[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Não tem nada a ver mesmo.

Falo no sentido que a arquitetura deu um salto bem grande, se isso se repetir em jogos, devemos ver algo grande também.
Mesmo assim acho que não se aplica. Da V100 pra A100 foi um salto similar, mas das 2000 para as 3000 não foi nada tão impressionante assim.

As 4000 provavelmente vão seguir a mesma receita das últimas gerações: node mais barato que a H100, arquitetura diferente, 20~30% a mais de performance por segmento em comparação a geração passada.

No segmento de data center a nvidia tem de maximizar performance por watt, e também performance por rack (quanto mais "denso" o desempenho em menos espaço físico, melhor), preocupações inexistentes no mercado mainstream.
 
Mesmo assim acho que não se aplica. Da V100 pra A100 foi um salto similar, mas das 2000 para as 3000 não foi nada tão impressionante assim.

As 4000 provavelmente vão seguir a mesma receita das últimas gerações: node mais barato que a H100, arquitetura diferente, 20~30% a mais de performance por segmento em comparação a geração passada.

No segmento de data center a nvidia tem de maximizar performance por watt, e também performance por rack (quanto mais "denso" o desempenho em menos espaço físico, melhor), preocupações inexistentes no mercado mainstream.
Mais ou menos.

Na 3080, o salto médio em 4k é quase 70%.

A próṕria Nvidia na época chamou do maior salto na história.

Mas o que eu queria mesmo (já devo ter falado isso aqui), eram placas com menor consumo, me incomoda muito a quantidade de calor que a 3080 joga no ambiente,
 
Mais ou menos.

Na 3080, o salto médio em 4k é quase 70%.

A próṕria Nvidia na época chamou do maior salto na história.

Mas o que eu queria mesmo (já devo ter falado isso aqui), eram placas com menor consumo, me incomoda muito a quantidade de calor que a 3080 joga no ambiente,
70% com um monte de asteríscos, né

Sobre o consumo, basta vc reduzir o power limit ou fazer UV. As placas do segmento profissional tem power limits e clocks bem menores, perdendo 10~15% de desempenho. A questão pro mercado consumidor é: se vc pode extrair até a última gota de desempenho, independente de consumir 100W a mais, e o consumidor não vai ligar, pq não fazer então?

Eu mesmo reduzo o power limit da minha placa e vivo feliz assim. Se tivesse alguma 3090 da vida, limitaria ela em 250W sem dó nem piedade, os 10~15% de desempenho que iria perder não seriam tão significantes assim pro meu uso a ponto de compensarem 150W+ de energia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Trazendo mais dados, limitar uma 3090 em 250W não chega a perder nem 10% de desempenho:
pic_disp.php

 
Última edição:
TDP do chip para HPC pulou de 400W do A100 para 700W no H100. Espero que a Nvidia não esteja pensado em fazer o mesmo no desktop que já está nos 350W o que é muito.
 
70% com um monte de asteríscos, né

Sobre o consumo, basta vc reduzir o power limit ou fazer UV. As placas do segmento profissional tem power limits e clocks bem menores, perdendo 10~15% de desempenho. A questão pro mercado consumidor é: se vc pode extrair até a última gota de desempenho, independente de consumir 100W a mais, e o consumidor não vai ligar, pq não fazer então?

Eu mesmo reduzo o power limit da minha placa e vivo feliz assim. Se tivesse alguma 3090 da vida, limitaria ela em 250W sem dó nem piedade, os 10~15% de desempenho que iria perder não seriam tão significantes assim pro meu uso a ponto de compensarem 150W+ de energia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Trazendo mais dados, limitar uma 3090 em 250W não chega a perder nem 10% de desempenho:
pic_disp.php

Eu sei disso, é que me incomoda muito ter que fazer UV pra placa rodar com temperaturas minimamente decentes.

E tem outro fator, limita uma 3090/3080ti em 250W, você ta deixando elas abaixo de uma 3080, não gosto da ideia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

TDP do chip para HPC pulou de 400W do A100 para 700W no H100. Espero que a Nvidia não esteja pensado em fazer o mesmo no desktop que já está nos 350W o que é muito.
Os boatos que tem vazado pelo kopite7kimi dão indicativos que vai subir também das gpus casuais...
 
Eu sei disso, é que me incomoda muito ter que fazer UV pra placa rodar com temperaturas minimamente decentes.

E tem outro fator, limita uma 3090/3080ti em 250W, você ta deixando elas abaixo de uma 3080, não gosto da ideia.
Se esse segundo ponto de deixa desconfortável, então no fundo vc prefere extrair cada % possível a custo de energia.
Vc tem de escolher entre o melhor desempenho possível, ou o melhor Desempenho/watt, não tem pra onde correr, extrair os últimos % de desempenho requer um consumo de energia exponencial e isso se aplica a qualquer hw.
 

