo da mesa ou manter o thundermaster mas inicialização e usar a placa sempre stock.
Abre a placa e desconecta o cabo do RGB. Profit!Vou deixar um ponto bem negativo da Palit 3060 Ti aqui. Os leds de RGB são muito fortes, o padrão é branco parece um abajur na minha cara.
A única forma de mudar é abrir o software deles que é um Afterburner bem piorado e tem que ligar toda vez que iniciar o PC.
"Ah mas qual o problema?" O problema é que ele conflita com os perfis de voltagem customizados do afterburner ao inicializar o windows. Então uma das duas coisas tem que fazer manualmente, ou abrir toda vez o thundermaster pra abaixar o brilho da placa ou abrir manualmente o Afterburner e aplicar o perfil quando quiser jogar com Undervolt.
Em e-mail com o suporte da Palit esse modelo de placa não salva essa configuração de RGB na placa e só muda abrindo o software mesmo.
Enfim, pra mim só existe duas soluções. Botar o Pc em baixo da mesa ou manter o thundermaster mas inicialização e usar a placa sempre stock.
Eu li no Techspot (que eu acho que é a mesma coisa do HU)..Viu o vídeo do HU, né? A nVidia já tinha informado que o algoritmo pode ser personalizado, mas disponibilizaria um padrão. Por questão de tempo, a maioria provavlemente utiliza o padrão. Então, no fim das contas, embora utilize IA, não é personalizado de jogo pra jogo.
Aparentemente o FSR 2.0 parece que finalmente vai conseguir rivalizar com DLSS. As expectativas estão bem altas entre os especialistas dessa vez. Até porque é uma cópia do upscaling temporal do UE5, que já foi comprovado ser absolutamente incrível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Como assim? A 3070 aqui bate mais de 2k se eu setar assim. Deixo em 1950Mhz@900mV, que é suficiente pra temperatura x performance pra mim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Por isso eu uso perfis no MSI AB.
Quando vou jogar PES, Zomboid e jogos leves, preciso de 120FPS, o que minha placa entrega muito fácil. Aí uso um perfil de voltagem com máximo de eficiência possível. Não lembro os números, mas o clock fica ali em 1500Mhz e a voltagem despenca. Tanto que a placa fica em 45C nesses jogos. E olha que o modelo não é um trifan. É uma Zotac com construção bem simples.
Pra quem não tem paciência de fazer undervolting na mão, usando o Power Limit já funciona bem. Aliás, precisa nem do MSI AB pra isso. Próprio software da nVidia acho que tem controle de power limit personalizado pra cada jogo. Já ajuda muito.
Sua placa é parecida com essa daqui?Vou deixar um ponto bem negativo da Palit 3060 Ti aqui. Os leds de RGB são muito fortes, o padrão é branco parece um abajur na minha cara.
A única forma de mudar é abrir o software deles que é um Afterburner bem piorado e tem que ligar toda vez que iniciar o PC.
"Ah mas qual o problema?" O problema é que ele conflita com os perfis de voltagem customizados do afterburner ao inicializar o windows. Então uma das duas coisas tem que fazer manualmente, ou abrir toda vez o thundermaster pra abaixar o brilho da placa ou abrir manualmente o Afterburner e aplicar o perfil quando quiser jogar com Undervolt.
Em e-mail com o suporte da Palit esse modelo de placa não salva essa configuração de RGB na placa e só muda abrindo o software mesmo.
Enfim, pra mim só existe duas soluções. Botar o Pc em baixo da mesa ou manter o thundermaster mas inicialização e usar a placa sempre stock.
Sua placa é parecida com essa daqui?
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Palit GeForce RTX 3060 Dual OC Review
Palit's GeForce RTX 3060 Dual OC is a compact dual-slot design that comes with a factory overclock to 1867 MHz boost. It is the only card we tested today that has its default power limit raised beyond the NVIDIA default setting of 170 W, which should help with performance.www.techpowerup.com
Se for basta desconectar o cabinho do RGB que fica ali em cima, nem precisa abrir a placa:
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Só que eu acho que esse é o LED da logo "Geforce RTX", não do branco forte da placa.Sua placa é parecida com essa daqui?
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Palit GeForce RTX 3060 Dual OC Review
Palit's GeForce RTX 3060 Dual OC is a compact dual-slot design that comes with a factory overclock to 1867 MHz boost. It is the only card we tested today that has its default power limit raised beyond the NVIDIA default setting of 170 W, which should help with performance.www.techpowerup.com
Se for basta desconectar o cabinho do RGB que fica ali em cima, nem precisa abrir a placa:
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Vi outro review agora aqui e pelo visto tem mais leds no backplate, o jeito é fazer uma inspeção no olhômetro pra ver se o cabinho vai do lado de onde o do logo vai (bem provável que sim), já que duvido que os leds sejam soldados na PCB.Só que eu acho que esse é o LED da logo "Geforce RTX", não do branco forte da placa.
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Hey, a ideia do cabo eu dei antes. Pode mandar 100 no pix aíOpa interessante, já já vou ter que te dar dinheiro de tanto que tu me ajuda. Lol
Faz assim, troca na minha 1080, te entrego a plaquinha sem nenhuma luzinha, e de brinde instalado fusíveis de proteção no circuito kkkNa verdade o led que incomoda é daquela parte branca em cima, estiquei uma fita isolante bem pequena ali pra atrapalhar a refrigeração. Mas talvez coloque o Pc no chão pra liberar espaço na mesa.
Vale a pena pagar R$ 4.700,00 na RTX 3060 Ti Advanced OC da Colorful? Consegui boletar ontem na Terabyte, mas to muito em dúvida se vale a pena pagar isso tudo por esse modelo, até por receio de baixar de preço nos próximos dias.