É muita canalhice das empresas com o consumidor.

Tive problemas parecidos com Acer, foi triste tbm...mas bati muito nesses vagabundos via redes sociais, tamanho era a indignação com o desprezo deles com meu problema criado por eles.

No reclame aqui colocava o nome completo de cada funcionário q falava que resolveria e não resolvia...tenso!
 
Não tem muito pra onde correr mesmo, acho que só esperando gerações novas com desempenho consideravelmente acima e fazendo undervolt nelas, porque as high-end passam longe de ter boa eficiência e as mid não atendem bem todos os casos (pelo menos as de agora), não me importo que o consumo suba desde que a performance suba +- de acordo, não duvido que saiam GPUs novas com >500w como tão na expectativa, mas ou vai ser um salto de desempenho absurdo, ou vai ser simplesmente uma GPU high-end com tudo no talo e que com undervolt vai cair absurdamente o consumo com um drop discreto no desempenho, e que se for um salto considerável da 3090~ talvez valha mais a pena o undervolt, a não que continue sendo insuficiente o desempenho, aí é esperar mais uma geração de dedo cruzado kkk

Minha 1660super acho que batia 150w com OC/PL no máx, na 3060 com undervolt caiu pra 140w com 40%~ a mais de performance, e na 3070 atualmente sobra bastante performance pra maioria do que joguei, mas com UV creio que fique na faixa dos 190w novamente com uns 40% em cima da 3060, bem satisfeito e até deixei passar as 3070ti que estavam uns 10%~ mais caras, 8% de desempenho pra 30% a mais de consumo :miau:

Não me preocupo tanto com o calor no ambiente e não faz tanta diferença na conta de luz aqui mas reduzo meu footprint quando possível, mesmo que em grande escala não faça diferença também :haha: Mas caso a preocupação seja apenas a temperatura, talvez valha a pena fazer mod na placa? Ou um uv menos agressivo se possível, não sei quantos °c tão rodando aí

Vi esse thread recentemente de uma 3080ti com 2x Phanteks T30

58HBLe6.png
 
Claro que temperatura e consumo baixos são pontos positivos, mas acho que não vale a pena ficar com muita "neura". Cito como exemplo uma R9 290X que comprei no fim de 2013 no Paraguai, vendi em 2015 para um amigo que está com a placa até hoje funcionando 100%, sem NUNCA ter nem mesmo trocado a pasta térmica. Modelo blower, alto consumo e fica quase sempre acima dos 92°C desde 2013.
:apelo: :pense:
 
Driver novo!


A NVIDIA lançou recentemente seus mais recentes drivers GeForce 512.15 Game Ready, adicionando otimizações para Ghostwire: Tokyo e Shadow Warrior 3, além de trazer DLAA para três novos títulos e suportar 11 novos monitores compatíveis com G-SYNC. Este Game Ready Driver adiciona suporte de dia 0 para Ghostwire: Tokyo com reflexões ray-traced e suporte NVIDIA DLSS para um aumento de desempenho de até 2x. Os drivers também veem a introdução do suporte NVIDIA DLAA para Chorus, Jurassic World Evolution 2 e No Man's Sky, que podem melhorar a qualidade da imagem em resolução nativa.

A lista de monitores compatíveis com G-SYNC foi ampliada com a adição de 11 novos modelos da Acer, ASUS, AOC, IO DATA, MSI, Phillips e ViewSonic. A NVIDIA também adicionou o suporte às configurações ideais da GeForce Experience a seis novos jogos, incluindo Elden Ring, Expeditions: Rome, Mortal Online 2, Shadow Warrior 3, Sifu e Total War: Warhammer III. O changelog completo e o link de download do driver podem ser encontrados abaixo.



Pronto para jogo
  • Ghostwire: Tóquio
  • Guerreiro das Sombras 3
Fixo
  • [Advanced Optimus]: Os níveis de brilho não são alterados corretamente quando a exibição é definida para o modo somente GPU NVIDIA com HDR desativado. [3497181]
  • Leituras de registro aumentadas por DWM.exe quando a GPU está conectada a exibição compatível com G-SYNC/G-SYNC [3535493]
  • [NVIDIA Advanced Optimus][Ampere] Colocar o notebook para dormir fechando a tampa e, em seguida, acordar o notebook pode fazer com que o Windows reinicialize quando estiver no modo dGPU. [3444252]
  • A resolução nativa para um monitor DVI ou HDMI pode não estar disponível nas configurações do monitor se o monitor contiver um EDID inválido. [3502752]
  • [Adobe Substance Sampler/Stager]: Corrigido o perfil Optimus para rodar em dGPU por padrão. [3557257]
  • [Enscape]: A renderização de sombra está incorreta. [3530584]
  • [Solidworks Visualize Boost]: Quando o processo do aplicativo está sendo executado em segundo plano, o clock da memória da GPU pode operar em velocidades de clock mais baixas. [3417407]
  • [Adobe Premiere Pro]: O Adobe Media Encoder pode falhar devido a um erro de memória insuficiente ao codificar vários arquivos R3D 8k. [3532477]
  • [Foundry Nuke]: Kernel CUDA e OpenCL retornam resultado incorreto. [3497442]
Problemas do Windows 10/11
  • Sonic & All-Stars Racing Transformed pode bater em percursos onde os jogadores dirigem pela água. [3338967]
  • [NVIDIA Ampere GPU]: Com a GPU conectada a um receptor de áudio/vídeo HDMI 2.1, o áudio pode cair ao reproduzir Dolby Atmos. [3345965]
  • Dongle Club 3D CAC-1085 limitado à resolução máxima de 4K a 60 Hz. [3542678]
 
Fiz uns testes com uma A100 para comparar com a H100 no futuro quando ela for lançada, vou adicionar naquela minha tabelinha de testes:

image.png.d1dc7c854a327a0d569139d2f4ed000f.png

image.png.04c27a98a6f019516bc85dafe86d9c9a.png


Código:
+-------------------+---------------+----------------+----------------+----------------+----------------+---------------+----------------+----------------+----------------+----------------+-----------------+
|    GPU-Imgs/s     | FP32 Batch 64 | FP32 Batch 128 | FP32 Batch 256 | FP32 Batch 384 | FP32 Batch 512 | FP16 Batch 64 | FP16 Batch 128 | FP16 Batch 256 | FP16 Batch 384 | FP16 Batch 512 | FP16 Batch 1024 |
+-------------------+---------------+----------------+----------------+----------------+----------------+---------------+----------------+----------------+----------------+----------------+-----------------+
| 2060 Super        | 172           | NA             |            NA  |            NA  |            NA  | 405           |            444 |            NA  |            NA  |            NA  |            NA   |
| 3060              | 220           | NA             |            NA  |            NA  |            NA  | 475           |            500 |            NA  |            NA  |            NA  |            NA   |
| 3080              | 396           | NA             |            NA  |            NA  |            NA  | 900           |            947 |            NA  |            NA  |            NA  |            NA   |
| V100              | 369           | 394            |            NA  |            NA  |            NA  | 975           |           1117 |            NA  |            NA  |            NA  |            NA   |
| A100              | 766           | 837            |           873  |           865  |           OOM  | 1892          |           2148 |          2379  |          2324  |          2492  |          2362   |
| Radeon VII (ROCm) | 288           | 304            |            NA  |            NA  |            NA  | 393           |            426 |            NA  |            NA  |            NA  |            NA   |
| 6800XT (DirectML) | NA            | 63             |            NA  |            NA  |            NA  | NA            |             52 |            NA  |            NA  |            NA  |            NA   |
+-------------------+---------------+----------------+----------------+----------------+----------------+---------------+----------------+----------------+----------------+----------------+-----------------+
(quanto maior, melhor)


E também resultados do ai-benchmark:
Device Inference Score: 21692
Device Training Score: 23542
Device AI Score: 45234
 
Driver novo!


A NVIDIA lançou recentemente seus mais recentes drivers GeForce 512.15 Game Ready, adicionando otimizações para Ghostwire: Tokyo e Shadow Warrior 3, além de trazer DLAA para três novos títulos e suportar 11 novos monitores compatíveis com G-SYNC. Este Game Ready Driver adiciona suporte de dia 0 para Ghostwire: Tokyo com reflexões ray-traced e suporte NVIDIA DLSS para um aumento de desempenho de até 2x. Os drivers também veem a introdução do suporte NVIDIA DLAA para Chorus, Jurassic World Evolution 2 e No Man's Sky, que podem melhorar a qualidade da imagem em resolução nativa.

A lista de monitores compatíveis com G-SYNC foi ampliada com a adição de 11 novos modelos da Acer, ASUS, AOC, IO DATA, MSI, Phillips e ViewSonic. A NVIDIA também adicionou o suporte às configurações ideais da GeForce Experience a seis novos jogos, incluindo Elden Ring, Expeditions: Rome, Mortal Online 2, Shadow Warrior 3, Sifu e Total War: Warhammer III. O changelog completo e o link de download do driver podem ser encontrados abaixo.



Pronto para jogo
  • Ghostwire: Tóquio
  • Guerreiro das Sombras 3
Fixo
  • [Advanced Optimus]: Os níveis de brilho não são alterados corretamente quando a exibição é definida para o modo somente GPU NVIDIA com HDR desativado. [3497181]
  • Leituras de registro aumentadas por DWM.exe quando a GPU está conectada a exibição compatível com G-SYNC/G-SYNC [3535493]
  • [NVIDIA Advanced Optimus][Ampere] Colocar o notebook para dormir fechando a tampa e, em seguida, acordar o notebook pode fazer com que o Windows reinicialize quando estiver no modo dGPU. [3444252]
  • A resolução nativa para um monitor DVI ou HDMI pode não estar disponível nas configurações do monitor se o monitor contiver um EDID inválido. [3502752]
  • [Adobe Substance Sampler/Stager]: Corrigido o perfil Optimus para rodar em dGPU por padrão. [3557257]
  • [Enscape]: A renderização de sombra está incorreta. [3530584]
  • [Solidworks Visualize Boost]: Quando o processo do aplicativo está sendo executado em segundo plano, o clock da memória da GPU pode operar em velocidades de clock mais baixas. [3417407]
  • [Adobe Premiere Pro]: O Adobe Media Encoder pode falhar devido a um erro de memória insuficiente ao codificar vários arquivos R3D 8k. [3532477]
  • [Foundry Nuke]: Kernel CUDA e OpenCL retornam resultado incorreto. [3497442]
Problemas do Windows 10/11
  • Sonic & All-Stars Racing Transformed pode bater em percursos onde os jogadores dirigem pela água. [3338967]
  • [NVIDIA Ampere GPU]: Com a GPU conectada a um receptor de áudio/vídeo HDMI 2.1, o áudio pode cair ao reproduzir Dolby Atmos. [3345965]
  • Dongle Club 3D CAC-1085 limitado à resolução máxima de 4K a 60 Hz. [3542678]
saiu uma nova versão do dlss tb e pelo que falaram no guru3d diminuiu um pouco a quantidade de ghosting e blur causada pelo dlss



acho que agora com o fsr 2.0 aí eles vão começar a caprichar mais no dlss hein e quem sabe daqui uns meses a gente nem tenha mais ghosting e blur com ele
 
Pra usar o Resizable bar tem que fazer update de BIOS?
 
Pra usar o Resizable bar tem que fazer update de BIOS?
Se não me engano em algumas placas tem que fazer update do firmware mas isso na placa de vídeo, acho que a maior parte das placa mãe já vem com esse recurso...
 
saiu uma nova versão do dlss tb e pelo que falaram no guru3d diminuiu um pouco a quantidade de ghosting e blur causada pelo dlss



acho que agora com o fsr 2.0 aí eles vão começar a caprichar mais no dlss hein e quem sabe daqui uns meses a gente nem tenha mais ghosting e blur com ele
Interessante depois vou testar com com calma!
 
Gkinfo passou a ser revendedora oficial da Gainward no país, dando 2 anos de garantia.
 
Gkinfo passou a ser revendedora oficial da Gainward no país, dando 2 anos de garantia.
Melhor placa que já tive foi uma Gainward 3070.

Não passava de 55C nem nesse calorão. Vendi pra pegar uma 3070TI devido ao fim da garantia de 1 ano que a loja aqui do Rio me deu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo menos resposta tiveram.

Melhor que isso aqui.


 
saiu uma nova versão do dlss tb e pelo que falaram no guru3d diminuiu um pouco a quantidade de ghosting e blur causada pelo dlss
acho que agora com o fsr 2.0 aí eles vão começar a caprichar mais no dlss hein e quem sabe daqui uns meses a gente nem tenha mais ghosting e blur com ele

Show demais, tomara que continuem tendo progresso nessa direção aí.
 
Fala meus consagrados.

Atualmente tenho uma 1060 6GB da Zotac, e to tentado a dar um upgrade nela. Tava de olho nessa 3060ti da Kabum por 4,5k, mas já vi nas últimas páginas que parece bucha.

E essa aqui?
https://www.kabum.com.br/produto/21...tbftilgSVmoDzb3R4Ivzc8A3VbYGoaGcakHtG_yZm7aJE

Não sei se essas versões mini ai são mto mais quentes ou se tem alguma coisa capada, alguém poderia me esclarecer?


Outra coisa. Os resultados da minha pesquisa apontaram umas lojas que fogem dessa trinca ai de kabum, Terabyte e Pichau. Aquela Techinn tem aparecido bastante, mas só pelo preço imagino que seja furada, mas me apareceu tbm a PATOLOKO. Eu lembro de já ter visto esse nome faz um bom tempo, mas nunca comprei nada lá. É confiável a loja?
 
Alguem sabe até quanto uma rtx 3050 ta subindo no over ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo